Sistema GP Gestão de Pombos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema GP Gestão de Pombos"

Transcrição

1 Sistema GP Gestão de Pombos ADENDA AO MANUAL COM ALTERAÇÕES DA VERSÃO DO SISTEMA GPC Versão para 2016 ( ) SITE: Um produto POMOR Software de Gestão, Lda

2 Agradecimentos Aproveitamos para agradecer as vossas sugestões e a vossa disponibilidade para nos transmitirem as mesmas. Sendo que será sempre de interesse comum que as potencialidades da aplicação respondam às necessidades dos utilizadores. Estas alterações foram feitas para si com as suas sugestões. Cópias de Segurança Lembramos a necessidade de se efectuarem Cópias de Segurança de Dados na opção Utilitários dado que não existem sistemas e máquinas 100% fiáveis. De entre outras, destacamos as seguintes alterações para a versão GPC Coordenadas Geográficas Vs Visualização Google Maps [alteração regulamentar] Algumas Associações Distritais já utilizavam as coordenadas geográficas. A partir de 2016, todas as coordenadas serão utilizadas neste formato - esta alteração tem impacto nas coordenadas dos concursos e nas coordenadas dos concorrentes, passando a ser expressas em Latitude e Longitude (cada uma expressa em graus, minutos e segundos). Na ficha do concorrente, se clicar no botão Google, terá acesso à visualização das coordenadas indicadas directamente no Google Maps, podendo utilizar todas as suas potencialidades: 2 Emissão de mapas pendente de envio de movimentos para a Associação A emissão de mapas de classificação na prova, só é possível após envio dos movimentos para a Associação, na opção Movimentos> Exportação de Movimentos para a Associação. Os mapas que ficam condicionados a este controlo são: - Listar Provas> Concorrentes Designados ; - Listar Provas> Pombos na Prova ; - Listar Provas> Classificação de Pombo e Total ; Muito Importante: este controlo é apenas efectuado nos programas Sistema GPC Columbófilo e Sistema GPC Pombo ÁS o Sistema GPC interno e outros, habitualmente disponibilizado para as competições internas do clube, não tem este controlo.

3 3 Controlo de emissão de mapas de Sistema GPC Columbófilo e Sistema GPC Pombo Ás Não é possível emitir os seguintes mapas no Sistema GPC Columbófilo: - Listar Provas> Pombo na Prova ; - Listar Totais> Pombos ; Não é possível emitir os seguintes mapas no Sistema GPC Pombo Ás: - Listar Provas> Concorrentes Designados ; - Listar Totais> Concorrentes ; Muito Importante: este controlo é apenas efectuado nos programas Sistema GPC Columbófilo e Sistema GPC Pombo ÁS o Sistema GPC interno e outros, habitualmente disponibilizado para as competições internas do clube, não tem este controlo.

4 4 Recenseamento e Coordenadas Geográficas [alteração regulamentar] Em 2015, o Sistema GPC foi alterado para não permitir registo de pombos (de acordo com alteração regulamentar) em 2016, essa impossibilidade estende-se também às coordenadas dos concorrentes, sendo a sua introdução e\ou alteração no Sistema GPC efectuada através de actualização via FPC. Não foi criado circuito específico para a actualização de coordenadas quando actualizar recenseamento, estará também a actualizar coordenadas de concorrentes. A actualização de recenseamento e coordenadas é efectuada exclusivamente via Associação: 1º A Associação actualiza recenseamentos \ coordenadas com dados da Federação; 2º A Associação disponibiliza recenseamentos \ coordenadas actualizados via internet (ou outro suporte); 3º Os clubes actualizam recenseamento \ coordenadas na opção Pombos> Importação de Pombos : 4º Será gerado relatório com o recenseamento e coordenadas que foram actualizadas, existindo ainda alerta para a necessidade de recalculo de provas e envio das mesmas para a Associação caso existam coordenadas alteradas.

5 Muito importante: - A comunicação de alterações de recenseamento \ coordenadas deverá ser efectuada em articulação com a Associação e\ou FPC; - Por uma questão de coerência, a data de introdução do pombo no Sistema GPC, ficou também impossibilitada: 5 Coordenadas Geográficas Vs Doublagem Como os campos para introdução das coordenadas nos concorrentes não permitem alterações, sempre que existir necessidade de actualizar coordenada de um concorrente de doublagem, deverá ser executada a opção de Pombos> Importação de pombos de doublagem mesmo que não exista actualização de recenseamento, as coordenadas serão actualizadas. 6 Limite para Campeonato Columbófilo [alteração regulamentar] O Sistema GPC 2016 foi parametrizado para o limite definido em regulamento para o Campeonato de Columbófilo: 25 para Velocidade, 25 para Meio Fundo e 15 para Fundo:

6 7 Gestão de número de pombos enviados Os procedimentos de exportação \ importação \ cálculo de movimentos foram melhorados para facilitar a sua manutenção pelo utilizador: - As opções Cálculo de prova e Exportação de Movimentos para a Associação detectam agora situações de não coerência entre o tipo de concorrente (normal ou 2ª equipa) e o tipo de número de pombos enviados OU não existência de número de pombos enviados inviabilizando a sua execução e indicando o motivo em relatório; - Para simplificar o procedimento de introdução de pombos enviados, foi implementado circuito em que é sugestionada a cópia do número de pombos enviados da prova anterior da mesma especialidade (não existindo qualquer cópia deste valores entre Sistemas GPC). Circuito: 1º Introdução de número de pombos enviados para 1ª prova de cada especialidade (em cada Sistema GPC); 2º Quando efectuar cálculo de prova de provas seguintes, será questionado se deseja efectuar cópia de número de pombos enviados de prova anterior: Muito importante: caso existam alterações, deverão ser efectuadas na opção Concurso> Pombos Enviados> Introdução por Concorrente devendo, posteriormente, efectuar novamente o cálculo de prova.

7 8 Campeonato Peninsular [alteração regulamentar] Este campeonato é facultativo e presume a comunicação directa de classificações dos clubes para a FPC de um máximo de 10 pombos por concorrente \ prova. Marcação de Movimentos A opção Movimentos> Campeonato Peninsular> Marcação de Movimentos para Campeonato Peninsular permite a sinalização de 10 pombos por concorrente \ prova para sinalizar, deve clicar na coluna C.Pen. : Muito Importante: após sinalização deverá clicar no botão Guardar. Mapa com movimentos sinalizados A opção Movimentos> Campeonato Peninsular> Mapa de Sinalização para Campeonato Peninsular permite verificar os movimentos sinalizados para este campeonato:

8 Envio de movimentos para a FPC A opção Movimentos> Campeonato Peninsular> Envio de movimentos de Campeonato Peninsular para Federação permite enviar movimentos directamente para a FPC: Muito Importante: - Não são enviados movimentos de doublagem; - Guarde o relatório de envio; 9 Importação de recenseamentos de doublagem de outras Associações Continua a ser possível a importação de recenseamentos de doublagem de outras Associações Distritais (à semelhança de anos anteriores). Mas porque estas situações têm de ser autorizadas, esta funcionalidade fica condicionada à introdução de uma autorização a fornecer pela POMOR (após confirmação com a Associação e\ou FPC). Quando se detecta que o código de colectividade origem não pertence à Associação, o Sistema GPC informa que é necessário solicitar autorização: Muito importante: não é necessário preencher esse campo para importar recenseamentos da mesma Associação.

9 10 Possibilidade de alteração do título dos mapas de Borrachos Como os mapas de borrachos podem ser utilizados especificamente para os Yearlings (ou outras situações) os seguintes mapas passaram a permitir introduzir titulo personalizado: - Listar Provas> Concorrentes - Borrachos ; - Listar Provas> Pombos - Borrachos ; - Listar Totais> Concorrentes - Borrachos ; - Listar totais> Pombos - Borrachos ; 11 Importação de versão PideXX de constatador Benzing O Sistema GPC foi alterado para permitir ler dados da versão PideXX do constatador Benzing. Parametrização de Sistema GPC Para utilizar esta versão, deverá aceder à opção Parametrização> Configuração de Relógios e seleccionar o item PideXX :

10 Disponibilização de dados no software PideXX Deverá disponibilizar os dados seguindo os seguintes passos: 1 Fecho da prova pelo conselho técnico; 2 Ligar o relógio á base da Benzing; 3 Ligar a base ao computador através da porta série; 4 No relógio, no menu principal escolher a opção Registar e depois PC COMM ; 5 Aceder ao programa PideXX pelo icon: Caso não se encontre instalado, contacte o seu fornecedor Benzing. 6 Escolher as opções sinalizadas pela ordem indicada: 7 Quando surgir a janela que pergunta onde quer guardar os ficheiros: a) Seleccionar a pasta C:\ATIS ; b) Atribuir o nome Benzing ; Importante: após importação para o Sistema GPC, este ficheiro será eliminado. 8 Aceder ao Sistema GPC, executar a opção Movimentos> Importar prova de relógio, seleccionar o item Benzing e seguir os passos normais; A POMOR deseja-lhe uma campanha cheia de sucessos. POMOR Software de Gestão, Lda Versão Jan 2016

Sistema GP Gestão de Pombos

Sistema GP Gestão de Pombos + Sistema GP Gestão de Pombos ADENDA AO MANUAL COM ALTERAÇÕES DA VERSÃO 16.03 DO SISTEMA GPC Federação Columbófila Brasileira Versão para 2016 (03-2016) EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM

Leia mais

Sistema GP Gestão de Pombos

Sistema GP Gestão de Pombos + Sistema GP Gestão de Pombos ADENDA AO MANUAL COM ALTERAÇÕES DA VERSÃO 17.03 DO SISTEMA GPC Federação Columbófila Brasileira Versão para 2018 (04-2018) EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM

Leia mais

Sistema GP Gestão de Pombos

Sistema GP Gestão de Pombos + Sistema GP Gestão de Pombos ADENDA AO MANUAL COM ALTERAÇÕES DA VERSÃO 15.03 DO SISTEMA GPC Federação Columbófila Brasileira Versão para 2015 (03-2015) EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM

Leia mais

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações 2011 (Clube Columbófilo de São Miguel)

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações 2011 (Clube Columbófilo de São Miguel) Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações 2011 (Clube Columbófilo de São Miguel) Este manual pretende dar uma visão da estrutura principal do programa. Se o utilizador seguir os passos indicados

Leia mais

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações Federação Columbófila Brasileira

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações Federação Columbófila Brasileira Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações 2016 - Federação Columbófila Brasileira Este manual pretende dar uma visão da estrutura principal do programa. Se o usuário seguir os passos indicados

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR

MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR LOGIN.GI Gestão de Imobilizado Tabela de coeficientes para abate Histórico de versões Versão Referência Autor Dt. Emissão Comentários 1.1 Criação João Jacinto 2010/09/03 1.2 Actualização

Leia mais

ATENÇÂO. A actualização agora disponibilizada deve ser instalada antes de efectuarem o Fecho do Ano 2009/2010.

ATENÇÂO. A actualização agora disponibilizada deve ser instalada antes de efectuarem o Fecho do Ano 2009/2010. ALUNOS Versão 4.5.35 Junho de 2010 _ Adenda ao Manual Este documento refere as principais alterações implementadas na Versão 4.5.35 e passa a fazer parte integrante do manual do programa. ATENÇÂO Antes

Leia mais

Manual do utilizador

Manual do utilizador Manual do utilizador EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM Um produto POMOR Software de Gestão, Lda 0 Introdução Este manual acompanha a Aplicação não pode ser adquirido individualmente. A

Leia mais

Índice 1. Introdução Nova Empresa Registo da empresa Perfis de utilizadores Descrição dos perfis Fun

Índice 1. Introdução Nova Empresa Registo da empresa Perfis de utilizadores Descrição dos perfis Fun Guia Rápido BVET Data de publicação: Março 2018. Índice 1. Introdução... 3 2. Nova Empresa... 3 2.1. Registo da empresa...3 2.2. Perfis de utilizadores...6 2.2.1. Descrição dos perfis... 6 2.2.2. Funcionalidades

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

CRIAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DE PÁGINAS PESSOAIS NO SISTEMA FENIX

CRIAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DE PÁGINAS PESSOAIS NO SISTEMA FENIX CRIAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DE PÁGINAS PESSOAIS NO SISTEMA FENIX Para activar a página pessoal que o Fénix define de forma automática para cada utilizador, é necessário aceder ao sistema utilizando os códigos

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

MANUAL 032 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 ALUNOS

MANUAL 032 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 ALUNOS MANUAL 032 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 ALUNOS Versão 2.1 Elaborado por Mário Ferreira e Renato Graça Publicado em 2010-11-02 Revisto em 2013-06-18 Revisto por Mário Ferreira, Paulo Simão e Renato Graça

Leia mais

Principais correcções efectuadas

Principais correcções efectuadas GIAE Versão 2.1.0 15 Março de 2011 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, todos os módulos são actualizados para a versão 2.1.0. Muito Importante: Antes

Leia mais

CONTAB Contabilidade para o Sector da Educação Versão Março de 2011 MUITO IMPORTANTE

CONTAB Contabilidade para o Sector da Educação Versão Março de 2011 MUITO IMPORTANTE CONTAB Contabilidade para o Sector da Educação Versão 2.5.41 Março de 2011 MUITO IMPORTANTE - Faça uma cópia de segurança para guardar em arquivo; - Leia atentamente este documento, facultando-o a todos

Leia mais

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35 Página 1 de 35 Manual de Utilizador do Software TimeNET Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 2 de 35 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: - O Software TimeNET foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias

Leia mais

Implementação do Web SIG para o PGRH

Implementação do Web SIG para o PGRH Implementação do Web SIG para o PGRH ARH Centro, I.P. MANUAL DO UTILIZADOR Backoffice Versão 1.0 Ref.: ARHCentro/WebSIG/MUT_Backoffice V1.0 Co-financiamento FICHA TÉCNICA Referência: Projecto: Gestor de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR

MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Utilitário de Actualização das Tabelas de IRS Histórico de versões Versão Referência Autor Dt. Emissão Comentários 01 Criação Hugo Gois 2018-01-08 2018-01-08 1/13 Sumário 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização.

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização. Manual de utilização Pág 1 de 30 CONTEÚDO 1. Acesso à Plataforma... 3 2. Adicionar empresas a projectos... 4 3. Introduzir ou actualizar ficheiros na Empresa... 7 4. Criação de novos trabalhadores e carregamento

Leia mais

GIAE VERSÃO SETEMBRO DE 2011

GIAE VERSÃO SETEMBRO DE 2011 GIAE VERSÃO 2.1.2 8 SETEMBRO DE 2011 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, todos os módulos são actualizados para a versão 2.1.2. Muito Importante: Antes

Leia mais

Campeonato Distrital Regulamento

Campeonato Distrital Regulamento ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE COIMBRA Campeonato Distrital 2015 Regulamento 1. A Associação Columbófila do Distrito de Coimbra (ACD Coimbra) vai realizar na Campanha de 2015 os Campeonatos Distritais,

Leia mais

CONTAB Contabilidade para o Sector da Educação Versão ABRIL de 2011 MUITO IMPORTANTE

CONTAB Contabilidade para o Sector da Educação Versão ABRIL de 2011 MUITO IMPORTANTE CONTAB Contabilidade para o Sector da Educação Versão 2.5.42 ABRIL de 2011 MUITO IMPORTANTE - Faça uma cópia de segurança para guardar em arquivo; - Leia atentamente este documento, facultando-o a todos

Leia mais

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0 CLIENTE Manual de Utilização Integrador ERP Primavera - E-Schooling Versão 1.0 16-03-2012 ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 1 INTEGRADOR ERP PRIMAVERA - E-SCHOOLING... 1 1. ÂMBITO... 3 2. OBJECTIVO... 3 3.

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal Folha de Remunerações

Manual do Utilizador. Portal Folha de Remunerações Manual do Utilizador Portal Folha de Remunerações ÍNDICE 1.INTRODUÇÃO 3 2. ACESSO À FOLHA DE REMUNERAÇÃO.. 4 3. SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO PORTAL ONLINE...5 3.1Digitação...6 3.1.1 Folha de Remuneração. 6

Leia mais

Software-Global 1/10

Software-Global 1/10 Acesso ao Programa: Manual do Utilizador O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir todas as opções do programa. CONFIGURAÇÕES: Uma

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

Sincronização Plano de IVA 7.00

Sincronização Plano de IVA 7.00 Sincronização Plano de IVA 7.00 Portugal Versão 1.0 Julho 2008 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 4 Pré-Requisitos... 4 Instalação... 4 Passos para a actualização... 5 Passo 1... 5 Passo 2...

Leia mais

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 O sistema de Backoffice de Ensaios da Monoquadros, trata-se de um site extranet que a Monoquadros disponibiliza para os seus clientes, cliente finais, inspectores,

Leia mais

Serviços de Informática :: Divisão de Infraestruturas e Serviços :: Universidade de Évora

Serviços de Informática :: Divisão de Infraestruturas e Serviços :: Universidade de Évora Guia de utilização do Colibri Instalação do software Criar Sessão Consultar as sessões criadas Participar numa sessão Gravação de Sessões Iniciar a gravação de uma sessão Descarregar a gravação Versões

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet :

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet : Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº 24 2 1250-069 Lisboa Internet : http://www.deep.msst.gov.pt Índice Folha 2 ÍNDICE Folha 1 - Requisitos -------------------------------------------------------------

Leia mais

Manual de Utilização. Balcão Digital

Manual de Utilização. Balcão Digital Manual de Utilização Balcão Digital Índice Manual de Utilização... 1 Balcão Digital... 1 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 3 2. Procedimentos

Leia mais

Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes instruções antes de executar qualquer tarefa no SIC.

Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes instruções antes de executar qualquer tarefa no SIC. OFÍCIO CIRCULAR ASSUNTO: Instruções para iniciar o ano 2012 nos organismos com Contabilística (SIC) implementado. Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes instruções antes de executar qualquer

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V4.5.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 MOODLE - NÍVEL II MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados Esta ferramenta permite ao professor e/ou alunos construírem e pesquisarem uma base de dados sobre

Leia mais

OranGest. Reinstalar OranGest. Ficha Técnica Nº 8. Alameda Bonifácio Lázaro Lozano, 13, 1C Oeiras. T: W: magnisoft.pt.

OranGest. Reinstalar OranGest. Ficha Técnica Nº 8. Alameda Bonifácio Lázaro Lozano, 13, 1C Oeiras. T: W: magnisoft.pt. OranGest Reinstalar OranGest Introdução: Este manual foi criado para o utilizador que pretende desinstalar e reinstalar o Orangest. Este procedimento pode ser aplicado nas seguintes situações: Reinstalação

Leia mais

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11 ÍNDICE 1. Registo no GRT 3 1.1 Painel de Utilizador 7 2. Registrar Equipamento 9 2.1 Lista de Equipamentos 10 2.2 Editar Dados do Equipamento 11 2.3 Apagar Equipamento 12 3.Enviar Novo Pedido de Restituição

Leia mais

earte Portal de Arte e Cultura

earte Portal de Arte e Cultura v 2.0 Tutorial Guia Rápido de Utilização 2008-2011 SIQuant Engenharia do Território e Sistemas de Informação, Lda. Web: www.siquant.pt E-mail: mail@siquant.pt Copyright SIQuant 2008-2011. Todos os direitos

Leia mais

GIAE VERSÃO OUTUBRO DE Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão

GIAE VERSÃO OUTUBRO DE Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão GIAE VERSÃO 2.3.2 2 OUTUBRO DE 2012 Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.3.2. Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação,

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal do contribuinte Versão 1.0

Manual do Utilizador. Portal do contribuinte Versão 1.0 Manual do Utilizador Portal do contribuinte 2018 Versão 1.0 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. FOLHAS DE REMUNERAÇÕES... 6 4. GUIAS DE PAGAMENTO... 15 5. IMPRESSÃO DE CARTÕES... 19

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

BASE DE DADOS DE PUBLICAÇÕES NO SISTEMA FENIX

BASE DE DADOS DE PUBLICAÇÕES NO SISTEMA FENIX BASE DE DADOS DE PUBLICAÇÕES NO SISTEMA FENIX 1. Enquadramento No sistema FENIX existe já há algum tempo uma base de dados de publicações. Esta base de dados tem, para além de outras funções, a finalidade

Leia mais

Manual do utilizador (01/2009)

Manual do utilizador (01/2009) Sistema GPB Gestão de Pombais Manual do utilizador (01/2009) EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM Um produto POMOR Software de Gestão, Lda Capítulo Índice 0 Introdução 1 1 Instalação do Programa

Leia mais

PROCEDIMENTOS REGISTO FILIADOS

PROCEDIMENTOS REGISTO FILIADOS A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas lançou uma plataforma () que para além das páginas institucionais de navegação publica, apresenta uma area reservada apenas para os seus filiados. A plataforma

Leia mais

Associação Columbófila do Distrito de Braga

Associação Columbófila do Distrito de Braga Associação Columbófila do Distrito de Braga REGULAMENTO DISTRITAL QUADRIÉNIO 2015/2018 CAPITULO 1 DIREITO DE PARTICIPAÇÃO Art.º 1 Poderão participar nos campeonatos distritais de todas as categorias as

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.1.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica Plano Director Municipal Tecnologias de Informação Geográfica munwebgis Com o objectivo de difundir a utilização da informação geográfica, agilizar e simplificar os processos administrativos dentro dos

Leia mais

Download de elementos documentais:

Download de elementos documentais: Concurso Público para empreitada de pavilhão polidesportivo: Está disponível no mercado electrónico da construção econstroi.com a possibilidade de concorrer ao Concurso Público para a construção do da

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ GIAE Online MANUAL ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Pág. 1 de 17 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 SOBRE O MANUAL... 4 Nomenclaturas... 4 Versão... 4 ACESSO... 4 MENU... 5 1- Inicio...

Leia mais

Manual Nero InfoTool. Nero AG

Manual Nero InfoTool. Nero AG Manual Nero InfoTool Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero InfoTool e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Serviço Caixadirecta Angola Particulares. Cartão Pré-Pago Multicaixa (CUIA CARD)

Serviço Caixadirecta Angola Particulares. Cartão Pré-Pago Multicaixa (CUIA CARD) Serviço Caixadirecta Angola Particulares Cartão Pré-Pago Multicaixa (CUIA CARD) 0 Agenda 1. Enquadramento 2. Consulta de Cartões Pré-Pagos 2.1. Detalhe do Cartão Pré-Pago 2.2. Consulta de movimentos de

Leia mais

Procedimento detalhado de atualização e licenciamento da v4.10.1

Procedimento detalhado de atualização e licenciamento da v4.10.1 Procedimento detalhado de atualização e licenciamento da v4.10.1 Software para POS, adaptável a qualquer área de negócio Procedimentos para as atualizações efetuadas até 2012/12/31... 3 Procedimentos para

Leia mais

Manual do Script Infarmed Exportação de documentos de vendas

Manual do Script Infarmed Exportação de documentos de vendas Manual do Script Infarmed Exportação de documentos de vendas Junho de 2008 ÍNDICE O MANUAL DO SCRIPT INFARMED... 1 Introdução... 1 Objectivos... 1 Condições de Utilização... 1 SCRIPTS... 2 O que são...

Leia mais

Manual de alterações Contabilidade SNC. Contabilidade SNC

Manual de alterações Contabilidade SNC. Contabilidade SNC Manual de alterações Contabilidade SNC Contabilidade SNC 10 de Março de 2012 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador a identificar as novas alterações aplicadas a nivel de

Leia mais

Manual de Utilização Balcão Digital

Manual de Utilização Balcão Digital Manual de Utilização Balcão Digital 2018 2 Manual de Utilização Balcão Digital Índice 1. Requisitos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital 2. Procedimentos inerentes à correta

Leia mais

PRIMAVERA Office Extensions. Manual de Instalação. PRIMAVERA Office Extensions v1.0. Versão 1.3

PRIMAVERA Office Extensions. Manual de Instalação. PRIMAVERA Office Extensions v1.0. Versão 1.3 PRIMAVERA Office Extensions Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v1.0 Versão 1.3 Setembro 2011 Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação... 3 Processo de Instalação... 3 Requisitos... 3

Leia mais

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3 Manual Certificação de Documentos Transporte Gestão Administrativa 3 20 de Abril de 2013 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador configurar o sistema para a comunicação de

Leia mais

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar MUITO IMPORTANTE Todo o processo de aprovar e instalar o certificado pessoal deve realizar-se numa máquina controlada pelo requerente e a que outros não tenham acesso. Caso a máquina usada para a aprovação

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE À BOLSA TERRITORIAL - REGIME DE ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL

DOCUMENTO DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE À BOLSA TERRITORIAL - REGIME DE ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL DOCUMENTO DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE À BOLSA TERRITORIAL - REGIME DE ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Para mais esclarecimentos, ligue para 21 798 97 88 ou para o e-mail: rrahm@cm-lisboa.pt NOTA PRÉVIA:

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

APLICAÇÃO GOIVV. A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO

APLICAÇÃO GOIVV. A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO APLICAÇÃO GOIVV A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO INSTALAÇÃO A aplicação goivv tem por objectivo servir de ponte entre a IVV Automação, Lda e a sua empresa. Com a aplicação goivv

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Manual Utilizador. Aplicação específica: Sage Bayer Exporter V1.0. Professional Services

Manual Utilizador. Aplicação específica: Sage Bayer Exporter V1.0. Professional Services Manual Utilizador Aplicação específica: Sage Bayer Exporter V1.0 Professional Services Agosto 2009 Índice Introdução... 3 Componentes da aplicação... 4 Instalação... 4 Dependências... 4 Parametrização

Leia mais

O envio das folhas de férias em formato electrónico garante à sua Empresa: Mais Eficácia Mais Fiabilidade: Mais Eficiência de Processos:

O envio das folhas de férias em formato electrónico garante à sua Empresa: Mais Eficácia Mais Fiabilidade: Mais Eficiência de Processos: Com a entrada em vigor da Portaria nº 256/2011, de 5 de Julho, que aprova a nova apólice do seguro obrigatório de acidentes de trabalho, estabelece a obrigação do Tomador do Seguro enviar à Seguradora

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO E-SHOP

GUIA PRÁTICO DO E-SHOP GUIA PRÁTICO DO E-SHOP Este guia prático pretende mostrar como aceder e colocar uma encomenda no e-shop. Após o registo do utilizador, o carrinho de compras fica imediatamente activo. No entanto, os preços

Leia mais

Acesso à Área Reservada do Portal IFAP

Acesso à Área Reservada do Portal IFAP Acesso à Área Reservada do Portal IFAP - Manual do Utilizador - 19.04.2011 Acesso à Área Reservada do Portal IFAP Manual do Utilizador 1. Primeiro Acesso à Área Reservada do Portal IFAP....2 2. Como aceder

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a OpenZine M a

Leia mais

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT Documento da versão PRODUTO ManWinWin DATA INÍCIO 13-04-2015 VERSÃO 5.3.1.0 DATA FECHO 24-07-2015 Novas Funcionalidades Ecrã Principal No módulo Parque passou a ser possível escolher a árvore que se pretende

Leia mais

Campeonatos Distritais Regulamento

Campeonatos Distritais Regulamento Campeonatos Distritais 2015 Regulamento Na Campanha desportiva de 2015 a Associação Columbofila do Distrito de Beja organiza os seguintes campeonatos distritais: Campeonato do Columbófilo 1. Campeonato

Leia mais

Relatório Único sisgep

Relatório Único sisgep Manual do Utilizador Relatório Único 2010 - sisgep Data última versão: 12-05-2010 Data última versão Base de Dados: Data criação: 10-05-2010 Versão: 2.00 R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

ConvertConta Versão 1.1

ConvertConta Versão 1.1 ConvertConta 2012 Versão 1.1 Dezembro 2011 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Conversão do Plano de Contas... 4 Criação do documento de abertura... 12 Empresas com movimentos no exercício 2012... 12 Pg

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 3-6 Entrada na aplicação... 3 Recuperação de dados... 4-5 Atualização de dados... 5-6 Alteração de password... 6 Saída da aplicação... 6 2. FUNCIONALIDADES... 7-41 2.1 Painel...

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

S. R. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DO ORÇAMENTO

S. R. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DO ORÇAMENTO Exmo. Senhor OFÍCIO CIRCULAR 2009 Assunto: Instruções para iniciar o ano 2009 nos organismos com Sistema de Informação Contabilística (SIC) implementado. Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes

Leia mais

EXPRESS v6.40. Introdução da taxa de IVA de 20% Adaptação do PRIMAVERA EXPRESS v6.40 à nova taxa de IVA de 20%

EXPRESS v6.40. Introdução da taxa de IVA de 20% Adaptação do PRIMAVERA EXPRESS v6.40 à nova taxa de IVA de 20% EXPRESS v6.40 Introdução da taxa de IVA de 20% Adaptação do PRIMAVERA EXPRESS v6.40 à nova taxa de IVA de 20% Versão 1.0 Junho 2008 Índice Índice... 2 Objectivo... 3 Tarefas a efectuar... 4 Criação de

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v8.0 SR1

Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v8.0 SR1 Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v8.0 SR1 Versão 1.0 Maio 2013 Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação... 3 Processo de Instalação... 3 Requisitos... 3 Instalação em Rede... 4 Instalação

Leia mais

DADOS CONTABILÍSTICOS

DADOS CONTABILÍSTICOS DADOS CONTABILÍSTICOS MAPAS CONTABILISTICOS (IVA) Para emitir os mapas de suporte contabilístico (Mapas de IVA) deve: 1. No menu Gestão escolha Dados contabilísticos, Fecho de Período, seleccione as datas

Leia mais

Instalar o VHOPE e os ficheiros da biblioteca VHOPE

Instalar o VHOPE e os ficheiros da biblioteca VHOPE Instalar o VHOPE e os ficheiros da biblioteca VHOPE Passo 1, instalar o VHOPE A aplicação VHOPE tem de ser instalada no PC para começar a utilizar o material de nesta unidade USB. Para utilizadores ligados

Leia mais

Manual do Gestor da Turma

Manual do Gestor da Turma Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Gestor da Turma João Braga http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

Leia mais

Manual de Ligação Software XD com AirMenu

Manual de Ligação Software XD com AirMenu Manual de Ligação Software XD com AirMenu Para configurar o Software XD com AirMenu siga os seguintes passos: 1- Inicie o Software XD (POS / REST / DISCO) e aceda ao menu de Configurações Gerais (imagem

Leia mais

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte 1 ZSPos Mobile / ZSBMS 2 Table of Contents Introdução... 3 Configuração Web... 4 no ZSPos Mobile... 5 Gravar... 5 Consultar... 8 Faturas com referência às... 10 no Portal ZSBMS... 13 Gravar... 13 Anular...

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO CLIENTES Conteúdo Registo... 2 Aceder à Plataforma... 5 Acesso às Instalações Portuárias... 6 Solicitar Acesso... 6 Listar Pedidos de Acesso... 9 Cartões de Acesso

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR ACESSO À AREA RESERVADA DO PORTAL DO IFAP

MANUAL DO UTILIZADOR ACESSO À AREA RESERVADA DO PORTAL DO IFAP MANUAL DO UTILIZADOR ACESSO À AREA RESERVADA DO PORTAL DO IFAP MANUAL DO UTILIZADOR DO ACESSO À ÁREA RESERVADA DO PORTAL DO IFAP INDICE 1. Primeiro Acesso à Área Reservada do Portal IFAP 4 2. Como aceder

Leia mais

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização. Os documentos referenciados

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM

PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM I - Acesso ao Programa 1 - Ícone Para aceder ao programa clique sobre o atalho PHC_ESEUM no ambiente de trabalho, este poderá

Leia mais

Associação Columbófila do Distrito de Setúbal REGULAMENTO DESPORTIVO P R E Â M B U L O

Associação Columbófila do Distrito de Setúbal REGULAMENTO DESPORTIVO P R E Â M B U L O REGULAMENTO DESPORTIVO P R E Â M B U L O Com o presente Regulamento pretende a Associação Columbófila Distrital de (A.C.D.S.) sistematizar, completar e uniformizar todas as normas que andam dispersas nos

Leia mais

Versão 6.04 Novembro/2013

Versão 6.04 Novembro/2013 Versão 6.04 Novembro/2013 Integração ERP Pirâmide X Bionexo Doc-To-Help Standard Template Sumário i ii Introdução Doc-To-Help Standard Template Sumário Introdução 1 A Integração entre Pirâmide e Bionexo...

Leia mais

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de via web

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de  Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de  via web Nova plataforma de e-mail A. Instruções para acesso à plataforma de e-mail via web 1. Escolha um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, ) 2. Aceda ao portal do agrupamento e digite o endereço

Leia mais

Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v9.0

Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v9.0 Manual de Instalação PRIMAVERA Office Extensions v9.0 Versão 1.0 julho 2014 Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação... 3 Processo de Instalação... 3 Requisitos... 3 Instalação através do PRIMAVERA

Leia mais