Noções de Informática. Prof. Kátia Quadros Aula. Prof. Kátia Quadros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções de Informática. www.concurseiro24horas.com.br. Prof. Kátia Quadros. 1 30 Aula. Prof. Kátia Quadros"

Transcrição

1 1 30 Aula 01 Noções de Informática

2 2 30 AULA INAUGURAL TRE - ACRE 1. OBSERVAÇÕES INICIAIS MICROSOFT OFFICE: EXCEL 2010 PARTE QUESTÕES COM COMENTÁRIOS QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS Tópicos da aula de hoje: Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel 2010 Parte 1 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Rateio é crime!!! Valorize o trabalho do professor e adquira o curso de forma honesta, realizando sua matrícula individualmente no site

3 3 30 TRE - ACRE 1. Observações Iniciais Olá aluno do Concurseiro 24 horas Meu nome é Kátia Quadros e sou formada em Processamento de Dados, e especialista em Desenvolvimento Web. Trabalho com desenvolvimento e ministro aulas desde o ano de Como professora de informática para concursos públicos, trabalho desde Trabalho em cursinhos presenciais em Curitiba e também em cursinhos on line. Hoje começamos a estudar informática voltada para o concurso TRE ACRE, banca AOCP. Já trabalhei anteriormente com essa banca e posso dizer que apesar de pequena e pouco conhecida é banca tranquila no quesito informática. As questões não são tão complicadas. O examinador mostra que veio exigir conhecimento nível usuário, salvo poucas questões que não se encaixam nesse perfil. Resumindo: gosto muito de trabalhar com essa banca. Como estudar informática? Questão recorrente dos meus alunos. Eu indico estudar a teoria junto ao material didático e seu computador. Tenha acesso a todos os softwares solicitados no edital. Depois resolva questões, preferencialmente da banca, sem o computador. Utilize-o caso permaneçam dúvidas. No final de cada aula, convido você para resolver questões e consolidar seu conhecimento. Vamos utilizar a banca AOCP e outras com cobranças de conteúdo e nível parecidos. Também teremos questões comentadas em vídeo. Serão 6 aulas de teoria e questões. Ao final da sexta aula, teremos resolvido mais de 300 questões. Ufaaaaa... E ainda tem mais: Se você quiser um vídeo explicativo de alguma questão do curso, basta pedir através do meu e farei uma aula 7. Leia o edital, esse é o primeiro passo que você deve dar. O segundo é ter um cronograma de estudo e segui-lo fielmente. Tenha seus horários de lazer. E estude! Não engane você mesmo, aproveite cada minuto. Se há algum segredo, é esse: estudar! Você já reparou que na vida não temos a escolha de desistir? Se desistirmos de um objetivo não avançamos na vida, ficamos frustrados e apenas sobrevivemos. Não temos escolha: temos que persistir até conseguirmos. Ter o bom senso de até onde podemos ir e a ética de não passar por cima de ninguém. O resto é luta! É cair e levantar. Não é matar um leão todos os dias, mas abraçar o seu leão, ficar amigo dele. Se o seu leão é a banca AOCP, conheça-a, ame-a, esteja com ela todos os dias, todas as horas do dia que puder e torne-se seu amigo. A nossa única escolha na vida é avançar em todos os sentidos. Então que seja agora!

4 4 30 TRE - ACRE Nosso cronograma de aulas: Aula Data Aula Inaugural 01/06 Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Parte 1 Aula 2 07/06 Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Parte 2 Aula 3 12/06 Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). Aula 4 16/06 Sistemas Operacionais: introdução, história e conceitos básicos, gerenciamento de memória. Linux. Windows. Ambientes operacionais: Windows XP Profissional. Aula 5 23/06 Conceitos e fundamentos básicos. Conceitos fundamentais sobre processamento de dados. Representação e armazenamento de informação. Organização lógica e física de arquivos. Métodos de acesso. Conceito e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. Hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de s, gerenciador de processos). Aula 6 30/06 Bancos de dados. Internet, intranet e extranet. Browsers: Internet Explorer, Mozilla. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet, busca e pesquisa na Web. Aula importantíssima no dia de hoje: Planilhas eletrônicas!

5 5 30 TRE - ACRE A maioria das questões é acerca das funções, sabemos disso, mas vale lembrar que alguns botões ou funcionalidades também são cobrados. Fique atento! Estarei o tempo todo lembrando você disso! A aula de hoje é inaugural, nesse caso, apenas parte do conteúdo será abordado. Na Aula 2 daremos sequência ao Excel 2010, veremos as versões 2007 e 2013 e ainda o BR Office...ufffaaa. E não acaba ainda... Vamos resolveremos mais questões, claro. Comentário sobre o edital em vídeo: Data da prova: 26 de julho. Tenho um perfil no facebook e você está convidado para ser meu amigo. Lá disponho de questões comentadas e dicas. Caso tenha dúvidas, pode me procurar no mesmo canal ou através do Aguardo você. Facebook: https://www.facebook.com/profkatiaquadros Facebook: https://www.facebook.com/profkatiaquadros Bons estudos!

6 Microsoft Office: Excel 2010 Parte 1 TRE - ACRE Algumas dicas em vídeo aula referentes à esta aula podem ser acessadas através do link: Segundo a Microsoft, o Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas) para analisar dados e tomar decisões Especificamente, você pode usar o Excel para acompanhar dados, criar modelos de análise de dados, criar fórmulas para fazer cálculos desses dados, organizar dinamicamente os dados de várias maneiras e apresentá-los em diversos tipos de gráficos profissionais. Conhecendo as Características do MS-Excel Planilha Eletrônica Sistema composto de linhas e colunas Facilidade em manter diversas pastas de trabalho abertas simultaneamente. Pastas de trabalho abertas: Limitado pela memória disponível e pelos recursos do sistema (o padrão é 3 folhas). Intervalo de zoom: 10 por cento a 400 por cento. Extensão:.xlsx

7 7 30 TRE - ACRE Nesta aula inaugural, vamos focar nas principais funções do Excel cobradas em provas de concurso. Durante o curso, estudaremos outros conceitos acerca do Excel como as Guias, por exemplo, ou outros recursos, como Alça de Preenchimento. O tema escolhido para a aula inaugural foi devido a grande incidência de questões acerca das funções do Excel. Você precisa saber todas elas. A UTILIZAÇÃO DE FÓRMULAS Inserindo Fórmulas para fazer Cálculos A planilha do Excel reconhece um cálculo ou fórmula quando se inicializa a célula com o sinal de igual (=). Além do sinal de = uma fórmula também pode ser precedida por: + (mais) ou - (menos). Assim, é possível, por exemplo, somar em uma célula C3, o valor de uma célula A3 mais o valor de uma célula B3, como também, pode-se, multiplicar, dividir, subtrair ou inserir outras fórmulas. Digite um valor na célula A3 e outro na célula B3, e na célula C3 digite =. Selecione a célula A3, digite o sinal de +, selecione a célula B3 e pressione ENTER. Temos o resultado na célula e a função utilizada na Barra de fórmulas. Observe! Outras formas: = =A3:B3 -> Nesse caso o sinal : indica que o excel deverá utilizar as células A3 até B3.

8 8 30 TRE - ACRE =A3;C3 -> Nesse caso o sinal ; indica que o excel deverá utilizar as células A3 e B3. Ou, use o botão Auto Soma após selecionar os valores desejados. Calma que já vamos falar mais sobre esse botão. Operadores Os operadores especificam o tipo de cálculo que você deseja efetuar nos elementos de uma fórmula. Há uma ordem padrão na qual os cálculos ocorrem, mas você pode alterar essa ordem utilizando parênteses.

9 9 30 TRE - ACRE É importante ressaltar que o Excel trabalha com os parênteses, quando se pretende fazer vários cálculos em uma mesma célula, a fim de priorizar aqueles que devem ser realizados primeiramente. Então, se para uma célula D5, deseja-se calcular: 1. a soma de B1 com C3 2. multiplicado pelo valor da célula F5 e, por último divido por 3 é preciso montar a seguinte fórmula, na célula D5: Operadores de igual prioridade são executados da esquerda para a direita.

10 10 30 Referências Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células numa planilha e indica ao Microsoft Excel onde pode fazer a procura de valores ou dados que pretende utilizar numa fórmula. Com as referências, podem-se utilizar dados contidos em diferentes partes de uma planilha, numa fórmula ou pode-se utilizar o valor de uma célula em várias fórmulas. Também se pode fazer referência a outras planilhas na mesma pasta de trabalho e para outras pastas de trabalho. As referências a células de outras pastas de trabalho são denominadas vínculos. Dois Pontos (:) Utilizado para fazer referência de um intervalo de endereço de células em uma função. Ponto e vírgula (;) Serve para separar argumentos de uma função. =Soma(A1:A5;C3) Referência à outra planilha: No exemplo a seguir, a função de planilha MÉDIA calcula o valor médio do intervalo B1:B10 na planilha denominada Marketing na mesma pasta de trabalho.

11 11 30 TRE - ACRE Muito importante! Observe que o nome da planilha e um ponto de exclamação (!) precedem a referência de intervalo. Observe a função, no exemplo a função média, depois, entre parênteses observe o nome da planilha, o ponto de exclamação e por último o intervalo de células. Referência para outra pasta de trabalho: =[pasta1]plan2!a1 No qual =[pasta1] refere-se ao nome do arquivo Plan2! Refere-se a planilha e A1 refere-se à célula. FUNÇÔES Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos. Principais Funções

12 12 30 Soma =SOMA(arg1;arg2;...;arg30) Exemplos: =soma(a1:a5) =soma(a1:a5;5) =soma(a3;5;c1:c20) Média =MÉDIA(arg1;arg2;...;arg30) Exemplos: =média(a1:a5) =média(a1:a5;6) =média(a3;2;c1:c10)

13 13 30 Máximo Mostra o Maior valor no intervalo =MÁXIMO(arg1;arg2;...arg30) Exemplos: =máximo(c1:c10) =máximo(c1:c10;3) Mínimo Mostra o Menor valor no intervalo =MÍNIMO(arg1;arg2;...arg30) Exemplos: =mínimo(c1:c10) =mínimo(c1:c10;3) Retorna a raiz quadrada de um número Raiz positivo passado como argumento.

14 14 30 =RAIZ(argumento) Exemplos: =raiz(c1) =raiz(9) INT Usamos para arredondar um número com casas decimais para o inteiro, descartando as casas decimais. =INT(a2) =INT(c4*b4) Cont.se =CONT.SE(intervalo;condição) Exemplos: =cont.se(c3:c8; >=2 ) =cont.se(c3:c8;a2)

15 15 30 Perceba que no exemplo queremos que o Excel conte o número de células que contenham o valor referido em C4 (condição), ou seja, o valor 5. As células que o Excel deve procurar e contar esse valor são as células C3 até C8 (intervalo). Nesse caso temos o resultado 2. Cont.núm Conta quantas células contêm números. =CONT.NÚM(intervalo) No exemplo, de C3 até C8 existem apenas 4 números. O Excel entende data como número. Cont.valores Conta o número de células que não estão vazias em um intervalo. =CONT.VALORES(intervalo)

16 16 30 Somase =SOMASE(intervalo;condição) Realiza a soma de todos os valores de um intervalo que satisfazem uma determinada condição. Exemplo: =somase(c1:c10; >=5 ) Nesse caso, o Excel realizará a soma apenas das células no intervalo C1 até C10 que contenham valores iguais ou maiores que 5. Outros números são ignorados. A função SOMASE pode assumir a seguinte sintaxe: SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma]) Veja o exemplo, nesta questão: Uma planilha do Microsoft Excel apresenta os valores a seguir.

17 Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o resultado gerado pela fórmula =SOMASE(A1:A5; >15 ;B1:B5). a) 0 b) 21 c) 32 d) 72 e) Veja o resultado diretamente em uma planilha do Excel: Agora vamos entender este resultado! =SOMASE(A1:A5; >15 ;B1:B5) A função Somase, neste caso em que tenho o intervalo da soma definido, irá fazer com que o Excel selecione o intervalo indicado: A1:A5, obedeça a condição que é: >15, mas some os valores que constam nas células correspondentes: B1:B5. Então o Excel irá somar os valores 5, 7 e 9, pois esses valores estão no intervalo B1:B5 e correspondem aos valores 23, 32 e 17 que estão no intervalo A1:A5 e que obedecem a condição: ser >5. SE

18 Retorna valores diferentes dependendo do resultado de uma expressão. TRE - ACRE É usada para testar condições, ou seja, se a condição especificada equivaler à verdadeira e a outra se equivaler a falsa =SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) Você deve pensar na função SE como uma pergunta que só pode ter duas respostas. A primeira resposta será sempre SIM e a segunda sempre NÃO. Essa maneira de pensar resolve qualquer questão que envolva essa função. Então o SE funciona como todos os SEs da nossa vida: SE chover não vou à praia, SE eu tiver dinheiro vou à festa, SE eu tiver média final igual ou maior que 7,0 sou aprovado no colégio. Sim, SE você estudar com certeza vai passar no concurso! É lógica pura! No exemplo abaixo temos um boletim escolar, onde o aluno que tiver nota igual ou maior a 7,0 será aprovado, senão será reprovado. Vamos entender:

19 19 30 =SE -> aqui tenho a função A função SE é uma pergunta com duas possíveis respostas: SIM ou Não: F7>=7 -> Aqui tenho a pergunta: F7 é igual ou maior a 7? Então vou até a célula F7 e olho seu conteúdo. Percebo que ela contém a média 8,0. Logo, 8,0 é maior que 7; então eu respondo a pergunta que fiz acima com SIM. Quando respondo SIM à pergunta (condição), o Excel mostra a resposta especificada na função que está logo após o ;, neste caso a palavra Aprovado. Quando respondo NÃO à pergunta, o Excel mostra a segunda resposta especificada na função, após o ;, neste caso a palavra Reprovado. Observe sempre que estou me referindo aos ; da função do SE, pois podemos ter funções aninhadas, uma função média dentro da função SE e a função média pode ter ; também. Então, professora, quer dizer que sobre a célula F9 que contém o valor 3,8 (coitado desse aluno), o Excel mostrará a segunda resposta? Exatamente! Ele foi Reprovado. Sugiro prestar atenção e estudar muito a função SE, pois é amplamente cobrada em provas! Ainda vamos continuar estudando outras funções do Excel nas próximas aulas. Não, ainda não acabou! Ainda temos funções importantes como Se aninhado, funções aninhadas, funções de data, dentre outras. Agora vamos resolver questões do Excel.

20 20 30 Não esqueça: A maioria das funções são exatamente iguais em qualquer versão do Excel ou do Calc. Espero que você tenha assimilado todo esse conhecimento. Espero que a cada dia você possa assimilar mais. Estaremos juntos nas próximas semanas visando gabaritar informática na prova do TRE Acre. Agora, vamos treinar!!! Hoje, aula inaugural, apenas 10 questões. Daremos continuidade ao assunto e resolveremos muito mais questões na aula 2. Bons estudos! 3. Questões com comentários 1) (AOCP 2012 BRDE) Utilizando o Microsoft Excel 2003, instalado em um sistema operacional Windows XP professional, instalação padrão português Brasil, considere que as células estão populadas da seguinte forma: Célula A1 = 1, célula B1 = 5, célula C1 = 5, célula D1 = 5. Qual das alternativas abaixo apresenta as fórmulas corretas para que o valor da célula E1 seja igual a 4 e o valor da célula F1 seja igual a 5? a) Célula E1 =SOMA(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). b) Célula E1 =MÉDIA(A1:D1), célula F1 =MODO(A1:E1). c) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MODA(A1:E1). d) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). e) Célula E1 =MÉDIA(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). Comentários: Célula E1 =MÉDIA(A1:D1) => ( )/4 = 4 Célula F1 =MODO(A1:E1) => A função MODO retorna o valor mais repetitivo no intervalo. Gabarito: Letra B.

21 2) (AOCP 2009 Câmara Municipal de Maringá) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel, instalação padrão, português Brasil, relacione as colunas e assinale a alternativa correta. I SE II SOMASE III SOMA IV MÉDIA ( ) Soma todos os números em um intervalo de células. ( ) Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se for VERDADEIRO e retorna um outro valor se for FALSO. ( ) Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números. ( ) Adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição. (A) III I IV II. (B) II I IV III. (C) IV II I III. (D) III IV I II. (E) I II IV III. Soma todos os números em um intervalo de células. Comentários: I SE -> Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se for VERDADEIRO e retorna um outro valor se for FALSO. II SOMASE -> Adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição. III SOMA -> Soma todos os números em um intervalo de células. IV MÉDIA -> Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números Gabarito: Letra C. 3) (AOCP 2012 SECAD/TO) Considerando a planilha eletrônica Microsoft Excel 2010 instalação padrão português - Brasil, assinale a alternativa que apresenta qual cálculo será executado pela fórmula =CONT.SE(A3:C4; >=10 ) (A) Soma dos valores contidos nas células A3 e C4. (B) Soma dos valores contidos nas células A3, B3, C3, A4, B4 e C4.

22 (C) Soma dos valores maiores do que 10 que estejam nas células A3, B3, C3, A4, B4 e C4. (D) Contagem da quantidade de células que estejam entre as células A3 e C4. (E) Contagem das células que estejam entre o intervalo de (A3:C4) e que contenham valores maiores ou iguais a 10. Comentários: Conforme estudamos nessa aula, a função CONT.SE conta a quantidade de células de um intervalo que satisfaçam determinada condição. Gabarito: Letra E ) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão, Português Brasil): Assinale a alternativa que apresenta o valor obtido ao ser inserido na célula E2 a fórmula =A2+C2/B2*D2 apresenta (A) 52 (B) 105 (C) 120 (D) 520 (E) 116 Comentários: Cobrança simples! Prioridade de operadores e operadores. =A2+C2/B2*D2 Resolvo primeiro divisão ou multiplicação: =100+4/2*10 -> =120 Gabarito: Letra C. 5) (AOCP 2010 UFPel) Assinale a alternativa correta sobre a utilização do atalho ctrl+b no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta. Obs.: Utilizando instalação e configuração padrão (Português Brasil). A utilização do caractere + é usada apenas para interpretação. (A) Deixa o conteúdo da célula selecionada em Negrito.

23 (B) Aciona a função mesclar nas células selecionadas. (C) Bloqueia a alteração do conteúdo da célula selecionada. TRE - ACRE (D) Salva o documento atual ou, caso o documento ainda não esteja salvo pela primeira vez, irá abrir a janela Salvar como Comentários: No Microsoft Office, o atalho ctrl+b é utilizado para SALVAR o documento atual, ou no Excel, melhor dizendo, a pasta de trabalho atual. Gabarito: Letra D. 6) (AOCP 2010 UFPel) Sobre a utilização do atalho shift+f11 em uma planilha aberta no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta. Obs.: Utilizando instalação e configuração padrão (Português Brasil). A utilização do caractere + é usada apenas para interpretação. (A) É utilizado para navegar entre as planilhas do arquivo atual. (B) É utilizado para editar a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. (C) É utilizado para inserir uma nova planilha no arquivo atual. (D) É utilizado para copiar o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas. Comentários: O atalho shift+f11 é utilizado para inserir uma nova planilha na pasta de trabalho atual. Gabarito: Letra C. 7) (AOCP 2010 Caixa/RS) Uma escola está organizando um torneio de xadrez, e para participar do mesmo, o aluno deve ter idade maior que 15 anos e média maior ou igual 75. A escola está utilizando para organizar os dados a planilha do Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil, e organizando os dados da seguinte forma: Na coluna A está o nome do aluno, na coluna B está a idade do aluno, na coluna C está a média do aluno, e na coluna E está a situação se ele poderá competir ou não. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula que inserimos na coluna E para sabermos se o aluno poderá ou não participar do torneio? (A) =SE(B2>15;C2>=75); Poderá competir ; Não poderá competir (B) =SE(B2>15;C2>75); Poderá competir ; Não poderá competir

24 (C) =SE(E(B2>15;C2>=75); Poderá competir ; Não poderá competir ) (D) =SE(E(B2>15;C2>75); Poderá competir ; Não poderá competir ) (E) =SE(E(B2>15:C2>=75); Poderá competir ; Não poderá competir ) Comentários: Idade na coluna B. Média na coluna C. Condição: Idade maior que 15 anos => B>15 Média maior ou igual 75 => C>=75 Logo: A condição será B2>15 e C2>=75 Se observarmos as alternativas, vamos excluir de cara a B, pois faltou o = antes do 75. Vamos excluir a alternativa D pelo mesmo motivo. Vamos excluir a alternativa E também, pois ela usa a referência : e não ;, como deve ser. Sobraram alternativas A e C. Para utilizar duas condições, e que essas duas condições sejam atendidas, precisamos da FUNÇÃO E. Teste essa questão diretamente no Excel. Comentário em vídeo: Gabarito: Letra C. 8) (AOCP 2010 Caixa/RS) Utilizando o Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula correta para calcularmos a média entre os valores das células A1,B1,C1? (A) =MÉDIA(A1,C1) (B) =SOMA(A1+C1)/3 (C) =SOMA(A1+B1+C1/3) (D) =MÉDIA(C1) (E) SOMA(A1+B1+C1)/3 Comentários: A média dos 3 valores contidos nas células se dá através de: =SOMA(A1+C1)/3 Que equivale à função: =Média(A1:C1) Perceba que a alternativa C é errada por causa da prioridade dos operadores.

25 25 30 Gabarito: Letra B. 9) (AOCP 2010 Cabo De Santo Agostinho) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2003, instalação padrão, português Brasil, qual o resultado da função abaixo considerando os valores: A1 = 50, B1 = 20 e C1 = 30? =SE(C1 >= A1; SOMA(B1:C1); SOMA(A1:C1)) (A) 50. (B) 20. (C) 80. (D) 100. (E) 30. Comentários: A condição para ser Verdadeira é C1 ser maior ou igual a A1. Não é. C1 = 30 e A1 = 50. Logo a resposta para a pergunta: C1 é maior ou igual A1? Será NÃO. Sendo assim, o Excel mostrará o que vem após o último ; da função, ou seja: SOMA(A1:C1), que será 100. Comentário em vídeo: Gabarito: Letra D. 10) (AOCP 2013 Prefeitura de Paranavaí) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão português Brasil), baseado nesta planilha assinale a alternativa INCORRETA. (A) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =FATORIAL(A6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 120. (B) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =A4^C6 e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 100. (C) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =SE(E(A4>A6;B4=B6);SOMA(A4:D6);MÉDIA(A4:D6)) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212.

26 (D) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =SE(A4>A5; MÉDIA GERAL ; SOMA TOTAL ) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212. (E) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =MÁXIMO(A4:D6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 40. Comentários: Novamente cobrança da função SE. =SE(A4>A5; MÉDIA GERAL ; SOMA TOTAL ) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212. Nessa função, se A4 for maior que A5 o excel retornará MÉDIA GERAL, caso contrário retornará SOMA TOTAL. Alternativa A: Retorna o fatorial do número 5. Correto. Alternativa B: ^é exponenciação = 100. Correto. Alternativa C: Nessa função temos duas condições por causa da FUNÇÃO E. Se A4>A6 e B4=B6 então o Excel mostrará a SOMA(A4:D6), caso contrário mostrará MÉDIA(A4:D6). A resposta é a soma de A4:D6 que é igual a 212. Correto. Alternativa E: A função Máximo retorna o maior valor do intervalo. Correto. Comentário em vídeo: Gabarito: Letra D Questões sem comentários 1) (AOCP 2012 BRDE) Utilizando o Microsoft Excel 2003, instalado em um sistema operacional Windows XP professional, instalação padrão português Brasil, considere que as células estão populadas da seguinte forma: Célula A1 = 1, célula B1 = 5, célula C1 = 5, célula D1 = 5. Qual das alternativas abaixo apresenta as fórmulas corretas para que o valor da célula E1 seja igual a 4 e o valor da célula F1 seja igual a 5? a) Célula E1 =SOMA(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). b) Célula E1 =MÉDIA(A1:D1), célula F1 =MODO(A1:E1). c) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MODA(A1:E1). d) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). e) Célula E1 =MÉDIA(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1).

27 2) (AOCP 2009 Câmara Municipal de Maringá) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel, instalação padrão, português Brasil, relacione as colunas e assinale a alternativa correta. I SE II SOMASE III SOMA IV MÉDIA ( ) Soma todos os números em um intervalo de células. ( ) Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se for VERDADEIRO e retorna um outro valor se for FALSO. ( ) Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números. ( ) Adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição. (A) III I IV II. (B) II I IV III. (C) IV II I III. (D) III IV I II. (E) I II IV III ) (AOCP 2012 SECAD/TO) Considerando a planilha eletrônica Microsoft Excel 2010 instalação padrão português - Brasil, assinale a alternativa que apresenta qual cálculo será executado pela fórmula =CONT.SE(A3:C4; >=10 ) (A) Soma dos valores contidos nas células A3 e C4. (B) Soma dos valores contidos nas células A3, B3, C3, A4, B4 e C4. (C) Soma dos valores maiores do que 10 que estejam nas células A3, B3, C3, A4, B4 e C4. (D) Contagem da quantidade de células que estejam entre as células A3 e C4. (E) Contagem das células que estejam entre o intervalo de (A3:C4) e que contenham valores maiores ou iguais a 10.

28 ) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão, Português Brasil): Assinale a alternativa que apresenta o valor obtido ao ser inserido na célula E2 a fórmula =A2+C2/B2*D2 apresenta (A) 52 (B) 105 (C) 120 (D) 520 (E) 116 5) (AOCP 2010 UFPel) Assinale a alternativa correta sobre a utilização do atalho ctrl+b no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta. Obs.: Utilizando instalação e configuração padrão (Português Brasil). A utilização do caractere + é usada apenas para interpretação. (A) Deixa o conteúdo da célula selecionada em Negrito. (B) Aciona a função mesclar nas células selecionadas. (C) Bloqueia a alteração do conteúdo da célula selecionada. (D) Salva o documento atual ou, caso o documento ainda não esteja salvo pela primeira vez, irá abrir a janela Salvar como. 6) (AOCP 2010 UFPel) Sobre a utilização do atalho shift+f11 em uma planilha aberta no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta. Obs.: Utilizando instalação e configuração padrão (Português Brasil). A utilização do caractere + é usada apenas para interpretação.

29 29 30 (A) É utilizado para navegar entre as planilhas do arquivo atual. (B) É utilizado para editar a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. (C) É utilizado para inserir uma nova planilha no arquivo atual. (D) É utilizado para copiar o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas. 7) (AOCP 2010 Caixa/RS) Uma escola está organizando um torneio de xadrez, e para participar do mesmo, o aluno deve ter idade maior que 15 anos e média maior ou igual 75. A escola está utilizando para organizar os dados a planilha do Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil, e organizando os dados da seguinte forma: Na coluna A está o nome do aluno, na coluna B está a idade do aluno, na coluna C está a média do aluno, e na coluna E está a situação se ele poderá competir ou não. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula que inserimos na coluna E para sabermos se o aluno poderá ou não participar do torneio? (A) =SE(B2>15;C2>=75); Poderá competir ; Não poderá competir (B) =SE(B2>15;C2>75); Poderá competir ; Não poderá competir (C) =SE(E(B2>15;C2>=75); Poderá competir ; Não poderá competir ) (D) =SE(E(B2>15;C2>75); Poderá competir ; Não poderá competir ) (E) =SE(E(B2>15:C2>=75); Poderá competir ; Não poderá competir ) 8) (AOCP 2010 Caixa/RS) Utilizando o Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula correta para calcularmos a média entre os valores das células A1,B1,C1? (A) =MÉDIA(A1,C1) (B) =SOMA(A1+C1)/3 (C) =SOMA(A1+B1+C1/3) (D) =MÉDIA(C1) (E) SOMA(A1+B1+C1)/3

30 9) (AOCP 2010 Cabo De Santo Agostinho) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2003, instalação padrão, português Brasil, qual o resultado da função abaixo considerando os valores: A1 = 50, B1 = 20 e C1 = 30? =SE(C1 >= A1; SOMA(B1:C1); SOMA(A1:C1)) (A) 50. (B) 20. (C) 80. (D) 100. (E) ) (AOCP 2013 Prefeitura de Paranavaí) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão português Brasil), baseado nesta planilha assinale a alternativa INCORRETA. (A) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =FATORIAL(A6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 120. (B) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =A4^C6 e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 100. (C) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =SE(E(A4>A6;B4=B6);SOMA(A4:D6);MÉDIA(A4:D6)) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212. (D) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =SE(A4>A5; MÉDIA GERAL ; SOMA TOTAL ) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212. (E) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =MÁXIMO(A4:D6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 40.

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente Matéria: Informática Professor: Katia Quadros

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente Matéria: Informática Professor: Katia Quadros AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 5 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 19 Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social Matéria: Informática Professor: Katia Quadros

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social Matéria: Informática Professor: Katia Quadros AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 4 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 22 Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social

Leia mais

Concurso: Polícia Rodoviária Federal (PRF) Cargo: Agente Administrativo Nível Médio Matéria: Informática professor: Katia Quadros AULA 2

Concurso: Polícia Rodoviária Federal (PRF) Cargo: Agente Administrativo Nível Médio Matéria: Informática professor: Katia Quadros AULA 2 AULA 2 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. CRONOGRAMA - NOÇÕES DE INFORMÁTICA... 3 3. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 3 4. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 5. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 20 Concurso: Polícia

Leia mais

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL...

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 3 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 15 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 23 Concurso: Ministério da Fazenda Cargo: Assistente

Leia mais

INFORMÁTICA. CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico PROFESSOR: KÁTIA QUADROS

INFORMÁTICA. CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico PROFESSOR: KÁTIA QUADROS CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico PROFESSOR: KÁTIA QUADROS Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Ministério do Trabalho Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho Matéria: Informática Professor: Kátia Quadros

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Ministério do Trabalho Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho Matéria: Informática Professor: Kátia Quadros AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 13 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 25 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 31 Concurso: Ministério do Trabalho Cargo: Auditor

Leia mais

INFORMÁTICA Módulo CESPE

INFORMÁTICA Módulo CESPE INFORMÁTICA Módulo CESPE CONCURSO: Ministério do Trabalho e Emprego CARGO: Auditor-Fiscal do Trabalho PROFESSORA: Kátia Quadros Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

Informática para concursos 1

Informática para concursos 1 Informática para concursos 1 BrOffice.org Calc Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho (arquivo de planilhas) Extensão: ods (podemos salvar como pdf, xls e etc) Planilhas: 3 (padrão) Uma

Leia mais

Para inicio de Conversa

Para inicio de Conversa Prof. Carlos Viana Informática Para inicio de Conversa Chegamos a um capítulo importante do nosso curso completo de informática, o famoso Excel. Sabemos a importância que esse software tem no contexto

Leia mais

Microsoft Excel 2007

Microsoft Excel 2007 Microsoft Excel 2007 O Microsoft Excel é um aplicativo para a construção e edição de planilhas eletrônicas, que permite o trabalho com: formulários, tabelas, gráficos e outros. 2.1 CONCEITOS INICIAIS:

Leia mais

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 -

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 - DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO - Professor Esp. Wellington de Oliveira Graduação em Ciência da Computação Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior Pós-Graduação MBA em Gerenciamento de

Leia mais

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL A % PORCENTAGEM

Leia mais

Pode-se selecionar uma célula também usando o teclado. Qualquer uma das teclas mostradas abaixo mudará o foco da célula selecionada.

Pode-se selecionar uma célula também usando o teclado. Qualquer uma das teclas mostradas abaixo mudará o foco da célula selecionada. O Microsoft Excel é um programa gerenciador de planilhas eletrônicas de cálculos. Com ele, é possível criar tabelas numéricas para os mais diversos fins, desde simples calendários escolares a orçamentos

Leia mais

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO EXCEL 2003 SUMÁRIO INICIANDO O EXCEL... 2 CONHECENDO AS BARRAS DO EXCEL... 4 OS COMPONETES DO EXCEL 2003... 7 ENTENDENDO FUNÇÕES... 8 BOLETIM ESCOLAR... 16 QUADRO DE RENDIMENTO DO ALUNO... 17 CHAMADA ESCOLAR...

Leia mais

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL

Leia mais

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Nome: Gabarito Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista 1) O Centro das configurações do Windows, onde pode ser acessado cada um dos dispositivos componentes

Leia mais

www.leitejunior.com.br 28/08/2012 19:30 Leite Júnior

www.leitejunior.com.br 28/08/2012 19:30 Leite Júnior CALCULANDO COM O EXCEL / CALC Todo cálculo deve iniciar com o sinal de IGUAL(=), mas também pode iniciar pela SOMA(+), SUBTRAÇÃO(-) e ARROBA(@) usado só em funções (SOMENTE EXCEL). OPERADORES MATEMÁTICOS

Leia mais

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas ÍNDICE Microsoft Excel Informações Gerais Pasta de Trabalho Formatando Página Formatar Células Gráficos Criando Operações Básicas Sobre as Funções de Planilha Operadores em Fórmulas do Excel Operadores

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Informática para Concursos Aula 6 Excel 11-ago-11

Informática para Concursos Aula 6 Excel 11-ago-11 Informática para Concursos Aula 6 Excel 11-ago-11 Função (MRE/2008) Tendo a planilha mostrada na figura acima como referência, julgue os itens seguintes, acerca do Excel 2003. 4 Para se calcular o total

Leia mais

Apostila Básica sobre Microsoft Excel 2003. Sumário

Apostila Básica sobre Microsoft Excel 2003. Sumário Apostila Básica sobre Microsoft Excel 2003 Esta apostila básica para Microsoft Excel 2003 foi confeccionada para compor material de consulta do curso de Introdução a Informática Básica da Faetec. Para

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Fórmulas e Funções - Parte I

Fórmulas e Funções - Parte I Atividade 6 Fórmulas e Funções - Parte I Referências relativas e absolutas Muito comum é a necessidade de depois de criado uma fórmula é copiá-la para outras células ao invés de fazer tudo novamente, muitas

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1 EXCEL 2007 O Excel 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucede ao Office 2003. Relativamente à versão anterior (Excel 2003), o novo programa introduz inúmeras

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

MICROSOFT EXCEL APOSTILA DE FÓRMULAS E FUNÇÕES. Professores: Edson Roberto Rezende Jorge Alberto Françóia

MICROSOFT EXCEL APOSTILA DE FÓRMULAS E FUNÇÕES. Professores: Edson Roberto Rezende Jorge Alberto Françóia 1 MICROSOFT EXCEL APOSTILA DE FÓRMULAS E FUNÇÕES Professores: Edson Roberto Rezende Jorge Alberto Françóia 2 Índice Conceitos básicos... 3 Operadores... 3 FÓRMULA DA SUBTRAÇÃO... 3 FÓRMULA DA MULTIPLICAÇÃO...

Leia mais

A Faixa de Opções no Excel. Cada programa tem uma Faixa de Opções diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos.

A Faixa de Opções no Excel. Cada programa tem uma Faixa de Opções diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos. Microsoft Excel 2010 Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho Extensão:.XLSX Planilhas: 3 (padrão) Uma nova pasta de trabalho pode conter até 255 planilhas. Máximo: Ilimitado (capacidade

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos.

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Fórmulas e Funções Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Operadores matemáticos O Excel usa algumas convenções

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

PROGRAMA MS-EXCEL INFORMÁTICA Prof. Jorge Ruas

PROGRAMA MS-EXCEL INFORMÁTICA Prof. Jorge Ruas Amigo é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro. As questões de número 01 até 0 referem-se à configuração padrão de software e hardware do fabricante. Quando aplicável, todos os softwares

Leia mais

DATA CONTROL Capacitação Administrativa EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Microsoft Excel

DATA CONTROL Capacitação Administrativa EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Microsoft Excel EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Microsoft Excel 107 Introdução O Excel é o software com o qual você pode criar tabelas e calcular e analisar dados. Esse tipo de software é chamado de software de planilha. O Excel

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

Instruções para a atividade

Instruções para a atividade 1/13 Instruções para a atividade 1. Orientações gerais. Leia atentamente: a. Esta é uma atividade contínua, baseada nos recursos do MS Excel. Foi idealizada para que a ferramenta em questão possa ter seus

Leia mais

O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE.

O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE. O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE. MICROSOFT OFFICE É UM PACOTE DE APLICATIVOS DE ESCRITÓRIO. CONTÉM OS SEGUINTES SOFTWARES: - WORD EDITOR

Leia mais

EXCEL. Atalhos principais: Iniciar > Programas -> Microsoft Excel. Obs: Há casos que se cria a opção Microsoft Office.

EXCEL. Atalhos principais: Iniciar > Programas -> Microsoft Excel. Obs: Há casos que se cria a opção Microsoft Office. Iniciar > Programas -> Microsoft Excel. Obs: Há casos que se cria a opção Microsoft Office. Para copiar uma planilha para outra Editar - Colar especial...- colar vínculo. Cada quadrinho da planilha de

Leia mais

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora e Figuramundo

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora e Figuramundo Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação - UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

indicadas por letras e 65.536 linhas, indicadas por números. Para selecionar uma planilha para uso, devemos utilizar a guia de planilhas:

indicadas por letras e 65.536 linhas, indicadas por números. Para selecionar uma planilha para uso, devemos utilizar a guia de planilhas: Pasta de trabalho: Planilha: É um arquivo do Calc. Pode conter várias planilhas. Ao criar uma nova Pasta de trabalho, automaticamente 3 planilhas em branco são inseridas na Pasta. Uma planilha contém 256

Leia mais

1 Revisão: Construção de fórmulas

1 Revisão: Construção de fórmulas 1 Revisão: Construção de fórmulas Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Como efetuar uma operação...3 Construindo

Leia mais

O Excel é um software de Planilha Eletrônica integrante dos produtos do Microsoft Office.

O Excel é um software de Planilha Eletrônica integrante dos produtos do Microsoft Office. EXCEL O Excel é um software de Planilha Eletrônica integrante dos produtos do Microsoft Office. É composto das seguintes partes: Pasta de Trabalho um arquivo que reúne várias planilhas, gráficos, tabelas,

Leia mais

17. No Microsoft Excel, é possível otimizar a construção de uma planilha através do preenchimento automático de dados baseados em células adjacentes.

17. No Microsoft Excel, é possível otimizar a construção de uma planilha através do preenchimento automático de dados baseados em células adjacentes. 17. No Microsoft Excel, é possível otimizar a construção de uma planilha através do preenchimento automático de dados baseados em células adjacentes. Suponha que em uma planilha vazia sejam digitados três

Leia mais

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para

Leia mais

Oficina de Software Livre.

Oficina de Software Livre. Professor: Igor Patrick Silva Contato: (38)88037610 E-Mail: igorsilva88037610@hotmail.com 1 Índice CAP. 1 O computador e seus componentes 2 CAP. 2 O que é software livre e o que é software proprietário

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 1. Com relação ao uso de programas de planilhas eletrônicas Microsoft Excel 2007, é INCORRETO afirmar que: A) Um arquivo do Microsoft Excel pode conter

Leia mais

UFPR/PROGEPE MICROSOFT EXCEL 2007

UFPR/PROGEPE MICROSOFT EXCEL 2007 Curitiba, 2012 UFPR/PROGEPE MICROSOFT EXCEL 2007 Instrutora: Andrea Roseli Moreira Cruz Jankoski 1. Conceito O Excel for Windows é uma planilha eletrônica capaz de armazenar dados, executar cálculos, gerar

Leia mais

BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2

BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 Conteúdo Conhecimentos gerais (teoria)...2 Início (começando a entender)...2 Cálculos iniciais:...3 Cálculo com porcentagem...3 Funções:...3 Referências...7

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

MÓDULO - III Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - III Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - III Manual Prático Microsoft Excel 2007 1 MÓDULO - III CÁLCULOS... 3 Fazer contas... 3 Fórmulas com operadores básicos... 3 Fórmulas com funções... 4 Funções mais usadas... 8 Soma... 8 Media...

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Olá Concurseiro 24 horas!

Olá Concurseiro 24 horas! Olá Concurseiro 24 horas! Preparados para o concurso da CEF? Não?! Sem problemas! Nosso objetivo é exatamente este: levar você a gabaritar a prova de informática! Como? Muito estudo, dicas, macetes, memorex,

Leia mais

Prof. Renato Costa =A1 =A$1

Prof. Renato Costa =A1 =A$1 TRE AM 2003 FCC 1) Considerando que uma planilha MS Excel 2000 contém 65.536 linhas e 256 colunas, a quantidade de células existente é (A) 256. (B) 65.536. (C) 65.792. (D) 8.388.608. (E) 16.777.216. TRT

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Excel...2 Exercícios...2 1 Excel Exercícios 01. Seja o seguinte fragmento de planilha MS Excel 2010, em cuja célula C2 foi inserida a fórmula =B2+1 : 02. A Figura a seguir

Leia mais

Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Sumário

Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Sumário Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Assunto: Fórmulas avançadas (estatísticas, lógicas) Sumário Pedindo Ajuda ao Excel...2 Função Financeira: CONT.SE...2 Sintaxe...2 Exemplos...2

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

BrOffice.org, Writer e Calc. Introdução. Software que compõe a suíte

BrOffice.org, Writer e Calc. Introdução. Software que compõe a suíte Introdução O BrOffice.org traz uma proposta de software gratuito, onde encontramos poderosos aplicativos comerciais para edição de texto, planilha eletrônica, software de apresentação entre outros. A cada

Leia mais

Professor: Eduardo Mureb Santos. Excel. Básico

Professor: Eduardo Mureb Santos. Excel. Básico Professor: Eduardo Mureb Santos Excel Básico Sumário 1 Introdução... 3 2 Apresentando o Excel... 3 2.1 Menus... 3 2.2 Conceitos Básicos... 6 3 Fórmulas... 8 3.1 Conceitos básicos... 8 3.2 Operadores de

Leia mais

Microsoft. Excel 2010 - básico. Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

Microsoft. Excel 2010 - básico. Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan Microsoft Excel 2010 - básico Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha...

Leia mais

FUNÇÕES BÁSICAS E AVANÇADAS PARA EXCEL

FUNÇÕES BÁSICAS E AVANÇADAS PARA EXCEL MÓDULO 1 CADERNO 1 FUNÇÕES BÁSICAS E AVANÇADAS PARA EXCEL Professores: Paulo Limírio da Silva Roberto Silva Araujo Assis UBERABA 2010 Conceito de Planilha de Cálculo... 4 O Novo Layout do Microsoft Excel...

Leia mais

Tem como finalidade exibir o conteúdo da célula atual e permitir à edição do conteúdo de uma célula.

Tem como finalidade exibir o conteúdo da célula atual e permitir à edição do conteúdo de uma célula. MICROSOFT EXCEL 1 A tela de trabalho...2 1.1 Células...2 1.2 Guia de linhas...2 1. Guia de colunas...2 1.4 Guias de planilhas...2 1.5 Barra de fórmulas...2 1.6 Linha de status...2 1. Janela de trabalho...2

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

1 MICROSOFT EXCEL. www.brunoguilhen.com.br 1

1 MICROSOFT EXCEL. www.brunoguilhen.com.br 1 INTRODUÇÃO 1 MICROSOFT EXCEL Uma planilha eletrônica é um software que permite a manipulação de cálculos financeiros e matemáticos, incluindo a criação de gráficos gerenciais. Dentre os softwares de planilhas

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA 17 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA QUESTÃO 21 Analise as seguintes afirmativas sobre as ferramentas disponíveis no Painel de Controle do Microsoft Windows XP Professional, versão

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1, núm2,... são argumentos de 1 a 255 cuja soma ou valor total você deseja obter.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1, núm2,... são argumentos de 1 a 255 cuja soma ou valor total você deseja obter. SOMA Retorna a soma de todos os números na lista de argumentos. Sintaxe SOMA(núm;núm;...) Núm, núm,... são argumentos de a 55 cuja soma ou valor total você deseja obter. Comentários Os números, valores

Leia mais

Licenciamento de Uso

Licenciamento de Uso Licenciamento de Uso Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO

ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO INFORMÁTICA PARA CONCURSOS (jabruas@uol.com.br) 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Office, OpenOffice, BrOffice e LibreOffice).

Leia mais

MICROSOFT EXCEL 2007 Apostila do Excel 2007. Tem como objetivo informar sobre o uso do Excel 2007, suas funções e os recursos disponíveis.

MICROSOFT EXCEL 2007 Apostila do Excel 2007. Tem como objetivo informar sobre o uso do Excel 2007, suas funções e os recursos disponíveis. MICROSOFT EXCEL 2007 Apostila do Excel 2007 Tem como objetivo informar sobre o uso do Excel 2007, suas funções e os recursos disponíveis. Andrea Roseli Moreira Cruz Jankoski Curitiba, 2011 1. Conceito

Leia mais

Exercícios de Revisão Paraná Previdência 2013 Professor Ricardo Beck Disciplina: Informática

Exercícios de Revisão Paraná Previdência 2013 Professor Ricardo Beck Disciplina: Informática Exercícios de Revisão Paraná Previdência 2013 Professor Ricardo Beck Disciplina: Informática Questão 01 (COPS/UEL 2012 Advogado AMS Apucarana) Um usuário estava digitando um texto no Microsoft Word. Ao

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

FÓRMULAS DO EXCEL QUE SALVARAM MEU EMPREGO

FÓRMULAS DO EXCEL QUE SALVARAM MEU EMPREGO 10 CARA DO EXCEL FÓRMULAS DO EXCEL QUE SALVARAM MEU EMPREGO O que você vai aprender neste ebook? 1. SOMA 2. CONT.NÚM 3. CONT.VALORES 4. NÚM.CARACT 5. ARRUMAR 6. DIREITA, ESQUERDA, EXT.TEXTO 7. PROCV 8.

Leia mais

2012.2. Fundamentos da Aprendizagem Digital. Profº Luiz André

2012.2. Fundamentos da Aprendizagem Digital. Profº Luiz André 2012.2 Fundamentos da Aprendizagem Digital Profº Luiz André 2 Conceitos Básicos Operadores Para construir as fórmulas do Excel, primeiro precisa-se conhecer os operadores matemáticos e de igualdade. Veja-os

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ÍNDICE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ÍNDICE ÍNDICE CAPÍTULO 5 CÁLCULOS NO EXCEL... 2 Utilizando Fórmulas...2 As Funções do Excel...3 Lista de funções...3! Função DIAS360(data inicial;data final)... 4! Função AGORA()... 4! Função DATA(ano;mês;dia)...4!

Leia mais

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4.1 Auto Preenchimento O Excel possui um recurso de grande ajuda para quem necessita digitar uma seqüência de células cujo conteúdo é seqüencial. Esse recurso, chamado

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

INFORMÁTICA SEMANA 10

INFORMÁTICA SEMANA 10 AULA 10 PLANILHA ELETRÔNICA APLICATIVO - EXCEL QUESTÃO 1 FCC - Oficial de Chancelaria FEV/2009 Atenção: Para responder à questão considere as informações abaixo. O Diretor de um certo órgão público incumbiu

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 03/10/2008 20:36 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 03/10/2008 20:36 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT EXCEL 2003...3 A JANELA DE TRABALHO...3 MENUS DO EXCEL...4 MENU PRINCIPAL DO EXCEL...4 NAVEGANDO PELA PLANILHA...6 USANDO O TECLADO...6 USANDO A CAIXA IR PARA...6 USANDO O MOUSE...6 INSERINDO

Leia mais

PRONATEC IFPA. Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador. Disciplina: Informática Avançada Parte III. Professore: Adil Daou

PRONATEC IFPA. Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador. Disciplina: Informática Avançada Parte III. Professore: Adil Daou PRONATEC IFPA Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador Disciplina: Informática Avançada Parte III Professore: Adil Daou Belém 2014 01 Algumas outras funções Vamos inicialmente montar a seguinte planilha

Leia mais

Ajustando a largura das colunas no Calc

Ajustando a largura das colunas no Calc 1 de 7 02-08-2012 10:22 Dicas Abaixo, uma relação de dicas para o BrOffice.org. Ajustando a largura das colunas no Calc Autor: Luiz Armando Mendes de Figueiredo Dê um duplo clique na linha que separa as

Leia mais

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 http://www.openoffice.org.br/ 1- INTRODUÇÃO O OpenOffice.org Calc 2.0 para Windows/Linux e outras plataformas é uma poderosa planilha eletrônica, muito parecida com

Leia mais

Aula Especial Planilha de Cálculo

Aula Especial Planilha de Cálculo 01 Observe a figura do aplicativo Excel sendo executado a seguir. 03 Nesse momento, se a tecla F7 for pressionada, o Excel (A) efetuará uma verificação ortográfica no conteúdo da célula A2. (B) formatará

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

GABARITO B. 1 manuel@carioca.br MPRJ TSAD TSPR TNAI/2007

GABARITO B. 1 manuel@carioca.br MPRJ TSAD TSPR TNAI/2007 EDITORA FERREIRA PROVAS MPRJ TÉCNICO SUPERIOR ADMINISTRATIVO TSAD TÉCNICO SUPERIOR PROCESSUAL TSPR TÉCNICO DE NOTIFICAÇÃO E ATOS INTIMATÓRIOS TNAI NCE UFRJ NOÇÕES DE INFORMÁTICA CORREÇÃO GABARITO COMENTADO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH DIVISÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - TDE Apostila do BrOffice.org

Leia mais

a. Efetivos b. Autônomos c. Comissionados d. Empregados

a. Efetivos b. Autônomos c. Comissionados d. Empregados CONHECIMENTOS GERAIS 5 QUESTÕES 1. Segundo o Art. 5º do Estatuto do Servidor Público Municipal de Bom Jardim da Serra, quanto às formas de provimento os cargos públicos dividem-se em, exceto: a. Efetivos

Leia mais

ÍNDICE. Filtragem Atividades

ÍNDICE. Filtragem Atividades ÍNDICE Microsoft Excel Informações Gerais Pasta de Trabalho Formatando Página Formatar Células Gráficos Criando Operações Básicas Sobre as Funções de Planilha Operadores em Fórmulas do Excel Operadores

Leia mais

Noções Básicas de Microsoft Excel

Noções Básicas de Microsoft Excel Noções Básicas de Microsoft Excel 1. Introdução Nessa apostila vamos entender exatamente o que é o Microsoft Excel e em que situações do dia-a-dia podemos utilizá-lo. O Microsoft Excel é um software para

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TJ-SP INFORMÁTICA CARLOS VIANA 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. ( VUNESP - 2011 - TJM-SP - Windows XP; ) Analise as afirmativas referentes ao MS-Windows

Leia mais

INFORMÁTICA - EXCEL TEORIA PROF. BISPO

INFORMÁTICA - EXCEL TEORIA PROF. BISPO 5. MICROSOFT EXCEL Excel é o mais fácil e poderoso programa de cálculos que existe. A cara do Excel está apresentada a seguir, bem como, as explicações mais básicas de seus componentes: possui 3 planilhas,

Leia mais

CORTE CAMINHOS NO EXCEL COM ATALHOS. O ebook essencial para agilizar o trabalho de quem passa mais de 15 minutos por dia usando o Excel

CORTE CAMINHOS NO EXCEL COM ATALHOS. O ebook essencial para agilizar o trabalho de quem passa mais de 15 minutos por dia usando o Excel CORTE CAMINHOS NO EXCEL COM ATALHOS O ebook essencial para agilizar o trabalho de quem passa mais de 15 minutos por dia usando o Excel SUMÁRIO Introdução 03 1. Porque usar atalhos 04 2. Os atalhos no excel

Leia mais

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 Considerando a janela do Word 2003 ilustrada acima, que contém um documento em processo de edição no qual o título está selecionado, assinale a opção correta. A O parágrafo

Leia mais