Critérios de avaliação 6. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critérios de avaliação 6. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0"

Transcrição

1 Critérios de avaliação 6. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as histórias em quadrinhos de modo a constatar de que maneira as ações são representadas pelos desenhos e pelas palavras. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Reconhecer no texto características do gênero textual história em quadrinhos. Interpretar expressões dos diferentes dialetos do Brasil empregadas nos textos. Identificar as marcas da oralidade presentes no texto e substituí-las por expressões da norma padrão. Interpretar o efeito de sentido do tempo em que se expressa a ação verbal. Justificar a acentuação de palavras em que há ditongo. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Empregar as expressões para mim / para eu conforme a estrutura do texto. Refletir a respeito do papel dos pronomes indefinidos no texto. Justificar o emprego dos pronomes demonstrativos em textos. Demonstrar o domínio da aplicação dos pronomes demonstrativos, indefinidos e interrogativos em textos. Identificar o sentido que as expressões prepositivas estabelecem no texto. Substituir expressões prepositivas no texto, de modo a reconhecer as diferenças de sentido. Analisar a coerência temporal no discurso, observando o tempo em que estão empregadas as ações verbais. Construir frases, empregando as ações verbais nos três diferentes tempos do modo indicativo. Avaliação 3 Data: vide calendário Valor: 6,0 Produzir histórias em quadrinhos, representando as personagens e ações por meio dos desenhos, palavras, onomatopeias e diferentes tipos de balões. Empregar a estrutura mais adequada à intenção comunicativa das histórias em quadrinhos. Produzir textos com unidade de sentido, progressão temática e informações não contraditórias. Atribuir título coerente com o tema abordado na produção de texto. Escrever com coesão e coerência, respeitando o tema proposto. Empregar os sinais de pontuação, reconhecendo sua função na produção de textos diversos. Escrever segundo as normas ortográficas. Empregar estratégias próprias da escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e cuidar da apresentação.

2 Avaliação Literária Data: vide calendário Valor: 3,0 Criar sistemática de leitura na rotina diária. Realizar a leitura integral do livro literário, buscando compreender os elementos que o compõem, as ideias e o gênero em questão. Responder a perguntas sobre a essência das obras lidas. Interpretar a mensagem dos textos lidos, reconhecendo o assunto abordado, o tema explorado, as ideias principais e as ideias secundárias. Interpretar o sentido de palavras e expressões com base no contexto textual e/ou consultando fontes de informação. Respeitar a data marcada para a execução do trabalho e/ou da avaliação. Matemática Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Resolver multiplicações de frações empregando, se possível, a técnica do cancelamento. Dividir frações por outras frações. Resolver problemas que envolvam uma ou mais operações com frações. Aplicar operações com frações na resolução de expressões numéricas. Adicionar um número decimal a outro número decimal ou a um número natural. Subtrair um número decimal de um número natural e/ou vice-versa. Subtrair um número decimal de outro número decimal. Resolver problemas que envolvam uma ou mais operações com números decimais. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Multiplicar um número decimal por outro decimal. Dividir um número decimal por outro número decimal. Dividir um número natural por outro número natural com quociente decimal. Resolver problemas que envolvam uma ou mais operações com números decimais. Resolver problemas que envolvam o cálculo de porcentagem. Relacionar frações, números decimais e porcentagens entre si. Calcular o perímetro de um polígono. Interpretar gráficos estatísticos atuais.

3 história Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 8,0 Identificar as origens da civilização romana. Reconhecer a organização da sociedade romana no período monárquico. Relatar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os patrícios. Reconhecer a expansão romana durante o período republicano e suas consequências. Explicar os principais problemas relacionados a terra na República Romana. Elencar as principais causas da crise da República Romana. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Explicar a prática do pão e circo instituída pelo Império Romano. Caracterizar a Paz Romana e suas consequências para o desenvolvimento econômico de Roma. Constatar como o Cristianismo teve a sua expansão a partir do mundo romano. Identificar as principais características da crise do Império Romano. Reconhecer o processo histórico da divisão do mundo romano em Oriental e Ocidental. Caracterizar a organização política de Bizâncio. ENSINO RELIGIOSO Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Explicar como o estudo, a reflexão e a interpretação dos Textos Sagrados auxiliam a comunidade a vivenciar melhor os ensinamentos das Tradições Religiosas. Descrever a finalidade dos Textos Sagrados para as Tradições Religiosas. Demonstrar conhecimento sobre a maneira como os Textos Sagrados são utilizados nas Tradições Religiosas do Xintoísmo, do Judaísmo, do Hinduísmo, do Cristianismo e do Islamismo.

4 geografia Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 8,0 Compreender as constantes modificações nas paisagens da Terra e as causas desses processos. Caracterizar a estrutura interna da Terra. Caracterizar a superfície terrestre. Demonstrar compreensão a respeito da teoria da deriva continental e da tectônica de placas. Identificar as principais placas tectônicas da Terra. Caracterizar os três principais movimentos tectônicos e suas possíveis consequências. Identificar os diferentes tipos de rochas da Terra e classificá-las quanto ao processo de formação. Reconhecer os agentes modificadores do relevo terrestre, distinguindo suas formas de atuação. Identificar e caracterizar as principais formas do relevo terrestre e sua continuidade em áreas submarinas. Constatar a influência dos relevos continental e oceânico em nosso dia a dia. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Caracterizar fisicamente os oceanos do planeta e reconhecer a sua importância ambiental e seu aproveitamento econômico. Identificar as principais características e movimentos das águas marinhas. Constatar a importância das águas continentais e identificar tipos de reservatórios e seu aproveitamento econômico. Caracterizar os tipos de rios com base no regime de suas águas e no relevo que percorrem. Aplicar o conceito de bacia hidrográfica. Demonstrar entendimento quanto ao que são as águas subterrâneas. Identificar fontes de poluição das águas continentais e oceânicas. Diferenciar tempo de clima. Expressar entendimento a respeito da atuação dos fatores de variação da temperatura da atmosfera. Constatar problemáticas ambientais relacionadas à atmosfera. ciências Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 8,0 Identificar os gases componentes do ar atmosférico, bem como a importância de cada um deles. Reconhecer as propriedades do ar. Caracterizar a camada de ozônio, bem como sua importância e as consequências de sua destruição. Relacionar a pressão do ar com a altitude. Compreender os efeitos da pressão do ar sobre os seres vivos. Demonstrar conhecimento sobre doenças relacionadas ao ar contaminado (enfoque em meningite, sarampo, varicela e caxumba), bem como sobre medidas preventivas. Mostrar conhecimento sobre como ocorre o efeito estufa. Especificar as consequências do aquecimento global para a vida na Terra.

5 Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Explicar o processo de formação do solo. Reconhecer diferentes tipos de solos. Identificar os componentes que formam os solos e a importância de cada um deles. Explicar as causas da poluição e da contaminação do solo. Demonstrar conhecimento sobre doenças relacionadas ao solo contaminado (enfoque em ancilostomose, tétano, bicho-de-pé e bicho-geográfico), bem como medidas preventivas. Explicar as possíveis destinações para o lixo, bem como suas vantagens e desvantagens. Apontar medidas domésticas de destinação do lixo, a fim de contribuir com a sustentabilidade. Demonstrar compreensão a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, identificando formas de diminuir a quantidade de lixo produzida pelos seres humanos. ARTE Demonstrar conhecimento sobre os artistas em estudo (Claude Monet e Vincent van Gogh) e suas principais obras e produções, bem como sobre suas influências e histórias. Reconhecer e classificar o gênero paisagem. Relacionar os artistas em estudo assim como suas obras e produções a outros artistas de diferentes épocas. Reconhecer e traçar linhas observando o tipo, a espessura, a direção e o traçado. Aplicar formas figurativas e/ou abstratas em trabalhos artísticos. Identificar e aplicar 1.º, 2.º e 3.º planos em composições bidimensionais. Empregar sobreposição nas composições bidimensionais. Aplicar policromia em trabalhos pessoais. Realizar uma escala cromática. Conhecer e aplicar as texturas tátil, gráfica e visual em trabalhos pessoais. Empregar noções de representação em perspectiva. Compor um trabalho dispondo, de forma harmônica, os elementos da linguagem visual. Reconhecer composições com figura e fundo e aplicar esse conceito em composições. Conhecer os elementos musicais melodia, harmonia e ritmo. Discriminar auditivamente variados sons de fontes naturais e culturais. Demonstrar conhecimento, por meio de diferentes procedimentos, das qualidades plásticas dos diversos materiais e suportes aplicados em produções plásticas. Reconhecer e aplicar a colagem como forma de expressão plástica. Empregar a técnica do desenho como forma de expressão. Empregar a técnica da pintura como forma de expressão. Realizar trabalhos artísticos conforme o tema e a técnica propostos. Realizar trabalhos artísticos tendo cuidado com o acabamento. Atividades processuais Valor: 6,0. Produção plástica Valor: 4,0.

6 EDUCAÇÃO FÍSICA Realizar atividades de aquecimento. BASQUETE Desenvolver os fundamentos básicos do basquetebol: passe, drible, recepção e arremesso. Segurar e receber a bola de modo correto. Executar o drible e o manejo de bola. Executar o gesto técnico do passe de peito, passe picado, ombro, por cima da cabeça e gancho. Participar do sistema de jogo 3x3, utilizando a marcação individual. Compreender os sinais oficiais de arbitragem durante a prática do jogo. Reconhecer os fundamentos e as regras do basquetebol em situações escolares e sociais. ATIVIDADES ALTERNATIVAS Demonstrar conhecimento e realizar os fundamentos da atividade complementar escolhida/ realizada. Compreender as regras da atividade complementar escolhida/realizada. Reconhecer os fundamentos e as regras da modalidade trabalhada em situações escolares e sociais. QUALIDADE DE VIDA Identificar fatores referentes à ética no meio esportivo e suas inter-relações fair play filosofia Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Diferenciar os valores humanos dos valores materiais, conforme a análise filosófica. Conceituar o termo valor de acordo com a análise filosófica. Argumentar, de acordo com a análise filosófica, sobre a origem dos valores humanos. Argumentar sobre a finalidade da ética na sociedade. Demonstrar compreensão do conceito de felicidade de acordo com o pensamento de Epicuro. Demonstrar compreensão do conceito de virtude de acordo com o pensamento aristotélico.

7 INGLÊS Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6.0 Identificar e/ou empregar apropriadamente o presente simples dos verbos, nas diferentes formas. Expressar compreensão e/ou descrever a rotina diária, empregando corretamente as horas. Empregar corretamente as preposições de tempo. Reconhecer e/ou empregar adequadamente os diferentes períodos do dia. Formular perguntas e/ou respostas sobre atividades rotineiras, empregando as Wh-words. Empregar corretamente os auxiliares do e does. Identificar as áreas de conhecimento que fazem parte da realidade dos alunos brasileiros e estrangeiros. Expressar preferência, empregando os verbos like/don t like, love e hate. Ler e interpretar textos sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Avaliação 2 - Listening Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1.5 Identificar e/ou empregar o presente simples com os advérbios e/ou expressões de frequência. Perguntar e responder sobre hábitos diários, utilizando a expressão how often. Expressar compreensão de diálogos e/ou textos falados sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Avaliação 3 - Speaking Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1.5 Reconhecer e/ou nomear adequadamente os diferentes períodos do dia. Expressar compreensão e/ou descrever a rotina diária, empregando corretamente as horas. Comunicar-se oralmente acerca dos temas trabalhados. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Observação Geral Além das avaliações 1 e 2, marcadas no calendário, serão realizadas, no decorrer do trimestre, as avaliações processuais, em todas as disciplinas, cujas datas e critérios serão estabelecidas pelo(a) professor(a). Esses critérios deverão ser registrados no caderno ou na agenda para a sua orientação e acompanhamento.

8

Critérios de avaliação 5.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 5.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 5.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto.

Leia mais

Critérios de avaliação 6. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 6. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 6. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto

Leia mais

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 5. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões,

Leia mais

Critérios de avaliação 6. o ano

Critérios de avaliação 6. o ano Critérios de avaliação 6. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões,

Leia mais

Critérios de avaliação 5. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 5. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 5. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no

Leia mais

Critérios de avaliação 7.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 7.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 7.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com

Leia mais

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 5. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Língua Portuguesa Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões,

Leia mais

Critérios de avaliação 7. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 7. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 7. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto

Leia mais

Critérios de avaliação 7. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 7. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 7. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas

Leia mais

Critérios de avaliação 8.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 8.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 8.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com

Leia mais

Critérios de avaliação 8. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 8. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Artigo Pronomes pessoais e de tratamento. Pronomes possessivos, demonstrativo, indefinidos e interrogativos. Páginas 152 a

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 05/12/2016 O QUE ESTUDAR? 1. Pronomes (possesivos,demostrativos, indefinidos e interrogativos.) 2.formas nominais 3. verbo 1. Livro págs.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º trimestre Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 DDGênero textual: CONTO DE FADAS DDCompreender e interpretar as ideias do texto. DDInterpretar o sentido

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação ENSINO FUNDAMENTAL II 6.º ANO 2018 SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA... 3 MATEMÁTICA... 30 HISTÓRIA... 38 GEOGRAFIA... 42 CIÊNCIAS... 47 ENSINO RELIGIOSO... 52 EDUCAÇÃO FÍSICA... 56 ARTE...

Leia mais

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL 2014 Língua Portuguesa 1.º semestre 7.º ano Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise

Leia mais

Prova Final - 6º ano A e B

Prova Final - 6º ano A e B Prova Final - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 13/12/2017 O QUE ESTUDAR? Artigo Adjetivo Páginas 152 a 154. Páginas 91 a 93 Compreender o que é um artigo. Identificar artigos definidos e indefinidos.

Leia mais

Língua Portuguesa Língua Portuguesa

Língua Portuguesa Língua Portuguesa Critérios de avaliação 7. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Relacionar as ideias explícitas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º trimestre Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 DDGênero textual: CONTO DE ASSOMBRAÇÃO DDCompreender e interpretar as ideias do texto. DDInterpretar

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO DATA Componente Curricular 1 a SEMANA 03/12 (sábado) 05/12 (2ª feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira)

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 6º ano. Ciências

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 6º ano. Ciências 6º ano Ciências Terra e Universo Universo e Sistema Solar A Origem do Universo e a formação do Sistema solar; O Sol; Planetas e satélites naturais; Asteroides e estrelas cadentes; Cometas; Os planetas

Leia mais

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E INTERPRETAÇÃO o Textos narrativos PRODUÇÃO ESCRITA o Narrativas ASPECTOS DA LINGUAGEM o Substantivo Classificação

Leia mais

6 o ANO Horário: das 7h15 às 12h10

6 o ANO Horário: das 7h15 às 12h10 02 C A M RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 1 a PROVA CIÊNCIAS DATA: 07/12/2017 Solo Capítulo 15 O solo Capítulo 16 Degradação e recuperação do solo Capítulo 17 O manuseio e a destinação do lixo Capítulo 18 Solo

Leia mais

Prova Final - 6º ano A e B

Prova Final - 6º ano A e B Prova Final - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 14/12/16 O QUE ESTUDAR? 1. Flexão do Sustantivo 1.1.Determinantes do Substantivo 2. Adjetivo 1. Livro págs. 60 á 62 1.1. Livro págs. 86 á 87 1.2.Atividades

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 6º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação 6º Ano Língua Portuguesa Classes gramaticais: - substantivo (plurais do substantivo); - adjetivo (e suas locuções); - artigo (definido e indefinido); - verbo (conjugação, locução verbal e formas nominais do verbo);

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

Avaliação de Exame Final e Avaliação Especial 6ª Ano EF II

Avaliação de Exame Final e Avaliação Especial 6ª Ano EF II e 6ª Ano EF II Caro educando, Segue a agenda da Avaliação de exame final e. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos nas avaliações. Leia

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA A cultura e os modos de vida Elementos fundamentais da cultura Livro de Filosofia pg. 102 a 108 Conceituar os diferentes

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. Disciplina: Língua Portuguesa / Redação Professora: Ana Rita

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. Disciplina: Língua Portuguesa / Redação Professora: Ana Rita ... É justamente nessa troca de estações que acontecem as mais profundas e verdadeiras transformações, que as emoções se revitalizam e as esperanças se renovam dando um novo gás para prosseguirmos com

Leia mais

Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano. Brasília, 17 de setembro de SCP-CIR-098/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 6 Ano

Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano. Brasília, 17 de setembro de SCP-CIR-098/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 6 Ano SCP-CIR-098/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 6 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO DEPARTAMENTO 1º CEB - 2017 / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO No 1.º CEB, para efeitos da avaliação sumativa individual dos alunos, ter-se-ão em conta os seguintes domínios, descritores

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA 1) Práticas de leitura e oralidade e expressão

Leia mais

LPG LPG Inglês Ciências Geografia História Matemática Matemática

LPG LPG Inglês Ciências Geografia História Matemática Matemática Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Informamos que dia 06/12/2013, sexta feira, a partir das 14h, o boletim on-line estará disponível com notas referentes ao terceiro trimestre (após recuperação

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO/

PLANIFICAÇÃO A LONGO/ PLANIFICAÇÃO A LONGO/ MÉDIO PRAZO 2012/2013 3.º ANO Manual adotado: Alfa - Porto Editora PORTUGUÊS Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimentos; - Produzir um discurso oral com correção;

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Final 6

Conteúdos para Avaliação Final 6 Professor (a): SILVIA / DANIEL Disciplina: CIÊNCIAS H1 - Reconhecer os principais movimentos astronômicos do planeta Terra. H2 - Indentificar os principais conceitos em ecologia. (Nicho ecológico, Habitat,

Leia mais

ENCAMINHAMENTO 3º TRIMESTRE 6º ANO

ENCAMINHAMENTO 3º TRIMESTRE 6º ANO ENCAMINHAMENTO 3º TRIMESTRE 6º ANO O presente encaminhamento de avaliação pode sofrer alterações durante o em decorrência das necessidades da turma durante o processo de ensinoaprendizagem. Toda e qualquer

Leia mais

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: Págs: Apontamentos e atividades complementares.

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: Págs: Apontamentos e atividades complementares. 1- Números Fracionários - Ideias de fração; - Frações próprias e impróprias; - Frações equivalentes; - Comparação de fração; - Adição e subtração de fração; - Multiplicação de fração; - Divisão de fração;

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE. Turma: 5º ano Período: 24/02 a 24/05

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE. Turma: 5º ano Período: 24/02 a 24/05 Disciplina: Língua Portuguesa Ler, produzir e interpretar diferentes gêneros textuais, Buscar informações localizadas em textos e estabelecer relações entre as informações, Reconhecer o tema central de

Leia mais

Conteúdo Programático para Exame

Conteúdo Programático para Exame Conteúdo Programático para Exame DISCIPLINA: CIÊNCIAS SÉRIE: 6º ANO Cap 1 Ap. 1 Cap. 2 Ap. 1 Cap 3 Ap.1 Cap. 4 Ap.1 Cap. 1 Ap. 2 Cap. 2 Ap. 2 Cap. 3 Ap. 2 Cap. 4 Ap. 2 Cap 1 Ap. 3 Cap. 2 Ap. 3 Cap.3 Ap.

Leia mais

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes.

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes. DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar textos e músicas Identificar os elementos presentes numa composição musical. Identificar a classificação vocal e dos instrumentos musicais Diferenciar os

Leia mais

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 6º ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof: CAROLINE Data da Prova: 18/11/2016-3ª AE - Duração: 120 min

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 6º ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof: CAROLINE Data da Prova: 18/11/2016-3ª AE - Duração: 120 min 6º ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof: CAROLINE Data da Prova: 18/11/2016-3ª AE - Duração: 120 min Refazer as atividades e criar esquemas com desenhos para melhorar a visualização dos conteúdos.

Leia mais

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano Segue a agenda do 3 trimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos e as datas das avaliações. Leia com atenção e recorra a esta agenda

Leia mais

Conteúdo essencial de Recuperação Final 6º ano do EF

Conteúdo essencial de Recuperação Final 6º ano do EF Conteúdo essencial de Recuperação Final 6º ano do EF Arte Bimestre Unidade/Capítulo Tema atribuído à (caso necessário, mencionar o nº das 1º bim. I Os temas das artes visuais Retrato/ Paisagem 2º bim.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano EM DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem,

Leia mais

Critérios de avaliação 6.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 6.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 6.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto.

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral com correção Produzir

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL 2014 8.º ano Língua Portuguesa 1.º semestre Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Rafaela da Silva Ano: 6º Componente Curricular: Arte Turmas: 16 A, 16 B Lista dos conteúdos Cores primárias e secundárias; Formas básicas geométricas; Composição, equilíbrio, ritmo, luz

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA - Reconhecer os modos de produção textuais e visuais e suas circulações na sociedade. - Identificar

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Unidades I, II e III Professora: Cláudia

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Planificação Anual 4º Ano

Planificação Anual 4º Ano Planificação Anual 4º Ano Ano Letivo 2014 / 2015 Educaç ão literári a Leitura e escrita Geometria e medida Oralidade Números e Operações 1º Período Português Matemática Estudo do Meio Revisões O meu corpo

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Conteúdos-2º ano. Português

Conteúdos-2º ano. Português Português Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSOR(A): Ana Paula Elias Pereira Grimello História em quadrinhos, substantivos (próprio, comum, primitivo, derivado, concreto, abstrato e coletivo) e adjetivos e locuções

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem, resumo de livro,

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ)

Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ) Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ) Colégio São Paulo Irmãs Angélicas Rua Eduardo Porto, 488-Cidade Jardim-Belo Horizonte - MG Tel. (31) 3253 8400 Conteúdos e distribuição de

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Cláudia Maria Carvalho I PRÁTICAS

Leia mais

Livro de Filosofia pg. 6 a 8 Anotações feitas no caderno.

Livro de Filosofia pg. 6 a 8 Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 7º ANO A/B 16/03/2017 Unidade 2: Brasil: organização político-administrativa: Capítulo 3: Como a União e os Estados

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Rafaela da Silva Ano: 6º Componente Curricular: Arte Turmas: 16 C Lista dos conteúdos Cores primárias e secundárias; Formas básicas geométricas; Composição, equilíbrio, ritmo, luz e sombra

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E.

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E. Professor (a): Aline Bithencourt Ano: 6º ano Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E. - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua

Leia mais

Relatório Individual das Provas de Aferição

Relatório Individual das Provas de Aferição Relatório Individual das Provas de Aferição Nome Ano de escolaridade 5º Turma 2 Doc. Identificação nº Estabelecimento de ensino Provas realizadas História e Geografia de Portugal Matemática e Ciências

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO - 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Narrativa: Conto Árabe Resenha Textos Literários e não literários Narrativa(personagem,enredo, tempo e ambiente) Silabação

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA AVALIAÇÃO PARCIAL DE ARTE 1ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 2ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA AVALIAÇÃO PARCIAL DE ARTE 1ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA AVALIAÇÃO PARCIAL DE ARTE 1ª ETAPA 2014 6º ANO - 29/ 04/ 2014 - Textos de apoio (impressos); - Elementos básicos do desenho; - Ponto (impressionistas e o pontilhismo); - Linha (tipos de linha);

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio DISCIPLINA: Língua Inglesa SÉRIE/ANO: 6ºano PROFESSOR(A): Ingrid - Aparência física - Adjetivos de personalidade - Presente Simples - Ordem dos adjetivos em inglês - Esportes, seus respectivos equipamentos

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 4º ANO

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 4º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ÀREAS BLOCOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Compreensão oral - Distingue e retém o essencial do que foi ouvido; - Conta por palavras suas, uma história escutada; - Intervém oralmente, tendo

Leia mais

Ano Letivo 2012/ Conteúdos 1º Ano. Língua Portuguesa

Ano Letivo 2012/ Conteúdos 1º Ano. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2015

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2015 Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2015 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA I PRÁTICAS DE LEITURA e ORALIDADE E EXPRESSÃO

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia : Pensamento Mítico Mitologia grega. Entendendo o mito. Raciocínio lógico O que é lógica Racionalidade. Raciocínio como

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos, com moderado grau de complexidade...3 Reconhecimentos da finalidade de textos de diferentes gêneros... 9 Localização de informações explícitas no

Leia mais

CONTEÚDOS DOS EXAMES FINAIS E AVALIAÇÕES ESPECIAIS 6 ao 8 ano

CONTEÚDOS DOS EXAMES FINAIS E AVALIAÇÕES ESPECIAIS 6 ao 8 ano CONTEÚDOS DOS EXAMES FINAIS E AVALIAÇÕES ESPECIAIS 6 ao 8 ano Conteúdos 6º - ARTES - Figurativo e Abstrato(geométrico/formal e informal); - Cores Primárias, secundárias e Terceárias; - Cores Quentes e

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (1.º Ano) A ve atenr aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo ritmo

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO 1 o PERÍODO LETIVO 2º ANO - 2016 Estudante : Turma : Prof(a) : L

Leia mais