TECNOLOGIAS NA ENGENHARIA DA USABILIDADE: COGNIÇÃO, ABSTRAÇÃO E EPISTEMOLOGIA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIAS NA ENGENHARIA DA USABILIDADE: COGNIÇÃO, ABSTRAÇÃO E EPISTEMOLOGIA."

Transcrição

1 TECNOLOGIAS NA ENGENHARIA DA USABILIDADE: COGNIÇÃO, ABSTRAÇÃO E EPISTEMOLOGIA. Alfredo Nazareno Pereira Boente 1 Resumo Projetos de software que precisam ser desenvolvidos para os usuários, necessitam de especial atenção acerca do próprio envolvimento desses usuários nos requisitos do sistema, no design de interfaces amigáveis e compreensíveis, inclusive na questão do esforço de testes a serem realizados sob o sistema. Neste viés, a engenharia de usabilidade utiliza inúmeras tecnologias que podem e devem ser empregadas na criação de interfaces inteligíveis, permitindo a seus desenvolvedores, engenheiros, analistas de sistemas e programadores de computadores, uma melhor abstração sob o produto de software que efetivamente precisa ser implementado para seus clientes. O objetivo deste artigo é mostrar um estudo sobre a engenharia da usabilidade partindo da cognição e abstração de seus conceitos e técnicas, perfazendo uma visão epistemológica acerca deste estudo. Palavras-chaves: Engenharia da usabilidade, Interface com o usuário, Produtos de software, Epistemologia. 1 Doutor em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ; Pós-Doutor em Sistemas Lógicos Aplicados à Gestão Empresarial, Educação e Pesquisa Experimental pelo HCTE/UFRJ; Professor das Faculddades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ-Rio.

2 1. Introdução Um dos maiores problemas em projetos de software está no fato dos usuários não estarem satisfeitos com as interfaces dos sistemas que utilizam por apresentarem inúmeros problemas. Quando se fala em interface humano-computador, segundo Machado e Bezerra (2008, p. 43) deve-se desenvolver uma boa interface para que o usuário possa melhor interagir com o seu sistema. Entende-se como uma boa interface aquela que possibilita um bom design acerca do sistema desenvolvido, de fácil navegabilidade e que apresente uma usabilidade amistosa, fazendo que os usuários do sistema fiquem efetivamente satisfeitos em manipular este produto de software. A análise heurística de um projeto de interface, consiste, basicamente, na submissão da interface desenvolvida para certo aplicativo à avaliação de alguns especialistas em usabilidade, como por exemplo, engenheiros de software, analistas de sistemas e os programadores de computadores especialistas em design de sistemas (PEREIRA e PAIVA, 2011). O presente artigo tem por objetivo mostrar os conceitos e técnicas sobre a engenharia da usabilidade, permitindo um estudo cognitivo, abstrato e epistemológico, contribuindo para a academia, para a ciência da informática e para a comunidade de desenvolvedores de produtos de software. 2. Referencial Teórico 2.1. Interfaces Projeto de Interface De acordo com Amaral e Nascimento (2010, p. 67) a interface é definida como um elemento que proporciona uma ligação física ou lógica entre dois sistemas ou partes de um sistema que não poderiam ser conectados diretamente. Dessa forma, parte do sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato físico e perceptivo, também pode ser chamado de interface. Quando interfaces são projetadas, obviamente, necessitam de projetos de interface muito bem estruturados visando abranger de forma geral, tudo que aquele produto de software precisa ter para melhor atender a seus usuários (BOENTE, 2002). O quadro 1 ilustra a cognição por trás de um projeto de interface.

3 Razão 1 Razão 2 Razão 3 A qualidade da interface determina se o usuário aceitará ou recusará o sistema desenvolvido. É necessário estabelecer um bom nível de conversação entre o usuário e o próprio sistema. Criar soluções que auxiliem os seres humanos, obviamente, não que lhes crie mais problemas. Quadro 1 Razões para projetos de interface. Fonte: Adaptado de Machado e Bezerra (2008) Objetos de Interação em Interface Os objetos de interação de interfaces, conforme ilustra a figura 1, são os elementos que compõem as interfaces e estão associados a metáforas do mundo real, permitindo herdar, portanto, a aparência da plataforma a qual foi implantado. Figura 1 Descrição dos Objetos de Interação em Interfaces. Fonte: Adaptado de Pressman e Maxim (2016). De acordo com a figura 1 apresentada, os elementos que compõem os objetos de interação de interfaces são: - Painéis de Controle: não se trata de um objeto especificamente. Está mais para um conceito de organização.

4 - Objetos para Seleção: disponibilizam um grupo de opções para que o usuário selecione uma delas. - Objetos para Edição: são usados para entrada de dados via teclado. - Objetos para Informação: são usados para mostrar as informações para os usuários. Embora os objetos sejam isoladamente classificados e agrupados, é comum que as interfaces sejam compostas por objetos de diferentes tipos de modo a dar conta da necessidade de interação Heurística de Usabilidade Conforme afirmam Pressman e Maxim (2016, p. 68), Jakob Nielsen e Rolf Molich criaram dez heurísticas, relacionadas aos princípios mais amplos de usabilidade, que podem ser utilizadas para explicar grande parte dos problemas observados nas interfaces, conforme ilustração da figura 2. O estudo da heurística refere-se às estratégias adotadas pata a solução de problemas (SILVA et al., 2004). Figura 2 Dez Heurísticas de Usabilidade. Fonte: Adaptado de Pressman e Maxim (2016).

5 As heurísticas de usabilidade vêm auxiliar às seguintes questões: - O usuário precisa imprimir um relatório, mas não sabe onde encontrar a opção que lhe permitirá executar essa tarefa. - A cada vez que o usuário abre a aplicação, os ícones são alterados porque o projetista das interfaces achou que isso traria mais beleza às telas. - A única maneira de encerrar uma aplicação é pressionando a sequência de teclas Alt+F4. - Ao terminar a rotina de backup de arquivos, a aplicação não fornece nenhuma mensagem ao usuário. - Em um formulário, a aplicação aceita que sejam digitadas letras num campo para CEP e o usuário não é alertado sobre o problema Critérios Ergonômicos para IHM De acordo com Silva et al. (2004, p. 120), os critérios ergonômicos representam um conjunto de qualidades que as interfaces devem apresentar, além de permitirem a sistematização de avaliação das interfaces. Esses critérios também permitem a replicação das avaliações com maior facilidade e com base nos mesmos parâmetros. Neste viés, conforme ilustração da figura 3, são oito os critérios ergonômicos a serem considerados: Figura 3 - Critérios Ergonômicos. Fonte: Adaptado de Ferreira e Nunes (2008).

6 1. Condução: refere-se às diferentes formas orientar, informar, instruir e guiar os usuários ao longo das interações com o computador. 2. Carga de trabalho: Refere-se a todos os elementos da interface responsáveis por corroborar na redução da carga de processamento perceptual e cognitiva do usuário. 3. Controle explícito: Envolve o processamento das ações dos usuários pela aplicação e o controle que o usuário mantém sobre o processamento de suas solicitações. 4. Adaptabilidade: Refere-se à facilidade de adaptação da aplicação ao contexto e às exigências e preferências do usuário. 5. Gestão de erros: Envolve a prevenção ou redução de erros e a recuperabilidade quando os mesmos ocorrem. 6. Consistência: Avalia as escolhas da interface em termos de aparência e procedimentos. 7. Significado de código: Avalia a relação existente entre um termo e/ou uma representação gráfica e seu significado. 8. Compatibilidade: Avalia a adequação da tarefa ao usuário e a adequação das aplicações a seus propósitos Acessibilidade à Web No contexto da WWW, a acessibilidade preocupa-se em maximizar a habilidade de todos os usuários acessarem informações, serviços e recursos disponíveis, conforme ilustra a figura 4 (NIELSEN e LORANGER, 2006). Um site ou aplicação acessível se adapta as necessidade e preferências de seus usuários, customizando conteúdo de modo a se adequar aos desejos dos usuários em função de restrições de diferentes ordens. Uma aplicação é acessível, de acordo com Ferreira e Nunes (2008, p. 68), quando uma pessoa, mesmo deficiente, consegue usar a interface, realizar as mesmas funções e atingir os mesmos resultados que outras pessoas não deficientes, com conhecimentos e treinamento semelhantes.

7 Neste contexto, quando um produto de software ou página Web não é acessível a uma determinada pessoa, não pode ser considerado eficaz, eficiente ou mesmo agradável para ela. Figura 4 - Preocupações com a Acessibilidade. Fonte: Adaptado de Ferreira e Nunes (2008). A flexibilidade e adaptabilidade, conforme ilustra a figura 5, necessárias a usuários com diferentes deficiências físicas, visuais, auditivas ou cognitivas beneficiam usuários com diferentes preferências, tarefas, hardware, software etc. (PEREIRA e PAIVA, 2011). Figura 5 - Preocupações com a Acessibilidade. Fonte: Adaptado de Ferreira e Nunes (2008).

8 De acordo com Boente (2002, p. 74) existem alguns mitos com relação da acessibilidade à web, tais como: 1. Deficientes não usam a Web. 2. É caro e demorado projetar páginas web acessíveis. 3. Acessibilidade é algo complexo para o projetista Web mediano. 4. A acessibilidade à Web beneficia apenas as pessoas deficientes. 5. Uma página acessível é sem graça e composta apenas por texto. 6. As tecnologias assistivas resolvem os problemas de acessibilidade. Certamente que isto não reporta a realidade. Hoje existem inúmeras tecnologias que podem ser aplicadas a sistemas web, específicas para cada tipo de necessidades especiais: problemas visuais, problemas auditivos, problemas motores e problemas cognitivos (SILVA et al., 2004). Surge então um termo, segundo Rabello (2012, p. 32), denominado tecnologia assistiva, que refere-se a qualquer tecnologia utilizada por indivíduos com deficiências para ajudá-los na realização de tarefas que seriam mais difíceis, ou até impossíveis, sem o auxílio das mesmas. Figura 6 - Tecnologia Assistiva. Fonte: Ferreira e Nunes (2008).

9 As tecnologias assistivas podem incluir desde dispositivos para mobilidade, como andadores e cadeiras de rodas, até hardware e software, conforme ilustra a figura 6, que ajudam as pessoas a compensarem suas deficiências no acesso aos computadores ou outras tecnologias (FERREIRA e NUNES, 2008).

10 2.5. Técnicas para Avaliação de Interfaces Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas para se avaliar projetos de interface. Dentre elas destacam-se: Avaliação Analítica A avaliação analítica da interface é formativa, ou seja, ela é realizada quando a interface ainda não foi implementada. Já nesse nível é possível avaliar aspectos importantes para a ergonomia cognitiva e propor alterações no projeto antes que ele seja finalizado. O objetivo principal é decompor e verificar a complexidade da tarefa GOMS - Goals, Operators, Methods and Selection Rules Trata-se de um modelo criado a partir desse formalismo é uma descrição do conhecimento que o usuário deve ter para executar tarefas em um dispositivo ou sistema. É uma representação do conhecimento relacionado ao que fazer que é exigido pelos sistemas quando da execução de tarefas da maneira apropriada. Uma vez que o modelo GOMS tenha sido desenvolvido, podem ser obtidas previsões de aprendizado e desempenho. Uma descrição GOMS é também uma forma de caracterizar um conjunto de decisões do ponto de vista do usuário, o que pode colaborar tanto durante quanto depois do projeto Avaliação Heurística A avaliação heurística é um método rápido, barato e fácil de avaliar interfaces. O processo envolve a observação e utilização da aplicação de modo a formar uma opinião sobre o que está bom e o que está ruim na interação. Idealmente, os avaliadores formariam suas opiniões com base em um conjunto de regras Avaliação por Lista de Verificação As inspeções realizadas por meio de listas de verificação são conduzidas por profissionais que não necessariamente são especialistas em ergonomia. A intenção da avaliação é descobrir problemas recorrentes menos graves (ou seja, ruídos). A qualidade do resultado final da avaliação dependerá da qualidade da lista de verificação Percurso Negativo

11 O percurso cognitivo é uma abordagem de avaliação de usabilidade que prediz o quão fácil será para os usuários aprender a executar uma tarefa em particular em um sistema computadorizado. É essencial que o projeto de sistemas preze pela facilidade de aprendizado, visto que as pessoas normalmente aprendem a utilizar os novos sistemas através da exploração Inspesão Preventiva de Erro Esta técnica tem a intenção de detectar situações que possam levar os usuários a cometer erros. Nela, os avaliadores respondem a um conjunto de questões para cada tarefa crítica da aplicação. É preciso que o avaliador conheça a estrutura da tarefa a ser avaliada e também o seu contexto de operação Recomendações para Acessibilidade O Consórcio World Wide Web (W3C) é o órgão público oficialmente responsável por padrões Web como HTML e CSS. Em maio de 1999, o W3C publicou uma série de recomendações denominadas Web Content Acessibility Guidelines WCAG, em português, Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo da Web, conforme ilustra a figura 7 (AMARAL e NASCIMENTO, 2010). Figura 7 - Guia de Acessibilidade para Conteúdo Web. Fonte: Ferreira e Nunes (2008). A partir desse conjunto de recomendações, desenvolvedores de sistemas puderam desenvolver melhores interfaces de sistemas para uma melhor interação do usuário com o

12 computador, inclusive uma adequação de acessibilidade para facilidade de acesso dos usuários aos conteúdos das páginas web. 3. Metodologia Este artigo caracteriza uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada em conceitos epistemológicos acerca das tecnologias adotadas pelos desenvolvedores de sistemas para produzirem produtos de software com acessibilidade com a devida eficiência. 4. Considerações Finais Este trabalho apresentou um estudo sobre as tecnologias adotadas junto à engenharia da usabilidade visando uma ampliação da cognição humana acerca do assunto abordado. Também, certo aprofundamento acerca da abstração e da visão epistemológica, traz um maior amadurecimento sobre a própria engenharia da usabilidade, como objeto de estudo. Sem sombra de dúvidas a engenharia da usabilidade trata-se de um estudo específico sobre criação e adaptação de mecanismos, técnicas e modelos que traga facilidade para as pessoas que usam a internet, com ou sem limitações, empregando para isto ferramentas ou objetos a fim de realizar uma tarefa específica e importante, por qualquer ser humano, sem distinção. A usabilidade nos reporta ao estudo da interaçaõ do humano-computador visando à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. Este estudo pode ser utilizado como parâmetro de cognição e abstração sobre o uso consciente da engenharia da usabilidade em casos reais. Referências AMARAL, S.A.; NASCIMENTO, J.A.M. Avaliação da Usabilidade na Internet.São Paulo: Thesaurus, BOENTE, A.N.P. Ambientes de Desenvolvimento para a Web. Dissertação de Mestrado, AWU-USA, Iowa, FERREIRA, S.B.L.; NUNES, R.R. E-Usabilidade. Rio de Janeiro: LTC, MACHADO, L.; BEZERRA, W.R. Interfaces sensíveis ao toque. São Paulo: EdiOuro, NIELSEN, J.; LORANGER, H. Usabilidade na web: Projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

13 PEREIRA, S.R.; PAIVA, P.B. A importância da Engenharia da Usabilidade para a segurança de sistemas informatizados em saúde. Journal of Health Informatics. V. 3, n. 3, PRESSMAN, R.S.; MAXIM, B.R. Engenharia de Software: Uma abordagem profissional. São Paulo: Amgh Editora, RABELLO, R.B. Integração da Engenharia da Usabilidade em um Modelo de Maturidade/Capacidade de Processo de Software. Relatório de Conclusão de Curso, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, SILVA, A.C. et al. Aplicabilidade de Padrões de Engenharia de Softwaree de IHC no Desenvolvimento de Sistemas Interativos. IV Congresso Brasileiro de Computação, CBComp 2004, p , 2004.

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que você entende

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução 1.1 Ergonomia 1.1.1 Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador. Unidade II

Leia mais

Lista de Exercícios AV2 01

Lista de Exercícios AV2 01 ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Quais os objetivos da IHC? Questão 1 Resposta Quais os objetivos da IHC? - Socialização da informação; - Aumentar

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores.

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Usabilidade Usabilidade/Conceituação A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada quando o usuário, ao manipular uma interface, for capaz de facilmente

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

CI751 Interação Humano-Computador

CI751 Interação Humano-Computador CI751 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Avaliação: usabilidade, acessibilidade... Roberto Pereira rpereira@inf.ufpr.br Artigo Revisão de Literatura 1. Ver descrição do trabalho

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais

INTERFACE HOMEN- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE

INTERFACE HOMEN- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE INTERFACE HOMEN- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE Avaliação(30 Min) 1. Desenhar sistemas para que os usuários possam interatuar com eles da forma mais fácil, cómoda e intuitiva possível é

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 01 Bruna Patrícia da Silva Braga USABILIDADE E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) USABILIDADE É um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo; Mais especificamente,

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Pós-Graduação em Ergonomia Profª Rosimeire Sedrez Bitencourt, Drª Eng 10 e 11 de Abril de 2010 Ergonomia Cognitiva: conteúdo Parte 1 Parte 2 Parte

Leia mais

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi Varginha, 26 de fevereiro de 2016. Trabalho entregue ao professor

Leia mais

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE INTERFACE HOMEM- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE Tarefa 1 Explicar em que consistem os objetivos de usabilidade secundários. Secundários Primários Preece, J. 2002, Interaction design: beyond

Leia mais

Prof. Emiliano S. Monteiro. [Versão 7 Maio/2019]

Prof. Emiliano S. Monteiro. [Versão 7 Maio/2019] Prof. Emiliano S. Monteiro [Versão 7 Maio/2019] Install-Package Microsoft.CodeAnalysis.FxCopAnalyzers -Version 2.9.2 Suporte para múltiplos frameworks Saída para vários destinos de log

Leia mais

Desenvolvimento WEB1 Aula 04 Profa Wanessa Machado do Amaral

Desenvolvimento WEB1 Aula 04 Profa Wanessa Machado do Amaral Desenvolvimento WEB1 Aula 04 Profa Wanessa Machado do Amaral wireframe Um wireframe de site web ou website wireframe é um protótipo usado em design de interface para sugerir a estrutura de um sítio web

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

Interação Homem- Máquina (IHM)

Interação Homem- Máquina (IHM) Interação Homem- Máquina (IHM) Prof. Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, MPhil, PhD (Fonte: Pressman, R. Software Engineering: A Practitioner s Approach. McGraw-Hill, 2005) 08/12/11 PCF de Oliveira

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Análise heurística Definição Análise Heurística (Nielsen and Molich, 1990; Nielsen 1994) é um método de engenharia de usabilidade para encontrar os erros

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Heurística Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Avaliação Heurística O que é? Número de avaliadores Heurísticas de usabilidade

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios

Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios Apoio: 1 Núcleo de Educação a Distância O Impacto do uso da TDIC para a Acessibilidade no Ensino Superior Uilian Vigentim Especialista

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento

Prof. Luiz A. Nascimento Prof. Luiz A. Nascimento Qual a importância da Engenharia de Software? O desenvolvimento de um software envolve processos muitos complexos. A engenharia de software estabelece um modelo para se construir

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Conhecimentos, Métodos e Aplicações 2 a edição Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec Sumário Sobre os autores...13 Introdução...14 Interface com o usuário... 16

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Preditiva Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Tipos de avaliação Modelos preditivos GOMS KLM Características e vantagens Avaliação

Leia mais

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates Introdução à Interação Humano-Computador Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 1: 14/05 1 Objetivo do Curso Apresentação dos conceitos básicos da área de Interação

Leia mais

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio GUTS-RS & GUIX Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio Quem sou eu? Formada em Sistemas de Informação. Mestranda no programa de pós-graduação em Ciência

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 2 e 3 Uma visão geral de Usabilidade Usabilidade Usabilidade é o aspecto mais importante da interação homem-computador. Está ligada a fatores

Leia mais

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010 A Métodos de Avaliação de IHC Capítulo 10 Métodos de Avaliação de IHC Avaliação por inspeção Avaliação heurística Percurso Cognitivo Avaliação por observação Teste de usabilidade Prototipação em papel

Leia mais

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo Acessibilidade na WEB Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo O que é acessibilidade? Campo da usabilidade que trata de necessidades especiais do usuário Eliminação de barreiras arquitetônicas,

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 04 13/03/2013 2 Objetivos da Aula Recapitulação da Aula passada Critérios de Qualidade de Uso Usabilidade Acessibilidade Comunicabilidade 3 Recordação: Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Tópico 1 - Visão Geral da Engenharia de Software Sistemas Computacionais o Definição e conceitos básicos o Evolução do desenvolvimento Natureza do produto software Definição de Engenharia

Leia mais

Design: estrutura e estética

Design: estrutura e estética Parte III Design: estrutura e estética Arte X Engenharia z Desenvolver Sistema Web é arte? A Web oferece espaço para arte...... mas usuários também querem serviços de qualidade... e clientes querem prazos

Leia mais

Referências. Sumário. Introdução. Avaliação com Listas de Conferência

Referências. Sumário. Introdução. Avaliação com Listas de Conferência Referências Avaliação com Listas de Conferência Cybis, W. A. Engenharia Ergonômica de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. Apostila disponível em www.labiutil.inf.ufsc.br/apostila/apostila.htm.

Leia mais

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC Interface Homem/Máquina Aula 20 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo Qualidade em IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, user experience

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão Unidade IV Avaliação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Técnicas de Avaliação de Usabilidade Avaliação Heurística Inspeção por meio de lista de verificação Ensaio

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

Engenharia de Usabilidade e Interface

Engenharia de Usabilidade e Interface Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que é Ergonomia? Questão 1 Resposta O que é Ergonomia? É a ciência que estuda as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante

Leia mais

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação Clarisse Sieckenius de Souza Departamento de Informática, PUC Rio clarisse@inf.puc rio.br

Leia mais

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC?

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? É o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador. "A interação homem-computador é uma disciplina que diz respeito

Leia mais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais QUALIDADE DE PACOTE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

UM PROCESSO PARA MANUTENÇÃO DA CONSISTÊNCIA DE INTERFACES INTEGRADAS AO AMADEUS

UM PROCESSO PARA MANUTENÇÃO DA CONSISTÊNCIA DE INTERFACES INTEGRADAS AO AMADEUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2014.2 UM PROCESSO PARA MANUTENÇÃO DA CONSISTÊNCIA DE INTERFACES INTEGRADAS AO AMADEUS Proposta de Trabalho de

Leia mais

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001 1 PROJETO DE INTERFACES Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução A interface de uma aplicação computacional envolve os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato A área da computação que estuda

Leia mais

Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD-UFRGS

Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD-UFRGS Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD-UFRGS Nadjia Jandt Feller 1 1 Centro de Processamento de Dados Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 90035-003

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA

Leia mais

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema Interação Humano Computador Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA Estilos de Interação todas as formas como os usuários se comunicam

Leia mais

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto

Leia mais

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas:

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Conceitos Básicos Introdução Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Interação usuário-sistema; Interface

Leia mais

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves IHC Interação Homem- Computador Profa.Denise Neves 2017 Introdução IHC é a abreviação para INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR, que no inglês é encontrado sob a sigla HCI Human- Computer Interface. IHC também pode

Leia mais

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo Qualidade em IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, user experience

Leia mais

ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE WEB DO PROTÓTIPO DA BIBLIOTECA VIRTUAL ALEXANDRIA

ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE WEB DO PROTÓTIPO DA BIBLIOTECA VIRTUAL ALEXANDRIA ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE WEB DO PROTÓTIPO DA BIBLIOTECA VIRTUAL ALEXANDRIA Lyncon Vieira Lima Aluno do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIT/CNPq Abraão Lincon da Silva Ramalho Aluno do IFMT, Campus Cuiabá,

Leia mais

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software Simone Vasconcelos Silva Professora de Informática do CEFET Campos Mestre em Engenharia de Produção pela UENF RESUMO Um produto de software de

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 5 Metodologias de Desenvolvimento de Interfaces Prof. Luthiano Venecian Introdução o Como conceber e implementar a

Leia mais

Indicadores para avaliação de websites

Indicadores para avaliação de websites Indicadores para avaliação de websites Clorisval Pereira Jr. PUC-Rio/Rede Nacional de Pesquisa Estrada Dona Castorina, 110 (22460-320) Rio de Janeiro, RJ, Brasil + 55 (21) 274-7445 (e 239-2436 FAX) cjunior@nc-rj.rnp.br

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WC Professor: Alberto Raposo Métodos de Inspeção vs. Métodos de Observação 27/04/2011 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e

Leia mais

Engenharia de Usabilidade

Engenharia de Usabilidade Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Engenharia de Usabilidade Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.twitter.com/jorgecav Interação

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) Turm r a m 3W 3 C

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) Turm r a m 3W 3 C 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WC Professor: Alberto Barbosa Raposo Filmes e Discussões sobre a Experiência do Usuário com Software 02/Mar/2011 Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação Parte 07 Engenharia de Software 7. Interação Homem Computador Um aspecto que se tornou indispensável no desenvolvimento de software é a preocupação em conseguir projetar sistemas interativos mais usáveis.

Leia mais

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Interação Humano-Computador: Conceitos BásicosB Aula 03 13/03/2013 2 Sobre esta aula O conteúdo desta aula refere-se aos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina, de SDJ Barbosa e BS Silva Interação

Leia mais

Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais.

Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais. Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais. Gabriela Trindade Perry - PPGEP/UFRGS Agostinho Serrano

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professor: Alberto Barbosa Raposo Avaliação Heurística 19/03/2012 O que é Avaliação Heurística? Heurística = baseada em um conhecimento

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Você pode ter um site bonito, com um bom layout e facilmente navegável... Mas, isso não significa que todos estejam divertindo-se com ele.

Você pode ter um site bonito, com um bom layout e facilmente navegável... Mas, isso não significa que todos estejam divertindo-se com ele. Aula 07 Você pode ter um site bonito, com um bom layout e facilmente navegável... Mas, isso não significa que todos estejam divertindo-se com ele. Usuários com problemas visão, distinguir cores, coordenação

Leia mais

1 Introdução Motivação

1 Introdução Motivação 1 Introdução Neste trabalho propomos um método de Inspeção Semiótica para Interfaces baseadas em Mapas (ISIM) que adota uma perspectiva semiótica para analisar o efeito da apresentação em interfaces baseadas

Leia mais

Conceitos básicos. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto B Raposo sala 413 RDC

Conceitos básicos. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto B Raposo sala 413 RDC Conceitos básicos INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto B Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário conceitos básicos: interface, interação, affordance objetos de estudo

Leia mais

Ergonomia de Interface de Software. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

Ergonomia de Interface de Software. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Ergonomia de Interface de Software Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Introdução Os novos modos de produção, condicionados por sucessivas mutações (demográficas, económicas, tecnológicas, de organização

Leia mais

A Importância da Acessibilidade e Usabilidade na Web como Ferramentas de Auxílio ao Usuário

A Importância da Acessibilidade e Usabilidade na Web como Ferramentas de Auxílio ao Usuário A Importância da Acessibilidade e Usabilidade na Web como Ferramentas de Auxílio ao Usuário Bruna Estefani da Mata 1, Claudete Werner 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil brunaleh28@gmail.com,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdade de Tecnologia de Sorocaba Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR: INTERFACES ATIVIDADE 2 Prof.º Disciplina: Interação Humano Computador Sorocaba Março

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 GUIA PARA ACESSIBILIDADE WEB Cássio Leandro Silva Moraes¹, Raphael Andrade Constantino¹, Wesley Mateus de Oliveira¹, Luiz Fernando Ribeiro de Paiva. Universidade de Uberaba Uniube¹ kssio.moraes@gmaill.com,

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Juliane Vargas Nunes Thaísa Cardoso

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Interação Homem-Computador Interface/Interação Humano-Computador (IHC): área de estudo que está na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais

Leia mais

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva Qualidade de Pacote de Software Avaliação do Sistema DreamWeaver Material preparado por Débora M. B. Paiva Visão Geral Introdução Definição dos Requisitos de Qualidade Preparação da Avaliação de Qualidade

Leia mais

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade UFRGS - PPGC Leila Laís Gonçalves Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimenta Mecanismos de autoria

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES Unidade III Desenvolvimento de Projetos de IHC Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta Unidade Técnicas de Concepção Técnicas de Modelagem Objetivo Demonstrar técnicas

Leia mais

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE Objectivo Caracterizar os elementos principais da engenharia de usabilidade para o adequado desenho de interfaces de usuário. Conteúdo Objectivos da usabilidade.

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 2 Aspectos tecnológicos de interfaces Aspectos psicológicos da interação humana Prof. Luthiano Venecian Aspectos tecnológicos

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 02 Bruna Patrícia da Silva Braga PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS PARA IHC HEURÍSTICA DE USABILIDADE A avaliação heurística é um método de inspeção sistemático de usabilidade que leva

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 1. Considerando a avaliação de usabilidade, é correto afirmar que:

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 1. Considerando a avaliação de usabilidade, é correto afirmar que: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A2 DATA 08/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considerando a avaliação de usabilidade,

Leia mais

O CMMS nova geração e primeira rede social da manutenção.

O CMMS nova geração e primeira rede social da manutenção. O CMMS nova geração e primeira rede social da manutenção POR QUE MOBILITY WORK? ATENDER AS NECESSIDADES DO MERCADO A CONSTATAÇÃO DOS CLÁSSICOS SOFTWARES CMMS: Eles são caros e difíceis de configurar em

Leia mais

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf É um método de avaliação de usabilidade onde um avaliador procura identificar problemas de usabilidade numa interface com o usuário, através

Leia mais

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários.

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Tema 1 Engenharia de Usabilidade (I) 2012.1 ISO 9241 Critérios ergonômicos capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas

Leia mais

AVs para serem ouvidos e não vistos: Uma Avaliação de Acessibilidade em Assistentes Virtuais para PDVs em dispositivos móveis

AVs para serem ouvidos e não vistos: Uma Avaliação de Acessibilidade em Assistentes Virtuais para PDVs em dispositivos móveis AVs para serem ouvidos e não vistos: Uma Avaliação de Acessibilidade em Assistentes Virtuais para PDVs em dispositivos móveis Marcelo Penha Marcelo dos Anjos Marcelo Penha Marcelo dos Anjos Mestre em Design;

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR Professora Marcia Pereira marciapsm@gmail.com Sistemas de Informação Conteúdo Ementa Metodologia Avaliação Introdução Participação Pré-Atividade Faça uma pesquisa sobre as interfaces

Leia mais

IHC Interação Humano-Computador. Silvério Sirotheau

IHC Interação Humano-Computador. Silvério Sirotheau IHC Interação Humano-Computador Silvério Sirotheau ssirotheau@gmail.com CONCEITOS BÁSICOS Nesta aula iremos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistema e descrever critérios de qualidades

Leia mais