VisualControl PAF-ECF Tecnologia em. Automação Comercial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VisualControl PAF-ECF Tecnologia em. Automação Comercial"

Transcrição

1 HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualControl PAF-ECF Tecnologia em Automação Comercial

2 I VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Tabela de Conteúdo Parte I Introdução 1 Parte II Formulário Geral 2 1 Botão Pesquisa Botão Ordenação Botão Navegação Botão Incluir/Alterar/Excluir Botão Gravar/Reverter Botão Ajuda/Sair Modo Fischa/Modo... Tabela/Imprimir 8 8 Marcar/Desmarcar... Registros 9 9 Barra de Mensagens ID-Código Parte III Menu Inicial - VisualPAF 11 1 Menu: Vendas Frente de Loja (ECF) Buscando uma... Pré-Venda 15 Buscando um... DAV 16 Buscando uma... Mesa (Mapa de Mesas) 17 DAV - Orçamento... de Vendas 17 Pré-Venda Nota Fiscal Modelo Nota Fiscal Comanda Transferência de... Mesas 26 2 Menu: MENU... FISCAL 28 3 Menu: Consultas Vendas (Cupons) DAV - Orçamento Estoque Produto/Loja Estoque Produto/Cor Menu: Operações... Diversas 48 Caixa Diário Fechamento de Caixa... (Sangria) 49 Liquidação de Duplicatas Receitas/Despesas Operações Fiscais... (ECF/TEF) 52 Comunicação de... dados 59 5 Sobre Parte IV Glosário 60

3 Contents Indice II 0 II

4 1 1 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Introdução O VisualControl PAF-ECF (VisualPAF.exe), é um aplicativo de automação comercial integrado ao emissor de cupom fiscal (ECF), adequado às normas do Decreto 2301-R. O que é PAF-ECF? O PAF-ECF (Programa de Aplicativo Fiscal), é o programa desenvolvido para possibilitar o envio de comandos ao software básico do ECF (Emissor de Cupom Fiscal), sem capacidade de alterá-lo ou ignorá-lo, cujos requisitos específicos encontram-se estabelecidos no Ato Cotepe 06/08, e somente será instalado no computador interligado fisicamente ao ECF, devendo os mesmos estar localizados no estabelecimento usuário. Assim as características do software são descritas neste regulamento e não a critério dos contribuintes ou empresas de informática. O VisualControl foi certificado para trabalhar com os seguintes segmentos: 1) Auto-serviço: Forma de atendimento em que o consumidor escolhe os produtos e leva ao caixa. 1) DAV Documento auxiliar de venda: É um tipo de documento emitido e impresso antes de terminar a operação de compra, para atender as necessidades operacionais do estabelecimento comercial. Serve para operações como orçamento, pedido, ordem de serviço, etc. O DAV não substitui o Cupom Fiscal, que deverá ser emitido. 1) Pré-Venda: Forma de atendimento em que o consumidor escolhe os itens e recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa para pagamento. 1) Restaurante, bares e similares. Impressoras fiscais certificadas no VisualControl PAF-ECF. Daruma (todos os modelos) Bematech (todos os modelos) Sweda (todos os modelos) Elgin (todos os modelos) Links sobre o assunto:. Decreto sobre a obrigatoriedade do PAF-ECF no RICMS-ES. Ato COTEPE 06/08 dispõe sobre normas e procedimentos do PAF-ECF. Convenio ICMS 15 de sobre normas e procedimentos. Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF)

5 Formulário Geral 2 Formulário Geral 2.1 Botão Pesquisa 2

6 3 2.2 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Botão Ordenação Obs: Para que as informações ordenadas possam ser visualizadas de uma melhor formas, mostrando varios regis acesse o "Modo Tabela".

7 Formulário Geral 2.3 Botão Navegação 4

8 5 2.4 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Botão Incluir/Alterar/Excluir

9 Formulário Geral 2.5 Botão Gravar/Reverter 6

10 7 2.6 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Botão Ajuda/Sair

11 Formulário Geral 2.7 Modo Fischa/Modo Tabela/Imprimir 8

12 9 2.8 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Marcar/Desmarcar Registros

13 Formulário Geral 2.9 Barra de Mensagens 2.10 ID-Código 10

14 11 3 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Menu Inicial - VisualPAF O Menu inicial do VisualControl é composto pelos seguintes itens: Vendas: Estão concentradas as operações de movimentação de estoque e financeira. MENU FISCAL: Módulo obrigatório do PAF-ECF, contendo as operações fiscais definidas nos requisitos de homologação do PAF-ECF. Consultas: Consultas diversas. Operações Diversas: Operações diversas de recebimentos, pagamentos, sangria, suprimentos, etc. Sobre: Dados sobre o VisualControl PAF-ECF. Sair: Saida do sistema 3.1 Menu: Vendas Frente de Loja (ECF): Operação de Venda, concomitante com o ECF, integrado também com a Pré-Venda e o DAV. DAV - Orçamento de Vendas: Operações de DAV, onde OBRIGATORIAMENTE é impresso um orçamento não fiscal, em impressora não fiscal, formato A5 no mínimo (a critério da federação: O ES não permite esse tipo de operação), ou em impressora fiscal. O DAV não substitui a impressão do cupom fiscal. Pré-Venda: Forma de atendimento em que o consumidor escolhe os itens e recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa para pagamento. Toda pré-venda, OBRIGATORIAMENTE gera um cupom fiscal, mesmo que o mesmo tenha que ser

15 Menu Inicial - VisualPAF 12 cancelado posteriormente, caso o cliente desista da compra. Nota Fiscal Modelo 2: São lançadas as NF modelo 2, caso a ECF não esteja em operação. Os registros lançados neste módulo, geram os registros 61 e 61R do sintegra. Nota Fiscal: São lançadas as NF de compra e venda (modelo 01, 08, 55, 11, 12, etc) que a empresa emite ou recebe dos seus fornecedores. Os registros lançados neste módulo, geram os registros 50, 51, 53, 54, etc. do sintegra. Especifico para restaurantes, bares e similares: Comanda (Mesas): São lançadas as informações que são gravadas nas mesas, tais como: Operador, senha, mesa, produtos e quantidade. Transferência de Mesas: Permite realizar a transferência tanto de produtos, quanto de mesas Frente de Loja (ECF) Definição de autoserviço, conforme regulamentação do PAF-ECF: "Autosserviço, a forma de atendimento na qual o consumidor escolhe e conduz a mercadoria ao caixa para registro da venda, emissão do documento fiscal e realização do pagamento." Fig1: Cabeçalho e itens Este formulário permite efetuar a venda emitindo cupom fiscal de forma CONCOMITANTE, ou seja, a medida que são lançados os itens, e ECF vai imprimindo o cupom fiscal.

16 13 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial A fig.1 mostra o cabeçalho do cupom e o lançamento de itens, onde são informados: Codigo do Vendedor e Código do cliente, Código do produto, podendo efetuar uma busca por nome e outros dados pertinentes a cada campo, através da tecla de pesquisa padrão do VisualControl (F10), Fig2: Rodapé É no rodapé (Fig.2), que se encontram os botões mais usados da tela de vendas, assim como são mostradas as teclas de atalho respectivas; F2 - Inclui Cupom. F3 - Exclui Item. F4 - Pagamento. F5 - Altera Cliente. F6 - Abandona. F8 - Mapa de Mesas (Exclusivo para restaurante). F9 - Conta (Exclusivo para restaurante).

17 Menu Inicial - VisualPAF 14 Fig3: Desconto É possivel selecionar um desconto, tanto em valor quanto em percentual, no total do cupom de venda, como mostrado na Fig.3. Fig4: Formas de pagamento. Após a venda efetuada, selecionado o botão "Pagamentos" ou clicando em F4 (tecla de atalho), será mostrada o formulário para seleção das formas de pagamento, onde podem ser lançadas diversas formas de pagamento para o mesmo cupom, mostrando troco caso a forma de pagamento permita.

18 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Buscando uma Pré-Venda Fig1: Buscando uma Pré-Venda Para buscar uma pré-venda efetuada, basta clicar em (CTRL+P) na tela de vendas (Frente de Loja), que será mostrada a tela de consulta da figura acima. Teclando [ENTER] na pré-venda desejada, a mesma será trazida para a tela de vendas, imprimindo os itens de forma concomitante. Após a busca dos itens da pré-venda no cupom fiscal, podem ser acrescentados novos itens, fazendo o lançamento manual dos mesmos (digitando o código ou passando o leitor de código de barras). Um detalhe que vale a pena observar, é que no rodapé do cupom fiscal, será impresso o número da pré-venda correspondente. Após buscar a pré-venda, e, caso necessário, lançar itens adicionais, bastar efetuar o fechamento do cupom, conforme explicado no item Frente de Loja (ECF)

19 Menu Inicial - VisualPAF Buscando um DAV Fig1: Buscando um DAV (Orçamento de Venda). Para buscar um DAV, basta clicar em (CTRL+O) na tela de vendas (Frente de Loja), que será mostrada a tela de consulta da figura acima. Teclando [ENTER] no DAV desejado, o mesma será trazido para a tela de vendas, imprimindo os itens de forma concomitante. Após a busca dos itens do DAV no cupom fiscal, podem ser acrescentados novos itens, fazendo o lançamento manual dos mesmos (digitando o código ou passando o leitor de código de barras). Um detalhe que vale a pena observar, é que no rodapé do cupom fiscal, será impresso o número do DAV correspondente. Após buscar o DAV, e, caso necessário, lançar itens adicionais, bastar efetuar o fechamento do cupom, conforme explicado no item Frente de Loja (ECF)

20 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Buscando uma Mesa (Mapa de Mesas) Na tela de vendas, clicando F8, pode-se acessar o "Mapa de Mesas", onde são visualizadas todas as mesas. Clicando uma vez na mesa desejada, serão mostrados os itens consumidos. Com dois cliques, as produtos consumidos são trazidos para a tela de vendas, imprimindo na ECF de forma concomitante DAV - Orçamento de Vendas Definição de DAV, conforme regulamentação do PAF-ECF: "DAV, o documento emitido e impresso antes de concretizada a operação ou prestação, utilizado exclusivamente para atender às necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF na emissão e impressão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno do estabelecimento, antes de concretizada a operação ou prestação. O DAV não substitui o documento fiscal."

21 Menu Inicial - VisualPAF 18 Fig1: DAV (Orçamento de Venda) - Cabeçalho. Para verificar como é feito a inclusão de um DAV, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir. OBS: O PAF-ECF não permite que seja ALTERADO nem EXCLUIDO um DAV após salvo. É neste formulário, que é feito o DAV (Orçamento de Venda). O PAF-ECF determina que o TODO DAV seja impresso. Após confirmar o DAV (F4), o VisualControl IMPRIME automaticamente o DAV. Existem DUAS opções de impressão: DAV em Impressora Fiscal: Somente esta opção é permitida no Espirito Santo. DAV em Impressora Não Fiscal (tamanho mínimo, folha A5): Opção permitido a critério da unidade federada.

22 19 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig2: DAV (Orçamento de Venda) - Itens Pré-Venda Definição de Pré-Venda, conforme regulamentação do PAF-ECF: "Pré-venda, a operação registrada em equipamento de processamento de dados interligado ou integrado ao ECF, ainda que por meio de rede de comunicação de dados, sem a impressão de documento que descreva os itens registrados, realizada por estabelecimento que não adota exclusivamente o autosserviço, na qual o consumidor, após escolher a mercadoria, recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa, onde é efetuado o pagamento, emitido o documento fiscal correspondente e retirada a mercadoria adquirida."

23 Menu Inicial - VisualPAF 20 Fig1: Pré-Venda - Cabeçalho. Para verificar como é feito a inclusão de uma pré-venda, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir. OBS: O PAF-ECF não permite que seja ALTERADO nem EXCLUIDO uma Pré-Venda após salva. É neste formulário, que é feita pré-venda. O PAF-ECF determina que a pré-venda NÃO possa ser impressa, em nenhuma hipótese. Toda pré-venda deve gerar um CUPOM FISCAL, imprimindo no fechamento do cupom, o número da pré-venda que originou o cupom fiscal. Caso o cliente DESISTA de levar as mercadorias constantes na pré-venda, o VisualControl PAF-ECF, irá, imediatamente antes da redução Z do dia seguinte ao da emissão da prévenda, EMITIR AUTOMATICAMENTE o cupom fiscal da pré-venda correspondente, e cancelar esse cupom fiscal IMEDIATAMENTE após a sua emissão.

24 21 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig2: Pré-Venda - Itens Nota Fiscal Modelo 2

25 Menu Inicial - VisualPAF 22 Fig1: Nota Fiscal Modelo 2 - Cabeçalho. Para verificar como é feito a inclusão de uma nota fiscal modelo 2, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir. Este modulo é utilizado caso a ECF pare de funcionar por problemas técnicos. Neste formulario devem ser lançadas todas as notas fiscais modelo 2 que são emitidas manualmente. Realizando este lançamento, o estoque é atualizado e é gerado o registro 61 e 61R do sintegra no final do mês. Fig2: Nota Fiscal Modelo 2 - Itens Nota Fiscal O lançamento das nota fiscal modelo(s) 01, 04, 06, 08, 21, 22 e 55, (Entrada, Saida, Conhecimento de Transporte, Energia Elétrica, etc), devem ser efetuados neste formulário, e este lançamento gera os Registros 50 e Registro 54 do Sintegra.

26 23 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Figura do cabeçalho da nota fiscal. Para verificar como é feito a inclusão de uma Nota Fiscal, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir.

27 Menu Inicial - VisualPAF Figura do rodapé da nota fiscal. Lançamento dos itens das notas fiscais, conforme figuras abaixo. 24

28 25 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Figura dos itens da nota fiscal Comanda É neste formulário que é efetuado o lançamento dos produtos consumidos na mesa. A sequência de lançamento é mostrada nas figuras abaixo: 1) Selecionar o código do operador. 2) Informar a senha do operador. 3) Informar o número da mesa. 4) Informe o código do produto (ou F10 para pesquisar), 5) Informe a quantidade solicitada pelo cliente. Fig.1: Código do Operador. Fig.2: Senha do Operador.

29 Menu Inicial - VisualPAF 26 Fig.3: Número da Mesa Fig.4: Código do Produto. Fig.5: Quantidade do Produto Transferência de Mesas Neste fomulário são efetuadas as transferencias de itens de uma mesa origem para uma mesa destino. São informados os dados de operador, mesa origem e mesa destino.

30 27 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Podem ser marcados todos os itens para que a transferência seja TOTAL.

31 Menu Inicial - VisualPAF Menu: MENU FISCAL O MENU FISCAL foi padronizado para todos os software homologados no PAF-ECF, e disponibiliza as seguintes funções: LX - Leitura X. Comanda a Leitura X do dia em operação, possibilitando: a) a impressão do documento pelo ECF, e; b) a gravação de arquivo eletrônico no formato de espelho do documento, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). LMFC - Leitura de memória fiscal completa. Comanda a Leitura da Memória Fiscal Completa, com seleção por período de data e por intervalo de CRZ, possibilitando: a) a impressão do documento pelo ECF, e; b) a gravação de arquivo eletrônico no formato de espelho do documento, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). LMFS - Leitura de memória fiscal simplificada.

32 29 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Comanda a Leitura da Memória Fiscal Simplificada, com seleção por período de data e por intervalo de CRZ, possibilitando: a) a impressão do documento pelo ECF, e; b) a gravação de arquivo eletrônico no formato de espelho do documento, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). Espelho MFD - Espelho da memória fita detalhe. Gera um arquivo eletrônico da Memória de Fita Detalhe, no formato de espelho dos documentos nela contidos, com possibilidade de seleção por período de data e por intervalo de COO, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). Arq.MFD - Arquivo da memória fita detalhe. Gera um arquivo eletrônico da Memória de Fita Detalhe conforme leiaute estabelecido no Ato COTEPE/ICMS 17/04, com possibilidade de seleção por período de data e por intervalo de COO, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). Tab.Prod. - Tabela de produtos. Gera arquivo eletrônico no formato e conforme leiaute abaixo, contendo os dados da Tabela de Mercadorias e Serviços, devendo ser gerado um arquivo distinto para cada tabela utilizada, no caso de utilização de mais de uma tabela. Leiaute Arquivo: REGISTRO TIPO P1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO USUÁRIO DO PAF-ECF:

33 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO P2 - RELAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS: REGISTRO TIPO P9 - TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO 30

34 31 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Estoque. Gera um arquivo eletrônico conforme leiaute abaixo, contendo: a) o código e a descrição das mercadorias cadastradas na Tabela de Mercadorias e Serviços; b) a quantidade em estoque referente à sua última atualização. Leiaute Arquivo Estoque: Laiaute Registro E1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO USUÁRIO DO PAF-ECF:

35 Menu Inicial - VisualPAF 32 Leiaute Registro E2 RELAÇÃO DAS MERCADORIAS EM ESTOQUE: Leiaute Registro E9 TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO: Movimento por ECF. Geração do arquivo eletrônico do tipo texto (TXT), em conformidade com o leiaute abaixo. Este arquivo contém os dados relativos aos registros por ele efetuados, que são coincidentes com os dados por ele enviados ao software básico do ECF e os armazenados no banco de dados do VisualControl. REGISTRO TIPO R01 - IDENTIFICAÇÃO DO ECF, DO USUÁRIO, DO PAF-ECF E DA EMPRESA DESENVOLVEDORA E DADOS DO ARQUIVO

36 33 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial REGISTRO TIPO R02 - RELAÇÃO DE REDUÇÕES Z

37 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO R03 - DETALHE DA REDUÇÃO Z 34

38 35 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial REGISTRO TIPO R04 - CUPOM FISCAL

39 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO R05 - DETALHE DO CUPOM FISCAL 36

40 37 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial

41 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO R06 - DEMAIS DOCUMENTOS EMITIDOS PELO ECF 38

42 39 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial REGISTRO TIPO R07 - DETALHE DO CUPOM FISCAL E DO DOCUMENTO NÃO FISCAL - MEIO DE PAGAMENTO

43 Menu Inicial - VisualPAF 40 Meios de Pagto. Possibilita a impressão, pelo ECF, de Relatório Gerencial, selecionada por período de data inicial e final, denominado MEIOS DE PAGAMENTO, relacionando os valores acumulados e gravados no banco de dados, contendo: a) a identificação do meio de pagamento e, quando for o caso, do cartão de crédito, débito ou similar; b) o tipo do documento a que se refere o pagamento; c) o valor acumulado; d) a data da acumulação; e) a soma individual de cada meio de pagamento referente ao período solicitado. DAV Emitidos. a) Disponibilizar a emissão, selecionada por período de data inicial e final, de Relatório Gerencial no ECF, denominado DAV EMITIDOS, contendo o número, a data de emissão, o título do DAV atribuído de acordo com a sua função e o valor total de cada DAV emitido.

44 41 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial b) Disponibilizar função que permita a geração por período de data inicial e final de arquivo eletrônico do tipo texto (TXT), conforme leiaute estabelecido (figura abaixo), contendo o número, a data de emissão, o título do DAV atribuído de acordo com a sua função, o valor total de cada DAV emitido e a identificação do ECF e número do COO do respectivo documento fiscal, quando o DAV for impresso pelo ECF. MONTAGEM DO ARQUIVO ELETRÔNICO (DAV Emitidos) REGISTRO TIPO D1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO USUÁRIO DO PAF-ECF: REGISTRO TIPO D2 - RELAÇÃO DOS DAV EMITIDOS:

45 Menu Inicial - VisualPAF 42 REGISTRO TIPO D9 - TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO Identificação do PAF-ECF. Disponibiliza a impressão, pelo ECF, de Relatório Gerencial, denominado IDENTIFICAÇÃO DO PAF-ECF, contendo as seguintes informações extraídas do Laudo de Análise do PAFECF: a) Número do Laudo; b) Identificação da empresa desenvolvedora; b1) CNPJ;

46 43 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial b2) Razão Social; b3) Endereço; b4) Telefone; b5) Contato; c) Identificação do PAF-ECF: c1) Nome comercial; c2) Versão; c3) Principal arquivo executável; c4) Código de autenticação do principal arquivo executável (MD-5); c5) Outros arquivos utilizados e respectivos códigos MD-5. d) Relação contendo número de fabricação dos ECF autorizados para funcionar com este PAF-ECF, cadastrados no arquivo auxiliar. Opções exclusivas para Restaurantes, Bares e Similares; Mesas Abertas. Disponibiliza a impressão de todas as contas, individuais ou coletivas, de todos os consumos cujos Cupons Fiscais ainda não foram impressos até o momento da emissão do Relatório Gerencial, informando a data e horário de abertura de cada mesa. Transf.Mesas. Disponibiliza relatório de TRANSFERÊNCIAS ENTRE MESAS, no qual constam as mesas de origem, as mesas de destino ainda abertas e os respectivos produtos transferidos com quantidade e preço unitário, registrados até o momento da emissão do Relatório Gerencial; 3.3 Menu: Consultas Fig1: Menu "Consultas". Vendas (Cupons): Consulta, por seleção de periodo, vendedor, cliente, cupom, das vendas efetuadas.

47 Menu Inicial - VisualPAF 44 DAV - Orçamento: Consulta, por seleção de periodo, vendedor, cliente, cupom, dos DAV s efetuados. Estoque Produto/Loja: Consulta do estoque, mostrando as quantidades disponíveis nas lojas, assim como os dados do produto. Estoque Produto/Cor: Consulta do estoque, mostrando as quantidades disponíveis por cor (caso a empresa trabalhe com cores), assim como os dados do produto Vendas (Cupons) Neste fomulário são efetuadas as consultas de todas as vendas feitas no ECF, podendo ser selecionadas por periodo, cliente, vendedor, loja e cupom. O formulário abaixo, ainda conta com o recurso de "arrastar e soltar" as colunas, para visualizar diversos agrupamentos. Clicando na coluna, as informações são classificadas em ordem ascendente ou descendente. Clicando no sinal de "+", são visualizadas as informações dos itens vendidos no cupom, assim como as informações das formas de pagamento. Clicando no sinal de "-", essas informações são recolhidas. Ainda podem ser visualizadas informação tais como: Resumo Data/Loja. Aproveitamente de Vendas. Registros do Sintegra (ECF).

48 45 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig1: Consulta de Vendas (Cupons) DAV - Orçamento Neste fomulário são efetuadas as consultas de os DAV Emitidos, podendo ser selecionadas por periodo, cliente, vendedor e situação do orçamento. A Regulamentação do PAF-ECF determina que os registros de DAV sejam armazenados durante um periodo de 10 anos. O formulário abaixo, ainda conta com o recurso de visualizar os Itens (Guia "Itens"), de cada DAV (Orçamento), assim como informações dos eventos cadastrados (Guia "Eventos").

49 Menu Inicial - VisualPAF 46 Fig1: Consulta de Orçamento de Vendas - DAV Estoque Produto/Loja Fig1: Consulta de Estoque Produto/Loja. Nesta consulta, é possivel visualizar o estoque disponível em cada loja, assim como o preço do produto. Caso esteja parametrizado para utilização de mais de um preço, será apresentada uma caixa de dialogo para selecionar o preço a consultar, como mostra a fig.2.

50 47 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig2: Consulta de Estoque Produto/Loja com seleção de preço Estoque Produto/Cor Quando o VisualControl estiver configurado para trabalhar com "tamanho e cor", será possivel consultar o estoque, conforme figura abaixo: Fig.1.Consulta de estoque por Produto/Cor com seleção de preços.

51 Menu Inicial - VisualPAF Menu: Operações Diversas Caixa diário: Permite visualizar os totais vendidos por forma de pagamento, assim como as vendas por cupom, vendedores, receitas/despesas, etc. Fechamento de caixa: Efetua o encerramento do dia, possibilidando imprimir em relatorio gerencial no ECF, as saidas de caixa (sangria), permitindo gravar o saldo anterior para o dia seguinte. Liquidação de duplicatas: Permite receber as duplicatas por cliente, imprimindo em relatorio gerencial no ECF, o recibo da parcela baixada. Receitas/Despesas: Permite lançar as receitas e despesas operacionais da loja, imprimindo um recibo em relatorio gerencial no ECF. Operações Fiscais (ECF/TEF): São realizadas todas as operações que interagem com a ECF. Comunicação de dados: Permite interligar o filial à matriz, atraves de comunicação interna de dados via internet.

52 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Caixa Diário Caixa diário: Permite visualizar os totais vendidos por forma de pagamento, assim como as vendas por cupom, vendedores, receitas/despesas, etc. Importante: As informações presentes no caixa diario, PODEM ser impressas na impressora fiscal como RELATORIO GERENCIAL Fechamento de Caixa (Sangria) É no fechamento de caixa, que são efetuadas as RETIRADAS de caixa para "sobra" do dia/ turno seguinte. Após o fechamento da Sangria, é impresso um relatorio gerencial na ECF contendo todas as formas de pagamento retiradas, para conferencia. Importante: Não é possivel realizar nenhuma operação fiscal após o fechamento de caixa.

53 Menu Inicial - VisualPAF Liquidação de Duplicatas 50

54 51 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial A Liquidação de duplicatas permite efetuar o recebimento das parcelas do cliente lançadas no contas a receber. Após efetuar o recebimento, é impresso na ECF um relatório gerencial contendo os dados baixados, para conferencia do cliente Receitas/Despesas Sempre que houver necessidade de RETIRAR ou ACRESCENTAR dinheiro (ou qualquer outra forma de pagamento) ao caixa diário, esse lançamento poderá ser efetuado aqui. Logo após salvar o registro de "receita/despesa", será impresso um comprovante em relatorio gerencial na ECF para registro.

55 Menu Inicial - VisualPAF Operações Fiscais (ECF/TEF) Operações Fiscais (ECF/TEF): São realizadas todas as operações que interagem com a ECF. Abertura do dia: Assim como a leitura X, em algumas ECF s é necessário executar esse procedimento antes mesmo da Leitura X. Esta opção somente aparece para ECF s que necessitem deste comando para o funcionamento. Redução Z: Efetua o FECHAMENTO da ECF. Logo apos este comando, será gerado o arquivo de "Movimento por ECF" do dia, daquela ECF que foi fechada. Este arquivo é gerado e assinado eletronicamente. É importante ressaltar que após a emissão da redução Z, NÃO será possivel efetuar nenhuma outra operação fiscal naquele dia. Cancelamento do Último Cupom Fiscal: Esta rotina efetua o cancelamento na ECF e no banco de dados do sistema, do ULTIMO cupom fiscal emitido, retornando com os produtos vendidos no estoque.

56 53 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Programações diversas: Programa Redução Z: Permite configurar se a ECF emitirá a redução Z automaticamente caso se inicie o dia sem ter emitido a redução Z do dia anterior. Importante: É aconcelhavel deixar a emissão da redução Z de forma MANUAL, para que seja gerado o arquivo de "Movimento por ECF" do dia. Programa Aliquotas: São cadastrados os percentuais, tanto de ICMS quanto de ISS.

57 Menu Inicial - VisualPAF 54 Programa formas de pagamento: São cadastradas as formas de pagamento (meios de pagamento), que a empresa utiliza, respeitanto o limite máximo das ECF, que geralmente não ultrapassam 16 formas de pagamento.

58 55 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Programa horário de verão: É programado o horario de verão. Esta opção é importante, uma vez que a ECF não pode ter mais de 15 min de diferença entre o seu horário e o horario do computador.

59 Menu Inicial - VisualPAF 56 Suprimento/Sangria de Caixa: Diferente da opção "Receitas/Despesas", que controla o caixa diario financeiro do sistema, esta opção permite lanças ou retirar valores da ECF, sempre que for necessário alimentar essas informações. Gera arquivo sintegra MFD: Esta opção permite buscar as informações dos registros 60A, 60M e 60I, armazenadas na memória-fita-detalhe do ECF. Essas informações são armazendas no banco de dados do sistema para posterior geração do sintegra alimentando todos os registros obrigatorios (10, 11, 50, 54, 60, etc).

60 57 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Carrega chave privada: Para ECF s da marca daruma, esta opção permite carregar a chave privada para assinatura digital dos arquivos gerados pelo PAF-ECF. Retorna chave pública: Para ECF s da marca daruma, esta opção permite ler a chave pública para validação da assinatura digital dos arquivos gerados pelo PAF-ECF. Modo administrativo TEF: Esta opção, permite acessar o módulo ADM (administrativo) das operações de TEF (Transferência eletrônica de fundos).

61 Menu Inicial - VisualPAF 58

62 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Comunicação de dados Este módulo, permite efetuar a comunicação entre Matriz/Filial e Filial/Filial, enviando e recebendo arquivos através da internet.

63 Menu Inicial - VisualPAF Sobre São visualizadas as informações referente ao sistema instalado, tais como, versão, dados da empresa desenvolvedora, suporte tecnico, etc. 4 Glosário DAV - Documento Auxiliar de Venda. MFD - Memória Fita Detalhe para impressóras fiscais térmicas. PAF - Programa de Aplicativo Fiscal.

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

Apostila PDV Frente de Caixa

Apostila PDV Frente de Caixa Apostila PDV Frente de Caixa Sumário Sincronização dos dados...4 Menu PDV...4 Abrir PDV...4 PDV (Ctrl+V)...4 Processos de Vendas...5 Venda em Dinheiro...5 Venda em Cartão de Débito...6 Venda em Cartão

Leia mais

Manual do sistema Lojamix PDV

Manual do sistema Lojamix PDV Manual do sistema Lojamix PDV Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...3 LISTA DE Siglas...4 Primeiros passos...5 Acessando o ambiente de configuração...5 Acessando

Leia mais

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente de

Leia mais

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 1.0 Sumário Iniciando o Programa... 3 Tela do Programa... 5 Menu Operador... 6 Abrir/Fechar Sessão... 6 Relatório Sessão... 8 Abrir Gaveta... 8 Efetuar Suprimento...

Leia mais

Geração do Sintegra VisualControl

Geração do Sintegra VisualControl HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Geração do VisualControl I Geração do - VisualControl Tabela de Conteúdo Parte I 1 1 Registro 10... 3 2 Registro 11... 4 3 Registro 50... 4 4 Registro 54... 7

Leia mais

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente

Leia mais

Sistema Gerencial de Farmácias Podium (Java - Fiocruz) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20)

Sistema Gerencial de Farmácias Podium (Java - Fiocruz) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20) Consulta de Produtos Foi criado novo campo na Consulta de Produtos na tab page II com o nome IPPT (Indicador de Produção

Leia mais

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Senha para Cancelamento de Itens no Check-Out: É a senha obrigatória quando o Check-Out comandar um cancelamento de item (Botão F9). Pedido Automático Balcão

Leia mais

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo.

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo. Copyright All Design Ltda. - ME. Todos os direitos reservados MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDVMIL MARCAS E MODELOS DE EQUIPAMENTOS ECF COMPATÍVEIS COM O SOFTWARE: BEMATECH: MP-2000, MP-2100,

Leia mais

Manual PAF-ECF SUPERANDO DESAFIOS. Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012

Manual PAF-ECF SUPERANDO DESAFIOS. Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012 SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal

MANUAL DE USUÁRIO. LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal MANUAL DE USUÁRIO LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 Versão 1.3-2015. Todos os direitos

Leia mais

PAF ECF e o Autosystem

PAF ECF e o Autosystem PAF ECF e o Autosystem Considerações sobre o Paf ECF e o Autosystem PAF-ECF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o ECF-IF. Até recentemente cada estado definia como o Aplicativo Fiscal

Leia mais

Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço

Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço Avanço Informática Ltda. 05/06/2013 Manual v 1.0 PAF-ECF AVANÇO INFORMÁTICA 2 Sumário PAF-ECF Avanço (Frente Avanço)... 5 O que é o PAF-ECF Avanço?... 5 Legislação

Leia mais

Saiba como adequar seu negócio às novas regras fiscais do varejo. Cartilha PAF-ECF Colibri 6.80

Saiba como adequar seu negócio às novas regras fiscais do varejo. Cartilha PAF-ECF Colibri 6.80 Saiba como adequar seu negócio às novas regras fiscais do varejo. Cartilha PAF-ECF Colibri 6.80 1 2011 - Esys Colibri Todos os direitos reservados. Nenhum conteúdo deste material - textos e ilustrações

Leia mais

Guia Informativo. Adequação da automação Softpharma

Guia Informativo. Adequação da automação Softpharma Guia Informativo Adequação da automação Softpharma SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. REGULAMENTAÇÃO... 5 2.1. Obrigatoriedade do uso do ECF... 5 3. ADEQUAÇÕES NO PROCESSO DE VENDA... 5 3.1. Cupom Fiscal...

Leia mais

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema Índice 1. Introdução... 2. Noções Gerais para o Uso do Sistema... 2.1. Para Acessar o Sistema... 2.2. Menu Suspenso... 2.2.1. Vendas... 2.2.2. Consulta/Cadastros... 2.2.3. Menu Fiscal... 2.2.4. Caixa...

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Introdução 1 1 Introdução 1.1 Bem Vindo ao Sistema Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Sistema desenvolvido nos mais altos padrões tecnológicos que tem por finalidade atender todas as exigências

Leia mais

Solução para Automação Comercial

Solução para Automação Comercial Solução para Automação Comercial Programa Aplicativo Fiscal Emissor Cupom Fiscal (PAF-ECF) Impressoras Fiscais Permite comunicação com diversos modelos de impressoras fiscais, tais como: Daruma, Bematech,

Leia mais

Manual SIGHA PAF-ECF. Introdução

Manual SIGHA PAF-ECF. Introdução Introdução As empresas usuárias de ECF (Emissor de Cupom Fiscal) estão sendo obrigadas ao uso do PAF (Programa Aplicativo Fiscal). O PAF-ECF é submetido a diversas regras definidas pelo ICMS 15/08 e ATO

Leia mais

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3 PDV PAF F u t u r a S i s t e m a s Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar Vendas Concluídas 23 Cancelamento de

Leia mais

Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/74

Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/74 Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/74 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF LEGENDA: PRETO DOCUMENTO ORIGINAL

Leia mais

Obrigatoriedade do ECF

Obrigatoriedade do ECF EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL ECF CONCEITO ECF é o equipamento de automação comercial com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes a operações

Leia mais

Manual do Usuário. Vixen PDV

Manual do Usuário. Vixen PDV 1 Manual do Usuário Vixen PDV 2 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. ENTRANDO NO SISTEMA 4 2.1 TELA LOGIN 4 2.2 CARGA DE TABELAS LOCAIS 4 3. MENU INICIAL 5 4. BARRA DE STATUS 6 5. ABRINDO O CAIXA 6 6. VENDA 7 6.1

Leia mais

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualGourmet - Manual Operacional

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualGourmet - Manual Operacional HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualGourmet - Manual Operacional Contents I Conteúdo 0 Part I Introdução 1 Part II Configurações 1 1 Adicionais de... Comanda 1 2 Configuração... do Touch

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário Guia Rápido do Usuário 1 Apresentação Auxiliar o cliente Mesa01 de forma rápida e eficaz é o objetivo deste Manual Através dele, você conseguirá esclarecer dúvidas do dia-a-dia na utilização do sistema

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Caixa Visão Geral Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões... 4 3.2 Incluir Ponto de Venda (PDV)... 5 3.3 Vincular Conta e Empresa...

Leia mais

1 Atualização... ERP 8.8.2

1 Atualização... ERP 8.8.2 DEAK SISTEMAS 2 MANUAL - Deak Frente de Caixa 8.8.2 Sumário I 1 - Introdução 4 II 2 - Instalação 4 1 Atualização... ERP 8.8.2 8 III 3 - Configurações 9 1 3.1... - Cadastros de Bancos 10 2 3.2... - Cadastro

Leia mais

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 CONFIGURAÇÕES DA GUIA GERAIS DO STOREMANAGER... 2 Seção Geral... 2 BOTÕES DE CONFIRMAÇÃO... 3 Seção Código de Barras... 4 Seção Abertura / Fechamento de Caixa...

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO SUPERVISOR WEB VERSÃO 1.0

MANUAL DE OPERAÇÃO SUPERVISOR WEB VERSÃO 1.0 MANUAL DE OPERAÇÃO SUPERVISOR WEB VERSÃO 1.0 [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a

Leia mais

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/100 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.4 junho/2010 Aplicável à

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Gestão de Lojas PAF-ECF e TEF

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Gestão de Lojas PAF-ECF e TEF Módulo Comercial Gestão de Lojas PAF-ECF e TEF Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Comercial Gestão de Lojas PAF-ECF + TEF. Todas informações aqui disponibilizadas foram

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd III. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd III. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION MANUAL DO SOFTWARE EPmfd III Rev. Nro. Notas Standard K Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION 1 Ver.: 3.2.0 Data: 03/01/2012 Pg.: 2/33 Índice Controle de Revisões... 3

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008

ATO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008 ATO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008 Publicado no DOU de 16.04.08. Ver Conv. ICMS 15/08, que dispõe sobre normas e procedimentos relativos à análise de PAF-ECF destinado a enviar comandos de funcionamento

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

MENSAGENS. L i n h a S w e d a T e r m i c a pág. 91

MENSAGENS. L i n h a S w e d a T e r m i c a pág. 91 MENSAGENS código Descrição 000 Não há mensagem ou indicação de erro 001 Não utilizado 002 Erro: Estando o documento já cancelado o aplicativo envia o comando de cancelamento! (comando: 08) 003 Erro: Estando

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOTA LEGAL. www.notalegal.df.gov.br

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOTA LEGAL. www.notalegal.df.gov.br GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOT@ FISCAL LEGAL www.notalegal.df.gov.br ESCLARECIMENTOS SOBRE O USO DO EMISSOR DE CUPOM FISCAL NO PROGRAMA

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Alterações PAF ER 02.01 Sumário 1 ALTERAÇÕES VERSÃO PAF ER 02.01... 3 1.1 Requisito V, itens 10 e 11... 3 1.2 Requisito VII (Menu Fiscal) - Itens 3, 4, 5, 6, 7 e 17 e Requisito

Leia mais

Manual de Orientação Sweda do PAF (Versão 01.06) Manual de Orientação Sweda do PAF Versão 01.06

Manual de Orientação Sweda do PAF (Versão 01.06) Manual de Orientação Sweda do PAF Versão 01.06 Manual de Orientação Sweda do PAF Versão 01.06 Funções Sweda para a implementação do PAF-ECF ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 01.06 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQ.

Leia mais

NOTA FISCAL PAULISTA PHOENIX

NOTA FISCAL PAULISTA PHOENIX NOTA FISCAL PAULISTA PHOENIX ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 INSTRUÇÕES INICIAIS... 3 CADASTROS... 4 CADASTRO DAS EMPRESAS... 4 CADASTRO DOS CLIENTES... 4 CADASTRO DE SOFTWARE HOUSE... 5 Histórico de Versão do

Leia mais

Infocompany Informática e Cia Ltda. xcompany. Manual do Usuário. Versão 1.00 (Maio/2011)

Infocompany Informática e Cia Ltda. xcompany. Manual do Usuário. Versão 1.00 (Maio/2011) Infocompany Informática e Cia Ltda xcompany Manual do Usuário Versão 1.00 (Maio/2011) Conteúdo deste Manual Acessando o xcompany... 2 Abertura do caixa do dia... 5 Lançando um suprimento ou sangria (retirada)

Leia mais

Softmatic Sistemas Integrados de Informática

Softmatic Sistemas Integrados de Informática Softmatic Sistemas Integrados de Informática Nota Fiscal Paulista Phoenix Rua Padre Estevão Pernet 215 Tatuapé Manual de Utilização ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 INSTRUÇÕES INICIAIS...3 CADASTROS...4 CADASTRO

Leia mais

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/121 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.7 setembro/2011 Aplicável

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO ORDEM DE SERVIÇO 16 GARANTIA 16 PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 ESTOQUE 17

ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO ORDEM DE SERVIÇO 16 GARANTIA 16 PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 ESTOQUE 17 1 ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 NOVO PRODUTO 07 NOVA VENDA VENDA IDENTIFICADA 07 NOVA ORDEM DE SERVIÇO 08 NOVO ORÇAMENTO 09 BALANÇO DIÁRIO DE

Leia mais

EMISSOR DE CUPOM FISCAL

EMISSOR DE CUPOM FISCAL Secretaria de Estado da Fazenda Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal 1/34 Governo do Estado de Minas Gerais ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR DE CUPOM

Leia mais

Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz

Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz Módulo Caixa Super Revisão: 2011.01 Data: 01/01/2011 SISTEMA ERP - ALBATROZ Manual do Usuário Sumário 1 MÓDULO CAIXA SUPER...3 1.1 Acesso ao módulo...3 1.2 Tela

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op...

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op... Sumário PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6 Teclado Alfanumérico... 6 Status... 6 Link... 6 Pdv... 6 Op... 7 Visor... 7 Opções... 7 OS PRINCIPAIS BOTÕES PRESENTES

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008

ATO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008 ATO COTEPE/ICMS N 6, DE DE ABRIL DE 008 Publicado no DOU de 6.0.08. Ver Conv. ICMS 5/08, que dispõe sobre normas e procedimentos relativos à análise de PAF-ECF destinado a enviar comandos de funcionamento

Leia mais

REQUISITOS GERAIS REQ. ITEM DESCRIÇÃO I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação

REQUISITOS GERAIS REQ. ITEM DESCRIÇÃO I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação REQUISITOS GERAIS I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública, conforme

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Movimentações... 4 Movimentações de Caixa... 4 Entradas... 6 Recebimento em Dinheiro... 8 Recebimento em Cheque... 8 Troco... 15 Saídas... 17 Movimentações de Banco... 22

Leia mais

SALC versão 1.41 6/novembro/2012 MANUAL DO USUÁRIO

SALC versão 1.41 6/novembro/2012 MANUAL DO USUÁRIO SALC versão 1.41 6/novembro/2012 MANUAL DO USUÁRIO EM BRANCO 2 Homologado e Registrado no CONFAZ sob o número POL4372012 e de acordo com o ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVAO FISCAL EMISSOR

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Manual do Usuário. Frente de Caixa Store V.5.0.0. ACSN Desenvolvimento de Software do Brasil Ltda. Av. Dom Pedro II, 1211 Salto SP www.acsn.com.

Manual do Usuário. Frente de Caixa Store V.5.0.0. ACSN Desenvolvimento de Software do Brasil Ltda. Av. Dom Pedro II, 1211 Salto SP www.acsn.com. Manual do Usuário Frente de Caixa Store V.5.0.0 ACSN Desenvolvimento de Software do Brasil Ltda. Av. Dom Pedro II, 1211 Salto SP www.acsn.com.br Conteúdo Módulo 1: Visão Geral... 5 INTRODUÇÃO... 5 PROCEDIMENTO

Leia mais

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF 1/Erro! Fonte de referência não encontrada. ANEXO ASSUNTO 10 - V ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.6 junho/2011 Aplicável à versão 01.08

Leia mais

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software NeXT ERP Manual do usuário Resumo das principais funcionalidades Dezembro/2009 NeXT Software Página 1 de 33 Índice Iniciando NeXT ERP...3 Tela inicial...3 Interface padrão do NeXT ERP...3 Interface - Cadastro

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF 1/Erro! Fonte de referência não encontrada. ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.5 abril/2011 Aplicável à versão 01.07 da ER-PAF-ECF (exceto

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL SS Tecnologia da Informação LTDA - ME Aplicação: ADAPTA Versão: 06.04.40 1 i100192011 LAUDO: i10 019 2011 1. EMPRESA DESENVOLVEDORA

Leia mais

Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1

Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1 Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Antonio Marcos Zampier Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Julho de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL2792012 FERREIRA & SOUZA INFORMATICA LTDA. APLICATIVO: FARM2000 Controle Administrativo

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL2792012 FERREIRA & SOUZA INFORMATICA LTDA. APLICATIVO: FARM2000 Controle Administrativo LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL2792012 FERREIRA & SOUZA INFORMATICA LTDA APLICATIVO: FARM2000 Controle Administrativo Versão: 12.5-1 - Nº DO LAUDO: POL2792012 1 - EMPRESA

Leia mais

Funções Sweda para implementação do PAF-ECF. Funções Sweda para a implementação do PAF-ECF

Funções Sweda para implementação do PAF-ECF. Funções Sweda para a implementação do PAF-ECF Funções Sweda para a implementação do PAF-ECF ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 01.04 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQ. ITEM DESCRIÇÃO FUNÇÕES SWEDA CONNECT C O PAF-ECF

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/atos/atos_cotepe/2009/ato%20cotepe%...

http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/atos/atos_cotepe/2009/ato%20cotepe%... Página de Publicado no DOU de 0..09 ATO COTEPE/ICMS Nº 6, DE 7 DE NOVEMBRO DE 009 Altera o Ato COTEPE ICMS 06/08, que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF

Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF Este manual foi criado para fornecer explicações rápidas e objetivas sobre a ativação, configuração e operação da infraestrutura de Emissão de Cupons Fiscais do

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Modelos e Marcas de Impressoras e. Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2

Modelos e Marcas de Impressoras e. Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2 Modelos e Marcas de Impressoras e Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2 Versão do sistema Questor Empresarial PDV 1.1.45 Versão do Manual 1.0 1- CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL3242012 VIENA SISTEMAS LTDA. APLICATIVO: PDV VERSALHES. Versão: 6.019.

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL3242012 VIENA SISTEMAS LTDA. APLICATIVO: PDV VERSALHES. Versão: 6.019. LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL3242012 VIENA SISTEMAS LTDA. APLICATIVO: PDV VERSALHES Versão: 6.019.000-1 - Nº DO LAUDO: POL3242012 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA REQUERENTE:

Leia mais

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Notas Fiscais Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 4 3.2.1 Aba Geral... 5 3.2.2 Opções... 6 3.3 Processador

Leia mais

COMO EFETUAR UMA VENDA.

COMO EFETUAR UMA VENDA. COMO EFETUAR UMA VENDA. Há duas formas de iniciar o processo para efetuar uma venda: 1. Menu ESTOQUE > SAÍDA MERC/SERVIÇOS ou 2. Clicar no ícone: A seguinte tela será apresentada: Obs.: Por via de regra

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

+ - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO. Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE

+ - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO. Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE + - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE De acordo com a Resol. 720/2014 Índice Capítulo I LM Gerenciador PDV NFC-E 1 - Executando o LM Gerenciador PDV NFC-E 2 Cadastros Capítulo

Leia mais

ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU?

ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU? Sindicato das Empresas de Informática Estado do Rio de Janeiro ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU? Cristina S. Rodrigues Diretora (21) 2222-0223 - cristina@dellinetecnologia.com.br 01. OBJETIVO Controle

Leia mais

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 O Mobility Gestão é um software de retaguarda para o segmento de Varejo, visando o controle total do estoque e movimentações de venda. Desenvolvido para trabalhar

Leia mais

PEDIDO Manual BÁSICO

PEDIDO Manual BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br PEDIDO Manual BÁSICO Pagina 2 de 10 ÍNDICE Condição Pagamento... 3 Como Acessar... 3 Como Cadastrar...

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS O objetivo deste tutorial é apresentar os procedimentos necessários

Leia mais

SWEDA GUIA DE ADAPTAÇÃO À IMPRESSORA FISCAL MFD SWEDA (COMANDOS ESC-PONTO) IF ST100 IF ST1000 21/10/2004

SWEDA GUIA DE ADAPTAÇÃO À IMPRESSORA FISCAL MFD SWEDA (COMANDOS ESC-PONTO) IF ST100 IF ST1000 21/10/2004 SWEDA GUIA DE ADAPTAÇÃO À IMPRESSORA FISCAL MFD SWEDA (COMANDOS ESC-PONTO) IF ST100 IF ST1000 21/10/2004 1. INTRODUÇÃO...2 2. COMANDOS ALTERADOS... 2 2.1. PROGRAMAR TABELA DE TAXAS (.33)... 2 2.2.

Leia mais

CARTILHA DO ECF Janeiro de 2010

CARTILHA DO ECF Janeiro de 2010 CARTILHA DO ECF Janeiro de 2010 Índice Introdução... 1 O que é o ECF?... 1 Quem está obrigado a utilizar o ECF?... 1 Quais vantagens da utilização de um ECF?... 1 A Memória de Fita-Detalhe... 2 A Memória

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL. SS Tecnologia da Informação LTDA - ME APLICATIVO: ADAPTA Versão: 06.

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL. SS Tecnologia da Informação LTDA - ME APLICATIVO: ADAPTA Versão: 06. LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL SS Tecnologia da Informação LTDA - ME APLICATIVO: ADAPTA Versão: 06.04 i100072010 LAUDO: i10 007 2010 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA

Leia mais

PAF-ECF utilizando os comandos ESC e STX ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 01.04 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS

PAF-ECF utilizando os comandos ESC e STX ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 01.04 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS PAF-ECF utilizando os comandos ESC e STX ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 01.04 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQ. ITEM DESCRIÇÃO Protocolo ESC Protocolo STX O PAF-ECF

Leia mais

Alterações pvecf (PAF-ECF) release 6.0.39a

Alterações pvecf (PAF-ECF) release 6.0.39a Alterações pvecf (PAF-ECF) release 6.0.39a 24/06/2009 EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS Alterações pvecf (PAF-ECF) release 6.0.39a Revisão: 01 (24/06/2009) BELO HORIZONTE

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento do Imposto sobre

Leia mais

PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal

PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal PAF-ECF O que é? O PAF (Programa Aplicativo Fiscal) é um software, que, instalado em um computador e conectado ao ECF (Emissor de Cupom Fiscal), tem a funcionalidade

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

Procedimentos do Sistema de ECF

Procedimentos do Sistema de ECF EMISSOR DE CUPOM FISCAL ECF Procedimentos do Sistema de ECF Palestrante: André Carneiro da Silva 1 EMISSOR DE CUPOM FISCAL ECF Sistema de ECF Arquivos MFD PAF-ECF 2 Sistema de ECF Usuários do Sistema de

Leia mais

MILLENNIUM BM Módulo 05. Índice. Sobre o Módulo 05... 4. 1. CADASTRO - Financeiro... 5. 1.1. Alíquotas... 5 1.2. CFOP... 7. 1.3. Frete...

MILLENNIUM BM Módulo 05. Índice. Sobre o Módulo 05... 4. 1. CADASTRO - Financeiro... 5. 1.1. Alíquotas... 5 1.2. CFOP... 7. 1.3. Frete... Índice Sobre o... 4 DEPTO. DE FATURAMENTO INDUSTRIAL...... 5 1. CADASTRO - Financeiro... 5 1.1. Alíquotas... 5 1.2. CFOP... 7 1.3. Frete... 9 2. MOVIMENTAÇÕES - Movimentações... 10 2.1. BARRA DE ACESSO

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Entrada de Produtos. Supermercados

Entrada de Produtos. Supermercados Entrada de Produtos Supermercados 1 Objetivo: Cadastrar a entrada dos produtos no sistema permite o controle do estoque e o controle financeiro. O objetivo do texto é explicar como cadastrar as notas fiscais

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Í n d i c e Julho, 2010 Introdução... 2 1. Acerto dos cadastros de Clientes e de Produtos... 4 1.1. Cadastros Básicos - Cadastro de Clientes... 4 1.2. Cadastros Básicos Cadastro

Leia mais

Mobility PDV e Lite One

Mobility PDV e Lite One Mobility PDV e Lite One Revisão : 08/06/2007 Índice Tópicos Página Composição da Solução... 3 Modelos de Utilização... 4 Login do Config... 7 Periféricos... 8 Teclas de Função...12 Finalizadoras... 15

Leia mais