CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO"

Transcrição

1

2 CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO

3 IBADE 2017 PC-AC AGENTE 01. Sobre o processo legislativo, assinale a alternativa correta. a) O Congresso Nacional não pode sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem a esfera do poder regulamentar ou os limites da delegação legislativa. b) O veto será apreciado em sessão separada, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria simples dos deputados e senadores. c) As leis complementares serão aprovadas por maioria simples ao passo que as leis ordinárias serão aprovadas por maioria absoluta. d) A CRFB/88 exige que a discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente do Supremo Tribunal Federal tenha início no Senado Federal. e) Projetos de lei enviados pelo Presidente da República à Câmara dos Deputados, podem ser alterados por meio de emendas parlamentares, desde que não acarretem aumento de despesa e haja pertinência temática.

4 Justificativa Art. 64, 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. Art. 63. Não será admitido aumento da despesa prevista: I - nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da República, ressalvado o disposto no art. 166, 3º e 4º; II - nos projetos sobre organização dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Federais e do Ministério Público. Art. 64. A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados.

5 Jurisprudência As normas constitucionais de processo legislativo não impossibilitam, em regra, a modificação, por meio de emendas parlamentares, dos projetos de lei enviados pelo Chefe do Poder Executivo no exercício de sua iniciativa privativa. Essa atribuição do Poder Legislativo brasileiro esbarra, porém, em duas limitações: a) a impossibilidade de o parlamento veicular matérias diferentes das versadas no projeto de lei, de modo a desfigurá-lo; e b) b) a impossibilidade deasemendas parlamentares aos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, ressalvado o disposto nos 3º e 4º do art. 166, implicarem aumento de despesa pública (inciso I do art. 63 da CF) (ADI 3.114, Rel. Min. Ayres Britto, Plenário, DJ ).

6 FCC 2017 DPE-PR DEFENSOR 02. Acerca da participação do Poder Executivo no Processo Legislativo, a) a medida provisória tem prazo de vigência de sessenta dias, contado da data de sua publicação, o qual pode ser prorrogado automaticamente por igual período caso sua votação não tenha sido finalizada nas duas casas legislativas. Superado o prazo de prorrogação sem a conversão da medida provisória em lei, as relações jurídicas dela decorrentes serão disciplinadas por decreto legislativo editado pelo Congresso Nacional. b) o Congresso Nacional pode exercer dois tipos de controle da delegação legislativa: previamente à edição da lei, quando haverá aprovação após análise de emendas parlamentares; e posteriormente, quando poderá sustar a lei se o Presidente da República exorbitar os limites da delegação.

7 Justificativa Art. 68, 2º A delegação ao Presidente da República terá a forma de resolução do Congresso Nacional, que especificará seu conteúdo e os termos de seu exercício. 3º Se a resolução determinar a apreciação do projeto pelo Congresso Nacional, este a fará em votação única, vedada qualquer emenda. Súmula 5: A sanção do projeto supre a falta de iniciativa do Poder Executivo. "Ementa: (...) A ulterior aquiescência do Chefe do Poder Executivo, mediante sanção do projeto de lei, ainda quando dele seja a prerrogativa usurpada, não tem o condão de sanar o vício radical da inconstitucionalidade. Insubsistência da Súmula 5 do STF." (ADI 2867, Relator Ministro Celso de Mello, Tribunal Pleno, julgamento em , DJe de )

8 c) as emendas parlamentares, que são proposições apresentadas como acessórios a projetos e propostas, devem ser apresentadas na fase constitutiva do processo legislativo, havendo retorno para a outra Casa quando ocorrer alteração substancial no projeto de lei, devendo-se respeitar, apenas, a pertinência temática quando se tratar de projetos de iniciativa do Poder Executivo. d) segundo a jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal, o processo legislativo de lei de iniciativa exclusiva do Presidente da República, inaugurado pelo Congresso Nacional, poderá ser aproveitado, caso haja sanção. e) a promulgação é o ato pelo qual se atesta a existência da lei. O Chefe do Poder Executivo, por meio da promulgação, ordena a aplicação e o cumprimento da lei, exceto nos casos onde houve rejeição do veto, quando a promulgação é tácita pelo Congresso Nacional.

9 TRF JUIZ FEDERAL 03. Leia as assertivas c, ao final, marque a opção correta: I) A utilização de Medida Provisória para fins de abertura de crédito extraordinário é medida excepcionalíssima, somente admitida pela Constituição para fazer frente a despesas decorrentes de guerra ou comoção interna, observadas as demais regras aplicáveis a tal espécie legislativa. II) As Medidas Provisórias possuem força de lei e eficácia imediata desde a sua publicação. Após editadas, o Presidente da República não pode meramente cancelá-las e, assim, retirá-las da apreciação do Poder Legislativo, impedindo que este examine plena e integralmente seus efeitos, o que não impede que uma MP revogue outra ainda não convertida em lei.

10 III) Embora ato normativo provisório, cuja finalidade é ser convertida em lei. a Medida Provisória pode ser objeto de Ação Direta de inconstitucionalidade ou de Ação Declaratória de Constitucional idade, sendo certo que, se convertida em lei, é imprescindível o aditamento da inicial, sob pena de extinção do processo de controle abstrato. a) Apenas a assertiva I está correta. b) Apenas a assertiva II está correta. c) Apenas a assertiva III está correta. d) Apenas as assertivas II e III estão corretas. e) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

11 04. Assinale a opção correta: TRF JUIZ FEDERAL a) A antinomia entre e lei complementar e lei ordinária se resolve ou com a inconstitucionalidade ou com a inaplicabilidade desta última. b) Quando o Presidente da República sanciona o projeto de lei, convalida-se o vício derivado da usurpação de iniciativa, se esta cabia ao executivo. c) Cargos públicos do executivo federal apenas podem ser criados e extintos por lei de iniciativa do Presidente da República, mas isso não impede que, sem aumento de despesa, o regime jurídico desses servidores seja disciplinado por lei de iniciativa parlamentar. d) No sistema pátrio, não há empecilho constitucional à edição de leis sem caráter geral e abstrato, providas apenas de efeitos concretos e individualizados. e) As Comissões Parlamentares de Inquérito podem, no seu mister constitucional e preenchidos os pressupostos, determinar a busca e apreensão domiciliar.

12 CESPE 2017 TRE-PE ANALISTA 05. É permitida, observados os pressupostos constitucionais, a edição de medidas provisórias sobre matéria a) relativa à organização do Poder Judiciário. b) relativa à nacionalidade e à cidadania. c) que vise ao sequestro de bens. d) objeto de projeto de lei pendente de aprovação pelo Congresso Nacional. e) relativa a partidos políticos e direito eleitoral.

13 Justificativa I - relativa a: a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3º; II - que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro; IV - já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

14 FGV 2017 ALERJ PROCURADOR 06. Determinado projeto de lei, após ser aprovado pela Assembleia Legislativa, foi vetado pelo Governador do Estado. O veto foi apreciado em sessão especialmente designada para esse fim, sendo rejeitado pela metade mais um dos Deputados presentes, sendo certo que apenas 5 (cinco) Deputados deixaram de comparecer. Ato contínuo, o projeto foi promulgado pelo Presidente da Assembleia Legislativa. Considerando o teor das normas estabelecidas na Constituição Federal a respeito do processo legislativo, de observância obrigatória pelos Estados, é correto afirmar que o iter acima descrito está: a) parcialmente correto, já que a maioria exigida para a rejeição do veto não foi observada; b) parcialmente correto, já que o Presidente da Assembleia não poderia ter promulgado a lei; c) parcialmente correto, já que antes da promulgação, o projeto precisaria ser analisado por comissão especial; d) totalmente incorreto; e) totalmente correto.

15 FUNECE 2017 UECE ADVOGADO 07. Quanto ao processo legislativo regulamentado na Constituição Federal, é permitida, diante de matérias não disciplinadas em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendentes de sanção ou veto do Presidente da República, a edição de medidas provisórias sobre temática a) relativa a direito penal, processual penal e processual civil. b) reservada à lei complementar. c) que vise à detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro. d) relativa a direito civil, ambiental e urbanístico.

16 FAUEL 2017 CÂMARA M. HELENA ADVOGADO 08. Acerca do processo legislativo, assinale a alternativa correta: a) O Presidente da República não pode vetar o projeto de lei por entendê-la no todo ou em parte inconstitucional, pois esta análise é exclusiva do Supremo Tribunal Federal (STF). b) A emenda constitucional, após ser aprovada em dois turnos, por três quintos dos membros de cada uma das casas do Congresso Nacional, deve ser encaminhada para a sanção presidencial. c) A proposta de emenda constitucional (Constituição Federal) por iniciativa popular deve ser, necessariamente, protocolada na Câmara dos Deputados. d) A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

17 VUNESP 2017 CÂMARA MOGI DAS CRUZES PROCURADOR 09. O Presidente da República editou determinada Medida Provisória a respeito de certos direitos individuais, tendo-a submetido de imediato ao Congresso Nacional. Sobre essa medida provisória, é correto afirmar que a) será apreciada, em sessão conjunta, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. b) será inconstitucional se reeditada, na mesma sessão legislativa, se outra já tiver perdido sua eficácia por decurso de prazo. c) caso aprovado o projeto de lei de conversão alterando o texto original da medida provisória, esta perderá sua eficácia, desde sua edição. d) se não for apreciada em até sessenta dias contados de sua publicação, entrará em regime de urgência. e) é inconstitucional porque é vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a direitos individuais.

18 QUADRIX 2017 SEDF PROFESSOR 10. Julgue o próximo item com relação ao Direito Constitucional. O princípio da irrepetibilidade é aplicável ao processo de edição de medidas provisórias, já que é vedada a reedição de medida provisória na mesma sessão legislativa em que tenha sido rejeitada ou perdido sua eficácia por decurso de prazo.

19

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Processo Legislativo - Das Leis (Art. 061 a 069) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Observação 61 MEDIDA LEI COMPLEMENTAR PROVISÓRIA

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, e Decreto Legislativo e Resolução Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Medidas Provisórias: apesar de terem

Leia mais

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: fase constitutiva; fase integrativa; lei complementar; emendas constitucionais; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. 2. O processo legislativo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Do Processo Legislativo - Das Leis Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DO PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS Subseção III DAS LEIS Art.

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. ERRADO, art. 59,

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

Decreto Lei. Vedações M.P.

Decreto Lei. Vedações M.P. Decreto Lei Antigamente existia a figura do decreto lei. Tinha como característica ser editada pelo chefe do executivo. Existia a figura do decurso de prazo, se não fosse aprovada em 30 dias virava lei.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH ESPÉCIES NORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (Continuação) Medidas Provisórias (art. 62) Atos normativos excepcionais e céleres, para situações

Leia mais

AULA 17: PROCESSO LEGISLATIVO

AULA 17: PROCESSO LEGISLATIVO AULA 17: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: fase constitutiva; fase integrativa; lei complementar; emendas constitucionais; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Legislativo Procedimentos Especiais 1) FGV - OF CHAN MRE () Considerando os referenciais de estabilidade e permanência da ordem constitucional, bem como os limites

Leia mais

PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO Processo legislativo ordinário: leis ordinárias Processo legislativo sumário: prazo Processo legislativo especial: EC, LC, LD, MP, DL, Res. e leis financeiras. ORDINÁRIO 3 Fases: fase introdutória fase

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 Sumário NOTA DO AUTOR... 15 AGRADECIMENTOS... 17 LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 19 INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 CAPÍTULO 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC.

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC. Turma e Ano: Master A 2015 Matéria / Aula: Direito Constitucional Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 21 PROCESSO LEGISLATIVO (PROCEDIMENTOS ESPECIAIS) 1 O

Leia mais

Classificação das normas constitucionais

Classificação das normas constitucionais Classificação das normas constitucionais Instituições de Direito Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito Classificação das normas constitucionais Normas de eficácia: plena, contida e limitada Classificação

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Lei Delegada: ato normativo primário elaborado

Leia mais

Aula 15. Essa aula terá três objetivos: (I) leitura do art. 60 da Constituição, consolidando conhecimento da aula

Aula 15. Essa aula terá três objetivos: (I) leitura do art. 60 da Constituição, consolidando conhecimento da aula Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Processo Legislativo / Lei Delegada / Medida Provisória / Aula 15 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 15 Essa aula terá três

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM

CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM MEDIDAS PROVISÓRIAS (Art. 62, CF e Resolução nº 1/2002-CN) Prof. Paulo Mohn CURSO DE REGIMENTO COMUM - PAULO MOHN 1 (MP) DEFINIÇÃO ato normativo primário (art.

Leia mais

Direito Constitucional Prof. Vladimir Correia

Direito Constitucional Prof. Vladimir Correia PROCESSO LEGISLATIVO 1. Processo Legislativo: 1.1 Conceito: O processo legislativo trata do procedimento de elaboração dos atos normativos. Um conjunto de normas previstos na Constituição que disciplina

Leia mais

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade Curso/Disciplina: Direito Tributário Aula: 34 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Jacqueline Vieira Aula 34 Medida provisória e o Princípio da anterioridade A EC 32/01 reformulou profundamente o sistema

Leia mais

WWWMONSTERCONCURSO.COM.BR

WWWMONSTERCONCURSO.COM.BR PROCESSO LEGISLATIVO Conceito do processo legislativo ; é um processo de elaboração das leis ou das normas jurídicas, existem todo um procedimento para que seja uma lei seja elaborada, posteriormente ela

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE Analista Judiciário TRE PI () A respeito do e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, assinale a opção correta. a) Se determinada comissão parlamentar

Leia mais

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: atos legislativos; fases de elaboração; iniciativa; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo.

Leia mais

Processo Legislativo 07/01/2019

Processo Legislativo 07/01/2019 /professorpaulonasser Processo Legislativo Conceito: É o conjunto de atos previstos na Constituição pelos quais se elabora, altera ou substitui as espécies normativas estabelecidas pelo ordenamento constitucional

Leia mais

Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo

Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo 18/01/2019 Direito Constitucional Objetivo - Processo Legislativo Professor: Luís Alberto Análise das fases do processo legislativo - 03 Resumo É possível que haja emendas parlamentares em projetos de

Leia mais

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo I Prof. ª Bruna Vieira 1. Processo legislativo (art. 59 ao 69 da CF) É o procedimento formal que deve ser seguido pelos órgãos e pessoas que têm a função de elaborar as normas jurídicas,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Processo Legislativo *FASE CONSTITUTIVA* Na Casa Iniciadora, o projeto de lei será submetido à apreciação das Comissões e do Plenário, conforme as

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade Controle Repressivo da Constitucionalidade realizado pelo Poder Legislativo: Art.49,V competeaocongressonacionalsustarosatosnormativos do Poder Executivo que exorbitem do

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e

da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade

Leia mais

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59.

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Processo Legislativo: Introdução. Tipologia dos procedimentos. Procedimento legislativo comum ordinário 27 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 3ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 3ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 3ª Fase Sumário Direito Constitucional... 2 Da União (arts. 20 a 24 da CF/1988)... 2 Dos Municípios (arts. 29 a 31 da CF/1988)... 3 Do Distrito Federal e dos Territórios

Leia mais

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas:

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: 1ª Fase INICIATIVA = A iniciativa é a proposta de edição de direito

Leia mais

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados Poder Legislativo Regras Gerais Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração

Leia mais

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Fase constitutiva A fase constitutiva abrange a deliberação parlamentar (exame, discussão e votação); e deliberação executiva

Leia mais

TEMA 17: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 17: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 17: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: leis delegadas; medidas provisórias; decretos legislativos; resoluções LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional.

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira MEDIDA PROVISÓRIA Prof. ª Bruna Vieira Medida provisória (art. 62 da CF) -Requisitos -Quem edita? -Votação da MP - Prazo de vigência -Prazo para ser votada - Recesso -Regime de urgência ou trancamento

Leia mais

Direito Constitucional Objetivo

Direito Constitucional Objetivo Direito Constitucional Objetivo Professor: Luís Alberto Processo Legislativo Resumo Trata-se de uma aula de continuação de resolução de exercícios a partir da questão 42, a qual tem como enunciado: 42)

Leia mais

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO I. EMENDAS CONSTITUCIONAIS LIMITAÇÕES Expressas Materiais Cláusulas pétreas CF, art. 60, 4º. Circunstanciais CF.art. 60, 1º. Formais Referentes ao processo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Processo Legislativo

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Processo Legislativo INTRDUÇÃ A ESTUD D DIREIT Processo Legislativo PDER LEGISLATIV (Arts. 44 ao 75, CF/88) PDER LEGISLATIV NACINAL Possui funções típicas e atípicas: Funções típicas: legislar e fiscalizar. Ex. Art. 59; 49,

Leia mais

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade 19. Segundo a Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

Leia mais

Aula nº. 10 CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS. PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS. Art São vedados: I relativa a:

Aula nº. 10 CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS. PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS. Art São vedados: I relativa a: Curso/Disciplina: DIREITO FINANCEIRO Aula: CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO. PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS. AULA 10 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE N OLIVEIRA Aula nº. 10 CRÉDITOS

Leia mais

DIR CONSTITUCIONAL PROF. PAULO VELLOSO

DIR CONSTITUCIONAL PROF. PAULO VELLOSO DIR CONSTITUCIONAL PROF. PAULO VELLOSO 1 - Q268794 ( Prova: FAURGS - 2012 - TJ-RS - Analista Judiciário / Direito Constitucional / Processo Legislativo;) Sobre o processo legislativo, considere as afirmações

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS Art.18 da CE: Emenda Constitucional Lei Complementar Lei Ordinária Lei Delegada Decreto Legislativo Resolução NORMAS

Leia mais

Redejuris.com Direito Constitucional Professor Bruno Pontes Questões sobre o Processo Legislativo

Redejuris.com Direito Constitucional Professor Bruno Pontes Questões sobre o Processo Legislativo Redejuris.com Direito Constitucional Professor Bruno Pontes Questões sobre o Processo Legislativo O que é autógrafo? Autógrafo é o instrumento que formaliza definitivamente a aprovação pelo Legislativo.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Tramitação Legislativa Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Por fim, ressalte-se que, embora a competência para a elaboração das leis orçamentárias já seja dos

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 65/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 65/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 65/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Características dos Direitos Humanos BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE (ADI 514/PI)*** Normas Constitucionais Originárias Normas Constitucionais Derivadas (E.C.) Tratados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase complementar: - Promulgação é a declaração de existência da lei e sua inserção no ordenamento. Promulga-se a lei, não o PL. - Prazo:

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff OBJETO CONTROLE SOBRE EMEDAS CONSTITUCIONAIS: - Controle sobre o aspecto formal Art. 60. A Constituição poderá ser

Leia mais

LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES.

LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES. ESPÉCIES NORMATIVAS Quais tipos de lei que existem no Brasil? Quais são seus objetivos, ou seja, para que servem estas leis? LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES. São muito parecidas, o que as diferencia é

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Resolução de 1.000 Questões Direito Constitucional Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Estrutura do Curso 20 aulas com 50 questões cada; Questões de 2012 a 2018; Aulas em vídeo e questões trabalhadas

Leia mais

Faculdade: Curso: Disciplina: Período: Turno: Data: Professor: Valor:30 Nome: 1ª Fase Poder Legislativo 2ª Fase Observações Finais:

Faculdade: Curso: Disciplina: Período: Turno: Data: Professor: Valor:30 Nome: 1ª Fase Poder Legislativo 2ª Fase Observações Finais: Faculdade: Direito Curso: DIREITO Disciplina: Direito Constitucional II Período: 4º Turno:Manhã/Noite Data:MAIO/17 Professor: Arthur Magno e Silva Guerra Valor:30 pts Estudo Dirigido Nome: Cód. Instruções

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO Prof.: Rafael Leitão Dir. Constitucional OAB. QUESTÕES COMENTADAS SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO 1.( Exame de Ordem Unificado - XX) Sob a alegação de que o Projeto de Lei nº 1234, aprovado pelo Congresso Nacional,

Leia mais

TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL

TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL Daniel Barbosa Lima Faria Corrêa de Souza 1 I - Questão relevante decorre a respeito da possibilidade ou não de elaboração de Medida Provisória Municipal. II. Passemos

Leia mais

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem.

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem. OAB MODULAR I - REPETIÇÃO Disciplina: Direito Constitucional Prof. Erival Oliveira Data: 20/08/2009 Aula nº 05 e 06 TEMAS TRATADOS EM AULA AULA 05 PECULIARIDADES DO PODER LEGISLATIVO: 1. MESAS: As mesas

Leia mais

05/12/2016 https://www.qconcursos.com/questoes/imprimir?ano_publicacao=&esfera=&area=&assunto=&organizadora=&cargo=&disciplina=&escolaridade=&mo...

05/12/2016 https://www.qconcursos.com/questoes/imprimir?ano_publicacao=&esfera=&area=&assunto=&organizadora=&cargo=&disciplina=&escolaridade=&mo... 01 Q669380 Direito Constitucional Processo Legislativo Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: PGE MTProva: Procurador BETA Projeto de Lei de Iniciativa do Chefe de Poder Executivo Estadual versando sobre vencimentos

Leia mais

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE Professora: Carolinne Brasil CONSTITUCIONALIDADE 1. O Conselho Federal da OAB ajuizou, junto ao STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI),

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014).

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). 1 NOTA TÉCNICA Nº 15/2013 Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias RUBENS KINDLMANN Legislação Tributária Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Competência fiscalizatória do Congresso Nacional: convocação de Ministros e outras autoridades Art. 50. A Câmara

Leia mais

Direito. Constitucional. Poder Executivo

Direito. Constitucional. Poder Executivo Direito Constitucional Poder Executivo Art. 84, CF: Compete privativamente ao Presidente da República: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 1 Prof. Sergio Barata 2 Parte 1) Apreciação, Aprovação Legislativo Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V

REGIMENTO INTERNO. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V REGIMENTO INTERNO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V MATERIAS Proposta de Emenda à Constituição Projetos de Códigos Projetos de Consolidação Natureza Periódica Remuneração Governador

Leia mais

Registro: ACÓRDÃO

Registro: ACÓRDÃO fls. 70 Registro: 2015.0000074343 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2222935-31.2014.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante SÓ TURBO COMÉRCIO

Leia mais

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: atos legislativos; fases de elaboração; iniciativa; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo.

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade PREVENTIVO Legislativo: Comissões de Constituição e Justiça, art. 58; Executivo: Veto Jurídico art. 66, 1º REPRESSIVO REGRA - JUDICIÁRIO DIFUSO ou por via de exceção ou

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA 215/2004, QUE DISPÕE SOBRE O REAJUSTAMENTO DOS VALORES DOS SOLDOS DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

MEDIDA PROVISÓRIA 215/2004, QUE DISPÕE SOBRE O REAJUSTAMENTO DOS VALORES DOS SOLDOS DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ESTUDO ESTUDO MEDIDA PROVISÓRIA 215/2004, QUE DISPÕE SOBRE O REAJUSTAMENTO DOS VALORES DOS SOLDOS DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ESTUDO OUTUBRO/2004 Sérgio Fernandes Senna Pires

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP)

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) Motivação Com o correr desta campanha eleitoral cresceram as dúvidas sobre os rumos do sistema político brasileiro: Para alguns analistas, a competição política,

Leia mais

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU 1. (CESPE) - 2009 - IBRAM-DF Advogado O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção

Leia mais

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II,

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II, 4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE Se uma pessoa perde ou tem suspensos seus direitos políticos, a consequência disso é que ela perderá o mandato eletivo

Leia mais

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo 1 Para adquirir a apostila de 300 Questões Comentadas ( art. 59 ao 69 da CF) acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...74 Bibliografia...139

Leia mais

Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO. O art. trata das espécies normativas formalmente primárias.

Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO. O art. trata das espécies normativas formalmente primárias. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação dos Poderes: Processo Legislativo (Parte II). Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO

Leia mais

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO PAUTA 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO 3. PROCESSO LEGISLATIVO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Poder Legislativo na Constituição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Congresso Nacional: composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, desenvolve suas atividades ao longo

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias. 1. Processo Legislativo ordinário:

PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias. 1. Processo Legislativo ordinário: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias 1. Processo Legislativo ordinário: Os atos que compõem o processo legislativo ordinário:

Leia mais

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 1, DE 2002-CN

RESOLUÇÃO N o 1, DE 2002-CN RESOLUÇÃO N o 1, DE 2002-CN Dispõe sobre a apreciação, pelo Congresso Nacional, das Medidas Provisórias a que se refere o art. 62 da Constituição Federal, e dá outras providências. Art. 1 o Esta Resolução

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO CÂMARA CONGRESSO NACIONAL SENADO LEGISLATURA 4 ANOS REPRESENTANTES POVO CÂMARA SISTEMA PROPORCIONAL Nº DEPUTADOS MÍN. 8 / MAX. 70 TERRITÓRIOS 4 DEPUTADOS SISTEMA MAJORITÁRIO SENADO 3

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -O processo legislativo orçamentário segue regras próprias que o distinguem do processo legislativo ordinário. Trata-se,

Leia mais