Aula 02 Capítulo II Das respostas do réu

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 02 Capítulo II Das respostas do réu"

Transcrição

1 Aula 02 Capítulo II Das respostas do réu No presente capítulo, serão tratadas as peculiaridades relevantes a respeito das mais importantes respostas do réu, com a abordagem dos aspectos teóricos e práticos de cada uma delas. 1 Introdução às respostas do réu Durante o primeiro capítulo do presente trabalho, foi estudada a petição inicial como forma de provocação do Poder Judiciário pelo autor, em outras palavras, a inércia judicial cessa quando o autor formaliza sua pretensão por meio da petição inicial, cujos aspectos teóricos e práticos já foram abordados. Neste momento inicial de ajuizamento da demanda, o autor expõe para o Poder Judiciário os motivos (causa de pedir = fatos + fundamentação jurídica) pelos quais pleiteia (pedido) alguma providência judicial (declaratória, constitutiva ou condenatória) em face de um determinado réu (partes = autor + réu). Há neste momento, portanto, apenas a manifestação da parte autora. O processo judicial se inicia com a exposição unilateral da causa de pedir e dos pedidos articulados pelo demandante, pois, é importante frisar, a inicial é o seu instrumento para exposição seus motivos e pedidos. Como pode-se perceber, à exceção da jurisdição voluntária, o processo é ajuizado pelo autor em face de uma determinada pessoa (física ou jurídica) réu e será apto a produzir efeitos sobre a esfera jurídica patrimonial desta (no processo civil). Assim, levando-se em consideração que bens de extrema relevância podem ser perdidos em virtude do resultado de um processo (no processo civil, o patrimônio), é fundamental que haja não só a possibilidade, mas também a garantia de que o réu possa se manifestar. 1 1 TARTUCE, Fernanda; DELLORE, Luiz; MARIN, Marco Aurélio. Manual de Prática Civil. 8ª ed. São Paulo: Método, p. 159.

2 É no panorama da necessidade de manifestação do réu que se situam os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos pelo artigo 5º, LV, da CR/88. 2 Em breves linhas, deve-se entender por contraditório a possibilidade de ambas as partes serem informadas e poderem reagir aos atos processuais, ou seja, o contraditório é constituído basicamente por dois elementos: a) informação; b) reação, conforme ensinam os professores Dinamarco, Grinover e Cintra. 3 Os mesmos professores prosseguem: O juiz, por força do seu dever de imparcialidade, coloca-se entre as partes, mas equidistante a elas: ouvindo uma, não pode deixar de ouvir a outra; somente assim se dará a ambas a possibilidade de expor suas razões, de apresentar suas provas, de influir sobre o convencimento do juiz. Já a garantia de ampla defesa deve ser entendida como a possibilidade de a parte utilizar-se de todos os meios legalmente admitidos para em suas alegações. Deste modo, a ampla defesa pode ser encarada como qualificadora do contraditório. Enquanto este estabelece o caráter dialético (de diálogo) do processo, aquela permite a utilização de todos os meios possíveis nas manifestações. Pelo exposto até o presente momento, percebe-se a necessidade da manifestação de ambas as partes no curso do processo, em homenagem especialmente aos princípios observados do contraditório e da ampla defesa. Ocorre que o meio de manifestação não é o mesmo para o autor e para o réu. Explica-se. Para fazer cessar a inércia do Poder Judiciário, o autor possui apenas um meio, que é a petição inicial, independentemente da pretensão a ser aduzida. A petição inicial é, então, a forma pela qual o demandante articula suas alegações. Por outro lado, apesar de muitos pensarem que o réu se defende apenas por meio da contestação, o Código de Processo Civil atribuiu diversas vias de manifestação para o réu, a depender da matéria de defesa a ser alegada, o que exige mais cautela e 2 Art. 5º... LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; 3 CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; DINAMARCO, Cândido Rangel; GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria Geral do Processo. 23ª ed. Editora: Malheiros p. 63.

3 atenção por parte do patrono do demandado. Assim, conforme o tipo de alegação da defesa, haverá uma forma específica a ser utilizada. Deve, então, o réu ser citado para se defender da demanda ajuizada, conforme determina o artigo 213 do Código de Processo Civil 4, e não apenas para contestar, como muitos, equivocadamente, pensam. Não se questiona que a contestação é, sem dúvidas, o principal instrumento de defesa do réu, por meio da qual este busca a improcedência ou indeferimento da demanda ajuizada pelo autor, mas não é o único. Há também diversos outros meios processualmente previstos para a defesa dos interesses do réu em questões específicas. Somente a título de exemplo, o artigo 297 5, que inaugura o capítulo referente às respostas do réu no CPC, prevê que o réu poderá apresentar contestação, exceção (de incompetência relativa, de suspeição e de impedimento) e reconvenção. Perceba, apenas neste dispositivo são previstas cinco modalidades de defesa do réu. Há ainda a possibilidade de o réu impugnar o valor atribuído à demanda pelo autor. Tal impugnação, que será autuada em apenso é prevista pelo artigo da legislação processual civil em vigor. O réu poderá também impugnar a justiça gratuita concedida ao autor, conforme previsão do artigo 7º da Lei 1.060/50 7. Além das defesas já mencionadas, poderá o demandado defender-se por meio de uma das intervenções de terceiro que lhe caiba promover, como a nomeação à autoria (artigos 62 a 69, CPC), a denunciação à lide (artigos 70 a 76, CPC) e o chamamento ao processo (artigos 77 a 80, CPC). Outro meio de defesa disponível ao réu é o incidente de falsidade documental, previsto pelo artigo 390 do Código de Processo Civil. 8 4 Art. 213, CPC. Citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. (grifo nosso) 5 Art. 297, CPC. O réu poderá oferecer, no prazo de 15 (quinze) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção. 6 Art. 261, CPC. O réu poderá impugnar, no prazo da contestação, o valor atribuído à causa pelo autor. A impugnação será autuada em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de 5 (cinco) dias. Em seguida o juiz, sem suspender o processo, servindo-se, quando necessário, do auxílio de perito, determinará, no prazo de 10 (dez) dias, o valor da causa. 7 Art. 7º, Lei 1.060/50. A parte contrária poderá, em qualquer fase da lide, requerer a revogação dos benefícios de assistência, desde que prove a inexistência ou o desaparecimento dos requisitos essenciais à sua concessão.

4 Além de todas as formas de defesa já citadas até o momento, pode o réu também ajuizar ação declaratória incidental, para a apreciação de questão prejudicial ao direito do autor, conforme autorização dos artigos 5º 9 e do CPC. Pode o réu, ainda, simplesmente concordar com os pedidos do autor, admitindo a existência do direito pleiteado. Diante da exposição promovida até o momento, pode-se perceber a enorme gama de instrumentos disponíveis ao réu para sua defesa, cada um com uma finalidade específica. Para tornar mais fácil o estudo, segue abaixo um rol didático das respostas disponíveis ao demandado: Contestação (artigos 300 a 303, CPC); Reconvenção (artigos 315 a 318, CPC); Exceção de incompetência relativa (artigos 307 a 311, CPC); Exceção de suspeição (artigos 312 a 314, CPC); Exceção de impedimento (artigos 312 a 314, CPC); Nomeação à autoria (intervenção de 3º artigos 62 a 69, CPC); Denunciação à lide (intervenção de 3º artigos 70 a 76, CPC); Chamamento ao processo (intervenção de 3º artigos 77 a 80, CPC); Impugnação ao valor da causa (artigo 261, CPC); Impugnação à justiça gratuita (artigo 7º, Lei 1.060/50); Incidente de falsidade documental (artigo 390, CPC); Ação declaratória incidental (artigos 5º e 325, CPC). Reconhecimento jurídico do pedido (concordância do réu com o pedido do autor). Ao todo são aproximadamente 13 (treze) respostas passíveis de apresentação pelo réu, a depender, como já foi dito, da alegação por ele realizada. 8 Art O incidente de falsidade tem lugar em qualquer tempo e grau de jurisdição, incumbindo à parte, contra quem foi produzido o documento, suscitá-lo na contestação ou no prazo de 10 (dez) dias, contados da intimação da sua juntada aos autos. 9 Art. 5º, CPC. Se, no curso do processo, se tornar litigiosa relação jurídica de cuja existência ou inexistência depender o julgamento da lide, qualquer das partes poderá requerer que o juiz a declare por sentença. 10 Art Contestando o réu o direito que constitui fundamento do pedido, o autor poderá requerer, no prazo de 10 (dez) dias, que sobre ele o juiz profira sentença incidente, se da declaração da existência ou da inexistência do direito depender, no todo ou em parte, o julgamento da lide (art. 5º).

5 Antes de encerrar este tópico inicial, vale mencionar que as respostas acima previstas são plenamente aplicáveis ao procedimento comum ordinário, podendo sofrer alguma limitação nos outros procedimentos. No rito sumário, por exemplo, não cabem: Reconvenção. O artigo 278, 1º, prevê a formulação de pedido contraposto no corpo da própria contestação; Ação declaratória incidental; Intervenção de terceiros, salvo a assistência, o recurso do terceiro prejudicado e a intervenção fundada em contrato de seguro (denunciação da lide art. 280, CPC). No rito dos juizados especiais não há cabimento para as intervenções de terceiro, conforme determinação do artigo 10 da Lei 9.099/95. Outra importante disposição da Lei dos JESPs é que toda matéria de defesa deve ser arguida na própria contestação, ressalvada a exceção de impedimento e suspeição. Em seguida, o presente trabalho abordará as principais respostas expostas acima, iniciando pela mais utilizada entre todas elas: a contestação. 2 Da contestação (artigos 300 a 303, CPC) A partir deste momento serão abordadas as peculiaridades teóricas e práticas relevantes para a elaboração de uma contestação tecnicamente correta. Para facilitar o estudo e a compreensão do tema, serão abordados num momento inicial os aspectos teóricos da contestação, e, posteriormente, os aspectos práticos para a redação da peça processual. Tal divisão se dá para tornar o estudo mais agradável. Ao trabalho! 2.1 Linhas introdutórias Não obstante existam diversas possibilidades de resposta do réu diante da demanda ajuizada pelo autor, a mais utilizada e importante de todas elas é, sem dúvidas, a contestação, por ser o instrumento adequado para o demandado insurgir-se contra o pedido formulado na petição inicial. Ou seja, é por meio da contestação que o réu resistirá à pretensão articulada pelo autor na demanda ajuizada, seja para buscar a improcedência (decisão com resolução

6 de mérito) ou a extinção da demanda sem resolução de mérito, por meio da arguição das questões preliminares, que serão estudadas no momento oportuno. Tamanha é a importância da contestação que a sua não apresentação pelo réu deságua na revelia, que é a situação processual daquele que não apresenta tempestivamente a sua contestação, conforme determinação do artigo 319 do Código de Processo Civil 11. E a revelia produz efeitos potencialmente prejudiciais ao réu, conforme ensina o Professor Fredie Didier: A revelia é um ato-fato processual que produz os seguintes efeitos: a) presunção de veracidade dos fatos afirmados pelo demandante (efeito material); b) prosseguimento do processo sem intimação do réu-revel (efeito processual); c) preclusão em desfavor do réu do poder de alegar algumas matérias de defesa (efeito processual, ressalvadas aquelas previstas no art. 303 c/c art. 301, 4º, ambos do CPC); d) possibilidade de julgamento antecipado da lide, acaso se produza o efeito substancial da revelia (art. 330, II, CPC). 12 Finalizando a exposição inicial a respeito da importância para o réu da apresentação de contestação, passa-se à análise das questões teóricas relevantes. 2.2 Considerações teóricas pertinentes Não obstante o presente trabalho tenha como finalidade principal o atendimento à prática jurídica para o dia a dia, provas e concursos, antes de se adentrar nas questões práticas da contestação, são fundamentais alguns apontamentos teóricos pontuais sobre os princípios que regem essa modalidade de defesa, seu conteúdo, entre outros Princípios da contestação Serão abordados neste momento os princípios eventualidade (ou concentração da defesa) e da impugnação específica dos fatos. 11 Art. 319, CPC. Se o réu não contestar a ação, reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. 12 JUNIOR, Fredie Didier. Curso de Direito Processual Civil. v ª ed.: Salvador: JusPodivm, 2009.

7 Princípio da eventualidade (ou concentração da defesa) O princípio da eventualidade, também conhecido como princípio da concentração da defesa, é extraído do artigo 300 (trezentos) do Código de Processo Civil pátrio 13, ao prever que compete ao réu alegar toda matéria de defesa na contestação. Há de se perceber, então, que a contestação é o evento adequado para a produção de todas as teses de defesa que o réu porventura possuir. Em outras palavras, as teses de defesa devem estar concentradas no evento contestação. Apresentada a contestação, há a incidência do fenômeno da preclusão consumativa, que é a perda da faculdade de praticar o ato processual pelo seu exercício. Em razão do princípio ora trabalhado, o réu poderá cumular teses de defesa, para o acolhimento de uma, caso a outra não seja acolhida. É exatamente desta situação, de cumulação de matérias de defesa, que decorre o nome do princípio em apreço, uma vez que a posterior deverá ser apreciada na eventualidade de a anterior ser rejeitada pelo juiz. A exigência de concentração das teses defensivas na contestação acaba ensejando a cumulação pelo réu de matérias logicamente incompatíveis, como a afirmação da inexistência do dano moral pleiteado pelo autor, mas que, se o juiz entender que houve, o valor pedido é exagerado. Há ainda o exemplo (até certo ponto exagerado) citado por um autor estrangeiro (Goldschmidt) 14 a respeito da cumulação de teses defensivas numa ação de cobrança de dívida: Em primeiro lugar, não me deste dinheiro algum; isso não é verdade. Em segundo lugar, se me deste o dinheiro, já devolvi, há um ano. Em terceiro lugar, tu me asseguraste que era um presente. E, finalmente, está prescrito e está pendente o juramento. Deste modo, por via de regra, após a contestação não há a possibilidade de apresentação de novas matérias de defesa pelo réu, ressalvadas as hipóteses previstas pelo artigo 303, CPC, abaixo transcrito, ipsis litteris: 13 Art. 300, CPC. Compete ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. 14 Goldschmidt apud TARTUCE, Fernanda; DELLORE, Luiz; MARIN, Marco Aurélio. Manual de Prática Civil. 8ª ed. São Paulo: Método, p. 159

8 Art Depois da contestação, só é lícito deduzir novas alegações quando: I relativas a direito superveniente; II competir ao juiz conhecer delas de ofício; III por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juízo Princípio impugnação específica dos fatos Por sua vez, até mesmo como consequência lógica do princípio da eventualidade, o artigo 302 do Código de Processo Civil estabelece a necessidade de impugnação específica pelo réu dos fatos articulados na petição inicial pelo autor, sob pena, por via de regra, de presumirem-se verdadeiras das alegações não impugnadas. Perceba que, em decorrência do princípio ora abordado, o advogado do réu deve ser muito cauteloso ao elaborar a tese de defesa, tendo o cuidado de impugnar todas as alegações articuladas pelo autor. Vale mencionar que este princípio não possui aplicação absoluta, existindo situações em que a não impugnação de alguma alegação do autor pelo réu não é capaz de ensejar a presunção de veracidade. Tais situações encontram-se previstas pelos incisos do mesmo artigo 302 do CPC, cuja transcrição se mostra necessária: Art Cabe também ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos não impugnados, salvo: I se não for admissível, a seu respeito, a confissão; II se a petição inicial não estiver acompanhada do instrumento público que a lei considerar da substância do ato; III se estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto. A hipótese do inciso I trata dos direitos indisponíveis, a respeito dos quais não é admitida a confissão. Por sua vez, o inciso II trata das alegações cuja comprovação ocorre exclusivamente por instrumentos públicos determinados em lei, como casamento/certidão de casamento, nascimento/certidão de nascimento, entre outros. Já a terceira exceção (inciso III) exige do juiz a análise da defesa como um todo. No sentido de que, mesmo sem haver a impugnação específica de um determinado fato,

9 se do contexto geral da contestação puder se extrair a contraposição a ele, não poderá haver a presunção de veracidade. Por exemplo: Na petição inicial o autor afirma que foi ofendido pelo réu em um determinado dia na boate X, por isso pleiteia danos morais. Em sede de contestação, o réu afirma que no dia e hora da suposta ofensa estava no cinema com sua namorada, mas não nega a ofensa. Ora, por mais que não tenha havido a expressa impugnação da alegação de ofensa, esta não pode ser presumida como verdadeira, uma vez que se o réu afirmou que estava no cinema com sua namorada, não havia a possibilidade de ao mesmo tempo ofender o demandante em uma boate. Sendo assim, percebe-se a impossibilidade de elaboração de contestação, por negativa geral, por parte do advogado do réu, salvo se este for representado judicialmente por advogado dativo, curador especial ou Ministério Público, conforme prevê o parágrafo único do artigo 302, CPC Matérias de defesa da contestação (conteúdo da contestação) A partir deste momento, serão tratadas as matérias de defesa passíveis de abordagem pelo réu na contestação. Em sede de contestação, o réu poderá combater tanto o processo ajuizado pelo autor (defesas processuais/formais/preliminares) quanto o mérito da demanda (causa de pedir do demandante). Perceba, então, que o réu poderá combater tanto os vícios formais da causa, em sede de preliminares, quanto o direito material pleiteado pelo autor, defesa de mérito. O próprio Código de Processo Civil prevê essa dualidade de matérias de defesa passíveis de abordagem na contestação ao estabelecer no caput do artigo 301 que compete ao réu, antes de discutir o mérito, alegar os vícios processuais previstos pelo artigo em apreço. Vale mencionar que ao elaborar a contestação é importante a distinção na própria peça daquilo que constitui defesa processual (preliminar) e defesa de mérito, ou seja, 15 Art. 302, Parágrafo único, CPC. Esta regra, quanto ao ônus da impugnação especificada dos fatos, não se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público.

10 se mostra adequada a abertura de tópicos próprios para a abordagem de cada tipo de defesa, o que facilitará a interpretação das teses defensivas por parte do julgador. Para tornar o estudo mais didático, as defesas processuais e de mérito serão abordadas cada uma em tópico próprio Defesas processuais/formais/preliminares O Código de Processo Civil é claro, em seu artigo 301, que cabe ao réu, antes de discutir o mérito da demanda, alegar os vícios processuais dela. Ou seja, a abordagem das questões processuais deverá preceder a discussão do mérito da demanda. E é exatamente em função da necessidade de arguição antes da discussão do mérito que as defesas processuais são chamadas de preliminares, uma vez que no corpo da contestação será tratada em momento preliminar ao do mérito. Em homenagem à didática, segue a redação literal do artigo 301 do Código de Processo Civil e seus incisos que abordam as defesas processuais possíveis: Art Compete-lhe, porém, antes de discutir o mérito, alegar: I inexistência ou nulidade da citação; II incompetência absoluta; III inépcia da petição inicial; IV perempção; V litispendência; VI coisa julgada; VII conexão; VIII incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização; IX convenção de arbitragem; X carência de ação; XI falta de caução ou de outra prestação, que a lei exige como preliminar. As defesas processuais supramencionadas poderão ensejar ou não a extinção do processo (sem resolução de mérito), por isso são divididas pela doutrina em três modalidades, quais sejam:

11 Dilatórias: Não ensejam o fim do processo, mas apenas seu prolongamento. São elas: nulidade de citação (art. 301, I); incompetência absoluta (art. 301, II); existência de conexão ou continência (art. 301, VII). Peremptórias: Ensejam a extinção do processo sem julgamento de mérito. São elas: inépcia da petição inicial (art. 301, III); perempção (art. 301, IV); litispendência (art. 301, V); coisa julgada (art. 301, VI); existência de convenção de arbitragem (art. 301, IX); carência de ação (art. 301, X). Dilatórias potencialmente peremptórias: São as defesas processuais que, a princípio não possuem o condão de causar a extinção do processo, pois haverá a intimação do autor para que corrija o vício existente. Todavia, se o autor, intimado para proceder à correção, quede-se inerte, haverá a extinção do processo. Logo, a extinção nestas hipóteses decorre da existência do vício cumulada com a inércia do autor em proceder à correção. São as seguintes hipóteses: incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização (art. 301, VIII); falta de caução ou outra prestação, que a lei exige como preliminar (art. 301, XI). Para tornar mais didático o estudo, cada uma das defesas preliminares previstas pelo artigo 301 será objeto de tratamento individualizado, o que ocorrerá a partir de agora. a) Inexistência ou nulidade de citação (art. 301, I, CPC) Trata-se de defesa processual dilatória. A citação é o ato de ordem pública por meio do qual o réu é chamado a juízo para se defender 16. E se não houve citação ou sua realização se deu alheia às formalidades previstas pela legislação processual civil, o réu prejudicado terá o direito de ter devolvido o prazo para oferecimento de resposta, desde que tenha havido prejuízo. Tal modalidade de defesa processual é apenas dilatória porque caso seja acolhida haverá apenas a devolução do prazo de resposta para o réu prejudicado pelo vício no ato de citação, o que apenas prolongará o procedimento sem ter o condão de extinguir o processo. 16 Artigo 213, CPC.

12 b) Incompetência absoluta (art. 301, II, CPC) É defesa processual dilatória. A incompetência absoluta do juízo para o processamento da demanda é matéria de ordem pública e por isso não necessitará de peça específica para sua arguição, ao contrário do que ocorre com a incompetência relativa (arguível pela exceção de incompetência). Assim, não obstante a alegação de incompetência absoluta possa ocorrer a qualquer tempo, por ser questão de ordem pública, quando arguida pelo réu em sede de contestação deverá ser tratada como questão preliminar ao mérito, conforme determina o artigo 301 do CPC. É defesa processual dilatória porque sua consequência será a remessa dos autos para o juízo competente, conforme o parágrafo segundo do artigo 113 do CPC 17, o que gerará a dilação do procedimento. c) Inépcia da petição inicial (art. 301, III, CPC) É defesa processual peremptória. Não obstante seja dever do juiz indeferir de plano a petição inicial inepta, caso não proceda desta maneira, deverá o réu arguir a inépcia em sede de preliminar da contestação, conforme previsão do artigo 301, III, do CPC. As hipóteses de inépcia da petição inicial encontram-se previstas no parágrafo único do artigo 295 do CPC, cuja redação segue abaixo transcrita: Art A petição inicial será indeferida: I quando for inepta; (...) Parágrafo único. Considera-se inepta a petição inicial quando: I lhe faltar pedido ou causa de pedir; II da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; III o pedido for juridicamente impossível; IV contiver pedidos incompatíveis entre si. Tal defesa é peremptória porque nas hipóteses previstas pelo parágrafo único do artigo 295 não haverá a possibilidade de o autor emendar a inicial, devendo o juiz 17 Art. 113, 2º, CPC. Declarada a incompetência absoluta, somente os atos decisórios serão nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente.

13 indeferi-la, extinguindo o processo sem resolução de mérito nos termos do artigo 267, I, CPC. Também será inepta a petição inicial que não preencher os requisitos previstos pelo artigo 282, mas, nesta hipótese, conforme o artigo 284, o juiz deverá intimar o autor para proceder à correção da inicial. d) Perempção (art. 301, IV, CPC) É defesa processual peremptória. A perempção resta caracterizada quando uma determinada demanda é extinta sem resolução do mérito em função do abandono de causa pelo autor por três vezes, conforme pode-se extrair das redações do artigo 267, III c/c parágrafo único do artigo 268, ambos do CPC. 18 Configurada a perempção, o autor não poderá ajuizar a mesma demanda por uma quarta vez. Entenda-se por mesma demanda como aquela que contém os mesmos elementos da anterior, quais sejam: partes, causa de pedir e pedido. Trata-se de defesa peremptória porque o reconhecimento da perempção acarretará a extinção do processo sem resolução do mérito, conforme a previsão do artigo 267, V, CPC. 19 e) Litispendência (art. 301, V, CPC) É defesa processual peremptória. Ocorre litispendência quando se repete ação que já está em curso, é o que estabelece o parágrafo terceiro do artigo do Código de Processo Civil. Mais uma vez, deve-se entender por ação igual aquelas que possuem os mesmos elementos, quais sejam: partes, causa de pedir e pedido. 18 Art. 267, CPC. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: (...) III quando, por não promover os atos e diligências que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias. Art. 268, parágrafo único, CPC. Se o autor der causa, por três vezes, à extinção do processo pelo fundamento previsto no n. III do artigo anterior, não poderá intentar nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito. 19 Art. 267, CPC. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: (...) V quando o juiz acolher a alegação de perempção, litispendência ou de coisa julgada. 20 Art. 301, 3º, CPC. Há litispendência, quando se repete ação, que está em curso (...)

14 Trata-se de defesa processual peremptória porque haverá a extinção do processo sem resolução de mérito, nos termos do artigo 267, V, CPC. Isso ocorre para se evitar decisões judiciais diferentes a respeito de uma mesma relação jurídica material. f) Coisa julgada (art. 301, VI, CPC) É defesa processual peremptória. Trata-se aqui da chamada coisa julgada material. Quando há a extinção de um processo com resolução de mérito, a partir do trânsito em julgado da sentença haverá a coisa julgada material, que é a imutabilidade da decisão de mérito proferida. O parágrafo terceiro do próprio artigo 301 aborda a questão da coisa julgada, estabelecendo que o réu deverá alegar a coisa julgada quando houver a repetição de ação já decidida por sentença da qual não caiba recurso. 21 Trata-se de defesa processual peremptória porque haverá a extinção do processo sem resolução de mérito, nos termos do já citado artigo 267, V, do CPC. g) Conexão e continência (art. 301, VII, CPC) É defesa processual dilatória. O artigo 103 do Código de Processo Civil trata o instituto da conexão, conceituando-o como a semelhança existente entre duas ou mais ações que possuem a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto (pedido). 22 A conexão é, em verdade, uma relação de semelhança entre demandas, que é considerada pelo direito positivo como apta para a produção de determinados efeitos processuais. A conexão pressupõe demandas distintas, mas que mantém entre si algum nível de vínculo. 23 Em verdade, pela teoria materialista (majoritária Oliveira Neto), as demandas que decorrerem de uma mesma relação jurídica material serão conexas. São exemplos de demandas conexas: 21 Art. 301, 3º, CPC (...) há coisa julgada, quando se repete ação que já foi decidida por sentença, de que não caiba recurso. 22 Art Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando Ihes for comum o objeto ou a causa de pedir. 23 JUNIOR, Fredie Didier. Curso de Direito Processual Civil. v ª ed. Salvador: JusPodivm, 2009.

15 Ação de despejo por falta de pagamento e ação de consignação em pagamento dos aluguéis em questão; Ação de conhecimento relativa à anulação de algum título extrajudicial e à execução do título; As ações dos familiares dos clientes de uma determinada empresa de aviação em função de um acidente que levou os passageiros a óbito; Entre outras. Trata-se de defesa processual dilatória porque o principal efeito da conexão entre duas demandas é a remessa de uma delas ao juízo prevento, que ficará responsável pelo julgamento das demandas semelhantes, o que apenas retardará o procedimento. A reunião das demandas semelhantes se justifica em função da economia processual e da harmonização dos julgados. Ou seja, reúne-se em um mesmo juízo demandas distintas, porém semelhantes, para se evitar a prolação de decisões conflitantes e para que os atos processuais possam ser praticados apenas uma vez, acarretando, desta forma, economia. Já a continência é tratada pelo artigo 104 do CPC e ocorre sempre que duas ou mais ações forem idênticas quanto às partes e à causa de pedir, porém, o pedido de uma das demandas abranger o da outra. O entendimento pacífico é de que a continência não passa de uma das modalidades de conexão, aplicando-se lhe, portanto, os mesmos efeitos desta. h) Incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização (art. 301, VIII, CPC) Todas as hipóteses contidas no dispositivo em análise são dilatórias potencialmente peremptórias. Neste momento são abordadas três situações distintas, quais sejam: Incapacidade da parte: Trata-se da capacidade da parte para estar em juízo, ou seja, sua capacidade processual. Se o sujeito não tiver esta capacidade, deverá estar representado ou assistido, a depender do grau de incapacidade. Defeito de representação: Trata-se de vício relativo à capacidade postulatória do Advogado que representa a parte em juízo. Ex.: falta de procuração, Advogado suspenso dos quadros da OAB, entre outros.

16 Falta de autorização: É quando falta a alguma das partes a autorização necessária para litigar. A hipótese mais comum é a falta de autorização conjugal para o ajuizamento de ações reais imobiliárias, prevista no artigo 10 do CPC. Trata-se de defesa processual dilatória potencialmente peremptória porque todos os vícios supramencionados são sanáveis, por isso a extinção imediata do processo atentaria contra o princípio da economia processual. Deste modo, deve ser oportunizada ao autor a possibilidade de correção do vício e, apenas em caso de inércia deste, extinguir-se a ação. i) Convenção de arbitragem (art. 301, IX, CPC) É defesa processual peremptória. A Lei 9.307/1996 Lei da Arbitragem trata a convenção de arbitragem como um gênero do qual decorrem duas espécies: a cláusula compromissória e o compromisso arbitral. Entende-se por cláusula compromissória o pacto de utilização dos serviços de arbitragem firmado pelos contratantes antes da existência de litígio. Em outras palavras, as partes estabelecem que na eventual superveniência de lide a solução seria buscada na arbitragem. Por outro lado, o compromisso arbitral é firmado em momento posterior ao surgimento do conflito. Ou seja, já existe um conflito e as partes pactuam que buscarão a solução por meio da arbitragem. Tanto em uma quanto em outra hipótese, se um dos contratantes acionar o Poder Judiciário, o outro poderá, em sede de preliminar, arguir a existência de cláusula de arbitragem. Trata-se de defesa processual peremptória porque se o juiz verificar a existência da convenção de arbitragem deverá extinguir a demanda sem resolução do mérito, nos termos do artigo 267, VII, CPC. j) Carência de ação (art. 301, X, CPC) É defesa processual peremptória. As condições da ação são previstas pelo artigo 267, VI, CPC, e são: legitimidade da parte; interesse de agir; e possibilidade jurídica do pedido.

17 Para facilitar a compreensão e aprendizado das condições da ação, basta relacioná-las com os elementos da demanda da seguinte forma: Elementos da ação Partes Causa de pedir Pedido Condições da ação Devem ser legítimas Onde se comprova o interesse do autor em agir. Deve ser juridicamente possível. Trata-se de defesa processual peremptória porque, se não houver a presença das condições da ação, o juiz deverá extinguir o processo sem resolução de mérito, nos termos do artigo 267, VI, CPC. k) Falta de caução ou outra prestação, que a lei exige como preliminar (art. 301, XI, CPC) É defesa processual dilatória potencialmente peremptória. Existem algumas situações nas quais a lei processual determina que para a admissibilidade de uma determinada demanda, deve ser comprovado pelo autor o pagamento de alguma caução ou outra prestação. Ou seja, condiciona-se o exercício legítimo da ação ao depósito de uma determinada prestação. 24 As mais importantes hipóteses de exigência de caução ou prestação previstas pelo Código de Processo Civil seguem elencadas abaixo: Artigo 268, CPC 25 : O autor poderá ajuizar novamente ação que foi julgada sem resolução do mérito; todavia, deverá instruir a inicial com a prova do pagamento ou depósito das custas e honorários advocatícios da demanda anterior. Artigo 288, II, CPC 26 : O autor da ação rescisória deverá prestar caução prévia no valor de 5% do valor da causa, que será revertido em favor do réu caso a demanda seja julgada improcedente por unanimidade. 24 NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de direito processual civil. 4. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, Art Salvo o disposto no art. 267, V, a extinção do processo não obsta a que o autor intente de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

18 Artigo 835, CPC 27 : O autor, nacional ou estrangeiro, que residir fora do Brasil ou dele se ausentar na pendência de demanda, deverá prestar caução suficiente às custas e honorários de advogado da parte contrária, se não tiver no Brasil bens imóveis que lhes assegurem o pagamento. Trata-se de defesa processual dilatória potencialmente peremptória, porque, se faltar algumas das prestações supramencionadas, o juiz deverá oportunizar à parte autora a possibilidade de sanar o vício, para apenas em caso de inércia deste extinguir a demanda sem julgamento do mérito. Finda-se neste momento a abordagem das defesas processuais cabíveis em sede de contestação. O presente trabalho prosseguirá com a abordagem das defesas de mérito Defesas de mérito Superada a abordagem das defesas processuais, o demandado deverá voltar sua atenção para a causa de pedir do autor, ou seja, para os fatos e fundamentos articulados na petição inicial. É quando a discussão visa o mérito da demanda. Ao combater os fatos e a fundamentação jurídica ventilada pelo autor, o réu buscará, ao contrário do que acontece nas defesas processuais, uma sentença de improcedência da demanda, com resolução de mérito, produzindo assim, coisa julgada material. Perceba, enquanto na alegação das defesas processuais o réu busca uma sentença terminativa, sem resolução de mérito, ao atacar o mérito (fatos + fundamentação) o demandado busca a improcedência da ação, com resolução de mérito, com capacidade para formar a coisa julgada material e tornar a questão indiscutível. Em outras palavras, o réu buscará a declaração judicial de inexistência do direito pleiteado pelo autor. 26 Art A petição inicial será elaborada com observância dos requisitos essenciais do art. 282, devendo o autor: (...) II depositar a importância de 5% (cinco por cento) sobre o valor da causa, a título de multa, caso a ação seja, por unanimidade de votos, declarada inadmissível, ou improcedente. 27 Art O autor, nacional ou estrangeiro, que residir fora do Brasil ou dele se ausentar na pendência da demanda, prestará, nas ações que intentar, caução suficiente às custas e honorários de advogado da parte contrária, se não tiver no Brasil bens imóveis que lhes assegurem o pagamento.

19 Há, todavia, duas modalidades de defesa de mérito: direta e indireta. Em razão da boa didática, cada uma delas será abordada em tópico próprio Defesa de mérito direta A defesa de mérito é considerada direta quando o réu combate diretamente os fatos articulados pelo autor na petição inicial. Isso ocorre quando o réu nega os acontecimentos trazidos à baila pelo demandante, buscando demonstrar a falsidade das alegações. Assim, conseguindo o réu comprovar que os fatos articulados não aconteceram, a pretensão do autor ficará sem o necessário substrato fático, devendo, portanto, ser julgada improcedente. Também é considerada defesa de mérito direta quando o réu, sem combater os fatos trazidos pelo autor, nega os efeitos jurídicos por ele pretendidos. Por exemplo: o réu admite a discussão entre as partes, mas nega a caracterização de dano moral Defesa de mérito indireta Aqui não há o ataque direto aos fatos trazidos à baila pelo demandante, mas sim aos efeitos jurídicos pretendidos pelo autor, com a alegação de algum fato impeditivo, modificativo ou extintivo. Tal modalidade de defesa é prevista pelo artigo 326 do Código de Processo Civil, nos termos que seguem abaixo: Art Se o réu, reconhecendo o fato em que se fundou a ação, outro lhe opuser impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, este será ouvido no prazo de 10 (dez) dias, facultando-lhe o juiz a produção de prova documental. Como pode-se perceber, sendo apresentada defesa de mérito indireta, o juiz deverá ouvir o autor no prazo de 10 dias a respeito do fato impeditivo, modificativo ou extintivo que foi alegado pelo réu. Os fatos impeditivos devem ser entendidos como aqueles que impedem a devida produção de efeitos pelos fatos alegados pelo réu. Não há a modificação do direito existente nem a extinção de um direito que existiu, mas sim um empecilho originário que não permitirá a produção dos efeitos pretendidos pelo autor. Por exemplo: o

20 autor demanda em função do descumprimento de um contrato; todavia, o réu alega como fato impeditivo que tal negócio jurídico está maculado por algum vício do consentimento (erro, dolo, coação...). Por sua vez, os fatos extintivos são aqueles que demonstram a extinção do direito pleiteado pelo demandante. O direito de fato existiu, todavia já está extinto em função de algum acontecimento superveniente, como a incidência da prescrição, da decadência, o pagamento da dívida pelo réu, novação, remissão da dívida pelo autor, entre diversas outras hipóteses. Observe que, ao contrário do que muitos pensam, tanto a prescrição quanto a decadência são questões de mérito, uma vez que ensejam a resolução da demanda com resolução de mérito, nos termos do artigo 269, IV do Código de Processo Civil. Os fatos modificativos, assim como os extintivos, são necessariamente posteriores ao surgimento da relação de direito material. Obviamente, modificam a pretensão inicial do autor. Pode-se citar como exemplo o parcelamento da dívida (modificação objetiva) ou ainda a cessão do crédito (modificação subjetiva) por parte do demandante, ou seja, ainda haverá o direito, mas não será mais dele, e sim do cessionário. Questões de fixação do aprendizado 1 Questões objetivas 01. (Técnico Judiciário/TRT-12ª Região/FCC/2013/Adaptada) No que se refere à resposta do réu: a) compete ao réu, antes de discutir o mérito, alegar incompetência absoluta, litispendência e coisa julgada, entre outras arguições. b) após a contestação, só é lícito deduzir novas alegações quando provados caso fortuito ou força maior. c) alegada litispendência, cabe ao juiz determinar a reunião dos processos para sentenciamento simultâneo e conjunto. d) a matéria alegada em preliminares depende sempre da provocação do réu para ser conhecida pelo juiz.

21 Não há qualquer problema na resolução da presente questão, porque o artigo 301 do Código de Processo Civil é claro ao determinar que as matérias contidas na alternativa A devem ser discutidas antes do mérito. Gabarito: A 02. (Analista Judiciário/TJ/DF/Cespe/2013) Compete ao réu alegar em contestação toda a matéria de defesa, devendo ater-se a questões preliminares antes de adentrar ao mérito e, caso deixe de alegar a falta de pressuposto processual provocado pelo autor, poderá arguir tal vício, que também poderá ser declarado de ofício pelo juízo, a qualquer tempo. ( ) certo ( ) errado Conforme aduz o artigo 303, em seu inciso II, após a contestação será lícito ao réu deduzir novas alegações quando competir ao juiz conhecê-las de ofício. E os pressupostos processuais são matérias de ordem pública passíveis de análise de ofício pelo magistrado. Gabarito: certo. 03. (Analista Judiciário/TRT-10ª Região/Cespe/2013) Ficará caracterizado o reconhecimento jurídico do pedido quando, em contestação apresentada em face de ação de cobrança de dívida, o réu admitir ter celebrado o contrato de mútuo a que tiver o autor se referido na inicial. ( ) certo ( ) errado Muito embora se admita o fato ventilado pelo autor na inicial, poderá o réu apresentar defesas processuais, além das indiretas de mérito, previstas pelo artigo 326 do Código de Processo Civil, alegando fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor. Gabarito: errado. 04. (Técnico Judiciário/TJ/AC/Cespe/2012) O Código de Processo Civil (CPC) consagra o princípio da eventualidade, em decorrência do qual a lei processual faculta ao réu, na contestação, a exposição, cumulada ou alternativamente, de todas as matérias de defesa. ( ) certo

22 ( ) errado A contestação é a peça adequada para a ventilação das teses defensivas do réu, ou seja, é o evento adequado para a articulação de tais teses. Gabarito: certo. 05. (Técnico judiciário/tj/ac/cespe/2012) Na contestação, o réu apresenta defesa direta quando, sem negar qualquer das afirmações contidas na inicial, alega outro fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. ( ) certo ( ) errado A defesa direta busca negar o fato articulado pelo autor. As defesas que demonstram fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor são as indiretas. Gabarito: errado. 06. (TJ/MS/PUC/PR/2012) Qualificam-se como exceções substanciais indiretas: a) As alegações de litispendência, coisa julgada e perempção. b) As alegações de decadência, prescrição e compromisso arbitral. c) As alegações de falta de instrumento público essencial à prova do ato, de renúncia ao direito em que se funda a ação e a de ilegitimidade passiva. d) As alegações de pagamento, novação e de contrato não cumprido. e) As alegações de incompetência relativa, suspeição e impedimento. Exceção, como se sabe, é defesa. E as defesas indiretas de mérito são aquelas previstas pelo artigo 326 do Código de Processo Civil como impeditivas, modificativas ou extintivas dos direitos do autor. E o pagamento, a novação e a arguição de contrato não cumprido incluem-se nessa lista. Gabarito: D 07. (Juiz/TJ/PE/FCC/2013) Cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial, e, se não o fizer, como regra geral presumir-se-ão verdadeiros os fatos não impugnados. Esse ônus concerne ao princípio processual da a) duração razoável do processo. b) inércia ou dispositivo.

23 c) congruência. d) eventualidade. e) isonomia processual. Conforme já trabalhado, há de se perceber, então, que a contestação é o evento adequado para a produção de todas as teses de defesa que o réu porventura possuir. Em outras palavras, as teses de defesa devem estar concentradas no evento contestação. Gabarito: D 08. (Assistente Jurídico/IPEM/RO/FUNCAB/2013) Compete ao réu na contestação, antes de discutir o mérito, alegar: a) impedimento do juiz. b) suspeição do juiz. c) convenção de arbitragem. d) incompetência territorial. e) reconvenção. Letra C, conforme determina o inciso IX, artigo 301, do Código de Processo Civil. Gabarito: C 09. (Analista Judiciário/TRE/PR/FCC/2012) Deve ser alegada em preliminar da contestação: a) incompetência relativa. b) incompetência absoluta c) a improcedência do pedido do autor. d) somente a existência de coisa julgada material. e) fato impeditivo do direito do autor. Letra B, conforme determina o inciso II, artigo 301, do Código de Processo Civil. Gabarito: B 10. (Técnico Judiciário/TJ/PE/FCC/2012) Segundo o Código de Processo Civil brasileiro, há litispendência quando:

24 a) dois processos apresentam o mesmo autor, tendo um deles já transitado em julgado. b) se repete ação que já foi decidida por sentença, da qual não caiba recurso. c) se repete ação que está em curso. d) dois processos apresentam o mesmo réu, tendo um deles já transitado em julgado. e) dois processos apresentam as mesmas partes, tendo um deles já transitado em julgado. Não há qualquer dificuldade na solução da presente questão, isto porque a litispendência, conforme elucida a primeira parte do parágrafo terceiro do artigo 301, CPC, ocorre quando se repete ação que está em curso. Gabarito: C 11. (Analista Judiciário/TRT-20ª Região/FCC/2011) O princípio, que determina que o reclamado deverá alegar na contestação, simultaneamente, as matérias relacionadas com as preliminares (art. 302 do CPC), bem como as matérias relacionadas ao mérito em razão da possibilidade das preliminares arguidas não serem acolhidas é, especificamente, o da: a) extrapetição. b) busca da verdade real. c) eventualidade. d) finalidade. e) estabilidade da lide. Há de se perceber então que a contestação é o evento adequado para a produção de todas as teses de defesa que o réu porventura possuir. Em outras palavras, as teses de defesa devem estar concentradas no evento contestação. Gabarito: C 12. (Promotor de Justiça/MPE/RO/Cespe/2010) A litispendência resta caracterizada quando se tem ação com: a) mesma identidade de parte e de causa de pedir, mas com pedido mais amplo que o de ação anteriormente ajuizada.

25 b) mesma identidade de parte, causa de pedir e pedido de outra ação em curso, desde que na mesma vara. c) mesma identidade de parte, causa de pedir e pedido de outra ação em curso. d) mesma identidade de parte, causa de pedir e pedido de outra ação já com trânsito em julgado. e) objeto ou causa de pedir comuns aos de outra ação ajuizada. Não há qualquer dificuldade na solução da presente questão, isto porque a litispendência, conforme elucida o parágrafo segundo e a primeira parte do parágrafo terceiro do artigo 301, CPC, ocorre quando se repete ação que está em curso. Gabarito: C 13. (Procurador municipal/pgm/ro/cespe/2010) Independentemente da natureza da lide e das partes envolvidas, se o réu deixar de contestar a ação, o juiz deverá julgar a lide antecipadamente, proferindo sentença de total procedência, em decorrência da presunção de veracidade dos fatos constitutivos do direito do autor. ( ) certo ( ) errado A revelia não induz necessariamente a procedência total da ação, isto porque nem sempre a revelia leva à presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor, como consta do artigo 320 do Código de Processo Civil. Gabarito: errado. 14. (Oficial de Justiça/TJ/MG/FUNDEP/2012) Assinale o que NÃO é permitido alegar em contestação. a) Incompetência relativa. b) Litispendência e coisa julgada. c) Prescrição e decadência. d) Nulidade de citação. A incompetência relativa deve ser arguida por meio da exceção de incompetência relativa. Gabarito: A

26 15. (Juiz/TJ/MS/FCC/2010) Fala-se que uma ação é idêntica à outra quando tiver: a) fundamentos e pedidos de mesma natureza. b) a mesma natureza. c) o mesmo pedido e as mesmas partes. d) o mesmo pedido, as mesmas partes e mesma causa de pedir. e) o mesmo pedido e mesma causa de pedir. Não há qualquer dificuldade na solução da presente questão, isto porque a litispendência, conforme elucida o parágrafo segundo do artigo 301, CPC, uma ação é idêntica a outra quando tiver o mesmo pedido, as mesmas partes e mesma causa de pedir. Gabarito: D 16. (Analista Judiciário/TRT-15ª Região/FCC/2009) Analise as seguintes assertivas sobre a contestação no Procedimento Ordinário: I. Depois da contestação é lícito deduzir novas alegações relativas a direito superveniente, quando competir ao juiz conhecer delas de ofício ou, então, por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juízo. II. Antes de discutir o mérito compete ao réu alegar na contestação, dentre outras matérias, a litispendência, quando se repete ação que está em curso, e a coisa julgada, quando se repete ação que já foi decidida por sentença, de que não caiba mais recurso. III. A regra envolvendo o ônus da impugnação especificada dos fatos não se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público. IV. Presumem-se verdadeiros os fatos não impugnados na contestação mesmo se estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto. De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma SOMENTE em: a) I, II e III. b) I, III e IV.

27 c) II e III. d) I, II e IV. e) II e IV. Assertiva I está correta, vide artigo 303, CPC; assertiva II está correta, vide art. 301, CPC; assertiva III está correta, vide parágrafo único do artigo 302, CPC; a assertiva IV está incorreta, vide art. 302, III, CPC. Gabarito: A 17. (Analista do Ministério Público/MPE/SE/FCC/2009) Devem ser arguidas em preliminar da contestação: a) somente a incompetência absoluta e a incompetência relativa. b) somente a conexão e a coisa julgada. c) a incompetência absoluta, a coisa julgada e a conexão. d) a incompetência absoluta, a incompetência relativa e a coisa julgada. e) a incompetência relativa, a conexão e a coisa julgada. Letra C, conforme previsão do artigo 301, CPC. Gabarito: C 18. (Analista judiciário/tre/ms/fcc/2007) Considere as hipóteses abaixo. I. Incompetência relativa. II. Perempção. III. Convenção de arbitragem. IV. Falta de caução que a lei exige como preliminar. V. Impedimento do Magistrado. Compete ao réu alegar na contestação, antes de discutir o mérito, dentre outras, as matérias indicadas APENAS nas hipóteses: a) I, II e III. b) I, III, IV e V. c) II, III e IV. d) II e III, IV e V. e) II, IV e V. Letra C, conforme previsão contida no artigo 301 do Código de Processo Civil pátrio. Gabarito: C

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho)

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) 1 A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * Mais uma segunda fase se aproxima. Conforme mencionei no artigo anterior, 3 são as principais

Leia mais

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de 1. (OAB 136) De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), extingue-se o processo sem resolução de mérito quando A) o juiz reconhece a prescrição ou a decadência. B) as partes transigem. C) o autor renuncia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 7º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 5º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

Capítulo 1 Processo...1. Capítulo 2 Procedimento Comum Ordinário e Sumário...7. 2.2. Procedimento comum sumário...8

Capítulo 1 Processo...1. Capítulo 2 Procedimento Comum Ordinário e Sumário...7. 2.2. Procedimento comum sumário...8 S u m á r i o Capítulo 1 Processo...1 1.1. Processo: conceito...1 1.2. Espécies de processo...2 1.3. Distinção entre processo e procedimento...3 1.4. Procedimentos existentes...3 1.5. Indisponibilidade

Leia mais

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB Defesa Trabalhista Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

Teoria Geral do Processo

Teoria Geral do Processo Teoria Geral do Ação, Exceção e 2011 O presente roteiro destina-se a apontar sucintamente o conteúdo da ação e exceção previstas no ordenamento jurídico brasileiro. Utilizado como material de apoio e acompanhamento

Leia mais

É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto.

É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto. Reconvenção da Reconvenção É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto. EX: Ação de cobrança Contestação alegando compensação Reconvenção pleiteando a diferença Na reconvenção, há contestação

Leia mais

DO PROCESSO E PROCEDIMENTO

DO PROCESSO E PROCEDIMENTO DO PROCESSO E PROCEDIMENTO PROCESSO Para solucionar os litígios, o Estado põe à disposição das partes três espécies de tutela jurisdicional: a cognição, a execução e a cautela. O que as distingue são os

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PROCESSO instrumento utilizado para resolução dos conflitos de interesses, formado por um conjunto de atos, exige a conjugação de dois fatores:

Leia mais

Sumário. 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e caraterísticas 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária

Sumário. 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e caraterísticas 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e caraterísticas 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação 2.2 Evolução do direito processual

Leia mais

2. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

2. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 2. AÇÃO DE 2.1 O direito de pagar - É um dever ou um direito? - A mora do credor exclui a do devedor? 2.2 A liberação natural e a liberação forçada do devedor - Liberação natural: pagamento por acordo

Leia mais

Ação de Exigir Contas

Ação de Exigir Contas Ação de Exigir Contas Previsão legal e Observações! No NCPC está disciplinado nos arts. 550/553! Possuía previsão no CPC/73 estava disciplinado no art. 914/919.! Obs. No CPC73 o nome de tal ação era de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO PLANO DE AULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO PLANO DE AULA PLANO DE AULA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 6º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 6º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 13 Processo X procedimento... 13 Ritos no processo de cognição... 13 Procedimento comum... 14 Procedimento especial... 14 Atividade jurisdicional estrutura...

Leia mais

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL Programa (60 horas) I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II ACESSO AO DIREITO 2.1 Modalidades de acesso

Leia mais

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Sumário Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Capítulo 3 Aplicação da Lei processual penal... 9 Capítulo 4 Princípios do Processo Penal...

Leia mais

Direito Processual Civil. Teoria Geral do Processo

Direito Processual Civil. Teoria Geral do Processo Direito Processual Civil Teoria Geral do Processo INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL Noções gerais Regras de conduta Conflito de interesses Direito material e Direito processual Denominação

Leia mais

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil)

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) A denunciação da lide chama o denunciado que mantém vínculo de direito com o denunciante, a fim de responder a garantia do negócio jurídico,

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

TEORIA DA EXCEÇÃO, RESPOSTA DO RÉU E REVELIA (NCPC)

TEORIA DA EXCEÇÃO, RESPOSTA DO RÉU E REVELIA (NCPC) TEORIA DA EXCEÇÃO, RESPOSTA DO RÉU E REVELIA (NCPC) PROCESSO CIVIL Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2016) TEORIA DA EXCEÇÃO - Exceção está para o réu assim como ação está para o autor.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 7º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CAUTELAR. Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CAUTELAR. Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC. CAUTELAR Cautelar Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC. Preparatórias/Antecedentes - Incidentes ajuizadas no curso na ação principal. Satisfativas. Não

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DO PROCESSO

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DO PROCESSO Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 CAPÍTULO I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 15 1. Jurisdição... 15 1.1. Generalidades e conceito... 15 1.2. Características... 16 1.3. Divisão... 17 2. Princípios de processo

Leia mais

Juizados Especiais Cíveis

Juizados Especiais Cíveis Juizados Especiais Cíveis Juiz de Direito/RS 1) O que é Juizado Especial Cível? É uma justiça mais célere, informal, totalmente gratuita, destinada a julgar as causas de menor complexidade. São aquelas

Leia mais

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO PROCESSO CIVIL Fred. Didier (aulas e livro) FASE DE SANEAMENTO - Após o FIM DO PRAZO DE RESPOSTA do réu (apresentada ou não), tem início

Leia mais

NOVO CPC: A HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL

NOVO CPC: A HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NOVO CPC: A HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL Gracielle Veloso Advogada. Consultora Notarial, Registral e Imobiliária A eficácia da sentença estrangeira no Brasil depende de prévia

Leia mais

- 2. Debates em grupo de casos concretos com a apresentação dos resultados para análise conjunta da turma.

- 2. Debates em grupo de casos concretos com a apresentação dos resultados para análise conjunta da turma. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO-DPT PROFESSOR TITULAR: CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE PROFESSORA ASSISTENTE:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Estabelece diretrizes gerais

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Decisão Judicial no NCPC

Decisão Judicial no NCPC I SEMINÁRIO GERAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA Estação Ciência Cabo Branco Maio de 2015 Decisão Judicial no NCPC Paulo Henrique Tavares da Silva PARTE 1: MONTAGEM DO SISTEMA DECISIONAL PRINCÍPIO DA CONCREÇÃO

Leia mais

DA AÇÃO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

DA AÇÃO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO DA AÇÃO Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE AÇÃO Ação : direito subjetivo público, autônomo e abstrato de invocar a tutela jurisdicional. Teorias imanentistas ( ou civilistas)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 1a Turma PODER JUDICIÁRIO FEDERAL INÉPCIA DA INICIAL. Para o direito formal positivo, é inepta a petição inicial que falta pedido ou causa de pedir (C.P.C., artigo 295, parágrafo único, inciso

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 capítulo I função e carreira do procurador do estado... 15 1. Introdução e breve reconstrução histórica das Procuradorias Estaduais no Brasil...15 2. Fundamento constitucional

Leia mais

Código de Processo Civil Artigos 200 a 242 MODALIDADES DE CARTAS: DIREITO PROCESSO CIVIL

Código de Processo Civil Artigos 200 a 242 MODALIDADES DE CARTAS: DIREITO PROCESSO CIVIL DIREITO PROCESSO CIVIL Da comunicação dos atos processuais: cartas, citação e intimação. Da formação suspensão e extinção do processo. Glauka Archangelo DA COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS: CARTAS, CITAÇÃO

Leia mais

O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS

O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS ANDRÉ BORGES DE CARVALHO BARROS Doutorando em Direito Civil Comparado pela PUC/SP. Doutorando em Função Social do Direito pela Fadisp/SP. Mestre em Direito

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático... Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 1. Bibliografia... 1809

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático... Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 1. Bibliografia... 1809 ÍNDICE GERAL Índice Sistemático... VII Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 1 Bibliografia... 1809 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)...

Leia mais

Extensão dos efeitos de decisão judicial transitada em julgado a quem não foi parte na relação processual

Extensão dos efeitos de decisão judicial transitada em julgado a quem não foi parte na relação processual Extensão dos efeitos de decisão judicial transitada em julgado a quem não foi parte na relação processual Parecer n o 14/00-CRTS Ementa: 1.Extensão dos efeitos de decisão judicial transitada em julgado

Leia mais

PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015

PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015 PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015 Dispõe sobre a atualização da Consolidação Normativa da Corregedoria Geral da Justiça - Parte Judicial, ante a vigência do novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015).

Leia mais

RECURSO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. EMBARGOS - AÇÃO (Embargos à Execução ou Embargos de Terceiros)

RECURSO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. EMBARGOS - AÇÃO (Embargos à Execução ou Embargos de Terceiros) RECURSO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EMBARGOS - AÇÃO (Embargos à Execução ou Embargos de Terceiros) - RECURSO (Embargos Infringentes, Embargos de Declaração ou Embargos de Divergência). No atual sistema recursal

Leia mais

Teoria Geral da Execução

Teoria Geral da Execução Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 Teoria Geral da Execução 1 REALIDADE PROCESSO Certificação Efetivação REALIDADE

Leia mais

AÇÃO CIVIL EX DELICTO

AÇÃO CIVIL EX DELICTO CONCEITO é a ação ajuizada pelo ofendido na esfera cível para obter indenização pelo dano causado pelo crime. LOCAL DA PROPOSITURA: ação pode ser proposta no foro do domicílio da vítima, do local dos fatos,

Leia mais

Sumário. Notas dos autores à décima primeira edição... 17

Sumário. Notas dos autores à décima primeira edição... 17 Notas dos autores à décima primeira edição... 17 Capítulo I Teoria dos Recursos... 19 1. Conceito de recurso... 19 2. O princípio do duplo grau de jurisdição... 20 3. O recurso no sistema dos meios de

Leia mais

EXERCÍCIO. PRÁTICO 1 Valor: 2,5 pontos. Aula expositiva dialogada. Aula expositiva dialogada. Aula expositiva dialogada. Aula expositiva dialogada

EXERCÍCIO. PRÁTICO 1 Valor: 2,5 pontos. Aula expositiva dialogada. Aula expositiva dialogada. Aula expositiva dialogada. Aula expositiva dialogada Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III PROFESSOR: MARCELO ZENKNER TURMA: 5º AM (TERÇAS

Leia mais

Estágio Supervisionado II

Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado II 6ª etapa TRABALHO Nº 07 Audiências CÍVEIS 1 instrução, debates e julgamento TRABALHO Nº 08 Audiências CRIMINAIS 1 instrução e julgamento TRABALHO Nº 09 Audiências JUIZADO ESPECIAL

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE 1916 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE 1916 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO. 1 QUADRO COMPARATIVO ENTRE O NOVO CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO CIVIL DE E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO A ADOÇÃO. Artigo 1618 Só a pessoa maior de 18 (dezoito) anos pode adotar. Artigo 368 -

Leia mais

Sumário. Notas dos autores à décima edição... 17

Sumário. Notas dos autores à décima edição... 17 Notas dos autores à décima edição... 17 Capítulo I Teoria dos Recursos... 19 1. Conceito de recurso... 19 2. O princípio do duplo grau de jurisdição... 20 3. O recurso no sistema dos meios de impugnação

Leia mais

Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012

Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012 Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012 COMENTÁRIOS DO AUTOR EM VERMELHO 40 Os atos processuais não dependem de

Leia mais

Contestação / Reconvenção OAB 2ª. Fase

Contestação / Reconvenção OAB 2ª. Fase RESPOSTA DO RÉU Art. 299. A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada em apenso aos autos principais. Oferecimento simultâneo de contestação

Leia mais

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ 1 1. PRINCÍPIOS DO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL A justa composição da lide só pode ser alcançada quando a tutela jurisdicional for prestada dentro dos moldes delimitados pelas normas processuais.

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Extinção dos Contratos Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 INTRODUÇÃO As obrigações, direitos pessoais, têm como característica fundamental seu caráter transitório. A obrigação

Leia mais

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63 Capítulo 1 Introdução e evolução histórica... 3 Capítulo 2 Direito processual penal no Brasil... 9 Capítulo 3 Conceito e terminologias... 13 Capítulo 4 Conexões do direito processual penal com as demais

Leia mais

V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de

V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de SE AGRAVO DE PETIÇÃO, provenientes da V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de MM. 01ª VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ - PR, sendo Agravante CEJEN ENGENHARIA LTDA. e Agravado DIRCEU MARINHO PINHEIRO.

Leia mais

SUMÁRIO O AUTOR... 5 DEDICATÓRIA... 7 AGRADECIMENTOS... 9 APRESENTAÇÃO... 17. Parte I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSSIONAL... 19 INTRODUÇÃO GERAL...

SUMÁRIO O AUTOR... 5 DEDICATÓRIA... 7 AGRADECIMENTOS... 9 APRESENTAÇÃO... 17. Parte I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSSIONAL... 19 INTRODUÇÃO GERAL... Sumário 11 SUMÁRIO O AUTOR... 5 DEDICATÓRIA... 7 AGRADECIMENTOS... 9 APRESENTAÇÃO... 17 Parte I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSSIONAL... 19 INTRODUÇÃO GERAL... 21 Capítulo I PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO...

Leia mais

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância.

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância. 2. AGRAVO 2.1. Conceito É o recurso cabível contra decisões interlocutórias, isto é, aquelas que têm conteúdo decisório, porém não implicam em qualquer situação prevista nos artigos 267 ou 269 do CPC.

Leia mais

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA... REGIÃO

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA... REGIÃO Observação: os espaços entre os tópicos das peças têm a única função de facilitar a visualização. Ressalte-se que não aconselhamos pular linhas no exame. Peça 1 Certa empresa é condenada, por decisão de

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21 INTRODUÇÃO...21 CAPÍTULO I PROCESSO COOPERATIVO: O PARADIGMA PROCESSUAL A PARTIR DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL...25 1.1. A constitucionalização do direito... 25 1.2. Um novo modelo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2013.0000222885 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0021361-58.2009.8.26.0196, da Comarca de Franca,

Leia mais

SANEAMENTO E INSTRUÇÃO NO CPC/15

SANEAMENTO E INSTRUÇÃO NO CPC/15 SANEAMENTO E INSTRUÇÃO NO CPC/15 Professora: ARLETE INES AURELLI mestre e doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP professora de direito processual civil nos cursos de graduação e pósgraduação scricto

Leia mais

PROCESSO CIVIL. II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito;

PROCESSO CIVIL. II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito; PROCESSO CIVIL 10 A Sentença e a Coisa Julgada A Sentença Noções Gerais Conceito: A sentença é o ato final do processo, pelo qual o juiz dá cumprimento à obrigação jurisdicional do Estado. A sentença definitiva

Leia mais

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução Ação de conhecimento ou execução? Documento é título executivo? Qual o tipo de título? Qual a obrigação? Documento é título executivo?

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica GRELHA DE CORRECÇÃO Prática Processual Civil e Organização Judiciária (8 Valores) 18 de Julho de 2011 1.Defina e indique

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS 1- Como proceder com relação aos Mandados de Segurança?... 2 2- É possível distribuir um feito sem recolher custas iniciais?... 2 3- É necessário recolher custas referentes

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 849.448 CEARÁ RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :ARTUR FALCÃO CATUNDA :GERMANA VASCONCELOS DE ALCÂNTARA E OUTRO(A/S) :INEP -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 4º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br MSN: armindocastro1@hotmail.com Homepage: www.armindo.com.br Cel: 8405-7311 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução de títulos de crédito.

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL O examinando deverá elaborar uma petição simples cuja nomenclatura e/ou conteúdo deve remeter à ideia de refutação à contestação, sendo, contudo, consideradas

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório.

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório. PROCESSO Nº: 0806625-97.2014.4.05.8100 - APELAÇÃO RELATÓRIO 1. Trata-se de apelação interposto pela Caixa Econômica Federal - CEF, contra sentença do Juízo da 8ª Vara Federal Seção Judiciária do Ceará,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO A C Ó R D Ã O 1ª Turma PRESTAÇÃO JURISDICIONAL INCOMPLETA. Se houve omissão, a questão deve ser solucionada a partir do exame dos embargos de declaração, na forma do artigo 897-A da Consolidação das Leis

Leia mais

DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL. Meu canal no Youtube com vídeos de revisão:

DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL. Meu canal no Youtube com vídeos de revisão: DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL Meu canal no Youtube com vídeos de revisão: https://www.youtube.com/user/brunoagklippel Conheça os

Leia mais

Sumário. Nota do autor à 18ª edição... 21 Nota do autor à 17ª edição... 23 Prefácio... 27. CAPÍTULO 1 Introdução ao Direito Processual Civil...

Sumário. Nota do autor à 18ª edição... 21 Nota do autor à 17ª edição... 23 Prefácio... 27. CAPÍTULO 1 Introdução ao Direito Processual Civil... Sumário Nota do autor à 18ª edição... 21 Nota do autor à 17ª edição... 23 Prefácio... 27 CAPÍTULO 1 Introdução ao Direito Processual Civil... 31 1. Introdução... 31 2. Conceito de processo... 32 3. Teoria

Leia mais

Enunciado nº 01.2016:

Enunciado nº 01.2016: AVISO CONJUNTO TJ/COJES nº 15/2016 O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e a Presidente da Comissão Judiciária de Articulação

Leia mais

Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar

Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar de se desdobrar em uma série de atos diversos, o processo

Leia mais

OS PLANOS DO MUNDO JURÍDICO

OS PLANOS DO MUNDO JURÍDICO OS PLANOS DO MUNDO JURÍDICO Rosane Becker 1 1 INTRODUÇÃO O negócio jurídico, para que seja válido e tornar-se efetivo, necessita de alguns elementos chamados de essenciais. Esses elementos são a existência,

Leia mais

ENUNCIADOS SOBRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL/2015

ENUNCIADOS SOBRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL/2015 ENUNCIADOS SOBRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL/2015 O Coordenador-Geral, Desembargador Caetano Levi Lopes, o Vice- Coordenador, Desembargador José Marcos Rodrigues Vieira, e o Coordenador-Pedagógico, Juiz

Leia mais

OFÍCIO-CIRCULAR Nº 060/2015-CGJ. Senhores Magistrados e Servidores:

OFÍCIO-CIRCULAR Nº 060/2015-CGJ. Senhores Magistrados e Servidores: OFÍCIO-CIRCULAR Nº 060/2015-CGJ Processo n º. 4973-14/000003-2 Porto Alegre, 11 de junho de 2015. Divulga orientações relativas à incidência e aplicação prática da Lei Estadual nº 14.634/14, que institui

Leia mais

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL 1. ENDEREÇAMENTO a) Fundamentação I Art. 42 a 53 do Novo CPC II Art. 108 e 109 da Constituição Federal de 1988 2. EXEMPLOS DE ENDEREÇAMENTOS VARA CÍVEL ESTADUAL Excelentíssimo Senhor Doutor

Leia mais

b) o serviço de acesso à internet apresentou sempre falhas e anomalias;

b) o serviço de acesso à internet apresentou sempre falhas e anomalias; Processo n.º 1148/2015 Requerente: Alcides Requerida: SA 1. Relatório 1.1. O requerente, alegando que a requerida, com a qual celebrara um contrato relativo à prestação de serviços de comunicações electrónicas,

Leia mais

Provimento do recurso. A C Ó R D Ã O

Provimento do recurso. A C Ó R D Ã O SEXTA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0038589-37.2015.8.19.0000 AGRAVANTE: RONALDO RAMOS DE MELLO AGRAVADO: PAULO PIRES DE OLIVEIRA RELATOR: DES. BENEDICTO ABICAIR AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO POPULAR

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.524.730 - MG (2013/0011217-0) VOTO O EXMO. SR. MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA (RELATOR): O recurso merece prosperar. 1. Da origem Cinge-se a controvérsia a saber se a compensação

Leia mais

E X A M E D E O R D E M PRÁTICA TRABALHISTA

E X A M E D E O R D E M PRÁTICA TRABALHISTA PRÁTICA TRABALHISTA 2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais. Todos os direitos

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre AULA 08. Contestação com pedido contraposto. Pedido contraposto.

Pratica Civil I 7º Semestre AULA 08. Contestação com pedido contraposto. Pedido contraposto. AULA 08 Contestação com pedido contraposto Pedido contraposto. Definição: No procedimento sumário e nas ações que tramitam sob a égide da lei 9099/95, o réu, para contra atacar o autor, se vale da elaboração

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 7ª CÂMARA CRIMINAL

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 7ª CÂMARA CRIMINAL Recurso de Apelação nº 0051769-88.2013.8.19.0001 Apelante: Confederação Brasileira de Futebol Apelado 1: Marco Antonio Teixeira Apelado 2: Ministério Público Origem: Juízo de Direito da 27ª Vara Criminal

Leia mais

1-Da preliminar de inépcia: O reclamante postulou a condenação da reclamada ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de equiparação.

1-Da preliminar de inépcia: O reclamante postulou a condenação da reclamada ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de equiparação. EXMO. DR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE Processo número Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, perante V. Exa, por meio de seu advogado, com endereço profissional na, com fundamento no art.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO DESPACHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO DESPACHO 1 DESPACHO Trata-se de Pedido de Providências, com pedido de liminar, que aborda as designações de oficiais de justiça ad hoc, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em preterição a candidatos

Leia mais

AUSÊNCIA DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO: CARÊNCIA

AUSÊNCIA DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO: CARÊNCIA 1 AUSÊNCIA DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO: CARÊNCIA Cinthia Sayuri OTA 1 Larissa Pereira STADELLA 2 Gilmara Pesquero Fernandes Mohr FUNES 3 RESUMO: O presente trabalho vem demonstrar a necessidade da existência

Leia mais

Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª.. Região

Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª.. Região Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª.. Região DA PROVA PERICIAL Desempenho das Funções de Perito Judicial MédicoM Alessandro Tristão - Outubro de 2009 Objetivos Promover a discussão de

Leia mais

Juíza Gisele Guida de Faria Membro do GEDICON. 1. Considerações iniciais

Juíza Gisele Guida de Faria Membro do GEDICON. 1. Considerações iniciais ADMISSIBILIDADE DA CITAÇÃO (RECTIUS: INTIMAÇÃO) NA PESSOA DO ADVOGADO, POR MEIO DA IMPRENSA OFICIAL OU MEIO ELETRÔNICO NO PROCESSO JUDICIAL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA PARÁGRAFOS 7º E 9º DO ARTIGO 17

Leia mais

QUESTÕES DE ATO ADMINISTRATIVO PROFº: ALEXANDRE BASTOS

QUESTÕES DE ATO ADMINISTRATIVO PROFº: ALEXANDRE BASTOS QUESTÕES DE ATO ADMINISTRATIVO PROFº: ALEXANDRE BASTOS 01. Atos administrativos discricionários: a) podem ser anulados por motivo de conveniência e oportunidade. b) são sujeitos a controle judicial. c)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA OFICINA DO NOVO CPC AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N.º 536888-7, DE CASCAVEL 1.ª VARA CÍVEL APELANTE : EDSON APARECIDO ALBA APELADO : BANCO ITAUCARD S.A. RELATOR : DESEMBARGADOR Francisco Pinto RABELLO FILHO Julgamento imediato de causas

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº 249588-54 (200902495881) COMARCA DE GOIÂNIA

APELAÇÃO CÍVEL Nº 249588-54 (200902495881) COMARCA DE GOIÂNIA APELAÇÃO CÍVEL Nº 249588-54 (200902495881) COMARCA DE GOIÂNIA APELANTE APELADO RELATOR DENISE CACHEFFO DE PAIVA E OUTRO DIVINA MARIA DE JESUS RELATÓRIO Trata-se de Apelação Cível interposta por DENISE

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 08/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 18 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 18 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, contestação 10)

Leia mais

TÍTULO I DAS FORMAS DE EXTINÇÃO E EXCLUSÃO DOS CRÉDITOS CAPÍTULO I DOS CASOS DE EXTINÇÃO E EXCLUSÃO

TÍTULO I DAS FORMAS DE EXTINÇÃO E EXCLUSÃO DOS CRÉDITOS CAPÍTULO I DOS CASOS DE EXTINÇÃO E EXCLUSÃO RESOLUÇÃO CFC N.º 1368/11 Estabelece critérios para concessão de parcelamento de créditos de exercícios encerrados, de transação, de isenção e de remissão pelos Conselhos de Contabilidade e dá outras providências.

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é Registro: 2016.0000325765 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é apelante EDVALDO DA SILVA OLIVEIRA, é

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Recursos Trabalhistas. Execução Trabalhista. Dissídio Coletivo. Procedimentos Especiais. OBJETIVOS GERAIS Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o processamento dos recursos, execução, dissídio

Leia mais

Será o fim da categoria condição da ação? Um elogio ao projeto do novo CPC.

Será o fim da categoria condição da ação? Um elogio ao projeto do novo CPC. Será o fim da categoria condição da ação? Um elogio ao projeto do novo CPC. Fredie Didier Jr. Professor-adjunto de Direito Processual Civil da Universidade Federal da Bahia. Mestre (UFBA), Doutor (PUC/SP)

Leia mais

D A N I E L L E T O S T E 4 A N

D A N I E L L E T O S T E 4 A N Fundamento legal: Artigo 282 do CPC. 1º Passo: Identificar as pretensões e a natureza dos pedidos: Declaratória; Constitutiva; Condenatória (Indenizatória). 1. PETIÇÃO INICIAL. Verificar CPC artigos 94

Leia mais