Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos"

Transcrição

1 Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos

2 Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão de Referência Rápida

3 Visão geral: relações são essenciais Aprenda como criar relações de tabelas em um novo banco de do Access Relações são essenciais, pois unem os nas tabelas para que você consiga extrair informações significativas. Este curso explica os diferentes tipos de relações e mostra como criá-las.. Fonte: Treinamento da Microsoft

4 Objetivos do curso Criar uma relação um-para-muitos. Definir a integridade referencial. Criar campos de pesquisa. Criar uma relação um-para-um. Criar uma relação muitos-para-muitos.

5 Criar relações No curso anterios, você criou suas tabelas e atribuiu a cada uma delas uma chave primária um campo com um valor que torna cada linha única. Agora é hora de vincular suas tabelas através da criação de relações. Chaves primária e estrangeira em uma estrutura de tabela.

6 Criar relações Em um banco de, as relações são essenciais, pois é através delas que as tabelas conversam umas com as outras. Se as suas tabelas não conversarem, não será possível obter respostas de seus. Você cria relações usando um campo de uma tabela como campo em uma tabela relacionada. Chaves primária e estrangeira em uma estrutura de tabela.

7 Criar relações O campo que você inclui é sua chave primária. Cada uma das tabelas no seu banco de tem uma chave primária, e você inclui essa chave como um novo campo em outra tabela para criar uma relação com ela. Quando você compartilha uma chave primária, o novo campo na segunda tabela é chamado de chave estrangeira. Chaves primária e estrangeira em uma estrutura de tabela.

8 Criar relações A imagem ilustra uma maneira como isso pode funcionar. Para associar ativos e fornecedores, o campo da chave estrangeira na tabela Ativos fornece uma lista de nomes de empresas. Em segundo plano, o Access usa os valores nas chaves primária e estrangeira para sincronizar os dois campos. Você pode, por sua vez, usar essa relação para responder perguntas como, Qual empresa forneceu um determinado computador? Chaves primária e estrangeira em uma estrutura de tabela.

9 Criar relações Este curso mostra como criar esse tipo de relação e definir regras para controlar a forma como você pode atualizar e excluir os de seu banco de. Chaves primária e estrangeira em uma estrutura de tabela.

10 Tipos de relações Suas tabelas podem participar de três tipos de relações, como mostrado na imagem: Você tem uma relação um-para-um quando um único registro em uma tabela está relacionado a um único registro em outra tabela e vice-versa. Você tem uma relação um-para-muitos quando um registro em uma tabela está relacionado a vários registros em outra tabela. Os três tipos de relações de tabela: um-para-um, um-para-muitos e muitos-para-muitos.

11 Tipos de relações Você tem uma relação muitos-para-muitos quando vários registros de uma tabela estão relacionados a vários registros de outra tabela. Os três tipos de relações de tabela: um-para-um, um-para-muitos e muitos-para-muitos.

12 Tipos de relações Este curso mostra como criar os três tipos de relações, mas despenderemos a maior parte do tempo em relações um-paramuitos porque elas são as mais comuns. Além disso, se você desejar publicar um banco de para o SharePoint, terá de criar campos de pesquisa e um vídeo, mais tarde neste curso, mostrará como. Os três tipos de relações de tabela: um-para-um, um-para-muitos e muitos-para-muitos.

13 Neste ponto, é útil pensar que as relações têm lados. Por exemplo, um fornecedor pode fornecer muitos ativos, então a tabela Fornecedores reside no lado um da relação, enquanto a tabela Ativos fica no lado muitos, como mostra a imagem. As relações têm lados A tabela Fornecedores reside no lado um, e a tabela Ativos fica no lado muitos.

14 Lembre-se desta regra: para criar uma relação um-para-muitos, você usa a chave primária da tabela no lado um como chave estrangeira na tabela do lado muitos. Você verá como fazer isso em seguida. As relações têm lados A tabela Fornecedores reside no lado um, e a tabela Ativos fica no lado muitos.

15 Criar relações Para Preciso Em Observe Vou tipo e consulte Agora, a primeiro Nessa Só próxima seguir guia isso painel para seja seguida, usar selecionar de criar leva altura, 'Ferramentas obter clico compatível lembrar, vou seção. que lado Suporte uma a links uma vou até mostra mais eu para Numeração relação o Por Número, bem vejo a posso até no integridade tipo regra. de informações guia o com agora, Cartão do automaticamente a campo uma disso de tabela 'Campos' entre clicar Banco Um o lado tipo lista insiro eu Automática e de campo chave você em tabelas, referencial do vou e de Referência sobre Número Ativos um outro Criar e Dados', apenas tipos vai confiro estrangeira chave nome quais comece ver botão lado usado todas porque é definido o para outro clicar Rápida, estrangeira um porquê tipos do lista e as pela abrindo conjunto criar iniciar no em lado. tabelas o é 'Tipos de quando para campo no outro compatível chave daqui 'Criar' a final o Na relação deve as a Painel no lado, a e, Dados'. são deste pouco. relacionamento com chave desse tabelas primeira clico primária, usar vou aqui banco regras Para Vamos 'Relações'. posso compatíveis, para um oestá criar curso. jeito. primária de que nos dar Este dou tipo tabela antes a ; a controlam relação. uma dois relação, clique é de um correspondente. definir eu e lados olhada digamos adiciono campo clico duplo Eu como do a que arrasto em no relacionamento. que campo um coincida integridade é cabeçalho Numeração possível, eu o campo queira chave referencial. ou do relacionar chave primária, Automática. não, novo estrangeira. primária excluir campo. estas na. do duas. Aponte para a parte inferior do vídeo para ver os controles de vídeo. Arraste ou aponte ao longo da barra de progresso para avançar ou voltar.

16 Definir a integridade referencial Ao seus altera Digamos Se Entretanto, Aqueles Então Feche Banco Clique Agora, Relação. É tornam ou Por essa Fornecedor uma possível você integridade ocorrer criar exemplo, atualização olhada campos, ou quaisquer de na já clique como possível impuser uma registros Na viu remove Dados linha parar e caixa chave relação com numa referencial cascata que como nesse você alterar ocorre a tabelas e,. se exclusão de o integridade exclua no primária representa não regra, botão tornam entre diálogo, alterar criar ponto por grupo relacionados em impuser abertas, Isso também um você direito quaisquer em tabelas, relações cascata órfãos e o ou 'Relações' ajuda Fornecedor selecione em estrangeira nome referencial, cascata a quer também relação clique um previne integridade e a por é para a definir mouse usar manter outros uma local esse anteriormente todos, Impor na um clique definir bancos esses em prática registros quaisquer e guia mesmo a Fornecedor na ver seus você integridade sincronia referencial, Integridade linha em Ferramentas atualizações registros essa banco de deseja órfãos; e, neste fica a de todas em os na exatos. muito editar; recomendada eis. Relações. seguir, Referencial. alteração relacionados. Fornecedor. referencial vídeo, web. um Integridade farão Estas Assim, Você exclusões vezes aqui local, vai são referência mais relacionados quando clique observe selecione como tentar aparecer configurações e, difícil. em referencial você àquele a em no isso definir excluímos esse cascata. isso Access, a Editar adiciona, funciona. um em, a opções no Fornecedor. esse linha valor integridade exercício é opcionais, isso um Fornecedor se que pai é conjunto torna feito que também deseja e, referencial. mas a editando mais não seguir, de usar quando existe serão espessa. regras vamos e uma clique mais. excluídos. são relação. dar usadas em mantém OK. Aponte para a parte inferior do vídeo para ver os controles de vídeo. Arraste ou aponte ao longo da barra de progresso para avançar ou voltar.

17 Criar campos de pesquisa Não caminho É referencial, Em pois Além tornando Por Comece clique tabela Tenha Na Vou corretos, mas Clique Agora Vamos ainda classificação valores página primeiro terceiro exemplo, neste é estamos posso lembre-se, ele disso, a é dê uma certeza no usar mostrar a tabela preciso certificar cria abrindo para que ao maneira possível primeiro Pesquisar caso chave Concluir seguinte clicar última você o -e itens a campo lugar, criando quando são criar relação de tabelas é isso como não selecionar opcional. no primária a que de os outro mais regra, tabela você lado campo uma não vou botão é lista nomes e que & chave pode criar você o possível e Ativos pronto, Relação ; fácil campo é o esconder lado só relação siga o pelos banco exatamente não Neste e um ambos pode campo insere usar estrangeira das alterar segundo esses nome que vai já habilitar campo Fornecedores, valores criar atualizações Empresas relacionamento de entre usar caso, é isso chave ajudar moveu mais está faça possível passos para coluna inicia campos lado que uma tabelas vou empresa, sentido funciona à atualizações estrangeira a ninguém frente, campo ordem Fornecedoras, para classificar chave, da mostrando o ver regra e web Assistente usuários então um relação mas o e começar painel e neste cascata como novo primeiro pesquisa -, selecione chave porque um a antes é para clique usar em mais os ser banco e campo os uma este Ativo, você de a em porque começar você. lista lado vai aquele 'Campos nomes decrescente primária, banco Habilitar mesmo curso, para fácil Avançar possam poder clico cascata na funciona criar Pesquisa. mas Clique Selecione em Isso tabela ver você quiser, segundo ordem suspensa, usar rapidamente define qualquer criar relações o escolher ver processo o das no porque curso. entender, não Avançar. porquê, Selecionados' temos exatamente o SharePoint novamente. Integridade. as primeiro você a Assistente empresas crescente. identifica a primeira web. -e relações Ativos, escolher lugar, integridade banco facilmente o isso pode que um enquanto SharePoint e quando campo leva debater para você não opção em habilitar cada como uma e,. a Dados, precisão. Pesquisa, permite. referencial a outro vai uma Fornecedor. ordem seguir, habilitar avançamos vimos e algumas não banco acompanhar clique exclusões branco outra crescente, aqui. permite. de antes. clique entre de em a para classificação, regra. regras. integridade na pelo Avançar. em múltiplos. tabela a aqui relação. cascata, processo. Avançar. na é e web; o a Clique o único seguir Access na Aponte para a parte inferior do vídeo para ver os controles de vídeo. Arraste ou aponte ao longo da barra de progresso para avançar ou voltar.

18 Criar uma relação um-para-um Talvez você não use relações um-para-um com frequência, mas deve saber como criálas. Comece criando uma relação um-paramuitos e depois altere a indexação. O Access usa a indexação do mesmo modo que você usa um índice em um livro: para localizar informações rapidamente. Quando você cria uma chave primária, o Access indexa esse campo automaticamente, o que torna as pesquisas mais rápidas. O processo de criação de uma relação um-para-um.

19 Em relações um-paramuitos, a indexação da chave primária está ativada, mas a indexação do campo de chave estrangeira está desativada. Em uma relação um-para-um, a indexação dos dois campos de chave está ativada e nenhum campo permite valores duplicados. Criar uma relação um-para-um Você pode usar o Modo Design ou a faixa de opções para ativar a indexação de seus campos de chave estrangeira. Nós mostraremos como usar o Modo Design aqui. O processo de criação de uma relação um-para-um.

20 Criar uma relação um-para-um No Painel de Navegação, clique com o botão direito do mouse na tabelaque contém o campo de chave estrangeira e clique em Modo Design. No designer, clique no campo de chave estrangeira. Em Propriedades do Campo, na guia Geral, clique na lista ao lado de Indexadoe selecione Sim (Duplicação Não Autorizada). Salve suas alterações, e pronto. O processo de criação de uma relação um-para-um.

21 Criar uma relação muitos-para-muitos Você tem uma relação muitos-para-muitos quando um único registro em uma tabela pode se relacionar a muitos registros em outra, e um único registro nessa segunda tabela também pode se relacionar a muitos registros na primeira. As tabelas em uma relação muitos-para-muitos.

22 Criar uma relação muitos-para-muitos Por exemplo, digamos que sua empresa tem vários tipos de computadores e vários técnicos, com cada técnico certificado pra trabalhar em alguns computadores, mas não em todos. Cada técnico pode estar relacionado a mais de um computador e, por sua vez, cada computador pode estar relacionado a mais de um técnico. As tabelas em uma relação muitos-para-muitos.

23 Criar uma relação muitos-para-muitos Para acompanhar quem pode trabalhar em uma determinada máquina, você cria uma relação muitos-para-muitos adicionando as chaves primárias dos dois lados da relação a uma terceira tabela, chamada de tabela de junção ou de vínculo. Em outras palavras, uma relação muitos-paramuitos é apenas um par de relações um-paramuitos. As tabelas em uma relação muitos-para-muitos.

24 Criar uma relação muitos-para-muitos A imagem mostra uma relação muitos-paramuitos típica. Você pode ver que a estrutura é relativamente simples; uma tabela de junção com um par de chaves estrangeiras e alguns campos relacionados. Você pode usar os nessa tabela de junção para responder perguntas como: Em quais computadores um determinado técnico trabalhou no último mês? As tabelas em uma relação muitos-para-muitos.

25 Sugestões de prática 1. Criar uma relação usando o painel Relações. 2. Definir a integridade referencial e alterações em cascata. 3. Criar uma relação para um banco de da Web. 4. Criar uma relação um-para-um. 5. Criar uma relação muitos-para-muitos.

26 Pergunta de teste 1 É uma boa ideia pensar nas relações como tendo lados. (Escolha uma resposta.) 1. Verdadeiro. 2. Falso.

27 Pergunta de teste 1 É uma boa ideia pensar nas relações como tendo lados. Resposta: 1. Verdadeiro. Saber de que lado uma tabela está diz a você se ela usa ou não um campo de chave estrangeira.

28 Pergunta de teste 2 Para criar relações um-para-muitos, você executa qual das seguintes opções? (Escolha uma resposta.) 1. Usa a chave primária da tabela no lado um com uma chave estrangeira na tabela do lado muitos. 2. Usa uma tabela de junção com pelo menos dois campos de chave estrangeira. 3. Desativa a indexação para o campo de chave primária.

29 Pergunta de teste 2 Para criar relações um-para-muitos, você executa qual das seguintes opções? Resposta: 1. Usa a chave primária da tabela no lado um com uma chave estrangeira na tabela do lado muitos. No banco de de controle de ativos, agora você pode responder perguntas como: Qual empresa fornece a maior parte de nossos computadores?.

30 Pergunta de teste 3 Para criar uma relação um-para-um, você executa qual das seguintes opções? (Escolha uma resposta.) 1. Desativa a indexação para o campo de chave estrangeira. 2. Ativa a indexação no campo de chave estrangeira, mas permite valores duplicados. 3. Ativa a indexação para o campo de chave estrangeira sem permitir valores duplicados. 4. Habilita a integridade referencial.

31 Pergunta de teste 3 Para criar uma relação um-para-um, você executa qual das seguintes opções? Resposta: 3. Ativa a indexação para o campo de chave estrangeira sem permitir valores duplicados. Se você permitir valores duplicados, criará uma relação umpara-muitos.

32 Pergunta de teste 4 A integridade referencial é útil porque ela exerce qual das seguintes opções? (Escolha uma resposta.) 1. Assume o lugar de um índice. 2. Mantém os valores das chaves primária e estrangeira em sincronia. 3. Permite tornar órfãos de forma segura.

33 Pergunta de teste 4 A integridade referencial é útil porque ela exerce qual das seguintes opções? Resposta: 2. Mantém os valores das chaves primária e estrangeira em sincronia. A integridade referencial também pode tornar mais fácil atualizar e excluir.

34 Pergunta de teste 5 Para criar uma relação muitos-para-muitos entre a Tabela A e a Tabela B, você executa qual das seguintes opções? (Escolha uma resposta.) 1. Cria relações um-para-um entre A, B e pelo menos mais duas tabelas. 2. Adiciona as chaves primárias de A e B em uma tabela de "vínculo" ou "junção". 3. Adiciona todos os campos necessários da tabela A à tabela B e vice-versa, até que cada tabela contenha todos os que você precisa controlar.

35 Pergunta de teste 5 Para criar uma relação muitos-para-muitos entre a Tabela A e a Tabela B, você executa qual das seguintes opções? Resposta: 2. Adiciona as chaves primárias de A e B em uma tabela de "vínculo" ou "junção". Essas chaves estrangeiras permitem ver como os em cada lado se relacionam entre si.

36 Pergunta de teste 6 Este curso ensinou tudo o que você precisa saber sobre relações. (Escolha uma resposta.) 1. Verdadeiro. 2. Falso.

37 Pergunta de teste 6 Este curso ensinou tudo o que você precisa saber sobre relações. Resposta: 2. Falso. Os ponteiros no Cartão de Referência Rápida indicam muitas outras informações. Há um link no próximo slide; aproveite.

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Conteúdo do curso. Objetivos do curso. Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Visão geral: relações são essenciais

Conteúdo do curso. Objetivos do curso. Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Visão geral: relações são essenciais Microsoft Access: para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão de Referência

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

Criar as tabelas para um banco de dados

Criar as tabelas para um banco de dados Treinamento Criar as tabelas para um banco de dados ANTES DE COMEÇAR O primeiro curso desta série, "Criar as tabelas de um novo banco de dados", forneceu uma lista de tabelas e campos para uso no banco

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Criação de relações. Joaquim Frias

Criação de relações. Joaquim Frias Criação de relações Joaquim Frias Conceitos Tipos de relações Exemplo de diagramas de relações Como definir Relações entre Tabelas 2 Tipos de Relações Relações Associação estabelecida entre campos comuns

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Tabelas vista de estrutura

Tabelas vista de estrutura Tabelas vista de estrutura A vista de estrutura permite definir a configuração dos dados Vamos adicionar os restantes campos à tabela carros, de acordo com o modelo de dados feito no papel 47 Tabelas vista

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Microsoft Access 2010. Para conhecermos o Access, vamos construir uma BD e apresentar os conceitos necessários a cada momento

Microsoft Access 2010. Para conhecermos o Access, vamos construir uma BD e apresentar os conceitos necessários a cada momento Microsoft Access 2010 Para conhecermos o Access, vamos construir uma BD e apresentar os conceitos necessários a cada momento 1 Principais objetos do Access Tabelas Guardam a informação da BD (Base de Dados)

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos O objetivo do módulo de Gerenciamento de Projetos é ajudar a empresa a gerenciar com mais eficiência os seus projetos. Controle dos prazos, das tarefas, dos eventos, da quantidade

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Tutorial de TCP/IP Parte 26 Criando Registros

Tutorial de TCP/IP Parte 26 Criando Registros Introdução Tutorial de TCP/IP Parte 26 Criando Registros Prezados leitores, esta é a sexta parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar.

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar. , *+!!!!& Um comentário é uma anotação que você anexa a uma célula, separado do restante do conteúdo da célula. Os comentários são úteis como lembretes para você mesmo, como anotar como funciona uma fórmula,

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet Manual do Contribuidor Portal de Internet Projeto: Novo Portal de internet 1. Propósito Este documento tem o propósito de orientar usuários a utilizar as funcionalidades do portal do Inea no modo de contribuição.

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Técnico em informática ti 54 Configuração de serviços de rede no Windows 2003 server. 2003 Ser ver Enterprise

Técnico em informática ti 54 Configuração de serviços de rede no Windows 2003 server. 2003 Ser ver Enterprise 2003 Ser ver Enterprise Esta matéria está dividida em três tutoriais, que se complementam: Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar o DNS Server Eae galera seguinte vamos ao nosso passo

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Manual das planilhas de Obras

Manual das planilhas de Obras Manual das planilhas de Obras Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 01. Pedidos... 3 Pedido de material detalhado;... 3

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Neste tutorial apreenderemos como inserir uma nova pasta no toolbox, inserir novas peças na biblioteca do toolbox e criar propriedades personalizadas

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive 25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Como instalar o Serviço DHCP Antes de poder configurar o serviço DHCP, é necessário instalá lo no servidor. O DHCP não é instalado por padrão durante

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo :

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo : Capítulo 9 Custos 166 CUSTOS INSERINDO CUSTO FIXO AO PROJETO O custo total do projeto é o custo total de recurso somado ao custo total de custos fixos. O custo com recurso já é computado quando alocamos

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

My Cisco Perguntas mais frequentes

My Cisco Perguntas mais frequentes 1. O que é o My Cisco? My Cisco oferece uma visão portátil e personalizável das suas informações favoritas no Cisco.com. 2. Como é possível acessar o My Cisco? Há duas formas de acessar o My Cisco: A lista

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais