CIÊNCIAS CONTABÉIS: NASCEU COM UM ÊRRO E CONTINUA ERRADA ATÉ HOJE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIÊNCIAS CONTABÉIS: NASCEU COM UM ÊRRO E CONTINUA ERRADA ATÉ HOJE."

Transcrição

1 1 CIÊNCIAS CONTABÉIS: NASCEU COM UM ÊRRO E CONTINUA ERRADA ATÉ HOJE. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 23/08/2016. PARTE I Em 1494, portanto há 522 anos, o frei Lucca Pacciolo escreveu um livro sobre Geometria e Aritmética e nele apresentou, pela primeira vez, a Teoria da Partida Dobrada: Todo débito corresponde a um crédito de igual valor. De acordo com esta teoria o valor de cada operação registrável, na contabilidade das empresas, deveria ser registrado duas vezes (daí partida dobrada), uma dizendo onde o recurso foi aplicado e a outra a origem do recurso. Por exemplo: abertura de uma empresa com dinheiro deveria ser contabilizada da seguinte maneira: Débito de Caixa Crédito de Capital Ou simplesmente: D Caixa C Capital

2 2 Ou seja, o dinheiro foi aplicado no Caixa da empresa e a sua origem foi relativa ao seu Capital inicial. Após esta teoria a contabilidade passou a ser considerada como uma ciência Ciências Contábeis - e, com ela, as empresas começaram a surgir velozmente e o desenvolvimento econômico começou a acelerar de forma notável. Sem a contabilidade dificilmente existiriam empresas médias e grandes e o desenvolvimento não teria alcançado o nível que alcançou. No bojo deste desenvolvimento surgiu, naturalmente, a necessidade de se medir o crescimento das empresas e de acompanhar a sua evolução econômica e financeira pari-passu. Observando o desenvolvimento delas o frei percebeu que tinham patrimônio que era constituído de Bens (Dinheiro, Mercadorias para Revender, Terrenos, Casas, etc) Direitos (Valores a Receber de Clientes, Adiantamento a Terceiros, Títulos e Valores, etc) e Obrigações (Empréstimos Bancários, Fornecedores, Impostos a Pagar, Contas a Pagar, etc).

3 3 Analisando este patrimônio das empresas, o frei Lucca Pacciolo notou que os Bens e Direitos eram valores positivos e que representavam o total da riqueza delas, enquanto que as Obrigações representavam valores negativos que, evidentemente, reduziam este total. Ele, como bom matemático que era, concluiu, acertadamente, que através de uma simples equação que mais tarde se tornou conhecida como a Equação Fundamental da Contabilidade (EFC) poderia medir o valor da empresa a qualquer momento, e assim a formulou: EFC = B + D O Mais que de repente notou que o resultado, desta equação, era nada mais nada menos do que o valor contábil da empresa. E com isso chegou ao principal conceito da contabilidade: Patrimônio Líquido. Ou seja: B + D O = Patrimônio Líquido (PL) ou B + D = O + PL (A equação do Balanço) Através de um exemplo elucidativo vamos entender, clara e praticamente, o conceito que acabamos de apresentar. Imaginemos que a empresa AGO tenha o seguinte patrimônio:

4 4 Bens : Caixa Estoques Casa Direitos: Clientes a Receber Títulos e Valores Obrigações: Empréstimos Fornecedores Contas a Pagar Aplicando a EFC poderemos conhecer o valor contábil da empresa ou o seu patrimônio líquido: PL = PL = ou = Esta última equação ficou conhecida como a Equação do Balanço e é, tradicionalmente, apresentada da seguinte maneira: Ativo Passivo Caixa Empréstimos Clientes a Rec Fornecedores Estoques Contas a Pagar Títulos e Valores Pat. Líquido Casa

5 5 Observemos que todas as contas do Ativo registram saldos devedores e as do Passivo, saldos credores. O ativo representa o lado do balanço que apresenta todas as contas representativas de bens e direitos usados, pela empresa, nas suas atividades econômicas e empresariais. Na realidade o ativo é a própria empresa. É através do ativo que a empresa é dirigida. O passivo registra apenas os credores da empresa. Tem lógica, sentido ou bom senso que as contas do ativo sejam devedoras? Como pode o caixa de uma empresa ser devedor? Não faz o menor sentido e, além disso, é impossível. A empresa põe o dinheiro dela no Caixa 1.000, por exemplo. Para que ele se torne devedor é preciso que se tire mais do que foi colocado. É possível? Não, não é. No Estoque a mesma coisa. Se a empresa colocar no estoque 10 cadeiras no valor 1.000, esta conta só se tornaria negativa se fossem vendidas mais de 10 cadeiras. Isto é impossível.

6 6 E assim por diante, as contas do Ativo da empresa são representativas de bens e direitos e, portanto, deverão ser sempre credoras, positivas. Quais as razões que levaram as contas do ativo a serem consideradas devedoras? Na minha opinião chegou-se à conclusão, evidente, de que uma Pessoa Jurídica (PJ) só pode ser criada, e continuar existindo, se alguém colocar recursos nela. Concluiu-se, daí, que a característica básica, de uma empresa, é a existência de uma dualidade contábil portanto, débito e crédito - ou seja, tudo que tem ela deve e, ao mesmo tempo, todo crédito dela representa uma dívida. É como se existissem, ao mesmo tempo, dentro de uma pessoa jurídica, uma pessoa física. O controle do patrimônio da PF seria feito através da aritmética mais e menos - e o da PJ o controle patrimonial seria feita através da contabilidade, isto é, débito e crédito. Então, sem nenhuma razão lógica, perceptível, adotou-se na PJ o conceito de débito e crédito para expressar esta dualidade contábil, ou seja, contas do ativo devedoras representam o que a empresa tem e o que deve, ao

7 7 mesmo tempo. E as contas do passivo credoras representam os créditos e dívidas da empresa. Esta interpretação e solução contábil foram muito infelizes porque a contabilidade se tornou, a partir daí, de difícil compreensão, difícil de ser ensinada, aprendida e interpretada, particularmente para os usuários da contabilidade que não são experts neste assunto. CONFUSÃO TOTAL Passou a existir uma confusão e incompreensão em relação ao conceito de débito, que é somente contábil e, portanto, uma maneira de controlar o patrimônio empresarial e não o patrimônio individual. Quando se fala em débito, imediatamente pensamos em menos, negativo. Por exemplo, quando sabemos que o banco debitou alguma coisa na nossa conta, significa que o nosso saldo disponível está menor do que antes. A confusão é geral, mundial, porque débito é sinônimo de menos e negativo. Quando devemos algum valor a alguém isto significa que a nossa riqueza total será reduzida quando pagarmos tal valor.

8 8 É difícil, portanto, imaginar ou raciocinar com saldos devedores contábeis de ativos, como positivos. DEMONSTRAÇÃO DA CONFUSÃO Vamos usar o conceito de patrimônio líquido para demonstrar esta confusão geral: PL = B + D O E utilizando os valores do nosso exercício, acima, temos: PL = PL = Analisando esta equação, acima, podemos concluir que nela foi usada a teoria natural de que tudo que a empresa tem = (PL positivo) foi financiado pelos seus acionistas ou terceiros. Neste caso, no Balanço ou Posição Financeira da empresa, este valor positivo deverá ser registrado no Passivo, onde todas as dívidas da empresa são registradas. Desta maneira:

9 9 Ativo Passivo Caixa Empréstimos Clientes a Rec Fornecedores Estoques Contas a Pagar Titulos e Valores Pat. Líquido Casa Devemos observar que na coluna do passivo, da demonstração acima, os saldos das contas representam dívidas da empresa. Por outro lado, se a outra parte da dualidade contábil (contas do ativo devedoras) for usada teremos: PL = - B D + O PL = -( )-( ) PL = Analisando esta equação, acima, podemos afirmar que nela foi usada a teoria de que tudo que a empresa tem ( ) = ( ) foi obtido através de créditos. Neste caso, no seu balanço, este valor negativo, com o sinal trocado, deve aparecer ao lado dos outros créditos registrados no passivo. Desta maneira teremos:

10 10 Ativo Passivo Caixa (50.000) Empréstimos Clientes a Rec ( ) Fornecedores Estoques ( ) Contas a Pagar Titulos e Val. (20.000) Pat. Líquido Casa (80.000) ( ) Devemos observar que na coluna do passivo, da demonstração acima, os saldos das contas representam créditos obtidos pela empresa. Considerar as contas registradas no Ativo como devedoras foi o erro capital de Lucca Pacciolo. Esta consideração tumultuou o aprendizado e ensinamento da contabilidade. A dificuldade para entender o significado de débito e crédito levou, e ainda leva muita gente a desistir de aprender contabilidade e, também, criou uma espécie de ojeriza por esta disciplina. Um dos sinais desta confusão conceitual é que ouvimos e lemos, constantemente, sobre o patrimônio líquido negativo de empresas e, na realidade, é impossível. Este conceito não existe para empresa.

11 11 A pessoa física pode sim apresentar patrimônio líquido negativo ou positivo, mas a jurídica só pode apresentar patrimônio liquido devedor ou credor. Duas são as razões para esta impossibilidade: 1) Como o patrimônio da PJ é controlado pela contabilidade débito e crédito os seus saldos só podem ser devedores ou credores, evidentemente. 2) O patrimônio líquido da PJ será negativo quando o total do seu Ativo for menor do que o total das suas dívidas com terceiros. Neste caso o Patrimônio Líquido da PJ será devedor e, portanto, registrado no seu Ativo, semelhante a um valor a receber dos seus acionistas. É impossível uma pessoa jurídica apresentar um saldo de débito líquido, já que tudo que tem ela deve. Da mesma forma, nunca apresentará um saldo credor líquido. O saldo geral total da PJ será sempre zero (total do ativototal do passivo).

12 12 Nossos Endereços: Canais no Google+: Revolucionando a Contabilidade Instituto Digital AGO No YouTube: alvaro oliveira No Facebook: Alvaro Guimarães de Oliveira Casa da Contabilidade e Fórum de Contabilidade Fones: (21) e Número do Skype: Agoliveira 1000 Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Av. Borges de Medeiros, 239/1102. Leblon CEP Rio de Janeiro RJ.

CONTABILIDADE: UMA CIÊNCIA ABANDONADA. Não resta a menor dúvida que a Contabilidade é uma das mais importantes ciências da humanidade.

CONTABILIDADE: UMA CIÊNCIA ABANDONADA. Não resta a menor dúvida que a Contabilidade é uma das mais importantes ciências da humanidade. 1 CONTABILIDADE: UMA CIÊNCIA ABANDONADA Não resta a menor dúvida que a Contabilidade é uma das mais importantes ciências da humanidade. Esta ciência trata de acompanhar, controlar e mostrar, claramente,

Leia mais

O FED NÃO AUMENTARÁ JUROS TÃO CÊDO

O FED NÃO AUMENTARÁ JUROS TÃO CÊDO 1 O FED NÃO AUMENTARÁ JUROS TÃO CÊDO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 26/06/2016. Após a crise econômica de 2008 o Fed (o Banco Central americano) emitiu muito dinheiro (QE Quantitative Easing)

Leia mais

Teoria da Contabilidade (aula 9) Prof. Dr. Felipe Ramos

Teoria da Contabilidade (aula 9) Prof. Dr. Felipe Ramos Teoria da Contabilidade (aula 9) Prof. Dr. Felipe Ramos Aula 9 Métodos das Partidas Dobradas Partidas de Diário e Razonete Método sistematizado por Luca Pacioli em 1494 o qual ainda é utilizado para registro

Leia mais

Página 1 de 17 APURAR RESULTADOS ECONÔMICOS É FÁCIL. A apuração de resultados econômicos não é um bicho de sete cabeças, na realidade é até fácil.

Página 1 de 17 APURAR RESULTADOS ECONÔMICOS É FÁCIL. A apuração de resultados econômicos não é um bicho de sete cabeças, na realidade é até fácil. Página 1 de 17 APURAR RESULTADOS ECONÔMICOS É FÁCIL A apuração de resultados econômicos não é um bicho de sete cabeças, na realidade é até fácil. Basta que entendamos a filosofia da contabilidade, ou seja,

Leia mais

A COMPLEXIDADE DA CONTABILIDADE ESTÁ NO ERRO DA TEORIA DA PARTIDA DOBRADA.

A COMPLEXIDADE DA CONTABILIDADE ESTÁ NO ERRO DA TEORIA DA PARTIDA DOBRADA. 1 A COMPLEXIDADE DA CONTABILIDADE ESTÁ NO ERRO DA TEORIA DA PARTIDA DOBRADA. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Currículo do Prof.: Clique aqui, por favor: http://www.forumdecontabilidade.com.br/blog/index.php/blog/187-

Leia mais

PORQUE O FED NÃO CONSEGUE AUMENTAR A TAXA DE JUROS

PORQUE O FED NÃO CONSEGUE AUMENTAR A TAXA DE JUROS 1 PORQUE O FED NÃO CONSEGUE AUMENTAR A TAXA DE JUROS Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 23/07/2016. Na nossa opinião a grande dificuldade que o Fed está enfrentando para aumentar a taxa de juros é

Leia mais

O RELACIONAMENTO INCESTUOSO DO FED COM O GOVERNO AMERICANO.

O RELACIONAMENTO INCESTUOSO DO FED COM O GOVERNO AMERICANO. 1 O RELACIONAMENTO INCESTUOSO DO FED COM O GOVERNO AMERICANO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 18/07/2016. Um Sistema Complexo A formação do Fed o Banco Central americano - tem uma estrutura muito

Leia mais

A apuração do resultado leva em consideração as origens de recursos representadas pelas RECEITAS, e as aplicações de recursos em DESPESAS e CUSTOS.

A apuração do resultado leva em consideração as origens de recursos representadas pelas RECEITAS, e as aplicações de recursos em DESPESAS e CUSTOS. c) Resultado Econômico Sabemos, primitivamente, que toda empresa busca ter lucratividade na execução de seus objetivos sociais, da mais simples como é a do nosso estudo, a mais complexa. Porém, nem sempre

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora:

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora: CONCEITO DE CONTABILIDADE O que vamos ver a seguir nos mostra que com o conhecimento do ciclo de vida da empresa, conseguimos tomar decisões que consistem em conduzi-la ao sucesso. Portanto, há duas preocupações

Leia mais

Contabilidade Básica Prof. Procópio

Contabilidade Básica Prof. Procópio 29-02-2012 Recapitulando... Prof. Procópio Contabilidade e Finalidade Usuários Patrimônio Representação Gráfica do Patrimônio Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Formação do Patrimônio

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes:

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes: EXERCICIOS SOBRE DFC As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em 31.12.X2, eram os seguintes: ATIVO X1 X2 PASSIVO X1 X2 Disponível 3.000 1.500 Fornecedores 54.000

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Lista 01

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Lista 01 Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar Lista 01 Contabilidade Geral Plano de Contas e Procedimentos de Escrituração Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar

Leia mais

CONVITE. Neste convite, você assistirá um nosso vídeo com um pequeno resumo do trabalho.

CONVITE. Neste convite, você assistirá um nosso vídeo com um pequeno resumo do trabalho. 1 CONVITE Neste convite, você assistirá um nosso vídeo com um pequeno resumo do trabalho. A COMPLEXIDADE DA CONTABILIDADE ESTÁ NO ERRO DA TEORIA DA PARTIDA DOBRADA. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Currículo

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL CONCEITO

CONTABILIDADE GERAL CONCEITO CONTABILIDADE GERAL NOÇÕES FUNDAMENTAIS ROBERTO CHAPIRO CONCEITO De acordo com o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 1924, a Contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição 1 Cap. 04- Balanço Patrimonial uma Prof. introdução Dr. José Carlos Marion Contabilidade Básica 7ª Edição 4. Balanço Patrimonial uma introdução Identificação. Ativo. Passivo.

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CAPÍTULO 29 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 29.1 CONCEITO A demonstração das origens e aplicações de recursos é de elaboração e publicação obrigatórias para as sociedades anônimas. Entretanto,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4 Prof. Cláudio Alves Situações Líquidas Patrimoniais 1ª Ativo Maior que o Passivo (Situação Normal) A > P A P PL > 0 SL

Leia mais

4 ApurAção InstAntâneA de resultados econômicos

4 ApurAção InstAntâneA de resultados econômicos 4 Apuração Instantânea de Resultados Econômicos Se observarmos bem, os contadores estão utilizando o computador para elaborar, não só o balancete como também outras demonstrações financeiras como a Demonstração

Leia mais

RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1

RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1 RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1 EXERCÍCIO 1: A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão

Leia mais

Contabilidade Introdutória

Contabilidade Introdutória AULA/TEMA Contabilidade Introdutória Razonetes Profa. Me. Vanessa Anelli Borges Conteúdo Programático Método das Partidas Dobradas Introdução Conceito Atividade Proposta - Razonetes 2 Introdução Método

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 7

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 7 Exercício Nº 7 1 Exercício Nº 7 - Legislação societária Caixa Terrenos Capital 55.000 40.000 (2) 180.000 120.000 (1) 60.000 30.000 (3) (6) 40.000 60.000 (1) (7) 30.000 180.000 115.000 70.000 250.000 45.000

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 8. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 8. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Parte 8 Valter Ferreira 34.(AL-GO IADES 2019) O registro de um fato contábil em que a receita foi recebida antecipadamente, mas o fato gerador ainda não

Leia mais

DEFINIÇÃO PLANO DE CONTAS CONTAS AULA 2 ESCRITURAÇÃO CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS

DEFINIÇÃO PLANO DE CONTAS CONTAS AULA 2 ESCRITURAÇÃO CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS DEFINIÇÃO AULA 2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL CONSISTE EM REGISTRAR OS FATOS CONTÁBEIS (OU SEJA, AQUELES QUE MODIFICAM A COMPOSIÇÃO OU O VALOR DO PATRIMÔNIO DA ENTIDADE) EM DOIS LIVROS:

Leia mais

Sérgio Adriano CONTABILIDADE. Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços. 3.ª edição revista e atualizada

Sérgio Adriano CONTABILIDADE. Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços. 3.ª edição revista e atualizada Sérgio Adriano CONTABILIDADE Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços DESCOMPLICADA DECIFRADA DESMITIFICADA 3.ª edição revista e atualizada 2016 Capítulo 1 Conceitos Básicos 1. CONCEITO DE CONTABILIDADE

Leia mais

Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais São Paulo, fevereiro de 2012 Conceitos Fundamentais 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Bens Direitos Obrigações Fato Contábil Regime Lançamento Contábil Plano de Contas Exercício Bem - é tudo o que possa satisfazer

Leia mais

A Apuração do Resultado Econômico

A Apuração do Resultado Econômico 1 UM OLHAR CONTÁBIL SOBRE A INADIMPLÊNCIA Introdução A inadimplência está direta e indiretamente relacionada com o processo de apuração de resultados econômicos de empresas. Com certeza, para entendermos

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 13

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 13 Exercício Nº 13 1 Exercício Nº 13 - Contabilidade em nível geral de preços Elaboração do Balanço Patrimonial de em ATIVO na Ativo circulante 150.000 78.341,9444 164.518 Caixa 20.000 20.000 10.000,0000

Leia mais

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. Objetivos

Leia mais

Contabilidade Geral Valter Ferreira

Contabilidade Geral Valter Ferreira Contabilidade Geral Valter Ferreira 1. (Analista Técnico-Administrativo- 2013) O lançamento contábil que serve para registrar, no livro Diário, o pagamento de uma duplicata de R$ 15.000,00, com desconto

Leia mais

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Contabilidade Intermediária Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Conteúdo e Objetivo Nesta aula você irá estudar: Práticas contábeis. Relatórios contábeis. Balanço Patrimonial e

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA

ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA 1. Um índice de liquidez geral de 1,3 indica que para garantir cada $ 1 de dívidas, a firma possui, na data do balanço: a. $ 1, de valores disponíveis e realizáveis

Leia mais

Contabilidade Introdutória

Contabilidade Introdutória FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério INTRODUÇÃO FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Ciências Contábeis Disciplina Contabilidade Introdutória Ano Letivo: Semestre: 2016 1º A história

Leia mais

CONCEITO CIÊNCIA SOCIAL OBJETO DA CONTABILIDADE PATRIMÔNIO

CONCEITO CIÊNCIA SOCIAL OBJETO DA CONTABILIDADE PATRIMÔNIO CONCEITO CIÊNCIA SOCIAL OBJETO DA PATRIMÔNIO Esta aula dará início ao bloco de estudos de Contabilidade. Nesse primeiro momento, serão abordados seus conceitos, objetivos, finalidade, usuários, técnicas

Leia mais

Prova AFRFB/2009 Contabilidade Parte II

Prova AFRFB/2009 Contabilidade Parte II Prova AFRFB/2009 Contabilidade Parte II Elias Cruz Toque de Mestre www.editoraferreira.com.br Já de posse do Edital ESAF Nº 01, de 14 de janeiro de 2010, que altera/anula questões da Prova AFRFB 2009,

Leia mais

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Professor Humberto Fernandes de Lucena www.editoraferreira.com.br 2. 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos

Leia mais

Procedimentos contábeis: segundo o método das partidas dobradas. Profa. Daciane de Oliveira Silva

Procedimentos contábeis: segundo o método das partidas dobradas. Profa. Daciane de Oliveira Silva Procedimentos contábeis: segundo o método das partidas dobradas Profa. Daciane de Oliveira Silva Procedimentos contábeis Na aula 2, foi preparado um balanço após a ocorrência de cada operação da empresa.

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

Métodos de Escrituração. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato

Métodos de Escrituração. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato Métodos de Escrituração Contabilidade - Prof: Fernando Aprato A palavra método, oriunda do Grego, significa caminho que leva a um objetivo. Na contabilidade, o método utilizado é o método das partidas

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação. Prof. Claudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação. Prof. Claudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação Prof. Claudio Alves O Balancete de Verificação, ou simplesmente Balancete, é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em

Leia mais

AULA 23: Prova Comentada.

AULA 23: Prova Comentada. AULA 23: Prova Comentada. Pessoal, na aula de hoje vamos resolver questões do ISS/SP 2014. QUESTÕES COMENTADAS 71. Sobre o conceito de Conta apresentado no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

Leia mais

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas Unidade IV Unidade IV 4 PARTIDAS DOBRADAS DÉBITO E CRÉDITO Método das partidas dobradas Em qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico a

Leia mais

A U L A 15 O BALANÇO PATRIMONIAL

A U L A 15 O BALANÇO PATRIMONIAL 1 A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida. Paulo Coelho 2 A U L L A 15 14 O RECEITAS BALANÇO PATRIMONIAL E DESPESAS 1) Apresentar uma das principais demonstrações que

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Teoria da Contabilidade Parte 3 Prof. Cláudio Alves Objeto da Contabilidade - Patrimônio É o conjunto de bens, direitos e obrigações, de uma pessoa física ou jurídica,

Leia mais

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade III CONTABILIDADE Contabilidade A disciplina está dividida em quatro unidades: Unidade I 1. Contabilidade Unidade II 2. Balanços sucessivos com operações que envolvem

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE CONTABILIDADE PATRIMÔNIO ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO FATOS CONTÁBEIS A DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO BALANÇO PATRIMONIAL PERFIL DO CONTADOR

Leia mais

Capítulo 02: O Método das Partidas Dobradas

Capítulo 02: O Método das Partidas Dobradas Capítulo 02: O Método das Partidas Dobradas Livro Base: Contabilidade Básica César Augusto Tibúrcio Silva & Gilberto Tristão Universidade de Brasília - UnB Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3 Prof. Cláudio Alves Duplicatas É um título de crédito comercial, usado em vendas a prazo. A duplicata é emitida pelo fornecedor

Leia mais

COMO É QUE É? O WARREN BUFFETT NÃO SABE O SIGNIFICADO DE LUCRO? E VOCE SABE?

COMO É QUE É? O WARREN BUFFETT NÃO SABE O SIGNIFICADO DE LUCRO? E VOCE SABE? 1 COMO É QUE É? O WARREN BUFFETT NÃO SABE O SIGNIFICADO DE LUCRO? E VOCE SABE? Quanto mais me especializo na filosofia e lógica, da contabilidade, mais percebo que os cientistas contábeis (criadores de

Leia mais

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 Fundamentos de Contabilidade Professor Isnard Martins Contas (2) Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 1 Conceito de Débito e Crédito Não confundir termos da linguagem

Leia mais

Laboratório Contábil IV

Laboratório Contábil IV Laboratório Contábil IV Material Teórico Resolução de Questões sobre Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Rosana Buzian Revisão Textual: Profa.

Leia mais

Prof Flávio S. Ferreira

Prof Flávio S. Ferreira Prof Flávio S. Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com 1 O registro nas Contas Na Contabilidade, para registro das operações, é adotado o MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS.

Leia mais

contabilidade básica

contabilidade básica contabilidade básica Sumário AGRADECIMENTOS... 9 PREFÁCIO... 11 1. NOÇÕES PRÉVIAS... 13 1.1 Surgimento da Contabilidade... 13 1.2 A Contabilidade e seu campo de actuação... 13 1.3 Finalidade da Contabilidade.

Leia mais

Atualização/2017 6ª Edição A Reprodução deste material fica proibida sem o expresso consentimento da autora.

Atualização/2017 6ª Edição A Reprodução deste material fica proibida sem o expresso consentimento da autora. SORAIA CLEMENTE DE JESUS Contadora, Consultora, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Instrutora de Cursos e Palestras, Sócia-Diretora da Empresa Preserve Contabilidade Preventiva, Professora Autora Anima.

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero ANÁLISE DE BALANÇOS Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero Atributos da Informação Contábil Confiabilidade; Compreensibilidade; Tempestividade; Comparabilidade. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivos e Produtos

Leia mais

EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES CONTABILIDADE

EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES CONTABILIDADE 1 EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES MÓDULO 1 A CONTABILIDADE 6º - Exercício CONTABILIDADE Em relação aos usuários da contabilidade, analise as assertivas abaixo e assina a alternativa correta.

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório contábil que tem por fim evidenciar as transações

Leia mais

Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversões de Demonstrações Contábeis

Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversões de Demonstrações Contábeis Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversões de Demonstrações Contábeis Alcance: As empresas possuem investimentos societários no exterior, como, por exemplo, filiais, coligadas ou controladas,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Valter Ferreira . O balancete de verificação é um instrumento interno das empresas, que possui por finalidade verificar o cumprimento do método das partidas

Leia mais

Contabilidade Comercial Aula 1: Refrescando a Memória. Professora Esp. Caroline Camera

Contabilidade Comercial Aula 1: Refrescando a Memória. Professora Esp. Caroline Camera Contabilidade Comercial Aula 1: Refrescando a Memória Professora Esp. Caroline Camera Princípios da Contabilidade Entidade Continuidade Oportunidade Registro pelo Valor Original Prudência Competência CONTAS

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE I PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE 1) O que é contabilidade e qual o seu objetivo? 2) Onde a contabilidade pode ser aplicada? 3) Quais são os usuários

Leia mais

Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios)

Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios) Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios) Página 1 Exercício Nº 2 Página 2 Balanços Patrimoniais em 31/12/X0 e 31/12/X1 ATIVO 31.12.X0 31.12.X1 PASSIVO 31.12.X0 31.12.X1 Ativo circulante

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome

Leia mais

Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas

Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas Exercício 3.1 A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão S/A, em janeiro/x2

Leia mais

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (cap 3) EAC-106 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg.

Leia mais

VARIAÇÕES PATRIMÔNIO LÍQUIDO

VARIAÇÕES PATRIMÔNIO LÍQUIDO FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Prof. Fernando Dal-Ri Murcia 1 Variações no Patrimônio Líquido Receita: É a entrada

Leia mais

SENAC - Professor: Rikey Felix, Sorriso MT

SENAC - Professor: Rikey Felix, Sorriso MT Aula 02 Interatividade Bem móveis e imóveis fazem parte do ativo do balanço patrimonial? R. SIM. Ativo: Bens (móveis e imóveis e intangíveis) + direitos. Qual a relação entre fontes de recurso, aplicação

Leia mais

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade:

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade: Síntese Contábil Contabilidade: Contabilidade é a ciência que se ocupa do registro, por meio de técnicas próprias, dos atos e fatos da administração das entidades econômicofinanceiras, que possam ser

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1

SUMÁRIO. Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1 SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Exemplos de utilização dos relatórios contábeis, 2 1.3 Impostos calculados com base nos relatórios contábeis,

Leia mais

Razonetes. Capital Bancos c/ Movto Caixa , , ,00. Imóveis ,00

Razonetes. Capital Bancos c/ Movto Caixa , , ,00. Imóveis ,00 Página 1 Procedimentos Básicos de Escrituração Escrituração é a técnica que consiste em registrar nos livros próprios, todos os fatos contábeis ocorridos numa empresa. A escrituração inicia-se pelo livro

Leia mais

Além disso, vamos imaginar, ainda, que os saldos de cada gaveta, que aqui são contas contábeis, fossem representados por porções de bolinhas de gude:

Além disso, vamos imaginar, ainda, que os saldos de cada gaveta, que aqui são contas contábeis, fossem representados por porções de bolinhas de gude: Uma vez já entendida a estrutura das principais demonstrações contábeis, a função das contas contábeis e a organização do plano de contas, passaremos a discorrer so-bre o modo como se registram valores

Leia mais

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana Elaboração da DFC Método Direto A fim de possibilitar melhor entendimento, vamos desenvolver um exemplo passo a passo da montagem da DFC pelo método direto, tomando por base as informações a seguir: Balanço

Leia mais

Contabilidade Comercial Aula 2: Devoluções de Compras e Vendas. Professora Esp. Caroline Camera

Contabilidade Comercial Aula 2: Devoluções de Compras e Vendas. Professora Esp. Caroline Camera Contabilidade Comercial Aula 2: Devoluções de Compras e Vendas Professora Esp. Caroline Camera Devoluções - Nem sempre as Compras e Vendas são bem sucedidas e devoluções de mercadorias são feitas; - Data

Leia mais

Aprendendo Exercício. Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Aprendendo Exercício. Fundamentos Decifrados de Contabilidade Para resolução da questão de uma maneira simples e rápida, basta lembrar o significado dos conceitos de débito e crédito, no âmbito do método das partidas dobradas. Por débito, entende-se a aplicação de

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Edital NOÇÕES DE CONTABILIDADE 1. Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2. Patrimônio: componentes, equação fundamental

Leia mais

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP. Fornecedores Banco Conta Movimento. Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP. Fornecedores Banco Conta Movimento. Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalente de caixa Fornecedores Banco Conta Movimento Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras

Leia mais

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada. Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.

Leia mais

Parte II Técnicas Contábeis

Parte II Técnicas Contábeis Parte II Técnicas Contábeis Técnicas Contábeis Funções da Contabilidade As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio

Leia mais

GABARITO OBRIGATÓRIO D B B E E A B A C C

GABARITO OBRIGATÓRIO D B B E E A B A C C AVALIAÇÃO PRESENCIAL gabarito CURSO DISCIPLINA PROFESSORA TURMA ALUNO(A) MATRÍCULA Contabilidade Alessandra Brasiliano DATA DA PROVA POLO ATENÇÃO LEIA ANTES DE COMEÇAR 1. PREENCHA, OBRIGATORIAMENTE, TODOS

Leia mais

ATIVO PASSIVO AULA 1 - DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMPARAÇÃO ENTRE O ATIVO (A) E O PASSIVO (P)

ATIVO PASSIVO AULA 1 - DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMPARAÇÃO ENTRE O ATIVO (A) E O PASSIVO (P) AULA 1 - DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE É A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA O PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES E SUAS VARIAÇÕES AO LONGO DO TEMPO ENTIDADE: TODA A PESSOA JURÍDICA QUE POSSUI UM PATRIMÔNIO. PODE SER UMA EMPRESA,

Leia mais

CONTABILIDADE. Prof. Ms. Lucas S. Macoris

CONTABILIDADE. Prof. Ms. Lucas S. Macoris CONTABILIDADE Prof. Ms. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTABILIDADE Aula 1 Introdução à Contabilidade Aula 2 Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício Aula 3 Demonstração do Fluxo de

Leia mais

Capítulo 7.1. O Lançamento Contábil

Capítulo 7.1. O Lançamento Contábil Capítulo 7 O Lançamento Contábil 7.1. O Lançamento Contábil Lançamento é o meio pelo qual são registrados os fatos contábeis. A escrituração contábil é posta em prática por meio dos lançamentos. O conjunto

Leia mais

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (cap 3) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 INTERLIGAÇÃO DE BALANÇOS PATRIMONIAIS

Leia mais

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL CNPJ / BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em reais) ATIVO

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL CNPJ / BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em reais) ATIVO BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em reais) ATIVO CIRCULANTE 9.825.282 9.354.436 Disponibilidades 330.140 681.664 Créditos de Clubes Filiados 9.066.666 7.984.910 Adiantamento a Terceiros 95.000

Leia mais

1. Objetivo da contabilidade

1. Objetivo da contabilidade Módulo1 Egbert 1 Conteúdo: 1 Teoria e campo de atuação: conceitos, objetivos da informação contábil. 2 Livros contábeis. 3 Registros contábeis. 4 Método das partidas dobradas. 5 Lançamentos. 6 Regime de

Leia mais

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS Consolidação de Demonstrações Financeiras PROF. MARCIO SAMPAIO 2018 2 Consolidação das Demonstrações Financeiras Definições de Termos: Demonstrações Financeiras Consolidadas:

Leia mais

Como a banca ainda não liberou o gabarito, somente a prova, ainda não encontramos possibilidades de recursos.

Como a banca ainda não liberou o gabarito, somente a prova, ainda não encontramos possibilidades de recursos. Olá, pessoal. Tudo bem? A seguir, a correção da Prova de Contabilidade do Tribunal de Contas do estado de São Paulo. A banca cobrou apenas cinco questões de Contabilidade Geral, todas teóricas e que versavam

Leia mais

Contabilidade. Resumo

Contabilidade. Resumo Contabilidade Resumo Siglas usadas AC = Ativo circulante ADF = Análise de demonstrações financeiras ANC = Ativo não circulante AV = À vista BP = Balanço patrimonial DFC = Demonstração do fluxo de caixa

Leia mais

PORQUE A SÍNTESE DA CONTABILIDADE

PORQUE A SÍNTESE DA CONTABILIDADE 1 PORQUE A SÍNTESE DA CONTABILIDADE Rio, 02/01/18. PARTE: VII - CONCLUINDO Este nosso trabalho a respeito do vácuo de conhecimento que existe em relação às Ciências Contábeis é mais do que uma crítica:

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Livros Empresariais e Fiscais Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Livros Empresariais e Fiscais Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Livros Empresariais e Fiscais Parte 2 Prof. Cláudio Alves LIVRO DE REGISTRO DE DUPLICATAS No livro de Registro de Duplicatas, registram-se as vendas em prazos superiores

Leia mais

Contabilidade Básica - Material 4 - Prof. Marcos César Bottaro

Contabilidade Básica - Material 4 - Prof. Marcos César Bottaro Contas Anteriormente registramos cada uma das operações contábeis diretamente no balanço patrimonial. Contudo, na prática, cada uma dessas operações ocorre inúmeras vezes no decorrer de um único dia, tornando

Leia mais

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Prof. Odair - 2009-1 1) A finalidade da Contabilidade é: a) o Patrimônio b) permitir o estudo e o controle do Patrimônio c) permitir a seus usuários a obtenção de

Leia mais

Balancete de Verificação. Prof: Fernando Aprato

Balancete de Verificação. Prof: Fernando Aprato Balancete de Verificação Prof: Fernando Aprato O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade III CONTABILIDADE Objetivos Praticar os conceitos até aqui discutidos. Enxergar a aplicação da legislação vigente na prática. Exercício completo Vimos em unidades anteriores

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE

TEORIA DA CONTABILIDADE INFORMAÇÕES - EXERCÍCIO Nº 03 - II NPC 1 01/03/2013 Pagamento da primeira parcela apólice de seguro contra incendio no valor de R$ 2.400,00. 2 05/03/2013 Recebimento de Mercadorias p/revenda no valor de

Leia mais

Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Aula 02. Contabilidade Introdutória Plano de Contas. Professora: Eliane Reis

Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Aula 02. Contabilidade Introdutória Plano de Contas. Professora: Eliane Reis Preparatório para o Exame de Suficiência CFC 2019.1 Momento de Estudar Aula 02 Contabilidade Introdutória Plano de Contas Professora: Eliane Reis Exame de Suficiência CFC 2019.1 Momento de Estudar Eliane

Leia mais