Pesquisa Operacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pesquisa Operacional"

Transcrição

1 Pesquisa Operacional Apresentação da disciplina Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março

2 Identificação da Disciplina Disciplina: Docente: Pesquisa Operacional. Sheila Morais de Almeida Página da disciplina: sheilaalmeida.pro.br Horário das aulas: quinta-feira, das 8h20 às 10h00. sexta-feira, das 10h20 às 12h00. Atendimento aos alunos: (não temos monitor) segunda-feira, das 12h00 às 12h50. quinta-feira, das 12h00 às 12h50. sexta-feira, das 12h00 às 12h50.

3 Frequência Aulas no semestre: 62. O acadêmico é aprovado se não tiver mais de 25% de faltas. Nessa disciplina: até 15 faltas. Abono de faltas: não são feitos pelo docente. Abono de Faltas Os pedidos devem ser entregues na DERAC e serão avaliados pelo Coordenador do Curso, Professor Erikson, que encaminha para o docente a ordem de que seja dado o abono, se for julgado justo.

4 Avaliação Serão duas provas (P 1 e P 2 ) e dois testes (T 1 e T 2 ). Média final = (2P 1 + 2P 2 + T 1 + T 2 )/6 Datas importantes: 01/04: primeiro teste (T 1 ). 28/04: primeira prova (P 1 ). 05/05: primeira prova substitutiva (S 1 ). 02/06: segundo teste (T 2 ). 24/06: segunda prova (P 2 ). 30/06: segunda prova substitutiva (S 2 ).

5 Avaliação Avaliações Substitutivas: Serão duas avaliações substitutivas, S 1 e S 2, para ajudar na recuperação de desempenho das provas P 1 e P 2, respectivamente. Cálculo da nova nota, usando S i Ao realizar a prova substitutiva de uma prova P i, a nova nota do acadêmico nessa avaliação será calculada da seguinte forma: Nova nota da prova P i = 0, 3P i + 0, 7S i

6 Avaliação Observações: 1. A nova nota substitui obrigatoriamente a nota anterior. 2. Não há avaliações substitutivas para os testes. 3. Em hipótese alguma haverá alteração da nota final para beneficiar qualquer aluno.

7 Exercícios Os exercícios serão retirados dos livros: TAHA, H. A. Pesquisa Operacional. 8 a. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introdução à pesquisa operacional. São Paulo: McGraw-Hill, Os exercícios serão disponibilizados no site ou no xerox. Os exercícios são necessários para compreensão do conteúdo e não valem pontos extras.

8 Apresentação do conteúdo Nem sempre as aulas serão dadas com slides, nem sempre notas de aula serão disponibilizadas. Você é responsável por elaborar suas próprias notas de aula e ler o material bibliográfico que for indicado.

9 O que é Pesquisa Operacional? 1 Começando pela história... Inglaterra, Segunda Guerra Mundial Havia problemas de natureza logística, tática e de estratégia militar, com grande dimensão e complexidade. Para auxiliar na solução desses problemas, foram criados grupos multidisciplinares de matemáticos, físicos, engenheiros e cientistas sociais. 1 Fonte: SOBRAPO

10 O que é Pesquisa Operacional? 1 Começando pela história... Inglaterra, Segunda Guerra Mundial Os cientistas tentavam aplicar o método científico para auxiliar nos processos de tomada de decisão. Surgiu a ideia de criar modelos matemáticos, apoiados em dados e fatos, que permitissem formalizar os problemas em estudo, simular e avaliar o resultado hipotético de estratégias ou decisões alternativas. 1 Fonte: SOBRAPO

11 O que é Pesquisa Operacional? 1 Começando pela história... Pós-guerra O grande sucesso da metodologia criada pelos cientistas, trouxe credibilidade. O boom econômico que se seguiu trouxe às empresas problemas de decisão de grande complexidade. 1 Fonte: SOBRAPO

12 O que é Pesquisa Operacional? 1 Começando pela história... Pós-guerra O método usado pelos cientistas durante a guerra passou a ser utilizado para melhorar a eficiência e a produtividade no setor civil. Em alguns países, essa metodologia se desenvolveu sob o nome de Ciência da Gestão ou Ciência da Decisão. Em outros países, recebeu o nome de Engenharia Industrial ou Engenharia de Produção. 1 Fonte: SOBRAPO

13 O que é Pesquisa Operacional? 1 Pesquisa Operacional É uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais, tendo como foco a tomada de decisões. Aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. É usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações. 1 Fonte: SOBRAPO

14 Por que estudar Pesquisa Operacional? Os métodos aplicados pela Pesquisa Operacional muitas vezes... exigem muitos cálculos, são de elevado grau de complexidade, estão bastante sujeitos ao erro humano, exigem grande número de iterações, podem demorar muito! Conclusão: podem ser aplicados com muito mais facilidade com o uso de computadores!

15 Por que estudar Pesquisa Operacional? Quem vai implementar os programas de computador de elevado grau de complexidade, que exigem muitos cálculos, com precisão e que apresentem resultados em tempo hábil? O cientista da computação é um forte candidato!

16 Modelos de Pesquisa Operacional Imagine que você tenha um compromisso de trabalho de cinco semanas entre Fayetteville (FYV) e Denver (DEN). Você pega um avião em Fayetteville na segunda-feira e volta na quarta-feira. Uma passagem aérea normal de ida e volta custa $400,00, mas há um desconto de 20% se as datas do bilhete abrangerem um final de semana. Uma passagem só de ida, em qualquer direção custa 75% do preço normal. Como seria mais conveniente comprar as passagens para o período de 5 semanas? Fonte: Pesquisa Operacional, TAHA, H., 8a. edição, Pearson.

17 Modelos de Pesquisa operacional É um problema de tomada de decisão. Para resolvê-lo, precisamos responder: Quais são as alternativas para a decisão? Sob quais restrições a decisão é tomada? Qual seria um critério objetivo para avaliar as alternativas? Fonte: Pesquisa Operacional, TAHA, H., 8a. edição, Pearson.

18 Modelos de Pesquisa Operacional Alternativas: 1. Comprar cinco passagens FYV-DEN-FYV, partindo às segundas e retornando às quartas-feiras da mesma semana. 2. Comprar uma passagem FYV-DENV, quatro passagens DEN-FYV-DEN que abranjam finais de semanas, e uma DEN-FYV. 3. Comprar uma passagem FYV-DENV-FYV para cobrir a segunda-feira da primeira semana e a quarta-feira da última semana, e quatro passagens DEN-FYV-DEN para cobrir as viagens restantes. Todos os bilhetes abrangeriam um final de semana. Fonte: Pesquisa Operacional, TAHA, H., 8a. edição, Pearson.

19 Modelos de Pesquisa Operacional Restrição: Sair de Fayetteville na segunda-feira e voltar na quarta-feira, todas as semanas. Fonte: Pesquisa Operacional, TAHA, H., 8a. edição, Pearson.

20 Modelos de Pesquisa Operacional Critério objetivo de avaliação: Menor custo é melhor. Fonte: Pesquisa Operacional, TAHA, H., 8a. edição, Pearson.

21 Modelos de Pesquisa Operacional Avaliação: Custo da alternativa 1: 5 400, 00 = 2.000, 00 Custo da alternativa 2: 2 0, , , = 1.880, 00 Custo da alternativa 3: 5 0, 8 400, 00 = 1.600, 00 Fonte: Pesquisa Operacional, TAHA, H., 8a. edição, Pearson.

22 Modelos de Pesquisa Operacional Suponha que você deseja construir dois gols para um campo de futebol com a maior área possível. Para cada gol, a soma dos comprimentos das duas traves mais o comprimento do travessão é limitada a L metros, pela quantidade de material disponível. Quais devem ser as medidas das traves e do travessão? Alternativas: note que neste caso, o número de alternativas não é finito. Restrições: 1) a soma dos comprimentos das duas traves e do travessão deve ser igual a L; 2) as duas traves devem ter o mesmo comprimento; 3) os comprimentos não podem ser negativos. Critério objetivo de avaliação: maior área é melhor.

23 Modelos de Pesquisa Operacional Formalmente temos: h = comprimento das traves em metros w = comprimento do travessão em metros Restrições: 2h + w = L; w 0, h 0. Critério objetivo de avaliação: Maximizar z = wh

24 Modelos de Pesquisa Operacional Comumente, o modelo completo de Pesquisa Operacional é descrito da seguinte forma. Maximizar z = wh sujeito a: 2h + w = L w 0, h 0

25 Modelos de Pesquisa Operacional No caso geral, o modelo completo de Pesquisa Operacional é descrito da seguinte forma. Maximizar ou minimizar função objetivo z sujeito a: restrições Fonte: Pesquisa Operacional, TAHA, H., 8a. edição, Pearson.

26 Modelos de Pesquisa Operacional Uma solução é viável se satisfaz todas as restrições. Por exemplo, no problema dos gols de área máxima, uma solução viável seria 2h = w = L/3. Outro exemplo: qualquer das três alternativas dadas para o problema das passagens aéreas é viável.

27 Modelos de Pesquisa Operacional Uma solução é ótima se, além de viável, resultar no melhor valor de acordo com o critério de avaliação. Por exemplo: a terceira alternativa para o problema das passagens aéreas é ótima.

28 Modelos de Pesquisa Operacional Quanto melhor a representação do problema real através do modelo, melhor a solução para o problema real. No exemplo do problema das passagens aéreas, se a terceira alternativa não fosse considerada no modelo, a segunda alternativa seria a solução ótima. A solução ótima em um modelo pode ser uma solução subótima para o problema real.

29 Solução de um modelo de Pesquisa Operacional Exitem muitas alternativas: programação linear; programação inteira; programação dinâmica; algoritmos em grafos; programação não-linear. Em todos os casos, o que se desenvolve são algoritmos que buscam a solução ótima de acordo com o modelo proposto.

30 Exercício Amy, Jim, John, e Kelly estão em pé na margem leste de um rio e querem atravessar para a margem oeste usando uma canoa. A canoa pode levar no máximo duas pessoas por vez. Amy, que é mais atlética, pode atravessar o rio a remo em 1 minuto. Jim, John e Kelly levariam 2, 5 e 10 minutos, respectivamente. Se houver duas pessoas na canoa, a mais lenta determinará o tempo da travessia. O objetivo é que os quatro estejam do outro lado do rio no menor tempo possível. a) Identifique no mínimo dois planos viáveis para atravessar o rio (lembre-se de que a canoa não pode ir nem voltar vazia). b) Defina o critério para avaliar as alternativas. c) Qual é o menor tempo para transportar os quatro para o outro lado do rio?

Teoria dos Grafos. Apresentação da disciplina. Profa. Sheila Morais de Almeida. março DAINF-UTFPR-PG

Teoria dos Grafos. Apresentação da disciplina. Profa. Sheila Morais de Almeida. março DAINF-UTFPR-PG Apresentação da disciplina Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2016 Identificação da Disciplina Disciplina:. Docente: Sheila Morais de Almeida (sheilaalmeida@utfpr.edu.br) Página da

Leia mais

Análise e Projeto de Algoritmos

Análise e Projeto de Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos Apresentação da disciplina Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2017 Identificação da disciplina Disciplina: Docente: Análise e Projeto de Algoritmos.

Leia mais

Prof. Denise Benino - UNINOVE

Prof. Denise Benino - UNINOVE Pequisa Operacional - Prof. Denise Benino denise.benino@uninove.br Introdução Pesquisa Operacional A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como

Leia mais

Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Problema de Transporte Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG maio - 2016 1 Algoritmo para Problema de Transporte são uma classe especial de problemas de Programação Linear.

Leia mais

* O que originou a designação Operational Research no Reino Unido, A origem da Investigação Operacional (IO)?

* O que originou a designação Operational Research no Reino Unido, A origem da Investigação Operacional (IO)? A origem da Investigação Operacional (IO)? A IO surgiu no final da II Guerra Mundial quando os Aliados se viram confrontados com problemas (relativamente aos recursos logísticos e às operações* das forças

Leia mais

Representação de poliedros

Representação de poliedros Representação de poliedros Marina Andretta ICMC-USP 8 de novembro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 -

Leia mais

Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Teoria da Dualidade Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG outubro - 2015 Problema Dual Cada problema de Programa de Programação Linear está associado a um outro problema de

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL II APRESENTAÇÃO E NOÇÕES DE TEORIA DOS GRAFOS

PESQUISA OPERACIONAL II APRESENTAÇÃO E NOÇÕES DE TEORIA DOS GRAFOS PESQUISA OPERACIONAL II APRESENTAÇÃO E NOÇÕES DE TEORIA DOS GRAFOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer o professor Conhecer o curso Compreender o foco da disciplina Tomar primeiro contato

Leia mais

Tópicos em Otimização de Licenciatura em Computação Introdução

Tópicos em Otimização de Licenciatura em Computação Introdução Tópicos em Otimização de Licenciatura em Computação Introdução Slides (2-6) foram disponibilizados pelo Prof. Fernando Gomide -UNICAMP Otimização (Programação Matemática) O que é é um procedimento matemático

Leia mais

Programação Matemática

Programação Matemática Programação Matemática Professoras: Franklina Toledo e Maristela Santos* Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo USP *Estes slides foram feitos em colaboração

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Ciências Empresariais Licenciatura Ciências Económicas e Empresariais Unidade Curricular Investigação Operacional Semestre: 5 Nº ECTS: 6,0 Regente José Manuel Brito

Leia mais

Programação Matemática Lista 3

Programação Matemática Lista 3 Programação Matemática Lista 3. Coloque na forma padrão os seguintes problemas de programação linear: a) Maximizar X 7 X + 8 X 3 +X 4 X + X X 3 + X 4 4 X + X 3 9 X + X 3 + X 4 6 X 0, X 0, X 3 0, X 4 0

Leia mais

EAD 350 Pesquisa Operacional

EAD 350 Pesquisa Operacional EAD 350 Pesquisa Operacional Apresentação da Disciplina Prof. Adriana Backx Noronha Viana Prof. Nicolau Reinhard backx@usp.br FEA/USP CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE CURSO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO CÓDIGO: GCI007 TURMA: U PERÍODO/SÉRIE: 1º período

Leia mais

BCC204 - Teoria dos Grafos

BCC204 - Teoria dos Grafos BCC204 - Teoria dos Grafos Marco Antonio M. Carvalho (baseado nas notas de aula do prof. Haroldo Gambini Santos) Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal

Leia mais

Método Simplex. Marina Andretta ICMC-USP. 19 de outubro de 2016

Método Simplex. Marina Andretta ICMC-USP. 19 de outubro de 2016 Método Simplex Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização linear

Leia mais

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Tipos de Problemas 1. Dada uma variedade de alimentos, escolher uma dieta de menor custo que atenda as necessidades nutricionais de um indivíduo?

Leia mais

Poliedros na forma padrão

Poliedros na forma padrão Poliedros na forma padrão Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

Wellington D. Previero

Wellington D. Previero Cálculo Numérico Wellington D. Previero previero@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/previero Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Londrina Wellington D. Previero Apresentação

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL I

PESQUISA OPERACIONAL I PESQUISA OPERACIONAL I Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin.professor@gmail.com www.engenharia-puro.com.br/edwin Objetivos A disciplina busca possibilitar ao Aluno: Fornecer conhecimentos de Pesquisa

Leia mais

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Introdução à Pesquisa Operacional Origens militares Segunda guerra mundial Aplicada na alocação de

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Aula #1.1 EBS 111 ICC Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Roteiro Objetivos da disciplina; Conteúdo; Metodologia de ensino; Bibliografia; Critérios

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. GMA038 Introdução à Ciência da Computação

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. GMA038 Introdução à Ciência da Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel 1 Ementa do curso Ementa resumida: 1.Noções básicas de arquitetura e organização

Leia mais

Complexidade de Tempo e Espaço

Complexidade de Tempo e Espaço Complexidade de Tempo e Espaço Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Complexidade de Tempo e Espaço junho - 2018 1 / 43 Este material é preparado usando

Leia mais

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior Evanivaldo Castro Silva Júnior Conteúdo Fundamentos da Pesquisa Operacional. Modelos Lineares. Métodos de solução gráfica e algoritmo simplex. Aplicações de Programação Linear. Análise de Sensibilidade.

Leia mais

Preliminares. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto

Preliminares. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto Preliminares Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2016 Algoritmos Definição - Skiena Algoritmo é a ideia por trás dos programas de computador. É aquilo que permanece igual se o programa

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Aula #1.1 EBS 111 ICC Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Roteiro Objetivos da disciplina; Conteúdo; Metodologia de ensino; Bibliografia; Critérios

Leia mais

Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Casos Especiais do Método Simplex e Gráfica Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG setembro - 2015 1 Casos Especiais do Método Simplex Degeneração Múltiplas soluções ótimas

Leia mais

Marina Andretta. 10 de outubro de Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis.

Marina Andretta. 10 de outubro de Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Solução básica viável inicial Marina Andretta ICMC-USP 10 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211

Leia mais

Otimização Aplicada à Engenharia de Processos

Otimização Aplicada à Engenharia de Processos Otimização Aplicada à Engenharia de Processos Aula 4: Programação Linear Felipe Campelo http://www.cpdee.ufmg.br/~fcampelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Belo Horizonte Março de 2013

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 02 Representação do Conhecimento Prof. Max Pereira Para que um computador possa solucionar um problema

Leia mais

Estruturas de Dados 2

Estruturas de Dados 2 Estruturas de Dados 2 Algoritmos de Ordenação em Tempo Linear IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/38 Algoritmos de Ordenação em Tempo Linear Limite Assintótico

Leia mais

Projeto de Algoritmos por Divisão e Conquista

Projeto de Algoritmos por Divisão e Conquista Projeto de Algoritmos por Divisão e Conquista Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Divisão e Conquista junho - 2018 1 / 70 Este material é preparado

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL Introdução. Professor Volmir Wilhelm Professora Mariana Kleina

PESQUISA OPERACIONAL Introdução. Professor Volmir Wilhelm Professora Mariana Kleina PESQUISA OPERACIONAL Introdução Professor Volmir Wilhelm Professora Mariana Kleina PESQUISA OPERACIONAL Ementa Revisão de Álgebra Linear. Modelos de Programação Linear. O Método Simplex. O Problema do

Leia mais

MATEMÁTICA I. Pedro Encarnação (Teóricas) Susana Torrado (Práticas) Descrição:

MATEMÁTICA I. Pedro Encarnação (Teóricas) Susana Torrado (Práticas) Descrição: MATEMÁTICA I Ano Académico: 2017/2018 2º Semestre Docente(s): Pedro Encarnação (Teóricas) Susana Torrado (Práticas) Descrição: A unidade curricular de Matemática I pretende apresentar os conceitos básicos

Leia mais

Fundamentos de programação

Fundamentos de programação Fundamentos de programação Aula Introdutória Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Apresentação Disciplina: Fundamentos de Programação Horário: 2 E0E1, 4E0E1, 6CD Professor:

Leia mais

Vibrações Dinâmica das Máquinas A G E N D A, T R A B A L H O S P R O P O S T O S E A V A L I A Ç Õ E S

Vibrações Dinâmica das Máquinas A G E N D A, T R A B A L H O S P R O P O S T O S E A V A L I A Ç Õ E S 2009 1/6 A G E N D A, T R A B A L H O S P R O P O S T O S E A V A L I A Ç Õ E S PROFESSOR Prof. Dr. José Juliano de Lima Junior e-mail: limajr@unifei.edu.br Home Page: http://www.iem.unifei.edu.br/juliano

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS LINGO E SOLVER NO ENSINO DE PESQUISA OPERACIONAL NA ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NA AQUISIÇÃO DE SOFTWARES

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS LINGO E SOLVER NO ENSINO DE PESQUISA OPERACIONAL NA ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NA AQUISIÇÃO DE SOFTWARES A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS LINGO E SOLVER NO ENSINO DE PESQUISA OPERACIONAL NA ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NA AQUISIÇÃO DE SOFTWARES Wyktor Stachelski (UFSC) wyktor93@hotmail.com Silvia Lopes de Sena

Leia mais

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Prof. Marcelo Musci aula@musci.info www.musci.info Plano de Ensino Objetivo Geral Apresentar aos alunos uma introdução aos conceitos, técnicas e aplicação da Pesquisa

Leia mais

Linguagem Computacional

Linguagem Computacional Linguagem Computacional Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Ementa Sumário Conteúdo Programático Metodologia Avaliações Referências

Leia mais

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Introdução ao curso, Revisão de Vetores. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Introdução ao curso, Revisão de Vetores. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 Eletricidade e Magnetismo - IGC Introdução ao curso, Revisão de Vetores Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Eletricidade e Magnetismo I (4300270) Instituto Oceanográfico

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos LFA Código - CMP4145 Turma A01 Engenharia da Computação e Ciência da Computação Horário: Segunda, Terça e Quinta.

Leia mais

Solução Parcial Para o Problema do Rodízio de de Tripulação

Solução Parcial Para o Problema do Rodízio de de Tripulação Solução Parcial Para o Problema do Rodízio de de Tripulação Suelaine Andrade Orientador: Gustavo Peixoto Departamento de Computação UFOP 07 de Junho de 2011 1 Sumário Inrodução Planejamento do Transporte

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções. Prof. Ariel da Silva Dias -

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções. Prof. Ariel da Silva Dias - Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções 1 Um algoritmo pode ser visto como uma sequência de ações executáveis para a obtenção de uma solução para um determinado tipo de problema.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Faculdade de Engenharia Química COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: Algoritmos e Programação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B161S - Introdução à Ciência da Computação I

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B161S - Introdução à Ciência da Computação I Plano de Ensino Curso EngE.INT - Engenharia de Energia Ênfase Identificação Disciplina B161S - Introdução à Ciência da Computação I Docente(s) Ricardo Luiz Barros de Freitas Unidade Câmpus Experimental

Leia mais

Profa. Sheila Morais de Almeida. março

Profa. Sheila Morais de Almeida. março Classificação das Ciências Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2019 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Classificação das Ciências março - 2019 1 / 23 Este material é preparado usando como

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LINEAR E APLICAÇÕES

PROGRAMAÇÃO LINEAR E APLICAÇÕES E APLICAÇÕES Faculdade de Tecnologia de Ourinhos Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Dr. Sidney C. Ferrari Pesquisa Operacional Notas Históricas Os caminhos da PO podem ser traçados

Leia mais

Aula 3. Ivan Sendin. 20 de agosto de FACOM - Universidade Federal de Uberlândia OPT-2.

Aula 3. Ivan Sendin. 20 de agosto de FACOM - Universidade Federal de Uberlândia OPT-2. Otimização Aula 3 FACOM - Universidade Federal de Uberlândia ivansendin@yahoo.com,sendin@ufu.br 20 de agosto de 2018 Problema da Cerca Dada uma solução, saber se é viável/factível Dada uma solução, sabemos

Leia mais

OptiLiAna Um aplicativo para resolução de problemas de Programação Linear

OptiLiAna Um aplicativo para resolução de problemas de Programação Linear OptiLiAna Um aplicativo para resolução de problemas de Programação Linear Márcio Bastos 1, Cassiana Fagundes da Silva 1, Marcos Van Vessen Jr. 1 1 Faculdade da Indústria São José dos Pinhais PR Brasil

Leia mais

A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas

A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas Atividade 9 A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas Sumário Nossa sociedade é conectada por muitas redes: redes telefônicas, redes de abastecimento, redes de computadores e redes rodoviárias. Para

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA. Teoria Prática. Matemática Discreta 4-80

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA. Teoria Prática. Matemática Discreta 4-80 E DIMENSIONAMENTO DA POR PERÍODO LETIVO - 2019 (A APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE / 1 O ANO Leitura e Interpretação de Textos 2-40 Matemática Discreta 4-80

Leia mais

CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO. Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01

CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO. Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01 CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01 Tomada de Decisão É o processo de identificar um problema específico e selecionar

Leia mais

Aula 1 Oficina de Programação e Laboratório Apresentação. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 1 Oficina de Programação e Laboratório Apresentação. Profa. Elaine Faria UFU Aula 1 Oficina de Programação e Laboratório Apresentação Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Dados do Professor Elaine Ribeiro de Faria Paiva Email: elaine@ufu.br Sala: 1B137 Horário de atendimento (agendado

Leia mais

Vibrações Mecânicas I A G E N D A, T R A B A L H O S P R O P O S T O S E A V A L I A Ç Õ E S

Vibrações Mecânicas I A G E N D A, T R A B A L H O S P R O P O S T O S E A V A L I A Ç Õ E S 2015 1/5 A G E N D A, T R A B A L H O S P R O P O S T O S E A V A L I A Ç Õ E S PROFESSOR Prof. Dr. José Juliano de Lima Junior e-mail: limajr@unifei.edu.br Home Page: http://www.iem.unifei.br/juliano

Leia mais

SIN5013 Análise de Algoritmos e Estrutura de Dados - 1o Semestre de 2019

SIN5013 Análise de Algoritmos e Estrutura de Dados - 1o Semestre de 2019 SIN5013 Análise de Algoritmos e Estrutura de Dados - 1o Semestre de 2019 Luciano Antonio Digiampietri Escola de Artes, Ciências e Humanidades Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI)

Leia mais

Informações Importantes! INF TURMA A

Informações Importantes! INF TURMA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE DADOS CÓDIGO: INF01203 CURSOS/PRE-REQUISITO: o Engenharia da Computação

Leia mais

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Introdução ao curso, Revisão de Vetores. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Introdução ao curso, Revisão de Vetores. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 Eletricidade e Magnetismo - IME Introdução ao curso, Revisão de Vetores Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Eletricidade e Magnetismo I (4300270) IME : Carga elétrica

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos LFA Código - CMP4145 Turma C01 Engenharia da Computação e Ciência da Computação Horário: Segunda e Quinta:

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Roteiro aula 1 Apresentação da disciplina Definição de algoritmos Plano de Ensino EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Lema de Farkas e desigualdades lineares

Lema de Farkas e desigualdades lineares Lema de Farkas e desigualdades lineares Marina Andretta ICMC-USP 30 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP)

Leia mais

Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Método Simplex Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2016 1 Método Simplex Modelo de PL em forma de equação Referência Bibliográfica Modelo de PL em forma de equação

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. Fabiano F. T. dos Santos. Instituto de Matemática e Estatística

PESQUISA OPERACIONAL. Fabiano F. T. dos Santos. Instituto de Matemática e Estatística PESQUISA OPERACIONAL Fabiano F. T. dos Santos Instituto de Matemática e Estatística Dualidade em Programação Linear Todo problema de programação linear, que chamaremos de primal, traz consigo um segundo

Leia mais

Pesquisa Operacional I Apresentação Geral do curso exemplos de modelagem

Pesquisa Operacional I Apresentação Geral do curso exemplos de modelagem Pesquisa Operacional I Apresentação Geral do curso eemplos de modelagem Prof. Marcos Roboredo marcos.producao.uff@gmail.com http://www.logis.uff.br/~roboredo/po1.html Programa Introdução à Programação

Leia mais

Otimização Combinatória - Parte 4

Otimização Combinatória - Parte 4 Graduação em Matemática Industrial Otimização Combinatória - Parte 4 Prof. Thiago Alves de Queiroz Departamento de Matemática - CAC/UFG 2/2014 Thiago Queiroz (DM) Parte 4 2/2014 1 / 33 Complexidade Computacional

Leia mais

Algoritmo Simplex para Programação Linear I

Algoritmo Simplex para Programação Linear I EA Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Algoritmo Simple para Programação Linear I DCA-FEEC-Unicamp Modelo de Programação Linear ma c ( n ) s. a. A b A ( m n) b ( m ) c ( n) P ( R n A b} Poliedro

Leia mais

STT Pesquisa Operacional para Sistemas Logísticos e Engenharia de Transportes. Lucas Assirati beth.stt.eesc.usp.

STT Pesquisa Operacional para Sistemas Logísticos e Engenharia de Transportes. Lucas Assirati beth.stt.eesc.usp. STT 0626 - Pesquisa Operacional para Sistemas Logísticos e Engenharia de Transportes Lucas Assirati assirati@usp.br beth.stt.eesc.usp.br/~la 10/mar 17/mar 24/mar 31/mar Introdução Modelagem, Programação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Disciplina PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I ENGENHARIA DE PROD 0039 2016.1 PRODUÇÃO TEÓR: 45H PRÁT: 15 H HORÁRIO: 2ª.f 08h00 às 10h00 e 4ª.f 08:00h00

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Disciplina PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I ENGENHARIA DE PROD 0039 2017.2 PRODUÇÃO TEÓR: 45H PRÁT: 15 H HORÁRIO: 2ª.f e 4ª.f das 10:00 às 12:00

Leia mais

Marina Andretta. 02 de agosto de 2010

Marina Andretta. 02 de agosto de 2010 Introdução Marina Andretta ICMC-USP 02 de agosto de 2010 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0212 - Otimização não-linear 02 de agosto de 2010 1 / 19 Otimização Otimizar significa encontrar a melhor maneira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE DADOS CÓDIGO: INF01203 CURSOS/PRE-REQUISITO: o Engenharia da Computação

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 3 do livro de Taha (2008): Motivação Conceitos Matemáticos Iniciais

Leia mais

Aula 1: Introdução ao curso

Aula 1: Introdução ao curso Aula 1: Introdução ao curso MCTA027-17 - Teoria dos Grafos Profa. Carla Negri Lintzmayer carla.negri@ufabc.edu.br Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC 1 Grafos Grafos

Leia mais

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional Introdução Profa. Alessandra Martins Coelho julho/2014 Operational Research Pesquisa Operacional - (Investigação operacional, investigación operativa) Termo ligado à invenção do radar

Leia mais

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas

PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas 1 PROGRAMA - Disciplinas Lecionadas Disciplina: Programação de Computadores Código da ementa: VCE 00016 Carga horária semestral: 15 hs (Teórica) 30 hs (Prática)Carga horária semanal: 3 hs Período: 1 o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Disciplina PESQUISA OPERACIONAL II PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROD 0111 2017.1 TEÓR: 45H PRÁT: 15 H HORÁRIO: 3ª.f 08h00 às 10h00 e 5ª.f 8:00h00

Leia mais

Matemática Discreta. Teoria de Conjuntos - Parte 2. Profa. Sheila Morais de Almeida. abril DAINF-UTFPR-PG

Matemática Discreta. Teoria de Conjuntos - Parte 2. Profa. Sheila Morais de Almeida. abril DAINF-UTFPR-PG Matemática Discreta Teoria de Conjuntos - Parte 2 Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG abril - 2017 Operações em conjuntos As operações entre conjuntos podem ser unárias, binárias, ternárias,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Curso 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação 1605 - Física 1505 - Licenciatura em Matemática 1701 - Bacharelado em Meteorologia 2803 - Bacharelado em Sistemas de Informação Ênfase Identificação Disciplina

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral 1

Cálculo Diferencial e Integral 1 Cálculo Diferencial e Integral 1 Wellington D. Previero previero@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/previero Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Londrina Wellington D.

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Aula 1 Introdução: Os principais passos na Optimização para a resolução dum problema: Formulação; Modelação; Resolução; Avaliação; Decisão; Implementação. Esquema Geral. 2 I. Introdução A Investigação

Leia mais

Otimização. Conceitos Fundamentais. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2

Otimização. Conceitos Fundamentais. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2 Otimização Conceitos Fundamentais Paulo Henrique Ribeiro Gabriel phrg@ufu.br Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2 Paulo H. R. Gabriel (FACOM/UFU) GSI027 2016/2 1 / 30 Agradecimentos

Leia mais

MÉTODO SIMPLEX SOLUÇÃO INICIAL ARTIFICIAL

MÉTODO SIMPLEX SOLUÇÃO INICIAL ARTIFICIAL MÉTODO SIMPLEX SOLUÇÃO INICIAL ARTIFICIAL Problemas de PL nos quais todas as restrições são ( ) com lados direitos não negativos oferecem uma solução básica inicial viável conveniente, na qual todas as

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Programação de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof. Reinaldo Silva Fortes www.decom.ufop.br/reinaldo reifortes@iceb.ufop.br Apresentação da Disciplina

Leia mais

Programação Matemática

Programação Matemática Programação Matemática Docentes: Ana Paula, Franklina e Maristela Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo USP (Material Elaborado por Aline Leão modificado por

Leia mais

Indução Matemática. Matemática Discreta. Indução Matemática. Mayara Midori Omai e Sheila Morais de Almeida UTFPR-PG. Abril

Indução Matemática. Matemática Discreta. Indução Matemática. Mayara Midori Omai e Sheila Morais de Almeida UTFPR-PG. Abril Matemática Discreta Indução Matemática Mayara Midori Omai e Sheila Morais de Almeida UTFPR-PG Abril - 2017 Indução Matemática Se desejamos provar que A(n) B(n) é verdade para números inteiros k maiores

Leia mais

Desenvolvimento de Algoritmos. Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP

Desenvolvimento de Algoritmos. Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP Desenvolvimento de Algoritmos Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP Desenvolvimento de algoritmos Na computação, algoritmos representam os passos de um programa um conjunto

Leia mais

Pontos extremos, vértices e soluções básicas viáveis

Pontos extremos, vértices e soluções básicas viáveis Pontos extremos, vértices e soluções básicas viáveis Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta

Leia mais

ESTRUTURA DE DADOS DCC013

ESTRUTURA DE DADOS DCC013 ESTRUTURA DE DADOS DCC013 1 o sem./2018 Professor: Itamar Leite de Oliveira itamar.leite@ufjf.edu.br Professor: Bernardo Martins Rocha bernardomartinsrocha@ice.ufjf.br Total de Créditos: 4 Turma: A Pré-requisitos:

Leia mais

Relações de Recorrência

Relações de Recorrência Relações de Recorrência Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Relações de Recorrência junho - 2018 1 / 102 Este material é preparado usando como referências

Leia mais

1-1 PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO

1-1 PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO 1-1 PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO Regra do Jogo 1-2 Provas MAN ADM 1 a Prova: 8 ou 10 de maio 2 a Prova: 12 ou14 de junho Substitutiva: 18 ou 21 de junho Média P = Média das Provas T = Média dos Testes

Leia mais

Cones e raios extremos

Cones e raios extremos Cones e raios extremos Marina Andretta ICMC-USP 7 de novembro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

AEDI Apresentação Revisão 1

AEDI Apresentação Revisão 1 exatasfepi.com.br AEDI Apresentação Revisão 1 André Luís Duarte Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.(ef 6:2,3)

Leia mais

Métodos de Aproximação em Engenharia

Métodos de Aproximação em Engenharia Métodos de Aproximação em Engenharia balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Mestrados em Engenharia da Construção 1 o Semestre 2011/2012 Métodos de Aproximação em Engenharia 1/ 11 Sumário Primeira Aula

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Programação de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof. Reinaldo Silva Fortes www.decom.ufop.br/reinaldo reifortes@yahoo.com.br Apresentação da Disciplina

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Elementos da Álgebra Linear

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Elementos da Álgebra Linear Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004223A - Elementos da Álgebra Linear Docente(s) Alexys Bruno Alfonso Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

Programação Linear M É T O D O S : E S T A T Í S T I C A E M A T E M Á T I C A A P L I C A D A S D e 1 1 d e m a r ç o a 2 9 d e a b r i l d e

Programação Linear M É T O D O S : E S T A T Í S T I C A E M A T E M Á T I C A A P L I C A D A S D e 1 1 d e m a r ç o a 2 9 d e a b r i l d e Programação Linear A otimização é o processo de encontrar a melhor solução (ou solução ótima) para um problema. Existe um conjunto particular de problemas nos quais é decisivo a aplicação de um procedimento

Leia mais

Programação Linear (PL) Solução algébrica - método simplex

Programação Linear (PL) Solução algébrica - método simplex Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Produção e Gestão Pesquisa Operacional Simplex Prof. Dr. José Arnaldo Barra Montevechi Programação Linear (PL) Solução algébrica - método simplex

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. MÉTODO SIMPLEX A ideia geral é Em vez de enumerar todas as soluções básicas (pontos extremos) do problema de PL,

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Prof. Dr. Yara de Souza Tadano.

CÁLCULO NUMÉRICO. Prof. Dr. Yara de Souza Tadano. CÁLCULO NUMÉRICO Prof. Dr. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br 03/2014 Aula 1 Yara de Souza Tadano Email: yaratadano@utfpr.edu.br Página Pessoal: paginapessoal.utfpr.edu.br/yaratadano Cálculo

Leia mais