Versão 2.0. Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Versão 2.0. Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8"

Transcrição

1 Versão 2.0 Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8

2 GestãoAG, v Índice Introdução... 3 Contactos... 3 Requisitos... 3 Funcionamento do Programa... 4 Aba de Início e Navegabilidade... 4 Consultar Saldo do Agregado... 5 Criar Movimentos... 6 Consultar Movimentos Filtrar Movimentos por Intervalo de Tempo Filtrar Movimentos por Tipologia Filtrar Movimentos por Regularidade Apagar Movimentos Editar Movimentos Calcular, Consultar e Exportar Balanços Calcular e Consultar Balanços Exportar Balanços Adicionar Membros ao Agregado Editar Membros do Agregado Apagar Membros do Agregado Adicionar Tipologias Editar Tipologias Terminar a aplicação Consultar Ajuda Índice Remissivo... 35

3 GestãoAG, v Introdução Bem-vindo ao seu novo gestor financeiro, Gestão do Agregado Familiar! O programa Gestão do Agregado Familiar permite a um utilizador gerir a banca do seu agregado. Para tal, a aplicação permite uma constante monitorização do saldo da família e de um controlo sobre todos os movimentos financeiros, produzidos por um qualquer, ou quaisquer membros do agregado. O presente documento tem como propósito principal o esclarecimento detalhado da forma utilização da aplicação e das suas funcionalidades. Para mais informações, consultar Contactos. Contactos Se tiver alguma sugestão ou dúvida acerca do manual e/ou do programa Gestão do Agregado Familiar poderá contactar-nos: SoftAware, inc. Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores DEEC, Pólo II Pinhal de Marrocos Coimbra Portugal SoftAware@deec.uc.pt Requisitos Os únicos requisitos materiais para o correcto funcionamento do programa, para além de um computador com rato, teclado e monitor, é a utilização do sistema operativo Windows Vista, 7 ou 8.

4 GestãoAG, v Funcionamento do Programa Para iniciar o programa, é necessário o duplo clique sobre o ficheiro GestaoAG.exe. Após uns instantes será saudado com a tela inicial de boas vindas. Aba de Início e Navegabilidade Figura 1. Aba de início da aplicação. Nesta primeira janela do programa, poderá consultar o saldo total do agregado familiar, os movimentos mais recentes e os movimentos futuros (do mês seguinte ao corrente), que poderão ou não levar a problemas financeiros.

5 GestãoAG, v Como indicado na figura anterior, a navegação entre janelas será feita com auxílio das abas de navegação, no canto superior esquerdo da tela inicial: Para navegar entre as abas pode clicar diretamente sobre a aba desejada ou usar o atalho [alt]+[seta direita] ou [alt]+[seta esquerda], para navegar para a aba da direita ou da esquerda respetivamente. Em qualquer momento, pode ser consultada a ajuda ou terminar a aplicação, recorrendo aos botões no canto inferior esquerdo de qualquer das abas: Para mais informações ler Consultar Ajuda e Terminar a aplicação. Consultar Saldo do Agregado O saldo total do agregado é apresentado no canto inferior direito da janela da aplicação em qualquer uma das abas, como representado na imagem abaixo, bem como na ilustração da aba inicial na figura 1:

6 GestãoAG, v Criar Movimentos Para criar um novo movimento, poderá utilizar o atalho de teclado [alt]+[c] ou navegar para a Aba Movimentos e pressionar no botão Adicionar Movimento : Figura 2. Aba de Movimentos

7 GestãoAG, v Será, então, saudado com a janela de introdução de um novo movimento, como ilustrado na figura abaixo. Figura 3. Janela de introdução de um novo movimento. Nesta janela deverá preencher todos os dados relevantes, caso contrário, será impedido de criar o movimento, apresentando um aviso sugestivo acerca do campo/campos em falta. Nota: Deverá preencher o salário utilizando a vírgula e não o ponto, para diferenciar decimais.

8 GestãoAG, v Para alterar a data do movimento, poderá inserir a data desejada com o teclado numérico ou clicar sobre a seta e selecionar a data pelo calendário que aparecerá em resposta ao clique. Figura 4. Janela de introdução de um novo movimento, com representação do calendário.

9 GestãoAG, v Ainda nesta janela, poderá adicionar um novo membro ao agregado familiar pressionando no botão, que se encontra no canto inferior esquerdo, ou adicionar uma nova tipologia, premindo o botão do primeiro., que se encontra ao lado Caso clique nalgum destes botões, será reencaminhado para a janela de criação de um novo membro do agregado ou para a janela de criação de uma nova tipologia ver Criar Movimentos e Adicionar Tipologias. Assim que retornar destas janelas, poderá selecionar, imediatamente, os elementos criados, para a criação do movimento. Pressione confirmar para a adição do movimento ou cancelar, para voltar à aba dos movimentos, sem a criação de um novo movimento.

10 GestãoAG, v Consultar Movimentos Pode consultar movimentos na aba de movimentos, na tabela dos movimentos, contornada a vermelho na figura abaixo. Figura 5. Aba de Movimentos, com ênfase nas configurações possíveis para consulta de movimentos. Filtrar Movimentos por Intervalo de Tempo De notar que, apenas aparecem na tabela de movimentos os movimentos com data de início compreendida entre as datas selecionadas no campo Data de Início e Data de Fim (contornados pelo rectângulo verde na imagem). Poderá querer mudar estas datas para visualizar movimentos efetuados em diferentes intervalos de tempo.

11 GestãoAG, v

12 GestãoAG, v Filtrar Movimentos por Tipologia A filtragem de movimentos por tipologias é feita com base na informação seleccionada na região contornada por um rectângulo amarelo, na figura acima. Para activar/desactivar a filtragem de movimentos por tipologias, seleccionar ou desactivar a opção Activar Filtro de Tipologias ( em ). Caso esta opção esteja seleccionada, poderão ser seleccionadas as tipologias desejadas de entre o conjunto de tipologias existentes: Nota: Quando selecciona ou desactiva uma das tipologias, é necessário pressionar o botão Aplicar Filtro de Tipologias para actualizar a informação disposta na tabela de movimentos conforme esta mudança. Caso a filtragem de tipologias esteja desactivada, não é possível efectuar alterações na tabela de filtragem e são mostrados os movimentos com todas as tipologias existentes:

13 GestãoAG, v Filtrar Movimentos por Regularidade É possível mostrar apenas movimentos regulares na tabela de movimentos, seleccionando a opção Movimentos Regulares Activos ( em ), contornada por um rectângulo violeta na figura 5.

14 GestãoAG, v Apagar Movimentos Na aba dos Movimentos, deverá, primeiramente selecionar o movimento que deseja a apagar 1, selecionando, para isso, a linha correspondente ao movimento que deseja apagar. Figura 6. Aba dos movimentos, com ênfase na selecção de um movimento e no botão de apagar movimento. 1 Poderá ter de ajustar a janela temporal, alterando os campos Data de Início e Data de Fim ver Consultar Movimentos

15 GestãoAG, v Seguidamente, pressione o botão Apagar Movimento : o qual abrirá a seguinte mensagem de confirmação: Deverá premir Sim, desejo confirmar para apagar o movimento ou Não, desejo cancelar para cancelar a acção.

16 GestãoAG, v Editar Movimentos Para editar um movimento, é necessário, na aba dos movimentos, seleccionar o movimento que pretende modificar, clicando sobre a linha respectiva da tabela de movimentos, e seguidamente clicar no botão Editar Movimento : Figura 7. Aba dos movimentos, com ênfase na selecção de um movimento e no botão de apagar movimento. Em resposta ao clique do botão, surgirá a janela de edição de movimentos:

17 GestãoAG, v Figura 8. Janela de Edição de Movimento. Nesta janela deve efectuar as alterações aos campos que deseja editar.

18 GestãoAG, v Calcular, Consultar e Exportar Balanços Calcular e Consultar Balanços Para calcular e consultar balanços deverá navegar até à aba dos movimentos. Seguidamente deverá selecionar nos campos Data de Início e Data de Fim as datas de início e de fim, respetivamente, para o cálculo do balanço. Note que, na tabela dos movimentos, estarão representados todos os movimentos referentes a esse intervalo temporal 2. Para calcular balanço relativo a esse intervalo basta clicar no botão Calcular Balanço : Figura 9. Aba de Movimentos, com ênfase na região de cálculo de balanços. 2 Ver Consultar Movimentos

19 GestãoAG, v Caso as datas de Início e de Fim definam um mês, ou seja de dia 1 ao último dia do mês, e o utilizador clicar sobre o botão Calcular Balanço, um novo balanço consolidado será criado, caso não exista. O balanço consolidado poderá ser consultado, selecionando-o na lista de balanços consolidados, contornada por um rectângulo vermelho na figura que se segue: A informação do balanço resumido será então mostrada na área do balanço, contornada a verde na figura acima, e a informação relativa aos movimentos que compõem o balanço encontra-se disposta na tabela dos movimentos formando, assim, o balanço consolidado detalhado. Nota: Clicar sobre um dos balanços consolidados alterará a janela temporal de visualização de movimentos. 3 3 Ver Consultar Movimentos

20 GestãoAG, v Exportar Balanços Para exportar dados relativos a um balanço, basta clicar no botão Exportar Dados : Figura 10. Aba de Movimentos, com ênfase na região de exportação de balanços. Note-se que o balanço exportado é especificado pelas datas de início e de fim do filtro de movimentos temporal.

21 GestãoAG, v Após o clique no botão, surgirá uma janela onde deve indicar o nome do ficheiro onde a informação deve ser armazenada, e escolher a directoria onde este deve ser armazenado: De seguida, basta abrir o ficheiro na directoria especificada, e consultar a informação do balanço.

22 GestãoAG, v Adicionar Membros ao Agregado Para adicionar Membros ao Agregado, poderá utilizar a tecla de atalho [alt]+[m] ou navegar até à aba Agregado e clicar no botão Adicionar Membro. Figura 11. Aba dos Membros.

23 GestãoAG, v Após abertura da janela de introdução de um novo membro, deverá preencher corretamente todas as informações. Figura 12. Janela de introdução de um novo membro. Seguidamente deverá clicar confirmar para adicionar o membro ao agregado ou cancelar para cancelar.

24 GestãoAG, v Editar Membros do Agregado Para editar um membro do agregado familiar, deverá navegar até à aba Agregado, selecionar um dos membros do agregado, clicando em cima do nome desejado e premir o botão Editar Membro ver figura abaixo, nas regiões contornadas a vermelho. Figura 13. Aba dos membros, com ênfase na região associada à edição de um membro.

25 GestãoAG, v Logo após premir o botão, surge a janela Editar Informação de um Membro : Figura 14. Janela de edição de um membro. Nesta janela, deverá editar as informações que desejar e confirmar, caso deseje que tomem efeito, ou cancelar caso contrário. Ver Apagar Membros do Agregado, para a opção Desactivar Membro.

26 GestãoAG, v Apagar Membros do Agregado Para apagar um membro, deverá navegar até à aba Agregado, selecionar um dos membros existentes, clicando com o botão esquerdo do rato sobre o nome, e clicar sobre o botão Editar Membro, repetindo o procedimento especificado em Editar Membros do Agregado: Na janela de edição de membro, que deverá abrir após o clique, deverá clicar sobre o botão circular Desactivar Membro, escolher a data de inactivação, data actual por omissão, e confirmar. Figura 15. Janela de edição de um membro, com ênfase nos campos associados à inactivação do mesmo.

27 GestãoAG, v Note que desactivar um membro não o apaga definitivamente. No entanto, não permitirá o lançamento de novos movimentos em nome desse membro nem a edição de informações relativas ao mesmo.

28 GestãoAG, v Adicionar Tipologias Para adicionar uma nova Tipologia, poderá utilizar a tecla de atalho [alt]+[t] ou navegar até à aba Tipologias e clicar no botão Adicionar Tipologia : Figura 16. Aba das tipologias.

29 GestãoAG, v Será imediatamente aberta a janela de introdução de nova tipologia, ilustrada na figura abaixo: Figura 17. Janela de introdução de uma nova tipologia. Aqui, deverá preencher todos os campos existentes, com a informação que achar relevante. Seguidamente pressione confirmar para criar a nova tipologia ou cancelar para cancelar. O programa voltará à janela principal, na aba tipologias, contendo já a nova tipologia, caso tenha sido criada. De notar que esta aba contém, aquando da primeira inicialização do programa, a informação das tipologias consideradas por defeito.

30 GestãoAG, v Editar Tipologias Para editar Tipologia, deverá seleccionar uma das tipologias existentes, na aba das Tipologias, clicando com o rato sobre a linha que contém a designação da tipologia que pretende editar, e pressionar o botão Editar Tipologia : Figura 18. Aba de Tipologias, com ênfase na área concernente à edição de tipologias..

31 GestãoAG, v Após clicar no botão, surgirá a janela de edição de tipologias, onde poderá alterar a informação que desejar. Figura 19. Janela de edição de tipologia.

32 GestãoAG, v Terminar a aplicação Para terminar a aplicação, clicar em Sair, no canto inferior esquerdo de qualquer das abas de navegação. Figura 20. Botão de Sair.

33 GestãoAG, v Após clicar no botão, surgirá uma janela de confirmação, onde deve reafirmar a intenção de terminar a aplicação, premindo OK, ou cancelar a acção, premindo Cancel. Alternativamente, poderá clicar na cruz do canto superior direito da janela, terminando a aplicação de imediato.

34 GestãoAG, v Consultar Ajuda Ao clicar no botão de ajuda, este manual de utilizador será aberto para consulta de informação que possa ser útil no esclarecimento de eventuais dúvidas acerca do funcionamento da aplicação.

35 GestãoAG, v Índice Remissivo Aba Início e Navegabilidade (mudar imagem), 4 Adicionar Membros ao Agregado, 21 Adicionar Tipologias, 27, 29 Apagar Membros do Agregado, 25 Apagar Movimentos, 13 Calcular e Consultar Balanços, 17, 19 Consultar Ajuda, 33 Consultar Movimentos, 10, 11, 12 Consultar Saldo do Agregado, 5 Contactos, 3 Criar Movimentos, 6 Editar Membros do Agregado, 23 A C E Editar Movimentos, 15 Editar Tipologias, 29 Exportar Balanços, 19 Filtrar, 10, 11, 12 Funcionamento do Programa, 4 Índice, 2 Introdução, 3 Requisitos, 3 Terminar a aplicação, 31, 33 F I R T

imax Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 Manual do Utilizador

imax Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 Manual do Utilizador Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 imax Manual do Utilizador Grupo 04: Pedro João Grácio Rodrigues 48952 Raquel Garcez Coutinho Costa 57745 Renato Filipe Robles Sousa 52368 Índice Índice... 2 Introdução...

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice 1 1. Operações de Alunos... 3 1.1. Matricular aluno... 3 1.2. Visualizar alunos... 7 1.2.1. Visualizar dados pessoais... 8 1.3. Matrículas do aluno... 9 1.3.1. Detalhes da matrícula... 9 1.3.1.1.

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 3-6 Entrada na aplicação... 3 Recuperação de dados... 4-5 Atualização de dados... 5-6 Alteração de password... 6 Saída da aplicação... 6 2. FUNCIONALIDADES... 7-41 2.1 Painel...

Leia mais

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação Direcção de Serviços de Formação e Adaptações Tecnológicas Manual de Formação Elaborado por: Rua dos Ilhéus,

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

GV-LPR e LPR. Reconhecimento de matrículas. Manual do utilizador

GV-LPR e LPR. Reconhecimento de matrículas. Manual do utilizador GV-LPR e LPR Reconhecimento de matrículas Manual do utilizador Conteudo Características do ecrã principal... 2 Base de dados de reconhecimento... 4 Registos de reconhecimento... 4 Base de dados de reconhecimento...

Leia mais

Software for glucose data management. Manual

Software for glucose data management. Manual Software for glucose data management Manual Índice Noções Gerais...2 Símbolos...3 Página Inicial...5 Transferência de dados...8 Impressão...8 Importar / Exportar...9 Adicionar Paciente...9 Funções...14

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.0 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 3 2.1. Recuperar palavra-passe... 3 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

Manual de Utilização ZSPDA

Manual de Utilização ZSPDA Manual de Utilização ZSPDA Ao entrar no software de PDA, é mostrado o seguinte menu. (Fig. 1) 1 (Fig. 1) A data mostrada no menu, indica a data de facturação. Para alterar essa data, o utilizador deverá

Leia mais

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 ICSF Formação apresenta: Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Bem-vindo Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Identificação da UFCD UFCD nº

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Corporate Inline. Manual de Consulta Rápida. Produto: Corporate Inline. Versão do Produto: 2.9. Titulo do Manual: Manual de Consulta Rápida

Corporate Inline. Manual de Consulta Rápida. Produto: Corporate Inline. Versão do Produto: 2.9. Titulo do Manual: Manual de Consulta Rápida Corporate Inline Manual de Consulta Rápida Produto: Corporate Inline Versão do Produto: 2.9 Titulo do Manual: Manual de Consulta Rápida Idioma: Português Data do Manual: 2006-07-05 www.newvision.pt help.desk@newvision.pt

Leia mais

Índice Preâmbulo... 3

Índice Preâmbulo... 3 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 3 1. Guia de utilizador... 4 1.1. Login no portal... 4 1.2. Recuperação da password de acesso... 5 1.3. Navegação... 6 1.4. Gestão do utilizador... 7 1.5. Informação da

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.5 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 4 2.1. Restaurar palavra-passe... 4 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010 Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno Microsoft Word 2010 1. Ambiente de Trabalho 2. Utilização do Teclado 3. Configuração das Páginas 4. Formatação de um Documento Disciplina TIC 2 1.

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

A actividade MINI- TESTE*

A actividade MINI- TESTE* Página Web 1 de 10 A actividade MINI- TESTE* Informações sobre a actividade MINI-TESTE Sítio: Moodle do Carlos Disciplina: MOODLE para professores (ver. 1.5) Livro: A actividade MINI-TESTE* Impresso por:

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual do Fénix. Gestão de Sumários. SI (Versão 1.3)

Manual do Fénix. Gestão de Sumários. SI (Versão 1.3) Manual do Fénix Gestão de Sumários SI 10-02-2011 (Versão 1.3) Este manual tem como objectivo auxiliar a tarefa de Gestão de Sumários por parte dos docentes do ISCTE-IUL. Índice Glossário... 3 Entrar no

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

O Manual do KSystemLog. Nicolas Ternisien

O Manual do KSystemLog. Nicolas Ternisien Nicolas Ternisien 2 Conteúdo 1 Usar o KSystemLog 5 1.1 Introdução.......................................... 5 1.1.1 O que é o KSystemLog?.............................. 5 1.1.2 Características....................................

Leia mais

Gestão de Tipos de Letra. Craig Drummond Tradução: José Pires

Gestão de Tipos de Letra. Craig Drummond Tradução: José Pires Craig Drummond Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Gestão de Tipos de Letra 4 1.1 Grupos de Tipos de Letra................................. 4 1.1.1 Activar e Desactivar................................ 4

Leia mais

PACWIN Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR

PACWIN Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.2 INDÍCE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 2 3. JANELA PRINCIPAL PESQUISAR... 3 3.1. BASES DE DADOS DE BIBLIOGRAFIA E AUTORIDADES... 3 3.2. MENU... 4 3.2.1. Base

Leia mais

EOL Aplicação Local. Manual do utilizador

EOL Aplicação Local. Manual do utilizador EOL Aplicação Local Manual do utilizador Introdução... 3 Objetivos... 3 Convenções de Linguagem... 3 Acesso à EOLPP Aplicação local... 4 Funcionalidades Comuns a Todas as Páginas... 5 Página Principal...

Leia mais

Migrar para o Outlook 2010

Migrar para o Outlook 2010 Neste Guia O aspecto do Microsoft Outlook 2010 é muito diferente do Outlook 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes essenciais

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice 1. PROCEDIMENTOS DE ACESSO...4 2. RECOLHA DE TURNOS...15 2.1 NAVEGAÇÃO NO ECRÃ...16 2.2 PESQUISAS NO

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011 Manual Avançado Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Iniciar cartões pré-pagos... 4 b) Adicionar Cartões Pré-Pagoc) Atribuir

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto Word 2007 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 1 Formadora: Sónia Rodrigues 2 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v SIGEF Portal Organismo Manual de utilizador v.201611.07 Índice 1. Introdução... 4 2. O Portal... 5 2.1. Login... 5 2.2. Registo de Organismo... 6 2.3. Chave de validação para ativar registo... 8 2.4. Atualização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Tabela de Conteúdo. Pág. 2

Tabela de Conteúdo. Pág. 2 Pág. 1 Tabela de Conteúdo 1. Introdução à Teleaula... 3 1.1 Funcionalidades da Teleaula... 3 2. Iniciação rápida... 3 2.1 A barra de ferramentas... 4 2.2 Iniciar/ Terminar uma ligação... 5 3. Videoconferência...

Leia mais

Preferências do Programa

Preferências do Programa Capítulo 5 Preferências Preferências são funções pre-estabelecidas que controlam o ZoomText quando se inicia ou sai do programa, ou como aparece no ecrã enquanto corre. Pode ainda, activar a Actualização

Leia mais

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador 4 - ANILHAGEM QUADRO DE INSERÇÃO DE DADOS DE ANILHAGEM Ao seleccionar o botão Anilhagem, obtêm-se acesso ao quadro de inserção de dados de anilhagem, cujo aspecto pode ser visto nas figuras 22 e 22a, uma

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

Guia do Serviço EcoFactura (Receptor) da Generix Group Portugal

Guia do Serviço EcoFactura (Receptor) da Generix Group Portugal Guia do Serviço EcoFactura (Receptor) da Generix Group Portugal Este manual visa ser uma ajuda na utilização do Serviço On-Demand Ecofactura. São descritas as várias funcionalidades com base em vários

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

I Extintores. Manual de utilizador

I Extintores. Manual de utilizador I Extintores Manual de utilizador As informações descritas neste documento podem ser alteradas sem aviso prévio e sem que a ISOFT Tecnologias de Informação tenha que actualizar este Manual para todos os

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.9 Índice I. Acesso 20 Aula Digital... 4 1. Ativar um código de acesso 20 Aula Digital... 4 II. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 6 1. Registo...

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

PET. 1 verificar equipamento. 2 carregar a unidade GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA Guia de Instalação Rápida Pet Locator

PET. 1 verificar equipamento. 2 carregar a unidade GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA Guia de Instalação Rápida Pet Locator PET PET GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA - Transformador Informamos que poderá consultar a versão integral deste manual, bem como aceder às condições de garantia, em: http://consumer.inosat.com/manualpet.pdf

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011 Manual Avançado Funcionamento Início v.1 com cartões v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Séries... 4 b) Adicionar Série... 4 i. Tipo de série... 5 c) Modificar

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal Folha de Remunerações

Manual do Utilizador. Portal Folha de Remunerações Manual do Utilizador Portal Folha de Remunerações ÍNDICE 1.INTRODUÇÃO 3 2. ACESSO À FOLHA DE REMUNERAÇÃO.. 4 3. SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO PORTAL ONLINE...5 3.1Digitação...6 3.1.1 Folha de Remuneração. 6

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc O Software permite-lhe criar um CD, DVD ou Pen USB de restauro que pode utilizar para: 1. Restaurar uma cópia de segurança para o seu disco rígido principal. Isto não pode ser efetuado

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Preâmbulo... 3 Manutenção de dados Acesso Universal... 4 Alterar palavra-chave... 6 Alterar dados do utilizador...

Leia mais

Manual do administrador

Manual do administrador Janeiro de 2012. Índice Introdução 2 1. Acesso à zona de administração do adapro 3 2. Gestão do adapro 4 2.1 Gestão de utilizadores. 5 2.1.1 Alteração da configuração do utilizador. 5 2.1.2 Documentos

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário ÍNDICE Manter Apólice... 3 Incluir Apólice... 4 Alterar Apólice... 6 Excluir Apólice... 8 Consulta de Apólice... 10 Importar Layouts... 11 Exportar Layouts... 11 Importar arquivo de fatura... 12 Gerar

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Manual Gestor Financeiro

Manual Gestor Financeiro Manual Gestor Financeiro 1 2 Sub-módulo Consulta 2 - Digitar no campo Pesquisar texto ou número conforme a opção selecionada e dê um ENTER. EX1: Selecionado código > campo pesquisar 123. EX2:Selecionado

Leia mais

Manual do utilizador

Manual do utilizador Manual do utilizador Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) - Enquadramento e Reporte - V 1.1 05 de junho de 2017 Documento Técnico Manual de Utilização: Enquadramento e Reporte de Relatório de

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Dispositivos indicadores e teclado

Dispositivos indicadores e teclado Dispositivos indicadores e teclado Número de publicação do documento: 419662-131 Janeiro de 2007 Este manual explica o funcionamento dos dispositivos indicadores e do teclado do computador. Conteúdo 1

Leia mais

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Pág 2 UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Formadora Elsa Almeida Índice 1 Introdução... 3 2 Formulários... 4 2.1 Criar Formulários... 4 2.2 Inserção de Novos Registos e Manipulação

Leia mais

Siscad UFMS. Manual do Docente

Siscad UFMS. Manual do Docente Siscad UFMS Manual do Docente Sumário 1 Apresentação 3 2 Acesso 4 3 Docente 6 4 SISCAD 7 4.1 Página Inicial.................................. 7 5 Diário de Classe 8 5.1 Controle das Aulas...............................

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO. Realização:

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO. Realização: MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO Realização: Última atualização: 08/09/2011 Acadêmica(o): Bruna Pereira Gomes Sumário INTRODUÇÃO...4 1. ACESSO AO SISTEMA...5 2. MÓDULO CORREIO...8 2.1 Criando uma

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro

Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro Sumário Acessando o módulo Financeiro... 2 Configuração de Categoria e Conta para Contrato... 4 Movimentações... 5 A confirmar... 7 Aprovar... 9 Extrato... 10 Recebimentos... 14 Pagamentos... 15 Agrupar...

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CRTICEE EIXO/AVEIRO. Iniciação ao GRID 2 Resumo de alguns procedimentos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CRTICEE EIXO/AVEIRO. Iniciação ao GRID 2 Resumo de alguns procedimentos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO CRTICEE EIXO/AVEIRO Iniciação ao GRID 2 Resumo de alguns procedimentos Criar um novo utilizador Configurar o utilizador: Clicar em procurar para alterar a imagem do Utilizador.

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Estado Português Ficha de trabalho nº4 Fevereiro de 010 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Internet Pro p o sta d e t ra ba l ho: Resolva a s eg uint e fi cha d e t

Leia mais

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools TUTORIAIS CienTIC8 Construir um mapa de conceitos com o CmapTools O CmapTools é uma poderosa ferramenta gratuita de apoio à construção de mapas de conceitos. Foi desenvolvida pelo Institute of Human Machine

Leia mais

Como Criar um Relatório sobre Facturas

Como Criar um Relatório sobre Facturas 1 / 7 Como Criar um Relatório sobre Facturas 1. Vá para o Portal OB10 Aceda a www.ob10.com. Clique no botão de "Início de Sessão". Introduza as suas credenciais de início de sessão. Se necessitar de ajuda,

Leia mais

Elementos estruturais

Elementos estruturais Software para Arquitetura, Engenharia e Construção Elementos estruturais Elementos estruturais Exemplo prático 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 08.06.12 Neste manual você entenderá como realizar uma venda através do Gestor. Além disso, através do botão é

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão. Sessão nº 7 Mais opções de formatação e impressão Objectivos: Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Leia mais

Calisto P240-M. USB Microtelefone MANUAL DO UTILIZADOR

Calisto P240-M. USB Microtelefone MANUAL DO UTILIZADOR TM Calisto P240-M USB Microtelefone MANUAL DO UTILIZADOR Bem-vindo Parabéns por ter adquirido um produto Plantronics. Este manual contém instruções de instalação e utilização do Microtelefone Calisto P240-M

Leia mais

ÁBACO MÓDULOS DE CÁLCULO

ÁBACO MÓDULOS DE CÁLCULO 1 / 9 1. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO ÁBACO. 2. ECRÃ PRINCIPAL 3. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DE DADOS. (TECLADO E RATO) 4. LARGURA DE COLUNAS DAS PASTAS, DADO E VALOR 5. MENU SUPERIOR 6. IMAGENS DE INFORMAÇÃO.

Leia mais