Movimento Modernista no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Movimento Modernista no Brasil"

Transcrição

1 Movimento Modernista no Brasil

2 Contextualização Século XX; período de progresso técnico (criação de novas fábricas - aplicação do dinheiro obtido através do café); O Brasil cresceu e alterou sua estrutura social.

3 SEMANA DE 22 A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da Vanguarda, para o modernismo.

4 ORIGENS... A SEMANA DE ARTE MODERNA OCORREU EM UMA ÉPOCA CHEIA DE TURBULÊNCIAS POLÍTICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E CULTURAIS.

5 Novos Tempos Novas Artes Críticos e literários: Oswald de Andrade; Mário de Andrade; Oswald de Andrade, em 1912, começa a falar do Movimento Futurista, de Marinetti, que propõe o compromisso da literatura com a nova civilização técnica e alerta para as valorização das raízes nacionais, que deve ser o ponto de partida para os artistas brasileiros. Oswald de Andrade Mário de Andrade

6 Exposições de Pintura em São Paulo A de Lasar Segall (1913); a de Anita Malfatti (1917) que provocou uma grande polêmica com os adeptos da arte acadêmica; o artigo de Monteiro Lobato para o jornal O Estado de São Paulo, intitulado A Propósito da Exposição Malfatti, na seção Artes e Artistas foi a reação mais contundente dos espíritos conservadores. Lasar Segall Auto-retrato Anita Malfatti

7 Em Posição Contrária à Monteiro Lobato Mário de Andrade; prefácio de Paulicéia Desvairada (1922); almejava uma total liberdade criadora para o artista, que ele não se sentisse cercado pelos limites da realidade; defendia uma estética renovadora.

8 O Expressionismo Brasileiro O Brasil teve contato com Lasar Segall; estudou pintura na Alemanha,para onde se mudara em 1906; em 1913, veio para o Brasil, onde realizou uma exposição de sua pintura, já com nítidas características expressionistas; um dos primeiros acontecimentos precursores da arte moderna no Brasil.

9 Principais Características do Expressionismo uso autônomo e direto das cores; corpos nus e não elegantes; figuras torcidas e retorcidas; tintas aplicadas diretamente nas telas; vôo da imaginação; representação dos sonhos e pesadelos.

10 Duas Mulheres, Lasar Segall (1919) Desenho anguloso; cores fortes; procura expressar os sentimentos humanos.

11 Interiores Pobres, Lasar Segall (1921) Desenhos angulosos; expressão dos sentimentos.

12 Bananal, Lasar Segall (1927) Em 1924, retorna ao Brasil; temática brasileira: mulatas,prostitutas e marinheiros; paisagens: favelas e bananeiras.

13 ... O ambiente artístico renovado pela Semana de Arte Moderna de 1922 e as cores e a luminosidade tropicais inspiram sua pintura, cuja temática envolve a guerra, a questão judaica, os trabalhadores, as prostitutas e a vida dos emigrantes.

14 Paisagem Brasileira, Lasar Segall (1925)

15 Navio de Emigrantes, Lasar Segall (1941) 1936/1950; sua pintura volta-se para temas humanos e universais, sobretudo para o sofrimento e a solidão.

16 Semana de Arte Moderna (13,15 e17 de fevereiro de 1922) Teatro Municipal de São Paulo; no interior do teatro foram apresentados concertos e conferências; no saguão foram montadas exposições de artistas plásticos; arquitetos: Antonio Moya; escultores: Vítor Brecheret; desenhistas e pintores: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, e Vicente do Rego Monteiro.

17 Anita Malfatti ( ) Teve grande importância nos movimentos que antecederam o Movimento Modernista no Brasil de 1922; em 1912 foi para a Alemanha (Academia de Belas Artes de Berlim); em 1914, volta ao Brasil e realiza sua primeira exposição individual (1914); em 1917, realiza sua exposição mais famosa; provocou o artigo de Monteiro Lobato.

18 A arte De Anita Malfatti aponta para novos caminhos, principalmente para os novos usos da cor. A Estudante Russa Anita Malfatti (1915)

19 Os objetos se acusam só quando saem da sombra, isto é, quando envolvidos em luz (...). Nada neste mundo é incolor ou sem luz. O Homem Amarelo Anita Malfatti (1915)

20 A Boba, Anita Malfatti

21 Emiliano Augusto Cavalcanti De Albuquerque Melo Di Cavalcanti ( ) Um dos grandes incentivadores da Semana de Arte Moderna de 1922; entre 1935 e 1940, viveu na Europa, onde esteve em contato com os artistas mais notáveis da época; na década de 40 sua arte estava amadurecida e conquistou definitivamente seu espaço na pintura brasileira.

22 Mulata com Leque Di Cavalcanti (1937) Foi influenciado por Picasso, Gauguin, Matisse e Braque; foi capaz de transformar essa influência numa produção muito pessoal e associada aos temas nacionais.

23 Cenas da Bahia, Di Cavalcanti Presença da mulata, uma espécie de símbolo de brasilidade; um admirável elemento plástico.

24 Mocinha na Janela, Di Cavalcanti

25 Mulheres, Di Cavalcanti

26 Roda de Samba, Di Cavalcanti

27 Mulata, Di Cavalcanti

28 Moças de Guaratinguetá, Di Cavalcanti

29 Nascimento de Vênus Di Cavalcanti (1951)

30 Pescadores, Di Cavalcanti (1951)

31 Vicente do Rego Monteiro ( ) Natural de Recife; aos 12 anos foi para a Europa estudar pintura; aos 14 anos participava do Salão dos Independentes, em Paris; voltou ao Brasil em 1917, e em 1922 participou da Semana de Arte Moderna com 10 trabalhos; suas obras foram consideradas como as primeiras realizações de um artista brasileiro dentro da estética cubista.

32 A Mulher, Vicente do Rego Monteiro Cubismo estilizado; desenho aprimorado; simplicidade e segurança do traço, fazem com que com 3 ou 4 linhas sugira uma figura humana; simetria na composição.

33 Pietá, Vicente do Rego Monteiro (1966) A simetria de suas composições é o resultado de uma extraordinária forma de matizes inspirados na arte indígena e na cerâmica marajoara; todos esses detalhes formam o belo, estranho e misterioso escorço nas composições equilibradas; limpeza marcante.

34 Crucificação, Vicente do Rego Monteiro

35 Paisagem de Espanha, John Graz

36 Tarsila do Amaral ( ) Não expôs na Semana de 22; em 1923, na Europa, passou pela influência Impressionista e encontrou o Cubismo; ligou-se a importantes artistas europeus: Léger, Picasso, De Chirico, Brancusi etc; em 1924, estava no Brasil e deu início a fase que ela chamou de pau-brasil; em 1928, deu início à fase antropofágica.

37 Características da Fase Pau-Brasil Cores caipiras: rosa e azul; a estilização geométrica das frutas e plantas tropicais, dos caboclos e negros, da melancolia das cidadezinhas; tudo isso enquadrado na solidez da construção cubista.

38 Fase Antropofágica A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem uma arte com feição brasileira; para ser artista moderno no Brasil, não bastava seguir as tendências européias, era preciso criar algo enraizado na cultura do país.

39 Abaporu, Tarsila do Amaral (1928) Tela cujo nome é de origem indígena e significa antropófago ; foi a partir dessa tela que Oswald de Andrade elaborou o Manifesto Antropofágico, publicado no primeiro número da Revista de Antropofagia, em 1928.

40 Operários, Tarsila do Amaral (1931) Temática social, depois de uma viagem à União Soviética em 1931.

41 O Mamoeiro, Tarsila do Amaral Fase Pau Brasil; solidez da construção cubista.

42 Vendedor de Frutas, Tarsila do Amaral Fase do Pau - Brasil

43 A Escultura Brasileira Na década de 20; as esculturas brasileiras ganharam um aspecto mais moderno; afastaram-se da imitação de um modelo real; ganharam expressão por meio de volumes geometrizados.

44 Escultor Brasileiro Vítor Brechret ( ); estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo; em 1913 foi para Paris, aperfeiçoa-se em escultura; em 1916, participou da Exposição Nacional de Belas-Artes, em Roma; em 1919, volta para o Brasil.

45 Tocadora de Guitarra Brecheret Peça em mármore; de pequeno tamanho: 86 cm.

46 Monumento às Bandeiras Parque do Ibirapuera, São Paulo Escultura em granito com 50m de comp.,16 de larg. e 10 de alt.; é composta de 37 figuras; iniciada em1936 e concluída em 1953.

47 Luta dos Índios Kalapalo,Brecheret (1951) - Bronze Expressão por meio de volumes geometrizados; delimitado por linhas sintéticas; poucos detalhes.

48 Virgem Oriental, Brecheret (c.1930)

49 Monumento à Caxias, Brecheret

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música.

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

EMILIANO DI CAVALCANTI

EMILIANO DI CAVALCANTI Em 1922, a Semana de Arte Moderna - que, segundo muitos historiadores, é o efetivo marco inicial do modernismo brasileiro proclamaria a instauração de um novo tempo. (LUZ, 2008, p.101) EMILIANO DI CAVALCANTI

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Literatura TARSILA DO AMARAL Introdução Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

Vanguarda europeia Modernismo português

Vanguarda europeia Modernismo português Vanguarda europeia Modernismo português A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, representou um marco no movimento modernista, mas não foi um acontecimento único nem isolado. O

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

LUZ, Angela Ancora da. O século XX. In: OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. (org). História da Arte no Brasil: Textos de síntese.

LUZ, Angela Ancora da. O século XX. In: OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. (org). História da Arte no Brasil: Textos de síntese. LUZ, Angela Ancora da. O século XX. In: OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. (org). História da Arte no Brasil: Textos de síntese. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. As primeiras manifestações artísticas

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922.

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. SEMANA DA ARTE MODERNA Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. Semana da Arte Moderna Foi o marco da modernidade

Leia mais

LANDESKUNDE 32 TÓPICOS 1/2004. Flávio de Carvalho Portrait of composer Camargo Guarnieri, 1953 Oil on canvas, 100 x 70 cm

LANDESKUNDE 32 TÓPICOS 1/2004. Flávio de Carvalho Portrait of composer Camargo Guarnieri, 1953 Oil on canvas, 100 x 70 cm 32 TÓPICOS 1/2004 Flávio de Carvalho Portrait of composer Camargo Guarnieri, 1953, 100 x 70 cm O Modernismo Brasileiro em Berlim TEXT: VIVIANE DE SANTANA PAULO PHOTOS: FERNANDO SILVEIRA/FAAP Foi um sucesso

Leia mais

SEMANA DE ARTE MODERNA CONTEXTO HISTÓRICO A Semana de 1922 é uma consequência do nacionalismo emergente da 1ª GM e do entusiasmo dos jovens

SEMANA DE ARTE MODERNA CONTEXTO HISTÓRICO A Semana de 1922 é uma consequência do nacionalismo emergente da 1ª GM e do entusiasmo dos jovens INTELECTUS SEMANA DE ARTE MODERNA CONTEXTO HISTÓRICO A Semana de 1922 é uma consequência do nacionalismo emergente da 1ª GM e do entusiasmo dos jovens intelectuais brasileiros pelas comemorações do Centenário

Leia mais

O Brasil começa a viver o século XX: Movimento Modernista

O Brasil começa a viver o século XX: Movimento Modernista Só a antropofagia nos une. Socialmente. Filosoficamente. Economicamente. [...] Tupi, or not tupi, that is the question. [...] Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. [...] A

Leia mais

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO Foi uma grande pintora e desenhista brasileira, sendo considerada uma das figuras centrais do Modernismo no Brasil. Criou paisagens distintamente tropicais que refletem o Brasil. TARSILA DO AMARAL JANEIRO

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 1.2

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

O Brasil moderno - Semana de Arte Moderna

O Brasil moderno - Semana de Arte Moderna TECNOLOGIA CONSCIENTE:UM DESAFIO PARA SOCIEDADE Aluno: Série/ano: 9º Turma: Turno: Professor: Data: / / Nota: ARTES O Brasil moderno - Semana de Arte Moderna O ano de 1922 foi marcado por grandes mudanças

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

MODERNISMO. História da Arte Profº Geder 1ª Série Ensino Médio (2012)

MODERNISMO. História da Arte Profº Geder 1ª Série Ensino Médio (2012) MODERNISMO História da Arte Profº Geder 1ª Série Ensino Médio (2012) O século XX inicia-se no Brasil com muitos fatos que vão moldando a nova fisionomia do país. - progresso técnico - novas fábricas surgidas

Leia mais

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo Antecedentes da Semana A Exposição de Lasar Segall (1913) Revista O Pirralho

Leia mais

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica Artes Profª Silvana Chaves I - CUBISMO O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este

Leia mais

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com MODERNISMO MODERNISMO NO BRASIL O modernismo no Brasil teve início com a Semana da Arte Moderna em 1922. Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo Albert Einsten

Leia mais

Expressão Artística e Motora III Expressão Plástica

Expressão Artística e Motora III Expressão Plástica Ano lectivo de 2009/2010 Expressão Artística e Motora III Expressão Plástica Docente: Marisa Cristino 2º Ano de Educação Básica URUTU O Ovo Discente: Gonçalo Nuno Carrilho Pacheco Bajouca Nº de Aluno:

Leia mais

Modernismo Brasileiro

Modernismo Brasileiro Modernismo Brasileiro Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo Antecedentes da Semana A Exposição de Lasar Segall (1913) Revista O Pirralho (1911), dirigida

Leia mais

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO TRADIÇÃO MODERNIDADE 1. Transição da tradição para a modernidade. 2. Conceito de tradição no universo da Arte. 3. Conceito de modernidade no universo da Arte. 4. Mulheres pintoras em evidência. 5. A busca

Leia mais

Após a Semana de Arte Moderna e a agitação que ela provocou nos meios artísticos, aos poucos foi surgindo um novo grupo de artistas plásticos, que se

Após a Semana de Arte Moderna e a agitação que ela provocou nos meios artísticos, aos poucos foi surgindo um novo grupo de artistas plásticos, que se Após a Semana de Arte Moderna e a agitação que ela provocou nos meios artísticos, aos poucos foi surgindo um novo grupo de artistas plásticos, que se caracterizou pela valorização da cultura brasileira.

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) Repressão do governo. Sem maiores consequências. REVOLTA DA VACINA: OSWALDO CRUZ Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro.

Leia mais

Como você leu vários artistas participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.

Como você leu vários artistas participaram da Semana de Arte Moderna de 1922. Semana de Arte Moderna de 1922 A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, contou com a participação de escritores, artistas plásticos,

Leia mais

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia. Nome: Eduardo Picolo Xavier Universidade do Extremo Sul Catarinense Ferramentas de Design Jogos Digitais FUTURISMO O futurismo é um movimento artístico e literário modernista, surgido oficialmente em 20

Leia mais

*Elza Ajzenberg A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 THE MODERN ART WEEK OF 1922 RESUMO

*Elza Ajzenberg A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 THE MODERN ART WEEK OF 1922 RESUMO A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 THE MODERN ART WEEK OF 1922 *Elza Ajzenberg RESUMO O presente artigo discute os principais acontecimentos e desdobramentos da Semana de Arte Moderna de fevereiro de 1922,

Leia mais

A Semana de Arte Moderna de 1922

A Semana de Arte Moderna de 1922 A Semana de Arte Moderna de 1922 ANTECEDENTES DA SEMANA Determinar o início do modernismo no Brasil, não é uma tarefa simples; Toda tentativa de demarcar exatamente o início do modernismo é normalmente

Leia mais

A SEMANA DE ARTE MODERNA FEVEREIRO DE 1922

A SEMANA DE ARTE MODERNA FEVEREIRO DE 1922 A SEMANA DE ARTE MODERNA FEVEREIRO DE 1922 1822 1922 100 anos da Independência do Brasil ANTECEDENTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA 1912 CHEGADA DE OSWALD DE ANDRADE DA EUROPA Oswald de Andrade retorna de

Leia mais

Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra A arte redefine os padrões estéticos em voga Tarsila do Amaral, Cartão-postal, 1929. Contexto

Leia mais

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a . Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo, dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu em São Paulo, no dia 6 de novembro de 1964, foi pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Filha do engenheiro

Leia mais

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO Vanguardas Europeias A palavra VANGUARDA deriva do francês AVANT-GARDE, termo militar que designa aqueles que, em campanha, vão à frente da unidade. A partir do início do séc. XX, passou a ser empregada

Leia mais

FAZENDO A R T E COM TARSILA

FAZENDO A R T E COM TARSILA FAZENDO A R T E COM TARSILA Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística Ensino

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / NOME:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / NOME: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / NOME: Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, observaram que os índios expressavam-se através da pintura em seus corpos, em objetos e em paredes. A arte

Leia mais

Primeira Geração ( )

Primeira Geração ( ) LITERATURA Primeira Geração (1922-1930) Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições. Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera. Um mês depois da SAM, a política vive dois

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

Semana de Arte Moderna

Semana de Arte Moderna Semana de Arte Moderna 8º Ano 4º Bimestre 2015 Professor Juventino Introdução Ano foi marcado de 1922 por grandes mudanças na política e na cultura. Transformações no mundo. 1º centenário da independência.

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações

Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações 17.2 Conteúdo: A vanguarda brasileira: A Semana de Arte Moderna. Habilidade: Conhecer a Semana de Arte Moderna e sua influência

Leia mais

MODERNISMO. Propostas e Movimentos

MODERNISMO. Propostas e Movimentos MODERNISMO Propostas e Movimentos Modernismo Passagem de um regime representativo da arte para um regime estético da arte Jacques Rancière EXPRESSIONISMO Proposta: - expressar os sentimentos e visões de

Leia mais

MODERNISMO. Profa Giovana Uggioni Silveira

MODERNISMO. Profa Giovana Uggioni Silveira MODERNISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO - BRASIL SURGIMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL AUMENTO DO NÚMERO DE IMIGRANTES DESCONTENTAMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL POLÍTICA VOLTADA À EXPORTAÇÃO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. A A Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 A A Aula 1.2 Conteúdo: Semana de Arte Moderna. 3 A A Habilidade: Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas

Leia mais

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 6ºs anos Professora Cristina SUPORTE Em arte, suporte é o que serve de base para uma obra de arte. Por exemplo: o suporte de uma pintura sobre tela é a tela; o de uma pintura sobre parede

Leia mais

Tem muitas histórias do Brasil nas telas de Tarsila do Amaral

Tem muitas histórias do Brasil nas telas de Tarsila do Amaral Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/1063/tem-muitashistorias-do-brasil-nas-telas-de-tarsila-do-amaral Publicado em NOVA ESCOLA 01 de Dezembro 2004 Prática Pedagógica Tem muitas histórias

Leia mais

Professor(a): Luciana Daudt dos Santos Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2019.

Professor(a): Luciana Daudt dos Santos Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2019. Professor(a): Luciana Daudt dos Santos Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2019. Lista de HISTÓRIA DA ARTE Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

TARSILA DO AMARAL: APROXIMAÇÕES ENTRE A CRONISTA E A PINTORA. Curso de Letras, Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, UEG.

TARSILA DO AMARAL: APROXIMAÇÕES ENTRE A CRONISTA E A PINTORA. Curso de Letras, Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, UEG. 1 TARSILA DO AMARAL: APROXIMAÇÕES ENTRE A CRONISTA E A PINTORA Michele Ribeiro da Silva 1,3 ; Débora Cristina Santos e Silva 2,3 1 Bolsista PIBIC/CNPq 2 Pesquisadora Orientadora 3 Curso de Letras, Unidade

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Português 3º ano Wilton. Vanguardas na Europa e no Brasil

Português 3º ano Wilton. Vanguardas na Europa e no Brasil Português 3º ano Wilton Vanguardas na Europa e no Brasil Roberson de Oliveira 1 Vanguardas na Europa e no Brasil No dia 20 de dezembro de 1917, o jornal O Estado de S. Paulo publicou o artigo Paranoia

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

Brasilidade e Modernismo

Brasilidade e Modernismo Brasilidade e Modernismo 1 Brasilidade e Modernismo DAN GALERIA novembro 2010 São Paulo 2 3 Índice Tarsila do Amaral Anita Malfatti Victor Brecheret Ismael Nery Flávio de Carvalho Candido Portinari Lasar

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

DIVISÃO DO MOVIMENTO:

DIVISÃO DO MOVIMENTO: CUBISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por

Leia mais

O SURGIMENTO DO MODERNISMO NAS ARTES. Professora Consuelo

O SURGIMENTO DO MODERNISMO NAS ARTES. Professora Consuelo O SURGIMENTO DO MODERNISMO NAS ARTES Professora Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com @consueloholanda A virada do século XX A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII na Inglaterra, afetou

Leia mais

ABSTRACIONISMO. Wassily Kandinski, é indicado como o iniciador desse movimento, com a obra: Batalha, de 1910.

ABSTRACIONISMO. Wassily Kandinski, é indicado como o iniciador desse movimento, com a obra: Batalha, de 1910. ABSTRACIONISMO A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

PANORAMA DO MOBILIÁRIO NO BRASIL. ARTE MODERNA BRASILEIRA Séc. XX

PANORAMA DO MOBILIÁRIO NO BRASIL. ARTE MODERNA BRASILEIRA Séc. XX PANORAMA DO MOBILIÁRIO NO BRASIL ARTE MODERNA BRASILEIRA Séc. XX História da Arte História do Mobiliário Aplicado Profª Natalia Pieroni BRASIL HISTÓRIA - Terra habitada por índios até a descoberta pelos

Leia mais

Arte e Cultura rompendo as estruturas: Cracolândia o gritos dos sem voz.

Arte e Cultura rompendo as estruturas: Cracolândia o gritos dos sem voz. Proposta de Atuação: Arte e Cultura rompendo as estruturas: Cracolândia o gritos dos sem voz. Objetivo geral: Realizar aulas, atividades lúdicas, vivências artísticas e culturais, promovendo a cidadania

Leia mais

As Vanguardas Europeias. e o Modernismo no Brasil

As Vanguardas Europeias. e o Modernismo no Brasil As Vanguardas Europeias e o Modernismo no Brasil Introdução Sua principal característica foi a de buscar novas formas expressivas ou até romper com que se vinha fazendo até então nas artes. A influência

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO 1 Nome: nº Data: / /2012 ano bimestre Profa.: Denise LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO Nota: As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

André Derain

André Derain - 029 - André Derain 1880-1954 André Derain, nascido em Chatou, comunidade a 20 km a Leste de Paris, no dia 10 de julho de 1880 e falecido em Garches (15 km a Oeste de Paris) foi um pintor, escultor, impressor

Leia mais

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo.

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo. 1 nasceu em Lucca, Itália, em 1896. Chegou ao Brasil com pouco mais de um ano, fixando-se em São Paulo. Aos 15 anos começou a trabalhar como pintor/decorador de paredes e aos 18 pintou seu primeiro quadro:

Leia mais

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 9 ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GABRIELA DACIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula

Leia mais

A PAISAGEM NA PINTURA MODERNISTA: ALGUNS EXEMPLOS

A PAISAGEM NA PINTURA MODERNISTA: ALGUNS EXEMPLOS A PAISAGEM NA PINTURA MODERNISTA: ALGUNS EXEMPLOS José Augusto Avancini (UFRGS / CNPq) avancini@cpovo.net RESUMO: A afirmação da modernidade no Brasil testemunhou fortes movimentos culturais que fizeram

Leia mais

CAESP - Artes Aula 22-01/01/2018 SEMANA DE ARTE DE 1922 E MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

CAESP - Artes Aula 22-01/01/2018 SEMANA DE ARTE DE 1922 E MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA CAESP - Artes Aula 22-01/01/2018 SEMANA DE ARTE DE 1922 E MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA Academia Imperial de Belas-Artes: a força simbólica da estética europeia. No século

Leia mais

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes VESTIBULAR 2015 ~unes PROVA DE HABILIDADES 09.12.2014 (14 horas) Confira seus dados. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas nos locais indicados. Qualquer identificação fora dos locais indicados

Leia mais

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo NEOCLASSICISMO Movimento cultural do fim do século XVIII, e início do século XIX (1780 1830), o NEOCLASSICISMO está identificado com a retomada da cultura clássica (Grécia e Roma) por parte da Europa Ocidental

Leia mais

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens

Leia mais

CARTA DO SETOR EDUCATIVO MAB/FAAP ÀS ESCOLAS. Exposição: ETERNA TRILOGIA. Ação Educativa entre 15 de fevereiro a 10 de dezembro de 2017

CARTA DO SETOR EDUCATIVO MAB/FAAP ÀS ESCOLAS. Exposição: ETERNA TRILOGIA. Ação Educativa entre 15 de fevereiro a 10 de dezembro de 2017 CARTA DO SETOR EDUCATIVO MAB/FAAP ÀS ESCOLAS Exposição: ETERNA TRILOGIA Ação Educativa entre 15 de fevereiro a 10 de dezembro de 2017 Johann Moritz Rugendas Indiens dans une plantation. Séc.XIX Lazaro

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

Sumário. Arte No Fauvismo Arte No Cubismo Arte No Abstracionismo Arte No Dadaísmo - Dadá Arte No Surrealismo...

Sumário. Arte No Fauvismo Arte No Cubismo Arte No Abstracionismo Arte No Dadaísmo - Dadá Arte No Surrealismo... Sumário Arte No Fauvismo... 2 Arte No Cubismo... 4 Arte No Abstracionismo... 8 Arte No Dadaísmo - Dadá...10 Arte No Surrealismo...13 Arte Na Pop Art...16 Arte Op Art...19 A Arte Moderna No Brasil...20

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

9º Ano Artes Flaviane Maia

9º Ano Artes Flaviane Maia 9º Ano Artes Flaviane Maia Poética é aquilo que produz inspiração, que tem poesia; está presente na arte e é a capacidade de fazer, criar, fabricar ou inventar algo. Poética é também como se chama as anotações

Leia mais

MODERNISMO BRASILEIRO SÉC. XX

MODERNISMO BRASILEIRO SÉC. XX MODERNISMO BRASILEIRO SÉC. XX SEMANA DE ARTE MODERNA História da Arte Profª Natalia Pieroni ANTECEDENTES - Industrialização do país em função do fortalecimento da economia do café (pós Primeira Guerra).

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Aluno(a): 9 Ano Questão 01 Data da entrega: 28/04/2017. Alguns trabalhos meus se aproximam do expressionismo. Quando se diz expressionismo,

Leia mais

A educação pelo olhar. Jorge Schwartz. Fervor das vanguardas. Arte e literatura na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, 376p.

A educação pelo olhar. Jorge Schwartz. Fervor das vanguardas. Arte e literatura na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, 376p. A EDUCAÇÃO PELO OLHAR. JORGE SCHWARTZ. FERVOR DAS VANGUARDAS. ARTE E LITERATURA NA AMÉRICA LATINA. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 2013, 376P. MERITXELL HERNANDO MARSAL A educação pelo olhar. Jorge Schwartz.

Leia mais

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE SÉC. XX - XXI História da Arte Profª Natalia Pieroni PÓS-MODERNISMO - Produção artística a partir dos anos 60 (pós movimento modernista), caracterizada pelas inquietações

Leia mais

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES Escola Secundária e Artística António Arroio Prova 824 / 8 Páginas Prova de Equivalência à Frequência de HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei Nº 74/2004) Duração da Prova

Leia mais

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos.

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. Outubro de 2016 O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. A Arte pode nos ajudar a compreender a diversidade e riqueza da cultura

Leia mais

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal BRASIL ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal RENASCIMENTO Europa 1400 A 1600 BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII ATÉ INÍCIO XIX Forte relação

Leia mais

ARTE. Fascículo 7. Ensino Fundamental II. Unidades 15, 16 e 17. Camila O. Louro Machado e Rosana da Silva Pinto

ARTE. Fascículo 7. Ensino Fundamental II. Unidades 15, 16 e 17. Camila O. Louro Machado e Rosana da Silva Pinto ARTE Ensino Fundamental II Camila O. Louro Machado e Rosana da Silva Pinto Fascículo 7 Unidades 15, 16 e 17 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Governador Luiz Fernando de Souza Pezão Vice-Governador Francisco

Leia mais

Histórico O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund

Histórico O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Histórico O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na

Leia mais

LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: A,B,C ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): SANDRA FERREIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central. Nível: Educação Básica. Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância

Centro Educacional Brasil Central. Nível: Educação Básica. Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Fundamental Séries Finais Índice - Muito Além das Artes Visuais - A Arquitetura

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - di cavalcanti Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - di cavalcanti Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - di cavalcanti Prof. IBIRÁ Literatura DI CAVALCANTI Introdução Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, foi um importante

Leia mais

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália LILIAN RODRIGUES ITÁLIA 1300-1650 Com os estudos sobre a natureza iniciados nesse período, a cultura clássica e os ideais greco-romanos

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Contra modelos e conceitos

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do Realismo Pintura Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do cotidiano de pessoas comuns. Transformações

Leia mais