QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA"

Transcrição

1 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 23 / 03 / 2016 QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA 1. Uma partícula percorre uma trajetória conforme observada na figura acima, sabendo que a partícula parte do ponto1(0km) e passa pelos ponto2(2km), ponto3(4km), ponto4(6km) e ponto5(12km). Determine: (A) Suas posições ao logo da trajetória (B) O deslocamento escalar entre os pontos 5 e ponto 4 (C) O deslocamento escalar entre os pontos 3 e ponto 2 Este enunciado refere-se aos dois problemas seguintes. A posição de um carro em viagem entre duas cidades foi registrada em função do tempo. O gráfico abaixo resume as observações realizadas do início ao fim da viagem. 2. Determine entre que instantes o carro permaneceu em repouso. 3. Calcule a velocidade escalar média do carro nessa viagem. 4. Sabe-se que as sensações auditivas persistem, nos seres humanos, durante cerca de 0,10 s. Suponha que você esteja defronte a uma parede e emita um som isolado (bata uma palma, por exemplo). Nas condições locais, a velocidade do som é de 340 m/s. A que distância, no mínimo, você deve estar da parede, a fim de que consiga perceber o eco do som emitido?

2 QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA Este enunciado refere-se aos dois problemas seguintes. A tabela mostra os valores da velocidade de um atleta que disputa a corrida de São Silvestre em função do tempo, nos segundos iniciais da corrida. 5. Esboce um gráfico da velocidade do atleta em função do tempo. 6. Calcule a aceleração do atleta nos primeiros 5 segundos da corrida. 7. A figura representa a trajetória circular percorrida por uma partícula em movimento uniformemente acelerado, no sentido da seta. A partícula sai do ponto 1, no instante zero, com velocidade inicial nula. No instante t ela passa pelo ponto 2, pela primeira vez desde o início do movimento. No instante 3t, a partícula estará no ponto: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5 Este enunciado refere-se aos três problemas seguintes. O gráfico mostra a velocidade escalar de uma bicicleta em função do tempo.

3 QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA 8. Calcule o deslocamento escalar da bicicleta entre 0 s e 12 s. 9. Calcule a aceleração escalar da bicicleta no instante 10 s. 10. Considere o movimento de um caminhante em linha reta. Este caminhante percorre os 20 s iniciais com velocidade constante 2,0 m/s. Em seguida, ele percorre os próximos 8,0 s com aceleração constante de 1,0 m/s2.calcule a velocidade do caminhante no instante 26 s.

4 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 23 / 03 / 2016 QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA 1. a) Posições são : 0km, 2km, 4km, 6km,12km b) s= 12km 6km = 6km c) s = 4km 2km = 2km 2. O carro permaneceu em repouso entre 1,0 h e 1,8 h. 3. vm = s/ t = 120 km/3,0 h = 40 km/h 4. Em 0,10 s o som vai percorrer 34 m. Como no eco o som vai e volta a distância mínima será de 17 m a = Δv/Δt = 9,0/5,0 = 1,8 m/s 2 7. RESPOSTA: B Seja Δs o comprimento do arco 12. Como o movimento é uniformemente acelerado com velocidade inicial nula temos: Δs = a.t 2 /2 Para o intervalo de tempo t temos: Δs = a.t 2 /2 Para o intervalo de tempo 3t temos: Δs = a.(3t) 2 /2 = 9 a.t 2 /2 Isto é, Δs = 9 Δs = 8 Δs + Δs = 1 volta + Δs Sendo assim, no instante 3t a partícula estará novamente no ponto O deslocamento escalar da bicicleta entre 0 s e 12 s é igual à área do triângulo de base 12 s e altura 6,0 m/s, isto o deslocamento escalar vale 36 m.

5 QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA 9. Entre 0 s e 12 s o movimento da bicicleta é uniformemente acelerado, isto é, a sua aceleração escalar é constante. v = v 0 + a.t 6 = 0 + a 12 a = 0,50 m/s O movimento é uniformemente acelerado com os seguintes valores: V0 = 2,0 m/s a = 1,0 m/s2 t = 26 s 20 s = 6,0 s Utilizando a expressão: v = v0 + a t, teremos v = 2,0 + 1,0 6,0 = 8,0 m/s.

6 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 23 / 03 / 2016 QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 QUÍMICA Atenção: Leia o texto a seguir e responda às questões 1, 2 e 3 O fenômeno da chuva ácida acontece quando existem poluentes, derivados dos óxidos de nitrogênio e enxofre, misturados nas gotículas de ar que formam as nuvens. Dentre os sérios problemas que podem acontecer em decorrência dessa poluição está a ação dos ácidos sobre as estruturas de ferro, cimento, mármore, etc. Uma das reações que representam essa ação é: CaCO 3 + H 2 SO 4 CaSO 4 + H 2 O + CO 2 Supondo que uma estatueta de mármore, CaCO 3, pesando 2,0 Kg esteja sob a ação de certa quantidade de chuva ácida, responda: 1. (1,0) Qual a massa de ácido sulfúrico necessária para reagir com toda a estatueta? 2. (1,0) Quantos mols de água serão formados se a metade da massa dessa estatueta sofrer corrosão? 3. (1,0) Qual o volume de gás carbônico recolhido nas CNTP após a reação de 200 g dessa estatueta com a chuva ácida? Atenção: Leia o texto a seguir e responda às questões 4, 5 e 6. A fórmula química do nitrato de cádmio é Cd(NO 3 ) 2 e é usado como a substância corante para o vidro e a cerâmica, emulsivo para a película fotográfica e como o reagente analítico. Além, dessas aplicações, seu uso na preparação de outros sais do cádmio e óxido do cádmio é importante, assim como a produção dos catalisadores e de baterias. Sua preparação é feita através da reação: CdO + 2 HNO 3 => Cd(NO 3 ) 2 + H 2 O Reagindo-se 640 g de óxido de cádmio com quantidade suficiente de ácido nítrico, responda: 4. (1,0) Qual a massa de nitrato de cádmio obtida? 5. (1,0) Quantos mols de ácido nítrico são necessários a esta reação? 6. (1,0) Quantos moléculas de água são obtidas? Atenção: Leia o texto a seguir e responda às questões 7 e 8. Em um acidente, um caminhão carregado de solução de ácido fosfórico tombou derramando cerca de 3,15 toneladas dessa solução no asfalto. 7. (1,0) Faça o balanceamento desta reação H 3 PO 4 + CaO Ca 3 (PO 4 ) 2 + H 2 O 8. (1,0) Quantos mols de óxido de cálcio são necessários à reação com ácido fosfórico. Tanino nas uvas Nas uvas, os taninos encontram-se principalmente nas cascas, sementes e engaços. Assim como os açúcares da uva, eles também passam por um amadurecimento e, conforme se atinge esta maturidade, perdem agressividade, tornando-se macios e sedosos. Dentre as uvas viníferas, geralmente, quanto mais grossa a casca, maior a quantidade de taninos a serem extraídos.

7 QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 QUÍMICA A fórmula estrutural do tanino está representada a seguir: 9. (1,0) Dê o número de ligações sigma e pi na fórmula estrutural do tanino. A Benzilpenicilina, comumente conhecida como Penicilina G, é um tipo de penicilina,considerada padrão-ouro. A Penicilina G é utilizada via parenteral (externa) devido à sua instabilidade no ácido clorídrico do estômago. Como é administrada via parenteral, altas concentrações tissulares de penicilina G podem ser obtidas mais rapidamente e em concentrações mais altas se traduzem em aumento da atividade antibacteriana (1,0) Quantos carbonos hibridizados em sp 2 há na estrutura da benzilpenicilina e quantos carbonos terciários existem na fórmula desse antibiótico?

8 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 23 / 03 / g de CaCO x g de H 2 SO g g x = 1960 g de H 2 SO g de CaCO x mols de H 2 O 100 g mol x = 10 mols de H 2 O g de CaCO x L de CO g ,4 L x = 44,8 L de CO 2 4. GABARITO QiD 1 2ª SÉRIE PARTE 3 QUÍMICA H 3 PO CaO Ca 3 (PO 4 ) H 2 O 8. 3,15 x 106 g de HNO x mols de CaO 63 g mol x = mols de CaO ligações sigmas e 4 ligações pi 10.

4. (1,0) O gráfico representa a velocidade escalar de um atleta em função do tempo em uma competição olímpica.

4. (1,0) O gráfico representa a velocidade escalar de um atleta em função do tempo em uma competição olímpica. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

R.: b) Em um dado instante, o carro B está 600m à frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre até que A alcance B? R.:

R.: b) Em um dado instante, o carro B está 600m à frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre até que A alcance B? R.: PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois carros, A e B, movem-se

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 13 INTRODUÇÃO A ESTEQUIOMETRIA

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Introdução à Cinemática Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Conceitos fundamentais da cinemática; Deslocamento escalar; Velocidade média; Aceleração média. Conceitos fundamentais da cinemática

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Atenção: Leia o texto a seguir e responda às questões 1 e 2.

Atenção: Leia o texto a seguir e responda às questões 1 e 2. PR VLIDDE DO QiD, S RESPOSTS DEVEM SER PRESENTDS EM FOLH PRÓPRI, FORNECID PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE TINT. TODS S QUESTÕES DE MÚLTIPL ESCOLH DEVEM SER JUSTIFICDS. DT DE ENTREG: 31 / 05

Leia mais

Física Professor Dutra / Movimento Retilíneo Uniforme Exercícios (Resolução) Exercício 1. Resolução. S 0 = 15 m Posição Inicial. V = 2 m/s Velocidade

Física Professor Dutra / Movimento Retilíneo Uniforme Exercícios (Resolução) Exercício 1. Resolução. S 0 = 15 m Posição Inicial. V = 2 m/s Velocidade Física Professor Dutra / Movimento Retilíneo Uniforme Exercícios () Física Movimento Retilíneo Uniforme Resoluções dos Exercícios Professor Dutra Exercícios () 1)Um móvel parte da posição 15 m com velocidade

Leia mais

Conceitos Essenciais da Cinemática 1

Conceitos Essenciais da Cinemática 1 Conceitos Essenciais da Cinemática 1 Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Mecânica Cinemática: Estudo das características do movimento de um corpo sem se preocupar com o (s) agente (s) que o causou. Dinâmica:

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 02/04/2011 Nota: Professor: Antonio Márcio Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável:

Leia mais

Recuperação de Física - Giovanni

Recuperação de Física - Giovanni Nome: nº Ano: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA Recuperação de Física - Giovanni 1 - Qual a diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV)? 2 - A equação que representa

Leia mais

CINEMÁTICA VETORIAL. Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu. vetor posição.

CINEMÁTICA VETORIAL. Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu. vetor posição. CINEMÁTICA VETORIAL CINEMÁTICA VETORIAL Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu vetor posição. CINEMÁTICA VETORIAL O vetor posição da partícula, em

Leia mais

MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME

MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME Definição: O movimento uniforme é quando a velocidade escalar é constante, o que significa afirmar que o móvel percorre sempre a mesma distância a cada unidade de tempo.

Leia mais

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS FÍSICA ºTA REPOSICAÇÃO 205 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS O QUE É A CINEMÁTICA A Cinemática estuda o movimento dos corpos, independentemente das causas desse movimento. Seu objetivo é descrever

Leia mais

Cinemática Escalar. DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se

Cinemática Escalar. DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se Cinemática Escalar DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se preocupar com suas causas. REFERENCIAL: É o lugar onde está localizado de fato um observador em relação ao qual um dado fenômeno está sendo analisado.

Leia mais

Movimento Uniformemente Variado. Professora Daniele Santos -Física -2º Ano Instituto GayLussac

Movimento Uniformemente Variado. Professora Daniele Santos -Física -2º Ano Instituto GayLussac Movimento Uniformemente Variado Professora Daniele Santos -Física -2º Ano Instituto GayLussac Equação de Torricelli É junção das equações horárias da posição e da velocidade e não depende do tempo. É prática

Leia mais

QiD 6 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA

QiD 6 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA. de módulo 25 m s. O motorista da Van, então, acelera a taxa de 8 m s.

EXERCÍCIOS FÍSICA. de módulo 25 m s. O motorista da Van, então, acelera a taxa de 8 m s. EXERCÍCIOS FÍSICA 1. O motorista de uma Van quer ultrapassar um caminhão, em uma estrada reta, que está com velocidade constante de módulo 0 m s. Para isso, aproxima-se com a Van, ficando atrás, quase

Leia mais

CURSO PRF 2017 FÍSICA. diferencialensino.com.br FÍSICA NIVELAMENTO 01 1

CURSO PRF 2017 FÍSICA. diferencialensino.com.br FÍSICA NIVELAMENTO 01 1 FÍSICA NIVELAMENTO 01 1 PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA VICTOR ROCHA (VITINHO) 2 EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO 01) Um automóvel aproxima-se de um paredão, como ilustra a figura. É incorreto afirmar-se que a)

Leia mais

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 4 MUV 01) A posição de um objeto movendo-se ao longo do eixo x é dada por x = 3t - 4t² + t³, onde x está em metros e t em segundos.

Leia mais

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2 1. Um caminhão se desloca em movimento retilíneo e horizontal com velocidade constante de 20 m/s. Sobre sua carroceria está um canhão, postado para tiros verticais, conforme indica a figura. Despreze a

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 1º TRIMESTRE/2019 1º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 1º TRIMESTRE/2019 1º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 1º TRIMESTRE/2019 1º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 1 e 2 Referenciais. Movimento e repouso. Espaço (ou abcsissa). Deslocamento.

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO Sobre ombros de gigantes EQUIPE DE FÍSICA-1º ANO/CMB Profs. Adameck, Eliete, SO Antônio Marcos & Luciano MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO 1) (PUC-MG) Um objeto, movendo-se em linha reta, tem, no instante

Leia mais

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria Professor Marcus Ennes -Estequiometria - RELAÇÕES FUNDAMENTAIS RAZÃO E PROPORÇÃO 1) Um formigueiro é composto por 2.000 formigas. Cada formiga consome por dia, 1.500 moléculas de glicose (C 6 H 12 O 6

Leia mais

Q3. Uma partícula obedece a seguinte função horária:

Q3. Uma partícula obedece a seguinte função horária: 30's Volume 3 Física www.cursomentor.com 1 de dezembro de 2013 Q1. Um livro tem 600 páginas. Cada página tem em média 0 linhas e cada linha tem em média 20 palavras. Se uma pessoa digitar a uma taxa de

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Série: 1ªA/B Lista de exercícios de Física - 4º Bimestre Profa. Kelly N.: / /17 (A) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A seguir apresenta-se o conteúdo contemplado no

Leia mais

7ª) A soma dos catetos de um triângulo retângulo vale 63 e o valor da hipotenusa vale 45. Determine o valor de cada dos catetos.

7ª) A soma dos catetos de um triângulo retângulo vale 63 e o valor da hipotenusa vale 45. Determine o valor de cada dos catetos. Juntos na construção de um ensino eficaz. Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba Atividades variadas para preparação do 1 0 Ano do Ensino Médio - 101 e 102 1ª) Transcrevam os número abaixo em

Leia mais

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0

Leia mais

Movimento retilíneo uniformemente

Movimento retilíneo uniformemente 15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado (MUV) 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Ao estudarmos o Movimento Uniformemente Variado (ou MUV) estamos

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme. Aula ao vivo 10/03/2014 Introdução à Cinemática 1 Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade escalar média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos

Leia mais

Movimento retilíneo uniformemente

Movimento retilíneo uniformemente 15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo

Leia mais

Cinemática Gráficos Cinemáticos 1- Na figura estão representados os diagramas de velocidade de dois móveis em função do tempo. Esses móveis partem de um mesmo ponto, a partir do repouso, e percorrem a

Leia mais

ACELERAÇÃO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME

ACELERAÇÃO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME ACELERAÇÃO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Desta forma, em intervalos de tempos iguais o móvel

Leia mais

Fundamentos de Mecânica

Fundamentos de Mecânica Fundamentos de Mecânica 45 Lista de exercícios Primeiro semestre de Os exercícios da lista deverão ser todos feitos. Não há necessidade de entregá-los. O conteúdo será cobrado nas provas e provinhas, ao

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B 1ª série Ensino Médio 3 Trimestre/2018 SETOR A: Conteúdo para estudos: Livro-texto 2:. Capítulo 12: Determinação de fórmulas químicas Compreender os conceitos

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média UNIDADES DE MEDIDAS

Leia mais

Velocidade Média Indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio e é dada pela seguinte razão:

Velocidade Média Indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio e é dada pela seguinte razão: CINEMÁTICA Velocidade Prof. Patricia Caldana A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um

Leia mais

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) INTRODUÇÃO A partir de agora passaremos a discutir tipos de movimentos e começaremos pelo Movimento Retilíneo Uniforme. Este tipo de movimento de define por variações

Leia mais

Físico-Química 9.º ano

Físico-Química 9.º ano Movimentos na Terra 1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F). a) Um avião que se desloca de Lisboa para o Porto encontra-se em movimento em relação à torre do aeroporto. b)

Leia mais

Lista de exercícios MUV. Aceleração média e equação horária de velocidade

Lista de exercícios MUV. Aceleração média e equação horária de velocidade Lista de exercícios MUV Aceleração média e equação horária de velocidade 01) (Unirio) Caçador nato, o guepardo é uma espécie de mamífero que reforça a tese de que os animais predadores estão entre os bichos

Leia mais

numérico é: a) H 2 CO 3 b) H 4 P 2 O 7 c) C 6 H 12 O 6 d) Al 2 (SO 4 ) 3 e) Fe 2 (CO 3 ) 3 f) Ca 3 (PO 4 ) 2 g) (NH 4 ) 2 S

numérico é: a) H 2 CO 3 b) H 4 P 2 O 7 c) C 6 H 12 O 6 d) Al 2 (SO 4 ) 3 e) Fe 2 (CO 3 ) 3 f) Ca 3 (PO 4 ) 2 g) (NH 4 ) 2 S Constante de Avogadro (antigamente chamada número de Avogadro é o número de átomos de 1 C contidos em 0,01 kg de 1 C. Seu valor numérico é: Cálculos Químicos Massa atômica, massa molecular e mol átomo

Leia mais

Lista 1 - Introdução à Cinemática e Movimento Uniforme. Bruno Akasaki

Lista 1 - Introdução à Cinemática e Movimento Uniforme. Bruno Akasaki Física ista 1 - Introdução à Cinemática e Movimento Uniforme Bruno Akasaki bru.akasaki@gmail.com São Paulo, 2018 Questão 1. UFF A figura mostra o instante em que um pacote é abandonado de um avião. Para

Leia mais

5(&83(5$d 26(0(675$/'(&,È1&,$6 1RPH&RPSOHWRBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB'DWDBBBB

5(&83(5$d 26(0(675$/'(&,È1&,$6 1RPH&RPSOHWRBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB'DWDBBBB &2/e*,2 0$5,$,0$&8/$'$ 4, FK /$*2 68/ %5$6Ë/,$ ± ') (0$,/ FPLGI#FPLGIFRPEU )21( 6,7( ZZZFPLGIFRPEU 9$/25 SRQWRV 127$ ƒ$12 ž6(0(675( 5(&83(5$d 26(0(675$/'(&,È1&,$6 1RPH&RPSOHWRBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB'DWDBBBB

Leia mais

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,

Leia mais

30's Volume 1 Física

30's Volume 1 Física 30's Volume 1 Física www.cursomentor.com 30 de dezembro de 2013 Q1. Niltom saiu de casa às 14 h 37 min para um compromisso. Chegou lá às 15 h 29 min. Quantos segundos decorreram desde a saída de casa até

Leia mais

2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas)

2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas) Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.

Leia mais

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas.

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. 1) A cidade de São Paulo tem cerca de 23 km de raio. Numa certa madrugada, parte-se de carro, inicialmente em repouso, de um ponto qualquer

Leia mais

Cinemática: exemplos e exercícios. Aulas 53 e 54

Cinemática: exemplos e exercícios. Aulas 53 e 54 Cinemática: exemplos e exercícios. Aulas 53 e 54 01/09/2017 IFSP PTB / Téc. em Logística Int. ao Ensino Médio / 1ª série / Física Prof. Renato Pugliese Da aula anterior... Estudo dos Movimentos Cinemática:

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) A principal característica do movimento uniformemente variado é a aceleração escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com aceleração escalar constante,

Leia mais

FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 1_2 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Movimento circular uniforme; Movimento uniformemente variado. 1 (Unesp 2015) A

Leia mais

CURSINHO PRÓ-ENEM 2015 FÍSICA PROF. MARCO ANTÔNIO

CURSINHO PRÓ-ENEM 2015 FÍSICA PROF. MARCO ANTÔNIO CURSINHO PRÓ-ENEM 2015 FÍSICA PROF. MARCO ANTÔNIO INTRODUÇÃO À MECÂNICA Movimento O que é o movimento? O que é o Movimento? Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial quando a posição

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES / GRÁFICOS (MRU e MRUV) 1. Observe o gráfico abaixo. Associe os pontos 1, 2 e 3 com as figuras A, B e C.

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES / GRÁFICOS (MRU e MRUV) 1. Observe o gráfico abaixo. Associe os pontos 1, 2 e 3 com as figuras A, B e C. Aluno (a): N Série: 1º A e B Professor : Vinicius Jacques Data: /06/2009 Disciplina: FÍSICA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES / GRÁFICOS (MRU e MRUV) 1. Observe o gráfico abaixo. Associe os pontos 1, 2 e 3 com

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 16 /08 /2016 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Introdução à Cinemática Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Mecânica Cinemática: Estudo das características do movimento de um corpo sem se preocupar com o (s) agente (s) que o causou. Dinâmica: Estudo

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

1- O gráfico a seguir mostra a posição de um móvel ao longo de sua trajetória em relação a um certo referencial, no decorrer do tempo.

1- O gráfico a seguir mostra a posição de um móvel ao longo de sua trajetória em relação a um certo referencial, no decorrer do tempo. ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TENENTE RÊGO BARROS DIRETORA: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA CEL. INT. R1 PROFESSOR: ALUNO(a): Nº SÉRIE: o Ano TURMA: A_ DATA: / /19 PARTE-I 1- O gráfico a seguir mostra a

Leia mais

Movimento Unidimensional

Movimento Unidimensional Movimento Unidimensional Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral I Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever o movimento unidimensional em termos da velocidade

Leia mais

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1º A e B ALUNO (A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Química B Natália Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Engenharia Química Gabarito

PROGRAD / COSEAC Engenharia Química Gabarito Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (1,5 ponto) a) Em 200g de calcário, encontramos 180g de CaCO 3 e 20g de impurezas. Qual o grau de pureza do calcário? b) Uma amostra de 200 kg de calcário

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: /08/2018 Valor: Nota: 1 - Um móvel percorre uma distância

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORME E VELOCIDADE MÉDIA APOSTILA 3 CAPÍTULO 12 E 13 DE FÍSICA

MOVIMENTO UNIFORME E VELOCIDADE MÉDIA APOSTILA 3 CAPÍTULO 12 E 13 DE FÍSICA MOVIMENTO UNIFORME E VELOCIDADE MÉDIA APOSTILA 3 CAPÍTULO 12 E 13 DE FÍSICA Movimento O que é o movimento? É a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática Física 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 1.(ESPCEX) Em uma mesma pista, duas partículas puntiformes A e B iniciam seus movimentos no mesmo instante com as suas posições medidas a partir da mesma origem dos

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA Reagente em excesso e reagente limitante

ESTEQUIOMETRIA Reagente em excesso e reagente limitante Reagente em excesso e reagente limitante Ao estudarmos as reações, nós as enchergamos como ideais, ou seja, achamos que todos os reagentes reagem completamente, exatamente como descrito nas equações químicas.

Leia mais

Δθ 4x2π. = 60 rpm. QiD 3 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA

Δθ 4x2π. = 60 rpm. QiD 3 2ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Velocidade escalar média no m.u.v.

Velocidade escalar média no m.u.v. Velocidade escalar média no m.u.v. s t s t v v vm Exercício modelo: O movimento retilíneo uniformemente variado de um ponto material tem seus espaços variando com o tempo, de acordo com a tabela a seguir.

Leia mais

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE 1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Física - 1º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. N.: / /17 (A) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A seguir apresenta-se o conteúdo contemplado no programa

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina: Química Série: 2ª série do Ensino Médio Professor(a): Paola Araújo Objetivo: Recuperar o conteúdo referente ao 1º trimestre, mesclando conteúdos

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Instituto GayLussac. Lista de Exercícios 02 Movimento Uniforme

Instituto GayLussac. Lista de Exercícios 02 Movimento Uniforme Física 2º Ano Ensino Médio Instituto GayLussac Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 02 Movimento Uniforme Parte I Entrega no dia 01/03/2019 1) Dois móveis, A e B, percorrem uma mesma trajetória

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Lúcia Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

30's Volume 2 Física. 9 de dezembro de 2013

30's Volume 2 Física.  9 de dezembro de 2013 30's Volume 2 Física www.cursomentor.com 9 de dezembro de 2013 Q1. Se uma pessoa tirasse mil fotos por segundo, ela levaria quanto tempo, em anos, para bater um mol de fotos? Lembre-se que 1 mol de fotos

Leia mais

1.4. Velocidade em movimentos retilíneos uniformemente variados e uniformes

1.4. Velocidade em movimentos retilíneos uniformemente variados e uniformes 1.4. Velocidade em movimentos retilíneos uniformemente A velocidade nos movimentos retilíneos uniformemente variados Movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) v 0 = 0 m/s v 1 = 5 m/s v 2 = 10

Leia mais

Lá vai o às do. skate.

Lá vai o às do. skate. 1) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada abaixo e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da Mecânica Clássica. Lá vai o às do skate. Cascão, você não sabe que é

Leia mais

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x LISTA UERJ TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Três bolas X, Y e Z são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido. A tabela abaixo mostra as magnitudes

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Posição e Coordenada de Referência Posição é o lugar no espaço onde se situa o corpo. Imagine três pontos

Leia mais

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 1 a UP

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 1 a UP 2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 1 a UP Nome 1ª série Nº Conceito Nº de questões: 5 Tempo: 75 min Data: 21 / 03 / 2016 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Escreva

Leia mais

Definições e Conceitos

Definições e Conceitos Definições e Conceitos AULA 1 Profª Andreia Andrade CINEMÁTICA ESCALAR INTRODUÇÃO A Mecânica é o ramo da Física que tem por finalidade o estudo do movimento e do repouso. É dividida em Cinemática, Dinâmica

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 2 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Professora FLORENCE. A aceleração pode ser calculada pelo gráfico através da tangente do ângulo α.

Professora FLORENCE. A aceleração pode ser calculada pelo gráfico através da tangente do ângulo α. 1. Um ponto material desloca-se sobre uma reta e sua velocidade em função do tempo é dada pelo gráfico. Pedem-se: a) a equação horária da velocidade (função de v = f(t)) v(m/s) b) o deslocamento do ponto

Leia mais

Interpretação de gráficos da Cinemática. Todas as questões deste teste referem-se a movimentos retilíneos.

Interpretação de gráficos da Cinemática. Todas as questões deste teste referem-se a movimentos retilíneos. Interpretação de gráficos da Cinemática Este teste é constituído por 21 questões de escolha múltipla com cinco alternativas. Dentre as alternativas escolha apenas uma, a que melhor responde à questão,

Leia mais

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA II 1) Duas bolas de dimensões desprezíveis se aproximam uma da outra, executando movimentos

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária do espaço.

a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária do espaço. Movimento Uniforme 1- A figura abaixo mostra uma bolinha que realiza movimento uniforme sobre uma trajetória orientada. a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

CINEMÁTICA ESCALAR PROFESSOR GUSTAVO

CINEMÁTICA ESCALAR PROFESSOR GUSTAVO CINEMÁTICA ESCALAR PROFESSOR GUSTAVO 1. Definição: - Estuda os movimentos dos corpos sem se preocupar com as suas causas. Os movimentos foram os primeiros fenômenos físicos que chamaram a atenção do homem;

Leia mais

1º Lista de exercícios Cinemática parte 1

1º Lista de exercícios Cinemática parte 1 1º Lista de exercícios Cinemática parte 1 Questão 1: Empresas de transportes rodoviários equipam seus veículos com um aparelho chamado tacógrafo, capaz de produzir sobre um disco de papel, o registro ininterrupto

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

Diluição de soluções

Diluição de soluções COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 3º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º do Ensino Médio A B C D E F G H I MATUTINO Professor: CHARLYS

Leia mais

Processo Avaliativo LISTA EXTRA 1-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física A 3ª série EM A/B Data: 01/03/2017

Processo Avaliativo LISTA EXTRA 1-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física A 3ª série EM A/B Data: 01/03/2017 Processo Avaliativo LISTA EXTRA 1-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física A 3ª série EM A/B Data: 01/03/2017 Nome do aluno Nº Turma Atividade Avaliativa: A atividade deve ser respondida e mantida no caderno.

Leia mais

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico Física Profª Camila Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna + contexto histórico Mecânica CINEMÁTICA Estuda os movimentos sem se preocupar com as causas CONCEITOS IMPORTANTES: tempo

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) Como pode cair no enem? A contribuição dada à Física por Newton à Física foi muito grande, mas não se pode esquecer da genialidade de Galileu,

Leia mais

A velocidade nos movimentos retilíneos uniformemente variados. Movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA)

A velocidade nos movimentos retilíneos uniformemente variados. Movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) 1.4. Velocidade em movimentos retilíneos uniformemente 1 A velocidade nos movimentos retilíneos uniformemente variados Movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) Ԧa Ԧa Ԧa Ԧa Ԧv 0 Ԧv 1 Ԧv 2 Ԧv Ԧv

Leia mais