Geração do Sintegra VisualControl

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geração do Sintegra VisualControl"

Transcrição

1 HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Geração do VisualControl

2 I Geração do - VisualControl Tabela de Conteúdo Parte I 1 1 Registro Registro Registro Registro Registro 60 (ECF)... 8 Registro 60M... 9 Registro 60A Registro 60I Buscando dados... da ECF 12 ECF Térmica ECF Matricial Manutenção dos... registros Manutenção do... Registro 60M 18 Manutenção do... Registro 60A 19 Manutenção do... Registro 60I 19 6 Registro e 61R 20 Manutenção do Registro Manutenção do Registro... 61R 22 7 Registro Registro Registro Lançamento do Registro Conferência do Registro Registro Registro Gerando o arquivo Validando o... arquivo Tabela Modelos... Nota Fiscal Erros Comuns... de Validação 39 Indice 0

3 1 1 O é um arquivo texto que contém informações de toda a movimentação fiscal da empresa, que deverá ser enviado para a secretaria da fazenda do estado de origem, mensalmente, sempre no decorrer do mês subsequente ao mês informado, até o ultimo dia útil. A responsabilidade do envio do, é sempre do contribuinte. Os registros que fazem parte do são: Registro 10: Dados da Empresa. Registro 11: Complemento dos dados da empresa. Registro 50: Dados da Nota Fiscal e Totais. Registro 54: Itens da Nota Fiscal. Registro 60M: Dados totalizados por dia da Redução Z. Registro 60A: Dados analíticos por dia/tributação da Redução Z. Registro 60I: Itens vendidos na ECF. Registro 61: Totais das notas fiscais modelo 2 (NF manual). Registro 61R: Itens totalizados das notas fiscais modelo 2. Registro 70: Dados dos conhecimentos de transporte. Registro 71: Conhecimento de transporte emitido pela empresa. Registro 74: Inventário de estoque. Registro 75: Descriminação dos produtos relacionados acima. Registro 90: Totalizador do arquivo. A Figura abaixo ilustra como o arquivo é formado.

4 2 Geração do - VisualControl

5 1.1 3 Registro 10 O Registro 10 contem as seguintes informações da empresa contribuinte, a seguir: Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Municipio, Estado, Fax, Data Inicial do arquivo, Data Final do arquivo, Natureza da Operação, Finalidade do Arquivo Magnético, Identificação do Convênio. Os dados da empresa são cadastradas na tela de cadastro de lojas, conforme figura abaixo. As outras informações, são pertinentes ao arquivo gerado e devem ser informadas na hora da geração do arquivo. Nota: TODOS os dados do cadastro devem ser preenchidos para o correto envio do. Atenção especial para os itens "Substituto Tributário" e "Contribuinte do IPI". "Substituto Tributário" é para empresas que tem possuem o regime de substituição tributária e "Contribuinte do IPI" são para industrias cujos produtos destacam IPI. Geralmente para empresas de VAREJO, esses dois itens devem estar marcados como Não.

6 4 1.2 Geração do - VisualControl Registro 11 O Registro 11 contem dados complementares da empresa contribuinte, a seguir: Endereço, Número, Complemento, Bairro, CEP, Pessoa responsável, Telefone. Essas informações são alimentadas na mesma tela de cadastro de Loja (vide Registro ). Registro 50 O Registro 50 contem informações do cabeçalho e do rodapé da Nota Fiscal, ou seja, informações sobre o cliente/fornecedor, e sobre os valores dos totais da nota.

7 5 Os modelos de nota fiscal que devem ser informados nesse registro, são: 01, 04, 06, 21, 22 e 55, conforme tabela de modelos de nota fiscal 39. Os dados que constam no registro 50 são: CNPJ do Cliente/Fornecedor, Inscrição Estadual, Data (Emissão/Chegada), Modelo da NF, Série da NF, Número da NF, %ICMS da NF, Tipo do Emitente, Valor Total da NF, Valor da Base Cálculo do ICMS, Valor do ICMS, Valor de Isenta/Não Tributada, Valor de Outras, Aliquota, Situação da NF (Normal, Cancelada). Essas informações são geradas a partir do lançamento das respectivas notas fiscais, no menu, conforme figuras abaixo. Figura do Menu Fiscal

8 6 Geração do - VisualControl Figura do cabeçalho da nota fiscal. Figura do rodapé da nota fiscal.

9 1.4 7 Registro 54 O Registro 54 contem as informações dos itens das notas fiscais lançadas no registro 50 4, a seguir: CNPJ do Cliente/Fornecedor, Modelo da NF, Série da NF, Número da NF, CFOP (Natureza de Operação), CST (Código de situação tributária), Número do Item, Código do produto, Quantidade, Valor do Produto, Desconto no Item, Base de Cálculo de ICMS do Item, Base de Cálculo de ICMS de Subst.Tributária do Item, IPI, Alíquota de ICMS. Nota: O Envio desde registro se tornou obrigatório para todas as empresas a partir de Janeiro/2009. Essas informações são geradas a partir do lançamento dos itens das notas fiscais, conforme figuras abaixo.

10 8 Geração do - VisualControl Figura dos itens da nota fiscal. 1.5 Registro 60 (ECF) As informações das vendas no emissor de cupom fiscal (ECF), sao compostas pelos registros abaixo. Registro60M (Mestre) Registro60A (Analítico) Registro60I (Item) Registro60D (Diário) Registro60R (Resumo) Para efeito de prover informações para o, iremos focar exclusivamente nos registros 60M, 60A e 60I, uma vez que o VisualControl gera automaticamente os Registros 60D e 60R, atraves dos informações alimentadas no 60I.

11 1.5.1 Registro 60M O Registro 60M (Mestre) contem os dados totalizados da redução Z. Sao eles: Data da emissão, Número de Série da ECF, Número da ECF, Modelo do documento fiscal (sempre "2D" para ECF), Coo Inicial (Número de primeiro cupom emitido no dia, Coo Final (Número do último cupom emitido no dia), Contador de Reduções (este numero informa quantas reduções Z já foram emitidas pelo ECF), Reinicio de Operação, GT Final (Valor total acumulado no ECF desde o inicio do funcionamento). Importante: Somente deverá existir UM único registro 60M por dia. Nota: Sem este registro, o sintegra não é gerado. Consulta dos registros 60M. 9

12 Geração do - VisualControl Registro 60A O Registro 60A (Analítico) contem os dados totalizados por tributação da redução Z. Sao eles: Data da emissão, Número de Série da ECF, Situação Tributária (ver tabela abaixo dos valores válidos), Valor acumulado da Situação tributária. Situação Tributária Formato Válido no 60A. Substituição Tributária F Não tributado N Isento I 7% % % % 2500 ISS ISS Cancelamentos CANC Descontos DESC Tabela de tributações válidas.

13 11 Tabela de tributações válidas. Para cada registro 60M, podem existir varios 60A correspondentes, conforme mostrado na figura acima. A soma de todos os registros 60A de um dia, deve ser IGUAL ao valor da venda Bruta do 60M do mesmo dia. Nota: Este registro é obrigatorio quando se gera o registro 60M Registro 60I O Registro 60I contem as informações dos itens vendidos pelo ECF: São eles: Data da emissão, Número de Série da ECF, Modelo do documento fiscal (sempre "2D" para ECF), COO do Cupom (Número do cupom fiscal), Número do item, Código do produto, Quantidade,

14 12 Geração do - VisualControl Valor Unitário, Base de cálculo, Situação tributária, Valor do ICMS. Essas informações encontram-se disponíveis na memória fiscal da ECF (para ECF Térmica banco de dados do VisualControl (para ECF Matricial 13 ) Buscando dados da ECF ECF Térmica 12 ), ou no Sempre que estiver selecionada a ECF Térmica no VisualConfig, no menu da ECF irá aparecer a opção para buscar os dados dos registros 60A, 60M e 60I, conforme mostrados nas figuras abaixo. Menu para buscar dados da ECF Térmica.

15 13 Formulário que busca os dados da ECF Térmica. Por lei, as ECF's térmicas contém todos os dados que são obrigatórios nos registros 60M, 60A e 60I gravados na memória fiscal, dessa forma, o VisualControl busca esses dados diretamente da memória fiscal da ECF e armazena no seu banco de dados para posterior consulta e geração do arquivo completo ECF Matricial ECF Matricial Daruma. A ECF Daruma não possiu busca dos registros do. Os dados relativos aos Registros 60M e 60A são gravados sempre que for feita uma Redução Z.

16 14 Geração do - VisualControl Nota: Caso a ECF emita uma redução Z automaticamente, os dados dos registros 60M e 60A não serão gravados no banco de dados do VisualControl, tendo que serem lançados porteriormente na Manutenção dos Registros Devido à arquitetura da ECF matricial, os dados referentes aos itens vendidos, NÃO são armazenados na sua memória fiscal. Esta informação é gravada no banco de dados do VisualControl, à medida que forem sendo emitidos os cupons fiscais e posteriormente são utilizados para a geração do arquivo (60I). ECF Matricial Bematech. Sempre que estiver selecionada a ECF Matricial Bematech, no menu da ECF irá aparecer a opção para buscar os dados dos registros 60A e 60M, conforme mostrados nas figuras abaixo. Menu para buscar dados da ECF matricial Bematech.

17 15 Formulário que busca os dados da ECF Bematech. Devido à arquitetura da ECF matricial, os dados referentes aos itens vendidos, NÃO são armazenados na sua memória fiscal. Esta informação é gravada no banco de dados do VisualControl, à medida que forem sendo emitidos os cupons fiscais e posteriormente são utilizados para a geração do arquivo (60I). Outro problema encontrado nesse armazenamento são os dados relativos ao Coo Inicial e Coo Final, obrigatório no envio do registro 60M, devendo, portanto, ser digitados manualmente na manutenção do Registro 60M 18, ou, na tela de consulta de cupons (F7), o que facilita a digitação uma vez que as informações ja estão na tela, conforme mostrado na figura abaixo. Essas informações somente estão disponíveis nas reduções Z impressas. Para auxiliar essa digitação, esses dados podem ser lançados diretamente na tela da consulta de cupons (F7), conforme mostrado abaixo.

18 16 Geração do - VisualControl Registro 60I (MFD) para ECF's Matriciais. Conforme visto, as ECF's matriciais não armazenam os dados na sua memória fiscal, sendo assim, o VisualControl "envia" os dados das vendas efetuadas para o registro 60 I (MFD). A forma como isso é feito, esta no formulário de consulta de cupons (F7), como mostra a figura abaixo.

19 17 Após a busca dos dados do 60I (MFD), deve-se verificar se existem diferenças entre a SOMA dos itens vendidos no dia, e a "Venda Bruta" informada no 60M, como mostra a figura abaixo: Para corregir essas diferenças, torna-se necessário buscar inconsistências em algum registro 60I,

20 18 Geração do - VisualControl onde será necessário modifica-lo ou excluí-lo, consultando os cupons fiscais impressos. Para alteração, inclusão ou exclusão de qualquer registro 60I (MFD), deve-se acessar a Manutenção de Registros 60I Manutenção dos registros 60 Após os dados terem sido lançados ou trazidos da ECF, e caso necessitem de algum tipo de manutenção, basta acessar o menu como mostra a figura abaixo. Menu para manutenção dos registros Manutenção do Registro 60M Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 60M podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 60M encontram-se disponiveis no formulário abaixo.

21 19 Formulario de manutenção do registro 60M Manutenção do Registro 60A Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 60A podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 60A encontram-se disponiveis no formulário abaixo. Formulario de manutenção do registro 60A Manutenção do Registro 60I Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 60I podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 60I encontram-se disponiveis no formulário abaixo.

22 20 Geração do - VisualControl Formulario de manutenção do registro 60I. 1.6 Registro 61 e 61R Os Registros 61 e 61R devem ser digitados sempre que a ECF apresentar defeito, e forem emitidas notas fiscais modelo 2 (venda direta ao consumidor), ou a empresa não tiver obrigatoriedade do uso do ECF. Para entrar no formulário de lançamento desses registros, acesse o menu como mostrado na figura abaixo.

23 Manutenção do Registro 61 Contem informações dos totais das Notas Fiscais Modelo 2 (Nota fiscal de venda ao consumidor). Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 61 podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 61 encontram-se disponiveis no formulário abaixo, onde: Número Inicial: Número da primeira nota fiscal feita no dia. Número Final: Número da ultima nota fiscal feita no dia. Valor Total: Soma dos totais de todas as notas fiscais do dia. Base de ICMS: Base de cálculo do ICMS. Geralmente é o mesmo valor do campo "Valor Total". Valor do ICMS: Percentual em cima da base de calculo (Deverá ser calculo levando em conta o percentual vigente no estado). Outras: Valor total de outras. Isentas/Não Tributadas: Valor total de isentas ou não tributadas.

24 22 Geração do - VisualControl Formulario de manutenção do registro Manutenção do Registro 61R Contem informações dos produtos emitidos nas Notas Fiscais Modelo 2 (Nota fiscal de venda ao consumidor), agrupadas mensalmente. Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 61R podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 61R encontram-se disponiveis no formulário abaixo, onde: Mês: Mês do lançamento. Ano: Ano do lançamento. Produto: Item vendido. Quantidade: Somantoria de todas as quantidades do item no mês. Valor Bruto: Somantoria de todos os totais do item no mês. Base de Cálculo de ICMS: Somantoria de todas as bases de cálculo do item no mês. Alíquota: Percentual da alíquota do produto vigente no estado.

25 23 Formulario de manutenção do registro 61R. 1.7 Registro 70 O Registro 70 contem informação dos conhecimento de transporte que o contribuinte recebe. Os modelos de nota fiscal que devem ser informados nesse registro, são: 07, 08, 09, 10, 11 e 26, conforme tabela de modelos de nota fiscal 39. Os dados que constam no registro 70 são: CNPJ da transportadora, Inscrição Estadual, Data de Emissão, Estado, Modelo do CF, Série da CF, Subsérie, Número do CF, CFOP, Valor Total da CF, Valor da Base Cálculo do ICMS, Valor do ICMS, Valor de Isenta/Não Tributada, Valor de Outras, Modalidade de frete (Cif, Fob), Situação do CF (Normal, Cancelada).

26 24 Geração do - VisualControl A figura abaixo ilustra o formulario de nota fiscal onde são lancados os conhecimentos de transporte. Nota fiscal para lançamento do conhecimento de transporte. Nota: É importante acrescentar que será necessário cadastrar um item, no cadastro de produtos, como mostra a figura abaixo:

27 Cadastro de Produtos: Cadastrando serviço de transporte. 25

28 26 Geração do - VisualControl Nota fiscal para lançamento do item do conhecimento de transporte. 1.8 Registro 71 O Registro 71 contem informação dos conhecimento de transporte que o contribuinte emite. Observação: Este registro somente deve ser preenchido por empresas que prestam serviços de TRANSPORTE DE CARGAS. Os modelos de nota fiscal que devem ser informados nesse registro, são: 08, 09, 10, 11 e 26, conforme tabela de modelos de nota fiscal 39. Os dados que constam no registro 71 são: CNPJ da transportadora, Inscrição Estadual, Data de Emissão, Estado, Modelo do CF, Série da CF, Subsérie, Número do CF, Estado da Carga,

29 27 CNPJ da NF da Carga, Inscr.Estadual da NF da Carga, Modelo da NF da Carga, Serie da NF da Carga, Numero da NF da Carga, Valor Total da NF da Carga. A figura abaixo ilustra o formulario de nota fiscal onde são lancados os conhecimentos de transporte. Menu de acesso ao formulário de Conhecimento de Transporte.

30 28 Geração do - VisualControl Formulário do Conhecimento de Transporte. 1.9 Registro74 Torna-se obrigatório o envio do Registro 74 (Registro de inventário contábil) no final de cada ano fiscal. Para empresas distribuidoras, o envio deverá ser feito mensalmente. Para que seja gerado pelo VisualControl o registro 74, é necessário efetuar os seguintes procedimentos a seguir: Lançamento do Registro Conferência do Registro 74 30

31 Lançamento do Registro 74 Como o estoque é algo "momentaneo" ou seja, varia a cada movimentação de entrada o saida, o "Inventário/Contagem", tem por objetivo, armazenar o estoque da data desejada, bastando, para isso, seguir o procedimento abaixo: 1. Entrar no formulário de inventário/contagem (Acessando o menu da Figura abaixo). 2. Incluir um novo registro (F2). 3. Colocar a data do ULTIMO DIA DO MÊS do mês a ser enviado o sintegra. Por exemplo, se desejamos enviar o sintegra do mês de Dezembro/2008, o registro do inventário deverá conter a data do último dia do mês, no caso, 31/12/ Selecionar "Tipo de contagem" = TOTAL, como mostra na figura Para auxiliar na busca do estoque desse dia, clicar no botao "Lança estoque como inventário", que aparecerá a mensagem mostrada abaixo (figura 1). 6. Confirmar a gravação do estoque como inventário/contagem. 7. Apos efetuado esse procedimento, basta salvar o registro, que assim que for gerado o arquivo, o Registro 74 deverá conter as informações aqui contidas.

32 30 Geração do - VisualControl Figura Conferência do Registro Entrar na guia "Diferenças/Atualização". 2. Clicar no botão "1) Processa Contagem". 3. Apos processar a contagem, clicar no botão "2) Imprime Contagem", como mostrado na Figura Selecione "Sim" para a pergunta "Emite relatorio para Inventário Fiscal". 5. Será impresso o relatorio contendo as quantidade do inventário, o preço de custo unitário e o total de custo (Figura 3). Obs: Caso seja selecionado "Não" para a pergunta "Emite relatorio para Inventário Fiscal", o que será impresso é o relatorio normal com a quantidade contada, estoque e diferenças.

33 Figura 2. 31

34 32 Geração do - VisualControl Figura Registro 75 O Registro 75 contem uma relação de todos os itens que tem algum correspondente nos registros 54, 60I, 61R e 74. Os dados contido nesse registro são: Data inicial, Data Final, Código do Produto, NCM (Nomeclatura Comun do Mercosul), Descrição do Produto, Unidade, Aliquota de IPI, Aliquota de ICMS, Redução de Base de Cálculo, ICMS de Subst.Tributária. O VisualControl gera automáticamente esse registro sempre que for gerado o arquivo do 33.

35 Registro 90 O Registro 90 é um controle interno do, e informa a quantidade de registros que contem cada registro gerado. O VisualControl gera automáticamente esse registro sempre que for gerado o arquivo do Gerando o arquivo Para gerar o arquivo, deve-se acessar o menu "Modulo Fiscal", como mostrado na figura abaixo: Menu para acessar o formulario de geração do. Selecione como mostrado na figura abaixo, os seguintes dados: Período: Correspende ao periodo de geração dos dados que irá compor o arquivo. Loja: Informe a loja (Verifique que os dados estejam de acordo com o Registro 10 3 e Registro 11 4 ). Arquivo do que será gerado: Informe o diretório e o nome do arquivo do (É aconselhavel escolher um nome de facil visualização que permita identificar o conteudo do arquivo, por exemplo: _Loja_Shopping_Julho_2008.txt). Código de identificação da Natureza de Operação. Finalidade: Para arquivos gerados/enviados após o periodo normal de envio, deve-se selecionar "Retificação Total" para envio do..

36 Geração do - VisualControl Validando o arquivo Após gerar o arquivo pelo VisualControl, torna-se necessário validar o arquivo para posterior envio para a secretaria da fazenda. Importante: A Secretaria da Fazenda do Espirito Santo, tornou obrigatório o uso do Validador (2009) a partir do dia 01/02/2009 e recepção bloquada a partir de 01/02/2009 para midias (arquivos) gerados por validadores de versões anteriores. Maiores informações no site da Secretaria da Fazenda do Espirito Santo ( Validar. A figura abaixo, mostra a tela do Validador É necessário clicar no botão (...) para selecionar o arquivo e logo apos a seleção, clicar no botão Validar.

37 35 Resumo. A figura abaixo, mostra a guia "Resumo", onde podem ser visualizados os registros gerados e validados. A opção "Listar", mostra diferentes visões dos registros (Validação, Registros, CFOP e CFOP x Reg).

38 36 Geração do - VisualControl Críticas. A figura abaixo, mostra a guia "Críticas", onde podem ser visualizadas as inconsistencias, caso existam. A opção "Listar", mostra diferentes visões das críticas (Erros, Adventências e Tudo).

39 37 Utilitários. A figura abaixo, mostra a guia "Utilitários", onde pode ser visto o arquivo gerado, assim como nagevar nas Notas Fiscais (Registros 50 e 54).

40 38 Geração do - VisualControl

41 1.14 Tabela Modelos Nota Fiscal 1.15 Erros Comuns de Validação 39 Iremos ver os principais erros que acontecem na validação do arquivo. 1. Erro no registro 50 (Dígito Inválido): Sempre que acontecer um erro no registro 50, os correspondentes 54 irão apresentar erros tambem. Corregindo o registro 50, automaticamente o registro 54 passa a ser validado (Desde que ele mesmo não contenha erros). Figura abaixo:

42 40 Geração do - VisualControl 2. Não encontrado registro 50 correspondente: Este erro ocorre, quando o registro 50 é inválido. No caso do exemplo abaixo, a Nota Fiscal foi lançada como Modelo 2, que não pertence ao registro 50. Dessa forma, não foi gerado o registro 50, ficando os registros 54 "orfãos".

43 3. Registro 60M sem 60A correspondente: Neste caso, não exista um registro 60A para o 60M correspondente, conforme figura abaixo: 41

44 42 Geração do - VisualControl 4. Receita bruta difere da soma dos analíticos : Caso o "Valor Bruto" do registro 60M esteja diferente da SOMA do 60A correspondente.

45 5. Registro tipo 60 duplicado: Existem dois registros 60M para um mesmo dia. 43

46 44 Geração do - VisualControl

Parâmetros. Instalação

Parâmetros. Instalação Gera Arquivo para a Receita (GeraArq 8) Este aplicativo permite gerar um arquivo para ser enviado à Receita Federal com os registros de nota/ cupons fiscais impressos pelos sistema. Instalação Para fazer

Leia mais

Como proceder diante de Críticas na Redução Z?

Como proceder diante de Críticas na Redução Z? Como proceder diante de Críticas na Redução Z? O fechamento da Redução Z é um procedimento diário e que deve ser feito depois do fechamento do Prestação de Contas. Quando há alguma divergência que impede

Leia mais

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010.

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010. GUIA PARA GERAÇÃO DO SINTEGRA VIA MÓDULO LBCGAS Versão 1.00 15 de Abril de 2010. 1 a ETAPA CADASTRANDO IMPRESSORAS FISCAIS (ECFs) Antes de iniciarmos o lançamento das reduções Z que farão a consolidação

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS

MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS O que é SPED? É um arquivo de texto que detalha todas as movimentações fiscais da empresa em um determinado período, listando todas as operações de compra (Notas de compra)

Leia mais

Manual Prático do MerchSintegra

Manual Prático do MerchSintegra Manual Prático do MerchSintegra Bento Gonçalves Setembro de 2010 Índice 1. Introdução... 3 2. O MerchSintegra... 4 2.1. Configurador... 4 2.2. Inconsistências... 16 2.2.1. Gerar Nota Entrada... 16 2.2.2.

Leia mais

AC FISCAL MANUAL SPED ICMS & IPI

AC FISCAL MANUAL SPED ICMS & IPI AC FISCAL MANUAL SPED ICMS & IPI Esse manual tem por objetivo mostrar os campos que necessariamente devem estar preenchidos no AC Fiscal e os principais erros por conta da falta nas informações. A seguir,

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010 As instruções que se seguem referem-se a geração do arquivo SINTEGRA para a Radio Extra. É importante esta informação pois as exigibilidades do SINTEGRA variam de acordo com tributação estadual incidente

Leia mais

VisualControl PAF-ECF Tecnologia em. Automação Comercial

VisualControl PAF-ECF Tecnologia em. Automação Comercial HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualControl PAF-ECF Tecnologia em Automação Comercial I VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Tabela de Conteúdo Parte I Introdução 1 Parte

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É?

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É? ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É? A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse

Leia mais

SINTEGRA Convênio ICMS 57/95

SINTEGRA Convênio ICMS 57/95 Soluções em Gerenciamento e Produtividade SINTEGRA Convênio ICMS 57/95 Ficam obrigados às disposições deste Convênio os seguintes contribuintes: Todas as empresas que emitirem documento fiscal e/ou escriturar

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Í n d i c e Julho, 2010 Introdução... 2 1. Acerto dos cadastros de Clientes e de Produtos... 4 1.1. Cadastros Básicos - Cadastro de Clientes... 4 1.2. Cadastros Básicos Cadastro

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOTA LEGAL. www.notalegal.df.gov.br

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOTA LEGAL. www.notalegal.df.gov.br GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOT@ FISCAL LEGAL www.notalegal.df.gov.br ESCLARECIMENTOS SOBRE O USO DO EMISSOR DE CUPOM FISCAL NO PROGRAMA

Leia mais

Manual Operacional Versão 2.2

Manual Operacional Versão 2.2 1 Manual Operacional Versão 2.2 2 SUMÁRIO 1) Assistente de configuração 4 2) Módulo Geral 9 2.1) Administradora 9 2.2) Empresa 9 2.3) Grupo de Empresa 12 2.4) Responsável 13 2.5) CEP 13 2.6) Configurações

Leia mais

Na primeira vez de usar:

Na primeira vez de usar: MANUAL DE USUÁRIO EV2014 Na primeira vez de usar: Veja a figura de estrutura de programa: CLIENTES DESTINATARIO PRODUTOS 2. PEDIDOS CÓDIGO DE TRIBUTOS 1.CADASTRO DE BANCO DE DADOS 3. NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Leia mais

NOTA FISCAL PAULISTA PHOENIX

NOTA FISCAL PAULISTA PHOENIX NOTA FISCAL PAULISTA PHOENIX ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 INSTRUÇÕES INICIAIS... 3 CADASTROS... 4 CADASTRO DAS EMPRESAS... 4 CADASTRO DOS CLIENTES... 4 CADASTRO DE SOFTWARE HOUSE... 5 Histórico de Versão do

Leia mais

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295 SPED FISCAL O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) FISCAL é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série do cliente.

Leia mais

Softmatic Sistemas Integrados de Informática

Softmatic Sistemas Integrados de Informática Softmatic Sistemas Integrados de Informática Nota Fiscal Paulista Phoenix Rua Padre Estevão Pernet 215 Tatuapé Manual de Utilização ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 INSTRUÇÕES INICIAIS...3 CADASTROS...4 CADASTRO

Leia mais

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Sumário Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido 1. Cadastro de Empresas... 2 2. Cadastro de Participantes...

Leia mais

NFe e NFCe Como emitir nota fiscal pelo Lince? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO LINCE?

NFe e NFCe Como emitir nota fiscal pelo Lince? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO LINCE? Como emitir nota fiscal pelo Lince? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO LINCE? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem como intuito emitir e armazenar eletronicamente, para fins fiscais,

Leia mais

Respostas às dúvidas mais frequentes a respeito do SINTEGRA

Respostas às dúvidas mais frequentes a respeito do SINTEGRA Respostas às dúvidas mais frequentes a respeito do SINTEGRA Quando vou transmitir o arquivo o sistema me pede nome de usuário e senha. O que fazer? Você esta tentando transmitir o arquivo no formato TXT.

Leia mais

Manual do Módulo. MerchNotas

Manual do Módulo. MerchNotas Manual do Módulo MerchNotas Bento Gonçalves (RS), Agosto de 2010 Índice 1. Introdução... 4 2. Menu Entrada de Notas... 5 2.1. Entrada de Notas (F11)... 5 2.2. Entrada de Notas NFe (F12)... 8 2.3. Apuração

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Notas Fiscais Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 4 3.2.1 Aba Geral... 5 3.2.2 Opções... 6 3.3 Processador

Leia mais

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário NF-e Manual do Usuário ÍNDICE CADASTROS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE NFE... 3 CADASTRO DE PRODUTOS... 3 CFOP... 5 PERFIL TRIBUTÁRIO... 7 CADASTRO DE CLIENTES... 9 CADASTRO DE FORNECEDOR... 10 CADASTRO DE

Leia mais

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda 2 Tabela de Conteúdo Nota Fiscal Eletrônica 3 1 Tela de... Acesso 4 Digitalizando o Pedido 4 1 Preenchendo... o Item 6 2 Recebimento... A Vista 7 3 Recebimento... A Prazo 7 Gerando Proposta Comercial Emissão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO NOTA FISCAL AVULSA ORIENTAÇÕES PARA EMISSÃO PELA WEB

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO NOTA FISCAL AVULSA ORIENTAÇÕES PARA EMISSÃO PELA WEB PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO NOTA FISCAL AVULSA ORIENTAÇÕES PARA EMISSÃO PELA WEB Página 2 de 11 INFORMAÇÕES GERAIS O Sistema de emissão de Nota Fiscal Avulsa - NFA

Leia mais

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Senha para Cancelamento de Itens no Check-Out: É a senha obrigatória quando o Check-Out comandar um cancelamento de item (Botão F9). Pedido Automático Balcão

Leia mais

Módulo 14. CgaInformatica. NFe. NFe para o Sistema Retwin

Módulo 14. CgaInformatica. NFe. NFe para o Sistema Retwin Módulo 14 CgaInformatica NFe NFe para o Sistema Retwin 2 Sumário O que é... 3 Benefícios... 3 Requisitos para Instalação e Implantação... 3 Obrigação Backup... 4 Configuração Geral do Sistema... 5 Cadastro

Leia mais

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999)

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999) 1 2 1. Duplicação das informações de uma empresa para outra Juntamente com a instalação do sistema Office encaminhamos anexada a empresa modelo, que contem cadastros que podem ser utilizados nas empresas

Leia mais

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e INTRODUÇÃO: Este documento visa explicar, de forma detalhada e simplificada, a utilização do sistema de emissão de documentos fiscais (modelo

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP 1. Certificado Digital - Antes de mais nada você precisa possuir um certificado digital

Leia mais

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE CADASTROS 2 CADASTROS Tabela de Conteúdo Cadastro de Clientes 4 Cadastro de Produtos 5 1 Cadastro... de Produtos Básico 5 2 Cadastro... de Produtos Básico + Grade de Produtos 7 3 Cadastro... de Produtos

Leia mais

Sped Fiscal do Shop Control 8

Sped Fiscal do Shop Control 8 Sped Fiscal do Shop Control 8 O Sped Fiscal do Shop Control 8 gera o arquivo de Escrituração Fiscal Digital (EFD) que faz parte do projeto SPED. O layout deste arquivo encontra-se no site http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/atos/atos_cotepe/2008/ac009_08.htm

Leia mais

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica 1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica O programa LimerSoft SisVendas gera o XML da nota fiscal eletrônica de produtos, porém o envio e validação deve ser realizado com o sistema oficial da receita

Leia mais

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Esclarecimentos Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Afim de sanar as dúvidas mais frequentes e possíveis diferenças de valores ou informações no relatório de Apuração de ICMS do sistema

Leia mais

Conteúdo. 1.0 SPED Fiscal Regras Fiscais 2013... 3. 1.1 Perfil de apresentação do arquivo digital do SPED Fiscal... 3

Conteúdo. 1.0 SPED Fiscal Regras Fiscais 2013... 3. 1.1 Perfil de apresentação do arquivo digital do SPED Fiscal... 3 SPED Fiscal 2013 Conteúdo 1.0 SPED Fiscal Regras Fiscais 2013... 3 1.1 Perfil de apresentação do arquivo digital do SPED Fiscal... 3 2.0 Pré-requisitos para a elaboração do arquivo do SPED FISCAL... 3

Leia mais

MANUAL DO SPED FISCAL

MANUAL DO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA TOP FOR WINDOWS ESCRITA FISCAL - SKILL MANUAL DO SPED FISCAL VERSÃO 2.11 Equipe de Especialistas: Claudio Aparecido Medeiros Cristiano Besson Ederson Von Mühlen Diretor Responsável: João

Leia mais

MANUAL DO SPED FISCAL

MANUAL DO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA TOP FOR WINDOWS ESCRITA FISCAL - SKILL MANUAL DO SPED FISCAL VERSÃO 2.11 Equipe de Especialistas: Claudio Aparecido Medeiros Cristiano Besson Ederson Von Mühlen Diretor Responsável: João

Leia mais

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL 1 Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos

Leia mais

ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6

ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6 1 ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6 5. CADASTRO OPERAÇÕES FISCAIS (CFOP)...7 6. GERAR SINTEGRA...8 7. CONTROLE DE

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Digitação de Notas Fiscais de Saídas Interestaduais

Manual do Usuário. Sistema de Digitação de Notas Fiscais de Saídas Interestaduais Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema de Administração Tributária Manual do Usuário Sistema de Digitação de Notas Fiscais de Saídas Interestaduais 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO

Leia mais

Orientação para inclusão dos Anexos da DIEF (DIEF versão 2.1.2)

Orientação para inclusão dos Anexos da DIEF (DIEF versão 2.1.2) Orientação para inclusão dos Anexos da DIEF (DIEF versão 2.1.2) 1º Passo: Para as declarações com período de referência a partir de 07/2015, os contribuintes devem continuar fazendo a declaração normalmente

Leia mais

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda Manual do Usuário Sistema Notapará Programa Nota Fiscal Cidadã Objetivo: Estabelecer orientações aos usuários do sistema Notapará, tais como: usabilidade, funcionalidade e navegabilidade. Manual do Usuário

Leia mais

PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe.

PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe. PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe. Após clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NF-e, o sistema irá exibir uma série de

Leia mais

Entrada de Notas. Manual desenvolvido para Célula Materiais Equipe Avanço Informática

Entrada de Notas. Manual desenvolvido para Célula Materiais Equipe Avanço Informática Entrada de Notas Manual desenvolvido para Célula Materiais Equipe Avanço Informática 1 Índice Parametrização... 2 Criando os Diretórios... 2 Parametrização que influenciam a Entrada da Nota Fiscal... 3

Leia mais

SIntegra Abordagem Completa - Conceitos Gerais.

SIntegra Abordagem Completa - Conceitos Gerais. SIntegra Abordagem Completa - Conceitos Gerais. 1 por Victory Fernandes Creio que muitos de vocês leitores, assim como eu, venham sendo constantemente abordados por seus clientes a respeito da obrigatoriedade

Leia mais

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br PARÂMETROS DE LANÇAMENTOS PARAMETRIZAÅÇO PARA O MÉDULO LANÅAMENTOS NO SISTEMA ARQUIVO > LANÅAMENTOS > PARÑMETROS E CONFIGURAÅÖES PREENCHIMENTO DAS GUIAS: 1. GUIA IMPOSTOS: a) Contas relacionadas à apuração

Leia mais

ÍNDICE. ISS Online. Guia do Usuário ÍNDICE

ÍNDICE. ISS Online. Guia do Usuário ÍNDICE Guia do Usuário ÍNDICE ÍNDICE Setembro /2009 www.4rsistemas.com.br 15 3262 8444 IDENTIFICAÇÃO E SENHA... 3 Sou localizado no município... 4 Não sou localizado no município... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 Tela

Leia mais

PER/DCOMP, SINCO e SVA GUIA DE EXPORTAÇÃO E VALIDAÇÃO

PER/DCOMP, SINCO e SVA GUIA DE EXPORTAÇÃO E VALIDAÇÃO PER/DCOMP, SINCO e SVA GUIA DE EXPORTAÇÃO E VALIDAÇÃO O programa PER/DCOMP tem por finalidade permitir ao contribuinte o preenchimento, validação do conteúdo e gravação do Pedido de Restituição, Ressarcimento

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO PEDIDO DE USO DE ECF MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO PEDIDO DE USO DE ECF MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO PEDIDO DE USO DE ECF MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 Belém Agosto - 2013 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Identificação Acesso ao Sistema... 4 3. Painel

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e SELECIONE A EMPRESA EMISSORA DA NFE CLIQUE EM INICIAR TELA DE AVISOS FAÇA A LEITURA DOS AVISOS E CLIQUE EM FECHAR EMISSÃO DA NOTA FISCAL

Leia mais

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED No validador SPED poderão ocorrer erros e/ou advertências ao importar o arquivo. As advertências não impedem a transmissão do arquivo, no entanto é importante analisar e corrigir as informações. Os erros

Leia mais

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica Nota Fiscal Avulsa Eletrônica Manual do Usuário Belém PA 2012 1 Solicitar Nota Fiscal Avulsa Eletrônica...pag. 3 Acompanha Nota Fiscal Avulsa...pag. 7 Tipo de Consulta por Prestador do Serviço...pag. 7

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais. Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática

Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais. Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática 1 A Rotina de lançamento de Notas Fiscais de Serviço foi alterada, agora os

Leia mais

1. Controle de exercício

1. Controle de exercício 1 1. Controle de exercício Para realizar lançamentos e emitir relatório o módulo Contabil obriga a criação de exercícios, que na verdade representam os anos de atividade da empresa. Confira algumas dicas

Leia mais

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software NeXT ERP Manual do usuário Resumo das principais funcionalidades Dezembro/2009 NeXT Software Página 1 de 33 Índice Iniciando NeXT ERP...3 Tela inicial...3 Interface padrão do NeXT ERP...3 Interface - Cadastro

Leia mais

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Manual prático Pág. 2 - EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Pág. 8 - ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA Pág. 9 - VERIFICAR REGISTRO DE RPS Pág. 11 - TRANSMISSÃO

Leia mais

EMISSOR DE CUPOM FISCAL - Aspectos Relacionados à Emissão da Leitura X

EMISSOR DE CUPOM FISCAL - Aspectos Relacionados à Emissão da Leitura X EMISSOR DE CUPOM FISCAL - Aspectos Relacionados à Emissão da Leitura X Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 12.07.2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - LEITURA X 2.1 - Representação de Valores

Leia mais

GUIA RAPIDO PARA GERAR SINTEGRA

GUIA RAPIDO PARA GERAR SINTEGRA GUIA RAPIDO PARA GERAR SINTEGRA VERSAO 2.0 GUIA SINTEGRA - (33) 8819-4143 Pagina 1/14 GUIA RAPIDO PARA GERAR O SINTEGRA INDICE ANALÍTICO 1 - INTRODUÇÃO 2 PROCEDIMENTOS INICIAIS 2.1 Recebendo XML do Fornecedor

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP Página: 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações sobre as características do SPED

Leia mais

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância.

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. 1. Configuração Primeiramente para que os sistemas estejam aptos para a geração

Leia mais

Guia Informativo. Adequação da automação Softpharma

Guia Informativo. Adequação da automação Softpharma Guia Informativo Adequação da automação Softpharma SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. REGULAMENTAÇÃO... 5 2.1. Obrigatoriedade do uso do ECF... 5 3. ADEQUAÇÕES NO PROCESSO DE VENDA... 5 3.1. Cupom Fiscal...

Leia mais

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos...

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos... Índice 1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 4. 5. 5.1. 5.2. 5.3. APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 Primeiros Passos... 2 Minha Empresa... 3 Certificado

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes

Leia mais

Acesso a NFA-e para não contribuinte:

Acesso a NFA-e para não contribuinte: Acesso a NFA-e para não contribuinte: Através da pagina da Secretaria de Estado da Fazenda (www.sef.sc.gov.br) o contribuinte não credenciado no Sistema de Administração Tributária (S@T) poderá emitir

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL ÍNDICE Página 1. Orientações iniciais 3 2. Regularização de documentos perante a Receita 3 3. Verificando software e equipamento 4 3.1. Versão

Leia mais

APOSTILA PARA O CURSO WFISCAL

APOSTILA PARA O CURSO WFISCAL TREINAMENTO Visão Estar posicionada entre as maiores e melhores provedoras de solução de gestão empresarial do Brasil Missão Desenvolvimento e fornecimento de soluções e serviços através de softwares para

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa O que é o Fechamento de Caixa? O Fechamento de Caixa consiste, basicamente, em separar e conferir todos os recebimentos que há nos caixas. Essa tarefa

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

SFT. Sistema de Faturamento

SFT. Sistema de Faturamento SFT Sistema de Faturamento SISTEMA DE FATURAMENTO - STF O primeiro passo para utilização do Sistema de Faturamento STF, é configurar os Parâmetros do Sistema: Módulo Utilitários: Parâmetros Cadastrar a

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Nossos canais de suporte ao desenvolvedor estarão disponíveis para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir, após a sua leitura.

Nossos canais de suporte ao desenvolvedor estarão disponíveis para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir, após a sua leitura. STK (Start Kit DARUMA) Mapa da Leitura X Impressora Daruma Esse STK foi criado com o objetivo de reunir em um único lugar todas as informações referentes aos dados constantes em uma Leitura X, por isso,

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento do Imposto sobre

Leia mais

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS Certificação em SINTEGRA Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços Sumário Índice de Figuras... 5 Índice de Tabelas...

Leia mais

Manual. Transmitindo arquivo da Nota Fiscal Gaúcha. www.atualy.com.br

Manual. Transmitindo arquivo da Nota Fiscal Gaúcha. www.atualy.com.br Manual Transmitindo arquivo da Nota Fiscal Gaúcha www.atualy.com.br ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE A NOTA FISCAL GAÚCHA 1- O que é a Nota Fiscal Gaúcha? Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

Manual para envio de XML e relatório do SAT para o escritório contábil.

Manual para envio de XML e relatório do SAT para o escritório contábil. Manual para envio de XML e relatório do SAT para o escritório contábil. Todo início de mês as empresas que tem SAT instalado devem enviar as informações de vendas para os Escritórios Contábeis para apuração

Leia mais

AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA 2 Tabela de Conteúdo Compras 3 Lançando N.F Simples Nacional 3 1 Preenchendo... o cabeçalho 5 2 Preenchendo... o Produto 6 3 Lançamento... de Impostos 7 4 Confirmando... o Lançamento NF 8 Lançando N.F

Leia mais

Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e

Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e Sumário: 1. Orientações Gerais:... 3 1.1 Cadastros Básicos:... 3 1.2 Conhecimento de Transporte Eletrônico CTe:... 3 1.3 Tela inicial:... 4 2. CT-e (Conhecimento

Leia mais

Como utilizar os serviços do portal Agênci@net

Como utilizar os serviços do portal Agênci@net Como utilizar os serviços do portal Agênci@net Clique nos serviços que deseja obter informações: Serviços disponíveis na área pública Solicitação de Inscrição no Cadastro do Distrito Federal Impressão

Leia mais

SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL - SEF-PE

SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL - SEF-PE SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL - SEF-PE O arquivo digital do Sistema de Escrituração Fiscal (SEF) deve ser declarado pelos contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco CACEPE,

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO 2014 - VALID Certificadora Digital Controle de Versões Autor Descrição Versão Data Lays Almeida Versão Inicial 1.0 06.11.2014 2014 - VALID Certificadora Digital

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

Manual do sistema Lojamix PDV

Manual do sistema Lojamix PDV Manual do sistema Lojamix PDV Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...3 LISTA DE Siglas...4 Primeiros passos...5 Acessando o ambiente de configuração...5 Acessando

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais