Resumo de Imprensa. Sexta-feira, 17 de Outubro de mil reformados da função pública vão ter um aumento adicional (pág.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo de Imprensa. Sexta-feira, 17 de Outubro de 2008. 1. 148 mil reformados da função pública vão ter um aumento adicional (pág."

Transcrição

1 JORNAL DE NEGÓCIOS Resumo de Imprensa Sexta-feira, 17 de Outubro de mil reformados da função pública vão ter um aumento adicional (pág. 1, 22 e 23) 2. BCE rompe fronteiras do euro e concede empréstimo à Hungria (pág. 8) O raio de intervenção do BCE rompeu ontem as fronteiras da zona euro. A Hungria pediu liquidez, e ouviu sim. A Suiça também obteve ajuda. Outros países poderão voltar-se para Frankfurt no combate aos efeitos da crise financeira mundial. 3. Energia. Grupo Valouro prepara instalação de parque eólico na Bulgária (pág. 18) Empresa aguarda licença para investir 300 milhões. DIÁRIO ECONÓMICO 4. Governo vai perdoar crimes de abuso fiscal (pág. 1 e 4 a 11) A retenção indevida de IVA e IRS até euros vai deixar de ser considerada crime. O objectivo é ajudar a desentupir os tribunais. 5. Empresas não querem licenciados (pág. 1 e 12) Estudo da CIP mostra que formação está longe de ser prioridade. 6. Carros 500 euros mais caros com aumento do ISV (pág. 5) ACAP vai levar Estado a tribunal por agravamento fiscal. 7. Patrões descartam aumentos iguais aos do Estado (pág. 13) Em tempo de crise, empregadores avançam que não há margem para grandes aumentos. 8. Grupo Mota lidera nas novas concessões (pág. 19) Dos 10 concursos lançados por este Governo para o sector das rodovias, o grupo de António Mota tem hipótese de ganhar cinco.

2 9. Nersant apoia internacionalização (pág. 29) A Associação Empresarial da Região de Santarém está a preparar várias missões empresariais a Angola, Espanha, Tunísia, Bulgária e Roménia. 10. UE quer acabar com paraísos fiscais em todo o mundo (pág. 32) Sarkozy e Barroso são contra as offshores e vão propô-lo numa cimeira global. 11. Bancos emitem um quarto da dívida via offshores (pág. 33) Os regimes fiscais mais favoráveis são frequentemente utilizados para emitir obrigações. 12. Vinho e gastronomia no centro de congressos de Lisboa (pág. 41) O Centro de Congressos de Lisboa recebe no final deste mês um evento para os verdadeiros gourmet. JORNAL DE NOTÍCIAS 13. Quase dois milhões vivem na penúria (pág. 3) Crise financeira atinge pessoas que, até agora, estavam imunes à privação. 14. Taxas Euribor e petróleo continuam a descer (pág. 14) Bolsas instáveis no mesmo dia em que os preços do Brent recuam para valores de Carros a gasóleo mais penalizados pelo fisco (pág. 16) Benefício fiscal de 500 euros desaparece em 2009 para este tipo de veículos. 16. Empresários. AEP acredita em crescimento (pág. 16) A Associação Empresarial de Portugal considerou, ontem, demasiado optimista o crescimento de 0,6% do PIB previsto pelo Governo no OE para Portugal tem má nota em trabalho temporário (pág. 19) Em 23º. Entre 24 analisados, só a Espanha está pior. Estudo da OIT expõe defeitos da era das finanças globais. 18. Globalização prejudica a maioria da população (pág. 19) Apesar do forte crescimento da economia mundial ter produzido milhões de empregos desde os anos 90, a desigualdade de salários aumentou de forma dramática na maioria das regiões do mundo e deve continuar a crescer no actual quadro de crise. É a conclusão do novo relatório publicado ontem pela OIT.

3 DIÁRIO DE NOTÍCIAS 19. Governo prevê gastar 167, 7 milhões em estudos (pág. 1 e DN Bolsa) O Governo conta gastar, no próximo ano, 167,7 milhões de euros com estudos, projectos e pareceres encomendados a empresas privadas. 20. CMVM ganha poder especial para salvar fundos (pág. 1 DN Bolsa) A crise dos mercados financeiros está a criar sérios problemas aos fundos de investimento, devido à deterioração dos activos e à fuga dos investimentos. Para evitar rupturas graves, o Governo vai flexibilizar a gestão. 21. Portugal exporta mais 30% de serviços para Espanha (pág. 7 DN Bolsa) As importações espanholas de serviços provenientes de Portugal cresceram 30,4% no segundo trimestre deste ano. 22. AEP aposta na promoção em novos mercados (pág. 8 DN Bolsa) Internacionalização. Destinos não afectados pela crise, como Irão, Angola, Brasil e Líbia, deve ser a prioridade. PÚBLICO 23. Ministério Público e PJ querem agravamento das penas dos crimes económicos (pág. 6) Cândida Almeida refere-se às prendas dentro da administração pública como crime. à Al Capone. Moldura penal é branda para delitos financeiros. 24. Défice do fundo de carbono preocupa Ambiente (pág. 8) 25. Custo do dinheiro segue em baixa. Quinta descida coloca a taxa Euribor mais perto dos cinco por cento (pág. 36) 26. Entrevista. Jorge Leite, especialista em Direito do trabalho. Vai aumentar o número de processos judiciais de despedimento (pág. 38) 27. AEP aposta forte na internacionalização das empresas (pág. 40) Médio Oriente, África e América do Sul são regiões prioritárias. Ainda este mês, iniciam-se contactos com empresas e autoridades iranianas.

4 28. Imposto retido e não entregue só é crime só é crime se ultrapassar 7500 euros (pág. 5 suplem. Economia) Proposta de orçamento para 2009 descriminaliza a não entrega ao Estado dos impostos retidos se o valor não ultrapassar os 7500 euros. A medida poderá pôr em causa parte significativa da operação Resgate Fiscal. 29. Um orçamento à espera de sorte para ser cumprido (pág. 5 suplem. Economia) A Associação Empresarial de Portugal considera que a previsão de crescimento do PIB do Governo é demasiado optimista. 30. Um orçamento feito às escuras por causa da crise mundial (pág. 12 suplem. Economia) Quem se arrisca a fazer previsões no actual cenário? O Governo, porque para fazer um OE é preciso um cenário macroeconómico. 31. Adiam-se os desinvestimentos, adiam-se as oportunidades (pág. 13 suplem. Economia) O Governo falhou as alienações previstas para 2008, que trariam um encaixe de 900 milhões de euros. A esperança reside no próximo ano, mas as condições não parecem ser as ideais. CORREIO DA MANHÃ 32. Reformas dos políticos custam 8,3 milhões (pág. 1, 4 e 5) Prestação média mensal ronda os 1807 euros e o gasto público com esta pensão vai crescer 3,2 por cento. 33. Transportes. Ampliação do terminal de contentores de Alcântara. Contrato no Porto de Lisboa contestado (pág. 25) O PSD requereu apreciação parlamentar à lei que prolonga concessão por mais 34 anos. 34. Francisco van Zeller deixa sugestões ao Estado (pág. 4 e 5 supl. Primeiro emprego) Diz que o primeiro emprego é como o primeiro namoro marca para a vida e que não o afectou nada a entrada no mundo do trabalho, pois não só conhecia bem as fábricas do pai como já tinha feito três estágios em Inglaterra. OJE

5 35. Recessão leva UE a resgatar a indústria (pág. 1 e 7) Os líderes da UE concordaram ontem, durante a Cimeira de Bruxelas, em avançar com um pacote especial de incentivos à indústria, dando os primeiros sinais de que a crise do sistema bancário se estará a propagar à economia real e de que a Europa caminha para uma recessão. SEMANÁRIO ECONÓMICO 36. OE (Suplemento especial de 20 páginas) As opções do Governo. Tudo o que muda na Função Pública. Orçamento para 2009 marcado por decisões na Função Pública e apoios fiscais às PME. Crescimento económico em 2009 será de 0,6% e défice público mantém-se nos 2,2%. 37. Acções portuguesas que mantêm perfil de refúgio. EDP, PT e REN são apostas acertadas em fase de crise. (págs. 1, 30 e 31) 38. Crise financeira. Investidores reagem mal a recessão mundial (págs. 1, 4 a 7) Bruxelas quer criar um novo sistema financeiro. A UE propõe agora liderar a resposta mundial à crise e reformular o sistema financeiro mundial. 39. Economia. Angola e Iraque são os mais protegidos da crise (págs. 1, 8 e 9) 40. Aeroporto. Alcochete é quatro vezes maior do que Ota (págs. 1, 16 e 17) 41. Investimento,. EDP prepara projectos turísticos nas barragens (pág. 1 e 18) 42. Imobiliário. Portugueses congelam projectos no Brasil (pág. 1 e 26) 43. Saiba quais são as áreas alternativas para investir (págs. 1, 32 e 33) 44. Sócrates convidou o primeiro-ministro angolano a visitar Portugal (pág. 12)

6 45. Entrevista a Manuel Nunes Agria, vice-presidente executivo da Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP): Preferia estar na situação da bolha imobiliária espanhola (págs. 14 e 15) 46. Empresas em revista (pág. 21) 13 de Outubro AEP pede mega-associação patronal A ideia anda há anos na cabeça das associações patronais, ma s ganhou novo fôlego esta semana, depois de um silêncio de vários meses. Agora é José Barros, presidente da AEP, quem retoma o repto. Para o responsável, num país com a dimensão de Portugal, não faz sentido que existam três organização a representarem as empresas. 47. A próxima semana (pág. 21) Salão Imobiliário 2008 começa em Lisboa Salão Imobiliário chega à 10 edição e junta na FIL 325 expositores nacionais e internacionais em 37 mil m Electricidade para domésticos sobe 4,3% (últ. pág.) VIDA ECONÓMICA 49. OE 2009 mantém pagamento especial por conta (págs. 1, 5, 6, 7 e 43) Escalão reduzido de IRC não tem incidência na maioria das empresas. Abolição do PEC ajudaria empresas a resolverem problemas de liquidez Trata-se de um imposto sem grande sentido. Quem o diz a respeito do pagamento Especial por Conta (PEC) é a direcção da Associação Industrial Portuguesa (AIP), que considera, por isso, que a sua abolição constituiria um bom instrumento na resolução dos problemas de liquidez das empresas. A AIP lamenta que continue a manter-se o PEC, dizem ainda. 50. Apesar da conjuntura adversa Santander Totta reforça apoio às PME (pág. 1 e 33) 51. IVA sobre ISV agrava preço final. Automóveis vão pagar mais imposto (pág. 1 e 23)

7 52. Trabalho. Gregório Novo, jurista da CIP, não garante afinidade com o diploma aprovado no Parlamento. Este não é o nosso Código do Trabalho (pág. 7) 53. Forestis (Associação Florestal de Portugal) e AEP assinam acordo de cooperação (pág. 8)SEMANÁRIO 54. FMI com mais competências. Crise financeira: Conselho Europeu avança com Bretton Woods II. (pág. 1 e 27) 55. Ferreira Leite confirma Santana Lopes em Lisboa (págs. 1, 9 e 46) 56. OE 2009 penaliza as classes médias (pág. 1 e 23) Documento não admite crise económica nem recessão. 57. Governo avança com aumento de 2,9% para funcionários em ano eleitoral (pág. 15) Resta saber se Teixeira dos Santos consegue convencê-los à mesa das negociações a 23, 27 e 31 deste mês. Lisboa, 17 de Outubro de 2008 Gabinete de Comunicação e Imagem da AIP-CE

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 18 e 19 de Outubro de 2008

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 18 e 19 de Outubro de 2008 Resumo de Imprensa Sábado e domingo, 18 e 19 de Outubro de 2008 PÚBLICO (domingo, 19) 1. Bastaram 20 minutos de chuva intensa para criar o caos em Lisboa (pág. 1 e 25) 2. Contestação ao Governo. Manifestação

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Sexta-feira, dia 9 de Maio de 2008

RESUMO DE IMPRENSA. Sexta-feira, dia 9 de Maio de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO RESUMO DE IMPRENSA Sexta-feira, dia 9 de Maio de 2008 1. Sonangol avalia entrada na Portucel (pág. 1, 14 e 15) O braço financeiro de Luanda quer ajuda da papeleira de Queiroz Pereira para

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008 Resumo de Imprensa Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Constâncio tem saída para salvar BPP (págs. 1, 6 a 11) Banco de Portugal indica administradores para o banco de João Rendeiro

Leia mais

Resumo de Imprensa. Terça-feira, 1 de Abril de 2008

Resumo de Imprensa. Terça-feira, 1 de Abril de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO Resumo de Imprensa Terça-feira, 1 de Abril de 2008 1. Prestação da casa atinge máximos (págs. 1, 24 e 25) A prestação mensal do crédito à habitação voltou a subir: Em Março, a Euribor

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 16 de Julho de 2009

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 16 de Julho de 2009 Resumo de Imprensa Quinta-feira, 16 de Julho de 2009 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Portugal vai ter em 2010 mais um ano de recessão (pág. 4) No próximo ano, a contracção será menor, mas a economia está longe de

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, dia 30 de Janeiro de 2008

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, dia 30 de Janeiro de 2008 Resumo de Imprensa Quarta-feira, dia 30 de Janeiro de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Exportações para Angola atingem valores recorde (págs.1, 12 e 13) As empresas portuguesas já vendem quase tanto para aquele

Leia mais

Resumo de Imprensa. Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

Resumo de Imprensa. Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009 1 Resumo de Imprensa Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Privatização do BPN estará pronta até final de 2010. Francisco Bandeira, presidente do banco, disse ao Diário Económico esperar

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008 Resumo de Imprensa Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Indústria automóvel ganha novos apoios financeiros (págs. 1, 4 a 7) José Sócrates e Manuel Pinho avançam hoje com um plano para

Leia mais

RESUMO IMPRENSA. Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

RESUMO IMPRENSA. Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 RESUMO IMPRENSA Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Gabinete de Sócrates acusado de ameaçar gestor do PSD. Houve abordagens do gabinete de Sócrates para que Alexandre Relvas medisse

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, 9 de Setembro de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, 9 de Setembro de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Quarta-feira, 9 de Setembro de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Bancos voltam a dar mais crédito às empresas (manchete, pág. 17). Malparado em alta nos empréstimos a famílias e sociedades.

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 19 de Junho de 2008

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 19 de Junho de 2008 Resumo de Imprensa Quinta-feira, 19 de Junho de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Setenta respostas sobre as mudanças na função pública. Últimas medidas arrancam em Janeiro (págs. 1, 14 a 21) Aumentos, reformas,

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Banca está a subir spreads a quem renegoceia crédito à habitação. Quer prorrogar o prazo do contrato? Pode custar-lhe mais.

Leia mais

Resumo de Imprensa. Dos dias, 10 e 11 de Outubro de 2009

Resumo de Imprensa. Dos dias, 10 e 11 de Outubro de 2009 Resumo de Imprensa Dos dias, 10 e 11 de Outubro de 2009 JORNAL DE NOTÍCIAS (dia 10) 1. Norte gastará 330 milhões a pagar gestores de Lisboa (pág. 8) Alteração a fundos comunitários destinados a recuperar

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Fisco intima advogados e consultores a revelarem planeamento fiscal. Até Novembro, só 20 empresas comunicaram esquemas adoptados

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Segunda-feira, 22

RESUMO DE IMPRENSA. Segunda-feira, 22 RESUMO DE IMPRENSA Segunda-feira, 22 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Novos reformados do Estado recebem em média 1.428 euros por mês. Este ano já se reformaram 16.200 funcionários públicos. As pensões médias estão

Leia mais

3. Energia. Concursos para mini-hídricas já foram lançados e somam 128 MW. Empresas têm até 25 de Novembro para apresentar projectos. (pág.

3. Energia. Concursos para mini-hídricas já foram lançados e somam 128 MW. Empresas têm até 25 de Novembro para apresentar projectos. (pág. RESUMO DE IMPRENSA Segunda-feira, 25 de Outubro de 2010 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Salário de trabalhadores das empresas do Estado com cortes acima de 20%. Rendimentos menores são os mais afectados. Saiba tudo

Leia mais

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 10 e 11 de Janeiro de 2009

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 10 e 11 de Janeiro de 2009 Resumo de Imprensa Sábado e domingo, 10 e 11 de Janeiro de 2009 PÚBLICO (Sábado, 10) 1. Mobilidade. Obra no Pomarão evita deslocações de centenas de quilómetros. Ponte vai ligar Alentejo à Andaluzia e

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Empresas vão entregar a maior parte dos lucros de 2008 aos accionistas. Conheça as acções que vão dar o dividendo mais rentável.

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Sábado e domingo, dias 18 e 19 de Abril de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Sábado e domingo, dias 18 e 19 de Abril de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Sábado e domingo, dias 18 e 19 de Abril de 2009 PÚBLICO (SÁBADO, 18) 1. Crise. Cavaco alerta Governo para perigos da ocultação da realidade. Cavaco duro como nunca para Governo e empresários.

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008 Resumo de Imprensa Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Não espero mais surpresas no BCP (págs. 1, 4 a 9) A nova administração pede 1,3 mil milhões de euros aos accionistas e cancela

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, dia 2 de Abril

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, dia 2 de Abril DIÁRIO ECONÓMICO RESUMO DE IMPRENSA Quinta-feira, dia 2 de Abril 1. Governo obriga senhorios a vender casas degradadas. A proposta preliminar do regime jurídico da reabilitação urbana vai hoje a Conselho

Leia mais

Resumo de Imprensa. Terça-feira, 28 de Outubro de 2008

Resumo de Imprensa. Terça-feira, 28 de Outubro de 2008 Resumo de Imprensa Terça-feira, 28 de Outubro de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Euribor deve cair para 3,5% em Janeiro (págs. 1, 4 a 10) Mercados apostam que a taxa de referência dos empréstimos da casa vai

Leia mais

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 12 e 13 de Julho de 2008

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 12 e 13 de Julho de 2008 Resumo de Imprensa Sábado e domingo, 12 e 13 de Julho de 2008 DIÁRIO DE NOTÍCIAS (domingo, 13) 1. Código do Trabalho. Empresas vão poder impor período de férias a trabalhadores (pág. 1 e 40) Patrões livres

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Escolher os melhores depósitos vai ser mais fácil (págs. 1, 20 e 21). Saiba o que muda com as novas regras do Banco de Portugal.

Leia mais

Resumo de Imprensa. Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Resumo de Imprensa. Segunda-feira, 14 de Abril de 2008 Resumo de Imprensa Segunda-feira, 14 de Abril de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Crise custa 860 milhões aos bancos portugueses (págs. 1, 4 a 6) Quase mil milhões. É este o custo da crise internacional para os

Leia mais

Resumo de Imprensa. Dos dias, 5 e 6 de Abril de 2008

Resumo de Imprensa. Dos dias, 5 e 6 de Abril de 2008 Resumo de Imprensa Dos dias, 5 e 6 de Abril de 2008 JORNAL DE NOTÍCIAS (dia, 6) 1. Teixeira dos Santos não partilha pessimismo sobre crise económica (pág. 25) Ministro das Finanças acompanha a crise internacional

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, 16 de Abril de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, 16 de Abril de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Quinta-feira, 16 de Abril de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Grande entrevista. Ricardo Salgado. Banqueiros são criticados pelos políticos porque isso rende votos. Ricardo Salgado pele amnistia

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Terça-feira, 1 de Julho de 2008

RESUMO DE IMPRENSA. Terça-feira, 1 de Julho de 2008 RESUMO DE IMPRENSA Terça-feira, 1 de Julho de 2008 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Milionários investem em depósitos a prazo e obrigações. Semestre negro nas acções e bom nas matérias-primas cria receio de crash

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Terça-feira, 25 de Agosto de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Terça-feira, 25 de Agosto de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Terça-feira, 25 de Agosto de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Fusões disparam entre fundos de investimento (págs. 1, 18 e 19). BBVA e BES são os bancos que mais fundos juntaram. 2. Eleições

Leia mais

1. Fisco cobra mais IMI do que devia a senhorios. IMI depende da subida das rendas (manchete, págs. 28 e 29)

1. Fisco cobra mais IMI do que devia a senhorios. IMI depende da subida das rendas (manchete, págs. 28 e 29) RESUMO DE IMPRENSA Segunda-feira, 14 de Junho de 2010 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Fisco cobra mais IMI do que devia a senhorios. IMI depende da subida das rendas (manchete, págs. 28 e 29) 2. Certificados do

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Resumo de Imprensa. Quarta-feira, 23 de Abril de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO Resumo de Imprensa Quarta-feira, 23 de Abril de 2008 1. BCE ameaça subir juros para controlar preços (págs. 1 e 16) Com a subida dos preços, há uma viragem nas expectativas: em vez de

Leia mais

2 1,2 1,3 2,5 2 3,2 3 0,5-4,2 1,8 1,3% 1,9 0,9 0,8 2,2 1,7 3,1 2,9 0,4-4,1 1,8 1,16%

2 1,2 1,3 2,5 2 3,2 3 0,5-4,2 1,8 1,3% 1,9 0,9 0,8 2,2 1,7 3,1 2,9 0,4-4,1 1,8 1,16% A SITUAÇÃO ACTUAL É MAIS GRAVE DO QUE EM 1977/78 E EM 1983/84 POR PORTUGAL PERTENCER À ZONA EURO E NESTA DOMINAR UMA POLITICA NEOLIBERAL DE SUBMISSÃO AOS MERCADOS. Um erro grave é confundir a situação

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, dia 29 de Abril de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, dia 29 de Abril de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Quarta-feira, dia 29 de Abril de 2009 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Moody s em Lisboa para avaliar o risco da economia portuguesa. Fernando Ulrich diz que Portugal tem argumentos para evitar uma

Leia mais

Resumo de Imprensa. Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Resumo de Imprensa. Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009 Resumo de Imprensa Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Autarquias juntam-se à Madeira e exigem verbas do rectificativo. Autarquias pedem quase o dobro da verba que já receberam do Orçamento.

Leia mais

Resumo de Imprensa. Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

Resumo de Imprensa. Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009 Resumo de Imprensa Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Acordo em Copenhaga ajuda a baixar défice público. Arranca hoje a Cimeira de Copenhaga que vai discutir o combate às alterações

Leia mais

Resumo de Imprensa. Dos dias, 20 e 21 de Junho de 2009

Resumo de Imprensa. Dos dias, 20 e 21 de Junho de 2009 Resumo de Imprensa Dos dias, 20 e 21 de Junho de 2009 JORNAL DE NOTÍCIAS (dia 21) 1. Turistas low-cost podem gerar mais emprego (pág. 32) Estudo indicam que por cada passageiro nos cruzeiros turísticos

Leia mais

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 6 e 7 de Dezembro 2008

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 6 e 7 de Dezembro 2008 Resumo de Imprensa Sábado e domingo, 6 e 7 de Dezembro 2008 JORNAL DE NEGÓCIOS (adenda, quarta, 10) 1. Fórum. PLMJ parceira jurídica da AIP na Missão Exportar 2008 (pág. 41) Espaço para apoio a empresas

Leia mais

OE2011: Um orçamento que vai destruir a economia e que ataca quem trabalha e os pensionistas Pág. 1

OE2011: Um orçamento que vai destruir a economia e que ataca quem trabalha e os pensionistas Pág. 1 OE2011: Um orçamento que vai destruir a economia e que ataca quem trabalha e os pensionistas Pág. 1 OE20111- Um orçamento que vai destruir ainda mais a economia e agravar as desigualdades e as dificuldades

Leia mais

47% em I&D duplicou. numa década. Portugal investe 1,52% do PB em Investigação e Desenvolvimento Investimento. última década" e lembra que "é preciso

47% em I&D duplicou. numa década. Portugal investe 1,52% do PB em Investigação e Desenvolvimento Investimento. última década e lembra que é preciso Portugal investe 1,52% do PB em Investigação e Desenvolvimento Investimento numa década em I&D duplicou I&D, a sigla que sintetiza a expressão Investigação e Desenvolvimento é hoje, e mais do que nunca,

Leia mais

CONFERÊNCIA LUSOFONIA ECONÓMICA PLATAFORMAS CPLP

CONFERÊNCIA LUSOFONIA ECONÓMICA PLATAFORMAS CPLP CONFERÊNCIA LUSOFONIA ECONÓMICA PLATAFORMAS CPLP 19 de Março de 2013 Centro de Congressos de Lisboa A- A evolução e o comportamento do sector exportador superaram todas as previsões e análises prospectivas

Leia mais

5. Entrevista a Miguel Almeida, presidente da Optimus Comunicações. A liberalização no serviço fixo falhou. (págs. 10 e 11)

5. Entrevista a Miguel Almeida, presidente da Optimus Comunicações. A liberalização no serviço fixo falhou. (págs. 10 e 11) RESUMO DE IMPRENSA Terça-feira, 25 de Maio de 2010 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Hospitais com prejuízos impedidos de contratar. A ministra da Saúde é quem vai avaliar as necessidades de pessoal. Contratações

Leia mais

NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS

NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS DESTAQUES DE 27 A 31 DE MAIO NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS ACTIVIDADE PARLAMENTAR E PROCESSO LEGISLATIVO ÚLTIMAS INICIATIVAS Proposta de Lei 151/XII Procede à primeira alteração

Leia mais

Flash fiscal Memorando de Entendimento Principais medidas fiscais 13 Maio de 2011

Flash fiscal Memorando de Entendimento Principais medidas fiscais 13 Maio de 2011 www.pwc.com/ptpt Flash fiscal Memorando de Entendimento Principais medidas fiscais 13 Maio de 2011 Foi divulgado o Memorando de Entendimento entre o Português, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu

Leia mais

Resumo de Imprensa. Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Resumo de Imprensa. Terça-feira, 20 de Outubro de 2009 Resumo de Imprensa Terça-feira, 20 de Outubro de 2009 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Patrões querem travar aumentos salariais em 2010 (págs.1, 4 a 7) A confederações patronais argumentam que salários mais elevados,

Leia mais

para produzir resultados dento dos prazos previstos. Não serão só 30 dias loucos, mas 365 dias, por ano. (págs. 8 e 9)

para produzir resultados dento dos prazos previstos. Não serão só 30 dias loucos, mas 365 dias, por ano. (págs. 8 e 9) RESUMO DE IMPRENSA Segunda-feira, 06 de Junho de 2011 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Eleições Legislativas 2011. Passos Coelho terá menos de um mês para preparar inspecção da troika. Cavaco Silva promete transição

Leia mais

Janeiro. O diploma revoluciona regras aplicáveis aos recibos verdes. (pág. 28)

Janeiro. O diploma revoluciona regras aplicáveis aos recibos verdes. (pág. 28) RESUMO DE IMPRENSA Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. A Década na Saúde. Um centro de saúde a duas velocidades. Utentes, funcionários e médicos falam em melhorias nas unidades de

Leia mais

1. 14,8 2009 18,7 2010 26,6 2011. E,

1. 14,8 2009 18,7 2010 26,6 2011. E, RESUMO DE IMPRENSA Sexta-feira, 06 de Abril de 2012 PÚBLICO 1. Reformas antecipadas suspensas enquanto durar a ajuda da troika. Os pensionistas voluntários passaram de 14,8 mil em 2009 para 18,7 mil em

Leia mais

29 de Julho de 2013 Construção

29 de Julho de 2013 Construção Construção 29 de Julho de 2013 Revista de Imprensa 29-07-2013 1. (PT) - Diário Económico, 29/07/2013, Canal do Panamá elege Sines para porto europeu de destino prioritário 1 2. (PT) - i, 29/07/2013, Sector

Leia mais

Geografia A. * Análise de Notícias. Escola ES/3 de Carvalhos Março 2007

Geografia A. * Análise de Notícias. Escola ES/3 de Carvalhos Março 2007 Escola ES/3 de Carvalhos Março 2007 Geografia A * Análise de Notícias Natureza das notícias: socio-económica Localização temporal: actualidade Localização espacial: Europa Jornal: Expresso Data de edição:

Leia mais

Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt

Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt Capitais Públicos e Capitais Privados no Mercado Interno: Assegurar um Ambiente Equitativo para Empresas Públicas e Privadas Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt XXIV Congresso FIDE Madrid 2010 Arial Bold

Leia mais

NERSANT Torres Novas. Apresentação e assinatura do contrato e-pme. Tópicos de intervenção

NERSANT Torres Novas. Apresentação e assinatura do contrato e-pme. Tópicos de intervenção G ABINETE DO M INISTRO NERSANT Torres Novas Apresentação e assinatura do contrato e-pme Tópicos de intervenção Senhor Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra Senhor

Leia mais

www.economiaemercado.sapo.ao Agosto 2015

www.economiaemercado.sapo.ao Agosto 2015 54 CAPA www.economiaemercado.sapo.ao Agosto 2015 CAPA 55 ENTREVISTA COM PAULO VARELA, PRESDIDENTE DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGAL ANGOLA O ANGOLA DEVE APOSTAR NO CAPITAL HUMANO PARA DIVERSIFICAR

Leia mais

2009 BIAC Business Roundtable. Responding to the global economic crisis OECD s role in promoting open markets and job creation. 21 de Maio de 2009

2009 BIAC Business Roundtable. Responding to the global economic crisis OECD s role in promoting open markets and job creation. 21 de Maio de 2009 2009 BIAC Business Roundtable Responding to the global economic crisis OECD s role in promoting open markets and job creation 21 de Maio de 2009 Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças Fernando

Leia mais

Glossário da crise financeira

Glossário da crise financeira Glossário da crise financeira Focus A crise financeira que teve início em 2008 com a falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers alastrou-se a todo o mundo e transformou-se na pior

Leia mais

Contexto económico internacional

Contexto económico internacional 1 ENQUADRAMento MACroeConóMICO 1 ENQUADRAMento MACroeConóMICO Contexto económico internacional O ano de 21 ficou marcado pela crise do risco soberano na Zona Euro e pela necessidade de ajuda externa à

Leia mais

Revista de Imprensa 07-11-2013. 1. Jornal do Fundão, 31-10-2013, Portugal deve apostar na "economia verde" 1

Revista de Imprensa 07-11-2013. 1. Jornal do Fundão, 31-10-2013, Portugal deve apostar na economia verde 1 Press Book GGG Revista de Imprensa 07-11-2013 1. Jornal do Fundão, 31-10-2013, Portugal deve apostar na "economia verde" 1 2. Antena 1 - Notícias, 29-10-2013, Mercado das energias renováveis pode vir a

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Especial rumo às eleições. Promessas fiscais do PSD são mais generosas para as empresas. Mudanças nos impostos propostas pelos

Leia mais

1. Marcelo Rebelo de Sousa vai ser um bom Presidente da República?, RTP 1 - Prós e Contras, 25-01-2016 1

1. Marcelo Rebelo de Sousa vai ser um bom Presidente da República?, RTP 1 - Prós e Contras, 25-01-2016 1 Tv's_25_Janeiro_2016 Revista de Imprensa 1. Marcelo Rebelo de Sousa vai ser um bom Presidente da República?, RTP 1 - Prós e Contras, 25-01-2016 1 2. Conversa com Marisa Matias, RTP 2 - Página 2, 25-01-2016

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008 RESUMO DE IMPRENSA Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Funcionários públicos antecipam reforma usando a mobilidade. Redução de trabalhadores à espera de decisão do ministro (págs.

Leia mais

ACTUALIZAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO: PRINCIPAIS LINHAS DE ORIENTAÇÃO. 11 de Março de 2011

ACTUALIZAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO: PRINCIPAIS LINHAS DE ORIENTAÇÃO. 11 de Março de 2011 Ministério das Finanças e da Administração Pública ACTUALIZAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO: PRINCIPAIS LINHAS DE ORIENTAÇÃO 11 de Março de 2011 Enquadramento No actual quadro de incerteza

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, 31 de Julho de 2008

RESUMO DE IMPRENSA. Quinta-feira, 31 de Julho de 2008 RESUMO DE IMPRENSA Quinta-feira, 31 de Julho de 2008 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Queda nos lucros da banca retira 80 milhões ao Fisco. Resultados dos quatro maiores bancos privados caíram mais de 40% no primeiro

Leia mais

Processo de Negociação Geral Anual: Negociação Geral para a Administração Pública em 2009: Princípios Orientadores e Proposta Negocial

Processo de Negociação Geral Anual: Negociação Geral para a Administração Pública em 2009: Princípios Orientadores e Proposta Negocial Processo de Negociação Geral Anual: Negociação Geral para a Administração Pública em 2009: Princípios Orientadores e Proposta Negocial 5ª Reunião 12 de Novembro de 2008 A reunião teve início pelas 12h

Leia mais

Resumo de Imprensa. Terça-Feira 17 de Fevereiro 2009

Resumo de Imprensa. Terça-Feira 17 de Fevereiro 2009 DIÁRIO ECONÓMICO Resumo de Imprensa Terça-Feira 17 de Fevereiro 2009 1. Novas leis do trabalho começam hoje a ser aplicadas (pág. 1 e suplemento especial) Vieira da Silva é o ministro responsável pelo

Leia mais

1. Tradicionalmente, a primeira missão do movimento associativo é a de defender os

1. Tradicionalmente, a primeira missão do movimento associativo é a de defender os A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO NA DINAMIZAÇÃO DA ACTIVIDADE EMPRESARIAL 1. Tradicionalmente, a primeira missão do movimento associativo é a de defender os interesses das empresas junto do poder

Leia mais

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 1 de 9 Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 NOTÍCIAS A substituição de janelas antigas por janelas eficientes pode gerar na indústria, um potencial de negócio

Leia mais

3. Trabalhadores que fazem horas extra diminuíram 28% durante a crise. São agora 192,2 mil pessoas. Mais de metade fez horas gratuitamente. (pág.

3. Trabalhadores que fazem horas extra diminuíram 28% durante a crise. São agora 192,2 mil pessoas. Mais de metade fez horas gratuitamente. (pág. RESUMO DE IMPRENSA Sexta-feira, 13 de Maio de 2011 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Desemprego e legislação laboral. Desempregados forçados a aceitar salários inferiores. As alterações ao valor do subsídio vão permitir

Leia mais

As perspetivas de desenvolvimento da região Norte

As perspetivas de desenvolvimento da região Norte INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA AEP - ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PORTUGAL, JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA DE BARROS, NA SESSÃO DE DEBATE, SOB O TEMA «REGIÃO NORTE QUE PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO?» NA DELEGAÇÃO

Leia mais

Orçamento do Estado 2016 Uma Perspectiva Pessoal

Orçamento do Estado 2016 Uma Perspectiva Pessoal Aese Orçamento do Estado 2016 Uma Perspectiva Pessoal Quando o Fórum para a Competitividade me convidou para esta intervenção, na qualidade de empresário, já se sabia que não haveria Orçamento de Estado

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. República Checa Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. República Checa Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar República Checa Condições Legais de Acesso ao Mercado Março 2010 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 6 2 1. Regime

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008 Resumo de Imprensa Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Governo reforça poderes do Banco de Portugal (págs. 1, 4 a 10) O Ministério das Finanças e o PS estão a alterar as leis para

Leia mais

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Diploma Decreto-Lei n.º 62/2005 11/03 Estado: Vigente Legislação Resumo: Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2003/48/CE, do Conselho, de 3 de Junho, relativa à tributação dos rendimentos

Leia mais

1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1. 3. (PT) - Diário Económico, 25/09/2012, Unicer antecipa crescimento de 15% das vendas em Angola 5

1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1. 3. (PT) - Diário Económico, 25/09/2012, Unicer antecipa crescimento de 15% das vendas em Angola 5 Tema de pesquisa: Internacional 25 de Setembro de 2012 Revista de Imprensa 25-09-2012 1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1 2. (PT) - Jornal de Negócios - Negócios Mais, 25/09/2012, Bluepharma

Leia mais

Assim, a dívida externa bruta é hoje já superior a 200% do PIB!

Assim, a dívida externa bruta é hoje já superior a 200% do PIB! INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA AEP - ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PORTUGAL, JOSÉ ANTÓNIO BARROS, NO SEMINÁRIO «COMO EXPORTAR NO CENÁRIO GLOBAL» NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA MARIA

Leia mais

Resumo de Imprensa. Dos dias, 9 e 10 de Maio de 2009

Resumo de Imprensa. Dos dias, 9 e 10 de Maio de 2009 Resumo de Imprensa Dos dias, 9 e 10 de Maio de 2009 JORNAL DE NOTÍCIAS (dia 10) 1. Não sou homem de desistir (págs.1, 6 a 11) Entrevista José Sócrates, primeiro-ministro. O PS assumirá as suas responsabilidades

Leia mais

4. Luta pela Vivo. Telefónica afasta Governo português das negociações. César Alierta reitera que só manterá oferta até 16 de Julho. (pág.

4. Luta pela Vivo. Telefónica afasta Governo português das negociações. César Alierta reitera que só manterá oferta até 16 de Julho. (pág. RESUMO DE IMPRENSA Quarta-feira, 14 de Julho de 2010 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Governo está a viabilizar rescisões amigáveis. Desde 2007 foram aprovados pedidos que envolvem mil trabalhadores. Sete de treze

Leia mais

4. Síria. Repressão aumenta e EUA agravam sanções (págs. 1 e 14)

4. Síria. Repressão aumenta e EUA agravam sanções (págs. 1 e 14) RESUMO DE IMPRENSA Domingo, 01 de Maio de 2011 PÚBLICO (DOMINGO, 01) 1. Uma multidão em nome de João Paulo II. A beatificação de um papa obscurantista, ou do obreiro de um renascimento católico? (manchete,

Leia mais

A unificação monetária européia

A unificação monetária européia A unificação monetária européia Especial Panorama Celeste Cristina Machado Badaró 06 de julho de 2007 A unificação monetária européia Especial Panorama Celeste Cristina Machado Badaró 06 de julho de 2007

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, 18 de Março de 2009

RESUMO DE IMPRENSA. Quarta-feira, 18 de Março de 2009 RESUMO DE IMPRENSA Quarta-feira, 18 de Março de 2009 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Teresa Ter-Minassian, Conselheira Especial do FMI analisa a economia portuguesa. Preocupa-me o défice externo elevado e o baixo

Leia mais

16 2012 JORNAL DE NEGÓCIOS

16 2012 JORNAL DE NEGÓCIOS RESUMO DE IMPRENSA Segunda-feira, 16 de Julho de 2012 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Hoje. Centro de Arbitragem. Lisboa. AEP e AIP lançam centro de arbitragem, que terá como principais missões agilizar a resolução

Leia mais

Decreto n.º 43/2003 de 24 de Setembro

Decreto n.º 43/2003 de 24 de Setembro Decreto n.º 43/2003 de 24 de Setembro Tendo presente o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Portugal e a República Federativa do Brasil, de 22 de Abril de 2000; Considerando a importância do

Leia mais

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO EMPRESA DE SEGUROS Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida S.A., com Sede na Rua da Mesquita, nº 6 - Torre A - 2º - 1070 238 Lisboa, Portugal (pertence ao Grupo Santander). A Santander Totta

Leia mais

DIÁRIO ECONÓMICO. 16. Intervenção do BCE não trava escalada dos juros italianos. Taxas de dívida grega ultrapassaram a barreira dos 50%. (pág.

DIÁRIO ECONÓMICO. 16. Intervenção do BCE não trava escalada dos juros italianos. Taxas de dívida grega ultrapassaram a barreira dos 50%. (pág. RESUMO DE IMPRENSA Terça-feira, 06 de Setembro de 2011 JORNAL DE NEGÓCIOS 1. Hoje. ANGOLA. 09:30 A AERLIS Associação Empresarial da Região de Lisboa promove um seminário sobre o potencial de Angola, as

Leia mais

Decreto-Lei n.º 232/2005 de 29 de Dezembro

Decreto-Lei n.º 232/2005 de 29 de Dezembro Decreto-Lei n.º 232/2005 de 29 de Dezembro Os indicadores de pobreza relativos a Portugal evidenciam a necessidade de correcção das intoleráveis assimetrias de rendimento existentes entre os Portugueses,

Leia mais

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas BRASIL Setembro 2011 Profa. Anita Kon PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS GRADUADOS

Leia mais

BARÓMETRO 2005-2015. Evolução da gestão de frotas nos últimos 10 anos

BARÓMETRO 2005-2015. Evolução da gestão de frotas nos últimos 10 anos BARÓMETRO 2005-2015. Evolução da gestão de frotas nos últimos 10 anos O Corporate Vehicle Observatory (CVO) tem por missão a produção e divulgação de informação relevante e neutra sobre as tendências da

Leia mais

DISCURSO PROFERIDO POR VÍTOR CALDEIRA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU

DISCURSO PROFERIDO POR VÍTOR CALDEIRA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU ECA/09/69 DISCURSO PROFERIDO POR VÍTOR CALDEIRA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU ******* APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL RELATIVO AO EXERCÍCIO DE 2008 À COMISSÃO DO

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional Cabe ao Estado estabelecer as políticas necessárias para melhorar o desenvolvimento económico

Leia mais

Projecto de Lei n.º 304/XI /1.ª

Projecto de Lei n.º 304/XI /1.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 304/XI /1.ª Revoga os benefícios fiscais concedidos a PPR s planos de poupança reforma - e ao regime público de capitalização Procede a

Leia mais

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME Santander Totta Santander Totta Especializado no Negócio de PME O Banco Santander Totta está integrado num dos maiores Grupos Financeiros a nível Mundial. Distingue-se pela sua capacidade de oferecer as

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Hungria Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Hungria Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Hungria Condições Legais de Acesso ao Mercado Dezembro 2010 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 6 2 1. Regime

Leia mais

Resultados PRIMEIRO SEMESTRE 2010. 30 Julho 2010. Do sucesso para novos desafios

Resultados PRIMEIRO SEMESTRE 2010. 30 Julho 2010. Do sucesso para novos desafios Resultados PRIMEIRO SEMESTRE 2010 30 Julho 2010 Do sucesso para novos desafios Envolvente de mercado Análise financeira Perfil exportador Inovação e partilha do conhecimento 2 Sinais de retoma mostram

Leia mais

Projecto de Resolução n.º 427 /X-4ª. Cria um Plano de Emergência para o Distrito de Évora

Projecto de Resolução n.º 427 /X-4ª. Cria um Plano de Emergência para o Distrito de Évora PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projecto de Resolução n.º 427 /X-4ª Cria um Plano de Emergência para o Distrito de Évora Preâmbulo O distrito de Évora vive hoje uma situação preocupante do

Leia mais

O princípio da afirmação da sociedade civil.

O princípio da afirmação da sociedade civil. Dois dos Valores do PSD O Princípio do Estado de Direito, respeitante da eminente dignidade da pessoa humana - fundamento de toda a ordem jurídica baseado na nossa convicção de que o Estado deve estar

Leia mais

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Gabinete do Ministro INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Gabinete do Ministro INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng.º Mário Lino por ocasião da Sessão REDES DE NOVA GERAÇÃO 2009 Fundação das Comunicações, 7 Janeiro 2009 (Vale

Leia mais

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE GOVERNO Orçamento Cidadão 2015 Os recursos públicos do Estado são recursos públicos do povo e para o povo, condição que dá ao cidadão o direito de saber como

Leia mais

Intervenção no dia Internacional das Cooperativas

Intervenção no dia Internacional das Cooperativas Intervenção no dia Internacional das Cooperativas Exmo Senhor Presidente do INSCOOP, Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila do

Leia mais

ENTREVISTA "Não se ganha com. a caça ao dividendo"

ENTREVISTA Não se ganha com. a caça ao dividendo ENTREVISTA "Não se ganha com a caça ao dividendo" JORGE BENTO FARINHA, VICE-PRESIDENTE DA PORTO BUSINESS SCHOOL Em Portugal não se ganha dinheiro com a caça ao dividendo Co-autor do livro "Dividendos e

Leia mais

Comentários ao relatório Uma década para Portugal promovido pelo PS

Comentários ao relatório Uma década para Portugal promovido pelo PS Comentários ao relatório Uma década para Portugal promovido pelo PS Ao definir uma estratégia de crescimento económico sustentado, centrada em propostas políticas concretas, o relatório Uma década para

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 782/XII/2.ª. Medidas urgentes para o sector automóvel

Projeto de Resolução n.º 782/XII/2.ª. Medidas urgentes para o sector automóvel PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 782/XII/2.ª Medidas urgentes para o sector automóvel 1.O sector automóvel está mergulhado numa profunda crise. É uma crise dentro

Leia mais

Aumento do Custo de Vida Degradação das condições económicas e sociais para a generalidade dos portugueses

Aumento do Custo de Vida Degradação das condições económicas e sociais para a generalidade dos portugueses Aumento do Custo de Vida Degradação das condições económicas e sociais para a generalidade dos portugueses O ano de 2011 é marcado por um acentuado aumento do custo de vida, concretizado pela subida da

Leia mais