ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM QUESTÕES QUE ENVOLVEM CONHECIMENTOS SOBRE TRIGONOMETRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM QUESTÕES QUE ENVOLVEM CONHECIMENTOS SOBRE TRIGONOMETRIA"

Transcrição

1 ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM QUESTÕES QUE ENVOLVEM CONHECIMENTOS SOBRE TRIGONOMETRIA Jocimar Albernaz Xavier Pós-graduando em Educação Matemática UEPA - Brasil jocimarxavier@yahoo.com.br Mario Oliveira Thomaz Neto Departamento de Matemática, Estatística e Informática UEPA - Brasil mthomazneto@uol.com.br RESUMO Neste artigo apresentamos os principais pontos envolvendo parte dos resultados de um estudo sobre trigonometria, com o objetivo de construir uma seqüência didática para o ensino desses conhecimentos utilizando o software Régua e Compasso. A pesquisa foi realizada com 45 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Belém, tendo por objetivo analisar o desempenho dos estudantes em questões que envolvem conhecimentos sobre trigonometria. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados indicam que os estudantes possuem dificuldades em identificar as relações métricas nos triângulos retângulos, bem como não realizam os cálculos referentes à aplicação dessas relações na resolução de questões. Outro aspecto que os estudantes encontram certa dificuldade é para descrever corretamente seno, cosseno e tangente a partir da representação gráfica de um triângulo retângulo. No que diz respeito às razões trigonométricas na circunferência, os estudantes apresentam dificuldades para localizar arcos e valores das razões nos quadrantes. PALAVRAS-CHAVE: Trigonometria; Ensino e Aprendizagem; Régua e Compasso.

2 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO Um ambiente de aprendizagem de matemática, propício ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, deve implementar estratégias pedagógicas cujas ações possibilitem não apenas reproduzir modelos para determinar respostas padronizadas, mas, especialmente, ações que possibilitam desenvolver capacidades que caracterizam atos próprios do "fazer matemático" como estimar, experimentar, representar, analisar e concluir; ações que promovem o fazer e o compreender, o construir noções e conceitos matemáticos. Assim, o estudo da Trigonometria no ensino médio, como qualquer outro ramo da Matemática, consegue adquirir caráter significativo, quando possibilita o desenvolvimento de habilidades consideradas significativas no que diz respeito à leitura e à interpretação de fatos reais que envolvem não somente os conhecimentos matemáticos, mas as demais atividades da vida do aluno. Lindegger (2000), ao realizar um estudo com alunos da 8ª série do ensino fundamental, sobre os conceitos das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente, a partir da manipulação de modelos, observou que a introdução destes conceitos ganha uma dimensão significativa para os alunos, quando se inicia a partir da resolução de problemas concretos, advindos da realidade, dirigindo-se para os problemas formais. A autora, em seu estudo, propõe uma seqüência de atividades diferenciadas para o ensino de trigonometria, daquela comumente apresentada pelos livros didáticos. De acordo com a mesma, as atividades vivenciadas proporcionaram aos alunos a descoberta das idéias existentes, a partir da aplicação prática dos conceitos da trigonometria na resolução de problemas por meio do manuseio de materiais concretos e da visualização das situações, através dos esquemas realizados no ciclo trigonométrico, além de estimular o pensamento reflexivo e o relacionamento entre os alunos por meio da troca de experiências em grupos. Sobrinho, Lima e Thomaz Neto (2005) realizaram um estudo com 56 alunos do 2º ano do ensino médio de duas escolas situadas na região metropolitana de Belém, sobre o desempenho destes na resolução de problemas verbais e não-verbais em trigonometria. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um teste escrito contendo seis problemas que focalizavam o conteúdo matemático razões trigonométricas no triângulo retângulo, sendo três com estrutura verbal e três com estrutura não-verbal. O objetivo desse estudo foi o de comparar o desempenho dos alunos por estrutura dos problemas verbal e não-verbal, além de investigar os erros presentes em suas tentativas de resoluções dos quesitos propostos. Os resultados apontam que os alunos apresentam desempenho melhor nos problemas não-verbal, além da existência de erros aqui denominados como erro na representação geométrica, erro na razão trigonométrica e erro de cálculo. Os resultados encontrados possibilitam uma visão do ponto de vista cognitivo das dificuldades encontradas

3 por alunos em suas tentativas de resoluções dos problemas aqui focalizados. Silva e Thomaz Neto (2006) apresentam os resultados de uma pesquisa realizada com 37 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no Pará, tendo como objetivo verificar quais os conhecimentos destes quanto às definições, às relações e aos problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados, dentre outros, apontam que os alunos não conseguem identificar corretamente, os elementos (lados e ângulos) do triângulo retângulo e, por conseqüência, as definições das razões trigonométricas. Quanto às relações trigonométricas, os alunos não estabeleceram corretamente as relações entre os elementos, pois escreveram as razões trocando termos ou utilizando termos desconhecidos. A partir da análise destes e de outros estudos procuramos investigar os saberes de 45 estudantes da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Professora Hilda Vieira, para assim realizar uma proposta de estudo, que consiste na apresentação de uma seqüência didática para o ensino de trigonometria utilizando como recurso um software de geometria dinâmica, Régua e Compasso, esperando contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem desse campo do saber matemático. METODOLOGIA Sujeitos investigados Foram sujeitos desta pesquisa 45 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada no Município de Belém. Quanto ao sexo dos sujeitos investigados foi observado que 36% eram do sexo masculino e 64% do sexo feminino. Levando em consideração a repetência e os que nunca foram reprovados, encontramos para os estudantes do sexo masculino o percentual de 37,5% para os que já haviam sido reprovados em alguma série e 62,5% para os que nunca foram reprovados. Quanto ao sexo feminino, 17,2% desses ficaram reprovados em alguma série e 82,8% nunca foram reprovados. Quanto ao tempo de aplicabilidade dos testes verificou-se que os estudantes do sexo masculino levaram 110,7 min. para resolvê-los; enquanto que os do sexo feminino levaram em média 109,6 min. Instrumento de pesquisa Para a coleta dos dados foi realizado um teste contendo sete questões, uma com 16 itens, duas com 3 itens e quatro com 4 itens. Cada uma das sete questões envolvia um assunto relacionado à Trigonometria.

4 Procedimento para coletas de dados Para a aplicação do teste, foi feito contato com a direção da escola que nos apresentou o professor de matemática que atua na série investigada, 2º ano do ensino médio. Após conversa informal com o mesmo, onde foram explicados os objetivos do trabalho, o referido professor nos cedeu um horário para a realização do teste. A aplicação do teste ocorreu em dia e hora previamente agendados com o professor responsável pela turma. Os estudantes levaram 180 minutos para resolver o teste aplicado, que continha as mesmas questões para todos, de maneira que se pudesse analisar a competência de cada estudante em relação ao tópico matemático investigado. PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À TRIGONOMETRIA A seguir será apresentado o desempenho dos estudantes da 2ª série do ensino médio nas questões que envolvem conhecimentos sobre trigonometria. Relações métricas no triângulo retângulo Nesta seção, serão analisadas as duas primeiras questões do teste, objetivando verificar o conhecimento do aluno acerca da identificação das relações métricas no triângulo retângulo (questão 1), bem como sua aplicabilidade na resolução de problemas (questão 2). Na questão 1, foi solicitado aos estudantes que indicassem se cada uma das 16 opções dadas era verdadeira ou falsa quanto à identificação das relações métricas nos três triângulos retângulos em variadas posições e com seus elementos nomeados de maneira distintas. Cada item apresentava uma relação que poderia ou não estar vinculada a um dos triângulos apresentados na questão. O gráfico a seguir, representa o desempenho dos estudantes em relação ao acerto, erro e ausência de resposta (em branco) considerando a questão GRÁFICO 1 ausencia de resposta (em branco) referentes a questão FONTE: PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA E.E.F.M. "PROFª HILDA VIEIRA"

5 Após o levantamento dos registros escritos, foi possível identificar que, o percentual de estudantes que acertaram foi de 2,22%, dos que erraram 97,78% e dos que não apresentaram resposta foi de. O percentual de erro demonstra que os estudantes possuem dificuldades em identificar as relações métricas existentes no triângulo retângulo. Um dos fatores dessa dificuldade é a não compreensão de que seria possível a generalização das relações métricas existentes entre os elementos de triângulos retângulos quaisquer. Este fato fica evidenciado no registro escrito abaixo: O registro escrito acima indica, dentre as 16 relações, qual delas corresponde adequadamente ao Teorema de Pitágoras aplicado aos elementos do triangulo roxo. No entanto, o estudante não conseguiu generalizar o raciocínio, no que diz respeito à mesma relação aplicada, aos outros dois triângulos (vermelho e verde), pois relações verdadeiras quando observadas no triângulo em questão, foi assinalada como falsa pelo mesmo estudante. A dificuldade dos estudantes na compreensão das relações métricas no triângulo retângulo é visível. Em um dos momentos, o estudante afirma serem validas duas relações para os mesmos elementos. O que pode ser verificado na produção escrita de um dos estudantes:

6 Na questão 2 temos quatro itens, nos quais eram dados valores de elementos relacionados a um mesmo triângulo, para que assim o estudante pudesse encontrar, utilizando as relações métricas, o outro elemento de valor desconhecido também relacionado ao mesmo triângulo. No gráfico abaixo está o desempenho dos estudantes no que concerne a acerto, erro e à ausência de resposta (em branco). GRÁFICO 2 10 ausência de resposta referentes a questão A B C D FONTE: PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA E.E.F.M. "PROFª. HILDA VIEIRA" A partir da observação dos resultados desta questão, tem-se que para o item A o percentual de estudantes que acertaram foi de 15,56%, o dos que erraram foi de 84,44% e os que não apresentaram resposta foi. Para o item B, o percentual dos estudantes que acertaram foi de e dos erros 10 e os que não apresentaram resposta foi, para o item C o percentual de acerto foi de 75,56% e dos erros 24,44% e os que não apresentaram resposta foi por fim para o item D o percentual de acerto foi de 77,78 % e dos erros 22,22% e os que não apresentaram resposta foi. A partir da análise individual das fichas e dos resultados é verificado que em relação aos dois primeiros itens a e b os estudantes não obtiveram um desempenho satisfatório e dentre os dois últimos itens c e d o desempenho é em sua maioria o esperado em relação às habilidades. Observe na figura abaixo um exemplo de resposta em um dos testes.

7 Verificamos no item a, cuja resposta era 15, que os estudantes em sua maioria efetuaram a identificação certa da relação a se utilizar, mas acabaram por finalizar o cálculo de forma errônea. Sobrinho, Lima e Thomaz Neto (2005) sinalizam a observação acima quando afirmam que esses erros de cálculos direcionam para a falta de preparação básica dos estudantes em relação aos conhecimentos básicos matemáticos das séries iniciais, ou ainda, por pura distração, causada pelo não envolvimento com a atividade proposta. Relações trigonométricas em um triângulo retângulo Nesta seção objetivamos analisar o conhecimento do estudante a respeito dos elementos e relações trigonométricas nos triângulos retângulos por meio da análise de duas questões (questão 3 e questão 4). A questão 3 apresentava três itens onde o estudante deveria, principalmente, demonstrar o conhecimento a respeito dos elementos do triângulo retângulo bem como as possíveis relações entre estes elementos. Todos os itens estavam no mesmo nível de dificuldade. No gráfico 3, a seguir, está o resultado do desempenho dos estudantes no que se refere a identificar os elementos de um triângulo retângulo bem como os valores das razões trigonométricas relacionadas a cada ângulo agudo. GRÁFICO 3 ausência de resposta (em branco) referentes a questão A B C FONTE: PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA E.E.F.M. "PROFª. HILDA VIEIRA"

8 Pela análise dos dados foi possível identificar que para o item A o percentual de acerto foi de 10, dos erros e ausência de resposta. Para o item B, o percentual de acerto foi de 46,67 %, dos erros 53,33% e de ausência de resposta. Para o item C, o percentual de acerto foi de 57,78%, dos erros 42,22% e para ausência de respostas. As produções escritas dos sujeitos investigados demonstram que os mesmos possuem dificuldades em identificar os elementos de um triângulo retângulo, bem como calcular as razões trigonométricas entre os ângulos. A questão 4 é o complemento das habilidades referentes à identificação das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Temos quatro itens identificados por a, b, c e d onde em cada um existem duas razões trigonométricas relacionada ao triângulo retângulo da figura referente à questão. A questão tinha por objetivo que o estudante indicasse qual destes itens correspondia a razões corretas em relação ao triângulo. Os resultados do desempenho dos estudantes estão representados no gráfico 4, a seguir GRÁFICO 4 ausência de resposta (em branco) referentes a questão FONTE: PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA E.E.F.M. "PROFª HILDA VIEIRA" Através da análise dos resultados foi possível identificar na questão que o percentual de acerto foi de 57,78% e dos erros 42,22% e de ausência de resposta foi de. Observa-se que ocorre a mesma situação da questão anterior, na qual os estudantes não possuíam dificuldades em identificar as razões trigonométricas em triângulo retângulo. Seno e cosseno no ciclo trigonométrico Para analisar o conhecimento dos estudantes em relação à identificação das razões seno e cosseno em determinado quadrante no ciclo trigonométrico foram propostas três questões.

9 Na questão 5 há três itens identificados por a, b e c. Em cada um há uma simultaneidade entre o seno e o cosseno de um ângulo (senα < 0 e cosα<0, sen α > 0 e cosα> 0, senα < 0 e cosα > 0) sendo o objetivo da questão que o estudante indicasse em qual quadrante iria ocorrer cada simultaneidade. Todos os itens estavam no mesmo nível de dificuldade. O gráfico 5 abaixo exibe o desempenho dos estudantes no que se refere a acerto, erro e ausência de resposta (em branco) referentes à questão 5. GRÁFICO 5 ausência de resposta (em branco) referentes a questão A B C FONTE: PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA E.E.F.M. "PROFª. HILDA VIEIRA" Após a tabulação dos registros escritos dos estudantes foi possível identificar que para o item A o percentual de acerto foi de 8,89%, dos erros 86,67% e de itens em branco foram 4,44%. Para o item B o percentual de acerto foi de 31,11 %, dos erros 64,44% e de itens em branco foram de 4,44%. Para o item C o percentual de acerto foi de 46,67%, dos erros 48,89% e de itens em branco foram de 4,44%. Os dados nos remetem de modo geral as dificuldades que os estudantes possuem em situar os ângulos e os valores das razões trigonométricas em um determinado quadrante. Este fato pode estar relacionado à forma mecânica como esse conteúdo vem sendo ensinado nas escolas, o que não possibilita ao estudante a habilidade necessária para aplicar este conhecimento em determinada situações. Na questão 6, temos quatro itens identificados por a, b, c e d onde existe uma comparação entre senos de dois ângulos pertencentes ao segundo quadrante (sen a < sen b < 0, sen a > sen b > 0, sen b > sen a >0, sen b < sen a <0), sendo o objetivo da questão que o aluno indicasse qual destes itens era correto sabendo que π 2 < b < a <π. No gráfico 6, constam as respostas exibidas pelos estudantes no que se refere à localização de ângulos no quadrante (questão 6).

10 GRÁFICO 6 ausência de resposta (em branco) referentes a questão FONTE: PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA E.E.F.M. "PROFª HILDA VIEIRA" GRÁFICO 7 ausência de resposta (em branco) referentes a questão 7 Após a análise dos dados foi possível identificar na questão 6 que o percentual de acerto foi de 28,89% e dos erros 71,11% e ausência de resposta foi de. Novamente os resultados evidenciam as dificuldades encontradas pelos estudantes em relação aos conhecimentos trigonométricos, mais especificamente em comparar nos quadrantes os valores de razões trigonométricas. De certa forma isso pode se justificar novamente pelo exposto apresentado na questão anterior (5). Na questão 7, temos quatro itens identificados por a, b, c e d onde o estudante deveria assinalar um desses itens, que corresponderia desconhecido de sen x sendo que foi dado o valor do cos x e o quadrante em que o ângulo x está localizado como auxilio. O gráfico 7, apresenta o desempenho dos estudantes no que se refere às habilidades requeridas na questão FONTE: PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA E.E.F.M. "PROFª HILDA VIEIRA" Os resultados apontam que o percentual de acerto foi de 2,22% e dos erros 97,78%. Para essa questão não ocorreram respostas em branco. A análise dos dados obtidos nos remete a dificuldade que os estudantes possuem em identificar que para esta questão a relação fundamental da trigonometria seria o artifício mais adequado para a resolução dessa questão. Embora alguns estudantes tenham

11 identificado a maneira correta, não conseguiram realizar a manipulação algébrica de forma adequada. CONCLUSÃO Os resultados obtidos neste estudo indicam que os estudantes possuem dificuldades em identificar as relações métricas nos triângulos retângulos, bem como não realizam os cálculos referentes à aplicação dessas relações na resolução de questões. Outro aspecto que os estudantes encontram certa dificuldade é para descrever corretamente seno, cosseno e tangente a partir da representação gráfica de um triângulo retângulo. No que diz respeito às razões trigonométricas na circunferência, os estudantes apresentam dificuldades para localizar arcos e valores das razões nos quadrantes. Dessa forma, é necessário que seja repensado o modo como são abordados esses conteúdos em sala de aula, a fim de que se crie estratégias pedagógicas que garantam uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Entendemos que uma estratégia pedagógica viável para a superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes é a elaboração e execução de uma seqüência didática envolvendo o software régua e compasso. Neste sentido, o uso desse software deve possibilitar, dentre outros aspectos, um diálogo entre professor e aluno, aluno e aluno e aluno e computadores, rompendo assim com a forma estática na abordagem do professor e conduzindo o aluno, por meio do diálogo, a construção de seu próprio conhecimento. REFERÊNCIAS LINDEGGER, L. R. M. Construindo os conceitos básicos da trigonometria no triângulo retângulo: uma proposta a partir da manipulação de modelos f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontífice Universidade Católica. São Paulo, SILVA, D.M.M. & THOMAZ NETO, M.O. Conhecimentos de Estudantes do Ensino Médio sobre Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo. In Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação-Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco, CD-ROM. SOBRINHO, E. G. M; LIMA, J. P; THOMAZ NETO, M. O. Desempenho de alunos do ensino médio na resolução de problemas verbais e não-verbais em trigonometria. In: VII Congresso norte/nordeste de educação em ciências e matemáticas. Belém: UFPA/NPADC/CEJUP, 2004, p

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 9º ano Ano Letivo 2014/2015

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ

FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 1º ano 4º Bimestre /2014 Plano de Trabalho-2 Cursista Isa Louro Delbons Grupo - 02 Tutor Rodolfo Gregório de Moraes Um matemático é uma

Leia mais

Construção de Conceitos em Trigonometria. Departamento de Matemática e Estatística Universidade de Caxias do Sul

Construção de Conceitos em Trigonometria. Departamento de Matemática e Estatística Universidade de Caxias do Sul Construção de Conceitos em Trigonometria Isolda Giani de Lima iglima@ucs.br Solange Galiotto Sartor sgsartor@ucs.br Departamento de Matemática e Estatística Universidade de Caxias do Sul Resumo. Um ambiente

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 9.ºAno

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 9.ºAno Planificação Anual GR 500 - Disciplina Matemática 9.ºAno Período letivo Competências Conteúdos Estratégias / Processos de operacionalização Recursos didácticos Avaliação Blocos previstos Resolver problemas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 9º Ano do Ensino Fundamental. 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 9º Ano do Ensino Fundamental. 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 9º Ano do Ensino Fundamental 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO Cursista: SHEYLA DA SILVA MARTINS Tarefa 2: Círculo, Circunferência e Razões Trigonométricas

Leia mais

Estudo da Trigonometria (I)

Estudo da Trigonometria (I) Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo da

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2018 (05/02 a 18/05) PROFESSOR (A): LUCIANO CARLOS DE

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Análise de erros; Relações trigonométricas no triângulo retângulo.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Análise de erros; Relações trigonométricas no triângulo retângulo. UMA ANÁLISE DE ERROS NAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Thamires de Brito Mota Universidade do Estado do Pará thamiresmota17@hotmail.com Rosineide Sousa Jucá Universidade do Estado do

Leia mais

Trigonometria na Circunferência

Trigonometria na Circunferência FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C E BARÃO DE MACAÚBAS / C E HERBERT DE SOUZA PROFESSORA: MARISTELA ISOLANI TAVARES MATRÍCULA: 00/0912586-5 SÉRIE:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA A

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA A ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA A 11.º ANO OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Adquirir conhecimentos, factos, conceitos e procedimentos;

Leia mais

TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA

TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 1º Ano 4º Bimestre/01 Plano de Trabalho TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA TAREFA 1 CURSISTA: FABIANA OLIVEIRA DA SILVA RODRIGUES

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 Domínio temático: Estatística e probabilidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º ANO ANO LECTIVO 2010/2011 DOMÍNIO TEMÁTICO : ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1º Ano 4º Bimestre/2014 Plano de Trabalho Trigonometria na circunferência Tarefa 1 Cursista: Wendel do Nascimento Pinheiro

Leia mais

O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA.

O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. Luiz Augusto De Souza Conceição, augusto16-bn@hotmail.com Izabelle Luize Siqueira Pinheiro

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Material Teórico - Círculo Trigonométrico. A relação fundamental da Trigonometria. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Círculo Trigonométrico. A relação fundamental da Trigonometria. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Círculo Trigonométrico A relação fundamental da Trigonometria Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Autor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 17 de novembro

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO. Informações Gerais. TDmat 10.º ano

TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO. Informações Gerais. TDmat 10.º ano TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO Informações Gerais TDmat 10.º ano Objetivo Quem pode participar Averiguar os conhecimentos dos alunos acerca de alguns conteúdos de Matemática que foram tratados

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade:

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular Curso Período Carga Horária Docente Ementa Objetivos

Plano de Ensino Componente Curricular Curso Período Carga Horária Docente Ementa Objetivos Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 2º ano Carga Horária: 120 h/a - 100 h/r Docente: Joab dos Santos Silva Plano de Ensino Ementa O componente será constituído

Leia mais

Ciclo trigonométrico

Ciclo trigonométrico COLÉGIO PEDRO II CAMPUS REALENGO II 1ª SÉRIE MATEMÁTICA II Ciclo trigonométrico Ciclo trigonométrico Chamamos de ciclo ou circunferência trigonométrica uma circunferência de raio unitário orientada. Na

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 9º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 9º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 9º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Identificar e dar exemplos de fenómenos aleatórios e deterministas, usando o vocabulário

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Matemática 1º Ano - 2º Bimestre / 2013 PLANO DE TRABALHO 2 Tarefa 2 Cursista: Mariane Ribeiro do Nascimento Tutor: Bruno Morais 1 SUMÁRIO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MATEMÁTICA II Nome: MATEMÁTICA II Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CERCIERJ CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 1 ANO - 4 BIMESTRE PLANO DE TRABALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CERCIERJ CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 1 ANO - 4 BIMESTRE PLANO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CERCIERJ CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 1 ANO - 4 BIMESTRE PLANO DE TRABALHO TRIGONOMETRIA CURSISTA: ROBSON DOS SANTOS PRAXEDE TUTOR: MARCELO RODRIGUES NOVEMBRO

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

:: PIBID - MAT - UFRGS

:: PIBID - MAT - UFRGS :: PIBID - MAT - UFRGS :: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) Plano de trabalho desenvolvido

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Apresentação: Comunicação Oral Antonio Gutemberg Resende 1 RESUMO Neste trabalho propõe-se uma alternativa

Leia mais

Formação continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ

Formação continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Formação continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ MATEMÁTICA 1º ANO 4º BIMESTRE/ 2013 Sandra Maria Vogas Vieira sandravogas@hotmail.com TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA TAREFA 2 CURSISTA:

Leia mais

Resolução de problemas. Meta Final 1) Compreende o problema. Meta Final 2) Concebe estratégias de resolução de problemas.

Resolução de problemas. Meta Final 1) Compreende o problema. Meta Final 2) Concebe estratégias de resolução de problemas. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES ESCOLA E.B 2,3 LUÍS DE CAMÕES DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PROJECTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA - 9.º ANO - 2014/2015 Critérios de Avaliação Capacidades

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS AULAS DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS AULAS DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS AULAS DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO Matheus Monteiro Nascimento Universidade do Vale do Rio dos Sinos matheus.mn@hotmail.com Diomar Reus Sbardelotto Universidade do Vale

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 2

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 2 Nome: Jones Paulo Duarte Regional: Centro Sul Tutora: Josiane da Silva Martins Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 INTRODUÇÃO Esse PA tem como objetivo enfatizar o assunto do capítulo 19 do 2º

Leia mais

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: GEOMETRIA SÉRIE: 1º ANO (B, C e D) 2015 PROFESSORES: Crislany Bezerra Moreira Dias BIM. 1º COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES D48 - Identificar

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Leia mais

Seno e cosseno de arcos em todos os. quadrantes

Seno e cosseno de arcos em todos os. quadrantes Trigonometria Seno e cosseno de arcos em todos os quadrantes Seno e cosseno de arcos em todos os quadrantes Exemplo: Vamos determinar X, com 0 x < 2π tal que sen x = - 1 2. Seno e cosseno de arcos em todos

Leia mais

INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4. Atividade 1 As semelhanças com Tales de Mileto 5. Atividade 2 Recordando o Teorema de Pitágoras 6

INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4. Atividade 1 As semelhanças com Tales de Mileto 5. Atividade 2 Recordando o Teorema de Pitágoras 6 TAARREEFFAA 4 CURRSSIISSTTAA:: ADONIILL GONÇÇAALLVVEESS DEE CAARRVVAALLHO 1ªª SÉÉRRIIEE DO ENSSIINO MÉÉDIIO GRRUPPO 1 TUTTORR:: BRRUNO MORRAAIISS LEEMOSS INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4 Atividade 1 As semelhanças

Leia mais

UTILIZANDO O QUADRO CIDEPE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA

UTILIZANDO O QUADRO CIDEPE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA UTILIZANDO O QUADRO CIDEPE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA BELONSI, Marcelo H. 1 ; de SOUZA, Eguimar R. 2 ; HIROTA, Eduardo K. 3 ; NUNES, Rogerio M. 4 1 Universidade Estadual

Leia mais

Planificação Anual Matemática 9º Ano Ano lectivo 2014/2015

Planificação Anual Matemática 9º Ano Ano lectivo 2014/2015 nº 1 de (EB23) Organização e tratamento de dados Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e de produzir informação estatística bem como de a utilizar para resolver problemas e tomar decisões

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

PLANEJAMENTOS ANUAIS

PLANEJAMENTOS ANUAIS ESTADO DO MARANHÃO UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CENTRO DE ENSINO GOV. JOÃO CASTELO-PASTOS BONS PLANEJAMENTOS ANUAIS ANO LETIVO: 2016 DISCIPLINAS: TURNO(S): TURMAS: PROFESSOR: PLANO ANUAL DE ENSINO

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA. PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA. PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO MATEMÁTICA APLICADA Para estes estudantes, a disciplina de Matemática terá

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Curricular: Matemática Professor: Adriana Costa, Maryna Paiva, Paulo Eduardo, Sérgio, Vanessa e Walter Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2ª Série Apresentação da disciplina A matemática é a

Leia mais

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos EBIAH 9º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO EBIAH PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 9º ANO - 1º Período Integração dos alunos 1 tempo ESTATÍSTICA A aptidão para entender e usar de modo adequado a linguagem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: MATEMATICA

Leia mais

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1 Ano do Ensino Médio 3 Bimestre Plano de trabalho TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA TAREFA 2 CURSISTA: RODOLFO DA COSTA NEVES TUTOR (A): ANALIA MARIA FERREIRA

Leia mais

Tarefa 2 - Remodelada

Tarefa 2 - Remodelada Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 9º ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho Círculo, Circunferência e Razões Trigonométricas Tarefa 2 - Remodelada Cursista:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II ESCOLA SECUNDÁRIA COM º CICLO D DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II Ficha de trabalho nº 4 1 Resolva o exercício 11 da página 80 do seu manual Considere

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS CURSO DE ARTES VISUAIS DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DISCIPLINA : MATEMÁTICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS. Componente Curricular: MATEMATICA.

Leia mais

TRIANGONÓPOLIS: A CIDADE DA LEI DOS SENOS E LEI DOS COSSENOS

TRIANGONÓPOLIS: A CIDADE DA LEI DOS SENOS E LEI DOS COSSENOS TRIANGONÓPOLIS: A CIDADE DA LEI DOS SENOS E LEI DOS COSSENOS Selau, Suzana Scandolara 1 ; Cardoso, Marleide Coan 2 3 Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio/SC INTRODUÇÃO Este trabalho é

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1 ano 2 bimestre/2013 Plano de Trabalho Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo Tarefa 4 Cursista: Iara de Oliveira

Leia mais

Matemática Ensino Médio Anotações de aula Trigonometira

Matemática Ensino Médio Anotações de aula Trigonometira Matemática Ensino Médio Anotações de aula Trigonometira Prof. José Carlos Ferreira da Silva 2016 1 ÍNDICE Trigonometria Introdução... 04 Ângulos na circunferência...04 Relações trigonométricas no triângulo

Leia mais

Módulo de Círculo Trigonométrico. Relação Fundamental da Trigonometria. 1 a série E.M.

Módulo de Círculo Trigonométrico. Relação Fundamental da Trigonometria. 1 a série E.M. Módulo de Círculo Trigonométrico Relação Fundamental da Trigonometria a série EM Círculo Trigonométrico Relação Fundamental da Trigonometria Exercícios Introdutórios Exercício Se sen x /, determine Exercício

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática _ 7º ano 2016/2017 Início Fim

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho GEOMETRIA ANALÍTICA: DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOSE EQUAÇÃO DA RETA Tarefa 2 Cursista:

Leia mais

Dar significado aos conceitos de trigonometria com o GEOGEBRA

Dar significado aos conceitos de trigonometria com o GEOGEBRA Dar significado aos conceitos de trigonometria com o GEOGEBRA Ruth Ribas Itacarambi Faculdades Oswaldo Cruz ritacarambi@yahoo.com.br Rogério Chaparin IFSP - Campus Guarulhos rochaparin@gmail.com Objetivos

Leia mais

Trigonometria I. Círculo Trigonométrico. 2 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Trigonometria I. Círculo Trigonométrico. 2 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Trigonometria I Círculo Trigonométrico ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Trigonometria I Círculo Trigonométrico b) 6 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Qual dos arcos abaixo é côngruo

Leia mais

Atividades Trigonometria. I. Utilizado na Engenharia para a construção de rodas gigantes

Atividades Trigonometria. I. Utilizado na Engenharia para a construção de rodas gigantes Atividades Trigonometria A trigonometria é um ramo da matemática que exerce um papel importantíssimo em vários contextos do nosso dia-a-dia. Graças a ela foi possível o homem criar desde pequenas obras

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2016/17 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2016/17 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR. Definir intervalos de números reais. Operar com valores aproximados de números reais. Resolver inequações do 1.º grau. CONHECIMENTO DE FACTOS E DE PROCEDIMENTOS.

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MATEMÁTICA Série: 2ª série

PLANO DE ENSINO UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MATEMÁTICA Série: 2ª série UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 2ª série Professor Responsável: Rigel Alves Rabelo de Oliveira Carga horária Anual: 120 horas Carga horária

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2- unidade 19 - Matemática: A Trigonometria do Triângulo Retângulo

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2- unidade 19 - Matemática: A Trigonometria do Triângulo Retângulo Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2- unidade 19 - Matemática: A Trigonometria do Triângulo Retângulo Nome: Marcos Muralha Regional: Metropolitana VI Tutor: Prof. Eli de Abreu Formação Continuada

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Matemática Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 100 h.r Docente Responsável:

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Matemática Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 100 h.r Docente Responsável: DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Matemática Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 100 h.r Docente Responsável: EMENTA Trigodisciplinatria: trigodisciplinatria no triângulo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 8º ano Ano letivo 2016/2017 Início

Leia mais

Trigonometria I. Mais Linhas Trigonométricas. 2 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Trigonometria I. Mais Linhas Trigonométricas. 2 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Trigonometria I Mais Linhas Trigonométricas ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Trigonometria I Mais Linhas Trigonométricas 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Quais são os quadrantes

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR. Ano Letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR. Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Secundária c/3 Dr.ª Maria Cândida CURSO VOCACIONAL CURSO VOCACIONAL DO ENSINO BÁSICO: Jardinagem / Comércio / Socorrismo DISCIPLINA: MATEMÁTICA CICLO DE FORMAÇÃO:

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Tutora: Maria Tereza Baierl Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0 FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA Professora: Valéria Gomes Gonçalves Tutora:Maria Tereza Baierl

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO A RÉGUA E O COMPASSO: Um estudo no ambiente papel e lápis com alunos do 8º ano do ensino fundamental

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO A RÉGUA E O COMPASSO: Um estudo no ambiente papel e lápis com alunos do 8º ano do ensino fundamental CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO A RÉGUA E O COMPASSO: Um estudo no ambiente papel e lápis com alunos do 8º ano do ensino fundamental Franklin Fernando Ferreira Pachêco (1) ; Maria Tereza Justino de

Leia mais

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 (06/02 a 28/04) PROFESSOR (A): Luciano Carlos De

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA Aula 05

MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA Aula 05 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA Aula 05 Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. Ficha de trabalho nº 3.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. Ficha de trabalho nº 3. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II Ficha de trabalho nº 3 1. Resolver, da página 80 do seu manual, 1.1. as alíneas a), c) e e) dos

Leia mais

Plano de trabalho : Trigonometria na Circunferência

Plano de trabalho : Trigonometria na Circunferência FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Escola Estadual Marques Rebelo MATRÍCULA: 0912761-4 SÉRIE: 1 a Série do Ensino médio. TUTOR (A): ANTôNIO DE ALMEIDA

Leia mais

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio C1 Utilizar o conhecimento sobre números e suas representações em situações relacionadas a operações matemáticas, grandezas e unidades de medidas.

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Matemática e suas Tecnologias: Matemática Matemática e suas Tecnologias: Matemática Centro Educacional Sesc Cidadania Planejamento Anual 2018 Professor (a): Heloísa Andréia de Macedo Bezerra Série: 1ª Série Disciplina: Matemática I 1.1 - Observar

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA. Palavras-chave: geometria plana; software SuperLogo; trigonometria.

CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA. Palavras-chave: geometria plana; software SuperLogo; trigonometria. CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA Resumo: Este minicurso abordará alguns conteúdos de Geometria Plana e Trigonometria, com ênfase na construção de polígonos e no estudo de

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 9º ANO LETIVO 203/204 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS CURRICULARES

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/2012 Etec: Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

Revisão de Matemática

Revisão de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DENA TOPOGRAFIA BÁSICA Revisão de Matemática Facilitador: Fabrício M. Gonçalves Unidades de medidas Unidade de comprimento (METRO)

Leia mais

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COMPONENTE DE FORMAÇÃO CIENTIFICA MATEMÁTICA APLICADA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (CEF) DE OPERADOR DE INFORMÁTICA

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Informática Série/Período: 2º ano Carga Horária: 4 a/s - 160 h/a - 133 h/r

Leia mais

GEOPLANO CIRCULAR: UM ALIADO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA

GEOPLANO CIRCULAR: UM ALIADO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA GEOPLANO CIRCULAR: UM ALIADO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA Elizabethe Gomes Pinheiro CIEP 146 SPA -RJ bethematica@hotmail.com Daniele Tinoco Pereira CIEP 146 SPA -RJ danatinoco@yahoo.com.br Marilene da Silveira

Leia mais

Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01

Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01 Formação continuada para professores de matemática Fundação CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio: E.E Lucas da Silva - 1 ano turma 1001 Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01 Introdução

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2017/2018 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2017/2018 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano CONHECIMENTO DE FACTOS E DE PROCEDIMENTOS. RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A MATEMÁTICA COMO UM TODO COERENTE. Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR.

Leia mais

Unidade 2 Funções Trigonométricas Inversas. Introdução Função Arco Seno Função Arco Cosseno Função Arco Tangente

Unidade 2 Funções Trigonométricas Inversas. Introdução Função Arco Seno Função Arco Cosseno Função Arco Tangente Unidade 2 Funções Trigonométricas Inversas Introdução Função Arco Seno Função Arco Cosseno Função Arco Tangente Introdução Imagine que dois barcos saiam de um mesmo porto, simultaneamente e em linha reta,

Leia mais

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (11º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (13 de setembro a 15 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais

TEMA TÓPICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS AVALIAÇÃO* Lei dos senos e lei dos cossenos. Extensão da definição das razões trigonométricas aos

TEMA TÓPICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS AVALIAÇÃO* Lei dos senos e lei dos cossenos. Extensão da definição das razões trigonométricas aos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 11º ano Ano Letivo

Leia mais

Relações Trigonométricas nos Triângulos

Relações Trigonométricas nos Triângulos Relações Trigonométricas nos Triângulos Introdução - Triângulos Um triângulo é uma figura geométric a plana, constituída por três lados e três ângulos internos. Esses ângulos, tradicionalmente, são medidos

Leia mais

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (11º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (15 de setembro a 16 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais