ESCLARECIMENTO Nº 1. Seguem abaixo, solicitações formuladas por empresas participantes da Licitação supra e as respectivas respostas de FURNAS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCLARECIMENTO Nº 1. Seguem abaixo, solicitações formuladas por empresas participantes da Licitação supra e as respectivas respostas de FURNAS:"

Transcrição

1 PE.DAQ.G /14 ESCLARECIMENTO Nº 1 Seguem abaixo, solicitações formuladas por empresas participantes da Licitação supra e as respectivas respostas de FURNAS: 1. Pergunta: Solicitamos que seja esclarecido se a Contabilização de impressão no ambiente Windows e Linux, do Item do Ato convocatório Serviço de Controle e Contabilização de Impressão, trata-se de estações Linux, servidores Linux ou ambos. Resposta: Servidores Linux. 2. Pergunta: O acesso web de relatórios, podem ser atendidas por solução arquitetura Cliente/Servidor sem uso de navegadores web? Resposta: Não, segue o estabelecido no Edital. 3. Pergunta: Gostaria de solicitar o volume de impressão color e monocromatica em modalidade A3, este volume não foi informado no edital e impacta nos custos do projeto. Resposta: Monocromático: e Policromática: Pergunta: Considerando as especificações técnicas dos equipamentos conforme ANEXO II, entendemos que Impressão segura (SENHA) SIM (Documento armazenado independentemente do desligamento da impressora) requer que o equipamento possua um dispositivo de armazenamento (HD) para os trabalhos de impressão. Está correto esse entendimento? 5. Pergunta: Considerando as especificações técnicas do item 1 Impressora Laser Monocromática Tamanho A4, verificamos que a velocidade requerida exige um equipamento a ser ofertado muito além do ideal para as demais especificações, o que resulta em consequente aumento de custo, disparidade das propostas apresentadas e perda de competitividade do licitante. Solicitamos revisão do item em questão permitindo proposição de modelo com 42ppm em lugar de 50ppm, mantendo-se todas as demais características solicitadas, tendo em vista que a diferença em velocidade não causa impacto na disponibilidade geral do ambiente. Resposta: Nos estudos realizados concluímos que as características técnicas especificadas são as necessárias para o projeto de substituição e consolidação do parque de impressão de FURNAS, portanto segue o estabelecido no Edital. 6. Pergunta: Considerando as especificações técnicas do item 2 Impressora Laser Colorida Tamanho A4, verificamos que a velocidade requerida exige um equipamento a ser ofertado muito além do ideal para as demais especificações, o que resulta em consequente aumento de custo, disparidade das propostas apresentadas e perda de competitividade do licitante. Solicitamos revisão do item em questão permitindo proposição de modelo com 30ppm em lugar de 33ppm, mantendo-se todas as demais características solicitadas, tendo em vista que a diferença em velocidade não causa impacto na disponibilidade geral do ambiente. Resposta: Vide resposta à pergunta nº 5.

2 PE.DAQ.G /14 7. Pergunta: Considerando as especificações técnicas do item 4 Multifuncional Laser Monocromática Tamanho A4, verificamos que a velocidade requerida exige um equipamento a ser ofertado muito além do ideal para as demais especificações, o que resulta em consequente aumento de custo, disparidade das propostas apresentadas e perda de competitividade do licitante. Solicitamos revisão do item em questão permitindo proposição de modelo com 45ppm em lugar de 50ppm, mantendo-se todas as demais características solicitadas, tendo em vista que a diferença em velocidade não causa impacto na disponibilidade geral do ambiente. Resposta: Vide resposta à pergunta nº Pergunta: Considerando as especificações técnicas do item 5 Multifuncional Laser Monocromática Tamanho A3, verificamos que a velocidade requerida exige um equipamento a ser ofertado muito além do ideal para as demais especificações, o que resulta em consequente aumento de custo, disparidade das propostas apresentadas e perda de competitividade do licitante. Solicitamos revisão do item em questão permitindo proposição de modelo com 40ppm em lugar de 50ppm, mantendo-se todas as demais características solicitadas, tendo em vista que a diferença em velocidade não causa impacto na disponibilidade geral do ambiente. Resposta: Vide resposta à pergunta nº Pergunta: Considerando a planilha de preços, tendo em vista as lacunas a serem preenchidas com valores unitários (preço unitário mensal dos equipamentos e preço unitário por cópia) por estarmos tratando de valores baixos sobretudo no caso dos valores unitários por cópia entendemos que poderá ser precificado estes valores considerando quatro casas decimais. Está correto nosso entendimento? 10. Pergunta: Sugerimos a mudança de: Velocidade: 50 páginas por minuto, Memória: 256MB e Ciclo Mensal: páginas para: Velocidade: 45 páginas por minuto, Memória: 128MB e Ciclo Mensal: Resposta: Vide resposta à pergunta nº Pergunta: Sugerimos retirada das exigências: Autenticação via AD Sim (pra impressão, fax e cópia) e escaninhos de saída. Resposta: Vide resposta à pergunta nº Pergunta: O item 3.3 Documentação Relativa á Qualificação Técnica, subitem b.1, quanto ao prazo previsto de prestação dos serviços, no caso de contrato em vigor, ou data de término da prestação de serviços, em caso de Contrato já encerrado, gostaríamos de saber se anexarmos o contrato vigente ao atestado do cliente a data de término e o prazo de vigência do contrato poderão ser comprovados através de tal documento. Resposta: A documentação apresentada deverá atender ao estabelecido no Edital.

3 PE.DAQ.G / Pergunta: SEÇÃO III HABILITAÇÃO - Item 3 DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA, a alínea d do item 3.3 que trata da documentação relativa à Qualificação Técnica estabelece a necessidade de comprovação, através de relação sob as penalidades da lei, do detalhamento do pessoal técnico e equipamentos adequados e disponíveis para atendimento técnico ao objeto ora licitado, a comprovação deverá ser feita através de cópia do livro de registro de empregados ou da CTPS do técnico. Entendemos que para cumprimento do disposto acima é necessário elaborar uma relação com a identificação de todos os técnicos da Licitante e cópia de suas respectivas CTPS ou do livro de registro. Nosso entendimento está correto? É necessário apresentar essa comprovação para todos os técnicos ou somente uma amostragem? Com relação aos equipamentos adequados e disponíveis para atendimento técnico ao objeto licitado, solicitamos informar o que exatamente deverá ser considerado na relação. Refere-se à descrição das ferramentas a serem utilizadas ou apenas uma declaração informando que a Licitante possui os equipamentos adequados? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº Pergunta: SEÇÃO V CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PROPOSTA - Item 4 DESCRIÇÃO DO LOCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, o subitem 3.1, que entendemos deve ser alterado para 4.1, estabelece que os serviços deverão ser prestados no Escritório Central de FURNAS, localizado na Rua Real Grandeza, 219 Botafogo. Para desenho adequado da solução, considerando mãode-obra e backups, solicitamos informar o que segue: a) Quantos blocos e/ou prédios e andares devemos considerar para a distribuição de equipamentos e prestação de serviços? b) Qual a quantidade de equipamentos destinada a cada um dos blocos e/ou prédios? c) Os blocos e/ou prédios em que a CONTRATADA realizará a prestação de serviços estão interligados com a mesma rede de comunicação? d) A troca de insumos será de responsabilidade da equipe técnica da CONTRATADA. Essa troca deverá ser feita diretamente nos equipamentos somente no prédio sede ou essa ação também será realizada nos demais prédios? d.1)a troca deverá ser feita pela equipe técnica da CONTRATADA em todos os equipamentos? e) É correto afirmar que não haverá uma Central de Reprografia? f) É correto afirmar que a equipe técnica da CONTRATADA ficará alocada em um único prédio de FURNAS, e realizará rondas periódicas para garantir o atendimento aos demais prédios? Respostas: a) 5 blocos. b) A demanda é por página impressa, conforme a densidade por andar. c) Sim. d) Nos demais blocos também. d.1) Sim. e) Sim. f) Sim. 15. Pergunta: Item 6 TERMO DE REFERÊNCIA - Item 6.1 Os Serviços Contratados, no subitem estão descritas as condições para fornecimento de impressoras. Para o atendimento integral às condições descritas, solicitamos esclarecer qual é o prazo para implantação do contrato? Resposta: Gradativamente, até a conclusão.

4 PE.DAQ.G / Pergunta: A solução deverá permitir o controle de impressão/cópias e contabilização por usuário/centro de custo. É correto afirmar que a CONTRATADA receberá os logins e centros de custo, bem como a hierarquia dos centros de custo para implantação do software de contabilização? 17. Pergunta: A CONTRATADA poderá realizar a instalação dos drivers através de login script? 18. Pergunta: A CONTRATADA deverá fornecer equipamentos backups e recursos técnicos para efetuar o primeiro atendimento a possíveis incidentes nos equipamentos de impressão, de modo a atender o SLA exigido. Solicitamos informar se a CONTRATANTE disponibilizará espaço físico em cada um dos prédios para a CONTRATADA possa armazenar os equipamentos backup. Caso esse espaço não seja disponibilizado, a CONTRATADA se responsabilizará pela movimentação desses equipamentos? 19. Pergunta: O subitem que trata dos serviços de manutenção preventiva e corretiva estabelece que todas as solicitações/problemas de manutenção corretiva serão registradas pelos usuários junto ao Service Desk, sendo que a empresa CONTRATADA não deverá atender solicitações que cheguem através de outros meios. Para atendimento ao item acima, solicitamos informar se a ferramenta de Service Desk é de propriedade de FURNAS. 20. Pergunta: O subitem trata do serviço de gerenciamento de impressoras e dispõe sobre as informações necessárias que o software deverá disponibilizar, tais como: visualização dos níveis de suprimentos, visualização dos equipamentos, bem como bandejas abertas, atolamento de papel, etc., interação com o painel dos equipamentos, entre outras. Para que seja possível o atendimento aos recursos relacionados acima será necessária a ativação/liberação do protocolo SNMP, protocolo SMTP, porta 80, porta 443, porta Solicitamos informar se FURNAS fará essa permissão de acesso em sua rede. 21. Pergunta: O subitem refere-se ao serviço de controle e contabilização de impressão, descrevendo as funcionalidades necessárias. Considerando que as funcionalidades descritas serão atendidas na íntegra, solicitamos informar se a CONTRATADA poderá utilizar os servidores de contabilização e gerenciamento do parque em Data Center remoto (fisicamente localizados no fabricante dos softwares). Resposta: Não.

5 PE.DAQ.G / Pergunta: Ainda com relação às funcionalidades descritas no item, solicitamos esclarecer se as impressões oriundas de ambientes como IBM, UNIX e ERP não contém a informação do usuário que as originou. Caso seja esta a realidade de FURNAS, entendemos que a solução de contabilização instalada irá capturar estas impressões e contabilizá-las para estes ambientes e não para os usuários. Estamos corretos em nosso entendimento? Se não, como a contabilização deverá ocorrer não havendo o nome do usuário no job de impressão? Resposta: Esses sistemas não estão contemplados no projeto. 23. Pergunta: O subitem na alínea a estabelece que a CONTRATADA deverá alocar um gerente de projetos que deverá estar dedicado para o projeto, trabalhando como ponto focal da operação junto aos assessores e gerentes de FURNAS. Entendemos que esse profissional ficará alocado nas dependências da CONTRATADA no período compreendido entre o início e o fim da implantação do contrato. Após a finalização da implantação a operação diária será gerenciada pela equipe técnica. Nosso entendimento está correto? 24. Pergunta: Item 6.2 Equipe Técnica - O subitem trata da qualificação mínima do supervisor, com exigência de experiência mínima de três anos como técnico de suporte de hardware e/ou software. Podemos entender que esse suporte refere-se ao atendimento de primeiro nível? Ainda no subitem é exigida a certificação em fundamentos de ITIL (Foundation Certificate in IT Service Management) V2 ou V3. Com base em nossa experiência de mercado, entendemos que esse tipo de certificação não se aplica à essa categoria profissional. Sendo assim solicitamos rever tal exigência, uma vez que a sua manutenção irá onerar sobremaneira o contrato. Resposta: O supervisor irá supervisionar a equipe de técnicos residentes do atendimento do 1º nível, e para isso é necessário os conhecimentos em ITIL. 25. Pergunta: O subitem trata da qualificação mínima dos técnicos residentes. Podemos entender que os funcionários classificados no edital como técnicos residentes são aqueles que desempenharão as atividades de reposição de suprimentos, exceto papel e atendimento de primeiro nível? Ainda no subitem , o edital exige certificado MCP para estes técnicos residentes, além de experiência mínima de um ano em manutenção de hardware e software. Considerando as atividades que serão desempenhadas pela equipe disponibilizada pela CONTRATADA, solicitamos rever a necessidade de tal certificação, uma vez que causaria um ônus demasiado ao contrato, pois seria necessária a contratação de profissionais com perfil superior às atividades que serão exercidas. Com relação à comprovação de experiência mínima de um ano em manutenção de hardware e suporte técnico de hardware e software, entendemos que essa comprovação refere-se ao atendimento técnico de primeiro nível, uma vez que a manutenção preventiva e corretiva será prestada pelos técnicos da CONTRATADA através de chamados registrados no Service Desk. O entendimento está correto? Resposta: Não, segue o estabelecido no Edital. 26. Pergunta: Item 6.3 Estrutura Disponível - O subitem Laboratório e Reserva Técnica, informa que FURNAS disponibilizará espaço para a montagem do laboratório e reserva técnica de equipamentos e suprimentos da CONTRATADA. Solicitamos informar as dimensões do espaço para armazenamento do estoque de suprimentos e equipamentos de reposição. Resposta: Estimamos 16 m 2.

6 PE.DAQ.G / Pergunta: Ainda com relação ao subitem é definido que a CONTRATADA deverá fornecer todos os materiais e serviços, equipamentos e suprimentos (exceto papel), servidores, PCs e softwares próprios à execução dos trabalhos, indispensáveis ao cumprimento do objeto contratual. Para o perfeito entendimento do item acima, solicitamos esclarecer os seguintes pontos: a) Os servidores necessários ao atendimento da solução ficarão sob a responsabilidade da CONTRATADA? b) Caso os servidores não fiquem no espaço físico destinado à CONTRATADA, os mesmos deverão ser do tipo torre ou rack? c) A equipe da CONTRATADA terá livre acesso aos servidores de impressão e contabilização? Respostas: a) Sim. A contratada que irá fornecer os servidores. b) Rack. c) Sim, porém o acesso será controlado. 28. Pergunta: Item 6.5 Condições Gerais de Fornecimento - Nas regras relacionadas para o serviço de ativação e desativação de hardware foi estabelecido que a CONTRATADA será responsável pela ativação lógica do equipamento que consiste em configurações de rede, configurações personalizadas, testes e colher aceite do usuário. Considerando as regras acima, solicitamos esclarecer de quem será a responsabilidade de configuração das filas de impressão nos servidores de impressão. Resposta: De FURNAS. 29. Pergunta: ANEXO II - ESPECIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS - Item 1 Impressoras Laser Coloridas Tamanhos A4 e A3. Com o objetivo de ampliar a participação das empresas, solicitamos a alteração da velocidade para 45 páginas por minuto e o ciclo mensal para páginas. Nossa solicitação baseia-se no fato de que esta alteração na velocidade de impressão da impressora em P&B não irá comprometer os serviços enviados. Analisando os níveis de produção informados na Planilha de Preços (Item 2 Seção V) de páginas mensais monocromáticas, podemos conluir que será a produção aproximada por equipamento será de páginas mensais, volume 58% inferior à média recomendada para esse modelo que é de aproximadamente páginas. Consideramos ainda a possibilidade destas impressões ocorrerem em ciclos de produção muito curtos, não distribuídos durante o mês, ou seja, concentrados em poucos dias do mês. Ainda assim, constatamos que a redução de velocidade proposta não irá afetar a produção requerida pelos diversos usuários. Resposta: Nos estudos realizados concluímos que as características técnicas especificadas são as necessárias para o projeto de substituição e consolidação do parque de impressão de FURNAS, portanto segue o estabelecido no Edital.

7 PE.DAQ.G / Pergunta: Itens 2 a 3 Impressoras Laser Colorida Tamanhos A4 e A3 Tendo em vista à ampliação da tecnologia desenvolvida e comercializada pelas empresas que atuam no mercado de outsourcing de impressão, solicitamos informar se poderão ser cotados equipamentos que utilizam tecnologia cera para atendimentos aos itens acima, uma vez que trata-se de uma tecnologia que apresenta excelente padrão de qualidade de imagem, além do forte apelo ambiental, em função da redução de até 90% na geração de resíduos nocivos ao meio ambiente em relação à tecnologia laser. Resposta: Não. A tecnologia cera é ótima para fazer prova de cores, não é caso de FURNAS. Grande parte dos nossos impressos é de texto preto, utilizando pouca cor. Devido a esses aspectos não atende ao Edital. 31. Pergunta: Item 3 - Impressora Laser Colorida Tamanho A3 Nas especificações do item está estabelecida a velocidade mínima de 40 páginas por minuto e ciclo mensal de páginas mensais. Com base nessas especificações, solicitamos informar se a velocidade mínima refere-se à impressões Cor ou P&B? Caso refira-se à velocidade para impressões em Cor, solicitamos a redução para 35 páginas po minuto, uma vez que a produção média mensal aproximada para cada equipamento será de apenas páginas, volume 76,8% inferior à média recomendada para esse modelo que é de aproximadamente páginas. Da mesma forma apresentada no item 1, mesmo que as impressões ocorram em ciclos de produção muito curtos, não distribuídos durante o mês, ou seja, concentrados em poucos dias do mês, ainda assim, constatamos que a redução de velocidade proposta não irá afetar a produção requerida pelos diversos usuários. Essa alteração permitirá ampliar a competitividade, com a participação de um maior número de empresas. Resposta: Refere-se à impressão P&B. 32. Pergunta: Item 4 Multifuncional Laser Monocromática Tamanho A4 Foi solicitado que os equipamentos tenham como acessório escaninhos de saída, com um mínimo de três bandejas. A função básica deste acessório é facilitar a localização e separação dos trabalhos de cópia e impressão produzidos pelos diversos usuários. Entretanto seu uso fica totalmente dispensável quando se utiliza o recurso da impressão segura, pois o trabalho só será impresso na presença do usuário. Neste caso não haverá perda ou ainda troca de trabalhos impressos por parte dos usuários do equipamento. Além dessa funcionalidade, o equipamento dispõe de alceamento eletrônico que realiza a separação automaticamente. Com base no exposto, é possível verificar que a funcionalidade necessária aos usuários pode ser atendida com outros recursos. Por este motivo, solicitamos a alteração do item para: Escaninhos de saída (mínimo de 3 bandejas) ou alceamento eletrônico. Resposta: Segue o estabelecido no Edital. 33. Pergunta: Itens 1, 2 e 3 - Impressoras As impressoras que serão disponibilizadas pela CONTRATADA serão instaladas sobre móveis/mesas fornecidos pela CONTRATANTE? Desde que não sejam móveis especiais. 34. Pergunta: Padronização Tensão de alimentação de 127 V Os novos equipamentos de todas as empresas obedecem ao novo padrão brasileiro de tomadas com três pinos. Solicitamos informar se a rede elétrica de FURNAS está preparada para receber os equipamentos com o novo padrão de tomadas, considerando 20 amperes? Resposta: Não, porém será disponibilizado conforme a necessidade do equipamento.

8 PE.DAQ.G / Pergunta: No Anexo I, Do Termo de Vistoria, se lê: O LICITANTE adjudicado deverá declarar que vistoriou as instalações de FURNAS, nos termos abaixo. Entendemos que, a vistoria de que trata o Anexo I deverá ser efetuada após a disputa do certame e não antes. Nosso entendimento está correto? Resposta: A vistoria poderá ser feita a qualquer tempo antes da assinatura do Contrato, quando deverá ser apresentado o Termo de Vistoria. 36. Pergunta: Entendemos que nos processos licitatórios, os Editais, via de regra, são encaminhados contendo uma redação e cláusulas padrões e que em alguns processos específicos algum texto e/ou cláusula possa fugir ao padrão editado. Desta forma, na Seção III - Habilitação, item 3.3.a, relativo à Qualificação Técnica, é exigida uma Declaração de que a Licitante manterá durante a vigência contratual e no Estado do RJ, instalações adequadas e dimensionadas para a prestação dos serviços objeto deste Edital. No entanto, entendemos que os serviços serão prestados dentro do Escritório Central de Furnas e que conforme o item 6.3 e do item 6 Termo de Referência, da seção V Condições Específicas de Proposta, Furnas disponibilizará espaço com recursos necessários para o fornecedor montar Laboratório e constituir Reserva Técnica para atender ao Contrato. Desta forma entendemos que a Declaração exigida no item 3.3.a possa ser desconsiderada. Está correto nosso entendimento? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº Pergunta: Na Seção III - Habilitação, item 3. b e subitem 3.3. b.4, é requerido Atestado(s) de Capacidade Técnica relacionado(s) a uma volumetria mínima mensal de 1 milhão de páginas e que, pelo subitem 3.b.4, para contabilização desta volumetria seriam apenas considerados os tipos de equipamentos integrantes do objeto deste processo. A volumetria mínima solicitada é, por si só, bastante seletiva e se para validá-la apenas forem considerados os tipos de equipamentos neste Edital referenciados, praticamente, inviabiliza o atendimento a esta exigência, pois projetos de volume em outros clientes podem possuir características e equipamentos diferentes dos solicitados neste processo (inclusive menos atualizados tecnologicamente em termos de portfólio em função do tempo) e o que deveria importar para atestar a capacidade da prestação do serviço não seria o tipo de equipamento e sim a expertise do fornecedor comprovada pelo(s) Atestado(s) e/ou Declarações. Com base nestes argumentos, solicitamos que seja revisto a exigência do subitem 3.b.4, sendo aceito(s) Atestado(s) que comprovem serviços prestados com volumetria mínima de 1 milhão de páginas e coerentes com o objeto deste Edital, mas sem restrições aos tipos de equipamentos. Resposta: Será mantido o estabelecido no Edital. 38. Pergunta: Na Seção III - Habilitação, item 3.c, é requerida uma comprovação através de alvará de funcionamento, que a contratada possui laboratório próprio para reparos técnicos não resolvidos nas dependências de FURNAS. Somos um canal comercial de um importante fabricante e este trabalha exclusivamente através de uma rede de Assistência Técnica devidamente credenciada. Desta forma, até o próprio fabricante atenderia aos reparos técnicos aqui destacados através de sua rede credenciada e não em laboratório próprio. Assim, entendemos que uma declaração formal do fabricante relacionando toda a sua rede oficial de Assistência Técnica em nível nacional atenderia e daria suporte ao requerido neste item. Está correto nosso entendimento? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº 01.

9 PE.DAQ.G / Pergunta: Na Seção III - Habilitação, item 3.b, é requerido Atestado(s) de Capacidade Técnica relacionado)s) a uma volumetria mínima mensal de 1 milhão de páginas. Solicitamos que, alternativamente, seja aceita uma Declaração formal do fabricante dos equipamentos afirmando que o licitante está habilitado e prestar o serviço conforme solicitado neste Edital. Resposta: Será mantido o estabelecido no Edital. 40. Pergunta: No Anexo II Especificação dos Equipamentos -, item 2 é solicitado, entre outras especificações, equipamento com velocidade de 33 ppm e ciclo mensal de páginas. Visando ampliar a disputa e disponibilizar um equipamento com melhor custo/benefício, solicitamos que seja aceito equipamento com velocidade de 30 ppm e ciclo mensal de páginas. Resposta: Nos estudos realizados concluímos que as características técnicas especificadas são as necessárias para o projeto de substituição e consolidação do parque de impressão de FURNAS, portanto segue o estabelecido no Edital. 41. Pergunta: No Anexo II Especificação dos Equipamentos -, item 4 é solicitado, entre outras especificações, equipamento com velocidade de 50 ppm e ciclo mensal de páginas. Visando ampliar a disputa e disponibilizar um equipamento com melhor custo/benefício, solicitamos que seja aceito equipamento com velocidade de 45 ppm e ciclo mensal de páginas. Resposta: Vide resposta à pergunta nº Pergunta: No Anexo II Especificação dos Equipamentos -, item 1 é solicitado, entre outras especificações, equipamento com velocidade de 50 ppm e ciclo mensal de páginas. Visando ampliar a disputa e disponibilizar um equipamento com melhor custo/benefício, solicitamos que seja aceito equipamento com velocidade de 42 ppm e ciclo mensal de páginas. Resposta: Vide resposta à pergunta nº Pergunta: No Anexo II Especificação dos Equipamentos -, item 5 é solicitado, entre outras especificações, equipamento com velocidade de 50 ppm. Visando ampliar a disputa e disponibilizar um equipamento com melhor custo/benefício, solicitamos que seja aceito equipamento com velocidade de 40 ppm. Resposta: Vide resposta à pergunta nº Pergunta: De acordo com a minuta do contrato será contratada empresa especializada para a prestação de SERVIÇOS de outsourcing de impressão, compreendendo a disponibilização de recursos de impressão através da conjugação e articulação de ações e serviços direcionados à geração de impressos, no Escritório Central de FURNAS, situado na Rua Real Grandeza, nº 219, Botafogo, Rio de Janeiro RJ, relativas à locação de Impressoras novas de primeiro uso. Contudo, entendemos que os equipamentos de propriedade da licitante poderão ser fornecidos à Furnas a título jurídico de comodato, considerando o modelo a ser escolhido pelo licitante e as exigências da legislação fiscal vigente. Nosso entendimento está correto? Se a resposta for negativa, indaga-se: considerando que a contratação diz respeito a serviços de outsourcing de impressão e os equipamentos serão de propriedade da licitante, a que título os equipamentos deverão ser fornecidos à Furnas?

10 PE.DAQ.G /14 Resposta: O Edital é claro no seu objeto de contratação, Prestação de Serviços de Outsourcing de Impressão. Quanto ao título será de responsabilidade da Contratada. 45. Pergunta: Diante da ausência de tal previsão no instrumento convocatório, indaga-se: a) qual o prazo para entrega dos equipamentos? b) qual o prazo para instalação dos equipamentos? c) qual o prazo para início dos serviços de impressão? Resposta: a) 30 dias após assinatura do contrato. b) Gradativamente. c) Conforme a instalação (Gradativamente). 46. Pergunta: O item 3.5, alínea c do Edital prevê: 3.5. Documentação relativa à Qualificação Econômico-financeira: c) A comprovação da boa situação financeira da LICITANTE será aferida com base nos valores obtidos pela aplicação das fórmulas a seguir resultando no quociente de Liquidez Geral (LG), Liquidez Corrente (LC), Grau de Endividamento (GE) e de Garantia de Capital de Terceiros (GCT) Contudo, a Lei de Licitações no art. 31, 5º prevê que a comprovação de boa situação financeira da empresa será feita de forma objetiva, através do cálculo de índices contábeis previstos no edital e devidamente justificados no processo administrativo da licitação que tenha dado início ao certame licitatório, vedada a exigência de índices e valores não usualmente adotados para correta avaliação de situação financeira suficiente ao cumprimento das obrigações decorrentes da licitação Ademais, conforme ensinamentos de Marçal Justen Filho (Comentários à Lei de Licitações, Editora Dialética, 12ª edição, pg. 444) o indice deverá ser apto para avaliar apenas a capacitação financeira do interessado para a execução do Contrato. Não se admitem exigências referidas à rentabilidade ou à lucratividade nem ao faturamento do sujeito. Ainda, de acordo com julgado do Tribunal de Contas da União, é vedada a exigência de índices contábeis não usualmente adotados para a correta avaliação de situação financeira suficiente ao cumprimento das obrigações docorrentes da licitação. A adoção desses índices deve estar devidamente justificada no processo administrativo (Acordão nº 170/2007, Plenário, Ministro Relator Valmir Campelo). Assim, considerando que os índices usualmente previstos são LG (liquidez geral), LC (liquidez corrente) e SG (solvência geral), entedemos que os itens previstos no edital e citados acima poderão ser substituídos pelos índices LG (liquidez geral), LC (liquidez corrente) e SG (solvência geral), para fins de atendimento no disposto no art. 31, 5º da Lei 8666/93. Nosso entendimento está correto? Resposta: Tal exigência é resultado de vários estudos de forma a obtermos a correta avaliação da situação financeira suficiente ao cumprimento das obrigações decorrentes desta contratação. Será mantido o estabelecido no Edital.

11 PE.DAQ.G / Pergunta: O Edital exige a apresentação de Declaração de Solidariedade do Licitante. Contudo, considerando a jurisprudência do Tribunal de Contas da União que veda tal exigência, podemos entender que tais declarações não são essenciais e necessárias para a habilitação/classificação da licitante? Resposta: Esta contratação é de longa duração. A Declaração de solidariedade do Fabricante tem por objetivo assegurar a FURNAS, que no caso da Contratada descumprir as cláusulas estabelecidas no Edital, o fabricante passa a ser solidário em cumprir as cláusulas do Contrato até o término do mesmo. Desta forma mantemos o conteúdo do Edital. 48. Pergunta: De acordo com o item 3.3 da Seção III do Edital, as licitantes deverão apresentar comprovação, através de alvará de funcionamento, que a contratada possui laboratório próprio para reparos técnicos, não resolvidos nas dependências de FURNAS, na cidade do Rio de Janeiro. Contudo, tal exigência poderá ser entendida como restritiva à competitividade do certame. Assim, entendemos que as licitantes não necessitam, impreterivelmente, possuir laboratório próprio na cidade do Rio de Janeiro. Nosso entendimento está correto? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº Pergunta: De acordo com o edital as licitantes deverão comprovar, através de relação, sob as penalidades da lei, do detalhamento do pessoal técnico e equipamentos adequados e disponíveis para o atendimento técnico ao objeto ora licitado, a comprovação deverá ser feita através de cópia do livro de registro de empregados ou da CTPS do técnico. Contudo, uma vez que a CTPS do técnico e a cópia do livro de registro contém informações confidenciais do próprio empregado, cuja divulgação depende de sua prévia e expressa autorização, entendemos que tais documentos podem ser substituídos por declaração da licitante, sob as penalidades da lei. Nosso entedimento está correto? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº Pergunta: O item 3.3 Documentação Relativa à Qualificação Técnica, subitem b.4-c: Comprovação, através de alvará de funcionamento, que a contratada possui laboratório próprio para reparos técnicos (não resolvidos nas dependências de Furnas) na cidade do Rio de Janeiro. Tal alvará poderá ser substituído por alvará de funcionamento na cidade sede da Licitante? Tal alvará poderá ser substituído por um alvará de um parceiro técnico da Licitante na cidade do Rio de Janeiro? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº Pergunta: O item 3.3 Documentação Relativa à Qualificação Técnica, subitem b.4d: Comprovação, através de relação, sob as penalidades da lei, do detalhamento do pessoal técnico e equipamentos adequados e disponíveis para o atendimento técnico ao objeto ora licitado, a comprovação deverá ser feita através de cópia do livro de registro de empregados ou da CPTS do técnico? Tais comprovações deveram ser feitas através do CNPJ da licitante, ou existe a possibilidade de apresentar corpo técnico de um parceiro técnico no local? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº 03.

12 PE.DAQ.G / Pergunta: CLÁUSULA - CONDIÇÕES DE FATURAMENTO E PAGAMENTO: d) as solicitações de pagamentos decorrentes deste Instrumento Contratual serão pagas por FURNAS através de depósito na conta corrente da CONTRATADA. Para tanto, fica a mesma obrigada a informar o banco, a agência, a praça e a conta corrente para acatar tais créditos, sem o que FURNAS não efetuará os pagamentos. Considerando que a matriz tem função meramente administrativa, que as notas fiscais/faturas são emitidas pelas filiais da empresa, se não haver qualquer prejuízo à Contratante; entendemos ser possível a emissão de notas fiscais/faturas por filiais e o pagamento em conta corrente vinculada à matriz da empresa. Nosso entendimento está correto? Resposta: Os pagamentos serão efetuados, através de depósito, na conta corrente da CONTRATADA. 53. Pergunta: De acordo com a Minuta Contratual:As solicitações de pagamento deverão ser encaminhadas mensalmente a FURNAS, conforme a Cláusula - PREÇOS, que após aprovadas por FURNAS, serão pagas à CONTRATADA em 30 (trinta) dias corridos, contado a partir da data da apresentação dos documentos de cobrança. FURNAS credenciará perante a CONTRATADA um representante investido de plenos poderes para, diretamente ou através de auxiliares, exercer a fiscalização geral e total dos SERVIÇOS ora contratados, tendo como atribuições precípuas as seguintes: g) atestar a execução dos serviços referentes às faturas a serem apresentadas; Considerando os itens acima, entendemos que: (i) os serviços prestados serão objeto de ateste e aceites mensais por Furnas (ii) Furnas emitirá termos de aceites para formalizar o ateste da execução dos serviços. Nosso entendimento está correto? Caso a resposta seja negativa, indaga-se: como se dará o ateste da execução dos serviços? Resposta: Sim, o aceite será dado pela fiscalização de FURNAS. 54. Pergunta: Considerando o objeto contratual contratação de empresa especializada para a prestação de SERVIÇOS de outsourcing de impressão, compreendendo a disponibilização de recursos de impressão, entendemos que para início da prestação dos serviços os equipamentos deverão ser instalados pela contrata e, quando da finalização da instalação de todos so equipamentos Furnas emitirá um um documento que ateste a instalação apropriada de todos os equipamentos. Nosso entendimento está correto? Caso a resposta seja negativa, indaga-se: como restará comprovado que todos os equipamentos foram devidamente instalados pela Contratada? 55. Pergunta: A Minuta contratual prevê que constitui objeto do presente TERMO CONTRATUAL a contratação de empresa especializada para a prestação de SERVIÇOS de outsourcing de impressão, compreendendo a disponibilização de recursos de impressão através da conjugação e articulação de ações e serviços direcionados à geração de impressos, no Escritório Central de FURNAS, situado na Rua Real Grandeza, nº 219, Botafogo, Rio de Janeiro RJ, relativas à locação de Impressoras novas de primeiro uso. Assim, entendemos que a Contratada deverá fornecer a Furnas todos os equipamentos necessários à prestação dos serviços de impressão sob o título jurídico de locação. Nosso entendimento está correto? Resposta: Sob o título jurídico de responsabilidade da Contratada.

13 PE.DAQ.G / Pergunta: De acordo com a Minuta Contratual no caso de descumprimento de qualquer outra disposição contratual, será aplicada à CONTRATADA a multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor deste TERMO CONTRATUAL. Considerando que não há previsão do limite máximo de tal penalidade, indaga-se: qual o limite máximo da referida multa? Resposta: Até o limite dos prejuízos causados à Administração. 57. Pergunta: Entendemos que, por se tratar de contrato para prestação de serviços de impressão não há caracterização de cessão de mão-de-obra, razão pela qual para o pagamento dos valores devidos deverá apenas apresentar certidões de débitos negativas, conforme condições de habilitação. Está correto nosso entendimento? Resposta: Ver alínea k da Cláusula CONDIÇÕES DE FATURAMENTO E PAGAMENTO, Seção IV do Edital. 58. Pergunta: Entendemos que a Cláusula da Minuta Contratual referente à RESPONSABILIDADE POR DANOS OU PREJUÍZOS A CONTRATADA será aplicada nos estritos termos do que dispõe o art. 70 da Lei 8666/93. Nosso entendimento está correto? 59. Pergunta: De acordo com a Minuta Contratual na hipótese de paralisação injustificada dos SERVIÇOS, FURNAS aplicará, a partir do momento de sua ocorrência, uma multa diária correspondente a 0,5% (meio por cento) do valor mensal do faturamento até o limite de 20 % (vinte por cento) do valor do Instrumento Contratual. Entendemos que somente será considerada injustificada a paralisação decorrente de descumprimentos dos prazos de solução previstos no Termo de Referência (item 6.2.3). Nosso entendimento está correto? Resposta: Na prestação de serviços como um todo, incluindo os prazos de solução descritos no subitem do Termo de Referência, Seção V do Edital. 60. Pergunta:...Feitas tais considerações, entendemos que o índice de Garantia de Capital de Terceiros (GCT) poderá ser perfeitamente substituído pelos de Liquidez Geral (LG), Liquidez Corrente (LC) e Grau de Endividamento (GE), sendo, portanto, razoável e necessária a exclusão da exigência de índice mínimo atinente à Garantia de Capital de Terceiros (GCT) e que os licitantes que não comprovarem possuir todos os índices financeiros constantes do edital em referência poderão substituí-los pela comprovação do patrimônio líquido ou capital social maior ou igual a 10% do valor da contratação, a ser comprovado através o Balanço Patrimonial. Nosso entendimento está correto? Resposta: Não. Tal exigência é resultado de vários estudos de forma a obtermos a correta avaliação da situação financeira suficiente ao cumprimento das obrigações decorrentes desta contratação. Será mantido o estabelecido no Edital. 61. Pergunta:...vislumbra-se que não se faz necessária a obrigatoriedade de apresentação, para qualificação técnica, conforme item 3 (DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA) letra c, de comprovação, através de alvará de funcionamento, que a Contratada possua laboratório próprio para reparos técnicos no Município do Rio de Janeiro, já que o reparo do equipamento terá local especialmente definido para sua realização dentro das dependências de FURNAS. Está correto nosso entendimento? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº 01.

14 PE.DAQ.G / Pergunta:...Acrescente-se que o edital exige que as impressoras objeto da locação sejam novas de primeiro uso, ou seja, que essas impressoras não tenham sido anteriormente utilizadas. Em geral, impressoras em tais condições tratam-se de equipamentos novos e com garantia do fabricante, o que significa que qualquer reparo eventualmente necessário será efetuado de acordo com essa garantia e pelo fabricante, ou seja, por terceiros, o que é do conhecimento da Contratante. Isso corrobora a desnecessidade de que seja mantida pela Contratada um laboratório próprio para reparos. Por conseguinte, não há razão para que haja a comprovação, pela Contratada, de possuir um laboratório para esse fim, comprovação esta como exigência editalícia para constatação da qualificação técnica da Contratada, razão pela qual inócua a exigência de alvará de funcionamento de laboratório próprio para reparos técnicos no Município do Rio de Janeiro como requisito de comprovação da qualificação técnica da contratada para a execução dos serviços licitados. Está correto o nosso entendimento? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº Pergunta:...Ademais, o edital traz como exigência para comprovação da qualificação técnica da Contratada na prestação dos serviços objeto do certame a apresentação de atestado de capacidade técnica emitido por pessoa jurídica que comprove a prestação de tais serviços (alínea b do item 3.3.), o que também torna imprestável a citada exigência de apresentação de alvará de funcionamento de laboratório próprio para reparos técnicos no Município do Rio de Janeiro como requisito de comprovação da qualificação técnica da Contratada, mesmo porque esse alvará não se presta à finalidade a que se volta a qualificação técnica. Está correto o nosso entendimento? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº Pergunta:...Conforme item 3.3, alínea d Comprovação, através de relação, sob as penalidades da lei, do detalhamento do pessoal técnico e equipamentos adequados e disponíveis para o atendimento técnico ao objeto ora licitado, a comprovação deverá ser feita através de cópia do livro de registro de empregados ou da CTPS do técnico. Conforme nosso entendimento, a comprovação deverá ser feita através do livro de registro de empregados ou CTPS do técnico da contratada. Está correto nosso entendimento? Resposta: Item suprimido do Edital via Suplemento nº 03. Marcelo Thompson Tavares DEPARTAMENTO DE AQUISIÇÃO

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 4 Referência: Pregão Eletrônico n. 052/2010 Data: 19/11/2010 Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de atendimento remoto e presencial a usuários de tecnologia

Leia mais

O Banco do Brasil não exige que o toner seja original, cabe ao fornecedor oferecer a melhor proposta desde que atenda ao item 2.24.2 e 2.26.

O Banco do Brasil não exige que o toner seja original, cabe ao fornecedor oferecer a melhor proposta desde que atenda ao item 2.24.2 e 2.26. 1 Dúvida: Diretoria de Apoio aos Negócios e Operações Referente aos itens: item 1.3.3.3., item 2.24, item 2.24.2. Entendemos que todos os PROPONENTES deveriam ofertar apenas toners originais do fabricante

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da contratação de serviços: 1.1 O presente Projeto Básico tem como objetivo a contratação de empresa para locação de impressoras, incluindo o fornecimento de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REPROGRÁFICOS.

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REPROGRÁFICOS. TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REPROGRÁFICOS. JUSTIFICATIVA Justifica-se a presente contratação, tendo em vista a necessidade desta

Leia mais

Qualificação técnica. A documentação relativa à qualificação técnica limita-se a:

Qualificação técnica. A documentação relativa à qualificação técnica limita-se a: Observe, quando da contratação de empresas para realização de obras e/ou prestação de serviços, o disposto na Lei 8.212/91, que determina a exigência da Certidão Negativa de Débito da empresa na contratação

Leia mais

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02 QUESTIONAMENTOS B RESPOSTA: O edital previu, nos subitens 5.1.1. e 5.2. das Condições Gerais da Contratação Anexo 1 do edital, compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos,

Leia mais

2º Caderno de Perguntas e Respostas Pregão 373/2008-23

2º Caderno de Perguntas e Respostas Pregão 373/2008-23 2º Caderno de Perguntas e Respostas Pregão 373/2008-23 Pergunta n.º 01: Caso o DNIT/TO já possua este tipo de serviço, qual é o fornecedor atual e a taxa de administração que vem sendo aplicada? Resposta:

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 2 Referência: Pregão Eletrônico n. 61/2008 Data: 17/12/2008 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de solução informatizada e integrada para o acompanhamento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 CENTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 Anexo II 1 DO OBJETO 1.1 - Prestação de serviços de suporte técnico assistido

Leia mais

Ref: Edital da Concorrência nº. 01/2009. termos do edital, pelas razões a seguir: 1º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO:

Ref: Edital da Concorrência nº. 01/2009. termos do edital, pelas razões a seguir: 1º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO: Ref: Edital da Concorrência nº. 01/2009 Empresa interessada no certame solicitou PEDIDO DE ESCLLARECI IMENTTO,, aos termos do edital, pelas razões a seguir: 1º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO: 1) Com relação

Leia mais

ESCLARECIMENTO Nº 01. Segue abaixo, perguntas formuladas por empresa participantes da licitação supra e a respectivas respostas de FURNAS:

ESCLARECIMENTO Nº 01. Segue abaixo, perguntas formuladas por empresa participantes da licitação supra e a respectivas respostas de FURNAS: ESCLARECIMENTO Nº 01 Segue abaixo, perguntas formuladas por empresa participantes da licitação supra e a respectivas respostas de FURNAS: 1. Pergunta: Quais são os limites de responsabilidae (LR) por viagem

Leia mais

PREGÃO N. 2014/47 ESCLARECIMENTOS. Tendo em vista as perguntas realizadas por empresas participantes da licitação, informamos:

PREGÃO N. 2014/47 ESCLARECIMENTOS. Tendo em vista as perguntas realizadas por empresas participantes da licitação, informamos: PREGÃO N. 2014/47 ESCLARECIMENTOS Tendo em vista as perguntas realizadas por empresas participantes da licitação, informamos: 1) No item 10.3.2 Documentação De Qualificação Econômico-Financeira, não é

Leia mais

Sobre o questionamento dessa empresa informo o seguinte:

Sobre o questionamento dessa empresa informo o seguinte: PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Ofício nº 020/2011-PREG/PGR REF. Pregão 054 /2011 Brasília, 10 de junho de 2011 DO: Pregoeiro/Procuradoria Geral

Leia mais

Gerenciamento de Impressões

Gerenciamento de Impressões Gerenciamento de Impressões Junte se ao prático! Gerenciamento de Impressão É a terceirização de todo o processo de impressão dentro da empresa, ou seja do ambiente de produção de documentos: impressoras,

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS Pergunta 1: Com relação a qualificação econômico-financeira, o item 3.8.3.2 requer um capital social integralizado não inferior a R$ 800.000,00. Esse valor

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S E S P E C I F I C A Ç Õ E S 1) DO OBJETO: É objeto da presente licitação, a contratação de empresa para Prestação de Serviço de Auditoria externa (independente), compreendendo: 1.1 Auditoria dos registros

Leia mais

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015 1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015 A (DISTRIBUIDORA), nos termos da Portaria do Ministério de Minas e Energia - MME, nº 44, de 10 de março

Leia mais

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO, CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015.

1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO, CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015. EDITAL 1ª CHAMADA PÚBLICA PARA INCENTIVO DA GERAÇÃO, CONFORME PORTARIA MME Nº 44, DE 10 DE MARÇO DE 2015. A Companhia Energética de Alagoas CEAL, doravante chamada DISTRIBUIDORA, nos termos da Portaria

Leia mais

QUESTIONAMENTOS 16.05.2014. Ref. Pregão nº 012/2014.

QUESTIONAMENTOS 16.05.2014. Ref. Pregão nº 012/2014. QUESTIONAMENTOS 16.05.2014 Ref. Pregão nº 012/2014. Pergunta nº. 48 No item 20.5 da Minuta do contrato, cita Apólice, porém o documento que é assinado entre as partes é o contrato, correto? O contrato

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I. OBJETO.. Aquisição de memórias para servidores corporativos da Seção Judiciária do Espírito Santo. 2. ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS Lote Módulo de Memória de 52 Megabytes para servidores

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

Política de Atendimento Técnico, Suporte e Assistência aos softwares SiplanControl-M

Política de Atendimento Técnico, Suporte e Assistência aos softwares SiplanControl-M Política de Atendimento Técnico, Suporte e Assistência aos softwares SiplanControl-M 1. Introdução a política 2. Quem está elegível para solicitar suporte? 3. Horário de atendimento 4. Que tempo de resposta

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO O objeto do Pregão Presencial é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de rádio-táxi

Leia mais

DIVERSOS QUESTIONAMENTOS COM AS RESPECTIVAS RESPOSTAS ACERCA DA CONCORRÊNCIA N.º 001/2011

DIVERSOS QUESTIONAMENTOS COM AS RESPECTIVAS RESPOSTAS ACERCA DA CONCORRÊNCIA N.º 001/2011 DIVERSOS QUESTIONAMENTOS COM AS RESPECTIVAS RESPOSTAS ACERCA DA CONCORRÊNCIA N.º 001/2011... RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELA EMPRESA AVANSYS TECNOLOGIA LTDA, CNPJ MF sob nº 04.181.950/0001-10,

Leia mais

Diretrizes Gerais para uso dos recursos de Tecnologia da Informação

Diretrizes Gerais para uso dos recursos de Tecnologia da Informação DIRETRIZES GERAIS PARA USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 6 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. DIRETRIZES GERAIS

Leia mais

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! A EMPRESA A Fast Solution é uma empresa especializada em desenvolver soluções integradas em sistemas de impressão,

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA (RN) RN - 006/01

RESOLUÇÃO NORMATIVA (RN) RN - 006/01 RESOLUÇÃO NORMATIVA (RN) RN - 006/01 EMITENTE Presidência Aprovada pela Diretoria REUNIÃO DE 01/06/2005 Revisão Nº 01 Aprovada pela Diretoria REUNIÃO DE 10/01/2007 ASSUNTO Contratação de Prestação de Serviços

Leia mais

Acordo de Nível de Serviço (SLA)

Acordo de Nível de Serviço (SLA) Faculdade de Tecnologia Acordo de Nível de Serviço (SLA) Alunos: Anderson Mota, André Luiz Misael Bezerra Rodrigo Damasceno. GTI 5 Noturno Governança de tecnologia da informação Prof. Marcelo Faustino

Leia mais

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO PARANÁ FECOMÉRCIO/PR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/PR

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO PARANÁ FECOMÉRCIO/PR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/PR FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO PARANÁ FECOMÉRCIO/PR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/PR INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO DE LICITAÇÃO SENAC/PE/06/2014 OBJETO: CONTRATAÇÃO

Leia mais

ESCLARECIMENTOS AO PREGÃO Nº 653/2006

ESCLARECIMENTOS AO PREGÃO Nº 653/2006 MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO GERAL ESCLARECIMENTOS AO PREGÃO Nº 653/2006 Ref. Processo nº 50600.009513/2006-99 OBJETO:

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA SUPERVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIVISÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA

SECRETARIA DA FAZENDA SUPERVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIVISÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA LICITAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL - LPI N 0 001/CELIC/2014 PROCESSO ADMINISTRATIVO N 0 0122073-14.00/12-0 RESPOSTAS DO CONTRATANTE Respostas aos questionamentos enviados pela empresa STEFANINI ASSESSORIA

Leia mais

São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015

São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015 São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015 À Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO Gerente-Geral de Estrutura e Operação dos Produtos

Leia mais

QUETIONAMENTOS. Empresas interessadas em participar do certame encaminharam as seguintes perguntas:

QUETIONAMENTOS. Empresas interessadas em participar do certame encaminharam as seguintes perguntas: PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2015 OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para os serviços de emissão de apólice de SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO, para os ALUNOS dos cursos ofertados pelas Administrações Regionais

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 1ª PERGUNTA: Pelo que entendemos no edital o sistema será implantado em cada unidade do DNIT, com banco de dados descentralizados

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA

TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados da Empresa Municipal de Informática S.A - IplanRio, visando

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 14.03565/2013 CONCORRÊNCIA Nº 003/2013/CPLGERAL A empresa EXPRESSO ITAMARATI S/A, Pessoa Jurídica de Direito Privado, encaminhou via e-mail, pedido de esclarecimento endereçado

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização do Help Desk da Coco do Vale.

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização do Help Desk da Coco do Vale. Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização do Help Desk da Coco do Vale. Responsabilidades As informações neste tópico são as responsabilidades, descritas de

Leia mais

ESCLARECIMENTO Nº 02. 1. FURNAS Centrais Elétricas S.A. comunica respostas ao pedido de esclarecimentos sobre o Edital.

ESCLARECIMENTO Nº 02. 1. FURNAS Centrais Elétricas S.A. comunica respostas ao pedido de esclarecimentos sobre o Edital. ESCLARECIMENTO Nº 02 1. FURNAS Centrais Elétricas S.A. comunica respostas ao pedido de esclarecimentos sobre o Edital. PERGUNTA 1 - Considerando que o volume I, seção II, pág. 3/7, item 2.1.1 permite que

Leia mais

Resposta: Serão aceitos equipamentos idênticos ou superiores ao solicitado no Anexo II.

Resposta: Serão aceitos equipamentos idênticos ou superiores ao solicitado no Anexo II. RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS EDITAL 005/2012 Edital Solicita: Item 5 P. 36 Do Pedido: Solicitamos que seja considerado para o item resolução de 1200x1200 dpi, uma vez que não é possível perceber a "olho

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 3ª Região (SP, MS)

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 3ª Região (SP, MS) CARTA CONVITE Nº: 008/2013. São Paulo, 04 de junho de 2.013. Processo n.º 042-05/2013 Tipo: MENOR PREÇO Firma: A/C: E-mail: Convidamos a referida empresa a apresentar proposta para atendimento do objeto

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA 1 Solicitação de Abertura do Processo de Homologação 1.1 Os fornecedores interessados em ter seus materiais

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2012.

ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2012. Brasília, 27 de julho de 2012. ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2012. Prezados Senhores, Conforme Edital 04/2012, junto à área de interesse ao serviço presto-me a esclarecer

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

VIDEOCONFERÊNCIA Edital de Licitação. Perguntas e Respostas Emissão: 24/09/2007

VIDEOCONFERÊNCIA Edital de Licitação. Perguntas e Respostas Emissão: 24/09/2007 VIDEOCONFERÊNCIA Edital de Licitação Pregão Conjunto nº 27/2007 Processo n 11554/2007 Perguntas e Respostas Emissão: 24/09/2007 ITEM QUE ALTERA O EDITAL: Pergunta n o 1: Entendemos que, pelo fato do protocolo

Leia mais

Esclarecimento: As versões dos navegadores a serem utilizadas pelo PSIM estão descrito no item 2.4.1.12 do projeto básico.

Esclarecimento: As versões dos navegadores a serem utilizadas pelo PSIM estão descrito no item 2.4.1.12 do projeto básico. 1 Dúvida: Por favor, nos explique alguns casos tipicos de uso para o monitoramento central? Esclarecimento: Recepção e tratamento de eventos provenientes da central de alarme, validação de ocorrências

Leia mais

Concorrência Conjunta nº 03/2007. Perguntas e Respostas

Concorrência Conjunta nº 03/2007. Perguntas e Respostas Brasília, 02/08/2007 Concorrência Conjunta nº 03/2007 Perguntas e Respostas A Comissão Permanente de Licitação (CPL) registra a seguir perguntas de empresas interessadas em participar do certame em referência

Leia mais

ANEXO VIII. Ref. Pregão Presencial nº. 012/2014 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO VIII. Ref. Pregão Presencial nº. 012/2014 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO VIII Ref. Pregão Presencial nº. 012/2014 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PÁGINA 1 DE 6 CONDIÇÕES GERAIS 1. OBJETO Contratação de empresa seguradora para emissão de apólice de seguro de vida em grupo para,

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Pregão Eletrônico nº 0154/2013-21 Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) Superintendência Regional no Estado de Sergipe. Impugnante: Vivo S/A A (o) Sr.(a) Pregoeiro

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA Outubro de 2013 1 1 OBJETO Prestação de Serviço de Manutenção da licença

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PODER LEGISLATIVO

ESTADO DO TOCANTINS PODER LEGISLATIVO ESTADO DO TOCANTINS PODER LEGISLATIVO C.I N 0117/CPL/2012 Palmas, 29 de novembro de 2012. À Diretoria de Comunicação - Dicom ASSUNTO: Pedido de esclarecimentos solicitado pela empresa VISUAL SISTEMAS ELETRÔNICOS,

Leia mais

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO... 2 3. CONCEITOS... 2 4. NORMAS E LEGISLAÇÕES APLICÁVEIS... 3 5. INSTRUÇÕES GERAIS... 3 6. PROCEDIMENTOS... 4 7. NATUREZA DAS ALTERAÇÕES... 7 8. ANEXOS... 7 Elaboração:

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Sistema de Eventos - Usuário

Sistema de Eventos - Usuário 2013 Sistema de Eventos - Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 06/06/2013 Sumário 1- Sistema de eventos... 3 1.1 Eventos... 3 1.2 Eventos que participo... 4 1.3 Trabalhos...

Leia mais

PROJETO BÁSICO TGD/005/2006

PROJETO BÁSICO TGD/005/2006 PROJETO BÁSICO TGD/005/2006 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PEE CICLO 2005/2006. PROJETO: IMPLANTAÇÃO DE POSTE PADRÃO OBJETO: IMPLANTAÇÃO, COM FORNECIMENTO DE POSTES PADRÃO COM ACESSÓRIOS, EM 2.870 UNIDADES

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET)

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) IplanRio Empresa Municipal de Informática Janeiro 2012 1. OBJETO Registro de preço para aquisição de Dispositivos Móveis do tipo,

Leia mais

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015 ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015 O SESI/SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna público o ESCLARECIMENTO II referente ao edital de licitação acima relacionado, conforme

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME.

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. Brasília, 10 de fevereiro de 2010. Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive,

Leia mais

LEVY & SALOMÃO A D V O G A D O S

LEVY & SALOMÃO A D V O G A D O S FERNANDO DE AZEVEDO PERAÇOLI (11) 3555-5127 fperacoli@levysalomao.com.br 0001/7047 São Paulo, 23 de fevereiro de 2012 AV. BRIG. FARIA LIMA, 2601 12º ANDAR 01452-924 SÃO PAULO SP BRASIL TEL(11)3555-5000

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO VIII REFERENTE AO EDITAL DE PREGÃO Nº 041/2013 ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Página 1 de 8 OBJETO Contratação de serviços de reprografia e impressão de documentos por meio da instalação de equipamentos

Leia mais

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ESCOPO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 3.1. EPI S... 2 3.2 UNIFORMES... 2 3.3 FICHA DE CONTROLE DE EPI S E UNIFORMES... 2 3.4 GESTORES... 2 3.5 ASSOCIADOS... 2 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

ANEXO III DO EDITAL FAO 001/2008 CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PONTUAÇÃO TÉCNICA

ANEXO III DO EDITAL FAO 001/2008 CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PONTUAÇÃO TÉCNICA ANEXO III DO EDITAL FAO 001/2008 CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PONTUAÇÃO TÉCNICA 1. FATOR DESEMPENHO A nota técnica deste quesito será atribuída à licitante que possuir melhor desempenho na prestação de serviços

Leia mais

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA Processo n.º E-04/. /2012. Contratação de empresa para fornecimento e instalação de sistema de gerenciamento de tráfego para elevadores do prédio da SEFAZ, localizado na Avenida Presidente Vargas, 670

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2015 - BNDES Prezado Senhor, Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Item 1.1.2 - Onde podemos encontrar os procedimentos,

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

QUEM SOMOS? www.imagelh.com.br Rua José Bonifácio, 466 Vila Planalto. Campo Grande/MS CEP 79009-010 Fone/Fax: (67)3324-6500

QUEM SOMOS? www.imagelh.com.br Rua José Bonifácio, 466 Vila Planalto. Campo Grande/MS CEP 79009-010 Fone/Fax: (67)3324-6500 QUEM SOMOS? "A Image LH é uma empresa prestadora de serviços com mais de quinze anos no mercado atendendo instituições financeiras, com sede em Campo Grande MS e filial em Porto Alegre RS. Atua no ramo

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2015 PROCESSO Nº 01 /2015 TIPO: MAIOR DESCONTO GLOBAL EDITAL COMPLEMENTAR 001/2015 1. PREÂMBULO 2. DA DATA DE REALIZAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2015 PROCESSO Nº 01 /2015 TIPO: MAIOR DESCONTO GLOBAL EDITAL COMPLEMENTAR 001/2015 1. PREÂMBULO 2. DA DATA DE REALIZAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2015 PROCESSO Nº 01 /2015 TIPO: MAIOR DESCONTO GLOBAL EDITAL COMPLEMENTAR 001/2015 Objeto: Assessoramento de viagens. Tipo: Maior Desconto Global. 1. PREÂMBULO O CONSELHO REGIONAL

Leia mais

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES Pergunta 01: No EDITAL do PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES, no item 4.17. II há a afirmação sobre a não aceitação de proposta

Leia mais

PEDIDO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS

PEDIDO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS 1. OBJETO PEDIDO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS Aquisição de impressoras para implantação dos Núcleos de Atendimento ao Profissional de Enfermagem (NAPE) e Subseções do Coren/SP. Item 01 Impressora multifuncional

Leia mais

NORMA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I.

NORMA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 8 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. 4 4.1. Diretrizes:

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

PORTARIA N 1279, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010

PORTARIA N 1279, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010 PORTARIA N 1279, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010 O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 19 da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 56 PROJUDI Revisado por: Breno Figueiredo Corado DVTIC/PROJUDI

Leia mais

ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 004 /2011. NOME DA INSTITUIÇÃO: Excelência Energética Consultoria Empresarial

ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 004 /2011. NOME DA INSTITUIÇÃO: Excelência Energética Consultoria Empresarial ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 004 /2011 NOME DA INSTITUIÇÃO: Excelência Energética Consultoria Empresarial AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: MINUTA DO

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 002 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 EDITAL DE LICITAÇÃO 1. É dito no item 9.6.3 que os atestados de capacitação técnica a que se refere o item 9.6.1 (I a III) deverão ser fornecidos por

Leia mais

ATA DE SESSÃO DA CONCORRÊNCIA Nº 15/2014

ATA DE SESSÃO DA CONCORRÊNCIA Nº 15/2014 ATA DE SESSÃO DA CONCORRÊNCIA Nº 15/2014 PROCESSO: Nº 062/2014 OBJETO: Contratação de empresa de engenharia especializada para o fornecimento, instalação e montagem dos sistemas de exaustão e captação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação Diretoria de Soluções Tecnológicas Superintendência de Tecnologia da Informação Objeto Objeto: Prestação

Leia mais

Termo de Referência. Serviço de envio de mensagens SMS Short Message Service para dispositivos móveis, pelo período de 24 meses.

Termo de Referência. Serviço de envio de mensagens SMS Short Message Service para dispositivos móveis, pelo período de 24 meses. Termo de Referência Serviço de envio de mensagens SMS Short Message Service para dispositivos móveis, pelo período de 24 meses. Termo de Referência [OBJETO] 1 Termo de Referência Serviço de envio de mensagens

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 18/2013. Processo para Contratação de Empresa Prestadora de Serviço

ATO CONVOCATÓRIO 18/2013. Processo para Contratação de Empresa Prestadora de Serviço ATO CONVOCATÓRIO 18/2013 Processo para Contratação de Empresa Prestadora de Serviço MODALIDADE: CONCORRÊNCIA CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO E CAPACIDADE TÉCNICA DATA LIMITE PARA ENTREGA DE ORÇAMENTO:

Leia mais

FEATI - Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti Mantida pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo UNIESP

FEATI - Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti Mantida pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo UNIESP PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS IBAITI/PR 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 3 3 ATUALIZAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO... 3 3.1 Laboratório de Informática, Departamentos Acadêmicos

Leia mais

CIRCULAR N º 01/2011. PREGÃO PRESENCIAL Nº. 267/2011

CIRCULAR N º 01/2011. PREGÃO PRESENCIAL Nº. 267/2011 CIRCULAR N º 01/2011. PREGÃO PRESENCIAL Nº. 267/2011 OBJETO: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de outsourcing de impressão e de centrais de reprografia, de acordo com as

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

economicidade (outsourcing de impressão)

economicidade (outsourcing de impressão) Tecnologia da Informação: Controle Externo em Ação Caso Embrapa: Processo de planejamento da contratação e demonstração de Edméia Andrade Chefe do DTI economicidade (outsourcing de impressão) Novembro,

Leia mais

COLETA DE PREÇOS nº 06/2013 1. PREÂMBULO

COLETA DE PREÇOS nº 06/2013 1. PREÂMBULO COLETA DE PREÇOS nº 06/2013 1. PREÂMBULO 1.1. A ASSOCIAÇÃO MUSEU AFRO BRASIL, torna pública a realização de Seleção de Fornecedores na modalidade Coleta de Preços, pelo critério menor preço, objetivando

Leia mais

Ajuda da pesquisa acerca da Governança de TI da Administração Pública Federal

Ajuda da pesquisa acerca da Governança de TI da Administração Pública Federal Ajuda da pesquisa acerca da Governança de TI da Administração Pública Federal 1. Há planejamento institucional em vigor? Deverá ser respondido SIM caso o Órgão/Entidade possua um planejamento estratégico

Leia mais