Texto de apoio: Hierarquia das cidades no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Texto de apoio: Hierarquia das cidades no Brasil"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO GUEIROS NOME: SÉRIE: TURMA: BOLSISTAS: Cledineide e Thalyta Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / / Texto de apoio: Hierarquia das cidades no Brasil As cidades do Brasil destacam-se em diferentes níveis de acordo com a função e o grau de importância que exercem. As cidades são diferentes, não somente pelo número de habitantes, mas também pela concentração de serviços nelas contidos. Um aspecto que caracteriza a urbanização brasileira é referente a uma extrema concentração de uma vasta parcela da população em grandes cidades, dando origem assim às metrópoles. Os grandes centros urbanos abrigam empresas e serviços de alto padrão e sofisticação, neles estão presentes universidades, centros de pesquisas, laboratórios, clínicas especializadas, além dos meios de comunicação de massa e revenda de produtos importados. As cidades médias, muitas vezes, não dispõem de tantas variedades de serviços, apesar desse processo estar mudando, uma vez que o processo de globalização tem dinamizado as informações e o acesso ao consumo. Nas cidades pequenas, é oferecido somente o necessário à sua população, geralmente o serviço de saúde não consegue cuidar de casos mais complexos e não há variedade em serviços e acesso ao consumo. Metrópoles significam grandes aglomerações urbanas que concentram um enorme contingente populacional, além de abrigarem uma imensa variedade de indústrias, comércio em geral, universidades, centros de pesquisas, hospitais de referência, bancos e instituições financeiras, repartições públicas, empresas de comunicação, como rádio, TV, jornais impressos, entre outros. Uma cidade se destaca em diferentes níveis de acordo com a função e o grau de importância que ela exerce em escala regional ou nacional em relação aos outros centros urbanos, independente do tamanho.

2 No Brasil, existem metrópoles, cidades de grande, médio e pequeno porte, interdependentes de acordo com sua influência, dando origem à hierarquia das cidades. A partir dessas considerações, a malha urbana brasileira é classificada da seguinte forma: Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores. Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros. Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada. Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados. Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro. Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola Fonte: HYPERLINK

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO GUEIROS NOME: SÉRIE: TURMA: BOLSISTAS: Cledineide e Thalyta Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / / AULA: Vocês já se perguntaram porque foram essas 12 cidades as escolhidas para serem as sedes da copa do mundo de 2014? O presidente da FIFA disse que elas foram as escolhidas porque tinham os melhores projetos, mas vamos tentar analisar alguns fatores que podem ter contribuído para essa escolha. A hierarquia urbana influenciou na escola das sedes? Percebemos que houve um escolha onde fosse contemplado todas as regiões do Brasil, e como podemos observar nos mapa de Hierarquia Urbana do Brasil percebemos que as cidades escolhidas são bastante representativas nas suas regiões, além da aposta no potencial turístico das mesmas, depois dessa analise percebermos que as sedes sofrem sim influencia da hierarquia urbana, já que todas as sedes com exceção de natal e Cuiabá (são capitais regionais), são Metrópoles Nacionais. É no sudeste nossa região mais industrializada, e exerce maior centralidade sobre as outras regiões do pais, e coincidentemente, onde temos os melhores times de futebol do Brasil; A abertura da copa será em São Paulo e o enceramento no Rio, que ficam na região Sudeste. Outro fator influencia que pode justificar a escola de Natal como sede seria o turismos. Vamos parar e raciocinar o torcedor viria a uma cidade apenas para assistir os jogos, ou seria mais atrativo ele assistir os jogos e passear aproveitar as belezas locais?trazendo um pouco a discussão para o nosso Estado, por que a cidade sede escolhida não foi Mossoró, já que é a segunda maior cidade do Estado, e que tratando de futebol Natal não possui grande expressão Nacional, e ainda levando em conta o fato de ter que ser construído um estádio, muitas obras de mobilidade, porque não investir em Mossoró?

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO GUEIROS NOME: SÉRIE: TURMA: BOLSISTAS: Cledineide e Thalyta Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / / Texto Sediar megaeventos esportivos vale à pena? Sediar grandes eventos seja eles culturais, políticos, esportivos, econômicos ou sociais, é parte não somente de uma ampla estratégia de ré-imaginação das cidades e dos países (BIANCHINI e SCHWENGEL, 1991), funcional à competição na arena global para a atração de capitais e investimentos e para a geração de novos fluxos turísticos, mas também é funcional a impulsar as economias locais e identificar soluções para os enormes problemas sociais e físicos das cidades através dos processos de transformação urbana que os eventos requerem (HILLER 2000, GRATTON e HENRY, 2001; ESSEX e CHALKLEY, 1998). Os chamados megaeventos são eventos que ocorrem em larga escala, possuem um caráter dramático e espetacular, seduzem as massas populares e receberam o reconhecimento internacional; eles provocam consequências importantes para a cidade anfitriã ou para o país que serve de sede; beneficiam de uma elevada cobertura e atenção da mídia e representam uma interrupção na administração ordinária do tecido urbano (HORNE e MANZENREITER 2006). O papel dos megaeventos esportivos tem sido associado ao desenvolvimento econômico, à regeneração urbana, à impactos sociais positivos (HALL, 1992), ao crescimento ou consolidação de Urban coalitions (JONAS, 1992) úteis para o gerenciamento da cidade em todos os seus aspectos (...). Nos últimos 20 anos e depois de um longo período de abordagem prescritiva e acrítica sobre a oportunidade de sediar grandes eventos esportivos (HALL,1992), muita maior atenção tem sido dada ao fato de que se trata de eventos de curto prazo, mas com consequências de longo prazo e que há sempre perdedores e vencedores nos processos de transformação sócio-econômicos e espaciais produzidos pós estes eventos. Evidências de pesquisa apontam que muitos fatores devem ser levados em consideração na decisão de atrair ou não eventos dessa natureza e porte (...).

5 Muitos autores (entre eles Furrer 2002; Gratton e Henry 2011, COHRE 2007, Guala 2009) colocaram em evidencia a problemática de eventos que requerem uma enorme concentração de investimentos no tempo e no espaço (uma cidade ou, até mesmo, em áreas específicas dentro de uma cidade-anfitriã). Isto estaria em contradição com a garantia de sustentabilidade e o legado a longo prazo. Também foi evidenciado como a organização de grandes eventos requer ações antidemocraticas, como por exemplo, a falta de respeito às formas de consulta pública que seriam utilizadas em condições de normalidade para a realização de projetos urbanos ou para a implementação de novas políticas públicas(...). Por que os países e as cidades depositam tanta expectativa na hospedagem de uma Olimpíada ou de um outro mega-evento? Aspectos econômicos Atrair fluxos de capitais e de turistas antes, durante e depois dos jogos, nas consequências positivas das transformações urbanas relacionadas com a construção/melhoramento de instalações esportivas ou das infraestruturas gerais; Criação de serviços de telecomunicações eficientes, no impulso das economias locais, na maior oferta de emprego (especialmente em alguns setores como os da construção civil; Ao longo prazo, na disponibilização de baixos custos de transportes, graças à modernização das malhas rodoviárias e ferroviárias, além do aumento dos recursos destinados aos transportes públicos; Frequentemente, os custos finais são muito maiores do que os orçados devido a várias razões; Estruturas ou edifícios construídos para eventos e que são abandonados depois de terem valorizado o terreno em que foram erguidos e depois de terem se beneficiado de grandes investimentos de manutenção; Aspectos sociais Alguns pesquisadores colocam em evidência que o fato de sediar grandes eventos esportivos traz geralmente vantagens somente à uma selecionada parcela da população, principalmente às elites dirigentes dos negócios e à classe política; As remoções de comunidades pobres para abrir o caminho ao setor imobiliário e ao desenvolvimento de zonas com terrenos valorizados na cidade ocorrem sem necessariamente ser ligadas a megaeventos, mas estes constituem uma ocasião única para proceder neste sentido;

6 Estes eventos transformam e deixam os espaços urbanos menos acessíveis aos pobres e ao mesmo tempo beneficiam certos interesses econômicos; Muitos estudos assinalam que, especialmente nos países em desenvolvimento, os empregos criados em função destes eventos são mal remunerados, temporários e até mesmo perigosos; os despejos, que normalmente afetam populações economicamente mais frágeis, terminam fazendo com que os atingidos tenham que morar em condições piores, mais distantes das opções de trabalho, de transportes, das escolas, dos hospitais e de outros serviços básicos (Omena, 2011; COHRE, 2007). Adaptado em: COSTA, Giuliana. Sediar megaeventos esportivos vale à pena?. O Social em Questão:- Ano XVI - nº p

7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO GUEIROS NOME: SÉRIE: TURMA: BOLSISTAS: Cledineide e Thalyta Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / / Dialogando com o texto O autor fala que: Os chamados megaeventos são eventos que ocorrem em larga escala, possuem um caráter dramático e espetacular, seduzem as massas populares e receberam o reconhecimento internacional; eles provocam consequências importantes para a cidade anfitriã ou para o país que serve de sede; beneficiam de uma elevada cobertura e atenção da mídia e representam uma interrupção na administração ordinária do tecido urbano Nós presenciamos e estamos presenciando tudo isso, está prioridade de mobilidade urbana a baixo é prioridade da copa do mundo. É importante lembrar que as mudanças nas sedes das copas não ocorrem apenas período em que acontece o evento, mas no período de preparação para o evento que pode durar anos (exemplo a copa do mundo), muitas vezes essas mudanças não ocorre apenas na cidade sede envolve outras cidade como é o nosso caso aqui em Natal e nas suas cidades vizinhas.

8 Nos últimos 20 anos e depois de um longo período de abordagem prescritiva e acrítica sobre a oportunidade de sediar grandes eventos esportivos (HALL,1992), muita maior atenção tem sido dada ao fato de que se trata de eventos de curto prazo, mas com consequências de longo prazo e que há sempre perdedores e vencedores nos processos de transformação sócio-econômicos e espaciais produzidos pós estes eventos Muitas das obras que está sendo feitas está sendo planejada não por ser uma necessidade da cidades mas sim as necessidades do evento evento este que só vai acontecer no período de um mês e aqui será apenas 4 quatro jogos. Em Natal no projeto de mobilidade havia uma previsão para a retirada de mais de 400 famílias que residem na Zona Oeste da cidade (lembrando que essa é uma das zonas mais carentes de Natal), onde iria ser paga pelo valor que suas simples residencias valiam, mais onde essas família comprariam outra casa com o valor que lhes foram pago, alguém se preocupou de fato com o melhor para a sociedade. Nessa história quem será o vencedor e quem será o perdedor que o autor se refere? Podemos observar que o entorno ao arena da dunas se modifica bastante a especulação imobiliária cresce muito,aumentou consideravelmente o número de trabalho na construção civil, mas pergunto novamente Nessa história quem será o vencedor e quem será o perdedor que o autor se refere? O autor cita aspectos econômicos e sociais decorrentes dos grandes eventos: ASPECTOS ECONÔMICOS: Atrair fluxos de capitais e de turistas antes, durante e depois dos jogos, nas consequências positivas das transformações urbanas relacionadas com a construção/melhoramento de instalações esportivas ou das infraestruturas gerais Atrair fluxos turísticos é sim um dos resultados esperados para praticamente todas as cidade que será sede da copa, a exemplo é só dá uma olhada no folder de Natal para a copa. Criação de serviços de telecomunicações eficientes, no impulso das economias locais, na maior oferta de emprego (especialmente em alguns setores como os da construção civil;. O aumento de emprego na construção civil é uma realidade mas apenas para o período que antecede o evento. ASPECTOS SOCIAIS: Alguns pesquisadores colocam em evidência que o fato de sediar grandes eventos esportivos traz geralmente vantagens somente à uma selecionada parcela da população, principalmente às elites dirigentes dos negócios e à classe política; As remoções de comunidades pobres para abrir o caminho ao setor imobiliário e ao desenvolvimento de zonas com terrenos valorizados na cidade ocorrem sem necessariamente ser ligadas a megaeventos, mas estes constituem uma ocasião única para proceder neste

9 sentido; Estes eventos transformam e deixam os espaços urbanos menos acessíveis aos pobres e ao mesmo tempo beneficiam certos interesses econômicos; Realidades da copa do Brasil: Vocês sabiam que assim que terminar a copa parte do estadio de Brasília vai ser derrubado e na outra parte vai ser construído um shopping?

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO GUEIROS NOME: SÉRIE: TURMA: BOLSISTAS: Cledineide e Thalyta Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / / Produção de uma parodia

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

Urbanização brasileira

Urbanização brasileira Urbanização brasileira A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural. O processo de urbanização no Brasil

Leia mais

PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL

PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 Resultados Finais São Paulo, Julho de 2014 METODOLOGIA Objetivos: Investigar a imagem do Brasil junto aos profissionais de imprensa durante

Leia mais

PLANOS DE AULA Tema: Megaeventos: Análise da copa 2014 e seus impactos socioespaciais

PLANOS DE AULA Tema: Megaeventos: Análise da copa 2014 e seus impactos socioespaciais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PLANOS DE AULA 2013.2 Bolsistas: Cinddinesya Nogueira e Maíra Melo Turmas de atuação: 8º ano a e b Tema: Megaeventos: Análise da copa 2014 e seus impactos socioespaciais

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professor

Leia mais

Infraestrutura para a Copa do Mundo: moradores das cidades-sede dão boas notas para estádios, bares e restaurantes, aeroportos, hotéis e turismo, mas reprovam transporte e saúde. Até o dia 27 de junho,

Leia mais

PLANO MITIGADOR DOS RISCOS DA COPA 2014 NO BRASIL

PLANO MITIGADOR DOS RISCOS DA COPA 2014 NO BRASIL PLANO MITIGADOR DOS RISCOS DA COPA 2014 NO BRASIL O Brasil foi escolhido para sediar um dos maiores eventos esportivo do planeta: a Copa do Mundo de 2014. Além do esforço de articulação e negociação do

Leia mais

CADERNO DIDÁTICO PIBID GEOGRAFIA

CADERNO DIDÁTICO PIBID GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de aula: -Data: 24

Leia mais

III. Tema: Um olhar crítico sobre o megaevento da copa do mundo de 2014

III. Tema: Um olhar crítico sobre o megaevento da copa do mundo de 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

CADERNO DIDÁTICO PIBID GEOGRAFIA

CADERNO DIDÁTICO PIBID GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO

Leia mais

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.:

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Dê um exemplo de cada modal

Leia mais

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA Nome: Nº: Série: 2º ANO Turma: Profª JÉSSICA CECIM Data: JULHO 2016 1. ROTEIRO a) Industrialização Brasileira e Urbanização 2. EXERCÍCIOS 1. A respeito do processo da industrialização

Leia mais

Copa 2014 Rio de Janeiro. 09/12/2008 Rio de Janeiro - Sumário Seminário

Copa 2014 Rio de Janeiro. 09/12/2008 Rio de Janeiro - Sumário Seminário Copa 2014 Rio de Janeiro 1 Candidatura natural O Rio de Janeiro é uma candidata natural para sediar o jogo final da Copa 2014, repetindo a condição da Copa de 1950. Embora não seja a Capital Federal é

Leia mais

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes Alex Mendes Cidade 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles É o espaço onde se concentram moradias, pessoas, formas de construção etc. Ela é lugar por excelência do comércio, prestação

Leia mais

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Porto Alegre 2015 INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE

Leia mais

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

PROJETO CIDADES Cidades Bases das Seleções 2014 URBAN SYSTEMS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PROJETO CIDADES Cidades Bases das Seleções 2014 URBAN SYSTEMS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Cidades Bases das Seleções 1 CIDADES SEDES ESTÁDIOS Em Janeiro de 2009 a FIFA selecionou as 12 Cidades Sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, descartando 6 cidades que se candidataram. Ao lado, em azul,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) PIBID-UFRN SUBPROGRAMA GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DES. FLORIANO CAVALCANTI-FLOCA Coordenadores:

Leia mais

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: UMA VISÃO PRELIMINAR

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: UMA VISÃO PRELIMINAR 7 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: UMA VISÃO PRELIMINAR 1. INTRODUÇÃO No período de 2007 a 2016, o Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras sediaram eventos esportivos

Leia mais

Qual sua expectativa antes de embarcar para a Africa do Sul?

Qual sua expectativa antes de embarcar para a Africa do Sul? Em meio ao cenário étnico cultural instalado no Brasil por conta do horário político eleitoral, o ConversApócrifa conversou com o jornalista Lucas Passos Vieira da Costa. Lucas esteve na Copa do Mundo

Leia mais

O MTUR e a Copa 2014 Copa do Mundo da FIFA 2014 Encontro Econômico Brasil- Alemanha 2009 Vitória ES - Brasil 30 de agosto a 1º de setembro

O MTUR e a Copa 2014 Copa do Mundo da FIFA 2014 Encontro Econômico Brasil- Alemanha 2009 Vitória ES - Brasil 30 de agosto a 1º de setembro Copa do Mundo da FIFA Encontro Econômico Brasil- Alemanha 2009 2014 Vitória ES - Brasil 30 de agosto a 1º de setembro O MTUR e a Ponto de partida : garantias oferecidas pelo governo federal, estados e

Leia mais

Calendário 2014 #RUMOAOHEXA

Calendário 2014 #RUMOAOHEXA Calendário 2014 A MC-Bauchemie está presente nas principais obras da Copa do Mundo de 2014. Com soluções para construção e recuperação dos estádios e presença nos maiores projetos de infraestrutura do

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2 Paulo Tumasz Junior Demografia 2 APRESENTAÇÕES Slides - População Absoluta: Quantitativo de pessoas em um determinado espaço (País, Estado, Cidade e etc); - Populoso: Grande quantidade de habitantes o

Leia mais

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano;

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

Copa do Mundo 2014: Oportunidades e uma síntese da preparação do país

Copa do Mundo 2014: Oportunidades e uma síntese da preparação do país Code-P0 Copa do Mundo 2014: Oportunidades e uma síntese da preparação do país Brasília, 28 de novembro de 2011 Code-P1 A Copa do Mundo 2014 será o maior evento já realizado no país Turistas nacionais =

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES COPA DO MUNDO COPA DO MUNDO 2014

TELECOMUNICAÇÕES COPA DO MUNDO COPA DO MUNDO 2014 TELECOMUNICAÇÕES COPA DO MUNDO COBERTURA ESTÁDIO NACIONAL INDOOR DE BRASÍLIA MANÉ NOS GARRINCHA ESTÁDIOS COPA DO MUNDO 2014 o Setor de Telecomunicações está entregando a cobertura indoor em todos os estádios

Leia mais

COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa 2014 Brasil

COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa 2014 Brasil COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa 2014 Brasil BRASIL - UM PAÍS DIFERENCIADO Megadiversidade ambiental e social Reconhecido como país estratégico no cenário global Sequência de mega eventos com visibilidade

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq (X) RUSP ( ) 1 IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO: Impactos da Copa do Mundo de 2014 no setor de turismo: arrecadação, fluxo

Leia mais

56% dos empresários esperam vender mais com a realização da Copa do Mundo, mostra SPC Brasil

56% dos empresários esperam vender mais com a realização da Copa do Mundo, mostra SPC Brasil 56% dos empresários esperam vender mais com a realização da Copa do Mundo, mostra SPC Brasil Hotelaria é o segmento que mais irá lucrar, seguido pela alimentação. 40% dos empresários que investiram para

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 9 Urbanização I redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária O processo de urbanização apresenta diferentes dimensões,

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 1. (UEMG) circunscrito aos países que primeiro se industrializaram. Após

Leia mais

Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online

Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online Início: 22 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Reproduzir em sala de aula o dia a dia de uma redação de site esportivo,

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira Paulo Tumasz Junior Urbanização Mundial e Brasileira - Urbanização Mundial: processo lento até 1950; - Urbanização: maior quantidade de pessoas nas cidades do que no campo; - Êxodo rural (fatores repulsivos

Leia mais

Pedro Trengrouse: A Copa e o Brasil

Pedro Trengrouse: A Copa e o Brasil Pedro Trengrouse: A Copa e o Brasil 10/07/2013 03h30 O PIB do Brasil é de R$ 4,4 trilhões e todos os investimentos previstos na Matriz de Responsabilidades da Copa, que congrega as obras que o governo

Leia mais

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional Copa das Confederações FIFA Brasil 213 Características do público Geral e da demanda turística internacional AMOSTRA Pesquisa realizada nas seis cidades sedes da Copa das Confederações Público geral (estádios):

Leia mais

Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online

Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online Início: 22 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Reproduzir em sala de aula o dia a dia

Leia mais

Impacto econômico da UEFA Champions League. Maio, 2018

Impacto econômico da UEFA Champions League. Maio, 2018 Impacto econômico da UEFA Champions League Maio, 2018 Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades esportivas

Leia mais

Megaeventos Esportivos: Uma Análise Econômica da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, na Cidade de Natal/RN, Brasil

Megaeventos Esportivos: Uma Análise Econômica da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, na Cidade de Natal/RN, Brasil Megaeventos Esportivos: Uma Análise Econômica da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, na Cidade de Natal/RN, Brasil Discente: Elaine Carvalho de Lima Orientadora: Drª Maria do Livramento M. Clementino Natal/RN

Leia mais

Geo. Geo. Monitor: Marcus Oliveira

Geo. Geo. Monitor: Marcus Oliveira Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Marcus Oliveira Território e Região RESUMO Território e Conceitos Território é um espaço que possui seus limites delimitados por e a partir de relações de poder

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7 o - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

IBEU Local da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

IBEU Local da Região Metropolitana do Rio de Janeiro IBEU Local da Região Metropolitana do Rio de Janeiro Por Raquel de Lucena Oliveira e João Luis Nery A publicação do Índice de Bem estar Urbano (IBEU), elaborado no âmbito do INCT Observatório das Metrópoles

Leia mais

COPA 2014 OPORTUNIDADES E DESAFIOS

COPA 2014 OPORTUNIDADES E DESAFIOS SERVIÇOS Outubro/2011 COPA 2014 OPORTUNIDADES E DESAFIOS. A questão que surge é em que medida as empresas estão se preparando para transformar esse evento em oportunidades de negócio. OS IMPACTOS ECONÔMICOS

Leia mais

NAMING RIGHTS DE ESTÁDIOS E ARENAS NO BRASIL

NAMING RIGHTS DE ESTÁDIOS E ARENAS NO BRASIL NAMING RIGHTS DE ESTÁDIOS E ARENAS NO BRASIL O mercado brasileiro de futebol nos próximos anos será extremamente beneficiado pela construção e reforma de estádios com vistas à realização da Copa de 2014

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO Como pode cair no enem (ENEM) As afirmativas a seguir relacionam-se ao tema as cidades e a produção do espaço. Analise-as. I) A delimitação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Escola Estadual Professor Jerônimo Gueirros Professor (a) Supervisor (a): Ary Bolsistas: Carla e Thalita

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Escola Estadual Professor Jerônimo Gueirros Professor (a) Supervisor (a): Ary Bolsistas: Carla e Thalita UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Escola Estadual Professor Jerônimo Gueirros Professor (a) Supervisor (a): Ary Bolsistas: Carla e Thalita 9ºB BLOCOS ECONÔMICOS São parcerias que os países

Leia mais

OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG)

OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) 398 OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) Mariana Medeiros Alves¹; Nathalia Oliveira Silva Costa², Alexandre Carvalho de Andrade³ ¹marianamedeirosalves@hotmail.com;

Leia mais

CAMAROTE NO MINEIRÃO

CAMAROTE NO MINEIRÃO CAMAROTE NO MINEIRÃO BELO HORIZONTE Belo Horizonte está consolidada como importante pólo de negócios, cultura, esportes, moda, entretenimento, gastronomia e consumo 3ª maior região metropolitana brasileira

Leia mais

Copa do Mundo FIFA 2014

Copa do Mundo FIFA 2014 Code-P0 Copa do Mundo FIFA 2014 AGENDA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Claudio Langone Coordenador da CTMAS/ME Code-P1 O QUE O BRASIL QUER COM A COPA DO MUNDO FIFA Mobilizar o país Promover o país

Leia mais

Sistemas urbanos e regionais sustentáveis

Sistemas urbanos e regionais sustentáveis Clélio Campolina Diniz 1 1. Fundamentos conceituais e históricos O processo de desenvolvimento é, por natureza, desequilibrado no território, como está historicamente comprovado e como atestam os clássicos

Leia mais

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA ALTERAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE REPARTIÇÃO DO ICMS NOS MUNICÍPIOS DAS CAPITAIS François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Consultor da DOM Publicações

Leia mais

I. Plano de Aula: Data: 16/04/2014. Duração da aula: 2 aulas de 50 minutos. II. Dados de Identificação:

I. Plano de Aula: Data: 16/04/2014. Duração da aula: 2 aulas de 50 minutos. II. Dados de Identificação: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

PROGRAMA ANTP OBSERVADORES DA MOBILIDADE URBANA COPA DAS CONFEDERACOES FIFA Belo Horizonte Brasília Fortaleza Recife Rio de Janeiro Salvador

PROGRAMA ANTP OBSERVADORES DA MOBILIDADE URBANA COPA DAS CONFEDERACOES FIFA Belo Horizonte Brasília Fortaleza Recife Rio de Janeiro Salvador PROGRAMA ANTP OBSERVADORES DA MOBILIDADE URBANA COPA DAS CONFEDERACOES FIFA 2013 Belo Horizonte Brasília Fortaleza Recife Rio de Janeiro Salvador Objetivos Conhecimento do Plano Operacional de Mobilidade

Leia mais

Fonte: Thinkstock. Vista do bondinho do Pão de Açúcar, com a Enseada de Botafogo e o Cristo Redentor ao fundo

Fonte: Thinkstock. Vista do bondinho do Pão de Açúcar, com a Enseada de Botafogo e o Cristo Redentor ao fundo Fonte: Thinkstock Vista do bondinho do Pão de Açúcar, com a Enseada de Botafogo e o Cristo Redentor ao fundo RIO DE JANEIRO: muito além dos megaeventos, a consolidação da transformação Os megaeventos esportivos

Leia mais

FALTAM DIAS PARA A COPA DO MUNDO

FALTAM DIAS PARA A COPA DO MUNDO A Copa do Mundo em Minas Gerais: Desafios e Oportunidades Eder Campos Chefe de Gabinete Secopa Gerente do Programa Copa 2014 Desafio 1: o tempo FALTAM 946 DIAS PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 Desafio 2:

Leia mais

Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para Painéis Setoriais Turismo Rural

Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para Painéis Setoriais Turismo Rural Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para 2014 Painéis Setoriais Turismo Rural Recife, 26 de julho de 2011 Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para 2014 Caminho MODERNIDADE para BENCHMARKING

Leia mais

Estudo da Demanda Turística Internacional no Brasil

Estudo da Demanda Turística Internacional no Brasil Estudo da Demanda Turística Internacional no Brasil Pesquisa com a Imprensa Internacional durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 Brasília, Setembro de 2016 Objetivos Investigar a imagem do Brasil junto aos

Leia mais

AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS

AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO

Leia mais

TURMA: BOLSISTAS: Dayan / Débora Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / /

TURMA: BOLSISTAS: Dayan / Débora Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / / UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIEÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NOME: SÉRIE: TURMA: BOLSISTAS:

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO JULHO DE 2014 JOB1107 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é a percepção da população sobre a Copa

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

Minas Gerais na Copa do Mundo de 2014

Minas Gerais na Copa do Mundo de 2014 Minas Gerais na Copa do Mundo de 2014 Brasil: sede da Copa do Mundo 2014 30/10/2007 Brasil é escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 (18 cidades-sede inscritas); 31/05/2009 Belo Horizonte é escolhida

Leia mais

ANÁLISE DE POTENCIAL LOCAL PARA RECEBER ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS NO SISTEMA URBANO DE BELO HORIZONTE, USANDO SIG

ANÁLISE DE POTENCIAL LOCAL PARA RECEBER ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS NO SISTEMA URBANO DE BELO HORIZONTE, USANDO SIG ANÁLISE DE POTENCIAL LOCAL PARA RECEBER ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS NO SISTEMA URBANO DE BELO HORIZONTE, USANDO SIG ANDRE CORREA JOIA FERNANDO RODRIGUES LIMA D. Sc. 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES 47 A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES Nathália Oliveira Silva Costa 1 ; Alexandre Carvalho de Andrade 2. 1 nathaliacosta40@hotmail.com;

Leia mais

COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa 2014 Brasil

COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa 2014 Brasil COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa 2014 Brasil BRASIL - UM PAÍS DIFERENCIADO Megadiversidade ambiental e social Reconhecido como país estratégico no cenário global Sequência de mega eventos com visibilidade

Leia mais

Tema do projeto Aonde vou me divertir? Refletindo o uso dos equipamentos públicos de lazer na cidade de Natal RN

Tema do projeto Aonde vou me divertir? Refletindo o uso dos equipamentos públicos de lazer na cidade de Natal RN I. Plano de Aula: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) Data: 18 a 22 de março de 2013 Duração da aula: Duas aulas de 50 min Bolsista: Cinddinesya Nogueira/ Elisabeth Araújo Escola:

Leia mais

EXPANSÃO URBANA DA ZONA NORTE DA CIDADE DE CAICÓ-RN

EXPANSÃO URBANA DA ZONA NORTE DA CIDADE DE CAICÓ-RN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR SUPERVISOR: FÁBIO MÁRCIO BOLSISTAS: ANA

Leia mais

Copa das Confederações

Copa das Confederações Copa das Confederações (Empresários do setor de comércio e serviços) Abril 2013 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Empresários de comércio e serviços* das cidades-sede da Copa das Confederações.

Leia mais

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO Eduardo Linhares Qualharini Motivações nas Ações de Reabilitação Urbana As ações de reabilitação de áreas urbanas são desenvolvidas visando atender

Leia mais

Expulsos pela Copa Viviane Tavares - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Expulsos pela Copa Viviane Tavares - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Expulsos pela Copa Viviane Tavares - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) De acordo com estimativa do Comitê Nacional Popular Copa e Olimpíada, cerca de 170 mil pessoas já foram

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROJETO MODERNIZAÇÃO DO MINEIRÃO. Como otimizar e alavancar oportunidades com a Copa do Mundo

VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROJETO MODERNIZAÇÃO DO MINEIRÃO. Como otimizar e alavancar oportunidades com a Copa do Mundo VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROJETO MODERNIZAÇÃO DO MINEIRÃO Como otimizar e alavancar oportunidades com a Copa do Mundo Brasil: sede da Copa do Mundo 2014 30/10/2007 Brasil é escolhido como sede da Copa

Leia mais

Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR. Brasília, 25 de agosto de 2011

Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR. Brasília, 25 de agosto de 2011 Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR Brasília, 25 de agosto de 2011 Plano Aquarela Marketing Turístico Internacional do Brasil Desde 2005 é a base metodológica de todo o trabalho

Leia mais

10 anos do Estatuto do Idoso

10 anos do Estatuto do Idoso GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 1/10/2013 15 DISCURSO 10 anos do Estatuto do Idoso Sr. Presidente da Câmara Municipal, colegas Vereadores, telespectadores da TV Câmara, Boa Tarde. Hoje completamos

Leia mais

Jornalismo Esportivo Online Módulo Avançado Início: 21/10/2017 Valor do curso: R$ 900,00 Consulte as condições de pagamento

Jornalismo Esportivo Online Módulo Avançado Início: 21/10/2017 Valor do curso: R$ 900,00 Consulte as condições de pagamento Jornalismo Esportivo Online Módulo Avançado Início: 21/10/2017 Valor do curso: R$ 900,00 Consulte as condições de pagamento Publicado em 29/08/17 Esta versão substitui as versões anteriores 1 OBJETIVOS

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PROJETO. 1 1 Segundo Cooper (2001), os efeitos diretos das atividades turísticas são os gastos realizados

DESCRIÇÃO DO PROJETO. 1 1 Segundo Cooper (2001), os efeitos diretos das atividades turísticas são os gastos realizados NOME DO PROJETO MONITORANDO O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO TURISMO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PRODUÇÃO, ANÁLISE E DIVULGAÇÃO REGULAR DE INFORMAÇÕES E INDICADORES ESTATÍSTICOS LINHA DE PESQUISA

Leia mais

Senado Federal Audiência Pública Conjunta CMA; CI; CCT 20/05/2014

Senado Federal Audiência Pública Conjunta CMA; CI; CCT 20/05/2014 Senado Federal Audiência Pública Conjunta CMA; CI; CCT 20/05/2014 Empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel,

Leia mais

VICE-PRESIDENTE DA FIESP PRESIDENTE DO CONSIC CONSELHO SUPERIOR DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PRESIDENTE DO SINPROCIM / SINAPROCIM

VICE-PRESIDENTE DA FIESP PRESIDENTE DO CONSIC CONSELHO SUPERIOR DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PRESIDENTE DO SINPROCIM / SINAPROCIM PALESTRA: ENGº. JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA LIMA VICE-PRESIDENTE DA FIESP PRESIDENTE DO CONSIC CONSELHO SUPERIOR DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PRESIDENTE DO SINPROCIM / SINAPROCIM 1 A FIESP REPRESENTA MAIS DE

Leia mais

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos BAL. CAMBORIÚ TOTAL

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos BAL. CAMBORIÚ TOTAL A Evolução da Mídia Exterior Dados Demográficos BAL. CAMBORIÚ TOTAL BALNEÁRIO CAMBORIÚ Balneário Camboriú possui excelente infra-estrutura de hospedagem com opções variadas para todo tipo de turista, desde

Leia mais

BENCHMARKING EM TURISMO

BENCHMARKING EM TURISMO BENCHMARKING EM TURISMO Inovações de uma Copa do Mundo de Sucesso: a experiência da Alemanha em 2006 Programa Benchmarking em Turismo: 2009 PROGRAMA BENCHMARKING EM TURISMO Iniciativa: SEBRAE Ministério

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Copa do Mundo Consumidores

Copa do Mundo Consumidores Copa do Mundo 2014 Consumidores Junho de 2014 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear expectativas e primeiras impressões sobre a Copa do Mundo Avaliação da infraestrutura da cidade Manifestações Slide 2 METODOLOGIA

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/2016 13:00 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I.Plano de Aula: Data:

Leia mais

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA Prof. André Silva É FÁCIL DEFINIR O QUE É UMA CIDADE? 8º Ano Geografia ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA DEMOGRÁFICO Tem em conta o número de habitantes ou a densidade populacional de um território. FUNCIONAL Tem

Leia mais

O COMITÊ ORGANIZADOR LOCAL

O COMITÊ ORGANIZADOR LOCAL O COMITÊ ORGANIZADOR LOCAL AGENDA São Paulo, 25 de setembro de 2012 1. A Copa do Mundo da FIFA: números e impacto no Brasil; 2. Estrutura e responsabilidades do COL; 3. Sedes e estádios; 4. Próximos passos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: O turismo de segunda residência na Baixada Santista e a dinâmica imobiliária em Santos - SP Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 6. 1 3. 0 0.

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO

Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO Conceitos ACTIVIDADES HUMANAS Habitar Trabalhar Circular Cultivar o corpo e o espírito (Carta de Atenas, 1933) Espaços adaptados

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COPA 2014

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COPA 2014 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COPA 2014 Governo do Estado do Amazonas Equipe Técnica COORDENAÇÃO Marcelo Lima Filho Rodrigo Camelo de Oliveira Ronney César Peixoto ELABORAÇÃO Bernardo Monteiro de Paula Elaine

Leia mais

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis Celso Santos Carvalho 1, Renata Helena da Silva 1. Introdução O debate sobre sistemas urbanos e regionais sustentáveis objetivou levantar os

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE 2018 VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

SEMPRE HÁ UM ESPAÇO PARA SUA MARCA!

SEMPRE HÁ UM ESPAÇO PARA SUA MARCA! SEMPRE HÁ UM ESPAÇO PARA SUA MARCA! - Quem somos? - O mundo não é mais o mesmo - Out Of Home (OOH) -Quem vê a Mídia Digital Out Of Home? - Porque investir em Mídia Digital Out Of Home em Manaus? - Porque

Leia mais

Estação Náutica de Vilamoura

Estação Náutica de Vilamoura Estação Náutica de Vilamoura Pedro Pimpão, Câmara Municipal de Loulé Bolsa de Turismo de Lisboa 14 de Março de 2019 Enquadramento Enquadramento Estação Náutica é um conceito que ganhou de relevância internacional

Leia mais

Hub para Inovação na Gestão de Negócios Hub para Inovação na Gestão de Negócios

Hub para Inovação na Gestão de Negócios Hub para Inovação na Gestão de Negócios Hub para Inovação na Gestão de Negócios Início: 27 de janeiro de 2018 Valor do curso: R$ 960,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Esta disciplina tem o objetivo de: - Posicionar os profissionais

Leia mais

DESTINOS TURÍSTICOS EM SUPORTE A MALHA AÉREA REGIONAL

DESTINOS TURÍSTICOS EM SUPORTE A MALHA AÉREA REGIONAL DESTINOS TURÍSTICOS EM SUPORTE A MALHA AÉREA REGIONAL PROPOSTA NACIONAL 45ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM NACIONAL DOS SECRETÁRIOS E DIRIGENTES ESTADUAIS DE TURISMO 12 / SET / 2008 ROTEIRO 1. FOCO NA POLÍTICA

Leia mais

Situação das ações do Governo Brasileiro Rio de Janeiro

Situação das ações do Governo Brasileiro Rio de Janeiro Code-P0 Copa 204 Situação das ações do Governo Brasileiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 7 de Junho de 20 Code-P O que o Brasil quer com a Copa do Mundo FIFA Mobilizar o país Promover o país no mundo Constituir

Leia mais

Mostra Cultura Régulo Tinôco 1ª Séries A e B

Mostra Cultura Régulo Tinôco 1ª Séries A e B Escola Estadual Desembargador Régulo Tinôco PIBID subprojeto História Professora supervisora: Antônia Geíza Bezerra Bolsistas: Adriana Karoline Souza dos Santos Jefferson Douglas Dias Marina Dantas Pinheiro

Leia mais

NOTA TÉCNICA PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE OU PROJETOS SIMILARES DE ATIVIDADE FÍSICA

NOTA TÉCNICA PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE OU PROJETOS SIMILARES DE ATIVIDADE FÍSICA NOTA TÉCNICA 22 2012 PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE OU PROJETOS SIMILARES DE ATIVIDADE FÍSICA Repasse de recursos financeiros do Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde para apoio técnico, monitoramento

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais