E-BOOK 7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E O FIM DO DIABETES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E-BOOK 7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E O FIM DO DIABETES"

Transcrição

1 E-BOOK 7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E O FIM DO DIABETES e INTRODUTÓRIO Nesse e-book você vai aprender sobre o diabetes e irá descobrir algumas dicas, mitos e verdades sobre a doença. Você está muito próximo de viver uma vida melhor!

2 O IMPORTANTE É CUIDAR DE VOCÊ! Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio! Hipócrates (o pai da mecidina) Direitos Autorais: Esse e-book pode ser distribuído e compartilhado livremente, no entanto não pode ser editado ou alterado.

3 O QUE É O DIABETES? Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. O que é pâncreas? O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago que produz alguns hormônios importantes para nosso sistema digestivo. Em condições rotineiras, quando o nível de glicose no sangue sobe, células especiais, chamadas células beta, produzem insulina. Assim, de acordo com as necessidades do organismo no momento, é possível determinar se essa glicose vai ser utilizada como combustível para as atividades do corpo ou será armazenada como reserva, em forma de gordura. Isso faz com que o nível de glicose (ou taxa de glicemia) no sangue volte ao normal.

4 OS TIPOS DE DIABETES O que é Diabetes Tipo 1? Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. O que é Diabetes Tipo 2? O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

5 OS SINTOMAS Principais sintomas do diabetes tipo 1: - vontade de urinar diversas vezes - fome frequente - sede constante - perda de peso - fraqueza - fadiga - nervosismo - mudanças de humor - náusea e vômito. Principais sintomas do diabetes tipo 2: - infecções frequentes - alteração visual (visão embaçada) - dificuldade na cicatrização de feridas - formigamento nos pés e furúnculos. É fácil ouvir que você tem diabetes? Não. Entretanto, se você tiver informação de qualidade e aprender tudo que precisa para o seu dia a dia com a doença, pode ter uma vida longa, feliz e saudável. É normal que a cabeça gire, com muitas perguntas, medo e ansiedade. Mas quem está bem orientado consegue substituir o medo pela precaução!

6 O TRATAMENTO O tratamento correto da diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Modificando os hábitos de vida (ex.: perder peso, praticar atividades físicas, alimentação saudável, etc.) e uso de remédios. Tratamento e Controle: o que fazer? Uma das coisas mais importantes é controlar o nível de glicose no sangue, para evitar complicações. A medição pode ser feita por meio de um monitor de glicemia ou de bombas de insulina. Os dois tipos de aparelho devem ser adquiridos e usados com orientação da equipe multidisciplinar. Importante: no início, pode haver alguma dificuldade para realizar esse gerenciamento e medição. Isso é absolutamente normal. Não se cobre demais e em breve o gerenciamento se tornará algo natural na sua vida. É importante seguir as orientações para que a medição seja feita nos horários corretos, nas situações corretas e com a frequência ideal. Com esses dados, é possível tomar as melhores decisões. É importante anotar ou registrar esses dados em aplicativos gratuitos para o celular. Assim, vai ser possível perceber claramente a interação entre os medicamentos, a atividade física, a alimentação e o modo como você está se sentindo. A glicemia normal em jejum não deverá ultrapassar os 100 mg/dl Duas horas após uma refeição, a glicemia não deverá ultrapassar 140 mg/dl Sempre leve o seu monitor e o registro de suas glicemias com você quando for visitar o seu médico. Eles podem testar se seu monitor está funcionando perfeitamente e se você está checando-o corretamente. Também é válido levar anotadas as medicações que está usando ou, se usa insulina, qual a dose e os horários habituais. Para isso, guarde as prescrições de seu médico e exija dele que seu receituário seja feito de maneira legível.

7 Planejamento alimentar não é dieta! Todas as pessoas, tendo ou não diabetes, devem ter uma alimentação saudável, regulando a quantidade de doces e gordura ingeridos, por exemplo. Isso ajuda a manter o peso saudável. E sempre é bom lembrar: se você está acima do peso considerado ideal para o seu perfil, emagrecer vai ajudar muito no controle da doença. E, mesmo que você não chegue ao peso ideal, uma perda de 10 a 15% já representa uma vida muito mais saudável. Pense nisso! Para quem tem diabetes, uma ferramenta muito importante é a contagem de carboidratos. Você pode anotar os valores ou colocar também em aplicativos para o celular. Como a alimentação será reflexo da quantidade de exercícios realizada, o diabetes nada mais é do que uma oportunidade para rever os hábitos seus e de sua família. Exercício físico não é só malhação! Exercícios físicos regulares ajudam a baixar as taxas de glicemia. Quando você gasta energia, o organismo usa o açúcar do sangue em velocidade maior. Além disso, diversas pesquisas já comprovaram que a atividade física favorece o humor, o sono e a disposição para outras atividades, além de evitar doenças cardiovasculares e até degenerativas, como o Mal de Alzheimer, sabiam? O monitoramento do nível de glicose no sangue é importante também na prática de esportes, que deve ser feita sob orientação da equipe multidisciplinar. Se você não estiver se exercitando e for começar, consulte um médico antes. Os resultados deste check-up podem indicar a atividade mais apropriada - o objetivo é fazer alguma coisa que você goste. Atividades com seu parceiro(a) ou com um grupo de amigos também podem ajudar.

8 Como vou saber qual é o melhor medicamento? Os medicamentos para controle do diabetes estão sempre evoluindo, e o médico é a pessoa mais capacitada para indicar aquele que se adapta ao seu perfil. Eles ajudam o pâncreas a produzir mais insulina, diminuem a absorção de carboidratos e aumentam a sensibilidade do organismo à ação da insulina. Lembrando que nem sempre serão necessários medicamentos por longos períodos: no caso do Diabetes Tipo 2, a mudança no estilo de vida pode ser suficiente. Outra coisa que uma pessoa que acabou de receber o diagnóstico deve saber é que os remédios são modificados ao longo do tempo, de acordo com a idade e com o comportamento da taxa de glicemia. Às vezes, o controle glicêmico só é obtido com injeções de insulina. Algumas pessoas necessitam receber esta substância ao mesmo tempo em que fazem uso de medicamentos. A frequência com que você recebe insulina depende de quanto o seu corpo ainda produz e de como o seu médico pretende controlar o seu nível glicêmico. Outra informação relevante: tipos diferentes de insulina têm tempo de ação diferente. Sua equipe médica dirá quanto de cada tipo você necessita e com que frequência. É importante aprender a técnica correta de uso das injeções de insulina e sempre modificar o local do corpo onde são aplicadas, para evitar problemas degenerativos. Os melhores locais são a barriga, exceto a área de 5 cm ao redor do umbigo; região superior das nádegas; face anterior e lateral das coxas; e região lateral e posterior do braço. A aplicação pode ser feita por meio de seringas, canetas próprias para esse fim e também por meio das bombas de insulina. Algumas delas fazem as duas funções: medem a taxa de glicemia e aplicam a dose indicada pelo usuário. A equipe multidisciplinar poderá ajudá-lo com informações sobre cada método, os custos envolvidos e as formas para adquirir os equipamentos.

9 O QUE COMER? Os alimentos são de fato um dos maiores responsáveis para funcionamento do corpo humano, por isso devemos sempre nos atentar para o que é indicado ou não. Alguns alimentos indicados são: Frutas (maçã, pera, abacate, uva, pêssego, banana da terra, abacaxi, goiaba, laranja, manga, mamão.) Cereais (aveia e quinoa); Massas (somente as integrais); Sucos naturais; Leguminosas; Outros (alho, amêndoas, peixe, feijão, clara de ovo, azeite); Alguns alimentos são vilões para portadores da doença, são eles: Refrigerantes (de qualquer espécie exceto diet); Doces em geral (com elevados índices de glicose); Chocolates (amargos são menos prejudiciais); Álcool em excesso Sucos industrializados; Condimentos; Carnes com gorduras.

10 Algumas atividades físicas excelentes para diabéticos: Para o combate e até prevenção da doença fazer atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, ou pelo menos 30 minutos por dia vai trazer uma série de benefícios para a sua saúde. As atividades mais recomendas: Caminhada e corridas; Hidroginástica e natação; Pilates e yoga; Mantenha-se sempre em movimento para uma melhor qualidade de vida, existem muitas atividades que você consegue praticar e que traz inúmeros benefícios para sua saúde. Pratique regularmente e você verá os benefícios. MITOS E VERDADES SOBRE O DIABETES - Mito: Diabetes não é uma doença tão séria Verdade: Se você controlar o diabetes adequadamente, você pode prevenir ou adiar as complicações. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, as condições associadas ao diabetes causam mais mortes do que o câncer de mama e a Aids, juntas. Duas em cada três pessoas com diabetes morrem em função de problemas cardiovasculares ou derrame. - Mito: Se você está acima do peso ou obeso, um dia vai desenvolver Diabetes Tipo 2

11 Verdade: Estar acima do peso é, sim, um fator de risco para Diabetes Tipo 2, mas há outros, como a história familiar e a idade. Muitas pessoas acham que o sobrepeso é o único fator. Mas atenção: muitas pessoas magras ou com peso normal têm diabetes e muitas pessoas com sobrepeso nunca desenvolvem a doença. - Mito: É muito fácil saber se você tem diabetes, os sinais são claros Verdade: O diabetes não tem sintomas claros. Algumas pessoas com pré-diabetes, por exemplo, podem apresentar sinais mais aparentes do que uma pessoa com diabetes. As complicações também não são iguais para todas as pessoas. É importante realizar exames de rotina, saber quais são os fatores de risco e buscar o diagnóstico. - Mito: Comer muito açúcar causa diabetes Verdade: A resposta não é tão simples. Diabetes Tipo 1 é causada por fatores genéticos e outras causas ainda desconhecidas. Diabetes Tipo 2 é causada por fatores genéticos e estilo de vida. Estar acima do peso contribui para o risco de desenvolvimento do Tipo 2, e uma dieta hipercalórica, não importando a fonte das calorias, favorece o ganho dos quilos a mais. Algumas pesquisas mostraram que o consumo de bebidas açucaradas, como sucos industrializados e refrigerantes, pode ter vínculo com o desenvolvimento de Diabetes Tipo 2. Uma das medidas para prevenir Diabetes Tipo 2 é reduzir o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes, bebidas com suco de frutas, sucos e chás industrializados e bebidas energéticas, por exemplo. Em uma garrafinha de 600 ml de refrigerante, há entre 60 e 70g de açúcar. Isso equivale a 13 pacotinhos de açúcar desses que a gente vê nas mesas de restaurante, ou a um terço de um corpo de 200 ml. É muito açúcar.

12 - Mito: Pessoas com diabetes devem comer alimentos especiais para diabéticos Verdade: Uma refeição saudável significa, geralmente, a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Com pouca gordura, principalmente saturada e trans; moderada em sal e açúcar; privilegiando cereais integrais, vegetais e frutas. Comida dietética quase sempre não oferece benefícios extras. Alguns desses produtos ainda contribuem para aumentar os níveis de glicose, geralmente são mais caros e podem até ter efeito laxante. A alimentação saudável é aquela indicada pela equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, cardiologistas, podólogos e enfermeiros. - Mito: Se você tem diabetes, só deve comer pequenas quantidades de alimentos ricos em amido, como pão, batata e massas Verdade: Depende. Alimentos ricos em amido podem fazer parte do planejamento de uma alimentação saudável, mas o tamanho da porção é a chave. Pães integrais, cereais, massa, arroz e vegetais como batatas, inhame, ervilha e milho podem ser incluídos nas refeições e petiscos. Você está se perguntando quanto de carboidrato pode comer? Isso vai depender do controle que você faz dependendo de como estão seus níveis de glicose no sangue, você precisará comer mais ou menos carboidratos. Como a ajuda da equipe multidisciplinar e do Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes, essa tarefa se torna muito mais fácil e natural.

13 AGORA IMAGINE VOCÊ... UM MÉTODO QUE PODE MUDAR SUA VIDA! O método 7 Passos Para Uma Vida Saudável E O Fim do Diabetes é sobre o programa de diabetes que é cientificamente comprovado por médicos e pesquisadores de todo o mundo. Dr. Max Sidorov diz que o diabetes é completamente reversível, sem a necessidade de tomar drogas e pílulas, mas as grandes empresas farmacêuticas estão tentando encobrir a verdade. Ele diz ainda que a maioria dos médicos aconselha apenas usar pílulas, medicamentos, injeções e cirurgia para o tratamento de diabetes, em vez de recomendar a maneira mais barata e método mais eficaz. E a razão porque eles não o fazem é porque a indústria farmacêutica não ganha nenhum dinheiro. As drogas não vão ajudar a triunfar sobre a diabetes, em vez disso, mata a maioria das pessoas hoje em dia, somente com uma nutrição adequada é possível curar a doença. Como dizia Hipócrates (o pai da medicina) Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio!. >>> Clique aqui para visitar o site oficial <<< 7 passos para uma vida saudável e o fim da Diabetes O livro inclui cerca de 20 capítulos e 540 páginas sobre nutrição e outros fatos que ajudarão a curar o diabetes completamente sem qualquer medicação. Dentro deste livro, você vai descobrir a

14 verdade escondida sobre as empresas farmacêuticas, as mentiras que contam tentando enganar apenas uma droga pode curar e prevenir ou tratar uma doença com depoimentos dos médicos no guia. Inclui plano de diabetes de 30 dias que desafia a acaba com sua doença com um simples passo. No entanto, você é obrigado a seguir o guia exatamente para obter o melhor resultado. O livro concentra-se mais sobre a alimentação, projetando para educar os leitores sobre como usar os alimentos da melhor forma. As informações são muito bem definidas e fáceis de seguir. Quase todos os tipos de doenças podem ser tratadas ou prevenidas com uma dieta e uma alimentação correta. É importante que você comece a levar mais a sério a sua saúde, porque sua saúde é a sua maior riqueza. Este livro irá ensinar tudo o que você precisa saber sobre a dieta nutrição e diabetes.

12 Dicas do Dr. Rocha

12 Dicas do Dr. Rocha 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente

Leia mais

O que é diabetes? No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2% e de 11% para pessoas acima de 40 anos.

O que é diabetes? No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2% e de 11% para pessoas acima de 40 anos. Diabetes O que é diabetes? O diabetes mellitus é uma doença degenerativa crônica, diagnosticada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue. O mais comum é o tipo 2, que atinge cerca de 90% dos diabéticos.

Leia mais

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito);

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito); O diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue. Essa elevação ocorre, na maioria das vezes, por uma deficiência do organismo em produzir

Leia mais

12 maneiras para perder peso sem ir à academia

12 maneiras para perder peso sem ir à academia 12 maneiras para perder peso sem ir à academia Nem todo mundo tem tempo de ir à academia e isso pode desanimar muita gente que deseja perder peso. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

DESCOMPLICANDO O DIABETES

DESCOMPLICANDO O DIABETES DESCOMPLICANDO O DIABETES S U M Á R I O 03. Entendendo o que é o diabetes 04. Quais são os tipos mais comuns de diabetes? 11. Principais sintomas da doença 15. Tratamentos mais indicados para o diabetes

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA CUIDADOS ESSENCIAIS DOENÇAS CRÔNICAS HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA IPER- ENSÃO 9,4 MILHÕES DE MORTES NO MUNDO CAUSA DE 45% DOS ATAQUES CARDÍACOS E 51% DOS DERRAMES CEREBRAIS B Fonte: Organização

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7.

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7. ÍNDICE Introdução 4 O que é diabetes 5 Os diferentes tipos de diabetes 5 Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6 Sintomas 7 Diagnóstico 8 Tratamento 9 Atividades físicas 10 Medicamentos 11 O que

Leia mais

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo:

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo: Motorista, você é a peça mais importante de seu caminhão. Se sua saúde não anda bem, tudo o mais corre perigo: o caminhão, a carga, sua vida e o sustento de sua família. Neste material você vai encontrar

Leia mais

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo?

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo? O aumento dos índices relacionados ao excesso de peso, à obesidade e a doenças como a diabetes ao longo dos últimos anos levantou a questão se de fato a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente

Leia mais

PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE)

PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE) PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE) Este plano deve ser preenchido pelos profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento do aluno com diabetes juntamente com os pais ou responsáveis. O plano

Leia mais

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água.

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO... 1. Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. 5. Corte o açúcar. 6. Evite o consumo de alimentos industrializados.

Leia mais

1 EmagrecerESerFitness.com

1 EmagrecerESerFitness.com /MétodoBarrigaChapada 1 Conteúdo /MétodoBarrigaChapada Introdução... 3 Passo 1 - Fuja das bebidas açucaradas e do açúcar... 4 Passo 2 - Comer mais proteína pode ser a melhor solução à longo prazo para

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

ideias simples para inserir na sua rotina

ideias simples para inserir na sua rotina 14 ideias simples para inserir na sua rotina Alcançar o peso ideal pode ser um grande desafio, independente de quantos quilos você gostaria de perder. No entanto, tomar um passo de cada vez e fazer algumas

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

Comer e mastigar bem devagar

Comer e mastigar bem devagar Às vezes com a nossa rotina aderir um plano de dieta e exercícios pode ser complicado, tanto quanto encontrar uma forma de perder peso sem dieta ou exercícios. Existem algumas maneiras eficazes de perder

Leia mais

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013 Mestranda: Mariana Camargos de Paula Junho/2013 Alimentação Mito? Se refere às crenças comuns (sem fundamento científico) de diversas comunidades. Alimentos Combinação de certos tipos de alimentos que

Leia mais

Visite:

Visite: Visite: http://mensagensdefenocelular.com.br/ Introdução: Um objetivo tão nobre como o de perder a gordura abdominal é antes de tudo, um passo importantíssimo para se conquistar mais saúde e qualidade

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

SUA SAÚDE AGORA.

SUA SAÚDE AGORA. Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar.

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Aviso Legal Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Este livro foi disponibilizado com esse único objetivo e não tem intenção nenhuma de servir como

Leia mais

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade?

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade? TÍTULO: CONTROLE DE PESO DURAÇÃO: 30 NÍVEL: 2º e 3º CICLOS E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: BIOLOGIA, CIÊNCIAS, ANATOMIA, MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Pelo menos 100 milhões de norte-americanos sofrem com o problema

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

O papel da alimentação no cancro

O papel da alimentação no cancro 04 de Fevereiro 2017 O papel da alimentação no cancro Cristina Gonçalves Coordenadora de Dietética e Nutrição - Nutricionista Hospital da Luz Lisboa Os sobreviventes de cancro devem seguir as mesmas recomendações

Leia mais

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Matéria publicada em 07 de Maio de 2014 Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Vida saldável Plasc Folder semana do colesterol alt.indd 1 18/3/2010 09:29:20 Dicas para uma vida saudável ou como manter seu Colesterol no nível ideal.

Leia mais

Dicas de alimentação Sucos e shakes desintoxicanres Prática de exercícios.

Dicas de alimentação Sucos e shakes desintoxicanres Prática de exercícios. Dicas de alimentação Sucos e shakes desintoxicanres Prática de exercícios http://www.emagreceremos.com Sumário GORDURA ABDOMINAL : A VELHA BARRIGUINHA... 3 EXCESSO DE BARRIGA É UM RISCO PARA A SAÚDE...

Leia mais

Hipertensão Diabetes Dislipidemias

Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão A pressão alta atinge 24,3% da população adulta brasileira e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como

Leia mais

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias Sumário 1 - Beber Muitos Líquidos Durante o Dia... 4 Liberado... 4 Proibido... 4 2 - Invista em um prato equilibrado e variado... 5 3 - Dormir Bem... 5 Benefícios... 6 4 - Adeus Gordura Trans... 6 Evite...

Leia mais

1. Existem problemas de obesidade no Brasil?

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? TÍTULO: CONTROLE DE PESO DURAÇÃO: 30 NÍVEL: 2º e 3º CICLOS E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: BIOLOGIA, CIÊNCIAS, ANATOMIA, MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Pelo menos 100 milhões de norte-americanos sofrem com o problema

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição glicose

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH)

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) COMO LIDAR COM A FH Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) O que é a Hipercolesterolemia Familiar (FH)? A FH é uma doença hereditária, na qual um gene alterado causa

Leia mais

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal?

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal? Obesidade - IMC O que é o Índice de Massa Corporal? O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula

Leia mais

Esqueça os mitos, e emagreça comendo certo! - Dr Thiago Garcia -

Esqueça os mitos, e emagreça comendo certo! - Dr Thiago Garcia - Esqueça os mitos, e emagreça comendo certo! - Dr Thiago Garcia - Olha o que você encontra neste e-book. #emagreçacomigo www.facebook.com/coachdrthiagogarcia/ A idéia de emagrecimento assombra a mente de

Leia mais

DIABETES LIVRO DIGITAL

DIABETES LIVRO DIGITAL DIABETES LIVRO DIGITAL Tipologias da Diabetes Que tipos de diabetes existem? - Diabetes Tipo 1 - Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional - Outros tipos de Diabetes Existem outros tipos de diabetes além

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO Este guia prático visa uma busca rápida, para você saber qual a alimentação correta antes, durante e após um treino. O tipo de atividade, a duração e a intensidade

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Formadores: L.B Enfermeira UCC P.P Enfermeira UCC T.F Enfermeira UCC N.A Aluno de Mestrado em Enf.Com. E Saúde Publica Como

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

Estou à disposição para tirar dúvidas e recebê-los em meu consultório. Seguem meus contatos! Um abraço!

Estou à disposição para tirar dúvidas e recebê-los em meu consultório. Seguem meus contatos!   Um abraço! Olá! Meu nome é Claudia Becker. Sou nutricionista há sete anos e amo demais a profissão que escolhi! É muito gratificante saber que, através do meu conhecimento, posso auxiliar as pessoas a buscarem e

Leia mais

5 maneiras para se livrar da obesidade

5 maneiras para se livrar da obesidade 5 maneiras para se livrar da obesidade A obesidade é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Esse fenômeno tem despertado autoridades de todo o planeta

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa A famosa pressão alta está associada a uma série de outras doenças, como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e morte súbita, entre

Leia mais

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais,

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, as alterações no organismo, os critérios para janelas

Leia mais

EmagrecerESerFitness.com/FormulaBarrigaDefinida

EmagrecerESerFitness.com/FormulaBarrigaDefinida 1 2 Conteúdo Aviso Legal... 4 Como Perder A Barriga De Vez?... 5 Passo 1... 6 Passo 2... 7 Passo 3... 8 Passo 4... 9 Passo 5... 9 Recapitulando então...... 10 *Dica especial*... 11 Então...... 12 3 Aviso

Leia mais

Aprenda a Viver com a Diabetes

Aprenda a Viver com a Diabetes Aprenda a Viver com a Diabetes Diabetes A Diabetes é uma grave condição de saúde que atinge de 150 milhões de pessoas em todo o Mundo e estima-se que em Portugal existam cerca de 900 mil pessoas com Diabetes.

Leia mais

número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 29 - setembro/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS INSULINAS ANÁLOGAS RÁPIDAS NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

10 Dicas Para. Emagrecer. Com Saúde!!!

10 Dicas Para. Emagrecer. Com Saúde!!! 10 Dicas Para Emagrecer Com Saúde!!! Para emagrecer e manter o corpo, a solução é mesmo adotar hábitos saudáveis. Por isso, se esse é seu objetivo, confira abaixo as 10 regras de ouro para conquistar o

Leia mais

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC EMAGRECIMENTO: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, chega ao consultório por iniciativa própria. Ela

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável GASTRITE Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável SUMÁRIO 01. Afinal, o que é a gastrite? 02. Quais são os principais sintomas da doença? 03. Fatores de risco que podem desencadear

Leia mais

Pense Rosa. A importância da nutrição na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Helena Sampaio. 1ª edição do Fórum Outubro Rosa

Pense Rosa. A importância da nutrição na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Helena Sampaio. 1ª edição do Fórum Outubro Rosa Pense Rosa A importância da nutrição na prevenção e no tratamento do câncer de mama Helena Sampaio 1ª edição do Fórum Outubro Rosa Considerações Iniciais Causas do câncer Estudos mostram forte correlação

Leia mais

As bases de uma alimentação saudável

As bases de uma alimentação saudável LIVE FULLY & ENJOY LIFE As bases de uma alimentação saudável Revisão do trabalho para casa ATIVIDADE DE FORMAÇÃO 1 1. Quais são os hábitos do dia-a-dia que realiza para cuidar da sua saúde? 2. Como participa

Leia mais

Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação

Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição Ciclo de Palestras Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação Izabela Alves Gomes Nutricionista

Leia mais

Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer.

Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer. Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer. Se você está tentando mudar sua dieta para melhor, você deve considerar a adição de alimentos que combatem

Leia mais

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT ~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT O que pode encontrar neste guia... Preparar a gravidez e o tempo de gestação Conselhos antes de engravidar A importância do exercício físico antes

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 16 de Abril de :38 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :42

Escrito por Administrator Qua, 16 de Abril de :38 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :42 Dieta Comer bem, sem sal e com a quantidade de água ajustada, é o grande trunfo do paciente em hemodiálise. Quem consegue isso é um felizardo. Por isso, informe-se com seu médico o que pode e o que não

Leia mais

Sumário O que é a dieta low carb?... 5 Corte esses alimentos da sua rotina alimentar... 6 Inclua esses alimentos na sua rotina alimentar... 8 Pratique atividade física... 9 Guia básico para você obter

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO

ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO Dia Mundial da Diabetes 14 de Novembro Educar para Prevenir Actividade Física ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO Benefícios da actividade física: Diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;

Leia mais

Alimentação Saudável D I C A S P A R A U M A A L I M E N T A Ç Ã O E Q U I L I B R A D A

Alimentação Saudável D I C A S P A R A U M A A L I M E N T A Ç Ã O E Q U I L I B R A D A Alimentação Saudável D I C A S P A R A U M A A L I M E N T A Ç Ã O E Q U I L I B R A D A Dicas para uma Alimentação Saudável Fracionamento: 5 a 6 refeições diárias. O organismo é uma máquina, quanto mais

Leia mais

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book.

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Olá, BEM VINDO Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Sou empreendedor digital e um estudioso da ciência nutricional e das formas de se ter uma saúde

Leia mais

DIABETES- DOENÇAS QUE PODE LEVAR A MORTE: CAUSA E TRATAMENTO

DIABETES- DOENÇAS QUE PODE LEVAR A MORTE: CAUSA E TRATAMENTO DIABETES- DOENÇAS QUE PODE LEVAR A MORTE: CAUSA E TRATAMENTO Erica Aparecida Sebastião¹ Francis widman H. Repito Obara²- Renato Nogueira Pérez Ávila³. Resumo Nesse artigo será abordado o assunto relacionado

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

Fome física e emocional

Fome física e emocional Fome física e emocional Mas o que é a fome física? Também conhecida como fome do estômago, é a fome fisiológica; a nossa real necessidade de reabastecimento. É a fome que sustenta a vida. E a fome emocional?

Leia mais

De acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira no prestigiado

De acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira no prestigiado Com o passar do tempo, as gorduras, inclusive a saturada, perderam o posto de vilãs da dieta abrindo espaço para outra questão importante: o equilíbrio. De acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável ALIMENTOS IN NATURA Devem ser a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Alimentos in natura são

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOENÇA NIEMANN PICK TIPO C

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOENÇA NIEMANN PICK TIPO C O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOENÇA NIEMANN PICK TIPO C Olá, amigos e amigas! Meu nome é Lilica e estou aqui representando as famílias Niemann Pick do Brasil. www.niemannpickbrasil.org.br Elaboração:

Leia mais

E-book Criado Para Você Que Quer Perder Peso e não Sabe Por Onde Começar. Você Veio Ao Lugar Certo!

E-book Criado Para Você Que Quer Perder Peso e não Sabe Por Onde Começar. Você Veio Ao Lugar Certo! E-book Criado Para Você Que Quer Perder Peso e não Sabe Por Onde Começar. Você Veio Ao Lugar Certo! Ola seja bem vindo! Meu nome é Tailan Fontenele, e fico muito grato de saber que você esta fazendo parte

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Receitas Especiais Para Queimar Gordura.

Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Benefícios dos Sucos Detox Suco Detox de Couve e Limão Suco de banana e mamão Suco de Melancia e Aipo Suco de Couve e Cenoura Suco Desintoxicante Suco Anti Toxinas

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO Dicas para uma vida mais saudável 1 - Hidrate-se: Os benefícios de beber água Ela representa de 40 a 80% da composição do corpo humano, é responsável por funções importantes do organismo e o ser humano

Leia mais

Homem é aquele que sabe se cuidar

Homem é aquele que sabe se cuidar Saúde do homem Homem é aquele que sabe se cuidar Muitas vezes, tomar conta da saúde acaba sendo mais um incômodo do que um prazer. Achar tempo para saúde com contas a pagar, família e trabalho não é tarefa

Leia mais

Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em

Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em conjunto com a prática de exercícios físicos para se

Leia mais

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vida, emagrecimento e estética. Meu papel é fazer a diferença

Leia mais

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Palavra-chave: Ganhar massa muscular Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Quando inicia os treinos e toma a decisão de começar uma rotina saudável que visa a melhoria do corpo, sempre

Leia mais

Educação. em Saúde VOL. 77 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA. Glicogenose. Orientações para pacientes

Educação. em Saúde VOL. 77 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA. Glicogenose. Orientações para pacientes Educação em Saúde VOL. 77 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Glicogenose Orientações para pacientes O que é glicogenose? É um grupo de doenças que alteram o metabolismo do glicogênio (uma forma de glicose que se acumula

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

Gravidez: Cuidados e Emoções

Gravidez: Cuidados e Emoções Gravidez: Cuidados e Emoções Como são os cuidados do começo ao fim da gravidez, e quais são as emoções mais comuns entre as mamães. Há muitas dúvidas que cercam as mamães de primeira viagem, ou até mesmo

Leia mais

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M - 2013-2016 Por 1º.TEN.AER. Lang. Em 2004 2013 está chegando! 20 OBJETIVO Apresentar elementos relacionados com alimentação que contribuem para hábitos saudáveis, a serem praticados

Leia mais