INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA"

Transcrição

1 Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 2 O CAMPO DE RADIAÇÃO Lição 19 - O campo de radiação

2 A luz observada de uma estrela provém de sua atmosfera. Um fluxo de fótons da atmosfera estelar libera a energia produzida pelas reações nucleares que ocorrem no centro da estrela. A temperatura, densidade e composição das camadas atmosféricas determinam as características do espectro observado. Para interpretar as linhas espectrais observadas, devemos descrever como a luz atravessa o gás que forma a estrela. Considere um raio de luz de comprimento de onda entre λ e λ + dλ passando através de uma superfície de área da em um ângulo θ dentro de um ângulo sólido dω. O ângulo θ é medido a partir da direção perpendicular à superfície, logo dacosθ é o elemento de área projetado em um plano perpendicular à direção na qual a radiação viaja.

3 Definimos então: E λ = E λ O termos E λ dλ é a quantidade de energia que os raios de luz carregam no cone de ângulo sólido em um intervalo de tempo dt. Assim, a intensidade específica é: I λ I λ E λ dλ dλdtdacosθdω Normalmente, a intensidade específica é tida como a intensidade em coordenadas esféricas: E λ dλ = I λ dλdtdacosθdω = I λ dλdtdacosθsenθdθdφ Esse termo representa a quantidade de energia eletromagnética tendo um comprimento de onda entre λ e λ + dλ que passa no intervalo de tempo dt através da área da dentro do ângulo sólido dω = senθdθdφ. Como I λ se propaga no vácuo, no limite em que dω, a energia do raio de luz não se espalha. Isso implica que a intensidade de luz é constante.

4 No caso geral, a intensidade específica I λ varia com a direção. Para obter a intensidade média, devemos integrar a intensidade específica em todas as direções e dividir o resultado por 4π. Assim: I λ 1 4π I λdω = 1 4π I λ 2π φ= dφ π/2 θ= senθdθ Se a intensidade de radiação é a mesma em todas as direções, então I λ = I λ. Esse é o caso do corpo negro, de modo que B λ = I λ.

5 Para determinar a quantidade de energia contida no campo de radiação, usamos uma abstração na qual temos um cilindro de comprimento dl. A radiação entra por uma extremidade do cilindro e é refletida nas paredes internas até sair pela outra extremidade. A radiação entra no cilindro com um ângulo θ e deixa o cilindro com o mesmo ângulo. O tempo o qual a radiação leva para atravessar o cilindro é: dt = dl ccosθ A quantidade de energia dentro do cilindro é: E λ dλ = I λ dλdtdacosθdω = I λ dλdadω dl c Note que o termo dadl nada mais é do que o volume do cilindro. Assim, podemos obter a densidade específica de energia dividindo E λ dλ por dadl e integrando sobre todo o ângulo sólido: u λ dλ = 1 c I λ dλdω 2π = 1 c φ= Se a radiação for de um corpo negro: π θ= I λ dλsenθdθdφ = 4π c I λ dλ u λ dλ = 4π c B λdλ = 8πhc/λ5 e hc/λkt 1 dλ

6 Para encontrar a densidade de energia total, u, integramos u λ dλ sobre todos os comprimentos de onda. u = u λ dλ = 4π c B λ T dλ = 4σT4 c = at 4 O termo a = 4σ/c é chamado de constante de radiação. Seu valor é a = 7, Jm 3 K 4. Definimos o fluxo radiativo específico, F λ dλ, como a energia que tem um comprimento de onda passando a cada segundo através de uma parea unitária. F λ dλ = I λ dλcosθdω = 2π φ= π θ= I λ dλcosθsenθdθdφ Se o termo I λ for o mesmo para qualquer direção, então existe uma quantidade igual de radiação vindo de todos os pontos. Logo, o fluxo é zero.

7 PRESSÃO DE RADIAÇÃO Um fóton possui energia. A relatividade nos diz que esse fóton carrega um momento dado por: p = E c Isso implica que o fóton exerce uma pressão de radiação. Vamos supor que fótons estejam colidindo em uma superfície refletora de área da. Os fótons colidem formando um ângulo θ e formam um ângulo sólido dω.

8 A variação na componente z do momento dos fótons é: dp λ dλ = = E λcosθ c p λ final p λ inicial dλ = 2E λcosθ c E λcosθ c dλ = 2 c I λdλdtdacos 2 θdω Integraremos sobre todo o hemisfério em todas as direções incidentes. Assim, obteremos P rad dλ, que é a radiação exercida pelos fótons com comprimento de onda entre λ e λ + dλ. 2π P rad dλ = 2 c φ= π/2 θ= dλ I λ dλcos 2 θsenθdθdφ

9 Vamos, agora, retirar nossa superfície refletora e colocar uma superfície com caráter mais matemático. O que vai ocorrer é que os fótons não irão mais se refletir. Eles irão transpassar pela nossa nova superfície. O que mudará em nossa equação é o fator 2 e agora iremos integrar sobre todos os ângulos sólidos. Assim: 2π P rad dλ = 1 c φ= π θ= I λ dλcos 2 θsenθdθdφ = 4π 3c I λdλ Integrando essa equação, encontramos a pressão de radiação total produzida pelos fótons de todos os comprimentos de onda: Para um corpo negro: P rad = P rad dλ P rad = 4π 3c B λ T dλ = 4σT4 3c = 1 3 at4 = 1 3 u

10 O gráfico mostra o quanto o espectro solar se afasta da distribuição de corpo negro. Note que há um decréscimo da intensidade produzido por uma densa série de linhas metálicas de absorção. Esse é o efeito de line blanketing. Quando falamos sobre a temperatura de uma estrela, devemos definir essa temperatura de acordo com o processo físico o qual estamos analisando. A temperatura efetiva da estrela é aquela a qual é obtida através da lei de Stefan-Boltzmann: F = σt 4 Já se analisarmos a equação de Boltzmann, teremos a chamada temperatura de excitação. Por outro lado, se utilizarmos a equação de Maxwell- Boltzmann, iremos obter a temperatura cinética da estrela.

11 A temperatura de ionização é dada pela equação de Saha. Por fim, a temperatura de cor é obtida quando ajustamos o espectro de uma estrela com a função de Planck: B λ T = 2hc2 /λ 5 e hc/λkt 1 Todas essas temperaturas se aplicam para qualquer ponto dentro da estrela (exceto a temperatura efetiva). Embora usamos definições diferentes para cada uma dessas temperaturas, elas serão iguais se analisarmos um caso simples de um gás confinado dentro de uma caixa. O gás confinado na caixa está em equilíbrio com a radiação de corpo negro. Qualquer processo (seja a absorção de um fóton, por exemplo) ocorre na mesma taxa que seu processo inverso (a emissão de um fóton). Essa condição é o que chamamos de equilíbrio termodinâmico. Mas isso não se aplica a uma estrela. A estrela possui regiões mais quentes e regiões mais frias. Porém, podemos analisar o caso ideal se a distância a qual a temperatura varia for muito maior do que a distância percorrida pelas partículas e fótons entre colisões (o chamado livre caminho médio). Para esse caso, denominamos o equilíbrio termodinâmico local.

12 A fotosfera é a camada da atmosfera do Sol onde os fótons escapam para o espaço. De acordo com um modelo de atmosfera do Sol a temperatura em uma região da fotosfera varia de 558 K a 579 K sobre uma distância de 25 km. A distância característica sobre a qual a temperatura varia é: T ( )/2 H T = = = 677 km dt/dr /25 A densidade da fotosfera é da ordem de ρ = 2,1 1 4 kgm 3, consistindo basicamente de átomos de hidrogênio no estado fundamental. O número de átomos por metro cúbico é: n = ρ = 1, m 3 m H Onde m H é a massa de um átomo de hidrogênio. Esses átomos irão colidir entre si? Dois átomos irão colidir se os seus centros passam a uma distância igual ou menor do que dois raios de Bohr um do outro.

13 Para um caso análogo, podemos supor um átomo com raio igual a duas vezes o raio de Bohr movendo-se com velocidade v em meio à uma coleção de pontos estacionários que representam os centros de outros átomos. Em um intervalo de tempo t, o átomo percorre uma distância vt cobrindo um cilindro de volume: π 2a 2 vt = σvt Onde σ = π(2a )² é a seção de choque de colisão do átomo. Dentro desse volume V, existem nv = nσvt átomos pontuais com os quais o átomo grande colide. A distância média percorrida entre as colisões será: l = vt nσvt = 1 nσ O valor l é o livre caminho médio.

14 Seja um feixe de luz atravessando um gás. Se fótons forem removidos do feixe pelo gás, então dizemos que ocorreu absorção. Essa absorção também leva em conta o espalhamento dos fótons. Uma variação na intensidade, di λ, de um raio luminoso de comprimento de onda λ, quando atravessa um gás é proporcional a sua intensidade I λ, à distância atravessada ds e à densidade do gás ρ. Assim: di λ = κ λ ρi λ ds O sinal de negativo implica na diminuição de intensidade devido à absorção do fóton. O termo κ λ é o coeficiente de absorção, ou opacidade. Considere um feixe de luz atravessando um gás com intensidade inicial I λ, em s =. A intensidade final, I λ,f, após a luz atravessar uma distância s é determinada pela integração da equação acima: I λ,f s diλ = κ λ ρds I λ, I λ I λ = I λ, e κ λρs

15 Para fótons espalhados, a distância l é o livre caminho médio. A partir da equação do livre caminho médio, temos que: l = 1 κ λ ρ = 1 nσ λ Note que isso implica que o livre caminho médio é diferente para fótons de diferentes comprimentos de onda. Definimos a profundidade ótica, τ λ, como: dτ λ = κ λ ρds Nessa equação, s é a distância medida ao longo da trajetória do fóton na direção de seu movimento. A diferença de profundidade ótica entre a posição inicial de um raio de luz (s = ) e sua posição final é dada por: Δτ λ = τ λ,f τ λ, = κ λ ρds

16 Podemos tomar as camadas mais externas da estrela como τ λ =. Com isso, nossa equação fornece a profundidade ótica inicial de um raio de luz que atravessou uma distância s até alcançar a atmosfera: τ λ, = τ λ, = s s κ λ ρds κ λ ρds A profundidade ótica pode ser pensada como o número de livres percursos médios a partir da posição original até a superfície. Se τ λ 1 para um raio de luz passando através de um gás, então o gás é dito oticamente espesso. Se τ λ 1 o gás é oticamente fino. Como a profundidade ótica depende do comprimento de onda, um gás pode ser espesso em um comprimento de onda e fino em outro. A atmosfera terrestre é oticamente fina à luz visível, mas oticamente espessa a comprimentos de onda dos raios-x. As medidas de fluxo radiativo e magnitude de uma estrela são corrigidas pela absorção da luz na atmosfera da Terra.

17 A figura ao lado mostra que um raio de luz de intensidade I λ, entra na atmosfera terrestre em um ângulo θ e chega até um ponto (um telescópio). A intensidade da luz detectada no telescópio é I λ. Devemos determinar o valor de I λ,. Tomando τ λ = no telescópio e h a altura da atmosfera, então a profundidade ótica será dada por: τ λ = Usando ds = dz/cosθ = secθdz: s s κ λ ρds τ λ = κ λ ρds = κ λ ρ dz cosθ = secθ κ λ ρdz = τ λ, secθ h De modo que τ λ, é a intensidade de um fóton viajando verticalmente. Temos então: I λ = I λ, e τ λ I λ = I λ, e τ λ,secθ Note que essa equação apresenta duas incógnitas. Logo, não podemos resolver nosso problema fazendo uma única observação. Mas na medida que a Terra gira, o ângulo θ muda e assim podemos obter um gráfico de várias medidas. Analisando a curva de nosso gráfico, podemos obter o valor para τ λ,. h

18 No geral, existem quatro fontes principais de opacidade disponíveis para remover fótons estelares de um feixe de luz. Cada uma envolve uma variação no estado quântico de um elétron e os termos ligado e livre referem-se se os elétrons estão ligados aos átomos e íons ou não. Na transição ligado-ligado, o elétron em um átomo faz uma transição de um estado orbital para outro. Na absorção ligado-livre, um fóton possui energia suficiente para ionizar um átomo. Quando temos um processo de espalhamento, temos uma absorção livrelivre. Isso ocorre quando um elétron livre na vizinhança de um íon absorve um fóton, o que ocasiona o aumento de sua velocidade. Pode ocorrer também de um elétron perder velocidade ao passar perto de um íon. Esse processo, o qual o elétron diminui sua velocidade, é chamado de breamsstrahlung.

19 Por fim, temos o espalhamento por elétrons, no qual um fóton não é absorvido, mas sim espalhado por um elétron livre através de um processo chamado de espalhamento Thompson. Quando dizemos que uma estrela está em equilíbrio, estamos nos referindo ao fato dela não estar variando a energia total contida dentro de qualquer camada da atmosfera ou interna. Todos os processos de absorção ou emissão de energia devem estar em balanço. Qualquer processo que adiciona fótons ao feixe de luz é um processo de emissão.

20 Consideremos os processos de emissão que aumentam a intensidade do raio de luz de comprimento de onda λ na medida que este viaja pelo gás. O aumento da intensidade é proporcional à distância a qual o raio de luz viaja e à densidade do gás. Para uma emissão pura: di λ = j λ ρds O termo j λ é o coeficiente de emissão do gás. Este coeficiente varia com o comprimento de onda. Combinando os processos de absorção e emissão: di λ = κ λ ρi λ + j λ ρds Ao longo do percurso do raio de luz, processos de emissão e absorção ocorrem (determinados pelas condições locais). A razão das taxas de emissão e absorção determina quão rapidamente a intensidade do feixe de luz varia e descreve a tendência da população de fótons no feixe.

21 Assim, dividimos a expressão anterior por κ λ ρds: 1 di λ κ λ ρ ds = I λ j λ κ λ A razão dos coeficientes de emissão e absorção é chamada função fonte (S λ ). Essa função descreve como fótons originalmente viajando no feixe são removidos e recolocados por fótons da vizinhança do gás. Assim, nossa equação fica: 1 di λ κ λ ρ ds = I λ S λ Essa é uma das formas da equação de transferência radiativa.

Oitava Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho

Oitava Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho Oitava Aula Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) pdf das aulas estará em http://cosmobook.com.br/?page_id=440 Capítulo 8!! Atmosferas Estelares! - O Campo de Radiação!!

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 21 O EQUILÍBRIO HIDROSTÁTICO Lição 20 O Equilíbrio Hidrostático As estrelas se formam a partir de regiões densas e frias, chamadas de nebulosas.

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA Introdução à Astrofísica Lição 9 O Espectro da Luz INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 10 O ESPECTRO CONTÍNUO DA LUZ A medição do brilho das estrelas está diretamente ligada à medida de distância. A medida

Leia mais

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Radiação térmica Propriedades básicas da radiação Transferência de calor por radiação entre duas superfícies paralelas infinitas Radiação térmica

Leia mais

Física 4. Guia de Estudos P2

Física 4. Guia de Estudos P2 Física 4 Guia de Estudos P2 1. Efeito Doppler relativístico O efeito Doppler relativístico é a aparente mudança de frequência da onda eletromagnética quando há movimento relativo entre fonte e observador.

Leia mais

Fundamentos de Transferência Radiativa. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I

Fundamentos de Transferência Radiativa. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I Fundamentos de Transferência Radiativa Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I 1 1 O espectro eletromagnético Sabemos que a luz pode ser estudada, a partir de suas características ondulatórias

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica Espectroscopia Rogemar A. Riffel Radiação de Corpo Negro Corpo negro: corpo que absorve toda a radiação que incide sobre ele, sem refletir nada; - Toda a radiação emitida pelo

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018 Física IV - 4323204 Escola Politécnica - 2018 GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018 Questão 1 Considere uma estrela situada à uma distância D medida por um observador em repouso na Terra. Um astronauta

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 19 A DISTRIBUIÇÃO DE MAXWELL-BOLZTMANN

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 19 A DISTRIBUIÇÃO DE MAXWELL-BOLZTMANN Introdução à Astrofísica Lição 18 A Distribuição de Maxwell INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 19 A DISTRIBUIÇÃO DE MAXWELL-BOLZTMANN Um estado de um gás é especificado por suas coordenadas, de modo que representemos

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Questão 1 Ondas longas de rádio, com comprimento de onda λ, de uma estação radioemissora E podem chegar a um receptor

Leia mais

Distribuição da radiação* ESPECTRO

Distribuição da radiação* ESPECTRO ESPECTROSCOPIA intensidade INFORMAÇÃO Distribuição da radiação* ESPECTRO Através do espectro de um objeto astronômico pode-se conhecer informações sobre temperatura, pressão, densidade, composição química,

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. 1. INTRODUÇÃO: 1.1. Um rápido olhar na relação

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas)

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) SEL 5705 - FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) 5. INTERAÇÃO DOS RAIOS X COM A MATÉRIA 5.1. Atenuação e Absorção ATENUAÇÃO:

Leia mais

Max Planck Pai da Física Quantica

Max Planck Pai da Física Quantica A Mecânica Quântica é a parte da física que estuda o movimento dos corpos microscópicos em altas velocidades. As principais conclusões da Física Quântica são que, em estados ligados, a energia não se troca

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel 1 Extinção Atmosférica A atmosfera é praticamente

Leia mais

Teoria Cinética dos Gases

Teoria Cinética dos Gases CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II Teoria Cinética dos Gases Prof. Bruno Farias Introdução Termodinâmica é o estudo das transformações

Leia mais

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP Luz & Radiação Roberto Ortiz EACH USP A luz é uma onda eletromagnética A figura acima ilustra os campos elétrico (E) e magnético (B) que compõem a luz Eles são perpendiculares entre si e perpendiculares

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016 Física IV - 4323204 Escola Politécnica - 2016 GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016 Questão 1 Uma partícula 1 com massa de repouso m 0 e energia total igual a duas vezes sua energia de repouso colide com

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS ÍNDICE 4.1- Modelo de Thomson 4.2- Modelo de Rutherford 4.2.1-

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 14 de outubro de 2014

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 14 de outubro de 2014 Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2014 GABARITO DA P2 14 de outubro de 2014 Questão 1 Num arranjo experimental os pontos S 1 e S 2 funcionam como fontes de luz idênticas emitindo em fase com comprimentos

Leia mais

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ONDAS: Interferência construtiva e destrutiva Onda 1 Onda 2 Onda composta a b c d e A luz apresenta interferência: natureza ondulatória: O experimento de Young (~1800) Efeito

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. Prof. M. Sc. Rafael Urbaneja 0 4. LEIS DA EMISSÃO

Leia mais

Radiação: Considerações gerais

Radiação: Considerações gerais Estuda-se radiação térmica, cujas origens estão ligadas à emissão da matéria a uma temperatura absoluta T>0 A emissão é devida oscilações e transições electrónicas dos muitos electrões que constituem a

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar Introdução à Astrofísica Lição 21 Fontes de Energia Estelar A taxa de energia que sai de uma estrela é extremamente grande, contudo ainda não tratamos da questão que relaciona à fonte de toda essa energia.

Leia mais

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO FÍSICA IV PROF. DR. DURVAL RODRIGUES JUNIOR SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO Como na Biblioteca do Campus I e do Campus II temos bom número de cópias do Halliday e poucas do Serway, os

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) BC-1105: MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS Introdução Propriedades

Leia mais

CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA. Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino

CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA. Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino INTRODUÇÃO Estrelas mais importante fonte/sorvedouro de matéria na evolução

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 3.1-

Leia mais

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H.

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H. ESPECTROSCOPIA II A relação da luz com as linhas espectrais O que acontece se átomos de H forem bombardeados por fótons? R. Existem três possibilidades: 1) a maioria dos fótons passa sem nenhuma interação

Leia mais

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 1)

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 1) Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 1) Ao contrário da transferência de calor por condução e convecção, a transferência de calor por radiação não requer

Leia mais

Atmosfera terrestre Parte 2

Atmosfera terrestre Parte 2 Atmosfera Terrestre (Parte 2) - FIP10104 - Técnicas Observacionais e Instrumentais p. Atmosfera terrestre Parte 2 Tibério B. Vale Depto. Astronomia, IF, UFRGS FIP10104-Técnicas Observacionais e Instrumentais

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 17 ÓPTICA E TELESCÓPIOS

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 17 ÓPTICA E TELESCÓPIOS Introdução à Astrofísica Lição 16 Óptica e Telescópios INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 17 ÓPTICA E TELESCÓPIOS Nessa lição iremos estudar a chamada óptica geométrica, de maneira que possamos ter uma compreensão

Leia mais

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

A fonte Solar de Energia da Terra

A fonte Solar de Energia da Terra A fonte Solar de Energia da Terra A energia solar é criada no núcleo do Sol quando os átomos de hidrogênio sofrem fusão nuclear para hélio. Em cada segundo deste processo nuclear, 700 milhões de toneladas

Leia mais

Introdução às interações de partículas carregadas Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Introdução às interações de partículas carregadas Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Introdução às interações de partículas carregadas Parte 1 FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Sumário Introdução Radiação diretamente ionizante Partículas carregadas rápidas pesadas Partículas carregadas

Leia mais

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Sensoriamento remoto 1 Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Súmula princípios e leis da radiação eletromagnética radiação solar conceito de corpo negro REM e sensoriamento

Leia mais

Terceira Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho

Terceira Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho Terceira Aula Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) pdf das aulas estará em http://cosmobook.com.br/?page_id=440 Capítulo 3!!!! O Espectro Contínuo da Luz! - Paralaxe

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva O Efeito Compton Einstein, em 1919, concluiu que um fóton de energia E se desloca em uma única direção (diferentemente de uma onda esférica) e é portador de um momento

Leia mais

Capítulo 4 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Capítulo 4 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Capítulo 4. Radiação Eletromagnética 41 Capítulo 4 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA A luz emitida pelos objetos astronômicos é o elemento chave para o entendimento da Astrofísica. Informações a respeito da temperatura,

Leia mais

Raios atômicos Física Moderna 2 Aula 6

Raios atômicos Física Moderna 2 Aula 6 Raios atômicos 1 2 8 8 18 18 32 2 Energias de ionização 3 Espectros de R-X A organização da tabela periódica reflete a distribuição dos e - nas camadas mais externas dos átomos. No entanto, é importante

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 18. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 18. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 18 Professora: Mazé Bechara Aula 28 Discussão da 1ª prova e Apresentação do Tópico III 1. Soluções das questões da prova com comentários. Critérios de correção.

Leia mais

AQUECIMENTO E TEMPERATURA

AQUECIMENTO E TEMPERATURA ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR (AGA9) Prof.: Enos Picazzio AQUECIMENTO E TEMPERATURA htt://img6.imageshack.us/img6/7179/albedo11il.jg NÃO HÁH PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES.

Leia mais

Laser. Emissão Estimulada

Laser. Emissão Estimulada Laser A palavra laser é formada com as iniciais das palavras da expressão inglesa light amplification by stimulated emission of radiation, que significa amplificação de luz por emissão estimulada de radiação.

Leia mais

Propagação do calor. Condução térmica

Propagação do calor. Condução térmica Propagação do calor A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. Condução térmica A condução térmica é um processo

Leia mais

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (Eletromagnetismo) Nos capítulos anteriores estudamos as propriedades de cargas em repouso, assunto da eletrostática. A partir deste capítulo

Leia mais

Lista Deduza a relação m = M 2.5 log 10 F 10, ), onde M é a magnitude absoluta do Sol, e F 10, o fluxo da radiação solar em 10 pc de distância.

Lista Deduza a relação m = M 2.5 log 10 F 10, ), onde M é a magnitude absoluta do Sol, e F 10, o fluxo da radiação solar em 10 pc de distância. Introdução à Física Estelar - 2016.3 Lista 1 1. Sirius se encontra a 2.64 parsecs da Terra. (a) Determine o módulo de distância de Sirius. (b) Na verdade, Sirius é uma estrela dupla, cuja componente mais

Leia mais

Considerações gerais sobre radiação térmica

Considerações gerais sobre radiação térmica CÁLCULO TÉRMICO E FLUIDOMECÂNICO DE GERADORES DE VAPOR Prof. Waldir A. Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP General Considerations Considerações gerais sobre radiação térmica Radiação térmica

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira CLIMATOLOGIA Radiação solar Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Sistema Solar Componente Massa (%) Sol 99,85 Júpiter 0,10 Demais planetas 0,04 Sol x Terra massa 332.900 vezes maior volume

Leia mais

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista 2016 Interações Energia-Matéria na Atmosfera Energia Radiante Ao contrário

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA PS 3 de dezembro de 2015

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA PS 3 de dezembro de 2015 1 QUESTÃO 1 Física IV - 4323204 Escola Politécnica - 2015 GABARITO DA PS 3 de dezembro de 2015 Um feixe de elétrons de massa m e velocidade v incide normalmente sobre um anteparo com duas fendas separadas

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

Radiação térmica e a constante de Planck

Radiação térmica e a constante de Planck Material complementar de física 4 Professores: Márcia e Fabris Radiação térmica e a constante de Planck Em 14 de dezembro de 19, Max Planck apresentou a Sociedade Alemã de Física o seu artigo sobre a eoria

Leia mais

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15 7. Campo Magnético 7.1 - Campo magnético de uma corrente elétrica 7.2 - Linhas de força 7.3 - Fluxo magnético e indução magnética 7.4 - Campo magnético de uma espira 7.5 - Lei de Ampère 7.6 - Campo magnético

Leia mais

Parte 1. Licenciatura em Química Física III

Parte 1. Licenciatura em Química Física III Parte 1 Licenciatura em Química Física III Radiação Térmica A superfície de um corpo qualquer, a uma temperatura maior que o zero absoluto (T > 0 K), emite energia na forma de radiação térmica, devido

Leia mais

O Elétron como Onda. Difração de Bragg

O Elétron como Onda. Difração de Bragg O Elétron como Onda Em 1924, de Broglie sugeriu a hipótese de que os elétrons poderiam apresentar propriedades ondulatórias além das suas propriedades corpusculares já bem conhecidas. Esta hipótese se

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/23

Prof. MSc. David Roza José 1/23 1/23 Radiação de Corpo Negro Para se avaliar a potência emissiva, irradiação, radiosidade ou o fluxo radiativo líquido de uma superfície real opaca, deve-se quantificar as seguintes intensidades espectrais

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

Capítulo 5 Distribuição de Energia e Linhas Espectrais

Capítulo 5 Distribuição de Energia e Linhas Espectrais Capítulo 5 Distribuição de Energia e Linhas Espectrais As transições atômicas individuais (das quais falaremos mais adiante) são responsáveis pela produção de linhas espectrais. O alargamento das linhas

Leia mais

Sétima Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho

Sétima Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho Sétima Aula Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) pdf das aulas estará em http://cosmobook.com.br/?page_id=440 Capítulo 7!! Classificação dos Espectros Estelares!

Leia mais

Física IV Escola Politécnica PS 14 de dezembro de 2017

Física IV Escola Politécnica PS 14 de dezembro de 2017 Física IV - 432324 Escola Politécnica - 217 PS 14 de dezembro de 217 Questão 1 Uma espaçonave de comprimento próprio L move-se com velocidade,5 c em relação à Terra. Um meteorito, que também se move com

Leia mais

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Profª Drª Rosemary Aparecida de Carvalho Pirassununga/SP 2018 Introdução Métodos espectrométricos Abrangem um grupo de métodos analíticos

Leia mais

Física de Plasmas Introdução. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I

Física de Plasmas Introdução. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I Física de Plasmas Introdução Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I 1 1 Introdução Onde Podemos Encontrar Plasmas? No Planeta Terra: Ionosfera e Laboratórios de Pesquisa em Fusão Nuclear; Nas

Leia mais

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta:

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta: 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 1 Expansão

Leia mais

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF º Semestre/01 Parte 1 4/04/01 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova constitui

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica 1) Calcule a energia de um quantum de luz de comprimento de onda

Leia mais

Dosimetria e Proteção Radiológica

Dosimetria e Proteção Radiológica Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário...relembrando... Relembrando... Elétrons e Ondas de Matéria Em 1924, Louis de Broglie propôs um novo raciocínio: Se um feixe luminoso

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento. Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica

Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento. Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Introdução Breve revisão: Questões... O que é uma radiação? E uma partícula? Como elas

Leia mais

Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1. Flavio D Amico estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato

Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1. Flavio D Amico estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1 Flavio D Amico damico@das.inpe.br estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato A Constelação de Orion e as 3 Marias super Betelgeuse:

Leia mais

Interação da Radiação Eletromagnética com a Matéria Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Interação da Radiação Eletromagnética com a Matéria Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Interação da Radiação Eletromagnética com a Matéria Parte 1 FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E < 1,4 ev - UV A, B e C - Visível - Infra-vermelho - Microondas - Ondas de

Leia mais

rádio molécula transições rotacionais E = B J (J+1) Δ J = ± 1 B : relacionado ao momento de inércia da 4-1

rádio molécula transições rotacionais E = B J (J+1) Δ J = ± 1 B : relacionado ao momento de inércia da 4-1 Bloco 4 Processos radiativos no MI Linhas espectrais no MI: teoria Referências Maciel Cap. 3 formulário e teoria Spitzer, Physical Processes in the ISM Cap. 2 e 3 explicação e teoria de forma mais aprofundada

Leia mais

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA Notas de aula de PME 3361 Processos de Transferência de Calor 180 AULA 1 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA A radiação térmica é a terceira e última forma de transferência de calor existente. Das três formas,

Leia mais

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS INFORMAÇÕES QUE SE DISPÕE SOBRE O UNIVERSO: ANÁLISE DIRETA: meteoritos que caem na Terra, amostras

Leia mais

Graça Meireles. Física -10º ano. Física -10º ano 2

Graça Meireles. Física -10º ano. Física -10º ano 2 Escola Secundária D. Afonso Sanches Energia do Sol para a Terra Graça Meireles Física -10º ano 1 Variação da Temperatura com a Altitude Física -10º ano 2 1 Sistemas Termodinâmicos Propriedades a ter em

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P3 25 de novembro de 2014

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P3 25 de novembro de 2014 Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2014 GABARITO DA P3 25 de novembro de 2014 Questão 1 Um elétron em repouso espalha um fóton incidente que possui comprimento de onda λ. Observa-se que o fóton espalhado

Leia mais

2. Propriedades Corpusculares das Ondas

2. Propriedades Corpusculares das Ondas 2. Propriedades Corpusculares das Ondas Sumário Revisão sobre ondas eletromagnéticas Radiação térmica Hipótese dos quanta de Planck Efeito Fotoelétrico Geração de raios-x Absorção de raios-x Ondas eletromagnéticas

Leia mais

O espectro eletromagnético

O espectro eletromagnético Difração de Raios X O espectro eletromagnético luz visível raios-x microondas raios gama UV infravermelho ondas de rádio Comprimento de onda (nm) Raios Absorção, um fóton de energia é absorvido promovendo

Leia mais

EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação

EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação a EMISSÃO ocorre quando um elétron de um átomo salta de uma órbita superior para uma inferior (fundamentalização): um fóton é emitido (produzido). e - e - + n 2, E 2 n 1,

Leia mais

Introdução à Química Moderna

Introdução à Química Moderna Introdução à Química Moderna Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Radiação de Corpo Negro Objeto com T 0K:emite radiação eletromagnética. T 0K Física Clássica: vibração térmica dos átomos e moléculas, provoca

Leia mais

Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker

Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual é o nome das partículas associadas ao campo eletromagnético? a) Fônons. b)

Leia mais

AULA METAS: Introduzir o conceito de fóton no contexto. usar a teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico

AULA METAS: Introduzir o conceito de fóton no contexto. usar a teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico METAS: Introduzir o conceito de fóton no contexto da teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico. Introduzir a teoria elementar do efeito Compton. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. Prof. M. Sc. Rafael Urbaneja 4. LEIS DA EMISSÃO

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN)

RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN) RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN) Descobertos por Wilhelm Röntgen (1895) Primeiro prêmio Nobel em física (1901) Radiação extremamente penetrante (

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS

PROPRIEDADES FÍSICAS O SOL PROPRIEDADES FÍSICAS Definição: uma bola brilhante de gás mantida por sua própria gravidade e cuja energia é produzida por fusão nuclear no seu centro. O Sol é uma estrela típica, cai dentro do intervalo

Leia mais

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Rutherford Niels Bohr Max Planck Sommerfeld Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos

Leia mais

RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN)

RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN) RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN) Descobertos por Wilhelm Röntgen (1895) Primeiro prêmio Nobel em física (1901) Radiação extremamente penetrante (

Leia mais

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das frases abaixo descreve corretamente a menor energia possível

Leia mais

Espectro Eletromagnético. Professor Leonardo

Espectro Eletromagnético. Professor Leonardo Espectro Eletromagnético VÉSPERA- VERÃO 2010 EFEITO FOTO ELÉTRICO VÉSPERA- VERÃO 2010 VÉSPERA- VERÃO 2010 Efeito Fotoelétrico Problemas com a Física Clássica 1) O aumento da intensidade da radiação incidente

Leia mais

Relação da intensidade com poder emissivo, irradiação e radiosidade

Relação da intensidade com poder emissivo, irradiação e radiosidade Relação da intensidade com poder emissivo, irradiação e radiosidade O poder emissivo espectral (W/m 2.μm) corresponde à emissão espectral em todas as direcções possíveis: 2π π 2 ( ) /, (,, ) cos sin E

Leia mais

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III. Física Geral IV - FIS503 Teoria da Relatividade Restrita (1905) Parte III Física Geral IV - FIS503 1 Nesta aula: Efeito Doppler da Luz Momento Relativístico Energia Relativística Efeito Doppler do Som É a mudança na frequência

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 04: Luz. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 04: Luz Alexandre Zabot Índice Dualidade onda-partícula Onda eletromagnética Espectro eletromagnético Efeito Doppler Corpo negro Átomo de Bohr e a luz Leis de Kirchhoff para a luz

Leia mais