ÁBACO MÓDULOS DE CÁLCULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÁBACO MÓDULOS DE CÁLCULO"

Transcrição

1 1 / 9 1. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO ÁBACO. 2. ECRÃ PRINCIPAL 3. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DE DADOS. (TECLADO E RATO) 4. LARGURA DE COLUNAS DAS PASTAS, DADO E VALOR 5. MENU SUPERIOR 6. IMAGENS DE INFORMAÇÃO. 7. ENVIO POR CORREIO ELECTRÓNICO. FICHEIROS ANEXOS 8. CONFIGURAÇÃO DE ACROBAT PARA IMPRIMIR EM PDF 9. CONFIGURAÇÃO DA DATA NO WINDOWS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO ÁBACO. GERAL Este programa permite realizar cálculos de máquinas, hidráulica e pesos. -Podem-se activar ajudas visuais quando o utilizador o desejar, através do ícone da máquina fotográfica situado na zona superior direita do ecrã. -É apresentado em 6 línguas, tanto nos dados do ecrã como no relatório de impressão, e permite as funções de envio por correio e ficheiros anexos. -Com os ficheiros txt gerados em cada pedido de elevador completo podem-se calcular hidráulicas, pesos e máquinas sem trabalho adicional abrindo esses ficheiros txt neste programa. Quanto a relatórios de impressão, podem-se obter: HIDRÁULICA: -Listagem de dados -Tomada de pedido preenchida e codificada -Cálculos justificativos (Características Cilindro, norma, central e correia) MÁQUINAS: -Listagem de dados -Tomada de pedido preenchida e codificada PESOS: -Listagem de dados -Tomada de pedido preenchida e codificada -Comparação de pesos e preços relativamente ao elevador standard

2 2. ECRÃ PRINCIPAL ÁBACO 2 / 9 Introdução de palavra passe Será necessário introduzir uma palavra passe facilitada pela MP na chave amarela de modo a activar o menu Aceitar/OK para poder aceder à aplicação. A palavra passe introduz-se uma só vez ficando registada em cada computador e pode ser alterada quando se desejar. Módulos/Versão. No menu desdobrável de MÓDULOS selecciona-se o módulo de cálculo desejado. Na criação de um novo ficheiro txt toma-se por defeito a versão mais recente. 3. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DE DADOS. (TECLADO E RATO) -Aconselha-se introduzir dados unicamente com o rato, combinando o rato e o teclado quando for necessário introduzir dados numéricos ou texto. Com o botão esquerdo do rato acedemos ao dado em questão. Se o menu for desdobrável, voltamos a seleccionar com o botão esquerdo a opção desejada e, colocando-nos sobre o dado, clicamos com o botão direito e regista-se automaticamente, passando ao dado seguinte com o botão esquerdo. Ou seja, usa-se o botão esquerdo para tudo excepto para registar o dado. A operação é rápida e dinâmica. Também se pode manejar usando exclusivamente o teclado. Enter para confirmar dado, barra de espaço para abrir menus desdobráveis e seta para cima e para baixo para seleccionar dentro do menu desdobrável.

3 3 / 9 -Nos dados de datas, ao fazer um duplo clique com o rato, aparece o calendário. -Uma vez preenchidos os dados de uma pasta na zona esquerda do ecrã, aparece o símbolo de Check de preenchimento nessa pasta. CORES DAS PASTAS A amarelo aparecem as pastas que não apresentam valor por defeito e que se devem preencher. A verde claro aparecem as opções preenchidas por defeito, que em alguns casos não se podem modificar e noutros é o utilizador que tem a responsabilidade de verificar quando esses dados não estiverem configurados como sendo só de leitura. A verde escuro aparecem os dados registados pelo utilizador. A vermelho os dados que não se podem registar por falta de gama de produto ou por falta de dados de pastas anteriores. Pastas amarelas na zona esquerda do ecrã: Estas pastas têm sub-pastas incorporadas. Fazendo um duplo clique estas abrem-se e mostram as sub-pastas que contêm. 4. LARGURA DE COLUNAS DAS PASTAS, DADO E VALOR Situando o cursor na zona vermelha e pressionando continuamente o botão esquerdo do rato, movendo para a esquerda ou direita o rato, aumenta-se ou diminui-se a coluna seleccionada.

4 4 / 9 5. MENU SUPERIOR aplicação Reiniciar: Apaga os dados introduzidos até ao momento para começar de novo. Actualizar: desactivado. Guardar : Guarda a configuração actual de dados no ficheiro nomeado. Guardar como Permite dar outro nome à configuração de dados introduzida como qualquer programa do Windows. Abrir: Permite abrir um ficheiro txt desde o disco rígido. Sair Abandona-se a aplicação. Relatórios No módulo de máquinas pode-se imprimir uma lista dos dados introduzidos e a tomada de pedido preenchida e codificada. No módulo de Pesos pode-se imprimir uma lista dos dados introduzidos e a tomada de pedido preenchida e codificada, assim como a comparação de quantidade, preço e tipo de pesos relativamente ao elevador standard. Em hidráulica pode-se obter uma lista de dados e cálculos justificativos de cilindro, normativa, correias e central hidráulica. Ver todas as pastas. Apesar de não ter muita utilidade para o utilizador, em mensagens activam-se as pastas que ainda não tenham sido completadas. Em ajuda fazem-se anotações de determinados dados e em Gama indicam-se as características de dado que se podem introduzir. Não é necessário activar estes menus para o preenchimento de dados. Em expandir e contrair visualizam-se ou comprimem-se

5 5 / 9 Pluging HIDRÁULICA: No módulo de hidráulica obtém-se a impressão e a tomada pedido preenchida e codificada e o relatório de Altura de ângulo que corresponde às medidas verticais no vão. MÁQUINAS: Uma vez preenchidos todos os dados na última pasta acedemos ao pluging de coeficiente de segurança que será sempre maior que 12 dado que foi previamente filtrado na selecção de roldanas tractoras disponíveis. Pode-se variar o ângulo de garganta apesar de ser conveniente deixar os que vêm predefinidos para cada fornecedor.

6 6 / 9 Coeficiente de segurança dos cabos na instalação Posteriormente analisa-se dentro do pluging o Ângulo de abraçamento do cabo sobre a roldana tractora. Estabelece-se um ângulo mínimo e máximo conforme a norma e estabelece-se o real que deve estar incluído nessa gama.

7 7 / 9 COMENTÁRIOS SIGNIFICATIVOS SOBRE MÓDULO DE HIDRÁULICA. Vale a pena comentar o seguinte: Existe uma opção dentro da pasta CILINDRO activada por defeito para instalações 2:1, Cilindro em troços de 500 em 500 mm. Isto permite que os cilindros calculados reduzam o seu prazo de entrega para as fábricas ao serem cortes standard. Na opção espessura do pistão, deve-se seleccionar o valor menor. Inicialmente aparece a amarelo. Dentro da pasta de Óleo da instalação hidráulica, na opção Tipo de depósito, deve-se seleccionar o depósito menor. Inicialmente aparece a amarelo. Todos os dados requeridos devem ser preenchidos antes de se poder imprimir CÁLCULOS JUSTIFICATIVOS e PEDIDOS HIDRÁULICA. Podem-se fazer modificações de valores das pastas anteriores em qualquer momento. O programa recalcula automaticamente. COMENTÁRIOS SIGNIFICATIVOS SOBRE MÓDULO DE MÁQUINAS A selecção de diâmetro de roldana tractora pode por vezes aparecer a vermelho. Ou seja, pela configuração de dados introduzidos anteriormente não selecciona uma roldana tractora que cumpra o coeficiente de segurança. Isto significa que o coeficiente de segurança dos cabos para a nova directiva, ou pressão específica dos cabos para a antiga, são filtrados ao chegar a esta pasta e portanto não existe nenhuma roldana tractora que cumpra a configuração de cabos introduzida ou obtida anteriormente por defeito. É necessário aumentar primeiro o diâmetro de cabos e, se não se encontrar nenhuma roldana, então aumentar o n.º de cabos. Existe outra opção desvio de velocidade em percentagem % que por defeito apresenta o valor 10". Indica-se a % de busca de velocidades sobre a nominal indicada na pasta de CARACTERÍSTICAS GERAIS. Como exemplo, se seleccionarmos velocidade nominal = 1 m/s, o programa analisará as características das máquinas entre 0.9 m/s e 1.1 m/s para valor de %=10, e tentará realizar a selecção de roldanas nesta gama.

8 8 / 9 SOBREDIMENSIONAMENTO DE MÁQUINAS. Pode-se fazer o sobredimensionamento de máquina por dois caminhos. 1º Por aumento de carga descompensada: Dentro da MÁQUINA, existe uma pasta chamada MÁXIMA CARGA DESCOMPENSADA (T), onde aparece um menu desdobrável com maiores cargas descompensadas a escolher. Se tomarmos um valor maior, a potência da máquina aumenta. O programa realiza uma sobredimensão automática em potência a partir de mm de percurso. Ou seja, selecciona por defeito a seguinte carga descompensada à necessária, para aumentar em um escalão a potência da máquina. 2º Por aumento de MODELO DE MÁQUINA. Nesta pasta aparece um menu desdobrável com todos os modelos superiores quanto à carga estática. É conveniente sobredimensionar pela primeira opção para evitar aumentos de preço excessivos quando se amplia o modelo de máquina. COMENTÁRIOS SIGNIFICATIVOS SOBRE MÓDULO DE PESOS Apenas para indicar que se poderão realizar cálculos com gama de pesos e chassis standard, que se encontram dentro das instruções técnicas MP. 7. IMAGENS DE INFORMAÇÃO.

9 9 / 9 Na zona superior direita do ecrã existe o ícone Máquina fotográfica que se activa quando nos encontramos num dado com imagem de ajuda. Activa-se quando o utilizador desejar, fazendo clique sobre o ícone. 8. ENVIO POR CORREIO ELECTRÓNICO. FICHEIROS ANEXOS Não se inseriu nenhuma opção directa de envio por correio electrónico dentro da aplicação. Em cada pedido é gerado um ficheiro TXT que se guarda no disco rígido. Envia-se por correio como ficheiro anexo. Além disso, podem-se incluir outros anexos como o esboço da sala de máquinas ou o que se desejar, podendo ser em pdf, gerados com um scanner ou com o programa paint do Windows que se maneja facilmente. Sugestão: É conveniente instalar o Acrobat no PC para poder imprimir em pdf quando se desejar. 9. CONFIGURAÇÃO DE ACROBAT-WRITER PARA IMPRIMIR EM PDF Quando ao imprimir em pdf os dados saírem deslocados e o logótipo da MP centrado no ecrã, é necessário que a resolução de pontos por polegada ppp seja de 600. Ir a MENU INÍCIO, CONFIGURAÇÃO, IMPRESSORAS, e seleccionar a impressora ACROBAT PDF WRITER. Com um clique no botão direito selecciona-se propriedades e em RESOLUÇÃO seleccionar 600 ppp. 13. CONFIGURAÇÃO DA DATA NO WINDOWS Em certos computadores pode dar-se o caso de não ser permitido introduzir dados de data de pedido e envio. Basta ir a MENU INÍCIO, CONFIGURAÇÃO, PAINEL DE CONTROLO, CONFIGURAÇÃO REGIONAL, DATA. Deve apresentar a configuração que se indica na imagem.

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

O que pode fazer com o Image Data Converter

O que pode fazer com o Image Data Converter O que pode fazer com o Image Data Converter Bem-vindo ao Image Data Converter Ver.1.5, o software de aplicação que lhe permite ver e fazer ajustes num ficheiro de formato RAW (SRF) ( ficheiro RAW neste

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação Direcção de Serviços de Formação e Adaptações Tecnológicas Manual de Formação Elaborado por: Rua dos Ilhéus,

Leia mais

Versão 2.0. Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8

Versão 2.0. Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8 Versão 2.0 Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8 GestãoAG, v.2.0 2 Índice Introdução... 3 Contactos... 3 Requisitos... 3 Funcionamento do Programa... 4 Aba de Início e Navegabilidade... 4 Consultar

Leia mais

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR MANUAL DE INSTRUÇÕES Editor de bases de dados NSS EDITOR Manual de Instruções Editor de bases de dados NSS Editor 1. Introdução Este manual aplica-se ao software de edição de bases de dados para indicadores

Leia mais

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35 Página 1 de 35 Manual de Utilizador do Software TimeNET Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 2 de 35 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: - O Software TimeNET foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a DrawPlus M a

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Preferências do Programa

Preferências do Programa Capítulo 5 Preferências Preferências são funções pre-estabelecidas que controlam o ZoomText quando se inicia ou sai do programa, ou como aparece no ecrã enquanto corre. Pode ainda, activar a Actualização

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2 Atividade 2 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la no Moodle. 1. A primeira tarefa a efectuar depois de abrir um novo livro

Leia mais

PACWIN Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR

PACWIN Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.2 INDÍCE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 2 3. JANELA PRINCIPAL PESQUISAR... 3 3.1. BASES DE DADOS DE BIBLIOGRAFIA E AUTORIDADES... 3 3.2. MENU... 4 3.2.1. Base

Leia mais

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a e começar a jogar.

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a  e começar a jogar. Manual do Utilizador Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a http://mega.ist.utl.pt/~jsnl/sudoku/ e começar a jogar. O que preciso para jogar? Precisa de um computador, ligação

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS GESPOS WINDOWS Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS 1 A Gestão de cores e tamanhos do Gespos Windows é seguramente a gestão mais eficaz para qualquer tipo de loja que comercialize produtos no

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica PAPER FOLDING 3D Manual e Guia de exploração do Paper Folding 3D para utilização em contexto

Leia mais

Manual de Utilização ZSPDA

Manual de Utilização ZSPDA Manual de Utilização ZSPDA Ao entrar no software de PDA, é mostrado o seguinte menu. (Fig. 1) 1 (Fig. 1) A data mostrada no menu, indica a data de facturação. Para alterar essa data, o utilizador deverá

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica de Telecomunicações de Computadores Guia de utilização do Moodle (Versão 1.6.2) Vista do Professor Versão 2.0 Outubro

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício

Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Software para Arquitetura, Engenharia e Construção 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO

Leia mais

Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa

Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa Índice 1. Criar a guia enquanto produtor... 3 2. Autorização

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos

Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 O GESTOR DE CAMINHOS DE DADOS (DATA FOLDER SELECTOR) 2 O GESTOR DE COMPANHIAS (COMPANY MANAGER) 3 O GESTOR DE TRABALHOS (JOB MANAGER) 4 CÓPIA

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Manual de Ligação Software XD com AirMenu

Manual de Ligação Software XD com AirMenu Manual de Ligação Software XD com AirMenu Para configurar o Software XD com AirMenu siga os seguintes passos: 1- Inicie o Software XD (POS / REST / DISCO) e aceda ao menu de Configurações Gerais (imagem

Leia mais

Software for glucose data management. Manual

Software for glucose data management. Manual Software for glucose data management Manual Índice Noções Gerais...2 Símbolos...3 Página Inicial...5 Transferência de dados...8 Impressão...8 Importar / Exportar...9 Adicionar Paciente...9 Funções...14

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011 Manual Avançado Funcionamento Início v.1 com cartões v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Séries... 4 b) Adicionar Série... 4 i. Tipo de série... 5 c) Modificar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

Sistema de cópias de segurança

Sistema de cópias de segurança SEGSIS Sistema de cópias de segurança Versão 1.01 31-05-2004 11:58 Introdução O SEGSIS é um programa para auxílio na execução de cópias de segurança que funciona seguindo uma filosofia de perfis. Os perfis

Leia mais

Administrador de condomínio Art. 1456B Vdc. Art 1456B PT MANUAL TÉCNICO A2 A3 A4

Administrador de condomínio Art. 1456B Vdc. Art 1456B PT MANUAL TÉCNICO A2 A3 A4 PT MANUAL TÉCNICO B Art 1456B + - 40-56 Vdc SOLO CON CAVO ROSSO COMELIT 2E7T000500 ONLY WITH COMELIT RED CABLE 2E7T000500 FIXED POE SETTABLE POE N0 POE A1 A2 A3 A4 Administrador de condomínio Art. 1456B

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

Copyright Restinfor, Lda

Copyright Restinfor, Lda WinCAFÉ A Registadora Inteligente Configuração Inicial Copyright 1999-2000 Restinfor, Lda Índice Pag. 1.Configuração Inicial... 3 1.1. Tabelas... 3 1.2. Controlo de Acessos... 4 1.3. Definições Gerais...

Leia mais

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO Esta apresentação PowerPoint explica o método a seguir para o preenchimento do plano financeiro do seu projecto.

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

O Manual do KMagnifier. Sarang Lakare Olaf Schmidt Tradução: Pedro Morais

O Manual do KMagnifier. Sarang Lakare Olaf Schmidt Tradução: Pedro Morais Sarang Lakare Olaf Schmidt Tradução: Pedro Morais 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Utilização do KMagnifier 7 2.1 Mudar a parte do ecrã a ser ampliada.......................... 8 2.2 Mais funcionalidades do

Leia mais

O Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: José Pires

O Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: José Pires Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Utilizar o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurar as Opções Predefinidas do KNotes.....................

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011 Manual Avançado Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Iniciar cartões pré-pagos... 4 b) Adicionar Cartões Pré-Pagoc) Atribuir

Leia mais

Elementos estruturais

Elementos estruturais Software para Arquitetura, Engenharia e Construção Elementos estruturais Elementos estruturais Exemplo prático 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento

Leia mais

Seu manual do usuário SHARP AR-5316E/5320E

Seu manual do usuário SHARP AR-5316E/5320E Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SHARP AR-5316E/5320E. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Ligação à Contabilidade

Ligação à Contabilidade Ligação à Contabilidade Página 1 de 5 Para poder utilizar o módulo de ligação à contabilidade, antes de mais terá que configurar a forma como o GesPOS vai interligar com a contabilidade. Essa parametrização

Leia mais

Computer Setup Manual do utilizador

Computer Setup Manual do utilizador Computer Setup Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui contidas estão

Leia mais

Configurar e usar o Voltar ao meu Mac

Configurar e usar o Voltar ao meu Mac Configurar e usar o Voltar ao meu Mac Date : 31 de Agosto de 2015 Há funcionalidades que são muito simples de fazer num sistema operativo e mais complicado de activar num outro diferente. Deixamos hoje

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 2 3. Funcionalidades

Leia mais

O Ambiente de Trabalho Candy

O Ambiente de Trabalho Candy O Ambiente de Trabalho Candy ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO AMBIENTE DE TRABALHO 2 1 Barra de Título 2 2 Separador de Aplicação (Application Tabs) e informação acerca da versão do programa

Leia mais

MultiBoot Manual do utilizador

MultiBoot Manual do utilizador MultiBoot Manual do utilizador Copyright 2006, 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os

Leia mais

1. Introdução. Profs. gerais (também definidos em. departamento/subdepartamento dos grupos

1. Introdução. Profs. gerais (também definidos em. departamento/subdepartamento dos grupos Índice 1. Introdução... 2 2. Menu de preferências... 3 2.1 Cópias de Segurança... 3 2.2 Reposição de Cópia de Segurança... 3 2.3 Importação de Alunos... 3 2.4 Preferências... 5 2.4.1 Dados - informação

Leia mais

LogiNut manual de utilizador CADA ANIMAL É ÚNICO, O SEU CONSELHO TAMBÉM!

LogiNut manual de utilizador CADA ANIMAL É ÚNICO, O SEU CONSELHO TAMBÉM! LogiNut manual de utilizador CADA ANIMAL É ÚNICO, O SEU CONSELHO TAMBÉM! INTRODUÇÃO LogiNut é um programa de recomendação e acompanhamento nutricional. Funciona através da Internet e é compatível com Mac,

Leia mais

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador 4 - ANILHAGEM QUADRO DE INSERÇÃO DE DADOS DE ANILHAGEM Ao seleccionar o botão Anilhagem, obtêm-se acesso ao quadro de inserção de dados de anilhagem, cujo aspecto pode ser visto nas figuras 22 e 22a, uma

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador é utilizado o seguinte ícone: As s indicam o que fazer se ocorrerem determinadas situações

Leia mais

O Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Pedro Morais

O Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Pedro Morais Brad Hards Tradução: Pedro Morais 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 O protocolo do Remote Frame Buffer 6 3 Utilizar o Desktop Sharing 7 3.1 Janela Principal do Desktop Sharing........................... 7 3.1.1

Leia mais

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6 Instalar a impressão centralizada da Konica Minolta em PC s fora do domínio Cliente YSoft SafeQ em qualquer versão e arquitetura de Windows (7 ou superior) PARTE I Instalação do Cliente YSoft 1 Transferir

Leia mais

Comutador USB 2.0 de Partilha

Comutador USB 2.0 de Partilha Comutador USB 2.0 de Partilha Manual do Utilizador Modelo: DA-70135-1 & DA-70136-1 Os primeiros passos para usar o Comutador USB 2.0 de Partilha Obrigado por escolher o Comutador USB 2.0 de Partilha Hoje

Leia mais

I Extintores. Manual de utilizador

I Extintores. Manual de utilizador I Extintores Manual de utilizador As informações descritas neste documento podem ser alteradas sem aviso prévio e sem que a ISOFT Tecnologias de Informação tenha que actualizar este Manual para todos os

Leia mais

Desenho/Formas SmartArt

Desenho/Formas SmartArt Desenho/Formas SmartArt 1 WordArt Para criar textos com efeitos Gráficos Embora o Word 2007 seja um processador de texto, permite a criação de gráficos em tudo semelhantes à folha de cálculo Excel 2007.

Leia mais

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações Federação Columbófila Brasileira

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações Federação Columbófila Brasileira Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações 2016 - Federação Columbófila Brasileira Este manual pretende dar uma visão da estrutura principal do programa. Se o usuário seguir os passos indicados

Leia mais

Manual de Utilizador. Instruções gerais de utilização SIGRHE

Manual de Utilizador. Instruções gerais de utilização SIGRHE Manual de Utilizador Instruções gerais de utilização do SIGRHE janeiro de 2019 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Acesso ao sistema... 5 1.3 Definições, Abreviaturas, Acrónimos e Legenda...

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL 2 O ambiente de trabalho do Excel.3 O botão do Office 4 OPERAÇÕES COM FOLHAS DE CÁLCULO.. 4 Criar um documento novo 4 Colunas, linhas e células. 5 Inserir Fórmulas 6 TUTORIAL

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2008, 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

Índice. Preparação... 2 Introduzir as baterias... 2 Colocação da correia... 3 Introdução do cartão SD/MMC... 3

Índice. Preparação... 2 Introduzir as baterias... 2 Colocação da correia... 3 Introdução do cartão SD/MMC... 3 PT Índice Identificação dos componentes Preparação... 2 Introduzir as baterias... 2 Colocação da correia... 3 Introdução do cartão SD/MMC... 3 Definições da câmara Modo de gravação... 4 Botão da resolução...

Leia mais

INDICE MARCAÇÕES POSTOS MÉDICOS SSCGD MANUAL DO UTILIZADOR 1/11

INDICE MARCAÇÕES POSTOS MÉDICOS SSCGD MANUAL DO UTILIZADOR 1/11 1/11 INDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 OBJETIVO E ÂMBITO... 3 2 FUNCIONALIDADES... 3 2.1 PESQUISAR VAGAS... 3 2.2 CONSULTAR HORÁRIOS... 5 2.3 EFETUAR UMA MARCAÇÃO... 5 2.4 LISTAR PRÓXIMAS MARCAÇÕES... 8 2.5

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet :

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet : Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº 24 2 1250-069 Lisboa Internet : http://www.deep.msst.gov.pt Índice Folha 2 ÍNDICE Folha 1 - Requisitos -------------------------------------------------------------

Leia mais

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x

Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Como construir uma animação em Excel Proporcionalidade Directa. Gráfico da função y = k.x Supõe que um carro viaja de Lisboa ao Porto (~300 km) a uma velocidade constante de 90 km/h. Neste caso a distância

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

GeoMafra SIG Municipal

GeoMafra SIG Municipal GeoMafra SIG Municipal Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar a

Leia mais

Vodafone Negócios. Manual de utilizador. Telefone Fixo Express com Base Vodafone 312/612 Vodafone One Net

Vodafone Negócios. Manual de utilizador. Telefone Fixo Express com Base Vodafone 312/612 Vodafone One Net Vodafone Negócios Manual de utilizador Telefone Fixo Express com Base Vodafone 312/612 Vodafone One Net Preparação do Telefone Conteúdo da Embalagem 1 Telefone 2 Bateria 3 Base de apoio 4 Auricular 5

Leia mais

Manual do aluno Novembro de 2007

Manual do aluno Novembro de 2007 Manual do aluno Novembro de 2007 Iniciar o e-portefólio Inicia o teu e-portefólio clicando no botão Continuar Este é o teu e-portefólio. Visita cada uma das secções para verificares qual o seu aspecto.

Leia mais

Sistema de apoio à decisão M-MACBETH. Guia de utilização. Autor: João C. Bana e Costa (revisto em Outubro de 2014 por João Carlos Lourenço)

Sistema de apoio à decisão M-MACBETH. Guia de utilização. Autor: João C. Bana e Costa (revisto em Outubro de 2014 por João Carlos Lourenço) Sistema de apoio à decisão M-MACBETH Guia de utilização Autor: João C. Bana e Costa (revisto em Outubro de 2014 por João Carlos Lourenço) Instituto Superior Técnico Outubro de 2014 Índice Introdução...

Leia mais

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT Documento da versão PRODUTO ManWinWin DATA INÍCIO 13-04-2015 VERSÃO 5.3.1.0 DATA FECHO 24-07-2015 Novas Funcionalidades Ecrã Principal No módulo Parque passou a ser possível escolher a árvore que se pretende

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão. Sessão nº 7 Mais opções de formatação e impressão Objectivos: Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Leia mais

VISU-schéma Ajuda em linha Junho de AJUDA VISU-Schéma

VISU-schéma Ajuda em linha Junho de AJUDA VISU-Schéma AJUDA VISU-Schéma Um CD-ROM VISU-schéma corresponde a uma Nota Técnica de esquemas eléctricos de papel (NTxxxx). Tal como as Notas Técnicas de esquemas eléctricos de papel, um CD-ROM VISU- Schéma contém

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal do contribuinte Versão 1.0

Manual do Utilizador. Portal do contribuinte Versão 1.0 Manual do Utilizador Portal do contribuinte 2018 Versão 1.0 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. FOLHAS DE REMUNERAÇÕES... 6 4. GUIAS DE PAGAMENTO... 15 5. IMPRESSÃO DE CARTÕES... 19

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra

Centro de Competência Entre Mar e Serra 1. Primeiros passos 1.1. Criar uma conta de utilizador Para entrar no Moodle e poder gerir ou participar numa disciplina terá primeiro de ter uma conta de utilizador. Essa conta de utilizador é composta

Leia mais

Segurança residencial profissional. Aplicação X-Series Alarm Scan. Guia do utilizador

Segurança residencial profissional. Aplicação X-Series Alarm Scan. Guia do utilizador Segurança residencial profissional Aplicação X-Series Alarm Scan Guia do utilizador Índice 1. Introdução Apresentação rápida da aplicação X-Series Alarm Scan 2. Iniciar a aplicação 3. Introdução das informações

Leia mais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais Introdução Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais O portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) tem disponível um conjunto de recursos para o apoio aos trabalhos de Geografia, nomeadamente

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO 2013 Manuel utilização portal totta ACESSO À APLICAÇÃO 1 - O acesso à aplicação é realizado acedendo ao endereço internet: https://extranet.gruposantander.pt/avaliadoras/jsp/logi

Leia mais

Programação 2017/2018 2º Semestre

Programação 2017/2018 2º Semestre Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Programação 2017/2018 2º Semestre Aula de Problemas 1 Os alunos deverão executar os passos aqui descritos no seu computador pessoal ou no laboratório.

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR - MYGIAF SIADAP

MANUAL DO AVALIADOR - MYGIAF SIADAP GIAF RH MANUAL DO AVALIADOR - MYGIAF SIADAP IHRU Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana Indra 2010 Aviso de Confidencialidade A informação contida neste documento é confidencial e pertence à Indra.

Leia mais

Corporate Inline. Manual de Consulta Rápida. Produto: Corporate Inline. Versão do Produto: 2.9. Titulo do Manual: Manual de Consulta Rápida

Corporate Inline. Manual de Consulta Rápida. Produto: Corporate Inline. Versão do Produto: 2.9. Titulo do Manual: Manual de Consulta Rápida Corporate Inline Manual de Consulta Rápida Produto: Corporate Inline Versão do Produto: 2.9 Titulo do Manual: Manual de Consulta Rápida Idioma: Português Data do Manual: 2006-07-05 www.newvision.pt help.desk@newvision.pt

Leia mais

GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A

GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A Este guia destina-se a apoiar a utilização da norma internacional PDF/A, criada com a intenção de preservar arquivos digitais a longo prazo. Este formato,

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Mash on Spore

Leia mais

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007 Manual Requisições Sonaecom M03102008 03 de Outubro de 2007 Índice 1 Personificação do Utilizador 2 Criar Requisição 3 Criar por Upload 4 Documentos Modelo 5 6 Gerir Requisições Relatórios 2 Personificação

Leia mais

Tabela de Conteúdo. Pág. 2

Tabela de Conteúdo. Pág. 2 Pág. 1 Tabela de Conteúdo 1. Introdução à Teleaula... 3 1.1 Funcionalidades da Teleaula... 3 2. Iniciação rápida... 3 2.1 A barra de ferramentas... 4 2.2 Iniciar/ Terminar uma ligação... 5 3. Videoconferência...

Leia mais

ThinkPad X Series. Manual de Instalação

ThinkPad X Series. Manual de Instalação Part Number: 92P1934 ThinkPad X Series Manual de Instalação Lista de verificação de componentes A IBM agradece a sua preferência por um IBM ThinkPad X Series. Confronte os itens indicados nesta lista com

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Tecnologias da Informação e Comunicação UNIDADE 1 Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 1º Período SUMÁRIO Sistema Operativo: definição e tipos. Elementos básicos

Leia mais

ATENÇÂO. A actualização agora disponibilizada deve ser instalada antes de efectuarem o Fecho do Ano 2009/2010.

ATENÇÂO. A actualização agora disponibilizada deve ser instalada antes de efectuarem o Fecho do Ano 2009/2010. ALUNOS Versão 4.5.35 Junho de 2010 _ Adenda ao Manual Este documento refere as principais alterações implementadas na Versão 4.5.35 e passa a fazer parte integrante do manual do programa. ATENÇÂO Antes

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Índice. 1 Descrição Geral Selecção do Idioma 2. 2 Corte Descrição Geral 2

Índice. 1 Descrição Geral Selecção do Idioma 2. 2 Corte Descrição Geral 2 Índice 1 Descrição Geral 2 1.1 Selecção do Idioma 2 2 Corte 2 2.1 Descrição Geral 2 2.2 Placas Base 2 2.2.1 Descrição Geral 2 2.2.2 Introdução, edição 3 2.3 Lista de Peças 4 2.3.1 Medidas 4 2.3.2 Fita

Leia mais

Módulos de memória. Número de publicação do documento: Este manual explica como substituir e actualizar a memória do computador.

Módulos de memória. Número de publicação do documento: Este manual explica como substituir e actualizar a memória do computador. Módulos de memória Número de publicação do documento: 393521-132 Dezembro de 2005 Este manual explica como substituir e actualizar a memória do computador. Conteúdo 1 Adicionar ou remover módulos de memória

Leia mais

BASE DE DADOS DE PUBLICAÇÕES NO SISTEMA FENIX

BASE DE DADOS DE PUBLICAÇÕES NO SISTEMA FENIX BASE DE DADOS DE PUBLICAÇÕES NO SISTEMA FENIX 1. Enquadramento No sistema FENIX existe já há algum tempo uma base de dados de publicações. Esta base de dados tem, para além de outras funções, a finalidade

Leia mais