FÓRMULAS DO EXCEL QUE SALVARAM MEU EMPREGO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÓRMULAS DO EXCEL QUE SALVARAM MEU EMPREGO"

Transcrição

1 10 CARA DO EXCEL FÓRMULAS DO EXCEL QUE SALVARAM MEU EMPREGO

2 O que você vai aprender neste ebook? 1. SOMA 2. CONT.NÚM 3. CONT.VALORES 4. NÚM.CARACT 5. ARRUMAR 6. DIREITA, ESQUERDA, EXT.TEXTO 7. PROCV 8. SE 9. SOMASE, CONT.SE, MÉDIASE 10. CONCATENAR

3 Quem é o Cara do Excel? Tiago Guimarães é o criador e fundador do Cara do Excel. Trabalha com o Microsoft Excel há 10 anos e durante sua carreira já participou de grandes auditorias em mais de 150 empresas no Brasil. Hoje se dedica a inventar novas formas de ensinar Excel para profissionais que querem ter autonomia na hora de planejar e executar seus trabalhos no Excel. Tiago Guimarães Fundador

4 1. SOMA =SOMA(5; 5) =SOMA(A1; B1) =SOMA(A1:B5) A fórmula SOMA faz exatamente o que você esperaria. Ele permite que você adicione 2 ou mais números juntos. Como você pode ver, você tem a liberdade para colocar na fórmula números (5), referências a células (A1, B1) e referências a intervalos de células (A1:B5). Você pode até misturar todos os tipos numa única fórmula, como esta: =SOMA(5; 5;A1;B1;A1:B5) Esta fórmula irá somar todos os tipos de referências que você colocar nela, desde que elas apontem para números de verdade.

5 2. CONT.NÚM =CONT.NÚM(A1:A10) A fórmula CONT.NÚM conta o número de células dentro do intervalo especificado que contém números. Vale lembrar que esta fórmula só irá contar números: A fórmula CONT.NÚM irá ignorar as células que não forem compostas exclusivamente por números.

6 3. CONT.VALORES = CONT.VALORES(A1:A10) Conta o número de células que não estejam vazias no intervalo especificado. Esta fórmula irá contar a quantidade de células que possuírem números e/ou qualquer outro tipo de caractere em si. A fórmula CONT.VALORES irá funcionar com todos os tipos de dados: Ela irá contar o número de células não-vazias, independente do tipo de dado que esteja nelas.

7 4. NÚM.CARACT = NÚM.CARACT(A1) A fórmula NÚM.CARACT conta o número de caracteres em uma célula. Mas tome cuidado! Ela também irá contar os espaços em branco: Repare a diferença entre os dois resultados: 11 caracteres sem espaços entre as palavras contra 14 caracteres com espaços entre as palavras.

8 5. ARRUMAR = ARRUMAR(A1) A fórmula ARRUMAR irá remover da célula todos os espaços, exceto aqueles que estão entre as palavras. Ela é extremamente útil quando se trata de limpar os dados vindos de fora da planilha, por exemplo, quando você copia e cola dados de uma página da internet ou de um arquivo PDF e os dados chegam com espaços adicionais. Esta situação pode gerar o caos se você comparar valores usando fórmulas SE ou PROCV. Você consegue ver os espaços em branco? Imagino que não, mas o Excel consegue. Veja a diferença na quantidade de caracteres entre a célula com espaços e a célula arrumada. A fórmula ARRUMAR também irá remover os espaços em excesso que estiverem entre as palavras. Desta vez eu adicionei espaços entre cada palavra da célula A1. A fórmula ARRUMAR remove estes espaços. Veja a diferença na contagem de caracteres!

9 6. DIREITA, ESQUERDA, EXT.TEXTO =DIREITA(A1; número de caracteres) =ESQUERDA(A1; número de caracteres) =EXT.TEXTO(A1; ponto de início; número de caracteres) Estas fórmulas irão exibir uma sequência de caracteres contidas numa célula. A fórmula DIREITA irá mostrar a quantidade especificada de caracteres à direita de uma célula, ESQUERDA irá fazer o mesmo, mas iniciando sua sequência a partir da esquerda e EXT.TEXTO irá lhe dar o número especificado de caracteres a partir do ponto de início (em inglês esta fórmula se chama MID, de middle (meio, em português)). Você indica para a fórmula EXT.TEXTO por onde começar com o argumento ponto de início e então ela irá pegar o número especificado de caracteres de acordo com o argumento número de caracteres. No exemplo acima eu usei a fórmula ESQUERDA para capturar a primeira palavra. Eu tive de olhar na célula A1 e então pegar os 2 primeiros caracteres (considerando a esquerda como ponto de partida). Isto nos deu a palavra "Eu" do texto "Eu amo o Excel". Depois eu usei a fórmula EXT.TEXTO para capturar as duas palavras do meio. Eu tive de olhar na célula A1, começar a partir do 4º caractere e então capturar os 5 próximos caracteres. Isto nos deu a sequência "amo o". Por fim, eu usei a fórmula DIREITA para capturar a última palavra. Eu tive de olhar na célula A1 e então pegar os 5 primeiros caracteres (considerando a direita como ponto de partida). Isto nos deu a palavra Excel.

10 7. PROCV =PROCV (valor procurado; tabela; número da coluna; usar aproximação) De longe, esta é a fórmula de Excel mais usada no mundo. A descrição oficial desta fórmula diz: Procura um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada... Basicamente, a fórmula PROCV busca em uma lista um valor que você quer e retorna um valor correspondente. Algo semelhante acontece quando você procura pelo número do telefone de alguém numa lista telefônica: Você desliza o dedo sobre a lista de nomes e, quando encontra o que procura, desloca seu dedo para a direita para saber qual é o telefone desta pessoa. Por exemplo, se você escrever a fórmula: =PROCV( "João" ; A1:D10; 3; FALSO) Esta fórmula irá procurar pelo nome "João" numa lista e retornar a célula que fica a 3 casas de distância à sua direita. Esta é uma fórmula complicada, mas também é extremamente útil.

11 8. SE =SE (afirmação lógica; resultado se verdadeiro; resultado se falso) Quando você está analisando muitos dados no Excel, há momentos em que você tem vontade de fazer uma pergunta para seus dados. Imagine uma situação em que você quer saber quais são os vendedores que superaram sua meta de vendas, e você tem a tabela ao lado: Você pode usar a fórmula SE que irá dizer: Se o vendedor bateu sua meta, escreva SIM, caso contrário, escreva NÃO. (Dica: usar palavras como Sim/Não pode facilitar muito o seu entendimento dessa fórmula, especialmente quando as coisas começarem a ficar complicadas, como numa situação de vários SEs dentro de outros SEs) A fórmula a ser colocada na célula D3 seria a seguinte: =SE(B3>C3; "Sim"; "Não") Depois de copiar a célula D3 e colá-la em todas as células abaixo, conseguimos saber quais são os vendedores que superaram suas metas. Saber a resposta para uma afirmação lógica usando a fórmula SE é muito mais fácil do que descobrir manualmente!

12 9. SOMASE, CONT.SE, MÉDIASE =SOMASE(intervalo do critério; critério; intervalo da soma) =CONT.SE(intervalo do critério; critério) =MÉDIASE(intervalo do critério; critério; intervalo da méia) Estas fórmulas são versões diferentes de suas fórmulas principais (SOMA, CONT.NÚM e MÉDIA), mas que somente irão considerar os valores quando um critério for verdadeiro. Usando o exemplo anterior, conseguimos fazer análises detalhadas sobre os vendedores. Você irá entender mais fácil a fórmula SOMASE ao lê-la da seguinte forma: Se no intervalo D3:D11 eu encontrar o valor SIM, quero saber qual é a SOMA deste outro intervalo B3:B11. Note que no caso das fórmulas SOMASE e MÉDIASE os dois intervalos devem estar alinhados horizontalmente, caso contrário as fórmulas vão ficar malucas!

13 10. CONCATENAR =CONCATENAR(A1;B1;C1;...) =(A1 B1 C1...) O nome é estranho mas a fórmula é bem simples. CONCATENAR é usada para combinar dados de duas células (ou mais) em uma única célula. Isto pode ser feito usando a fórmula CONCATENAR ou simplesmente colocando o símbolo "&" entre as referências das células. Se eu tenho o texto "Microsoft" na célula A1 e o texto "Excel" na célula B1, eu poderia usar a fórmula =CONCATENAR(A1; " "; B1) e eu teria como resultado o texto "Microsoft Excel". Note que eu inseri um caractére de espaço (dentro de aspas duplas) de propósito entre as duas referencias para que o resultado não fosse "MicrosoftExcel" (tudo junto). O mesmo resultado seria alcançado se eu usasse a variação: =A1&" "&B1.

14 Comece a praticar agora mesmo! Curtiu esse ebook? Então fique por dentro de mais novidades sobre o Cara do Excel acessando: caradoexcel.com.br /caradoexcel Cara do Excel - Todos os Direitos Reservados.

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para

Leia mais

Informática para concursos 1

Informática para concursos 1 Informática para concursos 1 BrOffice.org Calc Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho (arquivo de planilhas) Extensão: ods (podemos salvar como pdf, xls e etc) Planilhas: 3 (padrão) Uma

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 Escrevendo Fórmulas Você pode executar cálculos com seus dados usando fórmulas, que são formatadas por operadores de dados e quase sempre por funções. Você vai aprender

Leia mais

Algumas Funções do LibreOffice Calc

Algumas Funções do LibreOffice Calc Algumas Funções do LibreOffice Calc Algumas Funções do LibreOffice Calc SOMA Soma o resultados dos seu argumentos ; separa os argumentos : indica intervalo Resultado: 9 Resultado: 20 Algumas Funções do

Leia mais

Microsoft Excel 2007

Microsoft Excel 2007 Microsoft Excel 2007 O Microsoft Excel é um aplicativo para a construção e edição de planilhas eletrônicas, que permite o trabalho com: formulários, tabelas, gráficos e outros. 2.1 CONCEITOS INICIAIS:

Leia mais

EXCEL PARA ESPECIALISTAS

EXCEL PARA ESPECIALISTAS CURSO ONLINE EXCEL PARA ESPECIALISTAS CARGA HORÁRIA AULAS MATERIAL DIDÁTICO CERTIFICADO 10h46min 101 250 páginas em PDF + planilhas exemplos Incluso Apresentação Você quer se tornar um especialista em

Leia mais

Introdução aos cálculos de datas

Introdução aos cálculos de datas Page 1 of 7 Windows SharePoint Services Introdução aos cálculos de datas Aplica-se a: Microsoft Office SharePoint Server 2007 Ocultar tudo Você pode usar fórmulas e funções em listas ou bibliotecas para

Leia mais

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL A % PORCENTAGEM

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1, núm2,... são argumentos de 1 a 255 cuja soma ou valor total você deseja obter.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1, núm2,... são argumentos de 1 a 255 cuja soma ou valor total você deseja obter. SOMA Retorna a soma de todos os números na lista de argumentos. Sintaxe SOMA(núm;núm;...) Núm, núm,... são argumentos de a 55 cuja soma ou valor total você deseja obter. Comentários Os números, valores

Leia mais

Unidade 11: Referências de Célula

Unidade 11: Referências de Célula Unidade 11: Referências de Célula 11.0 Introdução A vinculação de células tem tudo a ver com a criação de planilhas. O conteúdo da célula pode ser combinado em vínculos e manipulado matemática ou textualmente,

Leia mais

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados 2 Pesquisa de valores em uma lista de dados Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Funções PROCV e PROCH...3 PROCV...3

Leia mais

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 19

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 19 Um pouco mais sobre as funções matemáticas Em primeiro lugar precisamos ter em mente que o EXCEL é uma ferramenta poderosa que nos dá condição de trabalhar com planilhas eletrônicas, ou seja, com funções,

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

Microsoft Excel 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo

Microsoft Excel 2010 Organizado por: Prof. Sandro Figueredo Microsoft Excel 2010 Organizado por: TÍTULO 1 - APRESENTANDO A INTERFACE C APÍ TULO 1 - T ELA I NICIAL Você lembra?! A. Barra de Título. O nome do arquivo no Excel é pasta de trabalho. B. Planilhas C.

Leia mais

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas ÍNDICE Microsoft Excel Informações Gerais Pasta de Trabalho Formatando Página Formatar Células Gráficos Criando Operações Básicas Sobre as Funções de Planilha Operadores em Fórmulas do Excel Operadores

Leia mais

1 Revisão: Construção de fórmulas

1 Revisão: Construção de fórmulas 1 Revisão: Construção de fórmulas Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Como efetuar uma operação...3 Construindo

Leia mais

www.leitejunior.com.br 28/08/2012 19:30 Leite Júnior

www.leitejunior.com.br 28/08/2012 19:30 Leite Júnior CALCULANDO COM O EXCEL / CALC Todo cálculo deve iniciar com o sinal de IGUAL(=), mas também pode iniciar pela SOMA(+), SUBTRAÇÃO(-) e ARROBA(@) usado só em funções (SOMENTE EXCEL). OPERADORES MATEMÁTICOS

Leia mais

Índice: Caderno de Exercícios Microsoft Excel 2003

Índice: Caderno de Exercícios Microsoft Excel 2003 Índice: Lição 01 Iniciando Movimentar o Cursor na planilha - Inserir conteúdo da célula - Apagar conteúdo da célula - Alterar conteúdo das células - Fazer uma planilha simples... 03 Lição 02 Noções Básicas

Leia mais

BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2

BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 Conteúdo Conhecimentos gerais (teoria)...2 Início (começando a entender)...2 Cálculos iniciais:...3 Cálculo com porcentagem...3 Funções:...3 Referências...7

Leia mais

O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE.

O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE. O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE. MICROSOFT OFFICE É UM PACOTE DE APLICATIVOS DE ESCRITÓRIO. CONTÉM OS SEGUINTES SOFTWARES: - WORD EDITOR

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Sumário

Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Sumário Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Assunto: Fórmulas avançadas (estatísticas, lógicas) Sumário Pedindo Ajuda ao Excel...2 Função Financeira: CONT.SE...2 Sintaxe...2 Exemplos...2

Leia mais

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Para inicio de Conversa

Para inicio de Conversa Prof. Carlos Viana Informática Para inicio de Conversa Chegamos a um capítulo importante do nosso curso completo de informática, o famoso Excel. Sabemos a importância que esse software tem no contexto

Leia mais

Fórmulas e Funções - Parte I

Fórmulas e Funções - Parte I Atividade 6 Fórmulas e Funções - Parte I Referências relativas e absolutas Muito comum é a necessidade de depois de criado uma fórmula é copiá-la para outras células ao invés de fazer tudo novamente, muitas

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

MÓDULO - III Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - III Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - III Manual Prático Microsoft Excel 2007 1 MÓDULO - III CÁLCULOS... 3 Fazer contas... 3 Fórmulas com operadores básicos... 3 Fórmulas com funções... 4 Funções mais usadas... 8 Soma... 8 Media...

Leia mais

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7).

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7). Excel Avançado Atenção! 1. Nunca referenciamos valores, mas sim o nome da célula que contém o valor, como A1, sendo A a coluna e 1 a linha. 2. As fórmulas sempre iniciam com sinal de =. 3. Lembre-se de:

Leia mais

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO PROFESSOR: JOÃO SOBRENOME Excel 2015 Este material complementar apresenta a descrição de alguns recursos e comandos relacionados à elaboração

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

Pode-se selecionar uma célula também usando o teclado. Qualquer uma das teclas mostradas abaixo mudará o foco da célula selecionada.

Pode-se selecionar uma célula também usando o teclado. Qualquer uma das teclas mostradas abaixo mudará o foco da célula selecionada. O Microsoft Excel é um programa gerenciador de planilhas eletrônicas de cálculos. Com ele, é possível criar tabelas numéricas para os mais diversos fins, desde simples calendários escolares a orçamentos

Leia mais

Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas

Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas São as principais fórmulas do Excel: Soma; Multiplicação; Mínimo; Máximo; condição SE; Média; PROCV. Porém,

Leia mais

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO Tutorial Inscreva sua história COMO PARTICIPAR? VEJA O TEMA TENHA UMA IDEIA GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO COLOQUE UMA TRILHA SONORA INSCREVA-SE! Tema: Inspirando histórias Premissa conceitual: Em comemoração

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

COMO DESTACAR RESULTADOS COM A FERRAMENTA FORTAMAÇÃO CONDICIONAL DO EXCEL

COMO DESTACAR RESULTADOS COM A FERRAMENTA FORTAMAÇÃO CONDICIONAL DO EXCEL COMO DESTACAR RESULTADOS COM A FERRAMENTA FORTAMAÇÃO CONDICIONAL DO! Como utilizar a Formatação Condicional para agilizar análise de dados?! Como destacar dados e valores negativos?! Como agilizar a interpretação

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

EXCEL TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÃO. Aprenda na pratica como utilizar o Excel para facilitar o seu dia-dia.

EXCEL TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÃO. Aprenda na pratica como utilizar o Excel para facilitar o seu dia-dia. EXCEL TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÃO. Aprenda na pratica como utilizar o Excel para facilitar o seu dia-dia. 1.1 Conteúdo Programático Conceitos básicos. História da planilha eletrônica; Elaboração

Leia mais

Prof Valderi Neitzke. São 100 videoaulas. Domine a planilha mais usada no mundo

Prof Valderi Neitzke. São 100 videoaulas. Domine a planilha mais usada no mundo Preço R$ 129.00 Compre aqui Prof Valderi Neitzke. São 100 videoaulas. Domine a planilha mais usada no mundo Fórmulas: Veja algumas fórmulas que fazem parte desse curso: =SE(C5

Leia mais

Folha de cálculo. Excel. Agrupamento de Escolas de Amares

Folha de cálculo. Excel. Agrupamento de Escolas de Amares Folha de cálculo Excel Agrupamento de Escolas de Amares Índice 1. Funcionalidades básicas... 3 1.1. Iniciar o Excel... 3 1.2. Criar um livro novo... 3 1.3. Abrir um livro existente... 3 1.4. Inserir uma

Leia mais

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos.

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Fórmulas e Funções Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Operadores matemáticos O Excel usa algumas convenções

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015.

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015. 2º Caderno Índice Planilha eletrônica MS- Excel + exercícios... 02 Computação na Nuvem (cloud computing)... 102 Conceitos de Internet e Intranet + exercícios... 105 Internet Explorer, Firefox e Google

Leia mais

Estudo de Caso Entendendo os Códigos

Estudo de Caso Entendendo os Códigos Estudo de Caso Entendendo os Códigos Este estudo de caso foi inspirado por alguém que queria uma explicação da amostra de código abaixo. Sub Teste1() With Range("B2:B" & Cells(Rows.Count, 1).End(xlUp).Row).SpecialCells(4).Formula

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Microsoft Excel com Departamento Pessoal Aula 13

Microsoft Excel com Departamento Pessoal Aula 13 Microsoft Excel com Departamento Pessoal Aula 13 Microsoft Excel Tema da aula: Folha de pagamento Horas extras Adiantamento de salário Clique duas vezes no arquivo Deduções da Folha de Pagamento.xlsx,

Leia mais

http://www.excelpratico.com

http://www.excelpratico.com http://www.excelpratico.com Direitos Autorais: - Este E-book é cortesia do site excelpratico.com, a sua venda está proibida. - Este material não deve ser modificado, no entanto pode ser distribuído livremente.

Leia mais

MANUAL DO BLOG. Blog IBS

MANUAL DO BLOG. Blog IBS MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Apostila de Calc. Profª Tatiane Tolentino 1

Apostila de Calc. Profª Tatiane Tolentino 1 APOSTILA DE CALC 1- Introdução O BrOffice.org Calc é um aplicativo de planilhas que pode ser utilizado para calcular, analisar e gerenciar dados. Você também pode importar e modificar planilhas do Microsoft

Leia mais

SUGESTÃO DE PLANO DE APRENDIZAGEM. Curso de Formação Inicial e Continuada. EXCEL 2010 Avançado SAC 9411362-0

SUGESTÃO DE PLANO DE APRENDIZAGEM. Curso de Formação Inicial e Continuada. EXCEL 2010 Avançado SAC 9411362-0 SUGESTÃO DE PLANO DE APRENDIZAGEM Curso de Formação Inicial e Continuada EXCEL 2010 Avançado SAC 9411362-0 Área: Tecnologia da Informação Subárea: Aplicativos Duração: 39 horas Gerência de Desenvolvimento

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

Formulas e Funções 1

Formulas e Funções 1 Formulas e Funções 1 Operadores Exemplo: 3 + 4 / 2 2 * 2^2 Para a fórmula acima, a ordem do cálculo é a seguinte: No 1.º passo fica 3 + 4 / 2 2 * 4 No 2.º passo fica 3 + 4 / 2 8 No 3.º passo fica - 3 2

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel. Exercícios

Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel. Exercícios Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel Exercícios Sumário INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA... 1 MÓDULO: PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL... 1 1 EXERCÍCIO 01 - BAZAR... 4 2 EXERCÍCIO 02 CONTROLE DE ESTOQUE...

Leia mais

Módulo 01 Preparando a Base - As suas Metas, como definí-las?

Módulo 01 Preparando a Base - As suas Metas, como definí-las? Módulo 01 Preparando a Base - As suas Metas, como definí-las? Porque é preciso traçar metas? E como você pode fazer isso? Sem Metas Definidas você não chegará a lugar algum. As Metas não podem ser inventadas.

Leia mais

Microsoft Excel Aula 7

Microsoft Excel Aula 7 Microsoft Excel Aula 7 Microsoft Excel Tema da aula: Função SE OPERADORES DE COMPARAÇÃO Você pode comparar dois valores com os operadores a seguir. Quando dois valores são comparados usando esses operadores,

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social Matéria: Informática Professor: Katia Quadros

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social Matéria: Informática Professor: Katia Quadros AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 4 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 22 Concurso: INSS Cargo: Técnico do Seguro Social

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

=(10 FUNÇÕES DENTRO DE (FUNÇÕES)) NO EXCEL. Conheça e use funções complexas que vão te ajudar a levar o Excel para um outro patamar

=(10 FUNÇÕES DENTRO DE (FUNÇÕES)) NO EXCEL. Conheça e use funções complexas que vão te ajudar a levar o Excel para um outro patamar =(10 FUNÇÕES DENTRO DE (FUNÇÕES)) NO EXCEL Conheça e use funções complexas que vão te ajudar a levar o Excel para um outro patamar SUMÁRIO Introdução 03 1. O que são funções no Excel 04 2. As Principais

Leia mais

Abaixo do Objeto WorkSheet temos a coleção Cells, que representa todas as células de uma planilha.

Abaixo do Objeto WorkSheet temos a coleção Cells, que representa todas as células de uma planilha. Aula 1 O modelo de objetos do Excel APPLICATION É o próprio Excel. Temos diversas propriedades e métodos importantes nesse objeto. Destacamos dois exemplos: Application.DisplayAlerts Se for true, o Excel

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Autoria QI Escolas e Faculdades. Autor Thiago Espindola Cury. Diagramação Thiago Espindola Cury

Autoria QI Escolas e Faculdades. Autor Thiago Espindola Cury. Diagramação Thiago Espindola Cury Autoria QI Escolas e Faculdades Autor Thiago Espindola Cury Diagramação Thiago Espindola Cury Todos os direitos reservados QI Editora Ltda Av. Alberto Bins, 320 Centro Porto Alegre-RS CEP 90030-140 Sumário

Leia mais

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora e Figuramundo

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora e Figuramundo Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação - UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL.

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. Um gráfico no Excel é uma representação gráfica dos números de sua planilha - números transformados em imagens. O Excel examina um grupo de células que tenham sido selecionadas.

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

UFPR/PROGEPE MICROSOFT EXCEL 2007

UFPR/PROGEPE MICROSOFT EXCEL 2007 Curitiba, 2012 UFPR/PROGEPE MICROSOFT EXCEL 2007 Instrutora: Andrea Roseli Moreira Cruz Jankoski 1. Conceito O Excel for Windows é uma planilha eletrônica capaz de armazenar dados, executar cálculos, gerar

Leia mais

Excel: Questões de Revisão para a Prova. www.francosampaio.com

Excel: Questões de Revisão para a Prova. www.francosampaio.com 01 - O que é Microsoft Excel? a) Um gerenciador de arquivos. b) Uma planilha eletrônica. c) Um catalogador de figuras d) Um dicionário eletrônico. 02 - Onde podemos aplicar o Excel? Para criar orçamentos,

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

2012.2. Fundamentos da Aprendizagem Digital. Profº Luiz André

2012.2. Fundamentos da Aprendizagem Digital. Profº Luiz André 2012.2 Fundamentos da Aprendizagem Digital Profº Luiz André 2 Conceitos Básicos Operadores Para construir as fórmulas do Excel, primeiro precisa-se conhecer os operadores matemáticos e de igualdade. Veja-os

Leia mais

INFORMÁTICA - EXCEL TEORIA PROF. BISPO

INFORMÁTICA - EXCEL TEORIA PROF. BISPO 5. MICROSOFT EXCEL Excel é o mais fácil e poderoso programa de cálculos que existe. A cara do Excel está apresentada a seguir, bem como, as explicações mais básicas de seus componentes: possui 3 planilhas,

Leia mais

Fórmulas e Funções 7

Fórmulas e Funções 7 Fórmulas e Funções 7 7.9. Visualização automática do resultado Para visualizar rapidamente o resultado das funções mais simples média, soma, contar, mínimo e máximo: 1. Menu de contexto sobre a barra de

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Assunto 2. FÓRMULAS E FUNÇÕES PEDIDOS DO EXERCÍCIO 2A

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Assunto 2. FÓRMULAS E FUNÇÕES PEDIDOS DO EXERCÍCIO 2A 1 PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Assunto 2. FÓRMULAS E FUNÇÕES PEDIDOS DO EXERCÍCIO 2A 1. Salve o arquivo EXCEL_EXERCÍCIO_2A.XLS existente no item Exercícios como MATRÍCULA_2A.XLS em C: na pasta Meus Documentos.

Leia mais

EXCEL NA WEB #10 FUNÇÕES QUE PODEM FAZER DE VOCÊ UM PERITO EM EXCEL

EXCEL NA WEB #10 FUNÇÕES QUE PODEM FAZER DE VOCÊ UM PERITO EM EXCEL #10 FUNÇÕES QUE PODEM FAZER DE VOCÊ UM PERITO EM EXCEL VOCÊ IRÁ APRENDER NESTE E-BOOK 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 SOMA MÉDIA ARRUMAR SUBSTITUIR CONT.VALORES FUNÇÃO SE CONT.SE CORRESP MÍNIMO E MÁXIMO PROCV EXCEL

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

SUMÁRIO. Utilizando funções no Microsoft Excel... 11 Uma Introdução às Funções Básicas do Microsoft Excel... 13

SUMÁRIO. Utilizando funções no Microsoft Excel... 11 Uma Introdução às Funções Básicas do Microsoft Excel... 13 SUMÁRIO Utilizando funções no Microsoft Excel... 11 Uma Introdução às Funções Básicas do Microsoft Excel... 13 2 FÓRMULAS EM PLANILHAS DO EXCEL FÓRMULAS NO EXCEL UMA INTRODUÇÃO: Como as fórmulas calculam

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente Matéria: Informática Professor: Katia Quadros

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente Matéria: Informática Professor: Katia Quadros AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 5 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 19 Concurso: Policia Rodoviária Federal Cargo: Agente

Leia mais

TRABALHANDO COM DATAS NO EXCEL *

TRABALHANDO COM DATAS NO EXCEL * Bertolo Datas no Excel página 1 Visão Geral TRABALHANDO COM DATAS NO EXCEL * Esta versão : de Fevereiro de 00 Uma das mais poderosas características do Excel é a sua habilidade de trabalhar com datas.

Leia mais

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4 OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4 Sumário Aula 1...3 Função Somase...3 Função Cont.Se...3 Aula 2...4 Função PROCV...4 Aula 3...6 Gráficos...6 Formatação Automática de Gráficos...6 O PENO FFICE PLANILHA 2 AULA

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

PRADOCONTABILIDAE E CURSOS APOSTILA DE EXCEL CURSO DE EXECL - PRADO

PRADOCONTABILIDAE E CURSOS APOSTILA DE EXCEL CURSO DE EXECL - PRADO PRADOCONTABILIDAE E CURSOS APOSTILA DE EXCEL CURSO DE EXECL - PRADO PRADOCONTABILIDAE E CURSOS SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS 03 2. FORMATAÇÃO DE CÉLULAS 09 3. FÓRMULAS ESSENCIAIS 15 4. PLANILHAS VINCULADAS

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais