Antes de iniciarmos as definições e classificações das orações coordenadas, vamos recordar algumas informações importantes:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Antes de iniciarmos as definições e classificações das orações coordenadas, vamos recordar algumas informações importantes:"

Transcrição

1 ORAÇÕES COORDENADAS CONTEÚDOS Período composto por coordenação Oração coordenada assindética Oração coordenada sindética aditiva Oração coordenada sindética adversativa Oração coordenada sindética alternativa Oração coordenada sindética conclusiva Oração coordenada sindética explicativa AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Antes de iniciarmos as definições e classificações das orações coordenadas, vamos recordar algumas informações importantes: Leia o anúncio a seguir: Figura 1 Campanha higiene das mãos Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul A seguir, vamos localizar os verbos e consequentemente as orações da frase principal, do anúncio: Afaste os bichos, lave as mãos : 1ª oração: Afaste os bichos.

2 2ª oração: Lave as mãos. Viu só, a frase do anúncio possui dois verbos: afaste e lave. Sendo assim, cada um deles compõe uma oração e todos eles compõem um período. Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples com apenas um verbo ou composto com dois ou mais verbos. Agora, veja este outro anúncio: Figura 2 Campanha de vacinação infantil Fonte: Noticiei.com Observe que na frase principal, Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças, há duas orações: 1ª oração: Siga o Zé gotinha. 2ª oração: Proteja a saúda das crianças. Então podemos dizer que esta frase possui duas orações! Atenção!

3 Perceba que as frases dos dois anúncios possuem períodos compostos, - por haver mais de uma oração porém há uma diferença entre elas: Na frase Afaste os bichos, lave as mãos do primeiro anúncio, as orações foram separadas apenas por uma vírgula. Como essas orações são independentes, dentro de uma mesma frase e separadas apenas pela pontuação, são chamadas de Orações coordenadas assindéticas. Na frase Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças, os períodos foram separados pela conjunção e. Neste caso, as orações também são independentes, porém, como foram separadas por uma conjunção, são chamadas de Orações coordenadas sindéticas. Período composto por coordenação nas histórias em quadrinhos Leia a tirinha a seguir: Figura 3 Tirinha Armandinho Fonte: Tiras Armandinho Podemos observar que nos dois primeiros quadrinhos, há vários verbos em diferentes períodos. Porém, veja na tabela a seguir, que apenas o terceiro quadrinho apresenta um período composto por coordenação, ou seja, as duas orações apresentam relação entre elas, apesar de serem independentes: * Os verbos estão grifados. **A conjunção está circulada Períodos do 1º quadrinho: Olha, pai! Fiz um furão de massinha! Este furão não parece nada bem... Períodos simples

4 Períodos do 2º quadrinho: Períodos do 3º quadrinho: Sim... é um furão atropelado! Ele ia atravessar a estrada, mas não tinha passagem de fauna! Períodos simples Período composto por coordenação As orações coordenadas sindéticas Apesar de as orações coordenadas assindéticas também serem formadas por um período composto, as orações coordenadas sindéticas são introduzidas pelas conjunções coordenativas. As orações coordenadas sindéticas subdividem-se em cinco tipos, dependendo da relação de sentido que estabelecem no período. Vejamos como ocorrem essas relações. Aproveite para observar os exemplos que seguem. Os verbos estão grifados para mostrar quais são as orações existentes; as conjunções estão circuladas para mostrar que existe uma relação de sentido entre essas orações e apresentar o sentido que o período estabelece, com relação à oração anterior. Coordenada sindética aditiva Transmite uma relação de soma, de adição, de continuidade com a oração anterior Conjunções aditivias: e, nem (= e não), não só... mas também Vírgula nas orações coordenadas - regra geral: entre as orações coordenadas sempre há vírgula. Nas orações ligadas pelo "e", a vírgula é: proibida - se o sujeito é o mesmo nas duas orações opcional - se os sujeitos são diferentes ou se o e aparece repetido. Nosso amigo não veio, nem mandou notícias.

5 Ele era muito rico, mas vivia de forma bastante modesta. Ora o tempo melhorava, ora recomeçava a chuva. Tudo foi bem planejado, portanto não haverá surpresas desagradáveis. Venha hoje, porque amanhã viajarei bem cedo.

6 ATIVIDADES 1. Leia estes versos: As horas passam, os homens caem, a poesia fica Emílio Moura a) Por que as três orações que constituem esse período se classificam como coordenadas? b) Elas são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Justifique. c) Reescreva os versos, introduzindo conjunções entre as orações, de tal forma que a relação entre a primeira e a segunda seja de adição e entre a segunda e a terceira seja de oposição. 2. Reúna cada par de orações em um único período, usando uma conjunção coordenativa que explicite a relação de sentido entre elas. A seguir, indique se essa relação é de adição ou oposição: a) Nós, humanos, sabemos muita coisa sobre o universo. Às vezes, não sabemos o nome de nosso vizinho.

7 b) Conversei com eles ontem à tarde. Mostrei-lhes as vantagens de nossa proposta. c) O deputado denunciou o fato. O assunto virou uma polêmica sem fim. d) As ofensas foram humilhantes; ela, no entanto, manteve-se calma. 3. Considere este período: Sua imaginação povoava o mundo de demônios, e esse mundo fantástico não só continuava como também se alargava em seus sonhos e meditações. Érico Veríssimo. O tempo e o vento. São Paulo, Círculo do Livro, s/d. Com relação ao período, identifique as afirmações corretas. a) O período é composto por três orações, cujos núcleos são os verbos povoava, continuava e alargava. b) O primeiro e relaciona aditivamente duas orações. c) O segundo e relaciona aditivamente dois termos de uma oração. d) O período em estudo é composto por coordenação. 4. Observe o emprego da conjunção e nos períodos: Cláudia é apaixonada por Robson e vai se casar com ele em dezembro. Márcia é apaixonada por Robson, e vai se casar com Bruno. A conjunção e, nestas frases, estabelece, pela ordem, as seguintes relações de sentido:

8 a) adição adição b) oposição oposição c) adição oposição 5. Leia este poema: O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar. Carlos Drummond de Andrade No texto, o poeta emprega a conjunção e com dois diferentes valores sintáticos. a) Em qual das ocorrências essa conjunção tem valor aditivo? b) Nas demais ocorrências, que valor ela tem? Justifique sua resposta baseando-se nas relações de sentido estabelecidas entre as orações ligadas por essa conjunção. 6. Observe a ilustração a seguir. Trata-se de um anúncio de classificado. -

9 Figura 3 Venda de imóvel. Fonte: Folha da manhã. Reflita: Para a pessoa que fala a frase exposta, o que é mais importante: o elevador ou a vista panorâmica? a) Classifique a segunda oração do período Não tem elevador, mas a vista é panorâmica. b) Como é possível concluir que foi o vendedor quem falou a frase?

10 c) Se um comprador interessado em comprar o imóvel dissesse A vista é panorâmica, mas não tem elevador, ele estaria se mostrando predisposto a comprar ou a não comprar o imóvel? Justifique: 7. Observe as capas de revistas e leia os textos que as acompanham. Em seguida, localize as palavras que permitem que as orações tenham relação entre si, circule-as e as substitua por outras que tenham a mesma função. Siga o exemplo: Um retrato dos adolescentes de hoje: eles são os reis da era digital, decidem o que a família vai comprar, custam caríssimo, mas estão mais desorientados do que nunca. Mas - demonstra contradição entre as duas orações Ainda que os adolescentes tenham conhecimentos, eles estão desorientados. / Neste caso, a conjunção mas pode ser substituída pela conjunção no entanto demonstra contradição. O SUCO VERDE FAZ BEM... mas o laboratório bioquímico do corpo humano é mais complicado do que os seguidores de dietas mágicas imaginam a)

11 HORMONIOS MAIS PODEROSOS Já se sabia quase tudo sobre eles, mas agora surge a IRISINA, que acelera a perda de peso e abre caminho para a GINÁSTICA EM GOSTAS b) 8. Leia o texto a seguir, que fala sobre a atriz norte-americana Jennifer Lawrence: Ausência sentida: onde estava Jennifer Lawrence durante o Oscar? Muitos fãs devem ter sentido falta da atriz Jennifer Lawrence na cerimônia do Oscar neste último domingo. A carismática atriz esteve presente nas edições passadas, nos divertindo com seu humor ou com seus tropeções nas escadas do teatro e no tapete vermelho sem falar nas indicações consecutivas ao prêmio pelos filmes Inverno da Alma (2011), O Lado Bom da Vida (pelo qual levou o Oscar) e Trapaça (coadjuvante no ano passado). Porém, Jennifer não foi vista na cerimônia deste ano, e sua ausência foi definitivamente sentida por todos que acompanharam a premiação. A atriz não saiu de Boston, cidade em que está gravando atualmente o filme Joy, novo trabalho em parceria com o diretor David O. Russell (o mesmo de O Lado Bom da Vida e Trapaça). Disponível em: < Acesso em: 30 abr h30min. Figura 3 Estatueta do Óscar. Fonte: Wikipedia Identifique no texto, a conjunção adversativa que permite que haja relação entre o primeiro e o segundo parágrafos.

12 Essa conjunção poderia ser substituída pela locução conjuntiva mas também? Justifique sua resposta. 9. Leia os períodos a seguir. Identifique as orações e classifique se trata-se de oração coordenada assindética ou oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa, de acordo com a relação que as orações estabelecem entre si: a) Não pude estudar quando jovem, no entanto hoje dedico-me, pois tenho consciência de minha capacidade. b) O país passa por dificuldades, por isso o aumento de desempregos cresce a cada dia. c) Ou estudamos para ter conhecimento ou seremos sempre reféns dos mais sábios. 10. Considere o seguinte código para classificar as orações que vêm na sequência: I. Período composto por coordenação sindética II. Período composto por coordenação assindética Caso a oração seja coordenada sindética, grife a conjunção que a compõe. a) Entrou em casa, mas não cumprimentou ninguém. ( ) b) Eu o deixei perto do escritório e segui para a cidade. ( ) c) Ele pouco se esforçou neste trabalho; por isso, não ficou surpreso com a advertência. ( ) d) Estude seriamente, ou então desista deste curso. ( ) e) Não se demore, estou com muita pressa.

13 f) Ele não falou nada durante a reunião, mas, por dentro, devia estar explodindo de raiva. ( ) g) Saímos a passeio, brincamos na praia, recordamos nossos tempos de criança. ( ) 11. Urcamp-RS Considere este trecho de texto: Mas, no futebol, não adiantaram impérios. Hungria, Holanda e Camarões não tinham grande tradição e assombraram, o mundo. O segundo período não terá seu sentido alterado se o e em destaque for substituído por a) assim como. b) ao passo que. c) caso em que. d) no entanto. 12. Uniube-MG Considere este período: [...] Entretanto, ela, abatida, porém calma, apertava-me a mão por despedida. (José de Alencar) As afirmações abaixo procuram refletir ideias expressas no trecho acima. I.Normalmente uma pessoa abatida também fica nervosa. II. Normalmente uma pessoa abatida também fica calma. III.Normalmente uma pessoa abatida fica nervosa. IV. Normalmente uma pessoa abatida fica calma. Assinale a única opção que representa as afirmativas corretas. a) I e III são verdadeiras. b) I e II são verdadeiras. c) I e IV são verdadeiras. d) III e IV são verdadeiras. 13. FURG-RS Nós nunca tínhamos ido à Amazônia, nunca tínhamos visto os rios da região, mas sabíamos seus nomes. Por que é um mistério que nunca esclareci. A propósito desse segmento é incorreto afirmar que a) a recorrência do termo nunca reforça a relação de oposição que o mas estabelece.

14 b) a palavra mistério caracteriza, ironicamente, uma situção, segundo o texto, contraditória e incompreensível. c) o mas poderia ser substituído por no entanto, sem comprometer a mensagem expressa. d) o nexo embora poderia ser empregado em substituição ao mas, sem que fossem necessários quaisquer ajustes. LEITURA COMPLEMENTAR O poema a seguir é um dos muitos escritos pelo poeta Vinícius de Moraes. Leia-o e observe a construção das orações coordenativas, a presença da conjunção alternativa ou e a relação de sentido que ela estabelece entre as orações: Fim Rio de Janeiro, 1933 Será que cheguei ao fim de todos os caminhos E só resta a possibilidade de permanecer? Será a Verdade apenas um incentivo à caminhada Ou será ela a própria caminhada? Terão mentido os que surgiram da treva e gritaram Espírito! E gritaram Coragem! Rasgarei as mãos nas pedras da enorme muralha Que fecha tudo à libertação? Lançarei meu corpo à vala comum dos falidos Ou cairei lutando contra o impossível que antolha-me os passos Apenas pela glória de tombar lutando? Será que eu cheguei ao fim de todos os caminhos... Ao fim de todos os caminhos? Sobre o autor Vinícius da Cruz de Melo Moraes (apenas aos nove anos registra o Vinicius de Moraes) nasceu no Rio de Janeiro, em Aos 9 anos começou a escrever seus primeiros poemas, mesmo ano da Semana da Arte Moderna, Vinicius ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira. Um dos principais nomes da geração que surge na década de 1930, período logo posterior ao movimento modernista, sua

15 poesia de escrita límpida e de linguagem fluida arrebatou em pouco tempo seus contemporâneos. Apesar de constituir sua figura pública através da poesia e da canção popular, Vinicius foi um dos grandes prosadores de sua geração. Uma geração, aliás, em que a boa prosa do tempo era cristalizada através do gênero carioquíssimo da crônica. Após seus primeiros livros, Vinicius permaneceu como um dos principais poetas do Brasil, publicando com frequência até a década de A partir desse momento, sua produção editorial fica mais esparsa. É nesse período que ele desloca sua poesia de prosódia perfeita e subjetividade intensa para a letra de música popular. Ao atuar intensamente como compositor, ele articula de forma inédita e definitiva a alta qualidade poética de seus versos à renovação da produção musical brasileira do seu tempo.

16 REFERÊNCIAS BRADESCO, Fundação. Construção do texto: aspectos sintáticos. Formação Integral. 9o Ano Ensino Fundamental II 1o Semestre HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, Língua Portuguesa, MORAES, Vinícius de. Vinícius de Moraes. Disponível em: < Acesso em: 8 fev h. NOTICIEI, Aconteceu. Campanha de vacinação infantil. Disponível em: < Acesso em: 7 fev h. RIO GRANDE DO SUL, Governo do Estado do. Campanha higiene das mãos. Disponível em: < Acesso em: 7 fev h. TIRASBECK. Tirinha Armandinho. Disponível em: < Acesso em: 8 fev h. GABARITO 1. a) Porque apresentam estrutura sintática independente; uma não funciona como termo da outra. b) As três são coordenadas assindéticas, pois não apresentam conjunção. c) As horas passam e os homens caem, mas a poesia fica. 2. a) Nós, humanos, sabemos muita coisa sobre o universo, mas às vezes, não sabemos o nome de nosso vizinho. (oposição) b) Conversei com eles ontem à tarde e mostrei-lhes as vantagens de nossa proposta. (adição) c) O deputado denunciou o fato e o assunto virou uma polêmica sem fim. (adição)

17 d) As ofensas foram humilhantes; ela, no entanto, manteve-se calma. (oposição) 3. Alternativas A, B, C e D 4. c) adição oposição 5. a) No verso na cama e no colchão de amar. b) Valor adversativo. O e liga ideias/fatos de sentidos opostos, por isso a conjunção e, nestes casos, poderia ser substituída por mas : o mundo é grande, mas cabe numa janela ; o mar é grande, mas cabe na cama ; mas cabe num beijo. 6. a) mas a vista é panorâmica = coordenada sindética adversativa. b) A oração coordenada sindética adversativa sempre exprime um fato mais relevante (forte) que o da outra oração. O vendedor tenta convencer o comprador de que não ter elevador é irrelevante, considerando-se a outra característica essa, sim, importante do imóvel: ter vista panorâmica. c) A não comprar. A oração adversativa se sobrepõe (em importância) à anterior. Ficaria subentendido, então, que o comprador considera indispensável o imóvel ter elevador; como esse não tem, provavelmente ele desistiria da compra. 7. a) mas - demonstra contradição entre as duas orações - Apesar de o suco verde fazer bem para o organismo, ainda é complicado comprovar como ocorrem esses benefícios no corpo humano. / Neste caso, a conjunção mas pode ser substituída pela conjunção porém. b) mas - demonstra contradição entre as duas orações 0 Ainda que se soubesse muitas informações a respeito de hormônios poderosos, surgiu um outro que acelera a perda de peso. / Neste caso, a conjunção mas pode ser substituída pela conjunção entretanto 8. A conjunção é porém, que aparece no início do segundo parágrafo do texto. Essa conjunção é coordenativa adversativa e não poderia ser substituída pela conjunção coordenativa aditiva mas também, pois estaria atribuindo à oração um valor de adição, não de contradição. 9. * Os verbos estão grifados ** As conjunções estão em negrito

18 a) 1ª oração: Não pude estudar quando jovem oração coordenada assindética. 2ª oração: no entanto hoje dedico-me - oração coordenada sindética adversativa. 3ª oração: pois tenho consciência de minha capacidade explicativa Oração coordenada sindética conclusiva. b) 1ª oração: O país passa por dificuldades - oração coordenada assindética. 2ª oração: por isso o aumento de desempregos cresce a cada dia. - oração coordenada sindética conclusiva. c) 1ª oração: Ou estudamos para ter conhecimento - oração coordenada assindética. 2ª oração: ou seremos sempre reféns dos mais sábios - oração coordenada sindética alternativa. 10. a) I - mas b) I - e c) I por isso d) I - ou e) II f) I - mas g) II 11. Alternativa D 12. Alternativa A 13. Alternativa D

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação Orações coordenadas Prof.: Júnior CONCEITUAÇÃO Um período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Uma oração chama-se coordenada quando não funciona

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 2 E. M. CEAG 2 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 2 E. M. CEAG 2 BIMESTRE Orientações: Só serão aceitas as atividades feitas por completo e de acordo com o que foi pedido nos enunciados. Todos os exercícios deverão ser resolvidos no caderno. A perda desta lista implicará em

Leia mais

Data: / /2017. Matéria: Português. Diálogo final

Data: / /2017. Matéria: Português. Diálogo final Aluno(a): nº: Nota Ano: 9º EF II Data: / /2017 Recuperação Final Professor(a): Gisela Matéria: Português Valor: 30,0 pts Texto I Diálogo final - É tudo que tem a me dizer? - perguntou ele. - É - respondeu

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

Período Composto por Coordenação

Período Composto por Coordenação Período Composto por Coordenação O período composto por coordenação é constituído de orações coordenadas. Na coordenação não há relação de dependência entre as orações. Uma oração independe da(s) outra(s).

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 8 Literatura 9 PORTUGUÊS 1 Português Poesia: Não-coisa O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano Atividade: Orações Coordenadas Data: 8 de abril de 2008

Língua Portuguesa 9º ano Atividade: Orações Coordenadas Data: 8 de abril de 2008 Orações Coordenadas e Oração Intercalada. 1- Para conceituar a oração coordenada, vamos confrontá-la com a subordinada. Observe os enunciados que seguem: 1. Pedro falou-nos que ia embora. A B 2. Pedro

Leia mais

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 03. Segmento temático: CONJUNÇÃO

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 03. Segmento temático: CONJUNÇÃO LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Lucas Salomão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: CONJUNÇÃO DIA: MÊS: 03 2017 QUESTÃO 01 Leia este trecho da crônica O Mágico, de Luís Fernando

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. CONJUNÇÃO É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações.

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações. COMPLEMENTO VERBAL CONTEÚDO Complemento verbal Objeto direto Objeto indireto AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PORTO SEGURO Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula Atividade E Período composto por coordenação Observa a fala de Filipe: A preguiça é a mãe de todos os

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples André Gazola A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Pouca gente sabe, ao certo, onde deve e onde não deve

Leia mais

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje.

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Leia este fragmento. a) Com que a autora parece dialogar? Justifique-se. b) Transcreva do texto uma oração que expresse ideia de

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO Orações Coordenadas Pra começo de conversa... FRASE ORAÇÃO PERÍODO FRASE Enunciado com sentido completo... Socorro! Socorro! Silêncio! A aula da professora Marisa é maravilhosa. Nós adoramos Gramática.

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Série: 9ª - Ensino Fundamental Professoras: Priscila e Rosane Língua Portuguesa Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 11 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Orações coordenadas I

Bárbara da Silva. Português. Orações coordenadas I Bárbara da Silva Português Orações coordenadas I As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta (assindéticas)

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas

Leia mais

Frase simples e frase complexa

Frase simples e frase complexa Frase simples e frase complexa Orações coordenadas e subordinadas 1 I. Frase simples O O José telefonou à Joana. A A senhora traz umas flores. Eu saio. O O meu vizinho foi ao médico. Cada uma destas frases

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 17 Orações coordenadas I

Bárbara da Silva. Português. Aula 17 Orações coordenadas I Bárbara da Silva Português Aula 17 Orações coordenadas I As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo Nome: nº.: Ano:

Leia mais

29/05/2018. UNISALESIANO Língua portuguesa. Pronomes demonstrativos. Em relação ao espaço. Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo

29/05/2018. UNISALESIANO Língua portuguesa. Pronomes demonstrativos. Em relação ao espaço. Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo UNISALESIANO Língua portuguesa Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo Pronomes demonstrativos São aqueles que situam pessoas ou coisas em relação àstrês pessoas do discurso. Essa localização pode

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel Freitas Sampaio ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando

Leia mais

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração.

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Veja: Ex.1: Você quer açúcar ou adoçante? Ex.2: Preste atenção ou saia da sala. Classificação: a- Conjunções coordenativas:

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROF. MARCUS NOME N o 9 a ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou

Leia mais

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe:

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: . 3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta 1-Observe a propaganda abaixo: a- Qual é a predicação da forma verbal vote? b- Identifique e classifique o seu complemento. c-

Leia mais

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição e Conjunção Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição Conectam os termos dos sintagmas Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Em uma

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes).

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes). Estudante: Educador: Suzana Borges 7ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Circule e classifique o predicado das orações abaixo: a- Para os filhos reservava os melhores livros. b- Vai redonda e alta a lua.

Leia mais

Subordinação X Coordenação

Subordinação X Coordenação ORAÇÕES COORDENADAS Prof. Daniel Subordinação X Coordenação A coordenação se caracteriza por independência sintática: - Reitor da USP declara que os funcionários não receberão aumento. (OSSOD) - Reitor

Leia mais

Período Composto por Coordenação. O período composto

Período Composto por Coordenação. O período composto O período composto Existem duas formas sintáticas que podem originar o período composto: a coordenação e a subordinação. - Na coordenação, as orações não dependem sintaticamente umas das outras, sucedendo-se

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO Leia para responder às questões propostas. O sistema educativo tem por missão preparar as pessoas para um papel social. É de fato no dia a dia, na

Leia mais

1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:

1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir: BATERIA 1 1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir: A coordenada aditiva B coordenada adversativa C coordenada alternativa D

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO Frase, oração e período. Frase: É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação - Atenção! -Ontem choveu. - Cuidado! - A moça atravessava a rua. Nem toda

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. ATIVIDADE PARA O MÊS DE ABRIL PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. EMPREGO DA VÍRGULA. http://www.portuguesfacil.net/regras simples faceis usar virgula/ 1. Use a vírgula para

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas.

META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas. ORAÇÕES COORDENADAS META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: reconhecer as conjunções coordenativas; estabelecer as relações

Leia mais

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova.

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova. 1- Determine o valor semântico das conjunções: adição, oposição, escolha, conclusão, explicação. a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

Artigo, Preposição, Conjunção

Artigo, Preposição, Conjunção Língua Portuguesa Artigo, Preposição, Conjunção Artigo Certa vez, ao passar por uma rua, encontrei uma menina chorando. A rua estava muito movimentada e a menina, sozinha, pediu-me auxílio. Definidos:

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã.

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. Expressão 1 conjunção Expressão 2 Ex.: João e Maria foram à praia. S V C ADJ. ADV. conjun ção S V C ADJ. ADV. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. CONJUNÇÕES COORDENATIVAS Aditivas Estabelecem

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS DANIELE LEITE

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS DANIELE LEITE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS DANIELE LEITE O QUE É UMA CONJUNÇÃO? Do ponto de vista semântico é uma palavra que traz um sentido nela implícito ( ou mais de um); [exceto a conjunção integrante, que não traz

Leia mais

Programa de Educação Continuada (PEC)

Programa de Educação Continuada (PEC) Programa de Educação Continuada (PEC) Curso de Morfossintaxe Odette G.L.Altmann de Souza Campos* Construções que se alternam Ontem vimos Você sair Que você saiu Sua saída Você saindo É preciso Que você

Leia mais

Língua Portuguesa. Mara Rúbia

Língua Portuguesa. Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Atenção! Pare! Um vulto cresce na escuridão. Clarissa se encolhe. É Vasco. Convém que te apresses. Período Composto por Coordenação - Orações sintaticamente independentes.

Leia mais

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 . 3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 1-Leia. Na frase Procuro um dono de raça, como se classifica o sujeito? 2- Leia o texto. Mônica nasceu um mês antes da data oficial de aniversário Bruno Molinero Oficialmente,

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA A frase pode ser constituída por uma ou mais orações. Uma oração é a unidade gramatical organizada à volta de um verbo. FRASE SIMPLES E

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 Texto I MÚSICA E POESIA Luciano Cavalcanti 10 1 A relação entre música e poesia

Leia mais

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.:

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= No decorrer

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo:

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Nesta etapa, estudamos os

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO. Lêda Corrêa

Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO. Lêda Corrêa Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO META Apresentar e distinguir os recursos da coordenação e da subordinação; ampliar a perspectiva dos recursos da coordenação e da subordinação. OBJETIVOS Ao final desta

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS GRAMÁTICA ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS As orações coordenadas e subordinadas fazem parte do período composto, ou seja, o período em que temos duas ou mais orações.

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS Leia o poema e responda às questões que seguem: No ano que vem vou fazer um check-up, reformar os meus ternos,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. O USo da VírGULA USo da VírGULA Observe o sentido destas duas frases: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel

Leia mais

Português. Sintaxe do Período. Professor Carlos Zambeli.

Português. Sintaxe do Período. Professor Carlos Zambeli. Português Sintaxe do Período Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português SINTAXE DO PERÍODO Coordenativas: Ligam orações independentes, ou seja, que possuem sentido completo. 1. Aditivas:

Leia mais

Orações Subordinadas Substantivas

Orações Subordinadas Substantivas Orações Subordinadas Substantivas As Orações Subordinadas exercem uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento. Existem diversos tipos de Orações

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Fátima Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO Vestibular ITA 2017

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO Vestibular ITA 2017 Resposta quase que direta. A tirinha demonstra claramente esta incoerência entre palavras e atitudes. Alternativa: A A conjunção e normalmente é aditiva, mas pode muitas vezes assumir sentido adversativo,

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO LÍNGUAS ANO LETIVO 2017 / 2018 DISCIPLINA Português ANO 7.ºANO Planificação Longo Prazo CONTEÚDOS TEXTOS DOS MEDIA E DO QUOTIDIANO 1.º período Textos não literários Notícia Reportagem Texto

Leia mais