Planejar projetos com o uso da metodologia PMC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejar projetos com o uso da metodologia PMC"

Transcrição

1 Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Especialização em Gestão de Projetos Turma de setembro de 2014 Planejar projetos com o uso da metodologia PMC Ana Paula Assis da Costa RESUMO Atualmente há um número crescente de empresas nascentes de tecnologia da informação que tem como principais características lidar com negócios de extrema incerteza e altamente mutáveis. Nesse contexto, essas empresas não dedicam muitas horas do seu tempo disponível planejando projetos. Tempo é dinheiro e dinheiro é um recurso escasso no universo das Startups de TI que quase sempre precisam de investidores para patrocinar os seus projetos. O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da metodologia Project Model Canvas (PMC) assim como os benefícios da adoção dessa metodologia em Startups brasileiras. Palavras-chave: Startup. Planejamento de projetos. Project Model Canvas. 1 INTRODUÇÃO Há uma quantidade enorme de definições do termo startup. O que os investidores chamam de startup? Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza (GITAHY, 2010). Ries (2012) discorre sobre como criar novos negócios de forma ágil, com baixos custos e orientado às necessidades dos seus clientes. Ao utilizar a metodologia presente nesse livro, o empreendedor terá noções de como desenvolver um produto que realmente atenda às necessidades do seu cliente.

2 Pesce (2012) escreve sobre o livro A startup enxuta e apresenta alguns dos conceitos presentes em Ries (2012) como: a) Aprendizados validados: as startups vivem em circunstâncias de incerteza extrema. A quantidade de suposições ao redor do que funcionará é absurda. Então, esteja pronto para cometer muitos erros. Errar não tem problema, desde que gere um conhecimento que pode ser aplicado para melhorar a sua empresa e acelerá-la na direção positiva. Esses são chamados de aprendizados validados. b) O ciclo do Construa Meça- Aprenda : determine uma hipótese sobre seu produto; decida quais informações são necessárias para validar essa hipótese; construa o mínimo possível para agregar essas informações; tire conclusões baseadas nos dados reunidos. c) Mínimo produto viável: é a versão de um produto que permite agregar o máximo de aprendizado validado com o menor esforço, de acordo com Ries. Por exemplo, o site de compra coletiva Groupon começou como um blog. Cada post era uma oferta, os cupons eram feitos com um gerador de PDF e enviados para lotes de s no fim do dia. Dessa forma, os fundadores puderam validar que os clientes estavam interessados nas ofertas e decidiram continuar a criar o produto de uma maneira escalável. d) Pivô: na caminhada para validar as hipóteses, é muito provável que você perceba que o rumo da sua empresa precisará de algumas correções. Essas correções chamam-se pivôs. Talvez seja preciso mudar o segmento de clientes, o modelo de negócio, a plataforma ou até mesmo a combinação desses e de outros aspectos. Em geral, quanto mais cedo você perceber que um pivô é necessário, maiores as chances de você gerar uma mudança bem-sucedida. Pesce (2012) escreve sobre o livro The Four Steps to the Epiphany e apresenta os 4 momentos ou passos definidos por Steven Blank: a) Descoberta de clientes: descubra se há pessoas que querem o seu produto e que valor dão a ele; b) Validação de clientes: prove que é possível ter um ciclo de vendas sustentável. Isso acontece quando cada vez mais pessoas que experimentam o produto se tornam usuários ou compradores e você os monetiza de alguma maneira. O primeiro e o segundo passos juntos servem para validar a existência de um mercado para o seu produto; c) Criação de clientes: decida a estratégia para crescer a sua base de clientes; d) Construção da empresa: monte a estrutura da sua companhia, incluindo contratação de uma equipe capaz de escalar o negócio. Cukier (2013) informa que empresas nascentes de TI tem adotado mais intensamente metodologias ágeis tais como Scrum, XP e Lean.

3 Mas independentemente do momento em que as startups estejam é necessário que elas utilizem metodologias que possam trazer mais benefícios e agregar mais valores ao seu negócio e aos negócios de seus clientes. Cukier (2013) diz que agilidade não significa inexistência de técnicas de engenharia de software e de planejamento de projetos. 2 PRINCIPAIS CONCEITOS DA METODOLOGIA PMC O Project Model Canvas é uma metodologia para planejar projetos de forma visual e colaborativa. O projeto é planejado em uma folha A1 dividida em 13 blocos ou componentes (FINOCCHIO JUNIOR, 2013). FIGURA 1 Canvas com divisão dos blocos Fonte: FINOCCHIO JUNIOR, slide 04. Para preencher essa tela de fundo canvas em inglês são utilizados apenas post-its ou papéis adesivos. Esses post-its podem ser de tamanhos e de cores diferentes. É usual utilizar tamanhos maiores para definir blocos que requerem mais detalhes como o bloco de objetivo, enquanto é comum usar tamanhos menores para definir os requisitos do projeto. Um processo com quatro etapas e com ordem predeterminada deve ser seguido para a sua construção.

4 As quatro etapas da metodologia são as seguintes: a) Conceber: nessa etapa são respondidas as 6 perguntas fundamentais em sequencia determinada da esquerda para a direita. Os blocos na cor laranja receberão as respostas para a pergunta Por que?. Os blocos na cor roxa receberão as respostas para a pergunta O que?. Os blocos na cor branca receberão as respostas para a pergunta Quem?. Os blocos na cor azul receberão as respostas para a pergunta Como?. E os blocos na cor verde receberão as respostas para as perguntas Quando? e Quanto?. As respostas às perguntas feitas são escritas em post-its que são colados nos blocos correspondentes. FIGURA 2 Canvas com perguntas Fonte: FINOCCHIO JUNIOR, slide 05. Os componentes na cor laranja são definidos da seguinte forma: Justificativa: são os problemas e necessidades não atendidas atualmente ou oportunidades ainda não exploradas. Objetivo do Projeto: é aquilo que o projeto permitirá que seja alcançado ao utilizar todos os esforços e recursos disponíveis. Deve ser escrito no formato SMART (sigla que deriva das iniciais de cinco palavras em inglês que

5 significam Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e Delimitado no Tempo). Benefícios: são as melhorias e o valor agregado que o projeto produzirá. Devem ser quantificáveis e poderão ser mensurados após finalização do projeto com o intuito de verificar se o projeto teve êxito. Os componentes na cor roxa são definidos da seguinte forma: Produto: é o que será entregue ao Cliente no final do projeto. Pode ser um produto, um serviço ou um resultado. Requisitos: são as informações de alto nível que o Cliente passa para a Equipe do Projeto sobre o comportamento, funções, qualidade, desempenho e confiabilidade que o produto deverá possuir. É comum colocar os post-its de requisitos mais prioritários no topo do bloco. Os componentes na cor branca são definidos da seguinte forma: Stakeholders externos: são todas as pessoas ou organizações envolvidas ou afetadas pelo projeto e que não trabalham nele; ou Fatores externos: são os fatores que de alguma maneira poderão afetar o planejamento do projeto de maneira significativa. Os stakeholders ou fatores externos devem ser monitorados pelo Gerente do Projeto. Equipe: são todas as pessoas que trabalham no projeto ou fazem entrega para ele. A equipe deve ser controlada pelo Gerente do Projeto ou receber influência do Gerente do Projeto. Os componentes na cor azul são definidos da seguinte forma: Premissas: são suposições dadas como certas no plano do projeto sobre componentes que não estão sob o controle e a influência do Gerente do Projeto. As premissas quando aprovadas pelos Stakeholders, protegem o Gerente do Projeto e garantem que as promessas de tempo e de custo só serão consideradas se as premissas valerem e forem verdadeiras. Grupo de Entregas: são as partes menores que, uma vez integradas, garantirão que o projeto seja concluído. Elas são palpáveis, mensuráveis e verificáveis. Especialistas podem participar da Equipe do Projeto e contribuir sobremaneira para a identificação dessas entregas. Não devem ser identificadas muitas entregas e sim as mais relevantes para que os Stakeholders tenham uma noção lógica do projeto. Na hora de identificar essas entregas deve-se simplificar, agrupar entregas pequenas em entregas maiores e organizar grupos de entregas.

6 Restrições: são limitações impostas, originadas tanto dos Stakeholders quanto da Equipe do Projeto, que diminuem a liberdade dos membros da equipe para realizar o seu trabalho. Elas devem ser analisadas e respondidas à tempo com soluções viáveis que contribuam para a continuidade do projeto. Para identifica-las no projeto basta que se faça a pergunta: por que não se pode entregar o trabalho antes? Ao responder a essa pergunta tem-se uma ou mais restrições identificadas. Uma restrição bem formulada deve: ser específica, quantificável (quando possível), indicar quem por ela é limitado e indicar quem impõem a restrição. Os componentes na cor verde são definidos da seguinte forma: Riscos: são as incertezas que efetivamente podem afetar os objetivos do projeto. Uma vez identificados, eles deverão ser gerenciados para proteger os objetivos do projeto. Eles podem ser positivos e assim serem chamados de oportunidades; ou negativos e assim receberem a denominação de ameaças. Devem ser identificados tanto os riscos globais do projeto quanto os riscos específicos do projeto. O processo de gerenciamento de riscos prevê as seguintes etapas: identificação, avaliação e destaque para os mais relevantes, desenvolvimento de respostas para os riscos mais relevantes e implantação dessas respostas. Para o risco global do projeto deve-se utilizar uma tabela para categorizar e avaliar os riscos do projeto. Em um post-it grande coloca-se apenas as categorias de riscos do projeto que são mais relevantes. O post-it receberá esses riscos e a classificação do nível de risco global será igual ao resultado da classificação da categoria de maior relevância. Os riscos específicos do projeto devem ser descritos segundo o formato Causa Risco Efeito. Eles devem ser identificados ao examinar ou analisar os componentes do Canvas até então definidos. Apenas os riscos específicos mais relevantes deverão ser colocados em post-its. Na base desses post-its devem ser informados a probabilidade de ocorrência e o grau de impacto do risco identificado. Linha do Tempo: não representa uma precisão absoluta de quando as entregas serão feitas para o Cliente. É definida através do julgamento das pessoas que estão elaborando o canvas. São assumidas datas de compromisso das entregas. Uma boa estratégia a ser seguida é dividir a linha do tempo do projeto em 4 partes iguais (entre a data de início do projeto e de término do projeto), reordenar os grupos de entrega numa sequencia de liberação e colar post-its pequenos em cada uma das partes da linha do tempo para indicar quando cada entrega será disponibilizada.

7 Custos: são estimados por grupos de entrega em ordens de grandeza. É adicionada ao custo total do projeto uma reserva proporcional ao risco do projeto. Quanto maior o risco maior essa reserva de contingência. Para simplificar pode decompor os custos em outros elementos menores como trabalho, material e contratação. Isso não é mandatório, podem ser definidos outros elementos que não esses, segundo as especificidades do projeto ou mesmo da cultura organizacional. b) Integrar: nessa etapa é checado se há consistência entre os blocos do canvas. A metodologia PMC fornece um Protocolo de Integração que é um conjunto de verificações predeterminadas e que são feitas numa sequencia coesiva. São 8 os passos desse protocolo: Passo 1: os pontos mencionados nas justificativas são sanados? Passo 2: o objetivo se revela suficiente e necessário? Passo 3: todos os requisitos têm dono e definem o produto? Passo 4: estão subordinados ao projeto aqueles que precisam estar? Passo 5: objetivemos convergência formulando premissas válidas? Passo 6: as limitações aplicáveis ao trabalho estão identificadas na forma de restrições? Passo 7: os riscos cobrem o que já sabemos do projeto e vislumbram, ao mesmo tempo, o que ainda não sabemos? Passo 8: o cronograma e o orçamento estão orientados por entregas? c) Resolver: nessa etapa é identificado se há indefinições, falta de informação ou contradições no projeto. A qualquer tipo de problema como esses apresentados, dáse o nome de nó. O nó nada mais é que um ponto que estrangula o planejamento dali para adiante e que, portanto, precisa ser desatado para restaurar o fluxo de informações do projeto. A etapa de resolução do projeto é realizada seguindo o mesmo fluxo do trabalho da etapa de concepção, respeitando a ordem das questões fundamentais. Ao ler e analisar o projeto nessa sequencia as pessoas envolvidas na construção do canvas perceberão os problemas e para isso terão que seguir passos fundamentais para resolver o projeto. São 3 os passos de resolução de projetos: Identificar o nó: caracterizar bem qual é o problema que impede a concepção do projeto; Lição de casa: levar o problema para a organização e dar espaço para propostas; Alterar canvas: com a solução em mãos, avançar na concepção do plano.

8 d) Comunicar / Compartilhar: nessa etapa o plano do projeto visual estará disponível para as Partes Interessadas e poderá ser utilizado como entrada para a elaboração de outros documentos tais como cronogramas e apresentações do projeto. A equipe necessária para planejar o projeto através dessa metodologia deve ser formada por pelo menos um profissional que domine os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, por outra pessoa que conheça bastante do negócio a ser discutido e por outro integrante que contribua com críticas ao desenho de plano de projeto proposto. Vale à pena mesclar nessa equipe pessoas com mais experiência e pessoas com pouca experiência nos assuntos abordados de tal forma que o conhecimento seja compartilhado e que novas ideias possam surgir e ser aproveitadas no projeto. 3 BENEFÍCIOS DO USO DA METODOLOGIA EM STARTUPS BRASILEIRAS A empresa mineira Siteware possui em torno de 30 profissionais, 40 clientes e desenvolve projetos de gestão para os segmentos de saúde, mineração e varejo. Segundo Ladeira, para novos projetos eles utilizam o PMC. Já construíram um produto interno chamado MEETINGs que reuniu em torno de 20 profissionais da empresa. Os principais benefícios oferecidos pelo PMC apontados por ele foram: a) Melhoria da comunicação e do alinhamento de todos os envolvidos direta ou indiretamente com o projeto; b) Melhoria da qualidade do projeto e do produto após maiores contribuições das pessoas envolvidas; c) Plano em uma única folha de papel A1 facilitando a identificação de inconsistências e riscos do projeto que só poderiam ser visualizado tardiamente; d) Aderência ao PMBOK. Porém, salienta que o PMC não é uma ferramenta para a gestão de projetos e que, portanto, não pode ser utilizado para esse fim. Ele é a vitrine do projeto, mas o dia-a-dia, o que precisa ser feito, os reports do andamento do projeto, eventuais riscos e ações mitigadoras, o cronograma detalhado, etc. exigem o uso de outras ferramentas. (LADEIRA). Na entrevista do professor Finocchio, idealizador do Project Model Canvas, ele diz que É mais fácil pensar e planejar visualmente. E acrescenta que seu objetivo foi fornecer uma ferramenta prática para organizar as ideias, deixar claro os objetivos e fases e tornar todo o

9 processo compreensível rapidamente mesmo para quem não tem familiaridade com os conceitos de gerenciamento de projetos. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização da metodologia PMC é indicada mesmo para aquelas pessoas que não possuem fluência em gestão de projetos, pois os conceitos básicos, necessários para o preenchimento do canvas, são muito bem explicados. Finocchio (2014) apresenta vários exemplos que facilitam a assimilação desses conceitos. Além da etapa de concepção, as fases de integração, resolução e comunicação são; da mesma forma; bem explicadas e exemplificadas. O objetivo principal da metodologia que é, de forma colaborativa, ter o modelo mental do projeto em uma única folha pode ser conseguido com bastante rapidez. Isso não seria possível ao se elaborar um plano de projeto da forma clássica prevista no Guia PMBOK. Apesar disso, os adeptos ao seguimento das práticas previstas no Guia PMBOK podem ficar tranquilos pois o PMC é aderente a elas. Para ter um nível adequado de planejamento do projeto é necessário começar com o preenchimento da tela do PMC, mas isso não é o fim de tudo. O canvas passa a ser um documento de entrada para os processos presentes no PMBOK. As Startups brasileiras em busca por metodologias ágeis e de fácil uso podem encontrar na metodologia Project Model Canvas um ponto inicial para a descoberta das reais necessidades dos seus clientes, necessidades essas que poderão ser traduzidas em um projeto numa folha de papel A1. REFERÊNCIAS FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model Canvas: como conceber projetos em uma única página e transformá-los em agentes de inovação e convergência na organização. Slide Disponível em: < MODEL-CANVAS-APRESENTACAO.ppsx>. Acesso em: 17 set FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p. FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project Model Canvas: planejamento em uma folha!: compreendendo ambiente e necessidades para uma melhor estruturação do projeto. Revista Mundo PM, Curitiba, ano 9, n. 49, p , Entrevista concedida à Revista Mundo PM, a Iago Malachias. Disponível em: < Acesso em: 17 set GITAHY, Yuri. Afinal, o que é uma startup?. Exame.com, São Paulo. Entrevista concedida à Revista Exame, a Daniela Moreira. Disponível em: < Acesso em: 19 set

10 LADEIRA, Marcello. Re: Startup - Pesquisa de Metodologias de Gestão de Projetos [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <anapaula@gqsinformatica.com.br> em 18 set PESCE, Bel. A menina do vale: como o empreendedorismo pode mudar sua vida. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, p. RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, p. CUKIER, Daniel. Agile em Startups. InfoQ Brasil. Entrevista concedida à InfoQ Brasil, a Marcelo Cenerino. Disponível em: < Acesso em: 17 set

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar?

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar? O PROJECT MODEL CANVAS (www.pmcanvas.com.br) é uma ferramenta que permite que um projeto seja entendido no contexto dos aspectos Fundamentals da teoria de gerenciamento de projetos. A metodologia facilita

Leia mais

Coaching em Projetos 29/07/2015. Utilização do Project Model Canvas (PMC) no Planejamento de projetos. PMI e PMBOK

Coaching em Projetos 29/07/2015. Utilização do Project Model Canvas (PMC) no Planejamento de projetos. PMI e PMBOK PMI e PMBOK Coaching em Projetos Utilização do (PMC) no Planejamento de projetos PMI 1969 (EUA) 170 Países Certificações (CAPM, PMP,...) +- 370 mil PMP`s Capítulos (+ de 250) Project Management Body of

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

www.plathanus.com.br

www.plathanus.com.br www.plathanus.com.br A Plathanus Somos uma empresa com sede na Pedra Branca Palhoça/SC, especializada em consultoria e assessoria na criação e desenvolvimento de estruturas e ambientes especializados com

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Criando o Termo de Abertura III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Criando o Termo de Abertura III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Criando o Termo de Abertura III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto. Identificando as Partes Interessadas

Leia mais

Projeto de Sistemas I

Projeto de Sistemas I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Projeto de Sistemas I Professora: Kelly de Paula Cunha E-mail:kellypcsoares@ifsp.edu.br Requisitos: base para todo projeto, definindo o

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos

3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos 3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos Este capítulo tem como objetivo a apresentação das principais ferramentas e metodologias de gerenciamento de riscos em projetos, as etapas do projeto onde o processo

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS O termo metodologia não possui uma definição amplamente aceita, sendo entendido na maioria das vezes como um conjunto de passos e procedimentos que

Leia mais

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário ORIENTAÇÕES GERAIS Considerando que projeto deverá ser executado de agosto de 2012 a janeiro de 2013, avaliar a viabilidade de execução e finalização no prazo. Para preencher o formulário, observar as

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Definindo Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Explorando as Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projeto Entendendo como Projetos Acontecem

Leia mais

Como facilitar sua Gestão Empresarial

Como facilitar sua Gestão Empresarial Divulgação Portal METROCAMP Como facilitar sua Gestão Empresarial Aplique o CANVAS - montando o seu(!) Modelo de Gestão Empresarial de Werner Kugelmeier WWW.wkprisma.com.br Por que empresas precisam de

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lílian Simão Oliveira Contexto Gerentes lutam com projetos assustadores e com prazos finais difíceis de serem cumpridos Sistemas não satisfazem aos usuários Gastos

Leia mais

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em

Leia mais

Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Criação do Plano de Gerenciamento de Custos do Projeto Estimar os Custos Determinar

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

O que acontece antes do projeto começar?

O que acontece antes do projeto começar? O que acontece antes do projeto começar? Selecionar o projeto com base no alinhamento estratégico e retorno para o negócio Identificar necessidades do negócio e oportunidades que serão atendidas pelo projeto

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Nome da Empresa. <Nome do Projeto> Plano de Desenvolvimento de Software. Versão <1.0>

Nome da Empresa. <Nome do Projeto> Plano de Desenvolvimento de Software. Versão <1.0> Nome da Empresa Plano de Desenvolvimento de Software Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 2/7 Índice Analítico 1. Objetivo

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) PMI O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? O PMBoK Guide 3º Edition (2004) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da área de gerenciamento de projetos, além de fornecer uma

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento

Leia mais

Programa. Erro Zero Atraso Zero

Programa. Erro Zero Atraso Zero Programa Erro Zero Atraso Zero Introdução O caso de sucesso da Fatto Soluções Contábeis em parceria com o Nibo A Fatto iniciou suas atividades em 2012 e, desde o início, tinha como objetivo oferecer um

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

O Guia Passo-a-Passo para IMPLANTAR. Em seu próprio Projeto

O Guia Passo-a-Passo para IMPLANTAR. Em seu próprio Projeto O Guia Passo-a-Passo para IMPLANTAR Em seu próprio Projeto Aprenda como Agilizar seu Projeto! A grande parte dos profissionais que tomam a decisão de implantar o Scrum em seus projetos normalmente tem

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS E PLANOS DE CONTINGÊNCIA Professor: Hêlbert A Continuidade de Negócios tem como base a Segurança Organizacional e tem por objeto promover a proteção

Leia mais

FAQ Escrita de Cases

FAQ Escrita de Cases FAQ Escrita de Cases 1. Sobre o que escrever um case e com qual foco? Sua EJ poderá escrever cases de sucesso ou insucesso que tenha trazido muito aprendizado e superação, ou seja, cases distintos da realidade

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software

Desenvolvimento Ágil de Software Desenvolvimento Ágil de Software Métodos ágeis (Sommerville) As empresas operam em um ambiente global, com mudanças rápidas. Softwares fazem parte de quase todas as operações de negócios. O desenvolvimento

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Processos de Desenvolvimento de Software

Processos de Desenvolvimento de Software Processos de Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Requisitos de Software. Teresa Maciel DEINFO/UFRPE

Requisitos de Software. Teresa Maciel DEINFO/UFRPE Requisitos de Software Teresa Maciel DEINFO/UFRPE 1 Requisito de Software Características que o produto de software deverá apresentar para atender às necessidades e expectativas do cliente. 2 Requisito

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

PRIMAVERA RISK ANALYSIS

PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRINCIPAIS RECURSOS Guia de análise de risco Verificação de programação Risco rápido em modelo Assistente de registro de riscos Registro de riscos Análise de riscos PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Monitoramento e Controle de Riscos. Monitoramento e Controle de Riscos. Monitoramento e Controle de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Monitoramento e Controle de Riscos. Monitoramento e Controle de Riscos. Monitoramento e Controle de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Parte 8 Leandro Loss, Dr. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Análise de Quantitativa Qualitativa Medidas de tratamento

Leia mais

Guia para RFP de Outsourcing

Guia para RFP de Outsourcing O processo de condução de uma cotação de serviços de TI, normalmente denominada RFP (do Inglês Request For Proposal), é um processo complexo e que necessita ser feito com critério e cuidados. Muitas vezes

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto. Identificando as Partes Interessadas no Projeto.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM Peterson Vieira Salme 1, Claudete Werner 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil petersonsalme@gmail.com, claudete@unipar.br

Leia mais

Como facilitar a sua Carreira

Como facilitar a sua Carreira Divulgação Portal METROCAMP Como facilitar a sua Carreira Aplique o CANVAS - montando o seu(!) Modelo de Gestão VOCÊ de Werner Kugelmeier WWW.wkprisma.com.br Por que alguns profissionais fazem carreira

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Programa 1. Conceitos básicos do PMBOK. 2. Gerenciamento do ciclo de vida do sistema: determinação dos requisitos, projeto

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza O PROJETO DE PESQUISA Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Escolher um tema de pesquisa Por onde começar? Ler para aprender Estrutura do Projeto de Pesquisa A Definição

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Processo de Abertura de Projetosescritorio. Bizagi Process Modeler

Processo de Abertura de Projetosescritorio. Bizagi Process Modeler Processo de Abertura de Projetosescritorio Bizagi Process Modeler Índice PROCESSO DE ABERTURA DE PROJETOS-ESCRITORIO...1 BIZAGI PROCESS MODELER...1 1 PROCESSO DE ABERTURA DE PROJETOS...5 1.1 PROCESSO

Leia mais

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP.

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP. Cursos: Sistemas de Informação Disciplina: Administração ADM Prof. Jarbas Avaliação: Prova B1, 5º/6º semestres Data: 27/09/2010 Nome: Gabarito RA: Assinatura: Turma: 1) Segundo as afirmações a seguir,

Leia mais

Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Um Guia de Visão Geral

Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Um Guia de Visão Geral Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Um Guia de Visão Geral Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Na Watson, reconhecemos que o sucesso global da nossa Empresa é impulsionado pelo compromisso de

Leia mais

Como internacionalizar Marketing e Vendas

Como internacionalizar Marketing e Vendas Divulgação Portal METROCAMP Como internacionalizar Marketing e Vendas Aplique o CANVAS - montando o seu(!) Modelo de Internacionalização de Marketing e Vendas de Werner Kugelmeier WWW.wkprisma.com.br Por

Leia mais

Tema Nº 1 Introdução aos Conceitos e suas Aplicações

Tema Nº 1 Introdução aos Conceitos e suas Aplicações Tema Nº 1 Introdução aos Conceitos e suas Aplicações O objetivo desse Curso é refletir e trabalhar com você sobre os conceitos mais importantes da atividade empreendedora. Você conhecerá as principais

Leia mais

Como maximizar a Lucratividade

Como maximizar a Lucratividade Divulgação Portal METROCAMP Como maximizar a Lucratividade Aplique o CANVAS - montando o seu(!) Modelo de Gestão de Resultados de Werner Kugelmeier WWW.wkprisma.com.br Você quer maximizar a lucratividade

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais