A importância do Profissional. de Excelência Operacional e Melhoria Contínua

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A importância do Profissional. de Excelência Operacional e Melhoria Contínua"

Transcrição

1 A importância do Profissional de Excelência Operacional e Melhoria Contínua Manoel Escobedo Fernandez Master Black Belt Resp: Excelência Operacional e Logística na Elekeiroz Quando perguntamos a uma pessoa: O que é mais fácil de mudar: um hábito ou uma crença? A resposta usual seria um hábito logicamente, pois crença é algo mais profundo. Essa seria uma resposta intelectualmente aceita, porém vamos nos aprofundar um pouco mais na questão. Na prática verificamos que é mais frequente uma pessoa ACREDITAR que fazer exercícios físicos faz bem para saúde do que começar a fazer exercícios físicos amanhã, a dificuldade está em abandonar velhos HÁBITOS. Se todos ACREDITAM e SABEM que fazer exercícios físicos e emagrecer faz bem para saúde porque então é tão difícil fazer. A questão está em QUERER mudar os velhos HÁBITOS. Na empresa, por exemplo, praticamente todos ACREDITAM que o TPM ou Kaizen são filosofias de trabalho altamente produtivas, porém a questão de base passa a ser: Se todos concordam que é bom por que, então, é tão difícil implementar correta e completamente? Uma possível resposta seria a dificuldade de abandonar velhos hábitos enraizados nos comportamentos das pessoas e dos sistemas. Dentro desse contexto, independentemente de filosofias, metodologias e ferramentas adotadas é fundamental a empresa ter um profissional de excelência operacional e melhoria contínua para conduzir esse processo. Na prática verificamos que quando as pessoas tem a ajuda de um profissional, ou grupo de profissionais especializados, a chance de sucesso de abandonar velhos HÁBITOS aumenta significativamente, como exemplo temos o reconhecido trabalho feito pelos Alcoólicos Anônimos, pelos Vigilantes do Peso e por Personal trainers em academias.

2 Aprofundando a ideia, quem irá parar de beber é a própria pessoa, a motivação, a vontade e a responsabilidade por isso são pessoais. O mesmo ocorre nas empresas, analogamente quem deve melhorar as atividades são as pessoas que trabalham nos processos, o profissional de excelência apenas auxilia e facilita as condições para o êxito. O profissional de excelência deve ajudar as equipes na luta entre realizar bem uma tarefa e melhorar a tarefa que se executa bem, um típico dilema entre o curto e o longo prazo. Seguendo Philip Kloter em seu livro a bíblia da inovação afirma que pedir para mesma pessoa inovar um trabalho pelo qual ela é cobrada pela performance, além de contraproducente é impossível. Segundo David Miller, em seu método PCI (People Centred Implementation), que foca a mudança centrada nas pessoas; indica que para que uma mudança seja aceita, praticada e efetivada deve conter três fatores: Imperativo da mudança, Visão e Método (plano de ação). Imperativo da Mudança: Está ligada a noção de criar uma insatisfação com a situação atual, ou seja, criar um senso de urgência para mudança, criando nas equipes a ideia de que como está não podemos continuar. O imperativo da mudança em sistemas menos desenvolvidos geralmente é externo, ou seja, a crise, o aumento da concorrência, a taxa de cambio ou inflação das matérias primas por exemplo. Em sistemas mais desenvolvidos a necessidade de mudança é criada pela própria crença de que devemos e podemos fazer melhor continuamente (espírito Kaizen). Visão: Como da maneira que está não podemos continuar, então como deve ser? A ideia de base é criar uma visão compartilhada pelas equipes de onde queremos chegar e porque. O futuro que a visão ambiciona deve ser algo melhor e mais atraente para as pessoas, ou seja, um lugar atrativo em que todos nós queremos estar. Uma vez que estamos de acordo que precisamos melhorar, não podemos continuar com a produtividade e qualidade atual, já que estamos alinhados sobre onde queremos e precisamos chegar, então faltaria apenas definir o COMO chegar lá. O COMO chegar onde queremos deve ser credível pelas equipes, não é possível mobilizar uma equipe para chegar a um lugar que ninguém acredita que seja possível se chegar. Essa fase de definição do que fazer para chegar aonde precisamos é uma fase importante em que todos devem participar criando um consenso no time sobre o melhor caminho a ser escolhido.

3 Método: Indica o passo a passo a ser seguido para atingir o objetivo, normalmente não se pode atingir a visão em apenas um passo, portanto o objetivo final (visão) deve ser dividido em metas menores, mensuráveis e com datas específicas, conforme ilustrado a figura 1 abaixo: Figura 1 Planejamento, Metas e Objetivos. O trabalho do profissional de excelência operacional e melhoria contínua será semelhante ao trabalho de um coach esportivo, por exemplo, portanto é extremamente interessante buscar ferramentas de coach para ajudar a conduzir esse processo de mudança. Segundo John Whitmore, master coaching profissional e criador da metodologia GROW, acrônimo da palavra inglesa que significa crescimento, ou seja, exatamente o que nós precisamos, sair de uma OEE (medida de produtividade global dos equipamentos) de 70% para 90% em dois anos. As fases da metodologia GROW são Goals, Reality, Options e Will. Goals (metas): Define onde queremos chegar e quando (estado futuro), uma meta deve ser SMART, ou seja, uma meta deve ser específica, mensurável, atingível, realista e com prazo de realização. Um exemplo de uma meta SMART seria Aumentar a OEE da máquina 5A de 70% para 80% até dezembro de 2016.

4 OEE Mensurável Máquina 5ª Específica Tem um plano de ação que suporta a meta - Atingível e Realizável Dezembro 2016 Data que a meta será atingida (Compromisso) Reality (Realidade): Define onde estamos, define a realidade do estado atual e deve ser baseada em fato e nunca em opiniões sobre o estado atual. As principais ferramentas dessa etapa são a análise estatística do histórico de dados, estratificação dos dados, por exemplo, por máquina, período, tipo de matéria prima, estações do ano, etc. Na definição do estado atual deve-se buscar um consenso das equipes sobre a situação atual e para isso a melhor maneira é se basear em fatos, afinal contra fatos não existem argumentos. Options (Opções): Uma vez definido onde estamos e onde queremos chegar, precisamos explorar as opções que temos para chegar lá, segundo John Whitmore essa fase é de extrema importância, momento de pensar fora da caixa e quebrar paradigmas. Portanto quanto mais opções temos sobre a mesa maior será nossa probabilidade de escolher a melhor. Nessa etapa também será necessário além das opções refletir sobre os obstáculos de cada opção e quais serão as ações necessárias para eliminar os obstáculos, bem como quais são as pessoas que pode ajudar ou atrapalhar a implantação das ações de melhoria. Will (Compromisso): Nessa etapa já sabemos onde estamos, para onde vamos e como, precisamos agora do compromisso das pessoas e transformar as opções em ações claras e bem definidas com responsáveis e prazos (5W2H). O pensamento A3 da Toyota tem como base a lógica do pensamento GROW, além de ser uma ferramenta de gestão do conhecimento, síntese, comunicação, acompanhamento e um padrão replicável e entendido facilmente por todos na empresa. Por essa razão John Shoock em seu livro pensamento A3 destaca que o pensamento A3 está para o gerenciamento da Toyota, assim como o sangue está para nossas vidas.

5 Na figura 2 temos uma folha A3 típica, demonstrando a correlação entre os campos da folha A3 e a metodologia GROW. Figura 2 Folha A3 Genérica O profissional de excelência operacional e melhoria contínua deve atuar como um coaching nesse processo suportando as equipes, treinando, oferecendo as melhores ferramentas, metodologias, eliminando as barreiras, facilitando o processo e realizando perguntas desafiadoras fazendo as equipes chegarem mais longe e mais rápido. A responsabilidade pela melhoria contínua é de todas as pessoas de uma empresa, porém sabemos que quando todos são responsáveis, na verdade ninguém é responsável, portanto alguém deve orquestrar essas iniciativas de maneira ampla e metodológica. Essa é a importância do profissional de excelência operacional e melhoria contínua.

6 Bibliografia Artigo - Pergunta certa na hora certa, José Roberto Ferro Presidente do Lean Institute Brasil. São Paulo Adaptação do texto fonte de: Boris R. Drizin, Diretor da TIMING DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL KOUTANTOS, Dimitrios. Dicionário de Etimologia. São Paulo PORTER, Michael Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro Editora Campus 1990.

Perguntas Poderosas. Podem Turbinar os Resultados de suas Equipes

Perguntas Poderosas. Podem Turbinar os Resultados de suas Equipes Perguntas Poderosas Podem Turbinar os Resultados de suas Equipes Manoel Escobedo Fernandez Master Black Belt Resp: Ex. Oper e Logística Elekeiroz A rotina de muitos gestores é solucionar problemas, seja

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO O que é senso de urgência? VÍDEO Você precisa aumentar suas vendas para arcar com os compromissos pessoais. O tempo passa e o mercado não reage. O meio do mês já

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

Liderança Ágil. Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte.

Liderança Ágil. Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte. Liderança Ágil Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte. Cláudia Marquesani Gerente Executiva de Serviços e Operações

Leia mais

Como fazer o projeto (usando os formulários fornecidos)

Como fazer o projeto (usando os formulários fornecidos) Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Ministerial Propósito A partir do entendimento e aplicação dos conteúdos aprendidos no CTL, cada participante deverá elaborar um projeto pessoal para seu crescimento

Leia mais

kaizen.com KAIZEN IN HEALTHCARE

kaizen.com KAIZEN IN HEALTHCARE kaizen.com KAIZEN IN HEALTHCARE THE #1 SPECIALIST IN: Class Performance Operational Excellence Continuous World Improvement Kaizen Lean! Quem Somos: Kaizen Institute Consulting Group (KICG) A Nossa Missão

Leia mais

Palestra 11/05/2015. Estoque saudável

Palestra 11/05/2015. Estoque saudável Palestra 11/05/2015 Estoque saudável Palestrante Dora Machado mini currículo (dora.machado@supplyempresarial.com.br) Especialista em Gestão de Negócios pela FAAP e Comércio Exterior pela Aduaneiras. Possui

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio GUIA DO PLANEJAMENTO DE METAS COMO CRIAR METAS EFICIENTES E REALIZÁ-LAS ÍNDICE 04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART 10 Planejando suas Metas 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

Leia mais

Este e-book é livre, podendo ser compartilhado, no entanto, é protegido pela Lei 9.610/98, que proíbe à cópia, modificação ou reprodução do conteúdo.

Este e-book é livre, podendo ser compartilhado, no entanto, é protegido pela Lei 9.610/98, que proíbe à cópia, modificação ou reprodução do conteúdo. Importante Este e-book é livre, podendo ser compartilhado, no entanto, é protegido pela Lei 9.610/98, que proíbe à cópia, modificação ou reprodução do conteúdo. w w w. c l a u d i o g r e g o r i o. c

Leia mais

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 9 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Joinville, Fevereiro de 2013 Responsáveis: Equipe Gestão de Talentos 0 Guia para criação de metas Este Guia Rápido tem por objetivo ajudá-lo no alinhamento

Leia mais

CENÁRIO ATUAL E SEU IMPACTO NO LEAN

CENÁRIO ATUAL E SEU IMPACTO NO LEAN CENÁRIO ATUAL E SEU IMPACTO NO LEAN David Vicentin Márcio Abraham Cenário Atual e Seu Impacto no Lean Setec Consulting Group; Visão Geral do Lean Premissas Abordagens Análise do Cenário: crise/pós crise

Leia mais

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil WHITE BELT PARA REDUÇÃO DE PERDAS DE MATERIAIS DE EMBALAGEM EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDUSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Karen Cristina Ciano da Silva ¹ Gilson Eduardo

Leia mais

Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas. Denise Lustri

Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas. Denise Lustri Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas Denise Lustri Sumário 1. O que são e como definir... 3 2. Indicadores... 6 3. Meta ou resultado esperado... 7 4. Resumo dos conceitos trabalhados... 11 0 1. O

Leia mais

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 10 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo:

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alinhar mudanças estratégicas com a operação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas

Leia mais

CURSO Vendas Passo a Passo de Material de Construção

CURSO Vendas Passo a Passo de Material de Construção Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www.bomdiahoje.com.br sigmarsabin@bomdiahoje.com.br 41.9666.8183 Whats CURSO Vendas Passo a Passo de Material de Construção Acomac e Parceiros desejam Boas Vindas ao Curso

Leia mais

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho 1 CURSO GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina Indicadores de Desempenho 2 Visão estratégica, Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso. (Aula 6) 3 Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Administração das Operações Produtivas

Administração das Operações Produtivas Administração das Operações Produtivas MÓDULO 14: A VISÃO DA QUALIDADE, DOS SISTEMAS E DOS MELHORAMENTOS Mesmo tendo sido acabado todo o projeto do produto e do processo, resta a atividade contínua do

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. JANEIRO 2019 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial..se somos tão incríveis por que tanto sofrimento,

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO 7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO foto: REUTERS / Issei Kato GUILHERME MACIEL Coach Taekwondo INTRODUÇÃO Neste Ebook Irei descrever 7 atitudes que entendo ser fundamentais para o Taekwondista

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

e-book 8 Dicas para criar uma empresa de sucesso

e-book 8 Dicas para criar uma empresa de sucesso e-book Saiba o que diferencia negócios bem sucedidos daqueles que não chegam nem ao final do primeiro ano de vida. Uma em cada quatro empresas brasileiras quebra antes de completar um ano, segundo levantamento

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 METAS E OBJETIVOS 5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 10 DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO 15 MONITORAMENTO 22 CONCLUSÃO 24 SOBRE A POLO IT

Leia mais

OBJETIVOS. Dar a conhecer a estrutura do Modelo de Excelência de Gestão MEG. Refletir sobre o ciclo PDCL. Planejamento. Verificação Aprendizagem

OBJETIVOS. Dar a conhecer a estrutura do Modelo de Excelência de Gestão MEG. Refletir sobre o ciclo PDCL. Planejamento. Verificação Aprendizagem 1 OBJETIVOS Dar a conhecer a estrutura do Modelo de Excelência de Gestão MEG. Refletir sobre o ciclo PDCL Planejamento Execução Verificação Aprendizagem 2 INTRODUÇÃO Na aula passada, conhecemos os 11 Fundamentos

Leia mais

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 1 2 Nessa aula vamos começar a conhecer as principais estratégias que sua empresa poderá adotar para competir no mercado. conhecer os níveis de planejamento e seus papéis na estratégia empresarial 3 1.

Leia mais

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção Gestão do Desempenho Ref.: Livro-texto, Cap. 8 Gestão Estratégica de RH Atrair Capacitar Reter e engajar Gestão do Desempenho Recrutamento & Seleção Treinamento & Desenvolvimento Recompensa 2 1 Avaliação

Leia mais

TERMINEI A FACULDADE, E AGORA?

TERMINEI A FACULDADE, E AGORA? TERMINEI A FACULDADE, E AGORA? INTRODUÇÃO A conclusão do Ensino Superior sempre traz uma mescla de emoções: por um lado, a sensação de dever cumprido ao concluir uma das etapas mais importantes da vida;

Leia mais

Negócios Estratégicos I

Negócios Estratégicos I Negócios Estratégicos I ESTRATÉGIA O que é estratégia? Conceitos de estratégia Alfred Chandler Jr. A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e dos objetivos de longo prazo de uma dada

Leia mais

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios?

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios? O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE Ainda precisamos de Analistas de Negócios? Camila Capellão Entusiasta em agilidade, participo ativamente da comunidade ágil Tenho mais de 13 anos de experiência

Leia mais

PROCESSO DECISÓRIO CRIATIVO EM GRUPO: SUA IMPORTÂNCIA NO GERENCIAMENTO DE PROJETO 7 DE ABRIL DE 2017

PROCESSO DECISÓRIO CRIATIVO EM GRUPO: SUA IMPORTÂNCIA NO GERENCIAMENTO DE PROJETO 7 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO DECISÓRIO CRIATIVO EM GRUPO: SUA IMPORTÂNCIA NO GERENCIAMENTO DE PROJETO 7 DE ABRIL DE 2017-1 - Projeto Esforço TEMPORÁRIO empreendido para criar um produto ou serviço ÚNICO Temporário: Deve ter

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Prof. José Carlos de Toledo GEPEQ Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade DEP- UFSCar 1. A METODOLOGIA DO CONTROLE DA QUALIDADE E O CEP O controle da

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL. Palestrante Márcia Siqueira

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL. Palestrante Márcia Siqueira COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL Palestrante Márcia Siqueira Proposta 1. Refletir sobre as competências profissionais que contribuirão para solidificação da identidade, fortalecimento e continuidade

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa Formação Especialista Lean Manufacturing Seja um Especialista Lean O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta

Leia mais

Rodrigo Douglas Gerente de Produção Souza Cruz Trabalhando atualmente na Souza Cruz, maior unidade industrial do grupo BAT no mundo, é responsável

Rodrigo Douglas Gerente de Produção Souza Cruz Trabalhando atualmente na Souza Cruz, maior unidade industrial do grupo BAT no mundo, é responsável Rodrigo Douglas Gerente de Produção Souza Cruz Trabalhando atualmente na Souza Cruz, maior unidade industrial do grupo BAT no mundo, é responsável pela gestão dos processos de produção, engenharia de produção,

Leia mais

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos - Turma 26 16 de outubro de 2016 NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Fernando Henrique de Oliveira fernandohenrique.o@gmail.com RESUMO

Leia mais

Gestão Estratégica nos Escritórios de Advocacia Brasileiros a urgência em melhorar a gestão estratégica benchmark

Gestão Estratégica nos Escritórios de Advocacia Brasileiros a urgência em melhorar a gestão estratégica benchmark Após diversas solicitações do mercado pela organização de um encontro para debater a Gestão Estratégica nos Escritórios de Advocacia Brasileiros, iniciamos uma detalhada pesquisa de mercado para entender

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Estratégia para envolver todos na Organização para entregar os resultados esperados Alberto Pezeiro Sócio-Fundador & CEO pezeiro@setadg.com.br TEL.+55.19.3778.9735

Leia mais

Avalie o seu perfil empreendedor

Avalie o seu perfil empreendedor Notícias Idegi n⁰6 Avalie o seu perfil empreendedor Você possui perfil empreendedor? O próprio negócio é o desejo de muitos profissionais, independente da faixa etária. Obter a independência profissional,

Leia mais

Liderança Lean nas Operadoras de Saúde. Jose Roberto Ferro Lean Institute Brasil

Liderança Lean nas Operadoras de Saúde. Jose Roberto Ferro Lean Institute Brasil Liderança Lean nas Operadoras de Saúde Jose Roberto Ferro Lean Institute Brasil O Lean Institute Brasil é uma instituição de educação e pesquisa, sem fins lucrativos, dedicada à disseminação do Lean Thinking.

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Sumário Prefácio, xi 1 A Gestão das Operações de Produção e Serviços nos dias de hoje, 1 Motivação e objetivo deste capítulo, 1 Os 7+1 Vs da complexidade nas operações de bens e serviços, 2 A variedade

Leia mais

DEPOIMENTOS. Veja mais em:

DEPOIMENTOS. Veja mais em: DEPOIMENTOS Francisca Jocilene, Empresária - Objetiva Telemarketing - Tel: (021) 2602-9144 Consegui enxergar minhas melhores habilidades, meus pontos fortes e a partir daí traçamos metas e meios claros

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

SISTEMA PRODUTTARE DE PRODUÇÃO Alavancando a produtividade das empresas

SISTEMA PRODUTTARE DE PRODUÇÃO Alavancando a produtividade das empresas SISTEMA PRODUTTARE DE PRODUÇÃO Alavancando a produtividade das empresas PARA REFLEXÃO... Por que fazemos o que fazemos? Como treinamos um novo colaborador? Como funciona o processo de melhoria em nossas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado!

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! Você está levando de brinde uma ferramenta muito importante de auto avaliação, que servirá

Leia mais

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR?

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? Constituir o próprio negócio é o desejo de muitos profissionais, independentemente de sua faixa etária. Obter a independência profissional sem precisar se subordinar

Leia mais

TEMA: O que é o Lean? 19/12/2016 Rev02

TEMA: O que é o Lean? 19/12/2016 Rev02 Lean Manufacturing Menos desperdício, mais produtividade. TEMA: O que é o Lean? O que é o Lean? Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Se você nem imagina

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

confira o material sobre feedback

confira o material sobre feedback Há várias de formas de se fazer um feedback! Já apresentamos um método, o feedback participativo, que permite que a pessoa assuma um papel mais ativo no processo de feedback quando o líder o convida a

Leia mais

USANDO O AGILE COACHING COMPETENCY FRAMEWORK PARA EVOLUIR NA CARREIRA DE AGILE COACH

USANDO O AGILE COACHING COMPETENCY FRAMEWORK PARA EVOLUIR NA CARREIRA DE AGILE COACH USANDO O AGILE COACHING COMPETENCY FRAMEWORK PARA EVOLUIR NA CARREIRA DE AGILE COACH Oi! Eu sou o Caio Cestari :) Agile Coach 2015 2014 2010-2012 Agile Coach Scrum Master Developer Agile Coach Scrum Master

Leia mais

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO #1 03 #01 ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO Se você é um gestor de DEPARTAMENTO PESSOAL na sua empresa - seja realizando

Leia mais

PRAZER, A PATROA SOU EU!

PRAZER, A PATROA SOU EU! PRAZER, A PATROA SOU EU! ALINE PEIXOTO COACH DE EMPREENDEDORISMO FEMININO EMPRESARIA O que é importante relembrar: PENSAMENTO SENTIMENTO AÇÃO HÁBITO Essa sessão é direcionada a pessoas que já sabem a importância

Leia mais

PROGRAMA ESCOLHA CERTA

PROGRAMA ESCOLHA CERTA PROGRAMA ESCOLHA CERTA 1 Índice São PAulo, 6 de maio de 2016 Proposta Comercial CARTA DE APRESENTAÇÃO... 3 INSTITUCIONAL... 4 PROGRAMA ESCOLHA CERTA... 5 PÚBLICO ALVO... 7 BENEFÍCIOS... 8 METODOLOGIA...

Leia mais

Think Ahead Treinamentos Consultoria Estratégias

Think Ahead Treinamentos Consultoria Estratégias 2006 Início das atividades da Think Ahead com o objetivo de prover suporte às pequenas empresas na implantação de softwares Nascemos como uma empresa de Informática com DNA de uma empresa de Consultoria,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA MUITO PRAZER SOU CRIS CALLIGARIS Escritora Inovação no Atendimento, Editora Viena, 2018 Master Coach IAPerforma, certificação

Leia mais

Hoje vou dividir estratégias

Hoje vou dividir estratégias Hoje vou dividir estratégias 1- Como construir uma franquia muito lucrativa 2- Como fazer sua equipe entrar em alta performance em produtividade 3- Como identificar o perfil das outras pessoas 4- Estratégias

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

ACELERANDO RESULTADOS

ACELERANDO RESULTADOS 1 ACELERANDO RESULTADOS 2 O QUE É SUCESSO PARA VOCÊ? O sucesso é uma consequência e não um objetivo! 3 4 E AÍ, O QUE É SUCESSO PARA VOCÊ? QUAIS SÃO AS SUAS DIFICULDADES? QUAIS SÃO OS SEUS MEDOS E FRAQUEZAS?

Leia mais

Oficina Crea-RJ. Empreendedorismo e Plano de Negócios.

Oficina Crea-RJ. Empreendedorismo e Plano de Negócios. Oficina Crea-RJ Empreendedorismo e Plano de Negócios alfredo.laufer@crea-rj.org.br Pauta da Oficina De 14:30h às 15:30h Metodologias Plano de Ação Empreendimento & Produto De 15:45h às 16:45h Plano de

Leia mais

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção artesanal NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção em massa (Taylorismo) NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Sistema Ford SISTEMA

Leia mais

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado:

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado: Meta: Faturar 2 milhões por mês até 2019 Resultado: Reestruturação de algumas áreas e melhorias aplicadas. Objetivos definidos e realizando acompanhamento da meta principal. Página 1/17 Resumo das sessões

Leia mais

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores Sergio Luiz de Jesus Ao longo de toda a nossa vida, buscamos alcançar objetivos, realizar sonhos, construir, progredir e ter a certeza de que o futuro será melhor do que o presente. Essa busca ocorre em

Leia mais

Liderança para superação de resultados. Nilson Redis Caldeira

Liderança para superação de resultados. Nilson Redis Caldeira Liderança para superação de resultados Nilson Redis Caldeira www.reconectar.com.br Palestra disponível para download no site www.reconectar.com.br na sessão Artigos Como podemos melhorar a lucratividade

Leia mais

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino.

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. O equilíbrio entre esses dois hemisférios é que vai fazer

Leia mais

5 DICAS SIMPLES PARA EMAGRECER DE DENTRO PARA FORA

5 DICAS SIMPLES PARA EMAGRECER DE DENTRO PARA FORA 5 DICAS SIMPLES PARA EMAGRECER DE DENTRO PARA FORA SUMÁRIO INTRODUÇÃO..3 DICA # 1...4 DICA # 2. 5 DICA # 3.. 6 DICA # 4..7 DICA # 5..8 CONCLUINDO..9 SOBRE A AUTORA 10 CONVITE ESPECIAL.....11 BIBLIOGRAFIA..

Leia mais

Gestão de Equipes. Prof. Roberto Pinto

Gestão de Equipes. Prof. Roberto Pinto Gestão de Equipes Referências Bateman, T.S. & Snell S.A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998; Brown, Tom. Jesus CEO?. Industry Week. Mar, 6 1995; 244, 5; Academic Research

Leia mais

A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta Gerência. High Potential (desenvolver habilidades de liderança)

A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta Gerência. High Potential (desenvolver habilidades de liderança) EXECUTIVE COACHING A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta Gerência High Potential (desenvolver habilidades de liderança) Recém promovidos (processo de transição) Profissionais técnicos

Leia mais

Quadro Lógico como instrumento de planejamento e avaliação

Quadro Lógico como instrumento de planejamento e avaliação Quadro Lógico como instrumento de planejamento e avaliação Prof. Marcos Vinicius Pó Profa. Gabriela Lotta Avaliação, Monitoramento e Controle de Políticas Públicas 1 Quadro Lógico: origens Nos anos 1960

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

ESTRATÉGIA COMPETITIVA APLICADA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE BELÉM: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS PDIs

ESTRATÉGIA COMPETITIVA APLICADA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE BELÉM: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS PDIs ESTRATÉGIA COMPETITIVA APLICADA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE BELÉM: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS PDIs Rinaldo Ribeiro MORAES MORAES, Rinaldo Ribeiro. Estratégia competitiva aplicada

Leia mais

Balanced Scorecard A Estratégia em Ação

Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Definições O que é o Balanced Scorecard? É uma ferramenta que permite tangibilizar as estratégias das empresas através de objetivos e indicadores, facilitando sua

Leia mais

Trabalhos de uma forma diferente, eficiente e eficaz para ajudar pessoas e empresas

Trabalhos de uma forma diferente, eficiente e eficaz para ajudar pessoas e empresas Mensagem A Think Ahead iniciou suas atividades em 2006 para prover suporte às pequenas empresas na implantação de softwares. Naquela época éramos uma empresa de informática com DNA de uma empresa de consultoria,

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico Professor: Charles Leite Para que serve o planejamento estratégico? Chance maior sucesso na decisão. Sua aplicação faz com que elabore um portfólio

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

Mural da Vida Extraordinária Voce vai transformar seus sonhos e desejos em imagens

Mural da Vida Extraordinária Voce vai transformar seus sonhos e desejos em imagens Mural da Vida Extraordinária Voce vai transformar seus sonhos e desejos em imagens Como realizar um sonho Sonho Visão Objetivo Ação FOCO Onde você deve focar? 1. Relacione os 2 maiores problemas da sua

Leia mais

Mentoria de CARREIRA. Chegue ao próximo nível de sua carreira, de forma planejada e consciente.

Mentoria de CARREIRA. Chegue ao próximo nível de sua carreira, de forma planejada e consciente. Mentoria de CARREIRA Chegue ao próximo nível de sua carreira, de forma planejada e consciente. 02 Conheça a GENTE MAIS Atuamos desde 2009 com o princípio de que uma Gestão Estratégica de Pessoas não é

Leia mais

Patricia Turella. Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo.

Patricia Turella. Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo. Patricia Turella Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo. 3 4 5 6 7-8 9 O Método Como funciona Dúvidas Qual a diferença de outros métodos Aplicação do método Patricia Turella 2 Title of the book Mudar

Leia mais

04/05/2017. Aula 9 Planejamento e Estratégia. Conceitos de Estratégia. Planejar ou Administrar? Capítulo 15 Modelo de Negócios e Estratégia

04/05/2017. Aula 9 Planejamento e Estratégia. Conceitos de Estratégia. Planejar ou Administrar? Capítulo 15 Modelo de Negócios e Estratégia Aula 9 Planejamento e Estratégia Capítulo 15 Modelo de Negócios e Estratégia Jéssica - jessica.costa.pereira@usp.br Conceitos de Estratégia Grécia: A Arte dos Generais Os Estrategos; Estratégia: escolha

Leia mais

Engajamento uma via de mão dupla

Engajamento uma via de mão dupla Pré-Congresso uma via de mão dupla Agatha Machado Núcleo de Lanakaná Psicológa com especialização em Dinâmica dos Grupos pelo SBDG, pós graduada em Administração de RH pela FAAP e MBA em Gestão de RH,

Leia mais