TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL"

Transcrição

1 TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL MEDIDAS QUE PODEM SER TOMADAS PELOS MUNICÍPIOS FRENTE À CRISE FINANCEIRA François E. J. de Bremaeker Salvador, março de 2009

2 Transparência Municipal 2 Medidas que podem ser tomadas pelos Municípios frente à crise financeira François E. J. de Bremaeker Consultor da Transparência Municipal Gestor do Observatório de Informações Municipais francois.bremaeker@tmunicipal.org.br Já se acumulam, nos gabinetes de Prefeitos, Governadores e do Presidente da República, problemas causados pela queda da receita. No caso dos Municípios, os números impressionam, com a queda da arrecadação do IPI e do IR, que vão constituir o FPM. As estimativas da Secretaria do Tesouro Nacional, feitas antes da crise econômica, apontavam no sentido de um crescimento da ordem de 10,59% para o ano de No entanto, no primeiro trimestre de 2009 o FPM apresentou uma queda de 9,10% em relação a igual período do ano anterior, sem levar em consideração a inflação do período. Os Municípios de menor porte demográfico dependem mais do FPM do que os demais Municípios. Nos grandes Municípios o ICMS (repasse estadual) tem um peso maior nas finanças municipais. O comportamento da arrecadação do ICMS, da qual 25% vai para os Municípios, varia bastante de Estado para Estado. Os Municípios da região Sudeste recebem 56,75% de todo o ICMS transferido a eles. Para a região Sul vai 15,93% e para o Nordeste 14,51%. O Presidente da República pouco mais poderá fazer pelos Prefeitos do que, como prometeu em Salvador, "olhar com carinho" para o problema financeiro que eles estão enfrentando por causa da redução dos valores que recebem da União por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O ministro das Relações Institucionais, reconhece a procedência das reivindicações dos Prefeitos e admite que, para aliviar a situação dos municípios, o governo poderá liberar as emendas ao Orçamento da União feitas pelos congressistas e que foram congeladas. Mas essas verbas são carimbadas, isto é, têm destinação própria e compulsória, e não resolverão o problema de caixa dos Prefeitos.

3 Transparência Municipal 3 Segundo o Ministro, como a crise atinge a arrecadação tributária dos três níveis de governo e a hora é de contenção de gastos. Medidas de curto prazo É difícil cortar gastos quando o principal item de despesa dos Municípios, que se refere aos salários e encargos foi reajustado em 12% a partir de 1º de fevereiro, como se não existisse a crise financeira. Na hora de começar a cortar despesas, as primeiras ações são voltadas para os investimentos, para o corte das horas-extras, para a redução do número de cargos comissionados, para o adiamento do pagamento dos fornecedores e dos prestadores de serviços. Outra saída é não conceder o reajustamento para os servidores que ganham acima de um salário mínimo nas mesmas bases. Efetuar cortes na compra de material de consumo e restringir o uso de veículos produz alguma economia, mas pode representar uma queda de qualidade nos serviços prestados, principalmente na área da saúde e da educação. Deixar de cuidar da cidade representa diminuir a qualidade de vida dos cidadãos. Mas será que são apenas estas as despesas passíveis de contenção? E as despesas efetuadas pelos Municípios com serviços, ações e programas de responsabilidade dos Estados e da União? O sacrifício tem de ser feito apenas com os serviços municipais ou poderia ser feito no custeio dos serviços de responsabilidade (competência) dos Estados e da União. Estudo elaborado pela Transparência Municipal mostra que em 2007 o custeio destes serviços representava um gasto da ordem de R$ 9,66 bilhões. Em 2009 este gasto pode chegar a R$ 11 bilhões. E o pior é que estes serviços são relativamente mais caros para os Municípios de menor porte demográfico. Para Municípios com população até 10 mil habitantes são comprometidos 10,75% do seu orçamento. Para Municípios com população acima de 1 milhão de habitantes são comprometidos 1,62% do seu orçamento.

4 Transparência Municipal 4 E quais são estes serviços? Na área da saúde pública: fornecer material e efetuar a manutenção de prédios estaduais ceder pessoal e manter os serviços estaduais de apoio; manter o serviço estadual de hemocentro; suplementar os recursos não previstos nos convênios; fornecer suporte às campanhas de vacinação. Na área da educação: ceder professores para as escolas estaduais; fornecer merenda escolar e transporte escolar para os alunos das escolas estaduais; efetuar a manutenção das escolas estaduais; ceder pessoal e manter os serviços estaduais de apoio. Na área da assistência social: manutenção de serviços de assistência social estadual. Na área da administração fazendária: manter um núcleo de atendimento aos contribuintes; ceder pessoal e manter os serviços estaduais e do Governo federal de agências, postos, delegacias e exatorias. Na área da agricultura: manter a unidade municipal de cadastramento; manter o serviço de extensão rural; manter os serviços de polícia florestal e do horto estadual. Na área das comunicações: manter o serviço de correios e telégrafos; manter o posto telefônico.

5 Transparência Municipal 5 Na área do judiciário: manter o Fórum; manter os serviços da justiça eleitoral e dos cartórios; manter os serviços de defesa do consumidor; manter os serviços de juizados especiais (juizado de menores, juizado de pequenas causas, vara da infância e da juventude); manter os serviços de defensoria pública; manter os serviços de promotoria de justiça; dar suporte à manutenção do pessoal do judiciário. Na área da segurança pública: manter a junta de alistamento militar e o tiro de guerra; auxiliar na manutenção da polícia militar; auxiliar na manutenção da polícia civil; auxiliar na manutenção do corpo de bombeiros; auxiliar na manutenção de delegacias especiais (entorpecentes, idoso, meio ambiente, mulher); auxiliar na manutenção do instituto médico legal; auxiliar na manutenção da polícia rodoviária. Na área do trabalho e da previdência: auxiliar na manutenção de órgãos do setor (delegacia, secretaria, posto): auxiliar na manutenção do Serviço Nacional de Emprego; auxiliar na manutenção do Tribunal Regional do Trabalho; expedir cartas de trabalho. Na área de transporte e trânsito: auxiliar na manutenção dos departamentos e circunscrições de trânsito; manutenção de estradas federais e estaduais; manutenção de aeroportos. Mais detalhes a respeito do trabalho elaborado pela Transparência Municipal sobre as despesas municipais com os serviços dos Estados e da União, pode ser encontrado no Observatório de Informações Municipais, clicando em estudos.

6 Transparência Municipal 6 Medidas de médio e longo prazos Com relação aos repasses do FPM eventuais medidas de aliviamento da crise dependem de autorizações por lei e até mesmo por Emenda à Constituição. Portanto, são demoradas. Segundo a Secretária da Receita Federal do Brasil, a única solução por parte dos Municípios seria se adequar ao momento, "apertando os cintos", ou seja, reduzindo as despesas. Em eventos e em entrevista que se encontra na seção de "artigos" do Observatório de Informações Municipais, sob o título "Crise dá tom ao início dos mandatos nas Prefeituras", já se fazia uma advertência quanto ao muito provável cenário desfavorável e que a recomendação era de "precaução, precaução e mais precaução" com as despesas em início de mandato, principalmente aquelas que diziam respeito aos compromissos de campanha. As possíveis medidas de atenuamento da crise financeira que se abate sobre os Municípios seriam: 1) Emenda à Constituição para liberação do adicional de 1% do FPM antes do dia 10 de dezembro ou mesmo, em caráter emergencial, permitindo a liberação mensal até a normalização do repasse do FPM; 2) Lei (ou Medida Provisória inicial) compensando os Municípios pelas perdas com as renúncias fiscais promovidas pelo governo federal com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Prosutos Industrializados; 3) Lei (ou Medida provisória inicial) aumentando os valores por habitante/ano do Piso de Atenção Básica (PAB); 4) Lei (ou medida Provisória inicial) aumentando os valores por aluno referentes à merenda escolar; 5) Lei (ou Medida Provisória inicial) revendo os coeficientes do FUNDEB, com vistas a reduzir os prejuízos imputados aos Municípios com a manutenção do ensino infantil e de juvens e adultos; e 6) Lei (ou medida Provisória inicial) aumentando os valores referentes ao ressarcimento dos procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde. Este conjunto de medidas poderia aliviar significativamente as finanças dos Municípios, que são os entes governamentais que têm a menor participação na repartição federativa dos recursos e que são aqueles que estão mais próximos da população.

PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS

PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS SEMINÁRIO PARA PREFEITOS DO MATO GROSSO Cuiabá junho de 2010 PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor do Observatório de Informações

Leia mais

IBAM 50 ANOS DESPESAS MUNICIPAIS COM AS FUNÇÕES DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO E DOS ESTADOS EM (Série Estudos Especiais nº 49)

IBAM 50 ANOS DESPESAS MUNICIPAIS COM AS FUNÇÕES DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO E DOS ESTADOS EM (Série Estudos Especiais nº 49) INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) IBAM 50 ANOS DESPESAS MUNICIPAIS

Leia mais

O DESEMPENHO FINANCEIRO DOS GRANDES MUNICÍPIOS ENTRE 2014 E 2016

O DESEMPENHO FINANCEIRO DOS GRANDES MUNICÍPIOS ENTRE 2014 E 2016 O DESEMPENHO FINANCEIRO DOS GRANDES MUNICÍPIOS ENTRE 2014 E 2016 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, junho de 2017 O DESEMPENHO FINANCEIRO DOS GRANDES MUNICÍPIOS ENTRE 2014 E 2016 François E. J.

Leia mais

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CORTE DE GASTOS

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CORTE DE GASTOS 5 GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CORTE DE GASTOS Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2015 O decreto N o 8.389, de 7 de Janeiro de 2015, detalhou cortes imediatos de despesas públicas, para os órgãos, fundos e entidades

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS ICMS E FPM

A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS ICMS E FPM A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS ICMS E FPM François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de 2017 A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA

Leia mais

O IMPACTO DA CRISE ATUAL NOS MUNICÍPIOS

O IMPACTO DA CRISE ATUAL NOS MUNICÍPIOS ABRAP Encontro Nacional de Prefeituras Brasília 01 de dezembro de 2016 O IMPACTO DA CRISE ATUAL NOS MUNICÍPIOS François E. J. de Bremaeker Gestor do Observatório de Informações Municipais Membro do Núcleo

Leia mais

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS FÓRUM POPULAR DO ORÇAMENTO DO RIO DE JANEIRO LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor

Leia mais

ESCOLA DO LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Emancipação de Municípios: Vantagens e desvantagens

ESCOLA DO LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Emancipação de Municípios: Vantagens e desvantagens ESCOLA DO LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro junho de 2013 Emancipação de Municípios: Vantagens e desvantagens François E. J. de Bremaeker Associação Transparência Municipal Gestor

Leia mais

AS FINANÇAS MUNICIPAIS E A REFORMA TRIBUTÁRIA

AS FINANÇAS MUNICIPAIS E A REFORMA TRIBUTÁRIA SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Ribeirão Preto julho de 2017 AS FINANÇAS MUNICIPAIS E A REFORMA TRIBUTÁRIA François E. J. de Bremaeker Gestor do Observatório de Informações Municipais Membro do Núcleo

Leia mais

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS FPM PÓS CRISE E O CENÁRIO PARA 2010

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS FPM PÓS CRISE E O CENÁRIO PARA 2010 FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS FPM PÓS CRISE E O CENÁRIO PARA 2010 Pós s crise e a recuperação Números da crise financeira Apoio Financeiro Impacto do aumento do salário mínimo O cenário para 2010

Leia mais

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS XXV CONGRESSO BRASILERIO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS V ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES Aracajú julho de 2010 LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS François E.

Leia mais

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL EVOLUÇÃO DO FPM NO PERÍODO DE JANEIRO A ABRIL DE 2009 E AS PREVISÕES PARA MAIO, JUNHO E JULHO François E. J. de Bremaeker Salvador, maio de 2009 Transparência Municipal 2 A ONG

Leia mais

RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de 2017 NOTA EXPLICATIVA Esta nova edição do estudo apresenta novos dados relativos aos repasses federais na área da

Leia mais

RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de 2017 RECURSOS PARA A ÁREA DA SAÚDE François E. J. de Bremaeker Bacharel em economia e bacharel e licenciado em geografia

Leia mais

DESPESAS MUNICIPAIS COM SERVIÇOS, AÇÕES E PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DA UNIÃO EM 2009

DESPESAS MUNICIPAIS COM SERVIÇOS, AÇÕES E PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DA UNIÃO EM 2009 DESPESAS MUNICIPAIS COM SERVIÇOS, AÇÕES E PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DA UNIÃO EM 2009 (Estudo Técnico nº 132) François E. J. de Bremaeker Salvador, abril de 2011 2 A Associação Transparência

Leia mais

5- FINANÇAS PÚBLICAS Abaixo seguem os dados que retratam a conjuntura das finanças públicas do município de Corumbá.

5- FINANÇAS PÚBLICAS Abaixo seguem os dados que retratam a conjuntura das finanças públicas do município de Corumbá. 5- FINANÇAS PÚBLICAS Abaixo seguem os dados que retratam a conjuntura das finanças públicas do município de Corumbá. Tabela 1 Demonstrativo da Receita Total Arrecadada 2012-2013 Receitas Correntes Discriminação

Leia mais

PEsQUIsA sobre FINANCIAMENTo DA EDUCAÇÃo No BRAsIL

PEsQUIsA sobre FINANCIAMENTo DA EDUCAÇÃo No BRAsIL PEsQUIsA sobre FINANCIAMENTo DA EDUCAÇÃo No BRAsIL Cenário das Principais Receitas Brasileiras Janeiro 2017 Realização: Apoio: EQUIPE Ursula Dias Peres Professora dos Programas de Mestrado e Graduação

Leia mais

Cenário financeiro dos Municípios brasileiros em final de mandato

Cenário financeiro dos Municípios brasileiros em final de mandato 8 Cenário financeiro dos Municípios brasileiros em final de mandato Introdução No dia 10 de outubro de 2012, aproximadamente 1.500 prefeitos compareceram em Brasília para Mobilização Municipalista Permanente,

Leia mais

IMPACTO DA CRISE ATUAL NAS FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS EM 2017

IMPACTO DA CRISE ATUAL NAS FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS EM 2017 IMPACTO DA CRISE ATUAL NAS FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS EM 2017 François E. J. de Bremaeker Bacharel em Economia e Licenciado e Bacharel em Geografia Gestor do Observatório de Informações Municipais Membro

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais

Lei Orçamentária Anual Exercício 2011

Lei Orçamentária Anual Exercício 2011 Prefeitura Municipal de Erechim Clique AUDIÊNCIA para editar o estilo do subtítulo PÚBLICA mestre Lei Orçamentária Anual Exercício 2011 EVOLUÇÃO DA RECEITA Receita % Crescimento Exercício Arrecadada/Estimada

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO IPTU NAS FINANÇAS MUNICIPAIS

A IMPORTÂNCIA DO IPTU NAS FINANÇAS MUNICIPAIS LINCOLN INSTITUTE OF LAND POLICY MINISTÉRIO DAS CIDADES Curitiba maio de 2010 A IMPORTÂNCIA DO IPTU NAS FINANÇAS MUNICIPAIS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Pauta municipalista 1) Acréscimo de R$ 100 milhões no repasse ao transporte escolar

Pauta municipalista 1) Acréscimo de R$ 100 milhões no repasse ao transporte escolar Pauta municipalista 1) Acréscimo de R$ 100 milhões no repasse ao transporte escolar As prefeituras gaúchas estão pagando as despesas do governo estadual no transporte escolar. São cerca de R$ 100 milhões

Leia mais

TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DOS MUNICÍPIOS

TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DOS MUNICÍPIOS III ENCONTRO REGIONAL PAULISTA DE ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS AFFAZERP / FENAFIM Ribeirão Preto novembro de 2010 TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DOS MUNICÍPIOS François E. J. de Bremaeker Consultor

Leia mais

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2014

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2014 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2014 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, janeiro de 2016 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2014 François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS

A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de 2017 A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS François E. J. de Bremaeker Bacharel em economia e bacharel e licenciado

Leia mais

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS (FPM)

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS (FPM) 7 FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS (FPM) Introdução O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentou um comportamento incerto ao longo desse ano. Tais incertezas são consequência das várias

Leia mais

Câmara Municipal de São Carlos Rua 7 de Setembro, Centro - CEP São Carlos - SP

Câmara Municipal de São Carlos Rua 7 de Setembro, Centro - CEP São Carlos - SP LEI Nº 15.150 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009. Dispõe sobre o orçamento do Município de São Carlos para o exercício de 2010. O Prefeito Municipal de São Carlos faz saber que a aprovou e ele sanciona e promulga

Leia mais

DESPESAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS COM SERVIÇOS, AÇÕES E PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DA UNIÃO EM 2011

DESPESAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS COM SERVIÇOS, AÇÕES E PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DA UNIÃO EM 2011 DESPESAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS COM SERVIÇOS, AÇÕES E PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DA UNIÃO EM 2011 (Estudo Técnico nº 239) François E. J. de Bremaeker Salvador, fevereiro de

Leia mais

O POTENCIAL DE ARRECADAÇÃO DO IPTU

O POTENCIAL DE ARRECADAÇÃO DO IPTU O POTENCIAL DE ARRECADAÇÃO DO IPTU François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro dezembro de 2016 O POTENCIAL DE ARRECADAÇÃO DO IPTU François E. J. de Bremaeker Bacharel em Economia e Licenciado e Bacharel

Leia mais

Avaliação do Percentual de Despesa com Pessoal

Avaliação do Percentual de Despesa com Pessoal Estudos Técnicos/ CNM Julho de 2016 Avaliação do Percentual de Despesa com Pessoal Resumo Depois da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), as três esferas do governo são obrigadas a fazer o acompanhamento

Leia mais

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, janeiro de 2017 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015 François E. J. de Bremaeker Bacharel em economia e bacharel e licenciado

Leia mais

Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu

Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu LEI N o 3.941, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011. Estima a receita e fixa a despesa do Município de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, para o exercício financeiro de 2012. A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado

Leia mais

Impacto do aumento do salário-mínimo nas contas municipais

Impacto do aumento do salário-mínimo nas contas municipais 9 Impacto do aumento do salário-mínimo nas contas municipais O governo federal adotou nos últimos anos uma política de aumento de renda via aumentos reais do salário-mínimo. Esta política se mostrou bastante

Leia mais

Federalismo Fiscal. Guilherme Mercês

Federalismo Fiscal. Guilherme Mercês Federalismo Fiscal Guilherme Mercês Índice FIRJAN de Gestão Fiscal Reflete a restrição orçamentária das prefeituras brasileiras Origens das Despesas Públicas Despesas Correntes Primárias (pessoal, custeio

Leia mais

O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO II

O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO II LEI Nº 2.678, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012. Publicada no Diário Oficial nº 3.780 Estima a receita e fixa a despesa do Estado do Tocantins para o exercício de 2013. O Governador do Estado do Tocantins Faço

Leia mais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais Estudos Técnicos/CNM agosto de 2017 Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais O governo brasileiro apresenta, atualmente, uma política salarial ativa que aumenta o valor real do salário

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINA CNPJ: / DECRETO Nº. 90, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINA CNPJ: / DECRETO Nº. 90, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 DECRETO Nº. 90, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Estabelece medidas administrativas de racionalização, controle orçamentário e contenção de despesas no âmbito da Prefeitura Municipal e dá outras providências.

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas Despesas Realizadas por Área de Governo - Ano 2016 R$ 6,273 R$ 5,671 Em Bilhões de R$ R$ 2,954 R$ 2,936 R$ 2,818 R$ 2,201 R$ 1,737 R$ 1,395 R$ 1,196 R$ 0,618 R$ 0,575 R$ 0,510 Repasses aos Municípios (parcela

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICUI Praça São Pedro, s/n

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICUI Praça São Pedro, s/n Decreto Financeiro Nº 015 01/03/2019 Abre Crédito Suplementar no valor total de 1.704.880,00 (Um Milhão, Setecentos e Quatro Mil e Oitocentos e Oitenta Reais), para fins que se especifica e dá outras providências.

Leia mais

OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS François E. J. de Bremaeker Setembro de 2013 OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório de Informações Municipais Consultor

Leia mais

LEI N.º 1.959/2016 DATA: 07/12/2016

LEI N.º 1.959/2016 DATA: 07/12/2016 LEI N.º 1.959/2016 DATA: 07/12/2016 SÚMULA: Estima a receita e fixa a despesa do Município de Pinhão para o exercício financeiro de 2017. aprovou e Eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: A Câmara

Leia mais

LEI N o 4.579, DE 20 DE DEZEMBRO DE Estima a receita e fixa a despesa do Município de Foz do Iguaçu, para o exercício financeiro de 2018.

LEI N o 4.579, DE 20 DE DEZEMBRO DE Estima a receita e fixa a despesa do Município de Foz do Iguaçu, para o exercício financeiro de 2018. LEI N o 4.579, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017. Estima a receita e fixa a despesa do Município de Foz do Iguaçu, para o exercício financeiro de 2018. A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou

Leia mais

LEI ORDINÁRIA Nº 562/2013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013

LEI ORDINÁRIA Nº 562/2013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 LEI ORDINÁRIA Nº 562/2013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Corrente, em R$ 42.634.051,00 (Quarenta e dois milhões seiscentos e trinta e quatro mil e cinquenta

Leia mais

A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS E A RECEITA COM ELA AUFERIDA: A SITUAÇÃO EM 2010

A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS E A RECEITA COM ELA AUFERIDA: A SITUAÇÃO EM 2010 A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS E A RECEITA COM ELA AUFERIDA: A SITUAÇÃO EM 2010 (Estudo Técnico nº 174) François E. J. de Bremaeker Salvador, junho de 2012 2 A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS

Leia mais

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios 2015 PACTO CONSTITUINTE DE 1988: UMA FEDERAÇÃO EM CONSTRUÇÃO DITADURA ESTADO CENTRAL X DEMOCRATIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO CONTROLE PÚBLICO FEDERAÇÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1401 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 453, de 16 de dezembro de 2016 - Estima a Receita e fixa a Despesa do Orçamento Anual do Município de São Francisco do Conde,

Leia mais

CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS

CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CÂMARAS MUNICIPAIS Brasília agosto de 2011 CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal

Leia mais

AS RECEITAS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA EM 2008

AS RECEITAS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA EM 2008 AS RECEITAS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA EM 2008 (Estudo Técnico nº 108) François E. J. de Bremaeker Salvador, setembro de 2010 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma associação civil

Leia mais

I 7% (sete por cento) para Municípios com população de até ( cem mil ) habitantes;

I 7% (sete por cento) para Municípios com população de até ( cem mil ) habitantes; PARECER Nº 001/2010/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: PREFEITOS DE DIVERSOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ASSUNTO: ORÇAMENTOS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DE 2010. DA CONSULTA: Trata-se de consulta formulada por

Leia mais

Finanças dos municípios capixabas em 2016 e perspectivas. Aequus Consultoria

Finanças dos municípios capixabas em 2016 e perspectivas. Aequus Consultoria Finanças dos municípios capixabas em 2016 e perspectivas Aequus Consultoria 11de agosto de 2017 Receita Total A receita total do conjunto dos municípios capixabas em 2016 voltou ao nível da receita de

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICÍPIO DE ERECHIM LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICÍPIO DE ERECHIM LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICÍPIO DE ERECHIM LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 2019 RECEITA RECEITA ESTIMADA - 2019 a) ADMINISTRAÇÃO DIRETA (EXECUTIVO) 269.000.000,00 b) ADMINISTRAÇÃO INDIRETA (AGER/IEP) 36.000.000,00

Leia mais

CRISE DOS MUNICÍPIOS A FALTA DE RECURSOS

CRISE DOS MUNICÍPIOS A FALTA DE RECURSOS 3 CRISE DOS MUNICÍPIOS A FALTA DE RECURSOS Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2015 A atual dificuldade financeira vivida pelos Municípios se agravou ao longo do ano de 2014, uma vez que o país encontra-se

Leia mais

CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES COMUNS

CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES COMUNS LEI Nº. 1103/15, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2015 DISPÕE SOBRE O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA DO MUNICÍPIO DE VIANÓPOLIS GO., PARA O EXERCÍCIO DE 2016, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

DÍVIDA ATIVA: UMA IMPORTANTE RECEITA

DÍVIDA ATIVA: UMA IMPORTANTE RECEITA DÍVIDA ATIVA: UMA IMPORTANTE RECEITA François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo da Associação Transparência Municipal Gestor do Observatório de Informações Municipais www.oim.tmunicipal.org.br francois.bremaeker@tmunicipal.org.br

Leia mais

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA ALTERAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE REPARTIÇÃO DO ICMS NOS MUNICÍPIOS DAS CAPITAIS François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Consultor da DOM Publicações

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 0071/2018

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 0071/2018 REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 0071/2018 ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE CORREIA PINTO PARA O EXERCÍCIO DE 2019. PROJETO DE LEI NÚMERO 071/2018 DE 30 DE OUTUBRO DE 2018 A CÂMARA DE VEREADORES

Leia mais

LEI ORDINÁRIA Nº 588/2014 Corrente-PI, 18 de dezembro de 2014

LEI ORDINÁRIA Nº 588/2014 Corrente-PI, 18 de dezembro de 2014 LEI ORDINÁRIA Nº 588/2014 Corrente-PI, 18 de dezembro de 2014 Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Corrente, para o exercício financeiro de 2015, em R$ 49.800.000,00 (Quarenta e nove milhões

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Regras para o último ano do mandato Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 0/2000) Art. 2, único Ato que resulte em aumento de despesa com

Leia mais

LEI ORDINÁRIA Nº 614/2015, de 04 de dezembro de 2015

LEI ORDINÁRIA Nº 614/2015, de 04 de dezembro de 2015 LEI ORDINÁRIA Nº 614/2015, de 04 de dezembro de 2015 Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Corrente, para o exercício financeiro de 2016, em R$ 52.290.150,00 (Cinquenta e dois milhões, duzentos

Leia mais

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Roteiro Distorções do Sistema Tributário 2 Carga Tributária

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DO POÇO

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DO POÇO Quintafeira, 27 de Dezembro de 2018 Edição N 1384 Caderno II PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DO POÇO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA EXERCÍCIO 2019 Quintafeira, 27 de Dezembro de 2018 Edição N 1384 Caderno II

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E O SEU IMPACTO NAS CONTAS MUNICIPAIS

O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E O SEU IMPACTO NAS CONTAS MUNICIPAIS O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E O SEU IMPACTO NAS CONTAS MUNICIPAIS Todos os municípios brasileiros, a exemplo do que tem ocorrido nos últimos anos, receberão o impacto em suas contas em função do reajuste

Leia mais

FPM - FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 2015

FPM - FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 2015 Estudos Técnicos/CNM dezembro de 2015 FPM - FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 2015 O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentou um comportamento incerto ao longo desse ano. Tais incertezas

Leia mais

Prestação de contas Janeiro/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Prestação de contas Janeiro/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Prestação de contas Janeiro/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Transparência nas contas públicas Porto Alegre vive uma grave crise financeira. Para superar as dificuldades financeiras, transparência

Leia mais

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2014 N 692 LEI Nº 830/2014

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2014 N 692 LEI Nº 830/2014 LEI Nº 830/2014 Súmula: Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Balsa Nova para o exercício financeiro de 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE BALSA NOVA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU e eu, PREFEITO MUNICIPAL,

Leia mais

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Terça Feira 06 de setembro de 2016 Ano III N Publicações deste Diário

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Terça Feira 06 de setembro de 2016 Ano III N Publicações deste Diário Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira Terça Feira Ano III N 1396 Publicações deste Diário MEMÓRIA E METODOLOGIA DE CÁLCULO DAS METAS ANUAIS ATOS OFICIAIS PORTARIA Nº 1, 11, 12, 13/216 site: pmmunizferreiraba.imprensaoficial.org

Leia mais

Transferências de Recursos da União Transferências Voluntárias

Transferências de Recursos da União Transferências Voluntárias Transferências Constitucionais Transferências Legais da União Transferências Voluntárias da União Transferências Constitucionais Correspondem a parcelas de recursos arrecadados e repassados de um ente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU COMPARATIVO DA RECEITA ORÇADA COM A ARRECADADA EXERCíCIO 2014 Anexo 10 Art. 101 LF nº 4.320/64 RESUMO ANUAL D I F E R E N Ç A S ( R$ ) Código Títulos Oçada Arrecadada Para

Leia mais

LEI N o /2017. Estima a receita e fixa a despesa do Município de Uberaba para o Exercício de 2018 e dá outras providências.

LEI N o /2017. Estima a receita e fixa a despesa do Município de Uberaba para o Exercício de 2018 e dá outras providências. LEI N o 12.756/2017 Estima a receita e fixa a despesa do Município de Uberaba para o Exercício de 2018 e dá outras providências. O Povo do Município de Uberaba, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAPÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAPÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAPÁ Fevereiro, Março e Abril de 2012 François E. J. de Bremaeker Salvador, fevereiro de 2012 2 A Associação Transparência Municipal (ATM) é uma instituição brasileira sem

Leia mais

OS MUNICÍPIOS E A CRISE 42

OS MUNICÍPIOS E A CRISE 42 11 OS MUNICÍPIOS E A CRISE 42 A Confederação Nacional de Municípios CNM realizou uma série de estudos com o objetivo de verifi car a situação das prefeituras diante da crise econômica, e os principais

Leia mais

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Demandas e custos em saúde são crescentes tendência mundial Mudanças no perfil demográfico (envelhecimento da população e diminuição das taxas

Leia mais

O Impacto da Reforma Tributária para a Seguridade Social

O Impacto da Reforma Tributária para a Seguridade Social COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA O Impacto da Reforma Tributária para a Seguridade Social Evilásio Salvador Principais Pontos da Reforma A criação do IVA com extinção de 4 tributos: Cofins, Pis,

Leia mais

PARANA PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO AZUL Programa de Trabalho por Órgão e Unidade Orçamentária - Anexo 06 - Administração Direta

PARANA PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO AZUL Programa de Trabalho por Órgão e Unidade Orçamentária - Anexo 06 - Administração Direta Página 1 Órgão: 02 - SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Unidade Orçamentária: 01 - Chefia de Gabinete Operações Especiais 04 Administração 598.124,43 598.124,43 04.122 Administração Geral 598.124,43 598.124,43

Leia mais

Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o seu comportamento neste primeiro quadrimestre de 2018

Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o seu comportamento neste primeiro quadrimestre de 2018 Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o seu comportamento neste primeiro quadrimestre de 2018 1 Introdução O FPM, principal fonte de receita de grande parte dos Municípios brasileiros, tem apresentando

Leia mais

A SITUAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM (Estudo Técnico nº 126) François E. J. de Bremaeker

A SITUAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM (Estudo Técnico nº 126) François E. J. de Bremaeker A SITUAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM 2010 (Estudo Técnico nº 126) François E. J. de Bremaeker Salvador, janeiro de 2011 2 A Associação Transparência Municipal (ATM) é uma instituição

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO MUNICÍPIO DE PONTE BRANCA GABINETE DO PREFEITO. LEI N 499/2013 DE 12 DE dezembro DE 2013

ESTADO DE MATO GROSSO MUNICÍPIO DE PONTE BRANCA GABINETE DO PREFEITO. LEI N 499/2013 DE 12 DE dezembro DE 2013 LEI N 499/2013 DE 12 DE dezembro DE 2013 Estima a receita e fixa a despesa do Município de Ponte Branca para o exercício de 2.014,-LOA e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Ponte Branca - MT,

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: 1 QUINTA-FEIRA 27 DE DEZEMBRO DE 2018 ANO II Nº 267 municipiodigital.com.br/prefeitura/ba/caem Diário Oficial Prefeitura Municipal de Caém RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Leia mais

O FORTALECIMENTO DAS FINANÇAS

O FORTALECIMENTO DAS FINANÇAS SEMINÁRIO PARA PREFEITOS DO MATO GROSSO Cuiabá junho de 2010 O FORTALECIMENTO DAS FINANÇAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor do Observatório de Informações

Leia mais

Justiça fiscal para os Municípios

Justiça fiscal para os Municípios Justiça fiscal para os Municípios Uma Proposta de Emenda Constitucional Uma forma de minimizar a penúria financeira dos Municípios e de estabelecer uma maior justiça fiscal seria: A) ressarcir os Municípios

Leia mais

O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EM NÍVEL MUNICIPAL NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2010

O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EM NÍVEL MUNICIPAL NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2010 O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EM NÍVEL MUNICIPAL NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2010 (Estudo Técnico nº 128) François E. J. de Bremaeker Salvador, fevereiro de 2011 2 A Associação Transparência Municipal (ATM) é

Leia mais

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA ALTERAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE REPARTIÇÃO DO ICMS NAS FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Consultor da DOM

Leia mais

Lei de Diretrizes Orçamentárias. Lei Orçamentária Anual

Lei de Diretrizes Orçamentárias. Lei Orçamentária Anual Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei Orçamentária Anual 2017 Constituição Federal Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual II - as diretrizes orçamentárias III

Leia mais

Receitas próprias Variação (%) União ,2% Estados ,8% Municípios* ,2%

Receitas próprias Variação (%) União ,2% Estados ,8% Municípios* ,2% OS MUNICÍPIOS E A CRISE RESUMO A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma série de estudos com o objetivos de verificar a situação das prefeituras diante da crise econômica, e os principais

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO MUNICÍPIO DE PONTE BRANCA GABINETE DA PREFEITA

ESTADO DE MATO GROSSO MUNICÍPIO DE PONTE BRANCA GABINETE DA PREFEITA LEI Nº 470/2012 - DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012. Estima a receita e fixa a despesa do Município de Ponte Branca para o exercício de 2.013, e dá outras providências. O Povo do Município de Ponte Branca, neste

Leia mais

Financiamento do SUS. Financiamento da ESF

Financiamento do SUS. Financiamento da ESF Financiamento do SUS Financiamento da ESF FINANCIAMENTO DO SUS SITE DE ACESSO: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/siops/mais-sobresiops/5976-financiamento-do-sus FINANCIAMENTO

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) IBAM INTRUMENTOS LEGAIS DE JUSTIÇA

Leia mais

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO PPA - Exercício - RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE Órgão

Leia mais

CARGA TRIBUTÁRIA: PERCEPÇÃO vs. REALIDADE

CARGA TRIBUTÁRIA: PERCEPÇÃO vs. REALIDADE CARGA TRIBUTÁRIA: PERCEPÇÃO vs. REALIDADE Porto Alegre, 13 de agosto 2013 Quanto você paga em tributos? Você conhece todos os tributos do seu dia-a-dia? Você está satisfeito com o retorno dos tributos?

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

TIPOS DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS

TIPOS DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS CÓDIGO DA SUB- CÓDIGO DA SUB- CORPO LEGISLATIVO 01.01.01.00 LEGISLATIVA 1 ACAO LEGISLATIVA 31 PROCESSO LEGISLATIVO CÓDIGO DO 1.001 MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS CÓDIGO DO 2.001 592.100,00 627.626,00

Leia mais

OS LIMITES DAS DESPESAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS EM 2008

OS LIMITES DAS DESPESAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS EM 2008 OS LIMITES DAS DESPESAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS EM 2008 (Estudo Técnico nº 101) François E. J. de Bremaeker Salvador, fevereiro de 2010 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma associação civil de direito

Leia mais

COMO CURITIBA CONSEGUIU EQUILIBRAR AS CONTAS E TRAÇAR UM CAMINHO DE SUSTENTABILIDADE NOS GASTOS PÚBLICOS.

COMO CURITIBA CONSEGUIU EQUILIBRAR AS CONTAS E TRAÇAR UM CAMINHO DE SUSTENTABILIDADE NOS GASTOS PÚBLICOS. COMO CURITIBA CONSEGUIU EQUILIBRAR AS CONTAS E TRAÇAR UM CAMINHO DE SUSTENTABILIDADE NOS GASTOS PÚBLICOS. No início de 2017, a Prefeitura de Curitiba apresentava um quadro financeiro e orçamentário extremamente

Leia mais

A POLÍTICA DE FUNDOS PARA A EDUCAÇÃO E O IMPACTO NAS FINANÇAS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS

A POLÍTICA DE FUNDOS PARA A EDUCAÇÃO E O IMPACTO NAS FINANÇAS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS A POLÍTICA DE FUNDOS PARA A EDUCAÇÃO E O IMPACTO NAS FINANÇAS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS (Estudo Técnico nº 109) François E. J. de Bremaeker Salvador, setembro de 2010 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

Leia mais

Prefeitura Municipal de Olindina publica:

Prefeitura Municipal de Olindina publica: Prefeitura Municipal de Olindina 1 Terça-feira Ano Nº 2280 Prefeitura Municipal de Olindina publica: Lei Nº292 de -Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Olindina para o exercício financeiro

Leia mais