Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC."

Transcrição

1 Turma e Ano: Master A 2015 Matéria / Aula: Direito Constitucional Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 21 PROCESSO LEGISLATIVO (PROCEDIMENTOS ESPECIAIS) 1 O professor inicia a aula relembrando assunto da aula 20, mas cita, item importante: não há hierarquia entre Lei Ordinária e Lei Complementar de acordo com a doutrina majoritária. 2 Há, todavia, posicionamento contrário sustentando a existência de hierarquia entre as Leis ordinárias e as complementares, 3 isto se daria porque sendo a LC instituto legislativo de origem francesa, guardado para Leis orgânicas, que naquele Estado possuem relação de hierarquia com as Leis ordinárias. No Brasil, não há previsão expressa de hierarquia entre ambos institutos, mas sim origem de um mesmo fundamento de validade que é a CRFB/88. Quando há invasão de competência da Lei Ordinária em matéria reservada para Lei complementar (violação do Art. 69 da CF/88) ocorre uma inconstitucionalidade e não uma legalidade, motivo pelo qual, segundo professor, sustenta-se a primeira corrente. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC. 1.PROCESSO LEGISLATIVO ESPECIAL 1.1 EMENDA CONSTITUCIONAL (Art. 60, CRFB/88) De todas as espécies, esta possui o mais rigoroso processo legislativo..condição ou limitação circunstancial: impossibilita processo de emenda em andamento quando ocorre estado de sitio, de defesa ou intervenção federal. Art. 60, 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. 1 Aula ministrada em 15/07/ Posicionamento de Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Celso Ribeiro Bastos e Michel Temer, e.g. 3 E.g. Alexandre de Moraes

2 .Condição formal: a iniciativa de projeto de emenda constitucional é restrita aos Órgãos previstos no Art.60 da CRFB: I - Câmara ou Senado, a partir do voto de um terço de seus membros II Presidente da República III Mais da metade das Assembleias Legislativas dos Estados da Federação, manifestando-se cada uma pela maioria relativa de seus membros. Obs: A doutrina majoritária afasta a iniciativa popular para PEC, pois, segundo a corrente em tese, o Art. 60 possui um rol numeros clausus, taxativo. José Afonso da Silva sustenta em suas obras que é possível a iniciativa popular, sob fundamento de que o povo que detém Poder Constituinte não pode ser afastada por PEC(minoritariamente). Como nunca houve apresentação de PEC por iniciativa popular, não há posicionamento do STF sobre a questão. Discussão e Votação do PEC Art.60, 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. Obs: frise-se diferença da aplicação do Princípio da Irrepetibilidade para Lei ordinária e complementar, visto na aula 20, com a aplicação na emenda constitucional. No primeiro caso, a matéria constante de proposta de LO ou LC rejeita, não poderá ser apreciada na mesma sessão legislativa, salvo requerimento maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do congresso Nacional. Já a PEC não poderá sofre nova deliberação, independentemente de qualquer requerimento. Não há fase de sanção ou veto. A promulgação e publicação é de responsabilidade do Poder Legislativo, especificamente por ambas as mesas do Congresso Nacional: Câmara e Senado. O professor recomenda que se visualize as Emendas promulgadas e constantes dos Vade Mecum. 1.2 Lei delegada (Art.68 da CF/88) É editada, promulgada e publicada pelo Presidente através de autorização do Congresso Nacional por Resolução. Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional. 1º Não serão objeto de delegação os atos de competência exclusiva do Congresso Nacional, os de competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matéria reservada à lei complementar, nem a legislação sobre:

3 I - organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos. 2º A delegação ao Presidente da República terá a forma de resolução do Congresso Nacional, que especificará seu conteúdo e os termos de seu exercício. 3º Se a resolução determinar a apreciação do projeto pelo Congresso Nacional, este a fará em votação única, vedada qualquer emenda. 1ª Fase: Requerimento. 2ª Fase: Autorização (por resolução): Resolução típica: autorização geral para editar promulgar e publicar Lei delegada ou autorização com limitações. Resolução atípica: O CN autoriza ao Presidente, mas prevendo a possibilidade de retorno do projeto de Lei delegada para aprovação do legislativo (pelo CN). Após aprovação, a Lei segue seu rito com a promulgação e publicação pelo Chefe do Executivo Federal. Obs: A Lei delegada está em desuso devido à Medida Provisória. Medida Provisória (Alterada pela EC nº 32/01) Trata-se de ato normativo com força de Lei editado pelo Chefe do Executivo, sendo passível de controle de constitucionalidade. Obs: O controle de constitucionalidade pressupõe como objeto lei ou ato normativo de conteúdo geral e não de efeitos concretos. No caso da Medida Provisória, por exemplo, sobre abertura de crédito extraordinário, mesmo sendo um ato normativo de efeito concreto, o STF abre exceção para efetuar seu controle. Pressupostos: Relevância e urgência. Prazo de validade: 60 dias, prorrogável por igual prazo no caso de não haver sido votada nas duas Casas do CN (Art. 68, 7º). Se no prazo de 45 dias não houver análise da MP a pauta da Casa será trancada, entrando o processo de MP em regime de urgência. 44:56 Obs: Caso a MP,cuja votação inicia na Câmara dos Deputados, seja remetida ao Senado já ultrapassados os 45 dias, ela trancará automaticamente a pauta do Senado, não havendo recontagem de prazo, pois este é único. Curiosidade: Há parecer da Câmara dos Deputados afirmando que MP só tranca a pauta para análise de Lei Ordinária, pois não pode a MP tratar de matéria reservada à Lei Complementar ou PEC. O STF em sede de mandado de segurança indeferiu liminar sobre o assunto (Min. Celso de Melo), mas não houve julgamento de mérito.

4 Art. 62, 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) I relativa a: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) b) direito penal, processual penal e processual civil; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3º; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) II que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) III reservada a lei complementar; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) IV já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República. Curiosidade: A Lei /15 foi precedida pela MP 664. Essa MP foi editada dezembro de 2014 e a Lei somente foi apreciada em junho porque não se conta prazo de recesso, de forma que seu prazo somente iniciou-se em fevereiro. A MP quando aprovada, não precisa ir à sanção ou veto. Se for aprovada com alterações, volta à Presidência para sanção e o prazo é de 15 dias úteis que contam por fora dos 120 dias. O CN introduziu matéria na MP, a Presidente vetou no último dia do prazo e apresentou uma nova MP com proposta alternativa (MP 576). Com esta manobra restou afastada, na visão do professor, o inciso IV do Art.62, 1º da CF/88, pois, com o veto e sanção parcial não há mais Projeto de Lei, mas sim uma Lei. A medida provisória passa primeiramente por uma Comissão Mista permanente formada por Senadores e Deputados e somente depois de sua apreciação por esta comissão, segue juntamente a um relatório para a Câmara dos Deputados (para o Plenário).(Art.62. 9º) Importante! Se uma MP que trate sobre impostos for editada em novembro de 2015 e convertida em Lei em Abril de 2016 somente surtirá efeitos no exercício financeiro seguinte, conforme parágrafo 2º da CF/88. Esta regra não vale para Contribuições Sociais para a Seguridade Social, pois não se lhe aplica o princípio da anterioridade fiscal, mas apenas o nonagesimal. O prazo de 90 dias deve-se contar da publicação da MP e não da Lei, de forma que mesmo antes de convertida em Lei a MP pode surtir efeito sobre os fatos geradores.

5 Ex: MP 167/04, publicada em fevereiro sobre matéria de contribuição previdenciária. Convertida na Lei /14 em junho, mas incidindo sobre fatos geradores de maio. Em caso de não conversão deveria haver repetição de indébito. Cabe ao CN disciplinar, por decreto legislativo em sessenta dias, as relações jurídicas ocorridas entre a publicação da MP e o seu arquivamento. Caso não o faça, serão considerados válidos os atos praticados. Os efeitos da perda de eficácia tem efeitos ex tunc. Considerações finais. É de extrema importância ler e reler o Art. 62 da CF/88.

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, e Decreto Legislativo e Resolução Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Medidas Provisórias: apesar de terem

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Processo Legislativo - Das Leis (Art. 061 a 069) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Observação 61 MEDIDA LEI COMPLEMENTAR PROVISÓRIA

Leia mais

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 Sumário NOTA DO AUTOR... 15 AGRADECIMENTOS... 17 LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 19 INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 CAPÍTULO 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

Aula 15. Essa aula terá três objetivos: (I) leitura do art. 60 da Constituição, consolidando conhecimento da aula

Aula 15. Essa aula terá três objetivos: (I) leitura do art. 60 da Constituição, consolidando conhecimento da aula Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Processo Legislativo / Lei Delegada / Medida Provisória / Aula 15 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 15 Essa aula terá três

Leia mais

Decreto Lei. Vedações M.P.

Decreto Lei. Vedações M.P. Decreto Lei Antigamente existia a figura do decreto lei. Tinha como característica ser editada pelo chefe do executivo. Existia a figura do decurso de prazo, se não fosse aprovada em 30 dias virava lei.

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Do Processo Legislativo - Das Leis Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DO PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS Subseção III DAS LEIS Art.

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. 2. O processo legislativo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Lei Delegada: ato normativo primário elaborado

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. ERRADO, art. 59,

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

Direito Constitucional Prof. Vladimir Correia

Direito Constitucional Prof. Vladimir Correia PROCESSO LEGISLATIVO 1. Processo Legislativo: 1.1 Conceito: O processo legislativo trata do procedimento de elaboração dos atos normativos. Um conjunto de normas previstos na Constituição que disciplina

Leia mais

PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO Processo legislativo ordinário: leis ordinárias Processo legislativo sumário: prazo Processo legislativo especial: EC, LC, LD, MP, DL, Res. e leis financeiras. ORDINÁRIO 3 Fases: fase introdutória fase

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase complementar: - Promulgação é a declaração de existência da lei e sua inserção no ordenamento. Promulga-se a lei, não o PL. - Prazo:

Leia mais

Classificação das normas constitucionais

Classificação das normas constitucionais Classificação das normas constitucionais Instituições de Direito Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito Classificação das normas constitucionais Normas de eficácia: plena, contida e limitada Classificação

Leia mais

WWWMONSTERCONCURSO.COM.BR

WWWMONSTERCONCURSO.COM.BR PROCESSO LEGISLATIVO Conceito do processo legislativo ; é um processo de elaboração das leis ou das normas jurídicas, existem todo um procedimento para que seja uma lei seja elaborada, posteriormente ela

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO. O art. trata das espécies normativas formalmente primárias.

Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO. O art. trata das espécies normativas formalmente primárias. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação dos Poderes: Processo Legislativo (Parte II). Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff OBJETO CONTROLE SOBRE EMEDAS CONSTITUCIONAIS: - Controle sobre o aspecto formal Art. 60. A Constituição poderá ser

Leia mais

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO I. EMENDAS CONSTITUCIONAIS LIMITAÇÕES Expressas Materiais Cláusulas pétreas CF, art. 60, 4º. Circunstanciais CF.art. 60, 1º. Formais Referentes ao processo

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Legislativo Procedimentos Especiais 1) FGV - OF CHAN MRE () Considerando os referenciais de estabilidade e permanência da ordem constitucional, bem como os limites

Leia mais

LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES.

LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES. ESPÉCIES NORMATIVAS Quais tipos de lei que existem no Brasil? Quais são seus objetivos, ou seja, para que servem estas leis? LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES. São muito parecidas, o que as diferencia é

Leia mais

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade Curso/Disciplina: Direito Tributário Aula: 34 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Jacqueline Vieira Aula 34 Medida provisória e o Princípio da anterioridade A EC 32/01 reformulou profundamente o sistema

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH ESPÉCIES NORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (Continuação) Medidas Provisórias (art. 62) Atos normativos excepcionais e céleres, para situações

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO

CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO IBADE 2017 PC-AC AGENTE 01. Sobre o processo legislativo, assinale a alternativa correta. a) O Congresso Nacional não pode sustar os atos normativos do Poder Executivo

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Processo Legislativo *FASE CONSTITUTIVA* Na Casa Iniciadora, o projeto de lei será submetido à apreciação das Comissões e do Plenário, conforme as

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM

CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM MEDIDAS PROVISÓRIAS (Art. 62, CF e Resolução nº 1/2002-CN) Prof. Paulo Mohn CURSO DE REGIMENTO COMUM - PAULO MOHN 1 (MP) DEFINIÇÃO ato normativo primário (art.

Leia mais

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59.

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Processo Legislativo: Introdução. Tipologia dos procedimentos. Procedimento legislativo comum ordinário 27 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Congresso Nacional: composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, desenvolve suas atividades ao longo

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira MEDIDA PROVISÓRIA Prof. ª Bruna Vieira Medida provisória (art. 62 da CF) -Requisitos -Quem edita? -Votação da MP - Prazo de vigência -Prazo para ser votada - Recesso -Regime de urgência ou trancamento

Leia mais

Processo Legislativo 07/01/2019

Processo Legislativo 07/01/2019 /professorpaulonasser Processo Legislativo Conceito: É o conjunto de atos previstos na Constituição pelos quais se elabora, altera ou substitui as espécies normativas estabelecidas pelo ordenamento constitucional

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS Art.18 da CE: Emenda Constitucional Lei Complementar Lei Ordinária Lei Delegada Decreto Legislativo Resolução NORMAS

Leia mais

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados Poder Legislativo Regras Gerais Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração

Leia mais

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: fase constitutiva; fase integrativa; lei complementar; emendas constitucionais; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito

Leia mais

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Fase constitutiva A fase constitutiva abrange a deliberação parlamentar (exame, discussão e votação); e deliberação executiva

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Processo Legislativo

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Processo Legislativo INTRDUÇÃ A ESTUD D DIREIT Processo Legislativo PDER LEGISLATIV (Arts. 44 ao 75, CF/88) PDER LEGISLATIV NACINAL Possui funções típicas e atípicas: Funções típicas: legislar e fiscalizar. Ex. Art. 59; 49,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Reuniões (Art. 057) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção VI DAS REUNIÕES SESSÃO LEGISLATIVA Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á,

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Competência fiscalizatória do Congresso Nacional: convocação de Ministros e outras autoridades Art. 50. A Câmara

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas:

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: 1ª Fase INICIATIVA = A iniciativa é a proposta de edição de direito

Leia mais

Proposta de Emenda Constitucional

Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Quem pode apresentar a PEC Podem apresentar PEC um terço, no mínimo, dos Deputados Federais ou dos Senadores; o Presidente da República;

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias RUBENS KINDLMANN Legislação Tributária Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

Anuário Legislativo 2014

Anuário Legislativo 2014 Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa Analista de Relações Institucionais: Cláudia Fernanda Silva Almeida e Renan Bonilha Klein

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

Banco Central Direito Constitucional Poder Legislativo Cristiano Lopes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Banco Central Direito Constitucional Poder Legislativo Cristiano Lopes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Banco Central Direito Constitucional Poder Legislativo Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes No Brasil vigora o bicameralismo

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

ESPECIES NORMATIVAS. ART. 59 da CF. Leis complementares; Leis ordinárias; Leis delegadas; Medidas provisórias; Decretos legislativos; Resoluções.

ESPECIES NORMATIVAS. ART. 59 da CF. Leis complementares; Leis ordinárias; Leis delegadas; Medidas provisórias; Decretos legislativos; Resoluções. ESPECIES NORMATIVAS ART. 59 da CF Leis complementares; Leis ordinárias; Leis delegadas; Medidas provisórias; Decretos legislativos; Resoluções. ESPECIES NORMATIVAS - todas elas estão no mesmo plano hierárquico,

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo Página1 Curso/Disciplina: Regimento Interno da ALERJ Aula: Introdução. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Nº da aula 01 No programa do concurso há menção a uma Resolução, a

Leia mais

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO QUAL FONTE VOCÊ PRECISA? 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Expressão designa todas as representações que, de fato, influenciam a função criadora e aplicadora do Direito.

Leia mais

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO PAUTA 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO 3. PROCESSO LEGISLATIVO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Poder Legislativo na Constituição

Leia mais

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo I Prof. ª Bruna Vieira 1. Processo legislativo (art. 59 ao 69 da CF) É o procedimento formal que deve ser seguido pelos órgãos e pessoas que têm a função de elaborar as normas jurídicas,

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia No Brasil, vigora o princípio da Supremacia da Constituição, segundo

Leia mais

Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo

Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo 18/01/2019 Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo Professor: Luís Alberto Análise das fases do processo legislativo - 03 Resumo É possível que haja emendas parlamentares em projetos de

Leia mais

CONTRABANDO LEGISLATIVO E VIOLAÇÃO DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Senador Pedro Taques

CONTRABANDO LEGISLATIVO E VIOLAÇÃO DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Senador Pedro Taques CONTRABANDO LEGISLATIVO E VIOLAÇÃO DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Senador Pedro Taques 01. O Estado Democrático de Direito tem como pressuposto básico que as leis sejam elaboradas a partir de um processo

Leia mais

PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias. 1. Processo Legislativo ordinário:

PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias. 1. Processo Legislativo ordinário: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias 1. Processo Legislativo ordinário: Os atos que compõem o processo legislativo ordinário:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Profª. Fabiana Coutinho - Poder Executivo Presidente da República, auxiliado por Ministros de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase constitutiva: inclui a discussão, votação, aprovação e sanção (ou veto) do PL. Começa com a apresentação do PL à Casa Iniciadora,

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL

TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL Daniel Barbosa Lima Faria Corrêa de Souza 1 I - Questão relevante decorre a respeito da possibilidade ou não de elaboração de Medida Provisória Municipal. II. Passemos

Leia mais

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO CÂMARA CONGRESSO NACIONAL SENADO LEGISLATURA 4 ANOS REPRESENTANTES POVO CÂMARA SISTEMA PROPORCIONAL Nº DEPUTADOS MÍN. 8 / MAX. 70 TERRITÓRIOS 4 DEPUTADOS SISTEMA MAJORITÁRIO SENADO 3

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA Rafael Antonietti Matthes rafael@antoniettimatthes.com.br www.antoniettimatthes.com.br Parte 1. História da Propriedade no Brasil PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS ART. 150, I,

Leia mais

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: atos legislativos; fases de elaboração; iniciativa; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo.

Leia mais

Aula 20 PODER JUDICIÁRIO/PROCESSO LEGISLATIVO 1. .PODER JUDICIÁRIO (continuação da aula 19) 1. MAGISTRATURA

Aula 20 PODER JUDICIÁRIO/PROCESSO LEGISLATIVO 1. .PODER JUDICIÁRIO (continuação da aula 19) 1. MAGISTRATURA Turma e Ano: Master A 2015 Matéria / Aula: Direito Constitucional Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 20 PODER JUDICIÁRIO/PROCESSO LEGISLATIVO 1.PODER JUDICIÁRIO

Leia mais

MÁRIO ELESBÃO LIMA DA SILVA

MÁRIO ELESBÃO LIMA DA SILVA MÁRIO ELESBÃO LIMA DA SILVA 2016 Silva-Regimento Interno da Camara dos Deputados Comentado-1ed.indd 3 08/08/2016 08:12:26 Resolução nº 17, de 1989 REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS TÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem.

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem. OAB MODULAR I - REPETIÇÃO Disciplina: Direito Constitucional Prof. Erival Oliveira Data: 20/08/2009 Aula nº 05 e 06 TEMAS TRATADOS EM AULA AULA 05 PECULIARIDADES DO PODER LEGISLATIVO: 1. MESAS: As mesas

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

Ementa: I) Poder Legislativo 4) Processo Legislativo 4.3) Emenda á Constituição 4.4) Lei Delegada 4.5) Medida Provisória II) Poder Executivo

Ementa: I) Poder Legislativo 4) Processo Legislativo 4.3) Emenda á Constituição 4.4) Lei Delegada 4.5) Medida Provisória II) Poder Executivo CURSO DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL (NOITE) Nº 14 DATA 24/08/2016 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR ROBERTO DAVID MONITOR LUIZ FERNANDO PEREIRA RIBEIRO AULA 03 Ementa: I) Poder Legislativo 4) Processo

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Tramitação Legislativa Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Por fim, ressalte-se que, embora a competência para a elaboração das leis orçamentárias já seja dos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 3 Prof. Sergio Barata São ABERTOS por DECRETO EXECUTIVO (após a prévia autorização legislativa): Art. 42, Lei 4.320/64 - Os créditos suplementares e especiais

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Escrivão de Polícia Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. O número de deputados a serem eleitos em cada estado ou território e no DF é estabelecido, proporcionalmente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V

REGIMENTO INTERNO. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V REGIMENTO INTERNO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V MATERIAS Proposta de Emenda à Constituição Projetos de Códigos Projetos de Consolidação Natureza Periódica Remuneração Governador

Leia mais

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 10 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza 1. Fundamento da ADI (art. 102, I, a da CF c/c art.103

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 6 A 10 DE NOVEMBRO DE 2017 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 06/11/2017

Leia mais

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO. Marcelo Alvares Vicente 2011

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO. Marcelo Alvares Vicente 2011 1 INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO Marcelo Alvares Vicente 2011 2 Direito positivo brasileiro Quatro plexos normativos Ordem total sistema nacional (Estado Federal) Ordem das

Leia mais

AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Fellipe Oliveira Uliam 1 Anita Pereira Andrade 2 RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de relacionar o princípio da legalidade tributária com as

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 1, DE 2002-CN

RESOLUÇÃO N o 1, DE 2002-CN RESOLUÇÃO N o 1, DE 2002-CN Dispõe sobre a apreciação, pelo Congresso Nacional, das Medidas Provisórias a que se refere o art. 62 da Constituição Federal, e dá outras providências. Art. 1 o Esta Resolução

Leia mais