Como fazer o seu curta transformador!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como fazer o seu curta transformador!"

Transcrição

1 Como fazer o seu curta transformador! Se você é jovem e conhece alguém - pode ser você mesmo! - que tem uma história ou uma ideia que mudou, vem mudando ou pode mudar para melhor a vida das pessoas e a relação delas com o seu entorno,faça um Curta metragem e mostre para o mundo. Pegue uma câmera, ajuste a luz e espalhe essa transformação! Sua ideia também pode se transformar numa animação. Nesse caso, você não vai precisar da câmera, mas de todo o seu talento e de um programa de animação. O mais indicado e intuitivo como porta de entrada para o mundo da animação é o 3D Canvas que pode ser baixado gratuitamente aqui: Para facilitar o registro desta transformação, seja no formato que for, montamos este guia com um passo a passo simplificado sobre como elaborar seu filme, já que,para produzir um bom curta-metragem, serão necessários apenas três elementos básicos: uma boa história, jovens que enxergam o futuro com bons e aparelhagem. 1 Passo - Com quem contar? A equipe. Chame bons amigos, familiares, jovens com os quais gostaria de estar com maior frequência, que compartilham sentimentos e visões de mundo semelhantes às suas. A elaboração de um curta-metragem dá trabalho, mas é um processo divertido e de muito aprendizado. Uma ótima desculpa para estar mais próximo de quem admiramos! Se estiver com dificuldades para encontrar pessoas que formem equipe com você, peça ajuda à CARE Brasil via: parceria@br.care.org. Estamos dispostos a fazer seu curta sair do papel e conectar você com outras pessoas que também queiram construir um mundo melhor através do audiovisual. E lembre-se: a equipe inscrita deve ter pelo menos 2 e, no máximo, 5 pessoas!

2 2 Passo O que contar? Defina a história. Agora que o grupo esta formado é preciso definir qual será a história que merece um registro e é transformadora. Prestem atenção nas redondezas, busquem em suas memórias, nas referências que disponibilizamos (link) ou nas ideias que outros já tiveram sobre como mudar o mundo, histórias transformadoras que mereçam ser registradas para inspirarem outras pessoas no combate à pobreza. Existem milhares de jovens mudando suas realidades através de iniciativas criativas no Brasil. Se olharem com atenção, vocês podem encontrar um desses mais próximo do que imagina. Se quiserem fazer uma transformação, observem o cotidiano da sua comunidade. Ele pode ser mudado? Como? Tome uma atitude transformadora dessa realidade e registre essa ação.não precisa ser nada gigantesco, pode ser uma ação simples como a destes dois jovens que pode ser assistida aqui: E ainda, se vocês preferirem, podem documentar a história de um ídolo que de alguma forma transformou a dinâmica das relações, seja nas questões sociais, de gênero, de raças..exemplos não faltam! Esta é outra possibilidade de história para o festival, já que o curta pode ser uma ficção. Ou seja, você pode contar a história de alguém, mesmo que não possa acessá-lo diretamente. Também é muito importante definir o gênero do curta: documentário, ficção ou animação? Para encontrar a resposta, é fundamental compreender a capacidade técnica da equipe e, a partir daí, pensar qual modo transmite melhor a transformação a ser registrada. Por exemplo, fica mais difícil fazer uma animação se nenhum membro do grupo tem experiência com softwares de animação, não acham? Se escolherem uma ficção, terão de ter referências sólidas sobre a história a ser documentada e jovens que interpretem muito bem para fazer a vez do personagens! Por isso, aconselhamos adequarem o gênero do curta às competências dos membros do grupo. Quando decidirem o que vão registrar - a etapa mais importante do processo - é hora de começarem a pensar quais informações e materiais são essências para compor a história da melhor maneira possível.

3 3 passo Material para criar A pesquisa Este é o momento de entender com profundidade o assunto sobre o qual se irá trabalhar. Procurem optar por uma história a qual vocês tenham acesso, seja de forma virtual ou pessoalmente. Se o curta for um mini documentário, é melhor estarem próximos da realidade a ser retratada, o que facilita a logística bem como o acesso a todas as dimensões que envolvem o tema a serem identificadas na pesquisa. Uma boa pesquisa inclui a compreensão do contexto, dos fatos e as visões dos diversos atores envolvidos, isso irá enriquecer o curta. Quanto mais você ler, ver, ouvir e conversar sobre o tema, maior será o potencial criativo do grupo e a chance de se capturar a transformação de uma forma bacana. Sugerimos que, antes de começarem a pesquisa, façam um pequeno planejamento de trabalho com o seguinte conteúdo: - Perguntas: liste tudo aquilo que querem saber. Durante o processo, outras perguntas surgirão, somem à lista. Um bom começo para a busca de informações é se orientar pelas questões: - O que trata a transformação? - Como ela transforma? Por que é transformadora? - Onde a transformação acontece? - Qual é o jovem protagonista desta transformação? Com esta lista o grupo terá um Norte de por onde começar na busca pelas informações, isso facilita muito. Acreditem. - Pessoas: listem todas as pessoas envolvidas que poderiam dar mais informações sobre o tema e responder as questões levantadas anteriormente. - Busquem em livros, jornais, sites,dados sobre a história que se quer contar para começarem a responder as perguntas.

4 - Façam um pequeno questionário para cada entrevista que pretendem fazer. Ao aplicarem as entrevistas, anote os pontos e os dados que respondem às questões que foram levantadas inicialmente, isso facilita no momento de compilação dos dados e da elaboração do roteiro - verão! - Usem as entrevistas para perguntar se as pessoas topariam ser filmadas para o seu curta. Muita gente não gosta de câmeras ou muda muito quando está na frente de uma e nem todas as pessoas entrevistadas farão parte do curta, mas todas os ajudarão a entender o tema e o contexto. Aproveitem essas conversas ao máximo e se preparem para elas! - No final deste processo, tentem organizar toda a informação: separem o que é mais interessante, o que gostam mais e qual parte da história vocês vão querer gravar (muitas vezes, durante a pesquisa, vocês descobrem que o tema é mais complexo do que parecia e vai precisar escolher um aspecto para contar ou um ponto de vista em especial). Após o grupo definir o que vai contar (e ter material e conhecimento suficientes), é hora de pensar em como contar a história. 4 passo Como? O roteiro Um bom roteiro é tão importante quanto uma boa história. Como diz um velho ditado, um bom roteiro pode ser transformado em um filme de quinta categoria, mas um bom filme não pode ser feito de um roteiro de quinta categoria. Mas o que é um roteiro? Simplificando bastante, podemos dizer que o roteiro é a sua história escrita de forma detalhada e pensada cena a cena. É com o roteiro na mão que você vai gravar seu curta ou produzi-lo em animação. O roteiro é a receita de bolo do curta, e mesmo que não o coloquem no papel ele precisa estar na memória dos integrantes do grupo. Para ajudar na elaboração de seu roteiro, o site Formatacao-Roteiro-Cinema.html tem boas dicas!

5 Antes do roteiro final, alguns itens podem ajudar a formatar a sua ideia. Esses são os passos que podem ajudar a compor o seu roteiro: 1) Premissa: a ideia aquele momento em que você pensa: isso daria um filme! Essa ideia é a que você definiu no segundo passo desse manual. Para começar o processo de definição do roteiro, é importante terem bem claro,no papel, a ideia que vocês decidiram retratar. 2) Storyline: a história em um parágrafo. Uma vez finalizada a pesquisa, antes de começar o roteiro propriamente dito, você precisa organizar as ideias e definir o embrião do seu roteiro: de onde ele vem e pra onde ele vai. Este é o seu storyline, sinopse ou simplesmente o resumo da história do início até o final, introduzindo personagens principais. É aquilo que contamos para um amigo que pergunta sobre o que se trata o filme na saída do cinema. 3) Argumento: contando em detalhes a história, mas de forma coloquial. No exercício do argumento, você deve desenvolver e detalhar um pouco mais o storyline como se fosse uma redação. 4) Roteiro: é a história escrita pensando cena a cena, nas câmeras e microfones! Com o argumento fechado, o trabalho final é pensar e detalhar a história para entrar em ação. Este é o seu roteiro. Durante a elaboração do roteiro, é interessante pensarem nas necessidades materiais que cada ideia exigirá na filmagem. Por exemplo, se vocês pensarem numa cena de um jovem andando de bicicleta, também deverão pensar onde conseguir a bicicleta. Se quiserem filmar dentro de um lugar fechado, precisarão de autorização, etc. Por isso, ao finalizar o roteiro, deverão fazer uma análise de todo o material e espaços necessários para a filmagem do curta e como realizarão tudo que foi escrito nele. Isso facilitará muito o trabalho durante as filmagens. Uma boa forma de organizar o seu roteiro é utilizar o Celtx, um software formatador de roteiros que quebra o maior galho na pré-produção. A versão em Português pode ser baixada aqui: Para facilitar, vão mais dicas do que evitar e onde colocar mais empenho durante a elaboração de um roteiro que prenda a atenção do espectador.

6 - Reservem o inicio do curta para apresentar a transformação, as pessoas envolvidas, tudo que o espectador precisa saber para que o curta avance. Dessa maneira evitam-se muitas cenas inúteis de abertura. Confiem na inteligência de seus espectadores. - Sejam objetivos na construção e caracterização dos personagens e ambientes. Definam objetivos que os personagens devem seguir durante o curta. Cada personagem tem uma função no curta, se você tiver claro qual a função de cada um, isso evitará falas repetidas, por exemplo. - Envolvam poucas pessoas (personagens) no desenrolar da história, porque, dessa forma, será mais fácil manter o foco nos personagens, dando maior estrutura a eles e, assim, manter a atenção do espectador em um curta mais encorpado. Atenção: quanto maior o número de pessoas envolvidas, mais complexo é o trabalho. - Evitem fazer filmagens noturnas. A escuridão dificulta muito as gravações, alterando as cores, diminuindo a definição, é muito importante que seu filme tenha uma qualidade de imagem boa. Se escolher filmar à noite, tenha equipamentos que facilitem a iluminação. Você pode gravar com o celular, mas use bom senso e conheça as limitações do seu aparelho (algumas câmeras de celulares não são capazes de gravar um filme, principalmente à noite). Por isso, não se esqueça de pensar onde e quando cada cena do roteiro acontece. - Usem poucas locações para fazer as filmagens. Locações são lugares onde as cenas são gravadas e, durante a elaboração do roteiro, o grupo terá uma ideia de quantos locais serão necessários para a filmagem do curta. Evite locações públicas, pois não há como controlar os pedestres (salvo que a ideia seja justamente documentar isso). - Lembre-se que o tempo limite do filme é curtinho (5 minutos), tentem não enrolar muito quando for filmá-lo. Não se apegue, algumas cenas não são tão necessárias.

7 5 Passo Vamos filmar? Ação. Com a história na mão, é hora de gravar. A menos que forem criar uma animação, descolem uma câmera. O Festival está aberto a curtas-metragens gravados em qualquer formato, inclusive câmeras digitais ou de celulares. Então, não há desculpas para não participar. Mas lembrem-se: quanto melhor a resolução da sua câmera, melhor será o seu curta e mais agradável será assisti-lo. O Festival não possui exigências técnicas específicas a serem seguidas, porém, todos os curtas passarão por uma pré-seleção cujo filtro será que o filme seja assistível. O que significa isso? Bom, significa que, quando nos referimos à qualidade de som e imagem, queremos dizer que qualquer pessoa que irá assistir ao curta precisa entendê-lo do começo ao fim. Mesmo que tenham uma história bacana, coloquem-se no lugar das outras pessoas e pensem se seria interessante para elas assistir ao curta de vocês, do ponto de vista da compreensão da mensagem a ser passada! Para esta etapa, deixamos aqui algumas dicas: - A familiarização com os equipamentos é fundamental antes de começar a gravação. Será bem desagradável se descobrirem que não sabem onde está o volume da câmera bem na hora em que começar a gravar! Por isso, tentem entender como usar a câmera, o microfone, a iluminação, como conversar ou entrevistar, como abordar e apresentar o trabalho aos participantes, personagens, etc., antes de iniciar as filmagens. Neste processo, também pode ser interessante experimentarem novas tecnologias e técnicas de filmagem. - Um bom som faz muita diferença na hora de produzir qualquer material audiovisual - o som é tão importante quanto a imagem! Sabemos que pode ser difícil arranjar um microfone girafa por aí, mas ele faz uma tremenda diferença. Se não conseguirem, procurem evitar as cenas externas, pois os ruídos podem atrapalhar a audibilidade. Gravar som e imagem separadamente e juntá-los no momento da edição é sempre melhor. Em casos pontuais, uma legenda pode resolver o problema de uma entrevista imperdível feita com um som ruim, mas um filme inteiro a base de legendas não se sustenta. - Fazer um levantamento dos materiais e informações necessários para a filmagem. Se vocês tiverem elaborado o roteiro, terão mais da metade do trabalho feito.

8 - Preparo: estarem preparados antes de sair para filmar é básico, pois o trabalho e o tempo de todos os envolvidos renderão mais. É necessário estarem prevenidos contra os inúmeros e inimagináveis acidentes de percurso. Por exemplo, se estiver filmando ao ar-livre, nunca confie no tempo. Outro ponto que merece atenção é o de não reproduzir as linguagens com as quais estão acostumados e, sim, buscar outras bases de observação de histórias dentro do audiovisual, incrementando com o conhecimento e crítica de cada integrante do grupo como espectador. Um ótimo exemplo de uma base de observação diferente das usuais é o curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado que, mesmo que produzido em 1989, traz uma maneira inovadora de observação sobre as dinâmicas de nossa sociedade. Vocês podem assisti-lo: Por último, porém muito importante, é o termo de autorização do uso de imagem das pessoas que aparecem no curta-metragem. Este termo isenta o grupo de qualquer imprevisto de as pessoas filmadas contestarem a aparição no curta. Um modelo de apoio para a elaboração do termo pode ser visualizado aqui: (está salvo em Manual para participantes) Paciência! Sim, nesta etapa é preciso um pouco de paciência, pois toda produção requer refilmagens, múltiplas tomadas, pausas, mudanças de última hora. Mas com certeza o resultado valerá o esforço!!

9 6 Passo O final, a Edição. Esta é uma parte prazerosa do trabalho, pois é nela que se começa a concretizar todo o esforço aplicado nas outras etapas. Durante a edição, todo o material filmado será organizado em uma história com inicio, meio e fim. Se tiverem elaborado um roteiro antes, a identificação das cenas e o trabalho cronológico serão muito mais fáceis (viram porque a elaboração do roteiro é tão importante?!). Certamente o tempo do material gravado será superior a 5 minutos, por isso é importante se manterem focados na escolha de cenas que melhor reflitam o roteiro, que esclareçam pontos importantes, que deixem a história compreensível e com uma cronologia. Existem diversos programas de edição. Mas, até para quem está se aventurando em um campo desconhecido, é possível editar um filme utilizando um programa simples como o Windows VideoMaker, que já vem instalado nos computadores que possuem o sistema operacional Windows. Vários aplicativos de celular também permitem que capturem imagens, apliquem efeitos e editem o filme, tudo isso no próprio aparelho. Ficou interessado? Então, dê uma olhada nos apps a seguir. Se o aparelho é um Android, você pode usar o aplicativo VideoCam Illusion ou o VidTrim, que auxilia na edição de forma simples e te ajuda a organizar as cenas de forma mais prática. Se alguém do grupo possui um IOS, confira o app 8mm Vintage Camera, com filtros que garantirão uma imagem de boa qualidade para o seu filme. Já para a edição e união das cenas, poderão usar o Klip Video. Antes de iniciar o processo de edição do curta, passem todo o material filmado para um HD, isso garante segurança caso algo aconteço com a câmera (consulte o manual do seu aparelho). A junção das cenas ficou boa? Ótimo! Passe para a próxima tomada. Não ficou? Então refaça o processo e escolha outro ponto de corte. No final do processo, assistam o resultado final com um olhar crítico para fazer os últimos ajustes. Também é legal pedir para outras pessoas verem. Chega um ponto em que você está tão envolvido com o projeto e sabe tanto do tema

10 que acaba perdendo a referência. Uma opinião externa poderá ver coisas que o grupo já não vê... Mais um aspecto importante da edição é a escolha, se acharem pertinente, de uma trilha sonora. Lembrando que o uso de músicas de outros autores sem permissão infringe as normas dos diretos autorais e pode causar um grande problema para o grupo. Para o uso de músicas comerciais, o grupo deve entrar em contato com as gravadoras e negociar o uso dos sons, porém, esta não é uma alternativa barata e muitas vezes inviável. Uma solução interessante é o uso das chamadas stock music que são liberadas para qualquer tipo de utilização e funcionam em forma de licenciamento, ou seja, o grupo pode alugar o CD por um determinado período e pode usar e abusar dos sons. Um site que oferece stock s musics grátis é: Para finalizar, não se esqueçam de colocar os agradecimentos, todos os créditos (a lista das pessoas que trabalharam e participaram do filme de alguma forma e suas respectivas funções)e, claro, o nome do filme! Façam experiências, busquem novas referências, conversem com pessoas. Acreditamos que estas são as etapas que geram maiores aprendizados e agregam no momento de produzir um curta-metragem que visa a propagar as transformações que são realizadas quase que silenciosamente. Como vimos, produzir é uma tarefa árdua e que exige persistência, porém, conforme se avança, as gratificações e os aprendizados vêm com certeza! Leu todo o manual e seguiu todos os passos? Parabéns!! Se vocês chegaram até aqui, tem muitas ferramentas para concretizar o Curta Transformador. Assim que terminarem manda logo pra gente que estamos loucos para assistir o seu trabalho! Desejamos muita gana, sorte e trocas aos grupos! Boa produção!

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO Tutorial Inscreva sua história COMO PARTICIPAR? VEJA O TEMA TENHA UMA IDEIA GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO COLOQUE UMA TRILHA SONORA INSCREVA-SE! Tema: Inspirando histórias Premissa conceitual: Em comemoração

Leia mais

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress.

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. 1 TUTORIAL PARA DEIXAR POSTAGENS E PÁGINAS BEM POSICIONADAS Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. Conhecimento básico de Html

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

GUIA BÁSICO PARA PRODUÇÃO DE UM FILME DIGITAL

GUIA BÁSICO PARA PRODUÇÃO DE UM FILME DIGITAL A Filmagem O roteiro foi preparado, a câmera está pronta e então chegou o grande dia de se começar a filmar. Ótimo, mas antes de ligar a câmera, temos que atentar para alguns detalhes básicos. Mas espere

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Projeto de Trabalho de Graduação 2

Projeto de Trabalho de Graduação 2 Projeto de Trabalho de Graduação 2 Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva 1 Agenda Apresentação de TCC Organização Arquitetura de Conteúdo A regra do 2 Praticar 2 Apresentação de TCC O monstro já foi

Leia mais

Windowns Live Movie Maker

Windowns Live Movie Maker Windowns Live Movie Maker PROGRAMA CONECTIVIDADE AMBIENTE VIRTUAL PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CURSO DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO Diretoria de Educação Assessoria de Tecnologias Educacionais Gerência de

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

UM CAMINHO DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

UM CAMINHO DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL UM CAMINHO DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Existem infinitas maneiras de organizar, produzir e finalizar uma obra audiovisual. Cada pessoa ou produtora trabalha da sua maneira a partir de diversos fatores:

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo COMO USAR O MATERIAL NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA UM PASSO A PASSO DE CADA ETAPA DO DESIGN FOR CHANGE, PARA FACILITAR SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. VOCÊ VERÁ QUE OS 4 VERBOS (SENTIR, IMAGINAR, FAZER

Leia mais

Meu resultado com SEO para Youtube

Meu resultado com SEO para Youtube SEO para Youtube - O Guia Definitivo O Youtube é a segunda maior fonte de pesquisas do mundo, perdendo apenas para o Google. Isso significa que estar no Youtube é uma grande oportunidade para você receber

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Tutorial Windows Live Movie Maker Editando um vídeo e Publicando no Youtube! Como editar vídeos e publicá-los no YouTube Com o Movie Maker que veio no novo pacote Live da Microsoft é fácil fazer vídeos

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Encontro de Coordenadores 2013

Encontro de Coordenadores 2013 Encontro de Coordenadores 2013 Bem-vindos, Coordenadores Júniores! Porque ser um coordenador júnior? Hospital de Câncer de Barretos Hospital São Judas Tadeu (SP) Hospital de Câncer Infantojuvenil (SP)

Leia mais

Produzindo e divulgando fotos e vídeos. Aula 1 Criando um vídeo

Produzindo e divulgando fotos e vídeos. Aula 1 Criando um vídeo Produzindo e divulgando fotos e vídeos Aula 1 Criando um vídeo Objetivos 1 Conhecer um pouco da história dos filmes. 2 Identificar a importância de um planejamento. 3 Entender como criar um roteiro. 4

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog Este E-book pode ser distribuído livremente. Autor : William Rossi http://www.sucessocomocriar.com/blog William Rossi - http://www.sucessocomocriar.com/blog Página 1 O maior problema que os blogueiros

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira

VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? Para quem não esta habituado com o nome Guest Post, é nada mais que você postar conteúdos como convidado em sites ou

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

CONCURSO. Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa. - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO

CONCURSO. Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa. - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO CONCURSO Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO Regulamento: Condições gerais 1. As Curtas-Metragens de animação ou documentário devem ser originais e

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM EVENTO VAI ORGANIZAR UM EVENTO? TEMOS DICAS VALIOSAS PARA TE AJUDAR! womoz.mozillabrasil.org.br

COMO ORGANIZAR UM EVENTO VAI ORGANIZAR UM EVENTO? TEMOS DICAS VALIOSAS PARA TE AJUDAR! womoz.mozillabrasil.org.br COMO ORGANIZAR UM EVENTO VAI ORGANIZAR UM EVENTO? TEMOS DICAS VALIOSAS PARA TE AJUDAR! womoz.mozillabrasil.org.br Eventos são um dos melhores modos de fazer com que as pessoas se envolvam. Elas participam

Leia mais

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS A quem se destina este passo-a-passo? Esta instrução passo-a-passo foi criada pensando nos pequenos empreendedores que querem iniciar seu negócio na internet - ou aqueles

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional? página 01 Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional A definição de Objeto Educacional, adotada pela equipe do projeto Arte com Ciência, é um

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

PROPOSTA E ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA UNEB/COITÉ

PROPOSTA E ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA UNEB/COITÉ PROPOSTA E ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA UNEB/COITÉ 1. PROPOSTA DO VIDEO: Mostrar como se organiza o campus XIV/UNEB em seus diversos setores, e além de enfatizar a importância da Universidade para

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

edirectory Plataforma ios / Android

edirectory Plataforma ios / Android edirectory Plataforma ios / Android Levando seu site ao próximo nível Conheça o novo aplicativo do edirectory. E seja bem vindo a revolução em aplicativos para Diretórios Online. Mobile Completamente reestruturado

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

10 DICAS PRÁTICAS PARA CRIAÇÃO DE ROTEIROS

10 DICAS PRÁTICAS PARA CRIAÇÃO DE ROTEIROS vo ce Coaching Treinamento Pessoal HELP ME O guia prático para Apresentações de Impacto 10 DICAS PRÁTICAS PARA CRIAÇÃO DE ROTEIROS Feijão com arroz. Um roteiro deve ter início, meio e fim 01bem definidos.

Leia mais