SIMULAÇÃO DE UM RESTAURANTE
|
|
- Thomas Cunha Cabral
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 SIMULAÇÃO DE UM RESTAURANTE Introdução Este projeto tem como objetivo a simulação de um sistema de funcionamento de um restaurante. A simulação se faz necessário para a obtenção de relatórios com informações relativas a situação de um determinado sistema ou uma possível alteração dos mesmos. Através de softwares de simulação como o Arena, GPSS/H, etc, nós podemos assistir diante de uma tela de computador o funcionamento de uma organização após a introdução de um novo processo ou a mudança de seu lay-out, obtendo como vantagem enxergar as mudanças que pretendem ser implementadas nas organizações, analisando diferentes possibilidades e identificando gargalos sem o gasto de muito dinheiro. A nossa simulação do sistema restaurante é descrita abaixo: Existe uma definição de horário de funcionamento, que é das 10 horas às 15 horas, tendo o horário das refeições começando às 11 horas e indo até às 15 horas. Caso o cliente chegue antes desse horário ele vai embora, pois o sistema de refeições ainda não está funcionando. Caso chegue depois das 11 horas, existem três opções: ir embora caso não tenha dinheiro, ir ao banheiro e almoçar ou somente almoçar. Caso escolha ir ao banheiro existem dois vasos sanitários no banheiro. Caso um vaso sanitário esteja ocupado, a pessoa escolhe o outro e caso este outro estiver ocupado, a pessoa vai embora. Ao liberar o banheiro, outra pessoa pode usá-lo. Tendo usado o banheiro a pessoa segue para sua refeição, onde existem quatro mesas nas quais a pessoa senta mediante a escolha da menor fila. Ao final da execução existe uma escolha para voltar a refeição ou ir
2 tomar café ou ir para o caixa. Se escolher o café, a pessoa toma e vai para o caixa, onde existem dois atendentes, para os quais as pessoas pagam suas contas escolhendo a menor fila. Após elas pagarem elas vão embora e finaliza -se o sistema.
3 Material e Métodos Para a simulação do sistema de funcionamento de um restaurante nós utilizaremos o software de simulação Arena 3.5. Segundo (Prado, 1999), o Arena é um dos mais utilizados em todo o mundo, tanto por empresas como por universidades. No Brasil ele é o mais popular. O software Arena foi lançado pela Systems Modeling (USA) em 1992, utilizando a linguagem de programação Visual Basic da Microsoft. A versão utilizada neste trabalho é uma versão extremamente limitada, pois se trata de uma avaliação/demonstração do software. Utilizamos para a simulação um computador Pentium III 667 MHz e 128M de memória RAM com sistema operacional Windows 98 Second Edition. Como o Arena é um software limitado, para simularmos todas as funcionalidades que são necessárias, tivemos que dividir o modelo geral em 5 módulos: Resumo do Modelo Geral; Funcionamento do Banheiro do Restaurante; Funcionamento do Bandejão (Refeição) do Restaurante; Funcionamento do Café; Funcionamento do Caixa.
4 Resultados e Discussão Abaixo será explicado e mostrado cada um dos módulos, que formam o sistema como um todo: Resumo do Modelo Geral (arquivo modelo-1.doe): Neste módulo é simulado um funcionamento reduzido (resumo) do restaurante, onde se encontram as funcionalidades de ir ao banheiro e almoçar ou somente almoçar. Foi implementado um bloqueio de horário de funcionamento, o sistema inicia às 10 horas, mas o restaurante só abre às 11 horas. Caso a pessoa (bloco arrive) chegue antes, ela é direcionada à saída (bloco depart). Quando o restaurante inicia (11 horas) existem três opções de caminho (bloco chance): banheiro (probabilidade de 40%) e refeição, refeição (50%), ou ir embora direto caso não tenha dinheiro (10%). Foi implementada uma falha no bloco server banheiro que ocorre após 10 pessoas o usarem. Esta falha permanece por 60 minutos e então é consertada. Foi também introduzida uma parada programada no bloco server bandejão que irá repor a comida a cada duas horas, bloqueando o funcionamento por 10 minutos. O tempo total de funcionamento do sistema é de cinco horas (300 minutos).
5 Obtivemos os seguintes resultados após a simulação deste módulo:
6 TALLY VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Observations WC_R_Q Queue Time (Insuf) Bandeijao_R_Q Queue Ti (Insuf) DISCRETE-CHANGE VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Final Value Bandeijao_R Available (Insuf) WC_R Busy (Insuf) # in WC_R_Q (Insuf) # in Bandeijao_R_Q (Insuf) Bandeijao_R Busy (Insuf) Bandeijao_R Downtime (Insuf) WC_R Available (Insuf) Resumo do Funcionamento do Banheiro do Restaurante (modelo- 2.doe): Existem dois vasos sanitários no banheiro. Foi introduzida uma escolha associada a uma variável externa determinando o funcionamento do banheiro de modo que se ele estiver ocupado, a pessoa escolhe o outro e caso este outro estiver ocupado, a pessoa vai embora. Ao liberar o banheiro outra pessoa pode usá-lo.
7 Obtivemos os seguintes resultados após a simulação deste módulo: TALLY VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Observations Mesa1_R_Q Queue Time (Insuf) Mesa2_R_Q Queue Time (Insuf) DISCRETE-CHANGE VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Final Value # in Mesa2_R_Q (Insuf) # in Mesa1_R_Q (Insuf) Mesa2_R Busy (Insuf) Mesa1_R Busy (Insuf) Mesa2_R Available (Insuf) Mesa1_R Available (Insuf) Resumo do Funcionamento do Bandejão (Refeição) do Restaurante (modelo-3.doe): Existem quatro blocos process representando as mesas, nas quais a pessoa senta para comer mediante a escolha da menor fila (bloco pickqueue). Ao final da execução, existe uma escolha (bloco inspect) para a pessoa escolher se volta e faz outra refeição ou segue para o próximo módulo.
8 Obtivemos os seguintes resultados após a simulação deste módulo:
9 TALLY VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Observations mesa1_r_q Queue Time (Insuf) mesa2_r_q Queue Time (Insuf) Inspect 1_R_Q Queue Ti (Insuf) mesa3_r_q Queue Time (Insuf) mesa4_r_q Queue Time (Insuf) DISCRETE-CHANGE VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Final Value mesa4_r Busy (Insuf) # in mesa2_r_q (Insuf) Inspect 1_R Available (Insuf) mesa3_r Busy (Insuf) # in mesa1_r_q (Insuf) mesa2_r Busy (Insuf) mesa1_r Busy (Insuf) mesa4_r Available (Insuf) mesa3_r Available (Insuf) mesa2_r Available (Insuf) mesa1_r Available (Insuf) Inspect 1_R Busy (Insuf) # in mesa4_r_q (Insuf) # in mesa3_r_q (Insuf) # in Inspect 1_R_Q (Insuf) Resumo do Funcionamento do Café (modelo-4.doe): Existe uma probabilidade (bloco chance) de a pessoa tomar (50%) ou não (50%) café. Se ela tomar existe uma possibilidade (bloco inspect) de ela tomar mais ou seguir ao próximo módulo do sistema.
10 Obtivemos os seguintes resultados após a simulação deste módulo: TALLY VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Observations Cafe_R_Q Queue Time (Insuf) Mais_Cafe_R_Q Queue Ti (Insuf) DISCRETE-CHANGE VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Final Value # in Mais_Cafe_R_Q (Insuf) Mais_Cafe_R Available (Insuf) Cafe_R Available (Insuf) Cafe_R Busy (Insuf) Mais_Cafe_R Busy (Insuf) # in Cafe_R_Q (Insuf)
11 Resumo do Funcionamento do Caixa (modelo-5.doe): Existem dois atendentes (bloco process), para os quais as pessoas pagam suas contas escolhendo a menor fila através de um bloco pickqueue. Após elas pagarem elas vão embora e finaliza-se o sistema. Obtivemos os seguintes resultados após a simulação deste módulo:
12 TALLY VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Observations caixa2_r_q Queue Time (Insuf) Caixa1_R_Q Queue Time (Insuf) DISCRETE-CHANGE VARIABLES Average Half Width Minimum Maximum Final Value caixa2_r Available (Insuf) Caixa1_R Available (Insuf) # in caixa2_r_q (Insuf) caixa2_r Busy (Insuf) # in Caixa1_R_Q (Insuf) Caixa1_R Busy (Insuf)
13 Conclusão Não foi possível a simulação do sistema como um todo devido as limitações da versão do Arena, pois o número limite de blocos num mesmo projeto foi excedido. Para sanar este problema, foi mediante sugestão do professor, dividido o projeto todo em cinco arquivos diferentes, cada um com uma funcionalidade existente no sistema. Isto não nos possibilitou resultados mais exatos e precisos para a simulação completa do sistema. Mesmo assim, foi possível perceber a importância da simulação dentro de cada módulo, pois, como exemplo, poderíamos fazer reformas no banheiro ou na estrutura do bandejão para aumentarmos a capacidade de eficiência caso o uso destes estivessem gerando filas de tamanhos indesejáveis.
14 Referências Bibliográficas Pado, Darci. Usando o Arena em Simulação. Belo Horizonte, MG: Editora de Desenvolvimento Gerencial Rodrigues, Luis. Apostila de Simulação de Sistemas. Piracicaba, SP. Notas de Aula.
Usando o Arena em Simulação
Usando o Arena em Simulação o ARENA foi lançado pela empresa americana Systems Modeling em 1993 e é o sucessor de dois outros produtos de sucesso da mesma empresa: SIMAN (primeiro software de simulação
Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes
Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo
Manual de Ativação de Licenças Windows 8
Manual de Ativação de Licenças Windows 8 OUTUBRO/2012 Procedimento de inserção de uma nova chave de produto no momento da troca de placa-mãe de um equipamento utilizando Windows 8. MANUAL DE ATIVAÇÃO DE
Criando um Modelo Simples
Criando um Modelo Simples o objetivo deste capítulo é apresentar alguns módulos do ARENA e construir o primeiro modelo: um pedágio. A figura abaixo mostra o sistema a ser modelado. Para o pedágio são disponíveis
POSTOUCH. Manual Software
POSTOUCH Manual Software Introdução Introdução POS TOUCH é uma solução direcionada a pequenos postos de venda, que tem necessidade de criação de muitos talões de uma forma linear e rápida. A solução implementa
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Pág. 1 0. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...2 2. OBJETIVOS....2 3. ESTIMATIVAS DO PROJETO....4 4. RISCOS DO PROJETO....5 4.1. Identificação e Análise dos Riscos....5 4.1.1. Riscos de Projeto...6 4.1.2. Riscos Técnicos....6
Dimensionamento da capacidade de atendimento da nova portaria industrial norte da CST-Arcelor por simulação
Dimensionamento da capacidade de atendimento da nova portaria industrial norte da CST-Arcelor por simulação Bruno Camara Vieira (CST-Arcelor/FAESA) bruno.vieira@arcelor.com.br Daniella G. Barros S. de
Nome: Lucas Vitoria. Para instalação do Avast 8 deve-se seguir os seguintes requisitos:
Nome: Lucas Vitoria Turma:2 O antivírus é o principal recurso de proteção contra as ameaças virtuais. No entanto, ao contrário do que a crença popular acredita, não basta ter um bom antivírus operando
NOME: MATHEUS RECUERO T2 ANTIVIRUS PANDA
NOME: MATHEUS RECUERO T2 ANTIVIRUS PANDA Os requisitos mínimos para possuir o software é memoria de 64 MB, disco rígido de 20 MB processador a partir do Pentium 2 em diante e navegador internet Explorer
Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0
Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0 2014 Innova Soluções Tecnológicas Este documento contém 28 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Novembro de 2014. Impresso
FsBank. Manual do Usuário
FsBank Manual do Usuário Manual do Usuário Copyright Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução 2 ÍNDICE 1. COMENTÁRIOS... 1.1. Apresentação do Sistema (uso, benefícios, características)...7 1.2.
ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3
WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...
TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS
Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura
Análise real de dados
Análise real de dados Para tacógrafos analógicos e digitais www.siemensvdo.com 1 Maximize todas as potencialidades dos tacógrafos digitais Novas obrigações, novas opções de análise Para si e para a sua
INSTALAÇÃO WinSEF_CC SEF. Manual de Instalação Versão 1.1. União Sul Brasileira da IASD Campanha de Colportagem 25/03/2009
2009 INSTALAÇÃO WinSEF_CC SEF Manual de Instalação Versão 1.1 União Sul Brasileira da IASD Campanha de Colportagem 25/03/2009 Sumário Introdução... 3 Pré-requisitos para Instalação... 4 Instalação em Bases
Instalação do SisAlu 1. Apostila de Instalação do SisAlu
Instalação do SisAlu 1 Apostila de Instalação do SisAlu 2 Instalação do SisAlu Instalação do SisAlu 3 Índice 1. Objetivo... 4 2. Instalação... 5 2.1. Kit de Instalação... 5 2.2. Requisitos do sistema...
MANUAL DE INSTALAÇÃO DE REDE. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos;
MERCATTO Assessoria e Avaliações MANUAL DE INSTALAÇÃO DE REDE Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; Tratamento por fatores embasado na Norma para Avaliação de Imóveis
DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3
REFLEXÃO 3 Módulos 0771, 0773, 0774 e 0775 1/5 18-02-2013 Esta reflexão tem como objectivo partilhar e dar a conhecer o que aprendi nos módulos 0771 - Conexões de rede, 0773 - Rede local - instalação,
U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna
1 Manual Rede Interna 01 COLOCANDO O COMPUTADOR EM REDE 2 01.01 Entenda como funciona o processo de conexão em rede do sistema U3: a) SERVIDOR DE DADOS é o computador da sua rede interna que será designado
sala de aula SMART Sync 2010 para sistemas operacionais Windows.
P E N S E N O M E I O A M B I E N T E A N T E S D E I M P R I M I R Notas de versão SMART Sync 2010 para sistemas operacionais Windows Sobre estas notas de versão Estas notas de versão resumem as alterações
GUIA PARA ATUALIZAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇOS
GUIA PARA ATUALIZAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇOS Este guia tem por finalidade descrever os procedimentos para a atualização eletrônica de preços. Sugerimos que seja inteiramente lido antes de qualquer procedimento,
Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM
Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.
Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4
Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Primeiro fazemos o login com o usuário admin para ter acesso total ao sistema Usuário: admin Senha: admin Estando no sistema com administrador
MANUAL DE IMPRESSÃO ETIQUETAS DE PREÇOS
MANUAL DE IMPRESSÃO ETIQUETAS DE PREÇOS Versão 2.0 1/2/2012 Índice: 1. Introdução... 3 2. Contatos na Leader... 3 3. Configuração da Impressão de Etiqueta no B2B... 4 4. Instalação do Sistema de Impressão
BrOffice.org 2.4 Instalação
BrOffice.org 2.4 Instalação Abril /2008 ESTE MATERIAL FOI DESENVOLVIDO EM PARCEIRA ENTRE A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO METRÔ E A BARROS MARTINS TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM INFORMÁTICA
1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes
1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema
Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular
Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Bitshop Informática Ltda Todos os Direitos Reservados www.bitshop.com.br Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitFarmácia Popular 2.
MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução
MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição
Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br
Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual
Por: Rafael Nink de Carvalho www.linuxeducacional.com www.rafaelnink.com
L I N2 U0 X0 9 Manual de Instalação do Linux Educacional 3.0 Por: Rafael Nink de Carvalho ü Configurando o SETUP do computador ü Rodando a versão Live CD ü Instalando o Linux www.linuxeducacional.com Educacional
Gerência de Memória RAM em Computadores com Mais de 4GB O sistema Windows x86 (32bits) não tem capacidade de reconhecer, fisicamente, mais que 3,X GB de RAM, a não ser que seja ativado, manualmente, o
SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA
SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente
INFINITY TARIFADOR ALTIS. Mais que um Tarifador, é a evolução na gestão em telecomunicações.
TARIFADOR ALTIS INFINITY Mais que um Tarifador, é a evolução na gestão em telecomunicações. O Tarifador Altis Infinity foi desenvolvido para atender empresas de qualquer porte, podendo controlar uma ou
PROJETO INVENTÁRIO DO PARQUE TECNOLÓGICO PMT (Outubro 2015)
PROJETO INVENTÁRIO DO PARQUE TECNOLÓGICO PMT (Outubro 2015) PROJETO DE INVENTÁRIO TECNOLÓGICO (O QUE É?) Ao longo de anos de funcionamento, a PRODATER (como toda a PMT) adquiriu diversos equipamentos de
FAQ. Erros, e dúvidas frequentes
FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões desabilitados ou Congelados... 2 Resolução 2... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Célula com o campo #VALOR... 3 4. Erro em tempo de
Manual de instalação da TDI 3 PANASONIC TDE/NCP e NS1000
Manual de instalação da TDI 3 PANASONIC TDE/NCP e NS1000 2013 Innova Soluções Tecnológicas Este documento contém 18 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Dezembro de 2013.
Manual do Usuário Cyber Square
Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento
CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS
CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,
Manual do Aplicativo NSE Mobile Control
INSTALAÇÃO DO APLICATIVO Acesse www.nse.com.br/downloads-manuais e baixe os programas de acordo com o dispositivo que irá utilizar, nos links referentes ao produto número 1 - Módulo MTCP-3E4S. - Para uso
MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB
CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4
Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional
INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III
INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III 2014 1 Partes para fixação retráteis 2 Terminais da alimentação 3 Display LCD 4 Terminais de entrada 5 Teclas A e B 6 Teclas de navegação 7 Cartucho para a colocação
PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO DE CRIAÇÃO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE ESTOQUES
PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO DE CRIAÇÃO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE ESTOQUES PROJETO INTEGRADOR Gestão de Tecnologia da Informação 4 Modulo Matutino Grupo GTI Alunos: Edu Rodrigues Higor Rocha Mateus
Procedimento Para Abertura do Chamado
1. OBJETIVO Abertura e acompanhamento de chamados no Sistema de Chamados Zenisys. 2. DESCRIÇÃO 2.1 OS Ticket Para efetuar a abertura de um chamado, deve-se acessar o endereço http://www.seniorabc.com.br/atendimento.
MANUAL DO ADMINISTRADOR
WinShare Proxy admin MANUAL DO ADMINISTRADOR Instalação do WinShare Índice 1. Instalação 2. Licenciamento 3. Atribuindo uma senha de acesso ao sistema. 4. Configurações de rede 5. Configurações do SMTP
Para que o NSBASIC funcione corretamente em seu computador, você deve garantir que o mesmo tenha as seguintes características:
Cerne Tecnologia www.cerne-tec.com.br Conhecendo o NSBASIC para Palm Vitor Amadeu Vitor@cerne-tec.com.br 1. Introdução Iremos neste artigo abordar a programação em BASIC para o Palm OS. Para isso, precisaremos
RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8
RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar
MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA DECLARAÇÃO DO SIMPLES PARA WINDOWS VISTA
MANUAL DE INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS NOVA GIA E DECLARAÇÃO DO SIMPLES PARA WINDOWS VISTA Equipe Nova GIA Janeiro/2008 1 O Funcionamento do sistema operacional Windows Vista apresenta algumas diferenças com
LOUSA INTERATIVA MANUAL
LOUSA INTERATIVA MANUAL Obrigado por comprar uma lousa Mastervision o Quadro Branco Interativo da Arquimedes Automação e Informática. A Arquimedes respresenta a marca MarterVision sob licença da empresa
Descrição do Produto. Altus S. A. 1
Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração
1.2 EAN-13, EAN-14 (DUN-14)
Manual de Referência Versão 1.2 EAN-13, EAN-14 (DUN-14) e EAN-8, Revisão 1.2.00 06/2011 STSPrint Barcode - Copyright 1996-2011 GESTÃO DE SISTEMAS DE CÓDIGO DE BARRAS DO BRASIL LTDA. Página 2 Marcas e Empresas
SMART Sync 2010 Guia prático
SMART Sync 2010 Guia prático Simplificando o extraordinário Registro do produto Se você registrar o seu produto SMART, receberá notificações sobre novos recursos e atualizações de software. Registre-se
Gerenciamento de memória. Carlos Eduardo de Carvalho Dantas
Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Motivos: 1 Manter a CPU ocupada o máximo de tempo para não existir gargalos na busca de dados na memória; 2 Gerenciar os espaços de endereçamento para que processos executem
Terceira Avaliação Visualg & Pascal
Primeiro trabalho Sistema de controle acadêmico Objetivo: implementar um programa de computador que realiza o controle acadêmico de uma turma em uma disciplina específica. O programa deve ser capaz de
VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 www.vesoftware.com.
Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 www.vesoftware.com.br 1-15 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior,
Geral: Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows
Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows Geral: Este aplicativo é utilizado para testar os Microterminais Gradual Tecnologia Ltda. Para tanto deve ter as Dll s necessárias para controlar
AULA 5 Sistemas Operacionais
AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento
1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14
portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os
Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1
Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações
Inicializando e Finalizando Aplicativos de Forma Rápida e Sem Problemas
Inicializando e Finalizando Aplicativos de Forma Rápida e Sem Problemas Escrito por: William Costa Rodrigues i wcostarodrigues@yahoo.com.br Junho 2005 Página 1 de 7 1 Introdução Neste artigo abordarei
CONFORTO COM SEGURANÇA CONFORTO COM SEGURANÇA. 0 P27070 - Rev
P27070 - Rev. 0 1. RESTRIÇÕES DE FUNCIONAMENTO RECEPTOR IP ÍNDICE 1. Restrições de Funcionamento... 03 2. Receptor IP... 03 3. Inicialização do Software... 03 4. Aba Eventos... 04 4.1. Botão Contas...
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO. Prof. Fernando 1
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO Prof. Fernando 1 Manutenção Antigamente Visão da empresa: Mal necessário Função: consertar eventuais defeitos Funcionários: Pouco qualificados Restritos apenas
Requisitos dos postos de usuário para utilizar os aplicativos da Adquira
Requisitos dos postos de usuário para utilizar os aplicativos da Adquira 30/08/2007 Autor: Carlos Torrijos Martín Versão 1.10 1.- Introdução 3 2.- Requisitos Hardware dos equipamentos 4 3.- Requisitos
Usando o Nmap. A instalação do Nmap é bem simples. Após obter o código fonte execute os comandos abaixo: tar xjvpf nmap-3.48.tar.bz2 cd nmap-3.
Usando o Nmap Este artigo irá explicar como instalar e utilizar algumas funções do Nmap. Todos os comandos foram testados com a versão 3.48 do Nmap. É bem provável que alguns comandos não funcionem em
Processadores de Núcleo Duplo
Processadores de Núcleo Duplo Autor: Fernando Galdino de Moraes Processadores de Núcleo Duplo A sensação desta edição do IDF foi, sem dúvida alguma, o anúncio e a demonstração pública dos processadores
b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.
b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando
Apresentação do Professor. Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini 20/11/2013
Apresentação do Professor Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para
Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper
Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper Outubro de 2007 Resumo Este white paper explica a função do Forefront Server
Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual
Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM
www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO
5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam
Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA
Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA Acadêmicos: CÁSSIA REGINA BATISTA - cassiareginabatista@grad.ufsc.br CLARISSA KELLERMANN clarissakel@gmail.com IVAN MÁRIO DA SILVEIRA
ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7
ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando o sistema operacional Windows 7 e trabalhando em algumas ferramentas nativas
TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR
http://www.centralmp3.com.br Distribuição Exclusiva TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR Copyright - Tiago Duarte Sierra e-mail: sierratds@bol.com.br - ICQ: 36718250 Pág. 1 Para capturar um vídeo
Instalação do VOL Backup para Desktops
Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou
Atualização deixa Java mais seguro, mas ainda é melhor desativar
Atualização deixa Java mais seguro, mas ainda é melhor desativar seg, 21/01/13 por Altieres Rohr Segurança Digital Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime,
,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW
Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro
Fique craque com estas dicas para o Gerenciador de tarefas do Windows
Fique craque com estas dicas para o Gerenciador de tarefas do Windows Se você usa o Windows, provavelmente já acessou esta ferramenta. Até o Windows XP ela era acessada pelo famoso atalho Ctrl + Alt +
SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS MÓDULO DO CERTIFICADOR
SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Índice APRESENTAÇÃO... 3 INSTALAÇÃO DO SISTEMA... 4 INSTALANDO O SISTEMA... 4 CONECTANDO COM A BASE DE DADOS DO... 8 CONFIGURAÇÃO DA BASE DE DADOS
Unidade 11: A Unidade de Controle Prof. Daniel Caetano
Arquitetura e Organização de Computadores 1 Unidade 11: A Unidade de Controle Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar as funções o mecanismo de atuação da Unidade de Controle. Bibliografia: - STALLINGS,
Safeweb enotar versão 4.1
Safeweb enotar versão 4.1 O software Safeweb enotar é um aplicativo para uso integrado com sistemas de ERP que implementa um conjunto de serviços destinados a emissão de notas fiscais eletrônicas. O presente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ EAJ - PRONATEC / REDE etec MÓDULO III DESENVOLVIMENTO PROFESSOR ADDSON COSTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ EAJ - PRONATEC / REDE etec MÓDULO III DESENVOLVIMENTO PROFESSOR ADDSON COSTA RESUMO DE AULA CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DO BANCO DE DADOS
Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas
Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares
Aula ao vivo pela Internet - Criação de supervisório em Visual C# via serial e USB
Aula ao vivo pela Internet - Descrição: - As aulas serão ministradas ao vivo pela Internet e apresentará a criação de sistemas supervisórios utilizando a linguagem de programação Visual C# 2010 - versão
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1 CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014 1 Características da Plataforma.NET A plataforma.net Framework 4.0 (.NET 4.0) é uma plataforma de softwares que fornece
GANHE DINHEIRO FACIL GASTANDO APENAS ALGUMAS HORAS POR DIA
GANHE DINHEIRO FACIL GASTANDO APENAS ALGUMAS HORAS POR DIA Você deve ter em mente que este tutorial não vai te gerar dinheiro apenas por você estar lendo, o que você deve fazer e seguir todos os passos
AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS
AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.
Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows
Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows Um tarifador fácil de usar e poderoso. Com o tarifador STI Windows Atenas você poderá controlar os gastos com telefone, reduzir custos e otimizar
Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE.
Guia PDA e SmartPhones Windows Mobile, Pocket PC e CE. Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das
Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0
Editor Rápido ipldk Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Edição Data Descrição das Alterações Versão S/W Versão MPB Edição 1 Out/2006 Lançamento Inicial C.7Aa ~ C.7Aa - i - Conteúdo 1.
CONFIGURANDO O WINDOWS 7. Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional
ROTEIRO: CONFIGURANDO O WINDOWS 7 OBJETIVO Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional Windows 7. INTRODUÇÃO Devido à necessidade de preparar parar nosso sistema
Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE
Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os
Principais Perguntas e Respostas
Principais Perguntas e Respostas Por que ocorre erro de duplicidade ao enviar a Nota Fiscal ou Conhecimento de Frete? Este erro ocorre pois não obteve o arquivo XML autenticado pela Secretaria da Fazenda
É uma interface capaz de monitorar os eventos de alarme via TCP/IP Checa se o sistema está ativo de 3 em 3 min Comunicação completa com o painel, incluindo Downloads, Uploads, arme/desarme e etc... 16/07/2014
Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server. Exemplos de fluxo de trabalho
Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server Exemplos de fluxo de trabalho 2008 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de
Sistema de Validação E-A-Rfit 3M. Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva
Sistema de Validação E-A-Rfit 3M Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva Importante! Leia antes Este guia de upgrade destina-se ao uso por parte de usuários
Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0
1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br
CONFIGURAÇÃO DE MICROTERMINAL
CONFIGURAÇÃO DE MICROTERMINAL Para executar o Configurador, acesse a pasta \Superdb e execute o arquivo SetupMT. Configurações do SetupMT. Abaixo detalharemos todas as configurações do Micro-Terminal,