Sistemas de informação no processo decisório

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de informação no processo decisório"

Transcrição

1 Curso de Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações Sistemas de informação no processo decisório Empresas tradicionais v ersus empresas v irtuais

2 A empresa tradicional. Empresa Local físico para desenv olver suas ativ idades.

3 A empresa tradicional. Empresa Local físico para desenv olver suas ativ idades.

4 A empresa tradicional. Tempo de deslocamento Investimentos iniciais típicos: cadeira, mobiliário, espaço...

5 A empresa tradicional. Inovação (Necessidade de fazer mais por menos) Empresas v irtuais Home Office Virtual Office

6 Home Office Home Office Profetizado na década de 1970 por Alvin Toffler como símbolo de um novo modelo de produção apoiado em tecnologia, o Escritório Doméstico finalmente se tornou realidade em fins do século XX, embora de forma menos glamurosa do que se imaginava. As vantagens econômicas (menor custo de transporte e alimentação), de produção (mais horas dedicadas ao trabalho, com menor estresse) e até ambientais (menos carros circulando = menor poluição atmosférica e sonora) não foram suficientes para convencer as grandes empresas. Salvo algumas poucas exceções, aderiram ao Escritório Doméstico tipicamente profissionais liberais, free-lancers e pequenos empresários que trabalham sozinhos ou não necessitam de um escritório tradicional em caráter permanente.

7 Home Office Home Office Desvantagens: O ambiente doméstico pode não ser o melhor lugar para atividades que exigem concentração e dedicação por longos períodos. - O investimento em equipamentos e material é todo do profissional e não há uma estrutura de apoio para manutenção ou reposição rápida em Profetizado na década caso de 1970 de sinistro. por Alvin Toffler como símbolo de um novo modelo de produção - Normalmente, apoiado não em é o tecnologia, lugar ideal o para Escritório receber Doméstico finalmente se clientes tornou (ou realidade mesmo em atendê-los fins do século ao telefone!). XX, embora de forma menos glamurosa - Dependendo do que se imaginava. das regras do condomínio, algumas As vantagens econômicas atividades (menor podem custo de ser transporte dificultadas e alimentação), ou até mesmos de produção (mais horas proibidas dedicadas em prédios ao trabalho, residenciais. com menor estresse) e até ambientais (menos- carros Para trabalhos circulando que = menor exigem poluição tarefas atmosférica em equipe, a e sonora) não foram suficientes falta de para uma convencer boa as sala grandes de empresas. reuniões Salvo algumas poucas (convenientemente exceções, aderiram equipada) ao Escritório se Doméstico torna um tipicamente profissionais empecilho. liberais, free-lancers e pequenos empresários que trabalham sozinhos ou não necessitam de um escritório tradicional em caráter permanente.

8 A empresa tradicional. Inovação (Necessidade de fazer mais por menos) Empresas v irtuais Home Office Virtual Office

9 Virtual Office Virtual Office Os escritórios virtuais são empresas que disponibilizam a infraestrutura de um escritório endereço físico, pessoal, mobiliário, atendimento telefônico, salas de trabalho, serviços de apoio administrativo etc. a outras empresas e profissionais para os quais os investimentos e despesas necessários à montagem de um escritório próprio não se justificam. (Não confundir, portanto, com escritório eletrônico, normalmente um software que agrega algumas funções t ípicas de escritório para at ividades à distância). Ao compartilhar o uso de sua infraestrutura, o Escritório Virtual pode oferecer um serviço de qualidade por um custo normalmente inferior ao que o cliente teria se tivesse ele próprio que adquirir e manter todos esses recursos.

10 Virtual Office Virtual Office Benefícios. - Começar um nov o negócio sem gastar muito. Os escritórios virtuais são empresas - Expandir que disponibilizam um negócio a infraestrutura já estabelecido de um escritório endereço com físico, baixo pessoal, inv estimento. mobiliário, atendimento telefônico, salas de trabalho, - Testar serviços o mercado de apoio administrativo de outra região, etc. sem a outras empresas e profissionais abrir para uma os filial. quais os investimentos e despesas necessários à montagem de um escritório próprio não se justificam. - Reduzir custos para melhor enfrentar a (Não confundir, portanto, com escritório eletrônico, normalmente um software que agrega algumas concorrência. funções t ípicas de escritório para at ividades à distância). - Montar uma estrutura para uma ativ idade Ao compartilhar o uso de temporária sua infraestrutura, ou de curta o Escritório duração. Virtual pode oferecer um serviço de qualidade por um custo normalmente inferior ao que o cliente teria se tivesse ele próprio que adquirir e manter todos esses recursos.

11 Virtual Office Virtual Office Benefícios. Talv ez fique surpreso, mas - Começar um típico um exemplo nov o negócio é nada sem mais gastar nada menos que o Google Brasil muito. (!). Antes de se instalar em sua atual sede de Os quase escritórios virtuais m2 no são centro empresas - Expandir de São que Paulo disponibilizam um negócio (Av. Brigadeiro a infraestrutura já estabelecido Faria Lima, de 3900 um escritório 5º andar), a filial endereço brasileira com físico, baixo do pessoal, Google inv estimento. mobiliário, passou cerca atendimento de 2 anos ocupando telefônico, um salas espaço de trabalho, de - trabalho Testar serviços o em mercado de um apoio escritório administrativo de outra v irtual região, etc. na capital sem a outras empresas e profissionais para os quais os investimentos e despesas paulista. abrir uma filial. necessários à montagem de um escritório próprio não se justificam. - Reduzir custos para melhor enfrentar a (Não confundir, portanto, com escritório eletrônico, normalmente um software que agrega algumas concorrência. funções t ípicas de escritório para at ividades à distância). - Montar uma estrutura para uma ativ idade Ao compartilhar o uso de temporária sua infraestrutura, ou de curta o Escritório duração. Virtual pode oferecer um serviço de qualidade por um custo normalmente inferior ao que o cliente teria se tivesse ele próprio que adquirir e manter todos esses recursos.

12 Os pontos positivos. Pontos positiv os 1) Redução do custo: Como um escritório v irtual não requer espaço físico é muito mais barato do que um escritório tradicional: não existem os altos encargos fixos que se incorrem ao alugar ou comprar um imóv el, como sejam rendas, custos de manutenção, eletricidade, etc. Com exceção de uma pequena taxa nominal, todos os custos do escritório v irtual são variáveis, e só os incorre quando a sua ativ idade realmente o exigir. O seu fluxo de caixa fica liv re das despesas fixas que afundam tantos negócios no arranque ou quando se faz face a um período de crise.

13 Os pontos positivos. Pontos positiv os 2) Flexibilidade: Se usar um escritório v irtual os funcionários da empresa podem trabalhar em casa, poupando tempo e despesas de v iagem. Os trabalhadores de escritórios v irtuais são muitas v ezes avaliados pelo que realmente produzem e não pelo tempo que passam nas instalações. O trabalho pode ser desenv olv ido em harmonia com os seus ritmos naturais em v ez de em horário imposto por outros. Isto contribui para aumentar a sua produtiv idade e felicidade, melhorando o equilíbrio trabalho, família e lazer.

14 Os pontos positivos. Pontos positiv os 3) Talento: Um escritório v irtual pode-se dar ao luxo de contratar trabalhadores com base na sua experiência e relação custo-eficácia, em v ez de sua localização. Por exemplo, um designer pode viver em Paris, um programador de Tóquio, um operador de logística em Lisboa e um gerente em São Paulo. As comunicações de alta v elocidade permitem-lhes trabalhar juntos diariamente sem a necessidade de estarem fisicamente próximos uns dos outros.

15 Os pontos positivos. Pontos positiv os 4) Expansão em v endas: O mercado para um produto ou serv iço pode ser muito pequeno quando confinado a uma localização específica. No entanto, quando são v endidos em todo o mundo, podem tornar-se muito rentáveis. O estabelecimento de escritório ou lojas em vários locais pode comprometer fatalmente a rentabilidade de um negócio. Mas a contratação de vendedores em locais diferentes que se comunicam virtualmente tem uma elev ada relação custo-eficácia. Esses v endedores podem v isitar os clientes da forma tradicional. Podem também usar o telefone e a internet como meios de marketing para ampliar o seu alcance e gerar mais oportunidades para a empresa v irtual.

16 Os pontos positivos. Pontos positiv os 5) Impostos e proteção de ativ os: Ter um escritório virtual em um país diferente daquele em que se reside também pode permitir beneficiar de um melhor e mais agressiv o de planeamento fiscal, leis de sigilo bancário mais vantajosas, tratados fiscais internacionais, ausência de imposto sucessório, ausência imposto sobre ganhos de capital, ausência de imposto sobre rendimentos, e muitos outros. Além das fiscais, outras vantagens podem incluir o anonimato, proteção de ativ os, a limitação da responsabilidade em transações comerciais, o liv re fluxo de capitais, a transferência de bens, etc., etc...

17 Os escritórios virtuais e as novas relações de trabalho Novos paradigmas da sociedade contemporânea.

18 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho à distância. Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem que o trabalho efetivo seja realizando num lugar diferente do que é ocupado na empresa tradicional.

19 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, São trabalho normalmente à distância. associadas Concretamente, como trata-se de trabalho que é vrealizado antagens quando para o teletrabalhador: se está utilizando equipamentos que permitem que o trabalho efetivo seja realizando num lugar diferente do que 1) é A ocupado maior autonomia; na empresa tradicional. 2) A possibilidade de estabelecer e controlar um ritmo de trabalho próprio; 3) A redução de despesas de transportes e alimentação; 4) A diminuição do stress; 5) Mais tempo liv re; 6) A possibilidade de melhorar a qualidade de v ida em família.

20 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para a empresa: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Dificuldade o trabalho em efetivo controlar/supervisionar seja realizando num o trabalho; lugar diferente do que é ocupado na empresa tradicional. Para que uma empresa seja bem sucedida num ambiente de teletrabalho, é preciso hav er algumas restruturações a uma metodologia tradicional de controle de trabalho efetuado pela observação, para uma metodologia baseada em tarefas. Os trabalhadores devem ser mais autônomos e, como tal, ao efetuar o planejamento de um projeto, é preciso ter isto em consideração. 2) Resistência à mudança; 3) Falta de empenho dos trabalhadores; 4) Diminuição da coesão no seio da empresa; 5) Investimentos associados; 6) Riscos de Segurança; 7) Questões legais.

21 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para a empresa: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Dificuldade o trabalho em efetivo controlar/supervisionar seja realizando num o trabalho; lugar diferente do que 2) é Resistência ocupado na à mudança; empresa tradicional. Ao implementar uma metodologia de teletrabalho numa empresa irão sempre ocorrer resistências à mudança. Normalmente, o teletrabalho é v isto ainda como um benefício para alguns e apenas se pode incluir numa metodologia destas alguém que se v oluntarie. 3) Falta de empenho dos trabalhadores; 4) Diminuição da coesão no seio da empresa; 5) Investimentos associados; 6) Riscos de Segurança; 7) Questões legais.

22 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para a empresa: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Dificuldade o trabalho em efetivo controlar/supervisionar seja realizando num o trabalho; lugar diferente do que 2) é Resistência ocupado na à mudança; empresa tradicional. 3) Falta de empenho dos trabalhadores; Nem todos os que pretendem trabalhar a partir de casa têm o perfil indicado para isso. Só pessoas com bastante disciplina é que conseguem manter, ou até mesmo melhorar a sua produtiv idade. 4) Diminuição da coesão no seio da empresa; 5) Investimentos associados; 6) Riscos de Segurança; 7) Questões legais.

23 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para a empresa: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Dificuldade o trabalho em efetivo controlar/supervisionar seja realizando num o trabalho; lugar diferente do que 2) é Resistência ocupado na à mudança; empresa tradicional. 3) Falta de empenho dos trabalhadores; 4) Diminuição da coesão no seio da empresa; Um risco que se corre ao afastar fisicamente os trabalhadores, é a de que os v alores da empresa se percam, pois deixa de existir o contato físico. 5) Investimentos associados; 6) Riscos de Segurança; 7) Questões legais.

24 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para a empresa: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Dificuldade o trabalho em efetivo controlar/supervisionar seja realizando num o trabalho; lugar diferente do que 2) é Resistência ocupado na à mudança; empresa tradicional. 3) Falta de empenho dos trabalhadores; 4) Diminuição da coesão no seio da empresa; 5) Investimentos associados; Para que alguém consiga trabalhar a partir de casa, é necessário dar as condições tecnológicas para isso. Ao dinheiro que se poderá poupar ao não necessitar de um escritório com um determinado número de postos de trabalho, acresce-se nas infra-estruturas necessárias num escritório em casa (ou pelo menos fora da empresa): será necessário uma ligação à internet para cada trabalhador, um suporte técnico para resolv er qualquer problema que exista, e mesmo a configuração da plataforma informática da empresa que permita o acesso exterior às informações, de uma forma segura, que não comprometa nenhuma informação sensív el.

25 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para a empresa: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Dificuldade o trabalho em efetivo controlar/supervisionar seja realizando num o trabalho; lugar diferente do que 2) é Resistência ocupado na à mudança; empresa tradicional. 3) Falta de empenho dos trabalhadores; 4) Diminuição da coesão no seio da empresa; 5) Investimentos associados; 6) Riscos de Segurança; Como referido no ponto anterior, um aspecto importante é o da segurança dos dados da empresa. Com o trabalhador fora das instalações, o risco de uma fuga de informação, deliberada ou não, aumenta bastante. 7) Questões legais.

26 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para a empresa: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Dificuldade o trabalho em efetivo controlar/supervisionar seja realizando num o trabalho; lugar diferente do que 2) é Resistência ocupado na à mudança; empresa tradicional. 3) Falta de empenho dos trabalhadores; 4) Diminuição da coesão no seio da empresa; 5) Investimentos associados; 6) Riscos de Segurança; 7) Questões legais. Podem-se lev antar algumas questões legais as quais a empresa terá que despender algum tempo e recursos. O trabalhador deixa de estar obrigado a estar na mesma área geográfica da empresa, ou seja, ele pode estar em outro país. Assim, como foi referido num ponto anterior, o custo que se poderá poupar ao contratar serv iços num local mais barato, pode ser contrabalançado por questões legais.

27 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para o empregado: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Isolamento o trabalho social; efetivo seja realizando num lugar diferente do que é ocupado na empresa tradicional. Sendo o teletrabalho executado no local de habitação do trabalhador, não existindo necessidade de se deslocar diariamente às instalações da empresa, ocorre uma falta de interação social, o trabalhador enfrenta uma enorme solidão, provocando ev entuais impactos psicológicos, tais como depressões. 2) Isolamento profissional; 3) Redução das oportunidades; 4) Contrato de trabalho; 5) Problemas familiares; 6) Trabalho e lazer.

28 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para o empregado: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Isolamento o trabalho social; efetivo seja realizando num lugar diferente do que 2) é Isolamento ocupado na profissional; empresa tradicional. O trabalhador não tem contatos informais com os colegas de trabalho e até mesmo com a hierarquia. O trabalho isolado que efetua sem o contato face a face com os colegas, prov oca insegurança. 3) Redução das oportunidades; 4) Contrato de trabalho; 5) Problemas familiares; 6) Trabalho e lazer.

29 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para o empregado: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Isolamento o trabalho social; efetivo seja realizando num lugar diferente do que 2) é Isolamento ocupado na profissional; empresa tradicional. 3) Redução das oportunidades; O afastamento físico do local onde a empresa labora, pode lev ar ao esquecimento do trabalhador, e consequente penalização, em ev entuais promoções, na frequência de ações de formação, na atribuição de prémios dev ido a uma má av aliação. 4) Contrato de trabalho; 5) Problemas familiares; 6) Trabalho e lazer.

30 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para o empregado: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Isolamento o trabalho social; efetivo seja realizando num lugar diferente do que 2) é Isolamento ocupado na profissional; empresa tradicional. 3) Redução das oportunidades; 4) Contrato de trabalho; O fato de o trabalhador celebrar com a empresa um contrato de trabalho indiv idual específico, e existindo ainda lacunas legislativ as, o trabalhador poderá ter mais dificuldades em efetuar reiv indicações laborais, podendo mesmo não usufruir de regalias económico-sociais. 5) Problemas familiares; 6) Trabalho e lazer.

31 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para o empregado: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Isolamento o trabalho social; efetivo seja realizando num lugar diferente do que 2) é Isolamento ocupado na profissional; empresa tradicional. 3) Redução das oportunidades; 4) Contrato de trabalho; 5) Problemas familiares; A degradação da v ida familiar poderá ocorrer. O trabalho e a família partilham o mesmo espaço. 6) Trabalho e lazer.

32 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para o empregado: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Isolamento o trabalho social; efetivo seja realizando num lugar diferente do que 2) é Isolamento ocupado na profissional; empresa tradicional. 3) Redução das oportunidades; 4) Contrato de trabalho; 5) Problemas familiares; 6) Trabalho e lazer. Sendo o espaço de trabalho comum ao da habitação, o trabalhador pode prolongar o seu tempo de trabalho diário, não fazendo a separação do tempo de trabalho/lazer.

33 O teletrabalho. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, Desv trabalho antagens à distância. para o empregado: Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está utilizando equipamentos que permitem 1) que Isolamento o trabalho social; efetivo seja realizando num lugar diferente do que 2) é Isolamento ocupado na profissional; empresa tradicional. 3) Redução das oportunidades; A falta 4) Contrato de uma de legislação trabalho; específica que regulamente o teletrabalho no Brasil 5) Problemas também é familiares; um ponto a menos para a modalidade. Apesar do artigo 6º da 6) CLT Trabalho não impedir e lazer. o trabalho remoto em domicílio, o projeto de lei 3129/04 que equipara o trabalho em domicílio realizado no estabelecimento ainda está em tramitação. Sendo o espaço de trabalho comum ao da habitação, o trabalhador pode prolongar o seu tempo de trabalho diário, não fazendo a separação do tempo de trabalho/lazer.

34 @fabianorabaneda

35 Material não comercial destinado à pesquisa e ensino Fabiano Rabaneda, Todos os direitos reserv ados Proibida a reprodução comercial desta obra.

ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO TELETRABALHO

ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO TELETRABALHO TELETRABALHO ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO TELETRABALHO I CONGRESSO BRASILEIRO DE TELETRABALHO São Paulo, setembro de 2006 CONTEÚDO A OIT CONVENÇÃO 177 RECOMENDAÇÃO 184 DEFINIÇÕES IMPACTOS DESAFIOS

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Condições do Franchising

Condições do Franchising Condições do Franchising ÍNDICE Introdução 1. Vantagens em entrar num negócio de franchising 2. O que nos distingue como sistema de franchising 2.1. vantagens para o franchisado face a outras redes 2.2.

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 Introdução SABE COM EXATIDÃO QUAL A MARGEM DE LUCRO DO SEU NEGÓCIO? Seja na fase de lançamento de um novo negócio, seja numa empresa já em

Leia mais

Introdução Ao Marketing

Introdução Ao Marketing Introdução Ao Marketing O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem

Leia mais

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercício 1: Leia o texto abaixo e identifique o seguinte: 2 frases com ações estratégicas (dê o nome de cada ação) 2 frases com características

Leia mais

Quanto. custa. não. fazer?

Quanto. custa. não. fazer? Quanto custa não fazer? Recrie o ambiente de trabalho através de ferramentas de colaboração Você conhece todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para o ambiente de trabalho na sua empresa?

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST

Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST EMPREENDEDORISMO Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST Empreendedorismo É o processo de criar algo novo com valor dedicando

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ TRIBUTAÇÃO NA NUVEM Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS APLICÁVEIS 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS INTRODUÇÃO À

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 Contribuições ao debate do Conselho Deliberativo Metropolitano - CDM Por Mauri

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir:

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir: Apresentação 2014 Idealizado em 2007 por experientes profissionais dos setores imobiliário e de tecnologia da informação, o CorretorVIP oferece uma grande variedade de serviços gratuitos a você corretor

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Verdades e Mitos sobre Plataformas de Comércio Eletrônico

Verdades e Mitos sobre Plataformas de Comércio Eletrônico Verdades e Mitos sobre Plataformas de Comércio Eletrônico Quem sou eu? Rafael Forte Sócio-fundador da WX7 (www.wx7.com.br) Advogado Pós-graduando em Gestão e Estratégias em Comércio Eletrônico Experiência

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos?

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Carlos Nuno Castel-Branco Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UEM

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

1. As Infraestruturas

1. As Infraestruturas O CAME Centro de Acolhimento às Micro e PME, pretende dar resposta a um conjunto de necessidades identificadas na Região Alentejo: Fomentar o empreendedorismo na região; Fixar quadros na região nomeadamente

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

1. ENQUADRAMENTO. Contacte-nos hoje para saber mais. Esta é a solução de Gestão do Desempenho de que a sua Empresa precisa!

1. ENQUADRAMENTO. Contacte-nos hoje para saber mais. Esta é a solução de Gestão do Desempenho de que a sua Empresa precisa! 1. ENQUADRAMENTO O PERSONIS é uma solução integrada de gestão e avaliação de desempenho que foi desenhada pela GlobalConsulting e suportada por uma aplicação desenvolvida pela CENTRAR numa estreita parceria,

Leia mais

O home office, o teletrabalho e a lei nº 12.551 de 15.12.2011

O home office, o teletrabalho e a lei nº 12.551 de 15.12.2011 O home office, o teletrabalho e a lei nº 12.551 de 15.12.2011 O artigo 3o da CLT conceitua empregado como... toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência

Leia mais

Crescimento em longo prazo

Crescimento em longo prazo Crescimento em longo prazo Modelo de Harrod-Domar Dinâmica da relação entre produto e capital Taxa de poupança e produto http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Modelo keynesiano Crescimento = expansão

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO Ser reconhecido como o melhor tribunal para se trabalhar e de melhores resultados. Visão de Futuro do TRT da 8ª Região. INTRODUÇÃO Prática adotada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região que consiste

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS INOVAÇÃO EM FINANCIAMENTO

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS INOVAÇÃO EM FINANCIAMENTO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS INOVAÇÃO EM FINANCIAMENTO FUNDO COMUM PARA OS PRODUTOS BÁSICOS (FCPB) BUSCA CANDIDATURAS A APOIO PARA ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTOS BÁSICOS Processo de

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Jorge Aoni jaoni@terra.com.br. Franquia, uma relação bem delicada...

Jorge Aoni jaoni@terra.com.br. Franquia, uma relação bem delicada... Jorge Aoni jaoni@terra.com.br Franquia, uma relação bem delicada... Jorge Elias Aoni jaoni@terra.com.br Características do Líder 1. Criatividade 2. Disposição para inovar 3. Capacidade de Administrar pessoas

Leia mais

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes Serviços Inteligentes UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Oferecemos 100 anos de liderança na inovação de imagens e em TI na área de saúde. Nossa equipe de serviços em todo o mundo trabalha junto com

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Teletrabalho na PT: projeto piloto. Sustentabilidade

Teletrabalho na PT: projeto piloto. Sustentabilidade Teletrabalho na PT: projeto piloto Sustentabilidade 2012 AGENDA ENQUADRAMENTO METODOLOGIA RESULTADOS ENQUADRAMENTO O mundo está a assistir à integração e à implementação de novos meios que permitem uma

Leia mais

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR POSICIONAMENTO A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR RONALDO MARTINS & Advogados, fundado em março de 1990, objetivou criar um

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau XII CONGRESSO BRASILEIRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEIO AMBIENTE PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau FUNDAMENTOS

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Neste início de século observamos no mundo uma economia

Neste início de século observamos no mundo uma economia Nutrição, Prevenção e Qualidade de Vida DRA. CHRISTIANNE DE VASCONCELOS AFFONSO 1 INTRODUÇÃO Neste início de século observamos no mundo uma economia de interdependência, denominada globalização, caracterizada

Leia mais

Teletrabalho. MSc. Joselma Oliveira Goulart. SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades

Teletrabalho. MSc. Joselma Oliveira Goulart. SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades Teletrabalho MSc. Joselma Oliveira Goulart Teletrabalho Definição: É o trabalho realizado em lugar distinto do ambiente físico da organização, utilizando tecnologias apropriadas para execução de atividades

Leia mais

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar?

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 03/04/2015 Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Paulo Fernando Martins Kreppel Analista de Sistemas

Leia mais

PREPARE O SEU PROJETO FALE CONNOSCO!

PREPARE O SEU PROJETO FALE CONNOSCO! Candidaturas abertas até 18 de Setembro QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO PREPARE O SEU PROJETO FALE CONNOSCO! Tel./Fax: 22 600 71 20 projectos@advancedway.pt www.advancedway.pt Qualificação e internacionalização

Leia mais

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir:

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir: Apresentação 2014 Idealizado em 2007 por experientes profissionais dos setores imobiliário e de tecnologia da informação, o CorretorVIP oferece uma grande variedade de serviços gratuitos a você corretor

Leia mais

Um servidor: a potência necessária para suas vendas. A tecnologia Intel ajuda sua empresa a crescer.

Um servidor: a potência necessária para suas vendas. A tecnologia Intel ajuda sua empresa a crescer. Um servidor: a potência necessária para suas vendas. A tecnologia Intel ajuda sua empresa a crescer. Um servidor que resolve diretamente os problemas da sua empresa. As tarefas centrais que se relacionam

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual Logística Empresarial Evolução da Disciplina Aula 1 Aula 1 O papel da Logística empresarial Aula 2 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva 1 Resposta do Exercício 1 Uma organização usa algumas ações para fazer frente às forças competitivas existentes no mercado, empregando

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Sistema de Incentivos

Sistema de Incentivos Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização de PME amrconsult 13 de Maio de 2010 1 Agenda 1 Enquadramento 2 Condições de elegibilidade 3 Despesas elegíveis 4 Incentivo 2 1 Enquadramento 3

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA E TÍTULOS NEGOCIÁVEIS

ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA E TÍTULOS NEGOCIÁVEIS Administração Financeira e Orçamentária Prof. Ms.Onivaldo Izidoro Pereira ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA E TÍTULOS NEGOCIÁVEIS 16 de setembro 2015 É uma importante área da Administração do Capital de Giro, uma

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Alexandre Cardoso A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento e desempeno de rodas. Fundada em 1994,

Leia mais

Cenários Prospectivos do Poder Judiciário

Cenários Prospectivos do Poder Judiciário Cenários Prospectivos do Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça Departamento de Gestão Estratégica FGV Projetos I Introdução 1. Objetivo Objetivo principal: entender quais cenários futuros impactarão

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I. Professora: Bárbara Ribeiro

GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I. Professora: Bárbara Ribeiro GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I Professora: Bárbara Ribeiro B-RIBEIRO.COM Aula 07: 15-Junho DIFERENCIAIS NO SERVIÇO JÁ OFERECIDO... Melhorar o que já

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Organização do Trabalho na Produção Projeto do Trabalho -Objetivo: criar um ambiente produtivo e eficiente, onde cada um saiba o que

Leia mais

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens Callix PABX Virtual SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens Por Que Callix Foco no seu negócio, enquanto cuidamos da tecnologia do seu Call Center Pioneirismo no mercado de Cloud

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS 45º SEMINÁRIO DE ACIARIA -ABM PRIMARIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Cléverson Stocco Moreira PORTO ALEGRE - MAIO/2014 CONCEITO DE MANUTENÇÃO: INTRODUÇÃO Garantir a confiabilidade e a disponibilidade

Leia mais

Guia de Criação de Infoprodutos

Guia de Criação de Infoprodutos Guia de Criação de Infoprodutos Métodos, técnicas e dicas para a criação de infoprodutos! Da pesquisa, criação, até a venda! www.comocriarinfoprodutos.com 2 Aviso Legal Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais