Pedagogia do Esporte e Jogos Esportivos Coletivos: das Teorias Gerais para a Iniciação Esportiva em Basquetebol.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pedagogia do Esporte e Jogos Esportivos Coletivos: das Teorias Gerais para a Iniciação Esportiva em Basquetebol."

Transcrição

1 268 ARTIGO Pedagogia do Esporte e Jogos Esportivos Coletivos: das Teorias Gerais para a Iniciação Esportiva em Basquetebol. Prof. Diego Leandro Lovatto Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNIPINHAL. Prof. Ms. Larissa Rafaela Galatti Aluna do programa de doutorado da FEF-UNICAMP e docente da UNIPINHAL, IASP-UNASP (Instituto Adventista São Paulo) e FAJ. Resumo O foco deste estudo será a iniciação esportiva em Jogos Esportivos Coletivos (JECs) com ênfase na modalidade basquetebol. Acreditando que através da iniciação esportiva em uma modalidade podemos proporcionar um grande conhecimento da cultura e também da história da mesma, neste estudo pretendemos avançar para as possibilidades de se utilizar diversos esportes coletivos no processo de ensino e aprendizagem de uma modalidade especifica. Para tal, partiremos de uma discussão do processo de ensino aprendizagem dos JECs a partir das semelhanças entre os mesmos, tendo como principais referências Bayer (1994) e Garganta (1995). Na seqüência, iremos focar a modalidade basquetebol, a fim de exemplificar como outras modalidades coletivas podem auxiliar no trato com o basquetebol, da mesma forma que o basquetebol pode ser um auxiliar para os outros JECs. Palavras-chave: Pedagogia do Esporte; Jogos Esportivos Coletivos; Basquetebol Abstract The focus of this study will be the team games initiation, with emphasis in the modality basketball. Believing that through the sport initiation in a modality we can also provide a great knowledge of the culture and of the history of the same one, in this study we intend to advance for the possibilities of if to use diverse team games in the education process and learning of a modality specifies. For such, we will break of a quarrel of the education process learning of the team games from the similarities between the same ones, having as main references Bayer (1994) and Garganta (1995). In the sequence, we will go to objectify the modality basketball, in order to show as other collective modalities can assist in the treatment with the basketball, in the same way that the basketball can be one to assist for the other team games. Key Words: Sport Pedagogy; Team Games; Basketball.

2 269 Introdução Os Jogos Esportivos Coletivos (JECs) é conteúdo de destaque em ambientes de ensino e aprendizagem de esporte no Brasil, sejam eles formais ou não formais (PAES, 2001). São cada vez mais freqüentes, também, estudos acadêmicos e científicos acerca dos JECs, em especial com a ascensão da pedagogia do esporte. Assim sendo, este artigo aborda as possibilidades de complementaridade entre as modalidades coletivas esportivas. Para tal, são apresentados conceitos acerca dos JECs, sendo destacadas as proximidades entre os mesmos. A seguir, é ilustrada a proposta de utilizar-se de um JEC no processo de ensino e aprendizagem de outros, sendo escolhida a modalidade basquetebol como eixo para exemplificarmos a proposta. Jogos Esportivos Coletivos: proximidades e possibilidades pedagógicas Os Jogos Desportivos Coletivos (JECs), como relata Bayer (1994), tem sua origem em antigas civilizações, séculos antes de Cristo, com alguns jogos semelhantes a muitas modalidades que se desenvolveram somente no século XX, como basquetebol, rugby e futebol. Buscando uma definição para Jogos Desportivos Coletivos, assim escreveu Teodorescu (1984, p.23): O Jogo Desportivo Coletivo representa uma forma de atividade social organizada, uma forma específica de manifestação e de prática, com caráter lúdico e processual, do exercício físico, na qual os participantes (jogadores) estão agrupados em duas equipes numa relação de adversidade típica não hostil (rivalidade desportiva) relação determinada pela disputa através de luta com vista à obtenção da vitória desportiva, com a ajuda da bola (ou de outro objeto de jogo) manobrada de acordo com regras pré-estabelecidas. Ainda acerca dos JECs, Konzag (1985, p. 11) nos trás que: cumpre aos jogos desportivos coletivos contribuírem para a concretização dos objetivos definidos pela atividade de Educação Física e Desporto. Para atingi-los, torna-se imprescindível um ensino adequado, não obstante as dificuldades acerca do desenvolvimento metodológico da respectiva formação técnica e tática.

3 270 Os JECs englobam, entre outras modalidades, o basquetebol, o handebol, o futebol, o futsal e o voleibol e ocupam um lugar relevante na cultura contemporânea, em especial no Brasil. Os JECs, quando ensinados e orientados de forma coerente, poderão contribuir melhor no desenvolvimento e também no interesse de várias competências como, por exemplo: o tático-cognitivo, o técnico e sócio-afetivo dos alunos e atletas. Segundo Balbino (2001), essas modalidades permitem a quem os pratica o desenvolvimento do espírito coletivo, a disciplina gerada pela aceitação das regras, a elaboração de recursos internos para resolver dificuldades e analisar as situações que levam ao desenvolvimento de raciocínio que por sua vez conduzem as ações. Tendo em vista ressaltar as possibilidades de contribuição dos JECs para o desenvolvimento humano, iremos tratar de dois aspectos que são indispensáveis para aos alunos, praticantes e atletas dos JECs, propostos por Garganta (1993): a Cooperação e a inteligência. Quanto à cooperação, esta é essencial entre os jogadores de uma mesma equipe para conseguir que se alcance objetivos comuns, como a obtenção de pontos ou gols para a conquista da vitória. Para cooperar devemos ajudar a desenvolver nos alunos um espírito de entre-ajuda e colaboração. Os JECs se estruturam em ambientes muito favoráveis para que os alunos, atletas e praticantes possam experimentar sua individualidade e suas respectivas características para que possam satisfazer os interesses pessoais e também os interesses da equipe, já que, como afirma Freire (1998, p. 108), a cooperação surge quando uma ação é melhor realizada por um grupo que por uma única pessoa. No contexto esportivo, Jackson & Delehanty (1997, p. 91), envolvidos no conceituado basquetebol americano, afirmam que o sinal de um grande atleta não é quando ele pontua pessoalmente, mas quando ele melhora a atuação do time. Jackson foi técnico de ícone da modalidade Michael Jordan, que relata só ter conseguido ser campeão na NBA após aprender a jogar coletivamente. Em relação à inteligência, no contexto dos JECs, Garganta(1995) aborda como a capacidade de adaptação a novas situações em que o jogo nos coloca, isto é, capacidade de interpretar e operar adequadamente aos diversos problemas e situações que ocorrem durante o jogo. Com foco na modalidade basquetebol e tratando da teoria das Inteligências Múltiplas, Galatti (2002) também destaca a inteligência em interface com os JECs:

4 O basquetebol, em função de sua tática, técnica, regras e elementos emocionais, se mostra um jogo absolutamente imprevisível e com inúmeras novas situações-problema se apresentando a todo o momento a quem joga, cada uma delas com diversas respostas possíveis. Assim, o basquetebol nos parece poder constituir um ambiente ótimo para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. No aspecto estrutural Gréhaine & Guillon (1992) apud Garganta (1998, p.14), apontam que o problema fundamental dos JECs está na situação de oposição, que deve coordenar as ações com finalidade de recuperar, conservar e fazer progredir a bola, tendo como objetivo criar situações de finalização e marcar gol ou ponto. Partindo desse entendimento, existem três categorias de subproblemas que poderão ser resolvidos pelos alunos e praticantes dos JECs que são: no plano espacial e temporal; no plano da informação e no plano da organização. Destacaremos cada um dos planos propostos, destacando mais uma vez a importância da inteligência e da cooperação para resolver os problemas em cada um deles. O plano Espacial-temporal é tratado em dois momentos: (1) no Ataque os alunos, praticantes dos JDC, poderão ter problemas na utilização e no manuseio com a bola, assim como nas movimentações ofensivas sem bola, tanto individual e coletivamente na tentativa de superar e passar pelos obstáculos durante o jogo. (2) Na Defesa os alunos; praticantes e atletas poderão ter problemas para elaborar e construir obstáculos para equipe adversária, com o objetivo de recuperar a posse de bola e dificultar o movimento da bola e dos adversários. Quanto ao plano da informação, os autores afirmam que os alunos e praticantes dos JDC poderão enfrentar problemas que estão ligadas á construção de incertezas e duvidas para o adversário e também, de certeza e confiança para a equipe e seus companheiros, irão aumentar as incertezas do adversário á quantidade de alternativas propostas pelos companheiros do jogador que esta com a posse de bola. E é no plano da organização que os praticantes e alunos dos JECs poderão ter problemas na transição individual para a transição coletiva, isto é, integrando a transição coletiva para a ação individual. Um outro autor que colabora nos estudos acerca dos JECs é Bayer 1994, que apresenta as seguintes características comuns aos JDC: * Existe uma bola pela qual lutam as equipes. * Existe um terreno de jogo onde se desenvolve o confronto * Há um alvo a atacar e um outro a defender. 271

5 272 * Há regras a respeitar. * Existem colegas com quem cooperar, * E adversários cuja oposição importa vencer. Bayer (1994) também trata dos subproblemas supra citados, mas em outra configuração e a partir da possibilidade do transfert, ou seja, transferência dos conhecimentos de um jogo para os demais. Desta forma, a partir das características comuns apresentadas há pouco neste estudo, ele avança para os conceitos de princípios operacionais (defensivos e ofensivos) e de regras de ação, que constituem como as estratégias que os jogadores, agora dentro de cada modalidade, estabelecem para atingir os objetivos propostos a partir dos princípios operacionais, tais como estabelecer linhas de passe e ocupar espaços vazios no ataque ou distribuirse na quadra defensiva.. Tendo em vista a proximidade entre os JECs, os procedimentos e métodos aplicados no ensino de cada modalidade irá contribuir para que em situação de jogo os alunos sejam capazes de resolver e solucionar os problemas que o jogo irá colocálos. Neste estudo, defendemos que o ensino de uma das modalidades contribui para a aprendizagem das demais. Desde o primeiro momento da aprendizagem do JECs, será muito importante que os alunos, praticantes e atletas vão assimilando e juntando informações não só como ele irá se comunicar com a bola, mas também com os colegas da mesma equipe e contra-comunicar com os adversários, para que isso ocorra deverá ser solicitadas e estimuladas situações que seja ajustável ao nível e desenvolvimento dos alunos e praticantes dos JDC, e as exigências de cada modalidade esportiva. As estratégias mais indicadas e estudadas pelos autores são as formas jogadas ou de jogos pois se mostram mais atrativas para os praticantes e que contém inúmeras situações problemas, se aproximando da realidade e características do jogo, podendo também ser alterada as regras, começando com as mais fáceis e monos complexas, diminuir o número de jogadores e também diminuir o espaço de jogo (GALATTI, 2006). Segundo Konzag (1985, p. 18), os JECs possuem um sistema de referências com vários componentes em que se integram todos os jogadores e com o qual se confrontam constantemente. Ambas as equipes formam dois coletivos que planificam as suas ações e agem através de comportamento sempre determinado pela relação de contrastes: ataque-defesa ou defesa-ataque.

6 273 Ao ensinarmos os JECs, devemos ter o mínimo de conhecimento sobre a modalidade que pretendemos trabalhar, devemos também identificar os principais problemas e os erros mais comuns dos alunos, e ensiná-los corretamente para que haja uma evolução dos alunos, e também haja uma evolução da equipe, e com um planejamento e um método de ensino adequado aos alunos, e que possam ter acesso a um bom jogo. Assim sendo, apontaremos a seguir propostas de ensino e aprendizagem da modalidade basquetebol, com a contribuição de jogos pré-desportivos, de outros JDC e atividades inspiradas nos mesmos, a fim de explorar as características comuns desses grupos e possibilitar aos alunos uma iniciação com maior variação de conteúdo, evitando a iniciação precoce e potencializando a formação global dos alunos. As sugestões a seguir não só devem como pode ser modificada pelo professor de Educação Física, em parceria com seus alunos, ao longo das aulas de Educação física, para que os alunos tenham um melhor desenvolvimento e também para que aumente o interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física. Uma Proposta de Ensino Para o Basquetebol a Partir dos Jogos Desportivos Coletivos Tendo em vista as características comuns do basquetebol com as demais modalidades desportivas coletivas, utilizamos como exemplo o futebol e o handebol para demonstrar estas outras modalidades como possíveis estratégias para o ensino do basquetebol. A fim de ilustrar a proposta, serão descritas duas possibilidades de aplicação de atividades baseadas no futebol e no handebol para o processo de ensino e aprendizagem do basquetebol (LOVATTO, 2005). Deste modo iremos trabalhar de maneira que se estimule ainda mais os alunos a praticarem o basquetebol uma vez que amplia o repertório de atividades que o professor pode utilizar-se, tornando a aula menos repetitiva e, conseqüentemente, mais atrativa para o aluno e tentar mostrar algumas semelhanças que o basquetebol tem com as outras modalidades esportivas coletivas. Espera-se, com essa estratégia, contribuir para a compreensão da lógica comum entre os diversos JECs e a sua aplicação no jogo específico de basquetebol. Ressalta-se, por fim, a importância da formação profissional do professor, para que

7 este seja capaz de estimular os alunos a fazer as conexões possíveis entre as ações técnicas, táticas e de comportamento entre os diferentes jogos esportivos coletivos. 274 Atividades para a aula de basquetebol a partir do futsal Cabeça Cesta Em duplas, uma dupla com bola e a outra dupla sem bola. A dupla que estiver com a posse de bola ira driblando ou passando ate se aproximar da cesta e ira quicar a bola para o companheiro, o mesmo tentará fazer a cesta com a cabeça, a bola que poderá ser utilizada neste exercício deverá ser uma bola mais leve do que a do basquetebol, como por exemplo: a bola de voleibol. Dependendo da faixa etária dos alunos podemos colocar tabelas menores que as oficiais ou abaixar a altura das tabelas oficiais, para que o jogo possa ficar mais motivante. 1. Dez Toques: Em duplas os jogadores tentarão fazer a cesta, utilizando no maximo dez toques, utilizando apenas os pés, as coxas e a cabeça. 2. Fut-Basketball: partindo do futsal formal, só que em vez de os jogadores tentarem marcar o gol, irão tentar marcar pontos tentando fazer as cestas, os jogadores poderão utilizar a cabeça, os pés e as coxas. Atividades para a aula de basquetebol a partir do handebol. 1. Fora da Área: duas equipes em trios ou em quartetos, uma equipe A e a outra equipe B, irão tentar jogar um jogo de handebol normal, só com números de jogadores reduzidos. Quando um membro da equipe se aproximar da área para arremessar a bola para o gol, este deverá quicar a bola sem invadir a área onde seria do goleiro, e tentará fazer a cesta. Vence a equipe que fizer mais cestas. 2. Hand-Basketball: partindo do handebol formal, o que vai ser alterado é que em vez de fazer o gol, os jogadores terão que fazer a cesta, podendo ter variações nas regras do handebol. Cabe ressaltar que o futsal e o handebol, em sua estrutura formal, também podem ser auxiliares em um processo de ensino aprendizagem para o basquetebol,

8 por possuírem os mesmos princípios operacionais e uma vez que as regras de ação não são tão distantes do basquetebol. 275 Considerações Finais Tendo em vista as características comuns dentre os JECs, fortalece-se a idéia do ensino e aprendizagem dos JECs de forma global, sem a especialização inicial em modalidades, como acontece nas Escolas de Esporte, popularmente conhecidas como escolinhas de futebol, futsal, basquetebol, entre outros. Entretanto, o modelo de iniciação esportiva já nas modalidades específicas se mostra enraizado no Brasil, nos parecendo ser inviável, em curto prazo, uma mudança, tanto por razões culturais como por motivações mercadológicas. Assim sendo, a proposta deste artigo em agregar fundamentos e os próprios jogos formais de outros JECs no processo de ensino e aprendizagem de uma determinada modalidade aparece como uma alternativa, permitindo ao professor de Educação Física proporcionar aos alunos uma iniciação esportiva plural, ainda que dentro de um JEC específico, como foi exemplificado, neste estudo, a partir do basquetebol. Mostra-se, também, mais uma possibilidade de se enriquecer as aulas de Educação Física na educação formal, já que a presença dos JECs se mantém ao longo dos períodos e anos escolares, mas nem sempre com a diversificação esperada. Espera-se, com este estudo, contribuir para a prática pedagógica com os JECs e, em especial, do basquetebol, visando um prática diversificada que estimule a formação de jogadores inteligentes, que vão além da reprodução de gestos, e que sejam capazes de interagir com os colegas por meio de atitudes cooperativas, buscando resolver os problemas do jogo, respeitando as características dos JECs e, especialmente, de quem os joga. Referências Bibliográficas BAYER, C. O Ensino dos Desportos Coletivos. Editions Vigot, Paris, 1994

9 276 BALBINO, H. F. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. FREIRE, J. B. Esporte educacional. In: I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO MOTORA E II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 1998, Foz do Iguaçu. Anais , p GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte: discutindo o processo de ensinoaprendizagem na modalidade basquetebol f. Monografia (Bacharelado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. GALATTI, L.R. Pedagogia do Esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds.). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 2. ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1995, p JACKSON, P.; DELAHANTY, H. Cestas Sagradas. Rio de Janeiro: Rocco, LOVATTO, D.L. Iniciação Esportiva: uma proposta de ensino através do basquetebol f. Monografia (Licenciado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, Espírito Santo do Pinhal. PAES, R.R.. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ed. Ulbra, 2001.

10 277. Esporte educacional. In: I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO MOTORA E II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 1998, Foz do Iguaçu. Anais , p TEODORESCU, L. Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

DIDÁCTICA DO FUTEBOL AULA 1 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA

DIDÁCTICA DO FUTEBOL AULA 1 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA DIDÁCTICA DO FUTEBOL AULA 1 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA DIDÁCTICA DO FUTEBOL Carga Horária 14 semanas de aulas Aulas Teórico-Práticas 5ª Feira (09H00 12H00) Espaços Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física UNIVERSIDADE DE COIMBRA Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Parametrização das Estruturas Tácticas em Jogos Desportivos Colectivos Investigação Aplicada à Equipa Campeã Nacional no Escalão

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 11/04 Teoria geral dos JDC 16/04 Transfert e ressignificação (Prática) 23/04 Métodos de Ensino dos JDC 25/04 Fundamentos

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 11/04 Teoria geral dos JDC 16/04 Transfert e ressignificação (Prática) 23/04 Métodos de Ensino dos JDC 25/04 Fundamentos CLAUDE BAYER CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 11/04 Teoria geral dos JDC 16/04 Transfert e ressignificação (Prática) 23/04 Métodos de Ensino dos JDC 25/04 Fundamentos técnicos (Prática) 02/05 Aspectos táticos

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO Osvaldo Tadeu da Silva Junior MÉTODOS/ESTILOS DE ENSINO FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo.

Leia mais

A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Marcos Vinicius Morais Ferreira¹ (IC), André Luís dos Santos Seabra² (PQ) marcos-moraisf@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas INTRODUÇÃO O futsal é uma modalidade em que ações apresentam grande imprevisibilidade e variabilidade, exigindo

Leia mais

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO:

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: INICIAÇÃO AO FUTEBOL Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: O jogo de futebol não é feito apenas de fundamentos (movimentos técnicos), a relação com a bola é uma das competências essênciais

Leia mais

Revista Conexões, v. 5, n. 2,

Revista Conexões, v. 5, n. 2, Revista Conexões, v. 5, n. 2, 2007 35 PEDAGOGIA DO ESPORTE E A APLICAÇÃO DAS TEORIAS ACERCA DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS EM ESCOLAS DE ESPORTES: O CASO DE UM CLUBE PRIVADO DE CAMPINAS SP SPORT PEDAGOGY

Leia mais

ESCOLA DE FUTEBOL PLANET SOCIETY

ESCOLA DE FUTEBOL PLANET SOCIETY Categoria Mamadeira Considerando a pouca idade das crianças nessa categoria, é essencial desenvolver um trabalho de forma lúdica, mas com muito contato com a bola. Esse método permite melhorar a coordenação

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

Isadora Sombra de Oliveira Daniel Maia Nogueira Ricardo Hugo González RESUMO

Isadora Sombra de Oliveira Daniel Maia Nogueira Ricardo Hugo González RESUMO ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARCIAL, GLOBAL E OS JOGOS CONDICIONADOS COMO ALTERNATIVA DE TREINAMENTO PARA O FUTSAL NA SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA MASCULINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Isadora Sombra de Oliveira

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS Rivison José da Costa Júnior RESUMO O presente estudo visa relatar a importância de ensinar futsal para crianças, nos primeiros anos de escolaridade,

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

Práticas pedagógicas Educação Física

Práticas pedagógicas Educação Física Práticas pedagógicas Educação Física Recomendada para o Ensino Fundamental Ciclo II (7a e 8a séries) Tempo previsto: 2 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Professor(a): Apresentamos aqui três (3)

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 317 versão eletrônica COMPARAÇÃO ENTRE A METODOLOGIA DE ABORDAGEM SISTÊMICA E A METODOLOGIA TECNICISTA: RAZÕES PARA PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS JECS ATRAVÉS DE JOGOS Luiz Fernando A.

Leia mais

Pedagogia do esporte: Considerações metodológicas a partir dos aspectos técnico-táticos e sócio-educativos dos Jogos Esportivos Coletivos na Escola.

Pedagogia do esporte: Considerações metodológicas a partir dos aspectos técnico-táticos e sócio-educativos dos Jogos Esportivos Coletivos na Escola. 235 ARTIGO Pedagogia do esporte: Considerações metodológicas a partir dos aspectos técnico-táticos e sócio-educativos dos Jogos Esportivos Coletivos na Escola. Prof. Ellen Moraes Scherrer Licenciada em

Leia mais

A história do basquetebol

A história do basquetebol O Basquetebol A história do basquetebol Porque foi criado? Em Dezembro de 1891, o professor de educação física de Springfield College em Massachusetts, Estados Unidos, James Naismith, recebeu uma tarefa

Leia mais

SUGESTÕES PARA REALIZAR AS TROCAS DE JOGADORAS DURANTE O JOGO

SUGESTÕES PARA REALIZAR AS TROCAS DE JOGADORAS DURANTE O JOGO SUGESTÕES PARA REALIZAR AS TROCAS DE JOGADORAS DURANTE O JOGO ORNIDES CINTRA KINDELÁN Resumo: o constante aperfeiçoamento das formas, das vias e dos métodos para o desenvolvimento do jogo de basquetebol

Leia mais

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS CONCEITO É um jogo que é realizado antes da atividade principal. As modalidades desportivas como voleibol, futsal, basquete e handebol podem ser adaptadas modificando as suas regras,números

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Pedagogia do Esporte. Metodologia. Iniciação Esportiva. Futsal.

PALAVRAS-CHAVE Pedagogia do Esporte. Metodologia. Iniciação Esportiva. Futsal. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

A PRÁTICA DO FUTSAL LÚDICO

A PRÁTICA DO FUTSAL LÚDICO A PRÁTICA DO FUTSAL LÚDICO SILVA, Brenda Catherine Cardoso 1 PEREIRA, Eduí 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva 2 Docente do curso

Leia mais

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 5 CAPÍTULO Capacidades táticas 5.1.4 Jogo coletivo Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 cap5.1.4.indd 2 27/05/13 18:08 APRENDIZAGEM TÁTICA CAPACIDADES

Leia mais

O VÔLEI COMO ELEMENTO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O VÔLEI COMO ELEMENTO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA O VÔLEI COMO ELEMENTO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SILVA, Maria Rita Rezende 1 VESPASIANO, Bruno de Souza 2 1 Discente do curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias

Leia mais

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo.

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Pra quem não sabe para onde vai. Qualquer caminho serve Ao acompanhar as equipes da série A do Campeonato Brasileiro de 2018,

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Futsal 9º ano Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina FUTEBOL DE SALÃO - FUTSAL Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída

Leia mais

ÍNDICE Capítulo I - Momento de transição ofensiva 102 Capítulo II - Momento de transição ofensiva

ÍNDICE Capítulo I - Momento de transição ofensiva 102 Capítulo II - Momento de transição ofensiva ÍNDICE Índice Índice de esquemas e símbolos Introdução Acerca da escolha do tema A estrutura da publicação Capítulo I - Momento de transição ofensiva Parte I Momento de Transição Ofensiva Esquema Resumo

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos

SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de Aquino / EEFERP-USP Mariana Alonso Marques

Leia mais

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol A competição como parte do processo formativo do atleta Profa. Dra. Tathyane Krahenbühl FEFD/UFG EsporteLab Novas tendências do ensino dos

Leia mais

Voleibol 6 ECTS. 2.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Voleibol 6 ECTS. 2.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Voleibol 6 ECTS 2.º Ano, 2.º Semestre Área Científica Educação Física e Desporto (EFD) Objetivos de Aprendizagem Conhecer a história da modalidade desportiva; Conhecer as estruturas organizacionais e reguladoras

Leia mais

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 7 CAPÍTULO Basquetebol 7.1 Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 cap7.1.indd 2 27/05/13 18:20 PRINCIPIANTE 1 X 1 + 1 PRINCIPIANTE 01 PRINCIPIANTE

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão. Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol

Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão. Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol Faculdade de Motricidade Humana Escola Secundária Fernando Namora Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol Orientadores: Professores Estagiários:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Futebol e Futsal Código: FIS24 Professor: Renan José Guedes Alcoforado Pereira

Leia mais

14º Encontro Internacional Phorte CURSO A BRINCADEIRA, O JOGO E O ESPORTE: APRESENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

14º Encontro Internacional Phorte CURSO A BRINCADEIRA, O JOGO E O ESPORTE: APRESENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA 14º Encontro Internacional Phorte CURSO A BRINCADEIRA, O JOGO E O ESPORTE: APRESENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA FABIO D ANGELO Julho / 2017 O curso tem como objetivo apresentar aos

Leia mais

INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO JOGO (HUIZINGA, 1999)

INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO JOGO (HUIZINGA, 1999) VOLUNTÁRIO FIM EM SI MESMO REGRAS OBRIGATÓRIAS ENTRE FRIVOLIDADE E ÊXTASE ABSORVE OS JOGADORES PARA O MUNDO DO JOGO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO JOGO (HUIZINGA, 1999) IMPULSO À AUTO-SUPERAÇÃO SERIAMENTE

Leia mais

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.2 Transportar a bola cap5.1.2.indd 1 27/05/13 18:06 cap5.1.2.indd 2 27/05/13 18:06 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA O FUTSAL FEMININO NA ESCOLA MANAUS AM 2015 UNIVERSIDADE

Leia mais

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL Artur Monteiro / UTAD Luís Vaz / UTAD / CIDESD lvaz@utad.pt ոո Palavras-chave: Educação Física, Ensino, Futsal. INTRODUÇÃO Como

Leia mais

HANDBALL. Táticas defensivas

HANDBALL. Táticas defensivas HANDBALL Táticas defensivas No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na

Leia mais

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino do futebol/ futsal A metodologia para o ensino do futebol até a especialização

Leia mais

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Futebol do Mundo em 2013 Carlo ANCELOTTI; Rafael BENITEZ; Antonio CONTE; Vicente DEL BOSQUE; Alex FERGUSON; Jupp HEYNCKES; Jürgen KLOPP; José MOURINHO;

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas 6.2.5 Oferecer-se e desmarcar-se Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana

Leia mais

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM CRIANÇAS DE 11 E 12 ANOS

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM CRIANÇAS DE 11 E 12 ANOS MÓDULO II TEORIA E PRÁTICA Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM CRIANÇAS DE 11 E 1 ANOS Encontro 3 5 de agosto 01 Conversa em Grupo: Como intervir em uma competição para ser mais equilibrada / equitativa

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM CRIANÇAS DE 08 A 10 ANOS

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM CRIANÇAS DE 08 A 10 ANOS MÓDULO II TEORIA E PRÁTICA Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM CRIANÇAS DE 08 A 10 ANOS Encontro 2 11 de agosto 2012 O QUE TORNA UMA COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL FORMATIVA/EDUCATIVA? - objetivos claros

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FUTSAL

PLANO DE TRABALHO FUTSAL PLANO DE TRABALHO FUTSAL Telefone: (44) 3220-5750 E-mail: centrosesportivos@maringa.pr.gov.br EQUIPE ORGANIZADORA SECRETARIO MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER Francisco Favoto DIRETOR DE ESPORTES E LAZER Afonso

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

Questões dos 6º anos

Questões dos 6º anos 2012 - AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 4ª BIMESTRE Questões dos 6º anos 1- Lembrando que tanto o futebol como o handebol são esportes coletivos, quais comportamentos podemos observar com relação a forma

Leia mais

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Um projecto de formação em futebol Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Apresentação oa Escola de Futebol A.C.R. Fornelos destina-se a crianças de ambos os sexos dos 4 aos 15 anos; o Filiada na Associação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016 Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016 5º ano / Disciplina Educação Física Prof. (a) N.º Aulas Previstas atividades físicas e. Realizar atividades físicas e nas suas dimensões Jogos Pré-desportivos

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS EDUCAÇÃO

Leia mais

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014.

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. Colégio Santo Antônio SGAS 911B - Asa Sul - 70.390-110 - Brasília-DF www.refeduc.com.br - (61) 3445-4700 Rede Educacional Franciscana Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. 1. Grade

Leia mais

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr.

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA Primeiro contato da criança com o esporte de interesse. Suas regras, fundamentos, movimentações vão sendo

Leia mais

Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão Tactical Games Approach: Teaching Collective Sports Invasion Games

Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão Tactical Games Approach: Teaching Collective Sports Invasion Games Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão - H. Malho, R. Oliveira, M. Gaspar, B. Freitas, E.R. Gouveia Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

Perfil do Aluno INTRODUÇÃO

Perfil do Aluno INTRODUÇÃO EB2,3 de Sande Educação Física, Grupo 260 2º Ciclo INTRODUÇÃO Após a análise de algumas concessões sobre Metas de Aprendizagem, é possível aceder a uma síntese do conjunto de pressupostos que sirvam de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Prezado(a) Professor(a), O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA.6º Ano Educação Física 2015

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA.6º Ano Educação Física 2015 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA.6º Ano Educação Física 2015 O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência da disciplina de Educação Física, a realizar

Leia mais

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto HANDEBOL Profesores: Daniel / Sheila Colégio Adventista de Rio Preto Técnicas Defensivas Handebol 1. Posição básica defensiva: É a postura que deve adotar os jogadores, posicionando-se para intervir na

Leia mais

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES O JOGADOR PADRÃO APOSTILA PÁGINA 6 As onze PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGADOR 1 - Sendo um jogo de conjunto, procurar sempre, e o mais rápido possível

Leia mais

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.6 Superar o adversário cap5.1.6.indd 1 27/05/13 18:10 cap5.1.6.indd 2 27/05/13 18:10 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

UNIDADE DIDÁTICA DE BASQUETEBOL BASEADA NO MODELO DE ENSINO SITUACIONAL ATIVO. 1. Jean Cargnelutti Dalla Rosa 2.

UNIDADE DIDÁTICA DE BASQUETEBOL BASEADA NO MODELO DE ENSINO SITUACIONAL ATIVO. 1. Jean Cargnelutti Dalla Rosa 2. UNIDADE DIDÁTICA DE BASQUETEBOL BASEADA NO MODELO DE ENSINO SITUACIONAL ATIVO. 1 Jean Cargnelutti Dalla Rosa 2. 1 Relato de experiencia realizado através de uma pratica pedagógica 2 Aluno do Curso de Educação

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO: DRIBLANDO AS ADVERSIDADES: O ENSINO DO FUTSAL ESCOLAR SOB UM REFERENCIAL SOCIOPEDAGÓGICO.

RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO: DRIBLANDO AS ADVERSIDADES: O ENSINO DO FUTSAL ESCOLAR SOB UM REFERENCIAL SOCIOPEDAGÓGICO. RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO: DRIBLANDO AS ADVERSIDADES: O ENSINO DO FUTSAL ESCOLAR SOB UM REFERENCIAL SOCIOPEDAGÓGICO. AUTOR: George Luiz Cardoso de Souza Professor de Educação Física da Educação Básica

Leia mais

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS Apresentação: Jogo dos Discos Autor 1 José Dilmacir Alves de Melo; Orientador 2 Antônio Samuel Alves da Silva Introdução Tomar

Leia mais

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02 4 Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO cap4.indd 1 27/05/13 18:02 cap4.indd 2 27/05/13 18:02 CONSIDERAÇÕES COMO USAR O MANUAL DAS PRÁTICAS Como usar o Manual das Práticas Pablo Juan Greco Siomara A.

Leia mais

Fundamentos técnicos do Handebol

Fundamentos técnicos do Handebol Resumo com autoria de Edvaldo Soares de Araújo Neto e Anália Beatriz A. S. Almeida. Fundamentos técnicos do Handebol Recepção Conceito: ato de receber a bola normalmente com as duas mãos; Objetivo: amortecer

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação Física e Fisioterapia RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES Professor MSc. João

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol e Voleibol Código: FIS05 Professor: Gilson Pereira Souza e-mail: gilson.souza@fasete.edu.br

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7.

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. 482 CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. Pedro Emílio Drumond Moreira-UFMG Gibson Moreira Praça-UFVJM Pablo Juan Greco-UFMG pedrodrumondmoreira@hotmail.com

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Plano de Curso Disciplina: Basquetebol Docente Responsável pela Disciplina: Prof. Dr. Ramón Núñez Cárdenas Ano

Leia mais

AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS: forma de abordagem dos esportes coletivos

AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS: forma de abordagem dos esportes coletivos AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS: forma de abordagem dos esportes coletivos Pedro Augusto P. Valêncio de Bem / URCAMP Antonio Evanhoé P. de Souza Sobrinho / URCAMP Luiz Fernando

Leia mais

Trabalho individual. Trabalho de Grupo

Trabalho individual. Trabalho de Grupo Dança III Aeróbica Módulo 12 AERÓBICA O aluno desloca-se percorrendo todas as direções e sentidos considerados, no ritmo e sequência dos apoios correspondentes à marcação, combinando os passos básicos

Leia mais

ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL

ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL INTRODUÇÃO ALESSANDRO JÚNIOR MENDES FIDELIS MARCELO VILHENA SILVA PABLO RAMÓN COELHO DE SOUZA Uni-BH / Belo Horizonte / Minas Gerais

Leia mais

Nosso objetivo é ajudar cada criança a se tornar em um jogador completo no Jogo da Vida, e no seu relacionamento com o Senhor Jesus Cristo.

Nosso objetivo é ajudar cada criança a se tornar em um jogador completo no Jogo da Vida, e no seu relacionamento com o Senhor Jesus Cristo. Tornando-se um Jogador Completo é um currículo do Kids Games Soccer - Brasil. O currículo apresenta 6 s recreativos relacionados ao Futebol, sendo assim, é uma excelente estratégia para ser aplicada antes

Leia mais

CAPÍTULO Acertar o alvo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03

CAPÍTULO Acertar o alvo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03 5 CAPÍTULO Capacidades táticas 5.1.1 Acertar o alvo Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03 cap5.1.1.indd 2 27/05/13 18:03 APRENDIZAGEM TÁTICA CAPACIDADES

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL DOCUMENTO DE APOIO 7º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Futsal surge no final do século XX, na década de 90,

Leia mais

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM ADOLESCENTES DE 13 A 16 ANOS

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM ADOLESCENTES DE 13 A 16 ANOS MÓDULO II TEORIA E PRÁTICA Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM ADOLESCENTES DE 13 A 16 ANOS Encontro 4 1º de setembro 2012 Conversa em Grupo: Que conceitos e pré-conceitos temos em relação aos adolescentes

Leia mais

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO.

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO. futsalcoach.com la web para el técnico de fútbol sala C Copyright 2005, F U T S A L C O A C H, Spain Todos los derechos reservados Autor: Rui Miguel Gama Ferreira Entrenador de fútbol sala Madrid, Junio

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 12.º ano

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 12.º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 12.º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

CURSO: Metodologia de Treino e Preparação Física

CURSO: Metodologia de Treino e Preparação Física CURSO: Metodologia de Treino e Preparação Física MÓDULO 03: Alto Rendimento 961923009 / 228331303 www.altorendimento.net info@altorendimento.net 1. Planeamento- Introdução 2. Unidade de Treino 1) Objetivos

Leia mais

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette VOLEIBOL 8º Ano Profª SHEILA - Prof. DANIEL Origem e Evolução: William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette Brasil 1915 Pernambuco Colégio Marista ou ACM s São Paulo 1916 1954 CBV 1982 afirmação brasileira

Leia mais

Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO

Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO O PRODHE Construir, disseminar e comunicar o patrimônio de ideias e práticas sobre o Esporte

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO: 8.º CURSO: Básico Total de aulas Previstas: 25 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo Competências /

Leia mais

Objetivos Gerais do plano de desenvolvimento técnico desportivo

Objetivos Gerais do plano de desenvolvimento técnico desportivo Introdução Promover, divulgar, ensinar, treinar e competir no desporto em geral e no andebol em particular obriga a uma determinada organização e objetivos diferenciados em cada um dos escalões. Assim,

Leia mais

PLANEAMENTO ANUAL ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/2017

PLANEAMENTO ANUAL ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/2017 1. Competências a Desenvolver O contributo da educação psicomotora constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da inteligência, da afetividade e da personalidade da criança, uma vez que não

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS Abril/Maio/Junho 2010 I V C U R S O D E T R E I N A D O R E S D E F U T S A L N Í V E L I ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO CADERNO DE EXERCÍCIOS TÉCNICO-TÁCTICA ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS A ABORDAR

Leia mais