A telenovela na grande imprensa nacional: um estudo exploratório da Folha de S. Paulo e da Veja

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A telenovela na grande imprensa nacional: um estudo exploratório da Folha de S. Paulo e da Veja"

Transcrição

1 A telenovela na grande imprensa nacional: um estudo exploratório da Folha de S. Paulo e da Veja Fábia Angélica Dejavite INTRODUÇÃO A televisão constitui-se em um dos principais meios de comunicação, desde que surgiu nos anos 40 nos Estados Unidos. De lá para cá, a TV se expandiu e conquistou espaços, inserindo-se em diversas culturas. Na televisão brasileira, a telenovela a partir de seu surgimento em 1950 destacase como um dos programas mais populares. Conforme pesquisa recente realizada pelo Eurodata (Instituto de pesquisa de Opinião, localizado em Londres, Inglaterra), enquanto no mundo os programas mais assistidos em 1997 foram os esportivos e os de variedades, no Brasil, o programa televisivo de maior audiência foi a novela 2. Tal fato demonstra a importância do gênero na sociedade brasileira. Para Artur da Távola, a telenovela transformou-se no principal produto utilizado pelas televisões abertas na guerra contra as televisões por assinatura. De começos a meados da década de noventa, a competição aumentou devido à existência disseminada 9e crescente) de canais via cabo e antenas parabólicas a despejar filmes, shows internacionais e noticiários, o que deixa para a telenovela uma especificidade que só os canais brasileiros conseguem. 3 A expansão da televisão brasileira no território nacional nos ano 70 e 80, ajudou a telenovela a se impor no gosto da audiência. Aliado a esses fatores surge a imprensa 1 Mestre em Ciências da Comunicação pela UMESP-SP e Professora da Universidade Santa Cecília, Santos-SP. 2 Suplemento TV Folha, jornal Folha de S. Paulo, 26 de abr TÁVOLA, Artur. A telenovela brasileira: história, análise e conteúdo. São Paulo: Globo, P. 102.

2 especializada em televisão no Brasil. Segundo José Marques de Melo e Ofélia Torres Morales, isso se deve pelo fato da crescente espetacularização das feições do jornalismo. No caso brasileiro, verificou-se a emergência de um novo mercado informativo, composto principalmente por revistas semanais dedicadas a retratar o universo das vedetes da televisão (...) Se, por um lado, essa prática jornalística continua a tradição das publicações outrora voltadas para os olimpianos do rádio ou do cinema, por outro lado, ela significou a introdução de uma variável inusitada. Trata-se da reportagem sobre os personagens das telenovelas como se eles compusessem um panorama verossímel, retirandolhes toda a configuração ficcional que lhes é peculiar. 4 Michèle e Armand Mattelart, na obra O Carnaval das Imagens, compartilham com Melo e Morales. Quanto à imprensa, o discurso sobre novela no Brasil não se resume aos das revistas especializadas. Em toda a imprensa diária, semanal ou mensal, abrangendo todos os gêneros e públicos, se fala das novelas. Elas recebem sempre farta cobertura da imprensa: entrevistas com autores, intérpretes, diretores, produtores ou telespectadores, mesas-redondas sobre o alcance dos temas abordados, críticas humorísticas, fofocas das colunas sociais e da imprensa feminina, etc. 5 Melo e Morales afirmam ainda que a proliferação da cobertura jornalística sobre telenovela no Brasil, deve-se...a ancoragem das telenovelas em temas do cotidiano, de tal forma sintonizadas com os acontecimentos do dia-a-dia, causando nos telespectadores a sensação de que os capítulos das telenovelas muitas vezes retratam os fatos correntes com maior fidelidade que os telejornais. 6 Além desses estudiosos verifica-se que a relação entre os gêneros ficcionais televisivos e gêneros de natureza não- ficcional foram preocupações de outros pesquisadores: Trinta (1993); Trigueiro (1995) e Dejavite (1997). 4 MARQUES DE MELO, José e MORALES, Ofélia Torres. A legitimação da telenovela pela mídia impressa no Brasil. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Aracaju (SE), 1995, p.04. Paper apresentado no Grupo de Trabalho de Ficção Audiovisual Seriada. 5 MATTELART, Michèle & Armand. O carnaval das imagens: a ficção na TV. São Paulo: Brasiliense, P MARQUES DE MELO, José e MORALES, Ofélia Torres, op. cit.

3 mundo? 7 Na verdade, para o autor, essa abordagem articula-se, principalmente, dentro de Neste contexto, este artigo pretende discutir como a telenovela brasileira é retratada enquanto fato jornalístico na mídia impressa nacional. Este trabalho decorre de outros realizados anteriormente nos anos de 1996 e A teoria que se toma para esta investigação é o newsmaking (produção de notícias). Segundo Mauro Wolf, o newsmaking tem por objetivo analisar o andamento da cobertura informativa, isto é, investiga qual é a imagem que os meios de comunicação divulgam do dois limites: a cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos. As conexões e as relações existentes entre dois aspectos, constituem o ponto centro deste tipo de pesquisa 8. Dentro desta perspectiva, faz notícia aquilo que, depois de tornado pertinente pela cultura profissional dos jornalistas, é susceptível de ser <<trabalhado>> pelo órgão informativo sem demasiadas alterações e subversões do ciclo produtivo normal 9. Sobre essa teoria destacam-se as pesquisas dos LANG (1953) sobre a cobertura televisiva do regresso do general MacArthur a Chicago; de Tuchuman (1978) e Gans (1979) a respeito da análise da produção e rotinas profissionais. Recentemente, as pesquisas de newsmaking tem ganhado força nas pesquisas de communication research, destacando os estudos de Elliot (1986) e Berkwowitz (1992), que estudam a organização da mídia e as ocupações dos profissionais. Tem-se ainda os trabalho de López (1995), a respeito da produção e organização dos meios na Espanha; González (1993) e Murdok (1988) sobre a produção de telenovelas. No Brasil, destacam-se trabalho de Travancas (1992) com um estudo sobre o dia-a-dia do jornalista. Diante disso, este estudo visa desenvolver algumas inferências sobre a produção da cobertura jornalística de telenovela, investigando como os dois veículos impressos brasileiros de maior circulação o jornal Folha de S. Paulo e a revista Veja - noticiam a mesma. Assim, o objetivo principal é identificar quais os assuntos/acontecimentos que 7 WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 4 ª ed. Lisboa: Editorial Presença, P Ibidem. 9 Idem, p. 171.

4 transformam a telenovela em fato jornalístico PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Este artigo adota a pesquisa exploratória, que tem...como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, com vistas na formulação de problemas mais preciosos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. 10 Nesse tipo de pesquisa usa-se como técnica o levantamento bibliográfico e o documental. Recorreu-se ao primeiro para aprofundar os assuntos sobre telenovela e jornalismo, bem como a inter-relação entre ambos. Já o levantamento documental foi utilizado com a intenção de concretizar o objeto analisado, que se deu no jornal Folha de S. Paulo e na revista semanal Veja. A escolha desse corpus de pesquisa deve-se a constatação que esses veículos são os de maior tiragem da imprensa nacional, sendo líderes em seus respectivos segmentos. 11 Em relação ao jornal Folha de S. Paulo, as partes analisadas são: o suplemento de televisão TV Folha e o Caderno Ilustrada. Na revista Veja investigou-se as editorias de Geral (seção Gente) e Artes e Espetáculos (seção Televisão). O período de análise corresponde ao mês de abril de Neste intervalo, pode-se observar estréia de novela como Era Uma Vez (Rede Globo). Outras ainda estavam em fase de lançamento: Serra Azuis (Rede Bandeirantes), Estrela de Fogo e Torre de Babel ( Rede Globo). E uma encontrava-se nos capítulos finais, Por Amor (Rede Globo). O documento de análise inclui a presença de todos os gêneros jornalísticos (opinativo e informativo), que se reportam à telenovela. A classificação de gêneros jornalísticos tomada neste estudo segue os conceitos de José Marques de Melo 12. O fato do período estudado ser considerado curto, permite a realização de um censo 10 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ª ed. São Paulo: Atlas, P Segundo dados fornecidos pelos departamentos de circulação de ambos os veículos, encontrou-se os seguintes números: a Revista Veja possui tiragem de exemplares, incluindo assinaturas e venda em banca. Já o jornal Folha de S. Paulo tem tiragem diferenciada em todos os dias da semana, sendo o dia de maior tiragem o Domingo, no qual o veículo atinge exemplares. 12 MARQUES DE MELO, José. A opinião no jornalismo brasileiro. 2 ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

5 sobre as matérias referentes à telenovela em ambos veículos. É importante ressaltar que esta pesquisa tem como preocupação a abordagem qualitativa, isto é, o método indutivo como balizamento para análise do objeto DESCRIÇÃO DO CORPUS DA PESQUISA FOLHA DE S. PAULO O jornal Folha de S. Paulo surgiu com a consolidação da fase industrial da imprensa paulista, que aconteceu após a Primeira Guerra Mundial, nos anos 20. Sua história segue o percurso dos meios de comunicação mundial, enfatizando a prestação de serviços e de informação geral. O período de reorganização interna para uma visão mais empresarial começou nos anos 60, com a modernização do parque gráfico: impressão off-set e implementação das cores. A fase da ditadura militar foi um momento de expansão da empresa. 13 A imagem de instituição moderna veio através da implantação do Projeto Folha, iniciado em meados dos anos 80, mais precisamente, no intervalo de 1983 a Esse projeto continua sendo discutido e avaliado até hoje. 14 Em 1996, para acompanhar as mudanças tecnológicas que estão ocorrendo no limiar do século com a chegada de novas mídias, o jornal viu-se obrigado a passar por uma nova reformulação. Em três de março desse ano, inaugurou um novo projeto gráfico, começado com o funcionamento do Centro Tecnológico Gráfico Folha, em Tamboré, cidade da grande São Paulo, em dezembro de Essa reformulação foi inspirada na experiência do USA Today, jornal norteamericano, que tem a filosofia de que cada vez mais o leitor tem menos tempo e paciência para se dedicar à leitura; por isso, apresenta textos concisos e tipos grandes para facilitar a vida de quem lê o veículo. Atualmente, o jornal Folha de S. Paulo apresenta-se como líder em circulação. 13 SCARDUELI, Paulo. Folha muda cara para consolidar liderança. In: LOPES, Dirceu F; SOBRINHO, José Coelho; PROENÇA, José Luiz. A evolução do jornalismo em São Paulo. São Paulo: ECA/USP Edicon, P Idem, p. 179.

6 Dentre os cadernos e suplementos oferecidos por esse veículo, os que se dedicam a cobertura da produção televisiva são: a Ilustrada (caderno diário) e o TV Folha (suplemento dominical). Enquanto o Caderno Ilustrada abre espaço aos outros segmentos culturais (teatro, cinema, livros, espetáculos), o TV Folha, direciona-se apenas à cobertura do assunto televisão A REVISTA VEJA O outro veículo escolhido para a compilação dos dados da pesquisa foi a revista Veja, que também se destaca como líder em circulação no seu ramo de atividade. A primeira edição da revista foi para as bancas em setembro de 1968, três meses antes do AI-5. Quando surgiu sofreu fortes influências das americanas Time e Newseweek. Começou com tiragem de 700 mil exemplares, mas apesar da campanha volumosa feita na época de seu lançamento; não se sustentou no mercado, sofrendo uma crise econômica superada somente três anos após. 15 Dentre as várias editorias que apresenta atualmente, analisa-se neste artigo duas delas: Geral e Artes e Espetáculos. Na primeira investiga-se a seção Gente, e na segunda, a seção televisão. A seção Gente caracteriza-se por apresentar várias notas sobre pessoas famosas que se destacam no mundo do show business; e a seção Televisão traz matérias sobre este meio, além de uma coluna, assinada por Eugênio Bucci, chamada Tempo de TV, com crítica às produções das redes de televisão brasileiras RESULTADOS O primeiro dado observado é que a telenovela se apresenta como fato jornalístico na maior parte do material analisado, provavelmente por ser o gênero de maior audiência da televisão brasileira. Sua ausência do noticiário dá-se quando outras mídias ou produtos televisivos sobressaltam na hierarquia dos acontecimentos, caso exemplificado na cobertura

7 da premiação dos filmes concorrentes ao Oscar, verificado na revista Veja, de primeiro de abril. Assim, verifica-se que a telenovela se configura em fato jornalístico. Diante do material analisado pode-se classificar a cobertura da mesma em tipologias. A saber: 1 FINALIZAÇÃO: esta tipologia diz respeito às matérias referentes às novelas que se encontram em desfecho. 2- LANÇAMENTO: matérias que tratam de novas novelas que estarão no ar nos meses vindouros. 3 DESENROLAR DA TRAMA estão classificadas nesta tipologia as matérias que dizem respeito ao desenvolvimento da história, bem como, as repercussões de assuntos da novela que geram polêmicas entre os telespectadores. Como a troca dos bebês, na novela Por Amor (Rede Globo). 4 PRODUÇÃO e TÉCNICA: todas as matérias referentes aos assuntos necessários à produção, incluindo custos artísticos e financeiros, atrasos nas gravações, dentre outros enfoques. 5 RECEPÇÃO: essa categoria refere-se aos picos de audiência alcançados pelo desenvolvimento da trama das novelas. 6 ELENCO matérias que remetem a informações dos atores e atrizes participantes das novelas que estão sendo veículadas ou em fase de produção. Elas noticiam desde a vida particular dos atores, mudança para outra emissora, até demissão do elenco. 7 PRODUTO TELENOVELA estão englobadas nesta categoria desde anúncio de reprise ( no Vale a Pena Ver de Novo, da Rede Globo), pesquisas sobre telenovelas, investimentos das redes no gênero, prêmios recebidos pelas tramas e/ou ator-atriz, exportação do gênero, divulgação dos resumos dos capítulos da principal novela de cada rede de televisão. 8 PERSONGEM: matérias sobre a vida das personagens e seus sucessos perante o público. 9 CRIAÇÃO: esta categoria refere-se às matérias sobre os autores. 15 Idem, p. 31.

8 10 CRÍTICA: vai desde a análise crítica de especialistas no tema, até mesmo, as cartas enviadas pelo fã/leitor/telespectador. 11 OUTROS: engloba as matérias que apresentam como foco narrativo principal assuntos de outros produtos televisivos, porém, trazendo a telenovela como seu foco secundário. Diante do levantamento das categorias pode-se afirmar que os focos narrativos jornalísticos procuram englobar todos os assuntos/acontecimentos que, de alguma maneira, relacionam direta e/ou indiretamente com a telenovela. Observa-se que a categoria predominante é a que se refere ao elenco. A explicação desse dado deve-se, talvez, ao poder da mídia de legitimar e retroalimentar o fascínio do fã/leitor/telespectador pelo mundo dos artistas. Tal ponto pode ser constatado também no trabalho correlato de Marques de Melo e Morales (1995). Tal pesquisa observou o grande destaque proporcionado pelos jornalistas aos atores e atrizes das tramas na cobertura sobre telenovela. Outra categoria que está sempre presente nas matérias é a Produção e Técnica, explicada por Dominique Wolton como um reflexo da ideologia da televisão, que se divide entre a técnica e a política. O autor considera a primeira delas como sendo a...base da televisão, diretamente ligada às fantásticas possibilidades oferecidas por um instrumento que suplanta o domínio já prestigioso do rádio 16. Wolton acrescenta ainda que, o discurso técnico tem, em geral, a vantagem de simplificar os problemas sociais, sobretudo no domínio muito incerto da comunicação, ao falar essencialmente de novos serviços o que faz supor que eles têm a respostas para uma demanda, como se não criassem de fato uma situação nova, mas preenchessem lacunas de uma situação antiga, que já estava lá. 17 O aparecimento das categorias Finalização, Lançamento e Desenrolar da Trama dáse pelo fato da telenovela caracterizar-se como uma história televisionada, de origem na literatura, nos folhetins, do século XIX. Por isso, seu formato centra-se no desenrolar de uma trama com duração, hoje, em torno de seis meses, e capítulos diários, com exceção dos 16 WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática,1996. P Idem, p.83.

9 domingos. A constatação da categoria Recepção, ressalta a telenovela como um o programa de maior audiência da televisão brasileira. Tal categoria remete a constatação de alguns teóricos de identificar a telenovela como o produto-arma na competitividade entre as redes de televisão aberta e por assinatura. Sabe-se, ainda, que foi o próprio sucesso com a audiência em 1963 que fez com que a emissora passasse a exibir diariamente o infortúnio da detenta Laura que trabalhava como telefonista do presídio e atende a uma ligação de Larry, um advogado que discou por engano para o número e se apaixonou por aquela voz misteriosa sem saber da verdadeira condição da atendente 18. A partir daí, Ocupado, TV Excelsior, foi considerada a primeira telenovela diária brasileira. A guerra pela audiência na televisão brasileira nunca esteve tão acirrada, como nos últimos anos, com a chegada das televisões a cabo e da internet. Até mesmo a Rede Globo, líder absoluta do horário nobre, que já atingiu índices de 100% de audiência com algumas de suas novelas ( Selva de Pedra e Roque Santeiro, por exemplo), tem sofrido fortes oscilações nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística - IBOPE. Recentemente, essa guerra ficou explícita, quando a Rede Record com o programa Ratinho Livre, um dos atuais fenômenos do meio, conseguiu superar a audiência da Globo no horário de sua hegemonia. Assustada, a emissora dos Marinhos, reagiu e provou que a telenovela é uma de suas grandes armas na conquista do telespectador. Utilizando a vilania da personagem Laura, da novela Por Amor, a Globo conseguiu atingir 52% da audiência de acordo com o IBOPE. 19 Tal justificativa pode ser estendida ao surgimento da categoria Personagem. Com isso, verifica-se uma segunda vertente na busca da conquista do fã/leitor/telespectador. Além da sedução por parte da imagem dos artistas, há também o fascínio pela vida das personagens ( o mtio). Marques de Melo e Morales avaliaram que, no discurso da mídia impressa sobre telenovela, identifica-se...linhas de ação na sua narrativa que permitem 18 FALGETANO, Edylita; TEIXEIRA, Mônica. A indústria da novela. Tela Viva, São Paulo, n.63, p.20, out LAURA de Por Amor ofusca Jornal do SBT. Folha de S. Paulo., São Paulo, 29 abr Caderno Ilustrada, p. 04.

10 prever tanto os valores-notícia quanto os valores-ficção que são delinhados. 20 A categoria Produto revela que a própria telenovela como programa televisivo também sobressai como resultado jornalístico. As matérias dessa categoria legitimam a telenovela enquanto produto da indústria cultural. É importante ressaltar que a telenovela é uma mania nacional que gera polêmica, impõe moda e gira milhões de reais através dos subprodutos da teledramaturgia: os merchandising e as trilhas sonoras.... a primeira novela a gerar um subproduto foi O Direito de Nascer, exibida entre 1964 e Ela foi romanceada em capítulos que passaram a ser vendidos nas bancas de revistas. 21 A categoria Criação, exalta outra característica da telenovela, agora como um produto artístico, quase literário. Acredita-se que esse foco narrativo representa, talvez, o reconhecimento da importância da autenticidade, do desenvolvimento da trama e, conseqüentemente, da valorização das personagens pela mídia, na tentativa de melhor abastecer os leitores. Artur da Távoloa vai além, considerando o público co-autor das tramas novelescas. Segundo ele,...o leitor é tão importante quanto o autor. Há a fetichização ao contrário: a do receptor, seja ele leitor, telespectador ou ouvinte (...) É uma relação na qual o pólo receptor influencia a autoria, pois a condiciona. E no caso da telenovela, a obra é cada capítulo diário. 22 Essa categoria vem complementar a tipologia comentada anteriormente, que destaca o trabalho do marketing na indução do consumo do produto telenovela e de seus subprodutos. Essa complementarização evidencia...a criatividade do autor, que transporta para a tela as angústias, os desejos e os sonhos do telespectador. 23 Além disso, segundo matéria publicada na revista norte-americana Time, em junho de 1997, as novelas deveriam ser usadas para todos os tipos de sonhos sonhos de amor, sim, mas também sonhos de países em desenvolvimento. 24 A reportagem ressalta algumas das questões sociais levantadas pela novela O Rei do Gado, veiculada 1996 e 1997, na 20 MARQUES DE MELO, José e MORALES, Ofélia T., op. cit., p FALGETANO, Edylita e TEIXEIRA, Mônica, op. cit. 22 TÁVOLA, Artur da, op. cit., p FALGETANO, Edylita e TEIXEIRA, Mônica, op. cit., p EPSTEIN, Jack; PADGETT, Tim. Breaking. Time Latin American Edition. New York, P.36-40, Jun

11 Rede Globo. Tal produto evidenciou algumas causas sociais pouco discutidas pela imprensa brasileira na época, como o Movimento dos Sem-Terra. Na verdade, a reportagem da revista Time destaca o carácter social que a telenovela pode desenvolver nos países em desenvolvimento, colocando temas como Aids, questão agrária, ecoturismo, além dos já conhecidos das tramas novelescas: amor, ódio, traição, sexo, dentro outros, na agenda do público. A mesma novela, O Rei do Gado, também se repercutiu em uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), que estudou como a telenovela das oito influencia a vida dos brasileiros. Um dos dados mais importantes revelou que a novela constrói a agenda para as discussões domésticas. Não dita comportamentos nem opiniões mas, a partir de suas cenas e diálogos, leva os telespectadores a refletir e tomar partido. A novela não convence uma menina-espectadora a perder a virgindade apenas porque sua protagonista tomou essa decisão mas tem força para colocar essa questão em sua cabeça. 25 E, por último, a categoria Outros demonstra o poder da telenovela enquanto produto gerador da cobertura jornalística e também de polêmicas no cotidiano dos telespectadores. Nela verifica-se que, apesar de não se configurar como o foco principal das matérias, os assuntos sobre telenovela colocam-se em pauta mesmo de forma secundária. Como pode ser observado na matéria que se refere a série brasileira Mulher, da Rede Globo....Assim, a personagem de Regina Braga em Por Amor vive falando sobre o prazer de gostar do próprio corpo (...) Torre de Babel, mostrará, de forma velada, um relacionamento homossexual entre duas mulheres, interpretadas por Silvia Pfeifer e Christiane Torloni CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao realizar este trabalho a preocupação era saber como jornalismo e telenovela se intersectavam no noticiário dito nacional, isto é, nos dois veículos impressos de maior circulação do país. 25 SANCHES, Neuza; LIMA, João Gabriel de. Entre a tela e a vida real. Veja, São Paulo, p.53-54, fev PLANTÃO Feminino. Veja, São Paulo, ano 31, no.16, p.125, 22 abr

12 Os dados dessa análise exploratória da mídia impressa brasileira confirmam que a discussão apresentada acima não se esgosta em si. Na verdade, deixa mais efevercente o assunto, revelando o poder de sedução da telenovela no processo jornalístico, que faz deste seu espelho. Em primeiro lugar, verifica-se que a telenovela se configura enquanto fato jornalístico, justificado através do material coletado, e expresso também em algumas das categorias: Produto e Outros; bem como no estudo correlato de Marques de Melo e Morales. Em segundo lugar, observa-se que as categorias dos assuntos/acontecimentos estão diretamente relacionados com os temas das novelas, evidenciando seu sucesso com os telespectadores, dado esse expresso significativamente na categoria Recepção. Neste sentido, o surgimento da categoria Produção e Técnica revela ainda que a imprensa reforça os aspectos técnicos da televisão. Esse ponto denuncia uma distorção da cobertura jornalística sobre o assunto, que ao invés de discutir o papel da telenovela e do meio TV com a sociedade, reafirma o conteúdo passado pelas novelas em seus relatos. É importante ressaltar que a única categoria que não refletiu a atitude acima, foi a que se configurou em forma de Crítica. Mesmo assim, ocupa um espaço pouco expressivo se comparada com as matérias englobadas nas outras tipologias. Observa-se ainda o destaque que a categoria Elenco recebe no noticiário da mídia. Assim, avalia-se que a imprensa busca reforçar a retroalimentação das informações da telenovela, seduzindo o fã/leitor/telespectador através de dados profissionais/particulares dos atores e atrizes que atuam nas tramas novelescas. Neste caso, identifica-se um dado mais grave por parte dos veículos, que misturam ficção e realidade nos relatos jornalísticos, fato este inconcebível para a filosofia do jornalismo. Dessa forma, dentre as várias considerações observáveis neste trabalho, registra-se que a mídia impressa nacional dá autenticidade à telenovela, ressaltando-a como um dos produtos da indústria cultural brasileira de grande importância para a sociedade. Nesse entrave, quem ganha e quem perde são as duas áreas, que poderiam estar crescendo com uma discussão mais ampla. Considera-se que esse processo é dinâmico e não pode ser separado de um contexto

13 histórico do país nem do desenvolvimento da televisão e do próprio jornalismo. Sua evolução, com certeza, continua nos próximos capítulos BIBLIOGRAFIA BORELLI, Silvia H; MIRA, Maria Celeste. Sons, imagens, sensações: radionovelas e telenovelas no Brasil. Revista Brasileira de Comunicação: Intercom. São Paulo, v.xix, n.01, 33-57, já./jun EPSTEIN, Jack; PADGETT, Tim. Breaking. Time Latin American Edition. New York, P.36-40, Jun FALGETANO, Edylita; TEIXEIRA, Mônica. A indústria da novela. Tela Viva, São Paulo, n.63, p.20-3, out GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ª ed. São Paulo: Atlas, LAURA de Por Amor ofusca Jornal do SBT. Folha de S. Paulo., São Paulo, 29 abr Caderno Ilustrada, p. 04. MATTELART, Michèle & Armand. O carnaval das imagens: a ficção na TV. São Paulo: Brasiliense, MARQUES DE MELO, José. A opinião no jornalismo brasileiro. 2 ª ed. Petrópolis: Vozes, MARQUES DE MELO, José e MORALES, Ofélia Torres. A legitimação da telenovela pela mídia impressa no Brasil. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Aracaju (SE), Paper apresentado no Grupo de Trabalho de Ficção Audiovisual Seriada. ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simões; RAMOS, José Mário Ortiz. Telenovela: história e produção. São Paulo: Brasiliense, PLANTÃO Feminino. Veja, São Paulo, ano 31, no.16, p.125, 22 abr

14 REIMÃO, Sandra (coord.). Em instantes: notas sobre a programação na tv brasileira ( ). São Paulo: Faculdades Salesianas/Cabral Editora Universitária, SANCHES, Neuza; LIMA, João Gabriel de. Entre a tela e a vida real. Veja, São Paulo, p.53-54, fev SCARDUELI, Paulo. Folha muda cara para consolidar liderança. In: LOPES, Dirceu F; SOBRINHO, José Coelho; PROENÇA, José Luiz. A evolução do jornalismo em São Paulo. São Paulo: ECA/USP Edicon, P As histórias das revistas contadas por quem as fez. In: LOPES, Dirceu F; SOBRINHO, José Coelho; PROENÇA, José Luiz. A evolução do jornalismo em São Paulo. São Paulo: ECA/USP Edicon, P TÁVOLA, Artur. A telenovela brasileira: história, análise e conteúdo. São Paulo: Globo, WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 4 ª ed. Lisboa: Editorial Presença, WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática,1996.

15 RESUMO A televisão é um dos meios de comunicação de massa de grande impacto na sociedade brasileira, sendo a telenovela um de seus maiores produtos culturais. A questão que se toma neste trabalho é determinar como a telenovela é retratada na grande imprensa nacional: jornal Folha de S. Paulo e revista Veja. A pesquisa tem caráter qualitativo, notabilizado no estudo exploratório.

Projeto Visibilidade UFG

Projeto Visibilidade UFG RELATÓRIO ANUAL ASCOM UFG 2014 Projeto Visibilidade UFG Criado em Janeiro de 2014, o Projeto Visibilidade UFG é uma iniciativa integrada das áreas de Relações Públicas e Jornalismo da Assessoria de Comunicação,

Leia mais

Resenha. Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação)

Resenha. Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação) Resenha Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação) Renata Escarião PARENTE 1 Parte do resultado da tese de doutoramento

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução As teorias de adoção e de difusão de novos produtos em tecnologia sustentam que, no lançamento, os produtos ainda são acessíveis a apenas poucos consumidores que estão dispostos

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais diversificada A Lei 12.485/2011 destrava a concorrência no setor,

Leia mais

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006.

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Nicole Plascak 1 Resumo: A marca pós-moderna é resultado de

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET ATAS - Seminário Ensinar com Pesquisa (Ensinar, Pesquisar e Aprender) - ANO V 1 TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET Ana C. B. da Silva 1, Natália F. da Silva², Maria R. D. Kawamura 3 1 Instituto de Física/Ensino/USP,

Leia mais

O ciclo dos produtos de moda

O ciclo dos produtos de moda O ciclo dos produtos de moda Documentário Thaísa Fortuni Edição Brasileira 2016 1.Apresentação 2. Objetivo 3. Justificativa 4. Público-alvo 5. Metodologia 6. Panorama geral 7. Direção de projeto 8. Elenco

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 CHRISTO, Aline Estivalet de 2 ; MOTTA, Roberta Fin 3 1 Trabalho de Pesquisa referente ao Projeto de Trabalho Final de Graduação

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Segundo Eduardo Lapa, a gestão de conteúdo é caracterizada pelo: Conjunto de técnicas, modelos, definições e processos de ordem estratégica e tecnológica

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método 14 1 Introdução Este estudo visa identificar os atributos e seus respectivos níveis mais importantes na definição da contratação de serviços de consultoria estratégica pelas operadoras de telecomunicações.

Leia mais

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 A pequena empresa é um mercado massivo em importante crescimento, que alcançou uma maturidade em termos de oportunidade

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (TÍTULO DO PROJETO) Mestrando/Doutorando: Orientador:

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

ANÁLISE ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DO SETOR DE MÓVEIS PLANEJADOS EM SANTA MARIA (RS) Lúcia dos Santos Albanio 1 Ezequiel Redin 2

ANÁLISE ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DO SETOR DE MÓVEIS PLANEJADOS EM SANTA MARIA (RS) Lúcia dos Santos Albanio 1 Ezequiel Redin 2 ANÁLISE ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DO SETOR DE MÓVEIS PLANEJADOS EM SANTA MARIA (RS) Lúcia dos Santos Albanio 1 Ezequiel Redin 2 1 INTRODUÇÃO As empresas do setor moveleiro foram impulsionadas, nos

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia Informar Qualificar Influen ÍNDICE O QUE É ANÁLISE DE MÍDIA / AUDITORIA DE IMAGEM? QUAL A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE ANÁLISE DE MÍDIA? O QUE É PRECISO

Leia mais

248 249 250 251 252 253 Anexo B Textos dos alunos sobre a relação mídia sociedade 254 255 A importância da mídia para sociedade Por Aline da Silva Santos Antigamente, não tinha muitos meios de comunicação.

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

A p r e s e n t a d o r Roberto Marques MTB-MG. 08.878

A p r e s e n t a d o r Roberto Marques MTB-MG. 08.878 Mídia Kit 2015 A p r e s e n t a d o r Roberto Marques MTB-MG. 08.878 Perfil Apresentador Iniciada em 1986 sua trajetória profissional no jornalismo impresso e desde 1998 na televisão, o apresentador Roberto

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

MÍDIA VIVA: INTERAÇÃO MERCADO/UNIVERSIDADE/SOCIEDADE

MÍDIA VIVA: INTERAÇÃO MERCADO/UNIVERSIDADE/SOCIEDADE MÍDIA VIVA: INTERAÇÃO MERCADO/UNIVERSIDADE/SOCIEDADE Cleber Toledo 1, Irenides Teixeira 2, Lailton da Costa 3 Resumo: Desenvolvido pelo Curso de Jornalismo do Centro Universitário de Palmas (TO) (Ceulp/Ulbra),

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66).

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Rita de Cássia de Alcântara Braúna UFV/MG - rbrauna@ufv.br Agência Financiadora: FAPEMIG e CNPq Introdução Pesquisas na área da formação

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos:

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: 3 Metodologia O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: A questão da pesquisa O tipo da pesquisa e metodologia utilizada A coleta dos dados e tratamento

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

O processo da pauta do Programa Ade!

O processo da pauta do Programa Ade! 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

A Ética no discurso da Comunicação Pública

A Ética no discurso da Comunicação Pública A Ética no discurso da Comunicação Pública Carla Cristiane Leite Ribeiro 1 Resumo Este artigo trata do conceito de comunicação pública, que atualmente esta em construção, das áreas em que a Comunicação

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os OS SABERES CIENTÍFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: continuidades e descontinuidades na produção acadêmica recente. CAMPOS, Mariê Luise Campos UFSC mariecampos10@gmail.com eixo: Educação e Infância / n.

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

Imigração: problema ou solução?

Imigração: problema ou solução? Imigração: problema ou solução? Análise Segurança / Integração Regional Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira 29 de abril de 2004 1 Imigração: problema ou solução? Análise Segurança / Integração Regional

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Preparação do Trabalho de Pesquisa Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Fevereiro 2016 A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O que mais incomoda no discurso/posição que a mulher

Leia mais

Pesquisa revela panorama do aprendizado do idioma inglês no Brasil em 2014

Pesquisa revela panorama do aprendizado do idioma inglês no Brasil em 2014 10ª PESQUISA DE PRODUTIVIDADE APRENDIZADO DE IDIOMAS 2014 Pesquisa revela panorama do aprendizado do idioma inglês no Brasil em 2014 2 por Paulo P. Sanchez* A BIRD GEI Gestão Estratégica de Idiomas está

Leia mais

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem PACC / UAB / UFABC O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem Por Lilian Menezes Como dito anteriormente, na linguagem audiovisual as imagens ocupam lugar de destaque e quando começamos a trabalhar

Leia mais

Estruturando o Pré Projeto

Estruturando o Pré Projeto 1 Estruturando o Pré Projeto Deve ter uma capa padrão, como nome da UNESP na parte superior, o título da pesquisa centralizado no meio da página, a cidade e o ano no rodapé da página e entre o título no

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Programa Repórter Júnior 1 Guilherme Morales Rivaroli 2 Adriano Gomes 3 Bruno Melo 4 Gustavo Guilherme da Matta Caetano Lopes 5 Faculdade Internacional de Curitiba, Facinter. RESUMO No ano de 2008, os

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012.

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012. DIAS, P. S. Território e informação: o circuito da produção publicitária na cidade de São Paulo. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Faltam boas entrevistas ao jornalismo diário brasileiro

Faltam boas entrevistas ao jornalismo diário brasileiro 1 www.oxisdaquestao.com.br Faltam boas entrevistas ao jornalismo diário brasileiro Texto de CARLOS CHAPARRO A complexidade dos confrontos da atualidade, em especial nos cenários políticos, justificaria

Leia mais

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 110 6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 6.1. Introdução Neste capítulo pretende-se apresentar os métodos e as técnicas

Leia mais

Daniele Renata da Silva. Maurício Carlos da Silva

Daniele Renata da Silva. Maurício Carlos da Silva SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SANTOS, Cláudia Amaral dos. Revistas pedagógicas e identidades de professor/a: quem é o docente de Profissão Mestre e Nova Escola. In: BASTOS, Liliana Cabral; MOITA LOPES,

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS NOVEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Resenha sobre o capítulo II Concepção e Organização da pesquisa do livro Metodologia da Pesquisa-ação

Resenha sobre o capítulo II Concepção e Organização da pesquisa do livro Metodologia da Pesquisa-ação Resenha sobre o capítulo II Concepção e Organização da pesquisa do livro Metodologia da Pesquisa-ação Felipe Schadt 1 O presente capítulo 2 é parte integrante do livro Metodologia da Pesquisa-ação, do

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1

Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1 Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1 Lydia Rodrigues SOUZA 2 Aline Ferreira PÁDUA 3 Gabriela Vanni ARROYO 4 Angela Maria Grossi de CARVALHO 5 Juliano Maurício de CARVALHO

Leia mais

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL NAS PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA, ANTROPOLÓGICA E PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Denise Fernandes CARETTA Prefeitura

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO PARTE 1 PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO 1. Conhecendo o autor...

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Leia mais

Avaliação da comunicação

Avaliação da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A avaliação dos resultados da campanha é imprescindível como subsídio para a preparação do plano que se segue. (Prof. Edmundo W. Lobassi) 1 Mensuração dos resultados: A avaliação

Leia mais

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 136 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8.1. Introdução Finalmente inicia-se a etapa conclusiva deste trabalho. Com base nos resultados da pesquisa

Leia mais

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 Bruna Faccin Camargo 2, Jaciara Treter 3, Daniel Knebel Baggio 4. 1 Artigo de Conclusão do Curso em Ciências Contábeis 2 Aluna do Curso de

Leia mais

Guia do Professor As Fases da Lua

Guia do Professor As Fases da Lua Guia do Professor As Fases da Lua Introdução A difusão dos sistemas digitais pelos mais diferentes ramos do conhecimento é uma realidade, que indiscutivelmente facilitou todas as tarefas do dia-a-dia,

Leia mais

Vilma Aparecida Gomes

Vilma Aparecida Gomes Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola Vilma Aparecida Gomes Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora de Língua Portuguesa da Escola de Educação

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

Ator e diretor Marcos Paulo morre aos 61 anos no Rio de Janeiro. Escrito por Fábio Barbosa Seg, 12 de Novembro de 2012 10:09

Ator e diretor Marcos Paulo morre aos 61 anos no Rio de Janeiro. Escrito por Fábio Barbosa Seg, 12 de Novembro de 2012 10:09 O ator e diretor Marcos Paulo, um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, morreu neste domingo (11), aos 61 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com comunicado divulgado pela TV Globo, ele sofreu

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

PROJETO TENDÊNCIAS. Relatório Parcial Pesquisa de Mercado Etapa Quantitativa

PROJETO TENDÊNCIAS. Relatório Parcial Pesquisa de Mercado Etapa Quantitativa PROJETO TENDÊNCIAS Relatório Parcial Pesquisa de Mercado Etapa Quantitativa Preparado por Ibope Inteligência Para Associação de Marketing Promocional Maio/2009 Introdução Objetivos: Investigar o mercado

Leia mais

Processo de Pesquisa Científica

Processo de Pesquisa Científica Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com O papel da media literacy na capacitação de jovens eleitores para o exercício da cidadania um estudo sobre o reconhecimento do apelo à memória como ferramenta de convencimento nas eleições de 2014 Wanessa

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA GERLANE BEZERRA CAVALCANTE, - ID¹ Graduanda em Geografia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. UEPB E-MAIL: gerlane_miranda@hotmail.com

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais