Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão"

Transcrição

1 CATALOGAÇÃO

2 CONSULTA

3 Consulta A consulta ao acervo pode ser realizada: através do botão lupa azul, presente em todas as telas do sistema no canto superior direito. Será aberta uma nova aba Catalogação >> Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão

4 Consulta Cadastro planilha ou MARC 21 Clicar no botão Consulta. Será exibida uma tela do lado direito da tela de Cadastro. Digitar o termo e clicar em mostrar. Serão exibidos: código do acervo alguns botões de atalho referência da obra o tipo de obra. Exibe dados do acervo Clicar em cima do título: carrega o acervo na tela de Cadastro Copia o acervo Abre o Cadastro de exemplar

5 Consulta lupa azul Clicar na lupa azul. Será exibida uma nova aba com tela Catalogação >> Consulta. Digitar o termo e clicar em mostrar. Serão exibidos: código do acervo botões de atalho referência da obra o tipo de obra. Exibe os dados do acervo Copia o acervo Abre o Cadastro de exemplar Abre o Cadastro Planilha Abre o Cadastro MARC21

6 Consulta Se desejar refinar a pesquisa, clicar no termo Filtros. Será aberta uma tela com vários opções de filtros: pesquisar por título, autor, assunto, código de acervo, código de exemplar, etc. Marcar os filtros que deseja utilizar e clicar em mostrar.

7 Consulta Pesquisa utilizando o filtro código de acervo:

8 FUNCIONALIDADES DA PLANILHA

9 Cadastro planilha Catalogação >> Cadastro planilha

10 Cadastro planilha Será aberta uma nova aba:

11 Cadastro planilha - Melhorias Botões fixos: Consulta, Gravar, Atualizar acervo e Limpar. Botão MAIS alocando outros botões (Incompletos, Histórico, DSI, etc.) Botão Cad. acervo -> Informações iniciais (tela deslizante). Botões Vínculos e Exemplares -> Abas na mesma tela Visualização dos exemplares cadastrados na mesma tela Sinalização da exibição ou não do acervo na consulta do usuário

12 Cadastro planilha - Melhorias Filtro por data no botão Incompletos Campos pesquisáveis: abre uma tela de pesquisa após digitar um termo e pressionar barra de espaço do teclado

13 Campos para cadastro Após gravar e ser exibida a mensagem Acervo gravado com sucesso: É gerado um código de acervo automaticamente; A tela Informações iniciais é retraída; São exibidos os campos para cadastro.

14 Campos para cadastro Para visualizar a tela Informações iniciais novamente, clicar em cima do termo e a tela será exibida, permitindo realizar as alterações necessárias.

15 Tipos de campos na planilha

16 Campos controlados São campos que geram autoridades. Deve-se pesquisar antes de inserir um novo termo. Digitar o termo e pressionar a barra de espaço do teclado. Logo abaixo, será exibida uma caixa com os resultados da busca. Se o termo desejado for exibido no resultado, clicar em cima do termo para selecioná-lo para o cadastro da obra Se o termo desejado não for exibido, clicar no botão As instituições que utilizam controlam de autoridades podem efetuar o cadastro completo da autoridade em Catalogação > Autoridade para então utilizá-la no cadastro bibliográfico.

17 Ícones da planilha - Permite excluir a linha do subcampo. Exclui apenas a linha do registro que está sendo exibido e não dos campos padrões da planilha. A exclusão só é contabilizada após gravar. Se não gravar e realizar uma exclusão por engano, basta atualizar a página e a linha excluída será exibida novamente. - Permite duplicar o campo ou o subcampo. Só é exibido para os campos repetitivos do MARC 21.

18 Editar autoridades Se houver a necessidade de editar uma autoridade, clicar no botão ao lado do termo pesquisado. Será exibida uma nova aba, com a tela Autoridade.

19 Editar autoridades 1. Para editar a autoridade, clicar em cima do campo que se deseja alterar. As informações serão carregadas na caixa superior. 2. Selecionar qual dos subcampos deseja alterar.

20 Editar autoridades 3. Após selecionar o subcampo, os dados serão exibidos na caixa descrição. 4. Realizar as alterações e clicar em gravar. 5. Após realizar todas as alterações, clicar em Atualizar autoridade.

21 Ajuda dos indicadores Clicar em cima do campo do indicador desejado e pressionar a tecla F12 do teclado:

22 Ajuda dos subcampos Clicar em cima de algum subcampo do campo desejado e pressionar a tecla F12 do teclado:

23 Ajuda dos campos Clicar em cima de qualquer subcampo e pressionar a tecla F10 do teclado. Será exibida uma listagem com todos os campos MARC 21. Clicar em cima do campo e do lado direito da tela será exibida ajuda do campo.

24 Vínculos (documentos eletrônicos e capa da obra) Clicar na aba VÍNCULOS e selecionar o tipo de vínculo que deseja, selecionar o arquivo e clicar em inserir. Links: Quaisquer documentos eletrônicos vinculados à obra (qualquer suporte) Sumário: Sumário da obra Capa/imagem: Imagem da capa da obra

25 Exemplares Informar a quantidade e os dados dos exemplares a serem inseridos. Clicar em Os exemplares inseridos serão exibidos do lado direito da tela. Para minimizar o lado esquerdo, clicar no botão

26 Exemplares Exemplares cadastrados (exibidos do lado direito). Para visualizar melhor os dados dos exemplares cadastrados, clicar no botão. A tela Cadastro (lado esquerdo) será minimizada.

27 Exemplares Tela Cadastro minimizada (lado esquerdo da tela), possibilitando visualizar todos os dados dos exemplares cadastrados.

28 Exemplares Editar um exemplar Clicar no botão do exemplar que deseja alterar. Os dados do exemplar serão carregados no lado esquerdo (tela Cadastro). Alterar os dados e clicar em Alterar.

29 CATALOGANDO UMA OBRA

30 Cadastro planilha Antes de catalogar um novo título, SEMPRE consultar o acervo, para verificar se já existe a obra catalogada. SE O TÍTULO EXISTE? Será realizada somente a inclusão de exemplares. SE O TÍTULO EXISTE, porém não é a mesma obra? Criar um novo acervo, copiando do acervo já existente. SE O TÍTULO NÃO EXISTE na base local? Pesquisar na Rede Pergamum. SE O TÍTULO NÃO EXISTE na base local e na Rede Pergamum? Cadastrar o título (gerando um novo acervo).

31 Consultar o acervo Antes de realizar o cadastro, sempre consultar o acervo para verificar se já existe a obra catalogada. Clicar no botão Consulta na tela Cadastro planilha ou Cadastro MARC 21. Será aberta uma tela para realizar a consulta.

32 TÍTULO EXISTE? Inserir exemplar Classificação única Se já existe o título na base (e a obra é exatamente a mesma), incluir os exemplares da sua biblioteca. Clicar no botão.. Será aberta a tela Cadastro de exemplar.

33 TÍTULO EXISTE? Inserir exemplar Classificação distinta Realizar os mesmos passos da Classificação única e também: Clicar no ícone. Será aberta a tela Cadastro planilha com este acervo. Na planilha deste acervo, clicar em Informações iniciais e adicionar a classificação para a sua biblioteca. Adicionar outro campo 90 se os dados da etiqueta forem diferentes.

34 TÍTULO EXISTE? Inserir exemplar Classificação distinta Na planilha, clicar em Informações Iniciais. Se a classificação for a mesma, marcar a sua biblioteca e Gravar. O subcampo 8 será inserido automaticamente no campo 90 (etiqueta).

35 TÍTULO EXISTE? Inserir exemplar Classificação distinta Na planilha, clicar em Informações iniciais e adicionar a classificação para a sua biblioteca. Se a classificação for diferente, inserir a classificação para a sua biblioteca e Gravar.

36 TÍTULO EXISTE? Inserir exemplar Classificação distinta Clicar no botão do campo 90 para duplicá-lo. Inserir as informações da etiqueta da sua biblioteca. Inserir também o subcampo 8, para informar que esta etiqueta é da sua biblioteca. Para bibliotecas que utilizam a mesma classificação, mas os dados da etiqueta são distintos, criar um novo campo 90, nunca alterar o já existente.

37 TÍTULO EXISTE, porém não é a mesma obra? Copiar acervo Se o título existem, porém com outra edição, ano ou editora, criar um novo acervo. Para aproveitar o cadastro já existente, criar uma cópia do título que já existe na base. Clicar no botão copiar acervo:

38 TÍTULO EXISTE, porém não é a mesma obra? Copiar acervo Será criado um novo acervo com os dados copiados do selecionado anteriormente.

39 TÍTULO EXISTE, porém não é a mesma obra? Copiar acervo Para finalizar: clicar em Informações iniciais e inserir a classificação; alterar os dados necessários (editora, ano, etc); incluir os exemplares e clicar em atualizar acervo.

40 TÍTULO NÃO EXISTE? Cadastrar obra ou Importar Se o título não existe na base local, há duas opções para se cadastrar a obra: Pesquisar no Catálogo da Rede Pergamum e importar o acervo, agilizando a catalogação. Cadastrar a obra realizando todos os processos de catalogação.

41 TÍTULO NÃO EXISTE? Cadastrar obra A tela virá sempre em branco. Os campos para cadastro serão exibidos após serem inseridas as informações iniciais: tipo de obra; classificação e biblioteca (para instituições que utilizam classificação distinta)

42 1. Selecionar o tipo de obra

43 2. Informar a classificação Há 3 opções para informar a classificação: a. Se já souber o código, digitá-lo e teclar tab: b. Se não souber o código, pesquisar pelo termo e depois selecionar a classificação:

44 2. Informar a classificação c. Se não souber o código, clicar na lupa verde para navegar por toda a tabela de classificação cadastrada e selecionar a área desejada:

45 2. Informar a classificação Se a classificação informada não existir na base, será exibida uma mensagem perguntando se deseja incluir a classificação. Se clicar em sim, será exibida uma tela (Parâmetros>Área de conhecimento) para cadastro a área.

46 3. Selecionar a unidade de informação Marcar a(s) biblioteca(s) e clicar no botão ou no botão para adicionar a classificação à(s) biblioteca(s) selecionada(s): Seleção de bibliotecas Instituição que utilizam Classificação distinta

47 3. Informar classificação Instituições com classificação única A caixa de seleção de bibliotecas não é exibida para as instituições que não utilizam classificação distinta. A biblioteca é marcada automaticamente pelo sistema. Após informar a classificação e pressionar a tecla tab, ela já é exibida na linha de baixo.

48 4. Clicar em gravar

49 5. Preencher os campos Após gravar, serão exibidos os campos para realizar a catalogação. Informar todos os dados e clicar em Gravar novamente.

50 6. Inserir exemplar(es) e atualizar acervo Clicar na guia Exemplares, informar a quantidade de exemplares a serem inseridos, os dados e clicar em.

51 7. Atualizar acervo Clicar em. Os acervos serão exibidos na consulta do usuário somente após clicar em Atualizar acervo. Após atualizar acervo, o Pergamum realiza a conferência dos campos obrigatórios, se o acervo possui exemplar cadastrado, dentre outros dados. Se não estiver sendo exibido na consulta do usuário, ele ficará assinalado pelo ícone. Para visualizar o motivo, clicar em cima do ícone. Acervo não sendo exibido na consulta do usuário: Acervo sendo exibido na consulta do usuário:

52 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar da Rede Pergamum ou Z39.50 Se não for encontrado o termo na base da instituição, é possível pesquisar na base da Rede Pergamum ou nos servidores Z39.50 e importá-lo para a base local, através da tela Cadastro planilha. Clicar no botão Consulta para digitar o termo que deseja pesquisar e informar que deseja realizar a pesquisa no Catálogo da Rede Pergamum ou Z39.50 (dentro da opção Filtros).

53 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar da Rede Pergamum ou Z39.50 Clicar na lupa da Cesta de Importação para visualizar os títulos selecionados. Clicar em Importar. Automaticamente será gerado um código de acervo na base da sua instituição.

54 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar da Rede Pergamum Marcar os itens que deseja importar Visualizar dados da obra, se necessário

55 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar da Rede Pergamum Clicar na lupa da Cesta de Importação para visualizar os títulos selecionados. Clicar em Importar. Automaticamente é gerado um código de acervo na base da sua instituição.

56 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar da Rede Pergamum Para visualizar o acervo importado, basta clicar no número do acervo gerado. Será aberta a tela Cadastro planilha com o acervo selecionado, que acabou de ser importado. Clicar no código para ir para a planilha deste acervo. Os acervos importados também podem ser visualizados através do botão Incompletos no Cadastro planilha.

57 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar Z39.50 Após selecionar o catálogo Z39.50, digitar o termo que deseja pesquisar:

58 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar Z39.50 Após digitar o termo e clicar em Mostrar, será exibida uma lista com as instituições que possuem o título e a quantidade. Clicar em cima de uma das instituições para visualizar os títulos:

59 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar Z39.50 Será exibida uma lista com os títulos que existem na instituição selecionada, de acordo com o termo pesquisado. Selecionar os títulos que deseja importar. Marcar os itens que deseja importar Visualizar dados da obra, se necessário

60 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar Z39.50 Os títulos selecionados serão exibidos na Cesta de importação. Cesta de importação Clicar em Importar para importar o título para a base local

61 TÍTULO NÃO EXISTE? Importar Z39.50 Após clicar no botão Importar, automaticamente será gerado um código de acervo na base da sua instituição, com os dados do título selecionado. Para finalizar este cadastro, clicar em cima do código (será aberta a tela Cadastro planilha com este acervo) Ou acessar este acervo dentro do botão Incompletos, na tela de Catalogação. Código do acervo gerado

62 TÍTULO NÃO EXISTE? Finalizar cadastro - Acervo importado Clicar em cima do código do acervo gerado. Será exibida a tela Cadastro planilha com o acervo importado. Clicar em cima do código gerado para abrir o Cadastro planilha com este acervo. Clicar em cima do código gerado para abrir o Cadastro planilha com este acervo.

63 TÍTULO NÃO EXISTE? Finalizar cadastro - Acervo importado Para visualizar todos os acervos importados (da Rede Pergamum ou do Catálogo Z39.50), clicar no botão Mais > Incompletos no Cadastro planilha, selecionar Origem do registro: Importação e clicar em Mostrar.

64 TÍTULO NÃO EXISTE? Finalizar cadastro - Acervo importado Será exibida uma lista com os acervos importados. Para finalizar o cadastro, clicar em cima do acervo. Os dados serão carregados na tela Cadastro planilha.

65 TÍTULO NÃO EXISTE? Finalizar cadastro - Acervo importado Na tela Cadastro planilha serão exibidos o código de acervo importado e os dados deste acervo. Clicar em Informações iniciais e inserir a classificação. As autoridades importadas que não existem na base da sua instituição são assinaladas em vermelho. As instituições que fazem o controle da autoridade, devem cadastrar a autoridade completa antes de finalizar o cadastro da obra. Para as que não utilizam, após Atualizar acervo o Pergamum irá cadastrar automaticamente esta autoridade na base, como veio da importação.

66 TÍTULO NÃO EXISTE? Finalizar cadastro - Acervo importado Alterar os dados necessários Incluir os exemplares Atualizar acervo.

67 TRANSFERÊNCIA Catalogação >> Transferência

68 Transferência Para ter acesso à tela de Transferência é necessário liberar a permissão no Módulo Parâmetros para o operador que irá realizar este processo. Parâmetros >> Permissões de usuário >> Por usuário >> selecionar o operador >> marcar o módulo Catalogação e marcar a atividade desejada: Transferência - Autoridade/Fornecedor/Local de publicação Transferência - Classificação Transferência Coleção de Periódicos Transferência Exemplar

69 Transferência Autoridade / Fornecedor / Local de publicação Nesta tela é possível transferir: Registro de Autoridade (campos: 100, 110, 111, 130, 150, 151, 180); Fornecedor (utilizado no campo 260 $b no cadastro do bibliográfico e como fornecedor na tela de cadastro de exemplar); Doador (campo 190, tela exemplar) e Local de publicação (campo 260 $a)

70 Transferência Autoridade / Fornecedor / Local de publicação Marcar uma das opções: Autoridade, Fornecedor, Doador ou Local de publicação; Clicar no botão. Será aberta uma tela para pesquisa dos códigos que serão apagados; Digitar o termo desejado e selecionar o(s) termo(s) a ser(em)descartado(s) (será o código antigo); Clicar em. Os termos marcados serão enviados para a tela Transferência. Clicar em para pesquisar o termo correto, que irá ficar na base (Código novo). Este irá substituir o(s) código(s) antigo(s). Clicar em.

71 Transferência Autoridade / Fornecedor / Local de publicação Termos aguardando transferência.:

72 Transferência Autoridade / Fornecedor / Local de publicação Dados transferidos. A alteração é realizada em toda a catalogação e consulta dos materiais.

73 Transferência Classificação Utilizada para alterar automaticamente a Classificação. A alteração é realizada tanto no acervo (Informações iniciais) como nos campos (08X, 09X) do cadastro do material (Bibliográfico). Digitar o número da classificação antiga, que será descartada; Digitar o número da classificação nova, que prevalecerá; Selecionar Área de conhecimento ou Bibliográfico. Se necessário, selecionar a unidade de informação; Clicar em

74 Transferência Classificação Se a opção selecionada for Bibliográfico, especificar o campo que deseja alterar a classificação. Na opção Bibliográfico, há também a possibilidade de trocar o subcampo.

75 Transferência Coleção de periódicos Indicada para Coleções de periódicos cadastrados em duplicidade:

76 Transferência Coleção de periódicos Clicar no botão ; Digitar o termo desejado e selecionar o(s) termo(s) a ser(em)descartado(s) (será o código antigo); Clicar em. Os termos marcados serão enviados para a tela Transferência. Clicar em para pesquisar o termo correto (Código novo), que irá substituir o código antigo em ; Clicar em. Ao transferir, todos os dados do acervo antigo (descrição, kardex, assinatura, etc) serão carregados para o acervo novo.

77 Transferência de Exemplar Por código Permite realizar transferência de unidade de informação, alterar o tipo de empréstimo, situação, localização, modo de aquisição de exemplares. pelo código de exemplar, digitando e teclando <TAB> pela leitura do código de barras pelo código de acervo, digitando e teclando <TAB>

78 Transferência de Exemplar Por código A inclusão dos exemplares a serem transferidos pode ser realizada: pelo código de exemplar, digitando o código e teclando <TAB> pela leitura do código de barras pelo código de acervo, digitando o código e teclando <TAB> Do lado esquerdo, informar os códigos que deseja transferir. Do lado direito (Dados novos), informar os dados que deverão ser alterados. Digitar apenas as informações que devem ser alteradas. As que não irão sofrer nenhuma alteração não devem ser selecionadas.

79 Transferência de Exemplar Por código Informar o(s) código(s) de exemplar(es) ou de acervo que devem ser alterados Selecionar os dados que deverão ser alterados Clicar em

80 Transferência de Exemplar Por filtro Possibilita a transferência de Biblioteca, alteração do Tipo de empréstimo, Situação, Localização e Modo de aquisição de Exemplares, utilizando filtros.

81 Transferência de Exemplar Por filtro DADOS ATUAIS: Preencher os filtros a serem considerados nas alterações. DADOS NOVOS: Preencher apenas os dados que deverão ser alterados Se desejar, clicar em Títulos, para conferência. Clicar em

82 Transferência de Exemplar Por localização Permite realizar transferência de localização dos exemplares pela data de movimento. Exemplo: em um mês foram encaminhados diversos exemplares para o setor Preparo técnico. Ao receber estes exemplares é possível digitar a data inicial e final do período em que a localização destes exemplares foi alterada para Preparo técnico e transferir para a situação desejada.

83 Transferência de Exemplar Por localização Digitar a data inicial e final da localização; Selecionar a unidade de informação; Selecionar o tipo de obra; Selecionar a atual localização do exemplar; Selecionar a nova localização do exemplar; Clicar em.

84 Transferência de Exemplar Por situação Possibilita realizar transferência de situação dos exemplares pela data de movimento. Exemplo: em um mês foi alterada a situação de diversos exemplares para em restauro. Ao receber estes exemplares é possível digitar a data inicial e final do período em que a situação destes exemplares foi alterada para em restauro e transferir para a situação desejada.

85 Transferência de Exemplar Por situação Digitar a data inicial e final da situação; Selecionar a unidade de informação; Selecionar o tipo de obra; Selecionar a atual situação; Selecionar a nova situação; Clicar em.

86 ETIQUETAS

87 Parametrizar as etiquetas As alterações serão realizadas somente para a unidade de informação que estiver marcada como padrão para o operador (em Parâmetros >Permissões de usuário > Por usuário). Mesmo tendo acesso a todas as unidades de informação se precisar alterar as margens de mais de uma unidade deve primeiro alterar o vínculo do seu login para a unidade desejada.

88 Parametrizar as etiquetas Acessar Parâmetros >> Unidades de informação >> Etiquetas Permite configurar as margens das etiquetas de acordo com as necessidades de cada unidade de informação.

89 Parametrizar as etiquetas A configuração das etiquetas é realizada por unidade de informação. Primeiro passo: selecionar para qual unidade de informação deseja configurar o modelo de etiqueta.

90 Parametrizar as etiquetas Selecionar o tipo de etiqueta. Configurar o modelo do papel para CARTA ou A4, dependendo do modelo de etiqueta adquirido. Permite marcar se o modelo de etiqueta aparecerá no Módulo catalogação >> Etiquetas,

91 Parametrizar as etiquetas Configurar margens: configurar as margens do modelo de etiqueta e do papel utilizado. A imagem abaixo da tela é um modelo do papel da etiqueta, orientando quais margens e espaços devem ser considerados na configuração.

92 Parametrizar as etiquetas Configurar tamanho da fonte: configurar o tamanho da fonte das etiquetas. A imagem abaixo é um modelo do tipo de etiqueta selecionado, exibindo os locais onde o tamanho da fonte pode ser alterado.

93 Parametrizar as etiquetas Exemplos: Margem superior e esquerda configuradas como zero mm.

94 Parametrizar as etiquetas Exemplos: Margens superior e esquerda alteradas para 10 e 5 mm.

95 Imprimir etiquetas Acessar: Catalogação >> Etiquetas >> Diárias para emitir etiquetas de todo o material catalogado, conforme o período de datas estabelecido pelo setor. ou Catalogação >> Etiquetas >> Avulsas para emitir a segunda via das etiquetas.

96 Etiquetas - Diárias Emissão de etiquetas de acordo com o período de datas definido.

97 Etiquetas - Diárias A impressão de etiquetas pode ser feita de acordo com o usuário que efetuou login no sistema: Usuário atual aquele usuário que está logado na máquina e que inseriu exemplar. Todos os usuários todos os usuários que efetuaram cadastro de exemplares. A ordenação das etiquetas pode ser por Exemplar ou por Classificação.

98 Etiquetas - Diárias Selecionar o campus; Selecionar a unidade de informação; Selecionar o tipo de material ou deixar marcado todos; Definir a data inicial e a data final de cadastro dos exemplares (sempre virá marcada a data do dia) Selecionar o estilo de etiqueta; Clicar em Se já tiver utilizado alguma etiqueta da folha, informar a quantidade em Etiquetas em branco, para imprimir no local correto da folha.

99 Etiquetas - Avulsas É a segunda via das etiquetas. Os códigos dos exemplares deverão ser inseridos um a um ou inserir o acervo (e serão inseridos todos os exemplares do acervo informado).

100 Etiquetas - Avulsas Selecionar a unidade de informação; Selecionar o tipo de material ou deixar marcado todos; Selecionar o estilo de etiqueta; Digitar o código do acervo e clicar em. Será exibida uma mensagem informando a quantidade de exemplares inseridos. Todos os exemplares existentes neste acervo ficarão no campo código de exemplar. Para visualizá-los, clicar na seta do campo. OU Digitar o código do(s) exemplar(es) e clicar em para adicionar o(s) exemplar(es) à lista de impressão. Para inserir através do código de exemplar, repetir este procedimento para cada exemplar a ser incluído na lista. Clicar em Se já tiver utilizado alguma etiqueta da folha, informar a quantidade em Etiquetas em branco, para imprimir no local correto da folha.

101 Etiquetas - Avulsas Exemplares inseridos

102 Etiquetas - Avulsas As etiquetas serão exibidas primeiramente na tela, em uma nova aba do navegador, para conferência.

103 Bibliotecários Cirineo Zenere Eulália Moreira Soares Josilaine Oliveira Cezar

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Usuários. Manual APC

Usuários. Manual APC Usuários Manual APC Manual PER-MAN-002 Usuários Sumário 1. USUÁRIOS... 1-1 1.1 DADOS PESSOAIS... 1-2 1.1.1 HISTÓRICO... 1-6 1.2 VALIDADE... 1-7 1.3 ÁREA DE CONHECIMENTO... 1-8 1.4 BASE DE DADOS... 1-10

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

Como realizar o Cadastramento de Usuários - Cartão Nacional de Saúde

Como realizar o Cadastramento de Usuários - Cartão Nacional de Saúde Como realizar o Cadastramento de Usuários - Cartão Nacional de Saúde Fluxo para digitação do Cadastro Territorial no E-SUS... 2 Etapa 1 - Pesquisa do cidadão na base local do E-SUS:... 3 Etapa 2 - Cadastro

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL Consulta CONSULTA Topo Filtros para recuperação da informação Títulos recuperados Acesso ao Meu Pergamum; ICAP e Rede Pergamum Filtros É possível recuperar os materiais

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo Manual de Operação do MGV5 Módulo Gerenciador de Vendas Toledo 1 1.0 - O QUE É O MGV5... 3 1.1 - COMO ENTRAR NO PROGRAMA... 3 2.0 - IMPORTANDO ARQUIVO DE ITENS... 4 3.0 TRANSMITINDO OS ITENS PARA AS BALANÇAS...

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias GesSind Manual Operacional Colônias de Férias Cadastramento das Colônias Disponíveis Inicialmente, para se realizar a utilização de uma Colônia de Férias, é necessário cadastra-la corretamente em Manutenção/Colônia

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2 MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR Versão 1.2 1 SUMÁRIO 1. O Sistema Cidadão Eleitor...6 2. Primeiro acesso...7 2.1. Login...7 2.2.Editar conta...7 2.3.Dados adicionais...8 2.4.Trocar senha...9 3. Parametrização

Leia mais

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/13 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011 Bloco G - Registros 0500 e 0600 Janeiro/ 2011 2 Bloco G Plano de Contas e Centros de Custos A partir da referência Janeiro de 2011 será incluído ao layout do arquivo EFD o Bloco G (Controle de Crédito

Leia mais

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/17 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha.

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha. ABA: VENDAS BOTÃO: ORÇAMENTO O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Fazer orçamento para clientes cadastrados ou sem cliente definido Incluir produtos cadastrados e/ou avulsos Selecionar entregadores

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

GUIA DO MÓDULO OFICINA

GUIA DO MÓDULO OFICINA Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/11 GUIA DO MÓDULO OFICINA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de Parâmetros (2001)... 3 3. Cadastro de Veículos de Clientes (2003)... 3 4. Cadastro de

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços

Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços Introdução O sistema possui funcionalidade para relacionamento de serviços de terceiros realizados em ordens de serviço, esse serviço pode ser lançado

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 4 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 6 4. Transferir Itens da Mesa... 9 5. Transferir Contas de uma Mesa pra Outra...

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento Bruna Almeida 1.0 05/12/10 1 / 11 Bruna Almeida 1.0 05/12/10 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 4 Bruna Almeida 1.0 05/12/10

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação.

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. 1. Para acesso ao terminal basta acessar as guias Biblioteca > Circulação > Terminal de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Relatório de Curva ABC

Relatório de Curva ABC Relatório de Curva ABC O cálculo de curva ABC demonstra quanto em percentual os produtos correspondem ao critério de análise de vendas escolhido pelo usuário, através deste relatório será possível consultar

Leia mais

Emissão de Pedidos. Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque. dos Produtos produzidos.

Emissão de Pedidos. Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque. dos Produtos produzidos. Emissão de Pedidos Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque dos Produtos produzidos. Emissão do Pedido Produção dos Produtos Importar pedido de e-commerce Magento

Leia mais

Manual: Tela de Recebimento de Compra

Manual: Tela de Recebimento de Compra GESTÃO COMERCIAL Manual: Tela de Recebimento de Compra HorusSoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br 1. Funcionalidades da tela a) Permite o recebimento de compra, de itens para revenda e consumo,

Leia mais

Informativo de atualizações NFSe

Informativo de atualizações NFSe Informativo de atualizações NFSe 1. Admin Portal de gerenciamento de NFS-es e RPSs da prefeitura. 1.1 Telas RPS e NFSe - Foram corrigidos os filtros da tela de RPS e NFS-e. 1.2 Tela GIAs - Foi inserida

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas APS 1

2013 GVDASA Sistemas APS 1 2013 GVDASA Sistemas APS 1 2013 GVDASA Sistemas APS 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte

Leia mais

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67 Manual do Sistema Desenvolvido por: Página 1 de 67 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CADASTRAR ESCRITÓRIO... 4 3. ACESSAR O IADOC... 5 3.1 LOGIN... 5 4. TELA PRINCIPAL... 7 5. PROCESSO...10 5.1 CADASTRAR

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação 28/02/2011 Aplicado a partir da

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas APS 1

2014 GVDASA Sistemas APS 1 2014 GVDASA Sistemas APS 1 2015 GVDASA Sistemas APS 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Patrimônio SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 PATRIMÔNIO O módulo de patrimônio do Sistema SIGA-EPT consiste na administração do material

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 5 6 - Editar perfil do usuário... 9 7 - Definir permissões

Leia mais

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: Figura: Consulta Web

APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse:  Figura: Consulta Web Guia Pergamum APRESENTAÇÃO Tela da internet que permite a pesquisa ao Catálogo da Instituição. Acesse: www.pergamum.udesc.br Figura: Consulta Web FUNCIONALIDADES GERAIS A pesquisa pela Internet permite

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

INVENTÁRIO PERGAMUM WEB: TUTORIAL

INVENTÁRIO PERGAMUM WEB: TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INVENTÁRIO PERGAMUM WEB: TUTORIAL Organizado por: Nicácia Lina do Carmo Bibliotecária UFC/BU/BCS FORTALEZA

Leia mais

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX.

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIEX Sistema de Extensão [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 5 1. Primeiros passos... 6 1.1 Acessar

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado Gestor de Almoxarifado - Principais Funcionalidades Fevereiro 2017 1 SIPAC

Leia mais

MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE

MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE Índice 1. Visão geral... 2 1.1 Visualização de compromissos... 2 2. Agendamento... 4 2.1 Cadastros... 4 2.2 Edição... 5 3. Retorno... 6 3.1 Reagendamento... 6 4.

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema)

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Essa funcionalidade o usuário poderá realizar a emissão de boletos pelo próprio site da cooperativa, para tanto, deverá preencher os campos a seguir:

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

ITQ Inform Pagamentos. Manual do Usuário Atualizado em: Fevereiro /

ITQ Inform Pagamentos. Manual do Usuário Atualizado em: Fevereiro / ITQ Inform Pagamentos Manual do Usuário Atualizado em: Fevereiro / 2016 http://www.itquality.com.br Sumário Objetivo do documento...3 Introdução...3 Características do Sistema...3 Requisitos mínimos do

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2014 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2013 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver V.2 1 O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver acesso a conexão com Internet. É um aplicativo

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

POP Procedimento Operacional Padrão

POP Procedimento Operacional Padrão Setor: Prestador Procedimento: Digitar conta médica Executante: Tecnologia da informação Responsável: Rafael Silva Quando: Esporádico Onde Registrar: Extranet Resultado Esperado: Segurança, Agilidade e

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO PROTOCOLO DE DOCUMENTOS

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO PROTOCOLO DE DOCUMENTOS BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO PROTOCOLO DE DOCUMENTOS Efetuadas diversas alterações nas rotinas de controle de protocolos, permitindo a digitação de documentos de entrada integrados com os demais módulos

Leia mais

ForPDI. 1. Cadastro. Completar cadastro

ForPDI. 1. Cadastro. Completar cadastro ua an M ld o io ár su U I D rp Fo Sumário 1 - Cadastro... 3 2 - Login no sistema... 4 3 Recuperação de senha... 5 4 - Configurações do Sistema... 9 5 Pré-cadastro de usuários... 10 6 - Editar perfil do

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Manual de utilização do sistema EditorWeb

Manual de utilização do sistema EditorWeb Manual de utilização do sistema EditorWeb Login Ao acessar o link http://editorweb.circulacao.org.br, aparecerá a tela de autenticação, conforme a fig. 1, abaixo. O filiado irá efetuar o acesso ao sistema

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Objetivo do documento

Objetivo do documento OBJETIVO DO DOCUMENTO... 1 1) NAVEGANDO NO SISTEMA... 2 2) CLIENTES... 3 3) DIGITAÇÃO DE PEDIDO... 4 4) DIGITAÇÃO DE GRADE... 6 5) ACOMPANHAR ENVIO DO PEDIDO... 7 Objetivo do documento O manual tem por

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web Manual do Usuário Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente O módulo de CRM possui ferramentas práticas para auxiliar no atendimento ao cliente

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2

Leia mais

Manual Módulo Processos:

Manual Módulo Processos: Manual Módulo Processos: O que é? O módulo Processos é um sistema criado pela Domínio Sistemas, que tem por função o controle de todas as operações existentes dentro de um escritório de contabilidade,

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão 2.0 2016 Eleusmário Mariano Rabelo O Alfa-Cont é um sistema contábil multi-usuário e multi-empresa para escritórios de contabilidade, contadores e empresas, com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Neste manual, iremos abordar as funcionalidades do Auditor Axyma:

Neste manual, iremos abordar as funcionalidades do Auditor Axyma: Neste manual, iremos abordar as funcionalidades do Auditor Axyma: Gestão de Clientes Gestão de Usuários Gestão de Equipes Gestão de Locais Gestão de Checklists Relatórios Gestão de Clientes Nesta tela

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual de Configuração da Agenda Regulada Manual de Operação Março/2012

Leia mais