Direito Processual Civil. Teoria Geral do Processo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Processual Civil. Teoria Geral do Processo"

Transcrição

1 Direito Processual Civil Teoria Geral do Processo

2 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL Noções gerais Regras de conduta Conflito de interesses Direito material e Direito processual Denominação Relação com os demais ramos do Direito

3 Norma processual Competência para legislar sobre norma processual civil art. 22, I X 24, XI da CRFB. Fontes formais e materiais Obs : lei, a analogia, o costume, os princípios gerais do direito e as súmulas do STF com efeito vinculante Lei de 19 de Dezembro de 2006

4 INTERPRETAÇÃO DA NORMA PROCESSUAL Método gramatical Método sistemático Método comparado Método histórico Método teleológico

5 Lei processual no espaço e no tempo Princípio da Imediatidade artigo 1211 do CPC Princípio da Terriotoridade artigo 1211 do CPC.

6 Fases de Evolução Fases de Evolução: 1º - Fase Imanetista 2º - Fase Científica 3º - Fase Instrumentalista

7 Princípios constitucionais do Direito Processual 1. Princípio da isonomia art. 5º, caput 2. Princípio do contraditório e da ampla defesa art. 5º, LV 3. Princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional ou do acesso à justiça art. 5º, XXXV 4. Princípio da imparcialidade do juiz art Princípio do devido processo legal art. 5º, LIV 6. Princípio da duração razoável e da celeridade art. 5º, LXXVIII 7. Princípio do duplo grau de jurisdição

8 PRINCIPAIS INSTITUTOS AÇÃO direito público subjetivo da parte de invocar a tutela jurisdicional do Estado. JURISDIÇÃO monopólio estatal. Consiste em dizer e aplicar o direito ao caso concreto PROCESSO conjunto / soma de atos processuais que visam alcançar a composição do conflito ( objetivo ) através da sentença.

9 JURISDIÇÃO Introdução Finalidades : composição dos conflitos, pacificação social e realização da justiça. Características : inércia, substitutividade, atividade pública, indeclinabilidade e unidade. Arbitragem Princípios informadores : 1. Inércia art. 2º e 262 do CPC 2. Inevitabilidade 3. Indelegabilidade 4. Investidura 5. Aderência ao território Jurisdição contenciosa e Jurisdição voluntária

10 Conceito. Natureza jurídica. Ação Elementos: partes, objeto e causa de pedir. Condições da ação: legitimidade ad causam, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido. Carência de ação.

11 Processo Noções Gerais Princípios Informadores 1 -Devido processo civil 2 -Impulso Oficial 3 -Oralidade 4 -Publicidade 5 -Razoável duração 6 -Lealdade

12 Estrutura e Organização do Poder Judiciário STF STJ TST TSE STM TJ TRF TRT TRE Auditorias militares Juízes de Direito Juízes Federais Juízes do Trabalho Juízes eleitorais

13 Os juizados especiais STF Turmas Recursais dos Juizados Especiais Estaduais Lei 9099/95 Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais Lei10259/01 Juízes dos Juizados especiais estaduais Juízes dos juizados especiais federais

14 Direito Processual Civil

15 Litisconsórcio Conceito. Classificações: Ativo X Passivo X Misto. Espécies: 1.Facultativo. 2.Necessário. 3.Simples. 4.Unitário.

16 Direito Processual Civil Competência

17 Competência Conceito Competência internacional e interna. Princípio da perpetuatio jurisdictionis Critérios de determinação da competência: Em razão da matéria. Critério Funcional. Em razão da pessoa. Critério territorial. Em razão do valor.

18 Competência absoluta e relativa Prevalece o interesse público. Pode ser reconhecida de ofício. Pode ser alegada a qualquer tempo ou grau de jurisdição. Argüida como preliminar na contestação. Não cabe eleição de foro Os atos decisório proferidos por juiz absolutamente incompetente são nulos. Prevalece o interesse privado. Não pode ser reconhecida de ofício em regra, atenção ao caso único do artigo 112. Deve ser argüida por meio de exceção de incompetência relativa. Argüida por meio de exceção de incompetência relativa Cabe eleição de foro Não há nulidades.

19 Exercícios de Competência Prova: FCC 2009 DPE-MT Defensor Público A incompetência absoluta deve ser: a) Levantada por meio de exceção; aceita, remetem-se os autos ao juiz competente, com o aproveitamento de todos os atos processuais. b) Declarada de ofício; aceita, extingue-se o processo, por não ser possível aproveitar-se nenhum ato processual. c) Provocada pela parte; aceita, extingue-se o processo. d) Declarada de ofício; aceita, remetem-se os autos ao juiz competente, havendo-se como nulos somente os atos decisórios. e) Declarada de ofício; aceita, todos os atos processuais são nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente.

20 Exercícios de Competência Prova: FCC BACEN Procurador- Por exceção devem-se aguir a: a) Incompetência absoluta, a suspeição e o impedimento do Juiz. b) Incompetência absoluta e a incompetência relativa c) Conexão, a continência e a incompetência relativa d) Coisa julgada e litispendência. e) Incompetência relativa, a suspeição e o impedimento do Juiz.

21 Prova: VUNESP-DPE-MS-Defensor Público O conflito de Competência não pode ser oposto a) De ofício, pelo Juiz. b) Pelo ministério público. c) Pela parte, a qualquer tempo e em qualquer grau de Jurisdição d) Pela parte que ofereceu exceção declinatória do Foro.

22 Prova: FCC-2006-TRE-SP-Analista Judiciário- Área Administrativa Com relação a modificação da competência, é certo que: a)dá-se a continência entre duas ou mais ações quando lhe for comum o objeto ou a causa de pedir. b)a competência, em razão do valor e do território, não poderá modificar-se pela conexão ou continência. c)a competência, em razão da matéria e da hierarquia e derrogável por convenção das partes d)a competência, em razão do valor e do território é sempre inderrogável por convenção das partes. e)o juiz da causa principal é também competente para a ação declaratória incidente e as ações de garantias.

23 Prova: FCC-2005-PGE-SE-Procurador de Estado. A competência determinada pela localização do imóvel, as ações fundadas em direito real, será: a)absoluta, se o litígio recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, posse, divisão e demarcação de terras e nunciação de obras novas. b)relativa, sempre concorrente entre o foro do local do imóvel e o do domicílio do réu. c)absoluta, porém sempre poderão ser ajuizadas no Foro de eleição contratado. d)sempre relativa, mas não admite eleição do Foro no contrato. e)concorrente entre o foro do local do imóvel e o do domicílio do autor.

24 Prova :FCC-PGE-RR-Procurador de Estado A respeito da competência do processo civil, considere as seguintes afirmações: I- A incompetência em razão da matéria é absoluta e deve ser arguida como preliminar na contestação. II- A competência fixada exclusivamente em razão do valor, pode ser derrogada pelas partes. III- A eleição do Foro em determinado contrato nunca obriga os herdeiros e sucessores dos contratantes IV- A Incompetência em razão do território e relativa e deve ser arguida mediante exceção. V- A incompetência em razão da hierarquia não pode ser reconhecida de ofício pelo juiz. SOMENTE estão corretas as afirmações : a) I,II e III. b) I,II e IV. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) II, III e V.

25 Prova: ESAF Assinale a opção correta: a) A Incompetência absoluta é passível de prorrogação. b) A Incompetência territorial é, em princípio, relativa. c) A prevenção é determinada somente pela citação. d) A Incompetência absoluta deve ser arguida mediante exceção. e) A conexão deve ser arguida de mediante exceção de incompetência.

26 Prova: FCC-2010-TRF-4º Região - Assuntos : Competência: Dá-se a continência entre duas ou mais ações a) Quando lhes for comum o objeto,ou a causa de pedir. b) Quando lhes for comum o objeto, as partes e a cauda de pedir. c) Sempre que há identidade quanto á causa de pedir. Independentemente da abrangência do objeto de uma das ações d) Sempre que há identidade quanto as partes e a causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras. e) Sempre que há identidade quanto as partes, independentemente da abrangência do objeto de uma das ações

27 Prova : FCC De acordo com a legislação processual civil brasileira, em relação á incompetência. a) A absoluta deve ser deduzida na contestação, e a relativa por meio de exceção. b) A relativa deve ser deduzida na contestação, e a absoluta por meio de exceção. c) Tanto a absoluta quanto a relativa devem ser deduzidas na contestação. d) Tanto a absoluta quanto a relativa devem ser deduzidas por meio de exceção. e) A absoluta deve ser deduzida na contestação, e a relativa por meio de reconvenção.

28 Prova : FCC. A respeito de Competência, é INCORRETO afirmar: a)nas ações fundadas em direito real sobre imóveis, pode o autor optar pelo foro de eleição quando litígio versar sobre posse b) Quando o réu não tiver domicílio nem residência no Brasil, a ação fundada em direito pessoal será proposta no domicílio do autor. c) Para a ação em que se pedem alimentos, é competente o foro do domicílio ou residência do alimentando. d) Para a anulação de títulos extraviados ou destruídos, é competente o foro do domicílio do devedor. e) Para a ação em que for ré a sociedade que carece de personalidade jurídica, é competente do foro do lugar onde exerce a sua atividade principal.

29 Formação, suspensão e extinção do processo Artigos do CPC. Formação artigo 262. Causas de suspensão artigo 265. Extinção artigos 267 e 269.

30 PROCEDIMENTOS 1.Comum ordinário. 2.Comum sumário. 3.Especial de jurisdição contenciosa. 4.Especial de jurisdição voluntária. 5.Especial dos juizados especiais.

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA 1. O que é jurisdição? 2. Quem representa o Estado quando se trata de jurisdição? 3. Por que o Estado é escolhido? 4. Como e através de que se opera a jurisdição?

Leia mais

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Sumário Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Capítulo 3 Aplicação da Lei processual penal... 9 Capítulo 4 Princípios do Processo Penal...

Leia mais

DO PROCESSO E PROCEDIMENTO

DO PROCESSO E PROCEDIMENTO DO PROCESSO E PROCEDIMENTO PROCESSO Para solucionar os litígios, o Estado põe à disposição das partes três espécies de tutela jurisdicional: a cognição, a execução e a cautela. O que as distingue são os

Leia mais

- 2. Debates em grupo de casos concretos com a apresentação dos resultados para análise conjunta da turma.

- 2. Debates em grupo de casos concretos com a apresentação dos resultados para análise conjunta da turma. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO-DPT PROFESSOR TITULAR: CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE PROFESSORA ASSISTENTE:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DO PROCESSO

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DO PROCESSO Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 CAPÍTULO I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 15 1. Jurisdição... 15 1.1. Generalidades e conceito... 15 1.2. Características... 16 1.3. Divisão... 17 2. Princípios de processo

Leia mais

PROCESSO PENAL II PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014

PROCESSO PENAL II PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014 PROCESSO PENAL II PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014 MISSÃO E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO Promover a formação integral do homem, com valores éticos e cristãos. Preparar profissionais qualificados, buscando a

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 capítulo I função e carreira do procurador do estado... 15 1. Introdução e breve reconstrução histórica das Procuradorias Estaduais no Brasil...15 2. Fundamento constitucional

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 7 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 9 PREFÁCIO...17 APRESENTAÇÃO...21 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO...23

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 7 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 9 PREFÁCIO...17 APRESENTAÇÃO...21 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO...23 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 7 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 9 PREFÁCIO...17 APRESENTAÇÃO...21 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO...23 CAPÍTULO 2 O DIREITO: CONCEITO E FUNÇÕES. OS PRINCIPAIS SISTEMAS JURÍDICOS DA

Leia mais

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de 1. (OAB 136) De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), extingue-se o processo sem resolução de mérito quando A) o juiz reconhece a prescrição ou a decadência. B) as partes transigem. C) o autor renuncia

Leia mais

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho)

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) 1 A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * Mais uma segunda fase se aproxima. Conforme mencionei no artigo anterior, 3 são as principais

Leia mais

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ 1 1. PRINCÍPIOS DO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL A justa composição da lide só pode ser alcançada quando a tutela jurisdicional for prestada dentro dos moldes delimitados pelas normas processuais.

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 13 Processo X procedimento... 13 Ritos no processo de cognição... 13 Procedimento comum... 14 Procedimento especial... 14 Atividade jurisdicional estrutura...

Leia mais

Aula 03. 1. Princípio do juiz natural >art. 5º, XXXVII, CRFB/88. É corolário lógico do princípio do devido processo legal.

Aula 03. 1. Princípio do juiz natural >art. 5º, XXXVII, CRFB/88. É corolário lógico do princípio do devido processo legal. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Princípios da Jurisdição. Espécies de Jurisdição. Jurisdição Contenciosa e Jurisdição Voluntaria/ 03 Professor: Edward Carlyle Monitora:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 6º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-16 PERÍODO: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-16 PERÍODO: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-16 PERÍODO: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

Leia mais

A jurisdição é exercida, em cada caso, por um único órgão competente. Administração da unicidade da jurisdição.

A jurisdição é exercida, em cada caso, por um único órgão competente. Administração da unicidade da jurisdição. COMPETÊNCIA A jurisdição é exercida, em cada caso, por um único órgão competente. Administração da unicidade da jurisdição. Medida da jurisdição Capacidade para o exercício do poder jurisdicional Capacidade

Leia mais

Sumário. 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e caraterísticas 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária

Sumário. 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e caraterísticas 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e caraterísticas 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação 2.2 Evolução do direito processual

Leia mais

GUSTAVO HENRIQUE BADARÓ JUIZ NATURAL NO PROCESSO PENAL. Prefácio ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'

GUSTAVO HENRIQUE BADARÓ JUIZ NATURAL NO PROCESSO PENAL. Prefácio ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS' GUSTAVO HENRIQUE BADARÓ JUIZ NATURAL NO PROCESSO PENAL Prefácio ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS' PREFÁCIO - ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO......... 9 INTRODUÇÃO... 17

Leia mais

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63 Capítulo 1 Introdução e evolução histórica... 3 Capítulo 2 Direito processual penal no Brasil... 9 Capítulo 3 Conceito e terminologias... 13 Capítulo 4 Conexões do direito processual penal com as demais

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 4º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO PLANO DE AULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO PLANO DE AULA PLANO DE AULA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 6º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar

Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar de se desdobrar em uma série de atos diversos, o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 4º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL Programa (60 horas) I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II ACESSO AO DIREITO 2.1 Modalidades de acesso

Leia mais

1. Identificação Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-37 6º 04 Semanal Semestral 04 60. Nome da Disciplina DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

1. Identificação Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-37 6º 04 Semanal Semestral 04 60. Nome da Disciplina DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1. Identificação Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-37 6º 04 Semanal Semestral 04 60 Curso DIREITO Nome da Disciplina DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 2. Pré-requisito D-15-TEORIA GERAL DO

Leia mais

DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita.

DOMICÍLIO = É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo RESIDÊNCIA = Local no qual a pessoa habita. UNIDADE 6 - DOMICÍLIO CONCEITOS: DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita." Não se confundem domicílio e residência.

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA V COMPETÊNCIA POR PREVENÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - DISTRIBUIÇÃO: É uma espécie de sorteio, fixará a competência do juízo quando, na mesma circunscrição judiciária, houver mais de um

Leia mais

PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1 PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 01. Assinale a alternativa incorreta (art. 5º): (A) é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato; (B) ninguém poderá ser compelido a associar-se

Leia mais

Capítulo 1 Processo...1. Capítulo 2 Procedimento Comum Ordinário e Sumário...7. 2.2. Procedimento comum sumário...8

Capítulo 1 Processo...1. Capítulo 2 Procedimento Comum Ordinário e Sumário...7. 2.2. Procedimento comum sumário...8 S u m á r i o Capítulo 1 Processo...1 1.1. Processo: conceito...1 1.2. Espécies de processo...2 1.3. Distinção entre processo e procedimento...3 1.4. Procedimentos existentes...3 1.5. Indisponibilidade

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 6º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Evolução Histórica: breves

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA I. Curso: DIREITO / BACHARELADO II. Disciplina: PROGRAMA DE DISCIPLINA DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (D-50) Área: Ciências Sociais Período: 9º - Nono Turno: Matutino/Noturno Ano: 2010.2 Carga Horária:

Leia mais

www.alfaconcursos.com.br

www.alfaconcursos.com.br 296 www.alfaconcursos.com.br Conselho Editorial Diretor Pedagógico - Evandro Guedes Diretor de Operações - Javert Falco Coordenadora Editorial - Wilza Castro Editora de Texto - Giancarla Bombonato Analista

Leia mais

DA AÇÃO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

DA AÇÃO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO DA AÇÃO Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE AÇÃO Ação : direito subjetivo público, autônomo e abstrato de invocar a tutela jurisdicional. Teorias imanentistas ( ou civilistas)

Leia mais

AÇÃO CIVIL EX DELICTO

AÇÃO CIVIL EX DELICTO CONCEITO é a ação ajuizada pelo ofendido na esfera cível para obter indenização pelo dano causado pelo crime. LOCAL DA PROPOSITURA: ação pode ser proposta no foro do domicílio da vítima, do local dos fatos,

Leia mais

Teoria Geral do Processo

Teoria Geral do Processo Teoria Geral do Ação, Exceção e 2011 O presente roteiro destina-se a apontar sucintamente o conteúdo da ação e exceção previstas no ordenamento jurídico brasileiro. Utilizado como material de apoio e acompanhamento

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Direito Processual Civil I Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Quando se fala de Direitos Humanos e de Direito Processual Penal relacionam-se todas as

Quando se fala de Direitos Humanos e de Direito Processual Penal relacionam-se todas as 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-16 PERÍODO: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE TERRA NOVA DO NORTE EDITAL 001/2016-DF

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE TERRA NOVA DO NORTE EDITAL 001/2016-DF EDITAL 001/2016-DF O EXMO. SR. DR. JEAN PAULO LEÃO RUFINO MM. Juiz Substituto e Diretor do Foro da Comarca De Terra Nova do Norte, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, considerando

Leia mais

Ministério Público Eleitoral

Ministério Público Eleitoral Ministério Público Eleitoral O Ministério Público é uma instituição permanente, criada de forma direta pelo texto constitucional. Trata-se de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PROCESSO instrumento utilizado para resolução dos conflitos de interesses, formado por um conjunto de atos, exige a conjugação de dois fatores:

Leia mais

Código de Processo Civil Artigos 200 a 242 MODALIDADES DE CARTAS: DIREITO PROCESSO CIVIL

Código de Processo Civil Artigos 200 a 242 MODALIDADES DE CARTAS: DIREITO PROCESSO CIVIL DIREITO PROCESSO CIVIL Da comunicação dos atos processuais: cartas, citação e intimação. Da formação suspensão e extinção do processo. Glauka Archangelo DA COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS: CARTAS, CITAÇÃO

Leia mais

Processo penal eficiente? Prof. Dr. Nestor E. A. Santiago Unifor

Processo penal eficiente? Prof. Dr. Nestor E. A. Santiago Unifor Processo penal eficiente? Prof. Dr. Nestor E. A. Santiago Unifor Perguntas 1. O que é um processo penal eficiente? 2. Há como conceituar o princípio da eficiência, especialmente no processo penal? 3. Eficiência,

Leia mais

SUJEITOS NO PROCESSO PENAL

SUJEITOS NO PROCESSO PENAL SUMÁRIO Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Agradecimentos... 21 Nota à 4ª edição... 23 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I SUJEITOS NO PROCESSO PENAL...

Leia mais

O Contencioso administrativo e seu Papel no Estado Democrático de Direito

O Contencioso administrativo e seu Papel no Estado Democrático de Direito MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS O Contencioso administrativo e seu Papel no Estado Democrático de Direito OTACÍLIO DANTAS CARTAXO FIESP 25 de novembro de 2013 Foco da

Leia mais

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROFESSOR: DR. ALBERTO JUNIOR VELOSO JUIZ

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROFESSOR: DR. ALBERTO JUNIOR VELOSO JUIZ DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROFESSOR: DR. ALBERTO JUNIOR VELOSO JUIZ FONTES CONSULTA CF - Constituição Federal contendo Emenda Constitucional 45/2004 CE - Constituição do Estado do Paraná CODJ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 7º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE

A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE DIREITO COMUNITÁRIO E COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Direito Comunitário primário e Direito Comunitário derivado O princípio do primado (ou primazia)

Leia mais

TEORIA GERAL DO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

TEORIA GERAL DO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO TEORIA GERAL DO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO ANTONIO ARALDO FERRAZ DAL POZZO TEORIA GERAL DO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO São Paulo 2016 Copyright EDITORA CONTRACORRENTE Rua Dr. Cândido Espinheira,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2013.1

PLANO DE ENSINO 2013.1 2013.1 CÓDIGO DISCIPLINA PERÍODO CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL DIT805 DIREITO PROCESSUAL CIVIL V PROCEDIMENTOS ESPECIAIS 8º 72 h/a 0 h/a 72 h/a DOCENTE Me. Eduardo Hoffmann EMENTA Dos Procedimentos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Recursos Trabalhistas. Execução Trabalhista. Dissídio Coletivo. Procedimentos Especiais. OBJETIVOS GERAIS Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o processamento dos recursos, execução, dissídio

Leia mais

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 1 NOÇÕES DE JURISDIÇÃO, COMPETÊNCIA E AÇÃO

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 1 NOÇÕES DE JURISDIÇÃO, COMPETÊNCIA E AÇÃO CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 1 NOÇÕES DE JURISDIÇÃO, COMPETÊNCIA E AÇÃO Olá, pessoal! Hoje damos início ao primeiro módulo do nosso Curso de Resolução

Leia mais

NOVO CPC QUADRO COMPARATIVO CPC/2015 > CPC/1973

NOVO CPC QUADRO COMPARATIVO CPC/2015 > CPC/1973 Grupo de Pesquisa do Prof. José Miguel Garcia Medina NOVO CPC QUADRO COMPARATIVO CPC/2015 > elaborado pelo grupo de pesquisa do Prof. José Miguel Garcia Medina para distribuição gratuita, sendo vedada

Leia mais

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373.

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Competência Inovações na seara trabalhista: Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. Lei 11.648/08. Centrais Sindicais sempre existiram no mundo fático,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.743, DE 2008 Acrescenta parágrafo único ao art. 201 da Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório.

RELATÓRIO. 3. Sem contrarrazões. 4. É o relatório. PROCESSO Nº: 0806625-97.2014.4.05.8100 - APELAÇÃO RELATÓRIO 1. Trata-se de apelação interposto pela Caixa Econômica Federal - CEF, contra sentença do Juízo da 8ª Vara Federal Seção Judiciária do Ceará,

Leia mais

Breve Reflexão da Competência do Foro do Domicílio do Consumidor

Breve Reflexão da Competência do Foro do Domicílio do Consumidor Breve Reflexão da Competência do Foro do Domicílio do Consumidor Rafael Estrela Nóbrega Juiz de Direito do TJ/RJ. A competência nasceu da necessidade de se organizar a atividade jurisdicional, dada a quantidade

Leia mais

NOVO CPC QUADRO COMPARATIVO CPC/2015 > CPC/1973

NOVO CPC QUADRO COMPARATIVO CPC/2015 > CPC/1973 Grupo de Pesquisa do Prof. José Miguel Garcia Medina NOVO CPC QUADRO COMPARATIVO > elaborado pelo grupo de pesquisa do Prof. José Miguel Garcia Medina para distribuição gratuita, sendo vedada sua comercialização.

Leia mais

DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL. Meu canal no Youtube com vídeos de revisão:

DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL. Meu canal no Youtube com vídeos de revisão: DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL Meu canal no Youtube com vídeos de revisão: https://www.youtube.com/user/brunoagklippel Conheça os

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 2005 1º Semestre EXPEDIENTE CURSO DE DIREITO CADERNOS DE EXERCÍCIOS Coordenação Geral do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá Prof. Sérgio Cavalieri Filho Prof. André

Leia mais

Provimento do recurso. A C Ó R D Ã O

Provimento do recurso. A C Ó R D Ã O SEXTA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0038589-37.2015.8.19.0000 AGRAVANTE: RONALDO RAMOS DE MELLO AGRAVADO: PAULO PIRES DE OLIVEIRA RELATOR: DES. BENEDICTO ABICAIR AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO POPULAR

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A DIREITOS INDÍGENAS. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL RECONHECIDA. DECISÃO PROFERIDA PELO JUÍZO ESTADUAL ANULADA. As questões envolvendo direitos de indígenas são de competência da Justiça Federal. Competência

Leia mais

Transparência e celeridade no processo administrativo fiscal: proposta de um novo modelo

Transparência e celeridade no processo administrativo fiscal: proposta de um novo modelo Transparência e celeridade no processo administrativo fiscal: proposta de um novo modelo I Seminário Nacional do Contencioso Administrativo Fiscal de 2ª Instância Estadual SENACOF Tribunal Administrativo

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL. Processo PGT/CCR/PP/Nº 18561/2013

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL. Processo PGT/CCR/PP/Nº 18561/2013 Câmara de Coordenação e Revisão Origem: PRT 2ª Região Interessados: Assunto: 1. Suscitante: Dr. Luiz Carlos Michele Fabre (PRT 2ª Região Sede) 2. Suscitada: Dr.ª Damaris Ferraz Salvioni (PRT 2ª Região

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático... Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 1. Bibliografia... 1809

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático... Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 1. Bibliografia... 1809 ÍNDICE GERAL Índice Sistemático... VII Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 1 Bibliografia... 1809 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)...

Leia mais

Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU)

Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU) Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU) meta2cnj@tjpe.jus.br 1) Como devo proceder para informar no sistema JudWin processos que foram sentenciados fisicamente,

Leia mais

Direito Processual Civil II

Direito Processual Civil II Direito Processual Civil II»Aula 2 Procedimento Sumário: parte 1 Procedimento Sumário: Hipóteses legais II Procedimento Sumário 1 Rito sumário e Juizados Especiais - O procedimento comum é aplicável as

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA CIRCUNSCRIÇÃO DE PONTA GROSSA (PR)

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA CIRCUNSCRIÇÃO DE PONTA GROSSA (PR) EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA CIRCUNSCRIÇÃO DE PONTA GROSSA (PR) O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, em face do r. despacho de fls. 1201, vem perante Vossa Excelência se manifestar

Leia mais

Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012

Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012 Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012 COMENTÁRIOS DO AUTOR EM VERMELHO 40 Os atos processuais não dependem de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO DESPACHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO DESPACHO 1 DESPACHO Trata-se de Pedido de Providências, com pedido de liminar, que aborda as designações de oficiais de justiça ad hoc, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em preterição a candidatos

Leia mais

É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto.

É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto. Reconvenção da Reconvenção É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto. EX: Ação de cobrança Contestação alegando compensação Reconvenção pleiteando a diferença Na reconvenção, há contestação

Leia mais

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil)

DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) DENUNCIAÇÃO DA LIDE (Artigos 125 a 129 do Código de Processo Civil) A denunciação da lide chama o denunciado que mantém vínculo de direito com o denunciante, a fim de responder a garantia do negócio jurídico,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Incompetência relativa: exceções à regra da impossibilidade de conhecimento de ofício Rodolpho Randow de Freitas* RESUMO: A regra a respeito da incompetência é a de que a absoluta

Leia mais

4ª CÂMARA (SEGUNDA TURMA) 0001338-94.2011.5.15

4ª CÂMARA (SEGUNDA TURMA) 0001338-94.2011.5.15 4ª CÂMARA (SEGUNDA TURMA) 0001338-94.2011.5.15.0126 RO - RECURSO ORDINÁRIO VARA DO TRABALHO DE PAULÍNIA 2A RECORRENTE: DONACIANO RIBEIRO PINTO RECORRIDO: NSA TECH INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS METALÚRGICOS

Leia mais

Juizados Especiais Cíveis

Juizados Especiais Cíveis Juizados Especiais Cíveis Juiz de Direito/RS 1) O que é Juizado Especial Cível? É uma justiça mais célere, informal, totalmente gratuita, destinada a julgar as causas de menor complexidade. São aquelas

Leia mais

COMUNICADO nº 11/2013, da SUBPROCURADORIA GERAL DO ESTADO DA ÁREA DO CONTENCIOSO GERAL

COMUNICADO nº 11/2013, da SUBPROCURADORIA GERAL DO ESTADO DA ÁREA DO CONTENCIOSO GERAL COMUNICADO nº 11/2013, da SUBPROCURADORIA GERAL DO ESTADO DA ÁREA DO CONTENCIOSO GERAL Orienta a atuação nas ações em que se pleiteia medicamento não registrado pela ANVISA O Subprocurador Geral do Estado

Leia mais

sumário Capítulo 1 introdução... 1 Capítulo 2 JurisDiÇÃo, princípios Do processo CiVil E CompEtÊNCia... 25

sumário Capítulo 1 introdução... 1 Capítulo 2 JurisDiÇÃo, princípios Do processo CiVil E CompEtÊNCia... 25 sumário Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 1 1. Aspectos Iniciais... 1 2. A Palavra Processo e seus Vários Significados... 2 3. O Processo Como Conjunto de Normas que Regula o Exercício da Jurisdição e o Conceito

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A FUNÇÃO DE JUIZ LEIGO NO ÂMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PROCESSO SELETIVO PARA A FUNÇÃO DE JUIZ LEIGO NO ÂMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO SELETIVO PARA A FUNÇÃO DE JUIZ LEIGO NO ÂMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL N.º 01/2016 JUIZ LEIGO A Juíza Excelentíssima Senhora Presidente

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014

PLANO DE ENSINO PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014 PLANO DE ENSINO PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL I PROF. CRISTIANO SALMEIRÃO 2014 MISSÃO E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO Promover a formação integral do homem, com valores éticos e cristãos. Preparar profissionais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CAUTELAR. Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CAUTELAR. Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC. CAUTELAR Cautelar Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC. Preparatórias/Antecedentes - Incidentes ajuizadas no curso na ação principal. Satisfativas. Não

Leia mais

PONTO 1: Juizado Especial Cível 1. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

PONTO 1: Juizado Especial Cível 1. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Juizado Especial Cível 1. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL * O JEC se impõem como obrigatório ou facultativo? Facultativo, ao contrário do Juizado Federal que é obrigatório. No JEC não

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE ALEGAÇÃO E DECLARAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE ALEGAÇÃO E DECLARAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE ALEGAÇÃO E DECLARAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL NORONHA, P edro Henrique Baiotto 1 Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como possivelmente

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS 1- Como proceder com relação aos Mandados de Segurança?... 2 2- É possível distribuir um feito sem recolher custas iniciais?... 2 3- É necessário recolher custas referentes

Leia mais

O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS

O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS ANDRÉ BORGES DE CARVALHO BARROS Doutorando em Direito Civil Comparado pela PUC/SP. Doutorando em Função Social do Direito pela Fadisp/SP. Mestre em Direito

Leia mais

Gestão de demandas repetitivas no Novo CPC Direito do consumidor. Alex Costa Pereira 10 de março de 2016

Gestão de demandas repetitivas no Novo CPC Direito do consumidor. Alex Costa Pereira 10 de março de 2016 Gestão de demandas repetitivas no Novo CPC Direito do consumidor Alex Costa Pereira 10 de março de 2016 Relação entre acesso ao judiciário, litigância repetitiva e morosidade: a) A partir da constituição

Leia mais

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância.

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância. 2. AGRAVO 2.1. Conceito É o recurso cabível contra decisões interlocutórias, isto é, aquelas que têm conteúdo decisório, porém não implicam em qualquer situação prevista nos artigos 267 ou 269 do CPC.

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ELEITORAL... 23 JUSTIÇA ELEITORAL... 33 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL... 53

SUMÁRIO DIREITO ELEITORAL... 23 JUSTIÇA ELEITORAL... 33 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL... 53 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Conceito.... 23 1.1.1. Competência legislativa em matéria eleitoral.... 24 1.1.2. Fontes do Direito Eleitoral.... 24 1.2. Direitos políticos.... 25 1.2.1.

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21 INTRODUÇÃO...21 CAPÍTULO I PROCESSO COOPERATIVO: O PARADIGMA PROCESSUAL A PARTIR DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL...25 1.1. A constitucionalização do direito... 25 1.2. Um novo modelo

Leia mais

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL 1. ENDEREÇAMENTO a) Fundamentação I Art. 42 a 53 do Novo CPC II Art. 108 e 109 da Constituição Federal de 1988 2. EXEMPLOS DE ENDEREÇAMENTOS VARA CÍVEL ESTADUAL Excelentíssimo Senhor Doutor

Leia mais

Quadro Comparativo entre o Projeto de Lei do Senado nº 118/2005 e o Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei

Quadro Comparativo entre o Projeto de Lei do Senado nº 118/2005 e o Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei Projeto de Lei Dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública no âmbito dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios. Dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br MSN: armindocastro1@hotmail.com Homepage: www.armindo.com.br Cel: 8405-7311 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução de títulos de crédito.

Leia mais

Sumário. Questões CAPÍTULOS I E II... 43 1. Questões comentadas... 43 2. Questões de concurso... 47

Sumário. Questões CAPÍTULOS I E II... 43 1. Questões comentadas... 43 2. Questões de concurso... 47 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 Capítulo I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 13 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 13 2. Tributo... 14 3. Espécies tributárias... 16 3.1. Impostos...

Leia mais

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 23 1.1. As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO PROCESSO... 29 2.1. Notas introdutórias...

Leia mais

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução Ação de conhecimento ou execução? Documento é título executivo? Qual o tipo de título? Qual a obrigação? Documento é título executivo?

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COMARCA DE

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COMARCA DE PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COMARCA DE São Bento do Norte Processo nº 151.08.000236-6 Ação: Ação Popular Autor: RICARDO DE SANTANA ARAÚJO Réu : Danielle de Carvalho Fernandes SENTENÇA

Leia mais

Teoria Geral do Processo. Introdução

Teoria Geral do Processo. Introdução Teoria Geral do Processo Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Introdução M435t Teoria geral do processo : introdução / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 62 slides. Sistema requerido:

Leia mais

Processos Urgentes Procedimentos Cautelares

Processos Urgentes Procedimentos Cautelares PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS Processos Urgentes Coimbra, 28.10.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 Os Processos Urgentes e os cumprem o Princípio da Tutela Jurisdicional Efectiva, princípio

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2015

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2015 FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Iara Marthos Águila 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º. Ano TURMAS:

Leia mais