DESCOMPLICANDO O DIABETES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESCOMPLICANDO O DIABETES"

Transcrição

1 DESCOMPLICANDO O DIABETES

2 S U M Á R I O 03. Entendendo o que é o diabetes 04. Quais são os tipos mais comuns de diabetes? 11. Principais sintomas da doença 15. Tratamentos mais indicados para o diabetes 19. Alimentação balanceada: o que pode e o que não pode entrar no cardápio? 23. Procure auxílio médico

3 E N T E N D E N D O O D I A B E T E S Atualmente, quase 7% da população brasileira (mais de 13 milhões de pessoas) convivem diariamente com o diabetes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa doença não depende necessariamente do fator idade para se manifestar. O diabetes nada mais é do que uma doença crônica caracterizada pela insuficiência na produção ou utilização da insulina em nosso organismo. A insulina é um hormônio que possui um papel muito importante no controle do nível de glicose. É cada vez mais comum encontrar crianças que estão sofrendo de maneira precoce com a doença devido à predisposição genética e aos maus hábitos alimentares. Quando os níveis de glicose ficam muito altos por um longo período de tempo no organismo, o paciente começa a apresentar problemas nos órgãos, como por exemplo a perda da visão e o comprometimento do pâncreas.

4 P R I N C I P A I S T I P O S D E D I A B E T E S Antes de falarmos sobre os tipos mais comuns de diabetes, é importante que você entenda as principais funções do pâncreas no nosso organismo. Ele é responsável por produzir diversos hormônios que são essenciais para manter o equilíbrio da nossa saúde, incluindo a insulina, a somatostatina e o glucagon. Quando as células beta (localizadas no pâncreas) não conseguem mais produzir insulina suficiente para absorver o nível de glicose no sangue, a diabetes começa a se manifestar no organismo. Existem tipos específicos de diabetes, e cada caso exige um tratamento e uma atenção especial.

5 D I A B E T E S T I P O 0 1 Falamos anteriormente da importância das células beta na absorção da glicose em nosso organismo. Em alguns casos, o sistema imunológico do paciente acaba atacando e destruindo as células beta, impedindo seu trabalho e fazendo com que a glicose se acumule no sangue. Esse é o cenário que caracteriza o surgimento do diabetes tipo 01, uma variação rara que afeta entre 5% e 10% dos pacientes. Esse tipo de condição costuma ser muito comum em crianças ou adolescentes, mas adultos também podem sofrer com esse problema.

6 D I A B E T E S T I P O 0 2 O diabetes tipo 02 é considerado um dos tipos mais comuns da doença, afetando cerca de 90% dos pacientes adultos. Ela surge no momento em que o organismo não consegue produzir insulina devido à destruição das células beta ou quando o pâncreas já está com dificuldades para produzir insulina suficiente. Nesse caso, é importante fazer o acompanhamento médico para entender a gravidade da doença. Praticar atividades físicas e manter uma dieta equilibrada são pontos que devem fazer parte da rotina de quem sofre com o diabetes tipo 02.

7 D I A B E T E S G E S T A C I O N A L A fase gestacional é regada de emoções devido à ação dos hormônios no organismo da mulher. Em muitos casos, a quantidade de hormônios presentes na placenta acabam dificultando o processo de produção de insulina no pâncreas, o que pode representar um grande risco da gestante desenvolver o que chamamos de diabetes gestacional. Para fazer o diagnóstico e o tratamento correto da doença durante esse período tão delicado, é essencial que a futura mamãe faça um acompanhamento médico mensal para verificar se os níveis de glicose no organismo estão aceitáveis.

8 P R É - D I A B E T E S Muitos pacientes não se dão conta, mas existem alguns sintomas que podem ser decisivos no diagnóstico da pré-diabetes. Pessoas com casos da doença na família e obesos acabam fazendo parte do grupo de alto risco, o que exige um cuidado ainda maior com o assunto. Após o diagnóstico do pré-diabetes, é muito comum que o quadro evolua para o diabetes tipo 02 em pelo menos 50% dos pacientes. Para evitar esse tipo de situação, é recomendável que a pessoa faça uma mudança drástica nos seus hábitos alimentares e pessoais, garantindo assim uma qualidade de vida muito maior.

9 D I A B E T E S T I P O L A D A Esse é um tipo raro de diabetes, porém pode ser mais frequente do que o diabetes tipo 01 em alguns casos. A diabetes tipo LADA reúne características específicas do tipo 01 (utilização da insulina para controle da glicose) e do tipo 02 (diagnóstico e surgimento tardio). É conhecida por alguns médicos como diabetes tipo 1,5 devido às suas características bem peculiares. Nesse tipo de diabetes o organismo também ataca as células beta, o que dificulta o controle da doença com medicamentos via oral.

10 D I A B E T E S T I P O M O D Y O diabetes tipo MODY costuma se manifestar em pacientes com menos de 25 anos de idade e geralmente está relacionada com uma questão genética levando em consideração o histórico de pelo menos três gerações da família. Considerada o tipo mais raro de diabetes, essa condição afeta cerca de 2% dos pacientes diagnosticados com a doença. O diagnóstico prematuro faz toda a diferença no sucesso do tratamento, uma vez que essa é uma condição genética que pode trazer uma série de outros problemas para o organismo.

11 Principais sintomas da diabetes

12 P R I N C I P A I S S I N T O M A S D A D I A B E T E S O diabetes é conhecido por ser uma doença silenciosa, uma vez que é muito difícil conseguir observar sintomas característicos para fazer um diagnóstico preciso na maioria dos casos. Muitos acreditam que apenas os mais velhos estão suscetíveis a sofrer com esse tipo de problema, mas a verdade é que qualquer pessoa pode desenvolver um quadro de diabetes se não tomar os devidos cuidados. É preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá quando alguma coisa não está bem. Confira agora alguns sintomas que podem indicar que você ou alguma pessoa próxima estão sofrendo com o diabetes:

13 S I N T O M A S FORMIGAMENTO Se você está sentindo formigamento constante, esse pode ser um sinal de danos aos nervos e vasos sanguíneos em decorrência do diabetes. PERDA DE PESO ACELERADA Está perdendo peso de maneira muito acelerada? Cuidado, esse é um claro sinal de que algo não vai bem no seu organismo. SEDE EXCESSIVA Você sente sua boca ficar seca com muita facilidade? Essa costuma ser uma reação do organismo à alta concentração de glicose no sangue. DEMORA NA CICATRIZAÇÃO Quando você se machuca, as feridas costumam demorar mais do que o normal para cicatrizar? Fique alerta com esse tipo de situação e procure auxílio médico.

14 S I N T O M A S VISÃO TURVA Devido à grande concentração de glicose no sangue, o nervo óptico pode acabar seriamente afetado, fazendo com que o paciente perca aos poucos a visão. FADIGA CONSTANTE Você sente que já não tem mais o mesmo pique para fazer atividades de rotina? Esse pode ser um alerta para o surgimento do diabetes no organismo. DISFUNÇÃO ERÉTIL A disfunção erétil é um dos principais sintomas relacionados ao diabetes. Ao menor sinal de problema, procure seu médico e faça exames mais detalhados. IRRITABILIDADE É normal se estressar em certas situações, mas você deve ficar atento se perceber que está passando por mudanças de humor muito bruscas em um curto período.

15 Tratamentos mais indicados

16 T R A T A M E N T O S M A I S I N D I C A D O S Mesmo que ainda não tenha sido descoberta a cura do diabetes, é possível levar uma vida normal se o paciente tomar os devidos cuidados com a alimentação. Nesse caso, a prática de exercícios ajuda o organismo a absorver melhor a grande quantidade de glicose no sangue, o que acaba se tornando uma das maneiras mais eficazes de controlar a doença. É importante fazer o acompanhamento médico para entender que tipo de tratamento mais se adequa a cada caso específico. Veja a seguir alguns dos tratamentos mais indicados para a doença:

17 T R A T A M E N T O S DIABETES TIPO 01 Normalmente o tratamento é feito através da aplicação de insulina de duas a três vezes por dia, uma vez que o próprio organismo destrói as células responsáveis pela absorção do açúcar no sangue. Também é importante manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios. DIABETES TIPO 02 O diabetes tipo 02 geralmente é controlado com o uso de medicamentos hipoglicemiantes para ajudar o pâncreas a produzir e liberar a insulina no organismo. Somente o médico vai poder prescrever o medicamento adequado, portanto é preciso marcar consultas de rotina para verificar os níveis de glicose no sangue.

18 T R A T A M E N T O S DIABETES GESTACIONAL É muito comum que a gestante inicie uma dieta om baixo consumo de açúcar para evitar maiores complicações durante o período de gravidez. Em casos mais graves, o médico pode prescrever hipoglicemiantes ou até mesmo insulina para controlar o diabetes e garantir a saúde da mãe e do bebê PRÉ-DIABETES Algumas mudanças básicas na rotina podem contribuir e muito para evitar que o quadro do paciente evolua para o diabetes tipo 02. É importante praticar exercícios físicos e manter uma dieta com baixo teor de açúcar para garantir que os níveis de glicose se normalizem ao longo do tempo.

19 Alimentação balanceada: o que pode e o que não pode entrar no cardápio?

20 A L I M E N T A Ç Ã O B A L A N C E A D A Para quem deseja controlar a diabetes de uma maneira mais saudável, é essencial fazer uma dieta pobre em açúcares e carboidratos. Não é preciso cortar de vez os carboidratos do cardápio, mas é importante ficar de olho para não consumir excessivamente esse componente. Como a diabetes está associada muitas vezes com a obesidade, o ideal é abrir mão da vida sedentária e procurar atividades que possam potencializar os efeitos da dieta. Confira alguns alimentos que podem ou que não podem fazer parte de uma dieta balanceada:

21 O Q U E N Ã O P O D E CARBOIDRATOS SIMPLES Quem sofre com o diabetes deve tomar muito cuidado com a ingestão de gordura saturada e dos carboidratos simples, como por exemplo a carne vermelha e o arroz branco. Esses são alimentos que providenciar energia imediata, o que pode elevar ainda mais o nível de glicose no sangue. AÇÚCARES E ADOÇANTES Alimentos ricos em açúcares devem ser evitados ao máximo, pois a quantidade de glicose no organismo pode subir repentinamente. O ideal é consumir frutas que tenham uma quantidade moderada de sacarose para garantir uma sensação de saciedade mesmo com a falta dos doces.

22 O Q U E P O D E LEGUMES E VEGETAIS Assim como em uma dieta comum, é importante consumir muitos legumes e vegetais para manter o organismo ativo e funcional. O recomendado é ingerir de duas a quatro porções diárias desse grupo de alimentos para garantir que os níveis de glicose no sangue se mantenham baixos. FRUTAS E ALGUNS TIPOS DE CARBOIDRATOS Algumas frutas como a maçã, os morangos, o limão e o abacate podem ser ótimas aliadas no controle do diabetes. Só é preciso tomar um pouco de cuidado com o consumo dos carboidratos, uma vez que eles representam uma fonte rápida de energia. É imprescindível tomar pelo menos dois litros de água diariamente para manter os rins funcionando e filtrando corretamente.

23 Procure auxílio médico

24 P R O C U R E A U X Í L I O M É D I C O Agora que você já sabe o que é o diabetes e como fazer para levar uma vida basicamente normal mesmo sendo portador da doença, é importante frisar que somente um médico pode fazer o diagnóstico preciso do seu tipo de diabetes. Evite iniciar dietas malucas e restritivas demais: isso pode piorar o quadro atual do diabetes. A Camim atua há mais de 40 anos na área da saúde e conta com profissionais especializados, trazendo aos nossos pacientes um atendimento eficiente e humanizado. Entre em contato com a nossa equipe e conheça os planos de saúde especiais que nós preparamos para você!

25 OBRIGADO!

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito);

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito); O diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue. Essa elevação ocorre, na maioria das vezes, por uma deficiência do organismo em produzir

Leia mais

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA CUIDADOS ESSENCIAIS DOENÇAS CRÔNICAS HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA IPER- ENSÃO 9,4 MILHÕES DE MORTES NO MUNDO CAUSA DE 45% DOS ATAQUES CARDÍACOS E 51% DOS DERRAMES CEREBRAIS B Fonte: Organização

Leia mais

O que é diabetes? No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2% e de 11% para pessoas acima de 40 anos.

O que é diabetes? No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2% e de 11% para pessoas acima de 40 anos. Diabetes O que é diabetes? O diabetes mellitus é uma doença degenerativa crônica, diagnosticada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue. O mais comum é o tipo 2, que atinge cerca de 90% dos diabéticos.

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição glicose

Leia mais

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Matéria publicada em 07 de Maio de 2014 Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo

Leia mais

DIABETES LIVRO DIGITAL

DIABETES LIVRO DIGITAL DIABETES LIVRO DIGITAL Tipologias da Diabetes Que tipos de diabetes existem? - Diabetes Tipo 1 - Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional - Outros tipos de Diabetes Existem outros tipos de diabetes além

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7.

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7. ÍNDICE Introdução 4 O que é diabetes 5 Os diferentes tipos de diabetes 5 Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6 Sintomas 7 Diagnóstico 8 Tratamento 9 Atividades físicas 10 Medicamentos 11 O que

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais,

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, as alterações no organismo, os critérios para janelas

Leia mais

DIABETES- DOENÇAS QUE PODE LEVAR A MORTE: CAUSA E TRATAMENTO

DIABETES- DOENÇAS QUE PODE LEVAR A MORTE: CAUSA E TRATAMENTO DIABETES- DOENÇAS QUE PODE LEVAR A MORTE: CAUSA E TRATAMENTO Erica Aparecida Sebastião¹ Francis widman H. Repito Obara²- Renato Nogueira Pérez Ávila³. Resumo Nesse artigo será abordado o assunto relacionado

Leia mais

ZINCO. Papel no organismo

ZINCO. Papel no organismo ZINCO Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo:

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo: Motorista, você é a peça mais importante de seu caminhão. Se sua saúde não anda bem, tudo o mais corre perigo: o caminhão, a carga, sua vida e o sustento de sua família. Neste material você vai encontrar

Leia mais

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Vida saldável Plasc Folder semana do colesterol alt.indd 1 18/3/2010 09:29:20 Dicas para uma vida saudável ou como manter seu Colesterol no nível ideal.

Leia mais

Listagem do PH dos Alimentos e a importância dos Alimentos Alcalinos. Ed Santos

Listagem do PH dos Alimentos e a importância dos Alimentos Alcalinos. Ed Santos Listagem do PH dos Alimentos e a importância dos Alimentos Alcalinos Ed Santos 1 Tabela PH dos Alimentos Esta tabela não representa o ph real dos alimentos (antes de serem consumidos), representa sim algo

Leia mais

12 Dicas do Dr. Rocha

12 Dicas do Dr. Rocha 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente

Leia mais

Conheça fatores que causam trombose além da pílula anticoncepcional

Conheça fatores que causam trombose além da pílula anticoncepcional anticoncepcional emais.estadao.com.br /noticias/bem-estar,conheca-fatores-que-causam-trombose-alem-da-pilulaanticoncepcional,70002039152 A trombose atinge, principalmente, pernas e coxas; por isso, é importante

Leia mais

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade?

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade? TÍTULO: CONTROLE DE PESO DURAÇÃO: 30 NÍVEL: 2º e 3º CICLOS E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: BIOLOGIA, CIÊNCIAS, ANATOMIA, MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Pelo menos 100 milhões de norte-americanos sofrem com o problema

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

1. Existem problemas de obesidade no Brasil?

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? TÍTULO: CONTROLE DE PESO DURAÇÃO: 30 NÍVEL: 2º e 3º CICLOS E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: BIOLOGIA, CIÊNCIAS, ANATOMIA, MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Pelo menos 100 milhões de norte-americanos sofrem com o problema

Leia mais

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa A famosa pressão alta está associada a uma série de outras doenças, como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e morte súbita, entre

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal?

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal? Obesidade - IMC O que é o Índice de Massa Corporal? O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal APRESENTAÇÃO Caro leitor, Essa cartilha foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa, realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS INSULINAS ANÁLOGAS RÁPIDAS NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS

Leia mais

AO SEU LADO. Homem que e homem se previne.

AO SEU LADO. Homem que e homem se previne. AO SEU LADO Homem que e homem se previne. Novembro foi escolhido como o mês para conscientizar sobre o câncer de próstata. De tabu a solução, o Novembro Azul tem ajudado milhares de homens a se prevenir

Leia mais

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL???

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? Dia Mundial da Diabetes No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes O símbolo da diabetes é um círculo azul e foi estabelecido pela ONU. A cor representa

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

Barriguinha Para que te quero?

Barriguinha Para que te quero? Barriguinha Para que te quero? Em tempos idos dizia-se que gordura é formosura, mas hoje sabe-se os perigos que se escondem atrás de uma grande barriguinha. Para além do impacto na autoestima, se a gordura

Leia mais

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Você sabia que alguns erros podem estar impedindo o seu emagrecimento saudável? Descubra agora mesmo como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas! Para

Leia mais

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água.

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO... 1. Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. 5. Corte o açúcar. 6. Evite o consumo de alimentos industrializados.

Leia mais

Dicas de alimentação Sucos e shakes desintoxicanres Prática de exercícios.

Dicas de alimentação Sucos e shakes desintoxicanres Prática de exercícios. Dicas de alimentação Sucos e shakes desintoxicanres Prática de exercícios http://www.emagreceremos.com Sumário GORDURA ABDOMINAL : A VELHA BARRIGUINHA... 3 EXCESSO DE BARRIGA É UM RISCO PARA A SAÚDE...

Leia mais

Estou à disposição para tirar dúvidas e recebê-los em meu consultório. Seguem meus contatos! Um abraço!

Estou à disposição para tirar dúvidas e recebê-los em meu consultório. Seguem meus contatos!   Um abraço! Olá! Meu nome é Claudia Becker. Sou nutricionista há sete anos e amo demais a profissão que escolhi! É muito gratificante saber que, através do meu conhecimento, posso auxiliar as pessoas a buscarem e

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Aprenda a Viver com a Diabetes

Aprenda a Viver com a Diabetes Aprenda a Viver com a Diabetes Diabetes A Diabetes é uma grave condição de saúde que atinge de 150 milhões de pessoas em todo o Mundo e estima-se que em Portugal existam cerca de 900 mil pessoas com Diabetes.

Leia mais

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo?

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo? O aumento dos índices relacionados ao excesso de peso, à obesidade e a doenças como a diabetes ao longo dos últimos anos levantou a questão se de fato a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Diabetes Mellitus Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Estima-se a população mundial com diabetes (DM): 382 milhões de pessoas; deverá atingir 471 milhões

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Medicações usadas no tratamento do Diabetes Mellitus. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Medicações usadas no tratamento do Diabetes Mellitus. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Medicações usadas no tratamento do Diabetes Mellitus Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Definição O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela hiperglicemia, resultante de defeitos

Leia mais

E-BOOK 7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E O FIM DO DIABETES

E-BOOK 7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E O FIM DO DIABETES E-BOOK 7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E O FIM DO DIABETES e INTRODUTÓRIO Nesse e-book você vai aprender sobre o diabetes e irá descobrir algumas dicas, mitos e verdades sobre a doença. Você está muito

Leia mais

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS 6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS QUEM SOU EU? Dr. Patrick Rocha Médico, autor, palestrante, pesquisador e apaixonado por saúde e nutrição. Atua com muita alegria o posto de presidente

Leia mais

Câncer de mama atinge cada vez mais mulheres abaixo de 30 anos, dizem especialistas

Câncer de mama atinge cada vez mais mulheres abaixo de 30 anos, dizem especialistas Câncer de mama atinge cada vez mais mulheres abaixo de 30 anos, dizem especialistas g1.globo.com /distrito-federal/noticia/cancer-de-mama-atinge-cada-vez-mais-mulheres-abaixo-de-30-anosdizem-especialistas.ghtml

Leia mais

Introdução Descrição da condição

Introdução Descrição da condição Introdução Descrição da condição Diabetes mellitus: desordem metabólica resultante de defeito na secreção e\ou ação do hormônio insulina. Consequência primária: hiperglicemia. Crônica: diagnóstico de diabetes.

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vida, emagrecimento e estética. Meu papel é fazer a diferença

Leia mais

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição O diabetes surge de um distúrbio na produção ou na utilização da insulina por isso é considerado um distúrbio endócrino provocado pela falta de produção ou de ação

Leia mais

[CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS]

[CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS] [CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS] Geriatria é o ramo da Medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idosos. Seus objetivos maiores são: manutenção da saúde, impedir

Leia mais

Você já sabe como será a sua dieta pós-cirurgia plástica? O que você deve comer? Quais cuidados é preciso ter? O que deve evitar?

Você já sabe como será a sua dieta pós-cirurgia plástica? O que você deve comer? Quais cuidados é preciso ter? O que deve evitar? Dieta pós-cirurgia plástica: conheça 7 dicas realmente úteis para você se recuperar melhor após a cirurgia Você já sabe como será a sua dieta pós-cirurgia plástica? O que você deve comer? Quais cuidados

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT ~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT O que pode encontrar neste guia... Preparar a gravidez e o tempo de gestação Conselhos antes de engravidar A importância do exercício físico antes

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

Hipertensão Diabetes Dislipidemias

Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão A pressão alta atinge 24,3% da população adulta brasileira e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina.

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. Saúde do Homem Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. saúde do Homem O Ministério da Saúde assinala que muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade,

Leia mais

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Gabarito CAPÍTULO 5 TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Página 52 1.Nutriente: carboidrato. Função principal: Fornecer energia para o corpo. 2.Grupo de cereais, tubérculos e raízes. 3.No grupo das verduras,

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48 7 Lixo Alimentar Saúde, beleza e longevidade.indd 147 15/10/2013 13:47:48 Saúde, beleza e longevidade.indd 148 15/10/2013 13:47:48 Lixo Alimentar Saúde, Beleza e longevidade 149 Cuidado com a sua saúde!

Leia mais

Dicas Importantes para a sua

Dicas Importantes para a sua SAÚDE É VIDA Dicas Importantes para a sua Saúde É do conhecimento de todos que uma alimentação saudável aliada a exercícios cios físicos são atitudes importantes para uma qualidade de vida melhor. Além

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais

Suco de Berinjela e Limão emagrece mito ou verdade?

Suco de Berinjela e Limão emagrece mito ou verdade? Suco de Berinjela e Limão emagrece mito ou verdade? Berinjela e limão emagrece, saiba como fazer, além de perder peso, há outros benefícios para nossa saúde! Será mesmo possível emagrecer com a Suco de

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

FISIOTERAPIA PREVENTIVA

FISIOTERAPIA PREVENTIVA FISIOTERAPIA PREVENTIVA DIABETES MELLITUS APOSTILA 5 DEFINIÇÃO É um distúrbio crônico, caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, bem como

Leia mais

Diabetes Mellitus Tipo 1

Diabetes Mellitus Tipo 1 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO Diabetes Mellitus Tipo

Leia mais

FEIRA DE SAÚDE TESTE DE ACUIDADE VISUAL ESCALA OPTOMÉTRICA DE SNELLEN LIONS CLUBE: LOCAL: DATA: HORÁRIO: Resultado. Nº Nome Legível Telefone

FEIRA DE SAÚDE TESTE DE ACUIDADE VISUAL ESCALA OPTOMÉTRICA DE SNELLEN LIONS CLUBE: LOCAL: DATA: HORÁRIO: Resultado. Nº Nome Legível Telefone TESTE DE ACUIDADE VISUAL ESCALA OPTOMÉTRICA DE SNELLEN Idade Sexo (anos) (M/F) Resultado Olho Direito Olho Esquerdo Observações FAF MODELO / TESTE DE GLICOSE Idade (anos) Sexo (M/F) Antecedentes na família?

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Em exercícios

DIABETES MELLITUS. Em exercícios 1 Em exercícios O Que é? Classificação Como cai na Prova? Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

Sumário O que é a dieta low carb?... 5 Corte esses alimentos da sua rotina alimentar... 6 Inclua esses alimentos na sua rotina alimentar... 8 Pratique atividade física... 9 Guia básico para você obter

Leia mais

Na maioria das vezes, há um esfoço genuíno para perder aqueles quilos chatos que

Na maioria das vezes, há um esfoço genuíno para perder aqueles quilos chatos que 6 razões para entender o porquê de você estar engordando e ganhando barriga Você se esforça, faz dieta, mas não consegue emagrecer? Veja a lista abaixo e fuja das armadilhas que podem estar mandando todo

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável GASTRITE Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável SUMÁRIO 01. Afinal, o que é a gastrite? 02. Quais são os principais sintomas da doença? 03. Fatores de risco que podem desencadear

Leia mais

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00 Sabemos que a alimentação de diabéticos pode ser um pouco mais restrita, mas sabemos também que as frutas são boas aliadas para o bom funcionamento do organismo. Alguns alimentos são reconhecidos como

Leia mais

OBESIDADE.

OBESIDADE. OBESIDADE O que é obesidade? O termo obesidade tem origem no latim obesitas, que significa corpulento. Alguns estudiosos chamam de obesite, por se tratar de um processo inflamatório. É considerada uma

Leia mais

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial Maio, 2014 Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Hipertensão Arterial Sumário: O que é a Hipertensão Arterial (HTA)?; Causas da HTA; Fatores de Risco; Como prevenir a HTA; Sintomas; Problemas

Leia mais

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO Drª Cléria Santiago de Ávila O QUE É O CÂNCER? Câncer é o nome dado a doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se dividem rapidamente são agressivas

Leia mais

Todos estão propensos a ter hipertensão?

Todos estão propensos a ter hipertensão? Hipertensão O que é hipertensão? Ela é silenciosa e democrática. Atinge jovens, adultos e idosos ao redor do mundo, de ambos os sexos, todas as raças e classes sociais. A pressão arterial alta, ou hipertensão,

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

Alimentação Preventiva e Saúde

Alimentação Preventiva e Saúde PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Alimentação Preventiva e Saúde Monique de Barros Elias Campos

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS SOUZA, J. P.; MARIN, T. Resumo O diabetes vem sendo considerado um grave problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

Gravidez: Cuidados e Emoções

Gravidez: Cuidados e Emoções Gravidez: Cuidados e Emoções Como são os cuidados do começo ao fim da gravidez, e quais são as emoções mais comuns entre as mamães. Há muitas dúvidas que cercam as mamães de primeira viagem, ou até mesmo

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Informações Básicas O que é Angioplastia? A Angioplastia é uma técnica bem menos traumática que a cirurgia para desobstruir as artérias. O procedimento

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

4º Semana. Semana. Semana. 1º Semana. Semana. Semana. Semana. 4º Semana. Semana. Semana. Semana. Semana

4º Semana. Semana. Semana. 1º Semana. Semana. Semana. Semana. 4º Semana. Semana. Semana. Semana. Semana 1 2 3 1º 1º 2º 3º 4º 1º 2º 3º 4º 1º 2º 3º 4º 1º 4 5 6 7 Para iniciar o terceiro ciclo, teremos um e-mail adiantando os assuntos que serão abordados ao longo das comunicações. 1º E-mail Marketing lançamento

Leia mais

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar.

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Aviso Legal Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Este livro foi disponibilizado com esse único objetivo e não tem intenção nenhuma de servir como

Leia mais

5 maneiras para se livrar da obesidade

5 maneiras para se livrar da obesidade 5 maneiras para se livrar da obesidade A obesidade é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Esse fenômeno tem despertado autoridades de todo o planeta

Leia mais

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas.

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Confira! Muitas dietas pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos

Leia mais

Como Emagrecer com Saúde

Como Emagrecer com Saúde Introdução: Este guia foi elaborado com muito carinho por nossa equipe para ajudar as pessoas que desejam perder peso com saúde. Se tiver dúvidas, por favor entre em contato por nosso email sac@suanatureza.com.br

Leia mais