Macroeconomia Alex Mendes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Macroeconomia Alex Mendes"

Transcrição

1 Macroeconomia Alex Mendes

2 Modelo de Solow Regra de ouro

3

4 Interações entre Produto e Capital Duas relações importantes no longo prazo são: O volume de capital determina o nível de produto que pode ser alcançado. O nível de produto determina os níveis de poupança e de investimento e, portanto, o montante de capital acumulado. Capital, Produto e Poupança/Investimento

5 Efeitos do Capital sobre o Produto Sob a hipótese de rendimentos constantes de escala, podemos escrever a seguinte relação entre produto e capital por trabalhador: Y N = F K N,1 Simplificando: Y N = f K N Então: f K N F K N,1

6 Efeitos do Capital sobre o Produto Como o foco aqui é o papel do acúmulo de capital, fazemos as seguintes suposições: O tamanho da população, a taxa de participação e a taxa de desemprego são constantes. Não há progresso tecnológico. Sob essas suposições, a primeira relação importante que queremos expressar é aquela entre produto e capital por trabalhador: Y t N = f K t N Em palavras, um capital por trabalhador maior leva a um produto por trabalhador maior.

7 A função de produção clássica Y = F(L, K) Y = A. Kα. Lβ Os rendimentos constantes de escala

8 Produto Marginal da Mão de Obra e do Capital Produto marginal da mão-de-obra (PmgL): é o volume de produção adicional gerado (ΔY) ao se acrescentar 1 trabalhador (quando ΔL=1). Produto marginal do capital (PmgK): é o volume de produção adicional gerado (ΔY) ao se acrescentar 1 unidade de capital (quando ΔK=1). A função de produção por trabalhador

9 Produto Marginal da Mão de Obra e do Capital Produto marginal da mão-de-obra (PmgL): é o volume de produção adicional gerado (ΔY) ao se acrescentar 1 trabalhador (quando ΔL=1). Produto marginal do capital (PmgK): é o volume de produção adicional gerado (ΔY) ao se acrescentar 1 unidade de capital (quando ΔK=1). A função de produção por trabalhador Y/L = F(K/L, L/L) Y/L = F(K/L, 1)... y = f(k)

10 O papel da poupança na acumulação de capital Y=C+I+G+X M Considerando uma economia fechada e sem governo: y=c+i c = (1 s)y y = (1 s)y + i y = y sy + i i = sy Crescimento do Estoque de capital e o estado estacionário O estoque de capital A produção por trabalhador depende do capital por trabalhador Estoque de capital por trabalhador Investimentos (+) Depreciação (-)

11 O papel da depreciação Δk = i δk Δk = s.f(k) δ.k Economia equilibrada: Δk = 0 Δk=0 0 = sf(k) δk sf(k) = δk à O estado estacionário

12 Qualquer economia, independentemente do estoque de capital p/ trabalhador que possua, tenderá ao nível de capital de estado estacionário e, uma vez atingido o estado estacionário, a economia nele permanecerá. o estado estacionário representa o equilíbrio de longo prazo da economia. No estado estacionário, todo o investimento para aumentar a produção é utilizado para repor o capital desgastado, de forma que o investimento não alterará os níveis produção e consumo, que permanecem constantes durante o estado estacionário.

13 A poupança e o crescimento Como aumentar o padrão de vida da população? A importância da taxa de poupança Uma taxa de poupança mais alta faz aumentar o nível da renda per capita (ou produto/renda por trabalhador), mas não influencia a sua taxa de crescimento no longo prazo.

14 A regra de ouro O governo procurará fixar a taxa de poupança que leve ao estado estacionário em que o consumo das pessoas seja maximizado. O valor de k* nesta situação em que o consumo é maximizado é chamado de nível de capital da Regra de Ouro. Matematicamente: y=c+i c=y i c* = y* - i* c* = f(k*) i* c* = f(k*) δk*

15 Pmgk = δ Ou, Pmgk δ = 0 No nível de capital da Regra de Ouro, considerando crescimento populacional e progresso tecnológico constantes, o produto marginal do capital é igual à taxa de depreciação. Ou, em outras palavras, o acréscimo de produção (que é o Pmgk) é totalmente utilizado para repor a depreciação desse estoque de capital.

16 A reta do investimento de equilíbrio

17 Informações importantes O crescimento populacional explica em parte o crescimento do total da produção Se a população cresce a uma taxa n, então, o total da produção também cresce a uma taxa n. O aumento do crescimento populacional faz diminuir a renda per capita

18 Novo nível de capital da Regra de Outro considerando o crescimento populacional Pmgk = δ + n Ou, Pmgk δ = n No estado estacionário da Regra de Ouro, o produto marginal do capital é igual ao somatório da taxa de depreciação com a taxa de crescimento populacional. Ou, em outras palavras, o produto marginal do capital líquido da depreciação é igual à taxa de crescimento populacional.

19 O progresso tecnológico modelo de crescimento exógeno Y = F(K, L) A introdução da variável E: Eficiência da mão de obra Y = F(K, LxE) Onde: LxE - número efetivo de trabalhadores (ou unidade de eficiência do trabalho) g : a taxa com que o progresso tecnológico aumenta - Progresso tecnológico incrementador da mão-de-obra. Uma vez que a força de trabalho (L) cresce à taxa n, e a eficiência da mão de obra (E) cresce à taxa g, o número efetivo de trabalhadores (LxE) cresce à taxa (n+g).

20 A análise por trabalhador efetivo y = Y/(LxE) k = K/(LxE) y=f(k) A função de produção por trabalhador efetivo será função do estoque de capital por trabalhador efetivo Δk = i (δ + n + g).k No estado estacionário: i = (δ + n + g)k sf(k) = (δ + n + g)k

21 o total da produção (ou produto total) cresce a uma taxa (n+g). O que acontece com o produto por trabalhador? y = Y /L. E y. E = Y/L O produto por trabalhador (Y/L) cresce também a uma taxa g. o modelo de Solow nos diz que, no estado estacionário, a taxa de crescimento da renda per capita é determinada exclusivamente pela taxa exógena de progresso tecnológico, g. A regra de ouro Pmgk = δ + n + g Ou, Pmgk δ = n + g REGRA DE OURO com crescimento populacional n e com progresso tecnológico g. No nível de capital da Regra de Ouro, o produto marginal do capital líquido (Pmgk δ) é igual à taxa de crescimento do produto total (n+g).

22 Resíduo de Solow Y = A.Ka.L1-a O crescimento econômico (ΔY/Y) é calculado por meio da seguinte fórmula: /Y=. /K+ (1 ).Δ /L+Δ / O termo ΔY/Y representa o crescimento no produto. O termo a.δk/k representa a contribuição do capital para o crescimento do produto. O termo (1 a).δl/l representa a contribuição da mão-de-obra para o crescimento do produto. O termo ΔA/A representa a contribuição da tecnologia para o crescimento do produto e também é chamado de produtividade total dos fatores (PTF)

23 Caiu na prova! 1. Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: Analista Econômico Financeiro - Gestão Financeira Considere o modelo básico de Solow em que a função de produção é definida por F(K,L)=K α L 1-α, onde K representa a quantidade de capital, L a quantidade de trabalho e α é um parâmetro de valor entre 0 e 1. A equação que define a taxa de crescimento do capital é dada por dk/dt=sy-dk, onde dk/dt é a derivada do capital com relação ao tempo, s é um parâmetro que representa a taxa de investimento, Y é o produto agregado (PIB) e d é um parâmetro que representa a taxa de depreciação do capital. Sabe-se ainda que a taxa de crescimento populacional é constante e igual a m. Nesse modelo, a taxa de crescimento do PIB no estado estacionário é: a)determinada pelo parâmetro α ; b) determinada pela taxa de investimento s ; c)igual à taxa de crescimento populacional; d)determinada pela taxa de depreciação d ; e)determinada pelo conjunto de parâmetros α, s, d e m.

24 Caiu na prova! 2. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial de Inteligência - Área 2 As perspectivas continuam a apontar para um crescimento firme no Brasil, segundo os indicadores compostos avançados (ICA) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgados nesta segunda-feira. OCDE aponta crescimento firme no Brasil. Assis Moreira. In: Valor Econômico, 15/1/2018. O crescimento econômico é uma preocupação constante dos formuladores de política econômica. No que se refere a esse assunto, abordado no texto precedente, julgue o próximo item. Segundo o modelo neoclássico de Solow, o nível de capital no estado estacionário é obtido pela intersecção da curva de investimento bruto com a linha reta que representa a depreciação efetiva para o capital.

25 Caiu na prova! 3. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata - Prova 2 Considerando os determinantes do crescimento econômico e a experiência recente do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir. De acordo com o modelo de Solow, um aumento na taxa de poupança é capaz de aumentar de forma permanente a taxa de crescimento de um país. Logo, as baixas taxas de poupança registradas no Brasil estão relacionadas com o seu baixo crescimento econômico.

26 Caiu na prova! 4. Ano: 2014 Banca: FDC Órgão: AGERIO Prova: Analista de Desenvolvimento Com base nas teorias de crescimento econômico, marque a afirmativa correta: a)no modelo de Solow a taxa de poupança é endógena; b)nos modelos de crescimento endógeno, a ocorrência de progresso técnico é indispensável à obtenção de crescimento sustentado; c)no modelo de Solow, a regra de ouro do capital indica o nível de capital que maximiza o consumo no longo prazo; d)nos modelos de crescimento endógeno, como o conhecimento é uma forma de capital, sua acumulação está sujeita à lei dos rendimentos decrescentes; e)no modelo de Solow, alterações na taxa de poupança não afetam a renda per capita de longo prazo.

27 Caiu na prova! 5. Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE Prova: Supervisor de Pesquisas No modelo de crescimento econômico neoclássico de Solow, com progresso tecnológico, a tendência da taxa de crescimento do produto real da economia é a)igualar a taxa de desemprego b)igualar a taxa de investimento c)igualar a taxa de poupança d) superar a taxa de crescimento populacional e)superar a taxa de juros nominais

28 Gabarito 1. C 2. V 3. F 4. C 5. D

29

MODELO DE SOLOW: O MODELO BÁSICO. Profa. Maria Isabel Busato

MODELO DE SOLOW: O MODELO BÁSICO. Profa. Maria Isabel Busato MODELO DE SOLOW: O MODELO BÁSICO Profa. Maria Isabel Busato SOLOW SEM PROGRESSO TÉCNICO Hipóteses do Modelo Economia fechada e sem governo; Economia produz um único bem que pode ser investido ou consumido

Leia mais

MODELOS NEOCLÁSSICOS DE CRESCIMENTO - SOLOW: O MODELO BÁSICO. Profa. Maria Isabel Busato

MODELOS NEOCLÁSSICOS DE CRESCIMENTO - SOLOW: O MODELO BÁSICO. Profa. Maria Isabel Busato MODELOS NEOCLÁSSICOS DE CRESCIMENTO - SOLOW: O MODELO BÁSICO Profa. Maria Isabel Busato SOLOW SEM PROGRESSO TÉCNICO Hipóteses do Modelo Economia fechada e sem governo; Economia produz um único bem que

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 4

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 4 EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 4 Prof: Danilo Igliori Questão 1 O modelo de Solow mostra: a) Como as produtividades marginais do trabalho e do capital afetam o nível de produto da economia.

Leia mais

O Modelo de Solow. Alexandre Nunes de Almeida

O Modelo de Solow. Alexandre Nunes de Almeida Alexandre Nunes de Almeida O modelo de crescimento econômico de SOLOW (1956) explica como a poupança (capital), o aumento da população e o progresso técnico influenciam a taxa de crescimento do produto

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA EAE 308 Macroeconomia II 2º Semestre de 2017 Noturno Prof. Fernando Rugitsky Lista de Exercícios

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ECONOMIA E GESTÃO GOVERNAMENTAL (CEPEGG): Curso Regular de Macroeconomia

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ECONOMIA E GESTÃO GOVERNAMENTAL (CEPEGG):  Curso Regular de Macroeconomia CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ECONOMIA E GESTÃO GOVERNAMENTAL (CEPEGG): WWW.CEPEGG.COM.BR Curso Regular de Macroeconomia 12/25/2010 Trata se de coletânea de exercícios sobre crescimento a longo prazo

Leia mais

MODELO DE SOLOW: COM PROGRESSO TÉCNICO EXÓGENO. Profa. Maria Isabel Busato

MODELO DE SOLOW: COM PROGRESSO TÉCNICO EXÓGENO. Profa. Maria Isabel Busato MODELO DE SOLOW: COM PROGRESSO TÉCNICO EXÓGENO Profa. Maria Isabel Busato SOLOW COM PROGRESSO TÉCNICO EXÓGENO Hipóteses do Modelo Economia fechada e sem governo; Economia produz um único bem que pode ser

Leia mais

macro macroeconomics Crescimento N. Gregory Mankiw CHAPTER SEVEN (ch. 7) PowerPoint Slides by Ron Cronovich fifth edition

macro macroeconomics Crescimento N. Gregory Mankiw CHAPTER SEVEN (ch. 7) PowerPoint Slides by Ron Cronovich fifth edition macro CHAPTER SEVEN Crescimento Econômico Economic Growth I (ch. 7) macroeconomics fifth edition N. Gregory Mankiw PowerPoint Slides by Ron Cronovich 2002 Worth Publishers, all rights reserved Objetivos

Leia mais

O Modelo de Crescimento de Solow. José Luis Oreiro Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Pesquisador Nível IB do CNPq.

O Modelo de Crescimento de Solow. José Luis Oreiro Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Pesquisador Nível IB do CNPq. O Modelo de Crescimento de Solow José Luis Oreiro Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Pesquisador Nível IB do CNPq. Crescimento Determinado pelas Condições de Oferta Modelos

Leia mais

Introdução ao Crescimento Econômico: Acumulação de capital e dinâmica demográfica. Danilo Igliori

Introdução ao Crescimento Econômico: Acumulação de capital e dinâmica demográfica. Danilo Igliori Introdução ao Crescimento Econômico: Acumulação de capital e dinâmica demográfica Danilo Igliori (digliori@usp.br) 1 Vamos ver O modelo de Solow em uma economia fechada Como o padrão de vida de um país

Leia mais

A Função de Produção, Trabalho, Salários Nominais e Reais

A Função de Produção, Trabalho, Salários Nominais e Reais A Função de Produção, Trabalho, Salários Nominais e Reais A Função de Produção 1. Abordagens extremas da curva de oferta: a) O modelo Clássico, ilustra com exatidão o comportamento de uma curva de oferta

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROFESSOR JOSÉ LUIS OREIRO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROFESSOR JOSÉ LUIS OREIRO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROFESSOR JOSÉ LUIS OREIRO Primeira Prova de Avaliação PARTE A: ARITIMOMÓRFICA 1 Questão

Leia mais

2. Em um modelo Keynesiano observa-se um aumento exógeno da produtividade do trabalho. Essa mudança apresenta o seguinte corolário:

2. Em um modelo Keynesiano observa-se um aumento exógeno da produtividade do trabalho. Essa mudança apresenta o seguinte corolário: Universidade de Brasília Departamento de Economia Disciplina: Economia do Trabalho Professor: Carlos Alberto Período: 2/2011 Segunda Prova Questões 1. Imaginemos um modelo Keynesiano em economia fechada.

Leia mais

Gabarito da Primeira Lista

Gabarito da Primeira Lista Gabarito da Primeira Lista Professor: Fernando Holanda Filho Monitora: Gabriela Fernandes maio de 2011 Questão 1: Um aumento na força de trabalho O efeito imediato de um aumento na força de trabalho é

Leia mais

MACROECONOMIA Teste Intermédio

MACROECONOMIA Teste Intermédio UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA Teste Intermédio 23 de Abril de 2004 José Ferreira Machado Susana Narciso Duração: 1h20m NOME: Nº: Grupo I ( 9 valores) Responda na própria

Leia mais

MODELO DE HARROD-DOMAR

MODELO DE HARROD-DOMAR -DOMAR Modelo pós-keynesiano de crescimento exógeno. O modelo foi desenvolvido independentemente por Harrod em 1939 e Domar em 1946. A premissa é que crescimento depende da quantidade de trabalho e capital,

Leia mais

AULA 08 Crescimento Econômico. Modelo de Solow.

AULA 08 Crescimento Econômico. Modelo de Solow. AULA 08 Crescimento Econômico. Modelo de Solow. Olá caros(as) amigos(as), É chegada a hora da nossa última aula. Hoje, veremos o modelo de Solow de crescimento no longo prazo. Para mim, é o assunto mais

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS #1 MODELO DE SOLOW

LISTA DE EXERCÍCIOS #1 MODELO DE SOLOW UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MACROECONÔMICA II [TURMA A] PROF. GIACOMO B. NETO LISTA DE EXERCÍCIOS #1 MODELO

Leia mais

Exercício de Decomposição do Crescimento

Exercício de Decomposição do Crescimento Exercício de Decomposição do Crescimento A Produtividade Total dos Fatores Para estimar a função de produção utiliza-se, comumente, a seguinte forma da Cobb- Douglas Y = A K α L 1-α = (A K) α (AL) 1-α

Leia mais

Introdução à Macroeconomia. Danilo Igliori Um modelo para a renda nacional

Introdução à Macroeconomia. Danilo Igliori Um modelo para a renda nacional Introdução à Macroeconomia Danilo Igliori (digliori@usp.br) Um modelo para a renda nacional 1 Estrutura do modelo Para uma economia de mercado fechada Lado da oferta Mercado de fatores (oferta, demanda,

Leia mais

Aula 3. Modelos de Crescimento Endógeno. Wilson Correa. June 3, 2015

Aula 3. Modelos de Crescimento Endógeno. Wilson Correa. June 3, 2015 Aula 3 Modelos de Crescimento Endógeno Wilson Correa June 3, 2015 Introdução Chave para entender discussão: Ao invés de supor que o crescimento se dá em decorrência de melhorias exógenas, alheias ao modelo,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010

EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 PROVA DE MACROECONOMIA 1 o Dia: 30/09/2009 - QUARTA FEIRA HORÁRIO: 8h às 10h 15m (horário de Brasília) EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 PROVA DE MACROECONOMIA 1º Dia: 30/09

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Clássicos Roupagem macroeconômica atribuída por Keynes às proposições apresentadas pelos

Leia mais

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE QUESTÕES DE MACROECONOMIA CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL 2013 - CESPE Julgue os próximos itens, relativos aos regimes cambiais e seus efeitos sobre a economia. 45 Em um regime com cambio

Leia mais

Progresso tecnológico e crescimento CAPÍTULO. Olivier Blanchard Pearson Education Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard

Progresso tecnológico e crescimento CAPÍTULO. Olivier Blanchard Pearson Education Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard Olivier Blanchard Pearson Education Progresso tecnológico e crescimento CAPÍTULO 12 12.1 Progresso tecnológico e taxa de crescimento O progresso tecnológico tem várias dimensões. Pode levar a: Maiores

Leia mais

Macroeconomia ANPEC. Questões. 2 a Edição Revista e Atualizada. Questões comentadas das provas de 2003 a 2012

Macroeconomia ANPEC. Questões. 2 a Edição Revista e Atualizada. Questões comentadas das provas de 2003 a 2012 Questões ANPEC 2 a Edição Revista e Atualizada Bruno Henrique Versiani Schröder Cristiane Alkmin J. Schmidt Jefferson Donizeti Pereira Bertolai Paulo C. Coimbra Rafael Martins de Souza Rodrigo Leandro

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA TESTE INTERMÉDIO NOME: Nº: Grupo I (14 valores)

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA TESTE INTERMÉDIO NOME: Nº: Grupo I (14 valores) UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA TESTE INTERMÉDIO José Ferreira Machado Inácia Pimentel 23 de Abril de 2010 Duração: 1h30 horas NOME: Nº: Grupo I (14 valores) Indique na folha

Leia mais

Crescimento econômico - Parte I Modelo sem progresso tecnológico

Crescimento econômico - Parte I Modelo sem progresso tecnológico Crescimento econômico - Parte I Modelo sem progresso tecnológico Dr. Antony P. Mueller Professor de Economia Universidade Federal de Sergipe (UFS) www.continentaleconomics.com PIB per capital China e Europa

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Clássicos Roupagem macroeconômica atribuída por Keynes às proposições apresentadas pelos

Leia mais

Mr. Keynes and the "Classics", A Suggested Interpretation

Mr. Keynes and the Classics, A Suggested Interpretation Mr. Keynes and the "Classics", A Suggested Interpretation PET-ECO 02 de Setembro de 2013 Mr. Keynes and the "Classics" John Hicks Sobre o autor Sobre o autor Economista Britânico: 1904-1989 Ganhador do

Leia mais

Os Modelos AK. Os Modelos AK TEORIA MACROECONÔMICA II MODELOS DE CRESCIMENTO ENDÓGENO [AK] 2/3/2009 PROF. GIÁCOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS] 1

Os Modelos AK. Os Modelos AK TEORIA MACROECONÔMICA II MODELOS DE CRESCIMENTO ENDÓGENO [AK] 2/3/2009 PROF. GIÁCOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS] 1 Os Modelos de Crescimento Endógeno: O Modelo A UFRGS Os Modelos A Os modelos A foram introduzidos na literatura econômica por Paul Romer (1987) e Sergio Rebelo (1991). 2 Os Modelos A Os modelos A consistem

Leia mais

INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo

INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MACROECONOMIA KEYNESIANA Nesta aula, estudaremos que variáveis determinam

Leia mais

Crescimento. Econômico. Copyright 2004 South-Western

Crescimento. Econômico. Copyright 2004 South-Western Crescimento 17 Econômico Crescimento Econômico O padrão de vida de um país depende da sua capacidade de produzir bens e serviços. A renda per capita do Brasil cresceu 1.7% ao ano desde 1976. No século

Leia mais

Crescimento Econômico: O Modelo de Solow. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

Crescimento Econômico: O Modelo de Solow. Prof.: Antonio Carlos Assumpção Crescimento Econômico: O Modelo de Solow Os Fatos do Crescimento Passamos agora da determinação do produto no curto e médio prazos onde predominam as flutuações para a determinação do produto no longo

Leia mais

Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de h30) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste.

Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de h30) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste. LICENCIATURA EM ECONOMIA MACROECONOMIA II LEC 206 (2006-2007) Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de 2007 16h30) Duração: 60 minutos Não é permitida qualquer forma de consulta. Os telemóveis

Leia mais

Os Modelos de Crescimento Endógeno: O Modelo AK PROF. GIÁCOMO BALBINOTTO NETO UFRGS

Os Modelos de Crescimento Endógeno: O Modelo AK PROF. GIÁCOMO BALBINOTTO NETO UFRGS Os Modelos de Crescimento Endógeno: O Modelo AK PROF. GIÁCOMO BALBINOTTO NETO UFRGS Os Modelos AK Os modelos AK foram introduzidos na literatura econômica por Paul Romer (1987) e Sergio Rebelo (1991).

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 3

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 3 EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 3 Prof: Danilo Igliori Questão 1 Em sua Teoria Geral, Keynes propôs que, no curto prazo, a renda total da economia era determinada: a) Pela produtividade marginal

Leia mais

Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa. MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08. Nome n.º. Grupo I (14 valores)

Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa. MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08. Nome n.º. Grupo I (14 valores) Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08 Nome n.º Duração: 1 hora e 30 minutos Responda a todas as perguntas no enunciado de exame. Use as costas como folha

Leia mais

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio Ana Balcão Reis 14 de Abril de 2012 Inácia Pimentel João Miguel Silva Duração Total: 2h30m I ( 8,1 val) Nos exercícios

Leia mais

FGV/EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças. Macroeconomia I Professor: Rubens Penha Cysne. Lista de Exercícios 1

FGV/EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças. Macroeconomia I Professor: Rubens Penha Cysne. Lista de Exercícios 1 FGV/EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças Macroeconomia I Professor: Rubens Penha Cysne Lista de Exercícios 1 Funções de Produção, Modelo de Solow e Modelo AK Obs. Utilizam-se aque as de nições

Leia mais

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, 2º Teste, Versão 1 11 Janeiro º Teste - 11 Janeiro 2011

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, 2º Teste, Versão 1 11 Janeiro º Teste - 11 Janeiro 2011 MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011 2º Teste - 11 Janeiro 2011 Normas e indicações: A prova tem a duração de 100 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo e não

Leia mais

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, 2º Teste, Versão 2 11 Janeiro º Teste - 11 Janeiro 2011

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, 2º Teste, Versão 2 11 Janeiro º Teste - 11 Janeiro 2011 MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011 2º Teste - 11 Janeiro 2011 Normas e indicações: A prova tem a duração de 100 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo e não

Leia mais

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz.

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz. Economia Modelo Clássico Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Economia MODELO CLÁSSICO Renda e produto de equilíbrio Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia,

Leia mais

2. A Economia Real no Longo Prazo

2. A Economia Real no Longo Prazo 2. A Economia Real no Longo Prazo Determinantes de: Crescimento do PIB Poupança, investimento e taxa de juro real, Taxa de câmbio real Taxa de desemprego A. Produção e Crescimento Questões básicas Existe

Leia mais

Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de h00) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste.

Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de h00) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste. LICENCIATURA EM ECONOMIA MACROECONOMIA II LEC 206 (2006-2007) Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de 2007 15h00) Duração: 60 minutos Não é permitida qualquer forma de consulta. Os telemóveis

Leia mais

Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia LISTA 1

Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia LISTA 1 Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia Disciplina: REC2201 - Teoria Macroeconômica I Profa. Dra. Roseli da Silva

Leia mais

Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia GABARITO DA LISTA 3

Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia GABARITO DA LISTA 3 Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia Disciplina: REC2201 - Teoria Macroeconômica I Profa. Dra. Roseli da Silva

Leia mais

Aula 07 Modelo IS-LM Parte I

Aula 07 Modelo IS-LM Parte I Aula 07 Modelo IS-LM Parte I Contexto n Longo prazo Preços flexíveis Produto determiando pelos fatores de produção e tecnologia Desemprego iguala a taxa natural n Curto Prazo Preços fixos Produto determinado

Leia mais

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre.

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre. Macroeconomia Aberta CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ PARTE I: Determinantes da taxa de câmbio e do balanço

Leia mais

MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2010/11

MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2010/11 MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2010/11 PARTE IV - OFERTA AGREGADA NO LONGO PRAZO E MERCADO DE TRABALHO 7. OFERTA AGREGADA DE BENS E SERVIÇOS NO LONGO PRAZO EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO A. ENUNCIADOS

Leia mais

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico 1 Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia, baseadas em pressupostos diferentes e com resultados diferentes. A contabilidade

Leia mais

II PND: Crescimento ou Ilusão

II PND: Crescimento ou Ilusão II PND: Crescimento ou Ilusão Uma abordagem neoclássica Daniela Viana Costa Universidade de Brasília 11 de Maio de 2011 Daniela (Institute) Projeto de Dissertação 11/05/11 1 / 26 Objetivo Analisar o desempenho

Leia mais

MACROECONOMIA (Curso de Economia Brasileira, DEP)

MACROECONOMIA (Curso de Economia Brasileira, DEP) MACROECONOMIA (Curso de Economia Brasileira, DEP) Hildo Meirelles de Souza Filho PIB Produto Interno Bruto (PIB) é o valor total do fluxo de produção atual de bens e serviços finais obtido dentro do território

Leia mais

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam?

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

Parte III: Construindo a Curva de Oferta. Marta Lemme - IE/UFRJ

Parte III: Construindo a Curva de Oferta. Marta Lemme - IE/UFRJ Parte III: Construindo a Curva de Oferta A Firma na Escola Neoclássica Fatores de Produção Em concorrência perfeita, preço é determinado pelo mercado Bens tangíveis ou intangíveis Objetivo da Firma (Neoclássica):

Leia mais

Oferta (Cap. 8) 2º SEMESTRE 2011

Oferta (Cap. 8) 2º SEMESTRE 2011 Oferta (Cap. 8) 2º SEMESTRE 2011 Marta Lemme - IE/UFRJ Função de Produção A função de produção é a relação entre a quantidade de insumos que uma firma usa e a quantidade de produto que ela produz. Um insumo

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Introdução Impacto da Política Fiscal Impacto da Politica Monetária Análise do impacto das políticas monetária e fiscal sobre a renda agregada de equilíbrio e sua interação com

Leia mais

MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2011/12

MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2011/12 MACROECOOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2011/12 7. MERCADO DE TRABALHO, EMPREGO E DESEMPREGO EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO EUCIADOS 1. Suponha que o comportamento de uma dada economia pode ser modelizado

Leia mais

Prova de Seleção ao Doutorado Macroeconomia

Prova de Seleção ao Doutorado Macroeconomia Prova de Seleção ao Doutorado Macroeconomia Programa de Pós-Graduação em Economia, FEA/USP Área Teoria Econômica 1. (40 pontos) Considere o modelo de Ramsey-Cass-Koopmans em tempo contínuo, o qual inclui

Leia mais

Macroeconomia. 5. O Mercado de Bens e Serviços. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. 5. O Mercado de Bens e Serviços. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia 5. O Mercado de Bens e Serviços Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Modelo Macroeconómico Procura Agregada Políticas macroeconómicas

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2008-09) 1E207 - MACROECONOMIA II Exame de 2ª época (22 de Julho de 2009) Duração: 1h (escolha múltipla; 8 valores) + 1h45 (exercícios; 12 valores). Não é permitida qualquer forma

Leia mais

CEAV. Desenvolvimento Econômico. Parte I. Modelos Neoclássicos de Crescimento. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

CEAV. Desenvolvimento Econômico. Parte I. Modelos Neoclássicos de Crescimento. Prof.: Antonio Carlos Assumpção CEAV Desenvolvimento Econômico Parte I Modelos Neoclássicos de Crescimento Os Fatos do Crescimento Passamos agora da determinação do produto no curto e médio prazos, onde predominam as flutuações cíclicas,

Leia mais

IGEPP GESTOR Prof. Eliezer Lopes

IGEPP GESTOR Prof. Eliezer Lopes IGEPP GESTOR - 2013 Política fiscal. Política monetária. Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade. A oferta e a demanda agregadas. Prof. Eliezer Lopes MODELO CLÁSSICO

Leia mais

TP007 Microeconomia 07/10/2009 AULA 13 Bibliografia: PINDYCK - CAPÍTULO 6

TP007 Microeconomia 07/10/2009 AULA 13 Bibliografia: PINDYCK - CAPÍTULO 6 TP007 Microeconomia 07/10/2009 AULA 13 Bibliografia: PINDYCK - CAPÍTULO 6 Tecnologia de produção A função de produção indica o maior nível de produção que uma firma pode atingir para cada combinação possível

Leia mais

Macroeconomia - Teste Intercalar 22 de abril de 2015, 12h00 Duração da Prova: 1 hora

Macroeconomia - Teste Intercalar 22 de abril de 2015, 12h00 Duração da Prova: 1 hora Macroeconomia - Teste Intercalar 22 de abril de 2015, 12h00 Duração da Prova: 1 hora Identificação do Aluno Nome: Nº Respostas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 N a) a) a) a) a) a) a)

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICECIATURA EM ECOOMIA (2009-10) 1E207 - MACROECOOMIA II Cap. 1 Crescimento Económico Exercício 1.1 Suponha que a função produção subjacente à economia portuguesa no início do presente século é conhecida

Leia mais

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 1ª Época, Versão 4 11 Janeiro 2011

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 1ª Época, Versão 4 11 Janeiro 2011 MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011 Exame 1ª Época - 11 Janeiro 2011 Normas e indicações: A prova tem a duração de 150 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo

Leia mais

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 1ª Época, Versão 2 11 Janeiro 2011

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 1ª Época, Versão 2 11 Janeiro 2011 MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011 Exame 1ª Época - 11 Janeiro 2011 Normas e indicações: A prova tem a duração de 150 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo

Leia mais

Introdução à. Macroeconomia

Introdução à. Macroeconomia Introdução à Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez IBMEC-RJ / UCP O que é? É o estudo da economia como um todo, pois analisa a economia através de suas variáveis fortemente agregadas. Abrange o comportamento

Leia mais

Exame Final 2a Época. Nome: N o :

Exame Final 2a Época. Nome: N o : Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa Macroeconomia, 1103-1o Semestre 2008-2009 Prof. André C. Silva Assistentes: José Mário Lopes e José Miguel Costa Exame Final 2a Época Nome: N o : Máximo

Leia mais

O MODELO DE CRESCIMENTO NEOCLÁSSICO A UM SETOR

O MODELO DE CRESCIMENTO NEOCLÁSSICO A UM SETOR Proposição 1 Dadas as hipóteses 1-5, uma solução de crescimento balanceado (estado estável) para esse modelo existe; essa solução de crescimento balanceado é estável no sentido de que, qualquer que sejam

Leia mais

ECONOMIA DO CRESCIMENTO

ECONOMIA DO CRESCIMENTO JOÃO FERREIRA DO AMARAL ANTÓNIO DE ALMEIDA SERRA JOÃO ESTÊVÃO ECONOMIA DO CRESCIMENTO ALMEDINA índice INTRODUÇÃO 11 1. Crescimento e desenvolvimento 11 2. De que trata a Economia do Crescimento? 16 3.

Leia mais

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 2ª Época, Versão 1 2 Fevereiro 2011

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 2ª Época, Versão 1 2 Fevereiro 2011 MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011 Exame 2ª Época - 2 Fevereiro 2011 Normas e indicações: A prova tem a duração de 150 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo

Leia mais

[80] O efeito multiplicador em questão pressupõe que a economia esteja em desemprego.

[80] O efeito multiplicador em questão pressupõe que a economia esteja em desemprego. 1. (EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública Economia, 2011, CESPE) Considerando o fato de que um aumento do gasto governamental provoca um aumento proporcional da renda nacional e sabendo que a

Leia mais

Produção e Crescimento. 24. Produção e Crescimento. Crescimento Econômico no Mundo. Crescimento no Mundo. A Regra dos 70: Exemplo.

Produção e Crescimento. 24. Produção e Crescimento. Crescimento Econômico no Mundo. Crescimento no Mundo. A Regra dos 70: Exemplo. 24. Produção e Crescimento Produção e Crescimento O padrão de vida dos indivíduos de um país depende da habilidade desse país em produzir bens e serviços Em todos os países há muita variação no padrão

Leia mais

FGV/EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças. Macroeconomia I Professor: Rubens Penha Cysne. Lista de Exercícios 1

FGV/EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças. Macroeconomia I Professor: Rubens Penha Cysne. Lista de Exercícios 1 FGV/EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças Macroeconomia I Professor: Rubens Penha Cysne Lista de Exercícios 1 Funções de Produção, Modelo de Solow e Modelo AK Obs. Utilizam-se aque as de nições

Leia mais

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco Gabarito Questões estilo Cespe/UnB 1) (F) 2) (F) 3) (V) 4) (V) 5) (F) 6) (F) 7) (V) 8) (V) 9) (V) 10) (F) 11) (F) 12) (F) 13) (V) 14) (F) 15) (F) 16) (V) 17) (F) 18) (F) 19) (F) 20) (V) 21) (F) 22) (F)

Leia mais

SIMULADO PROVA DE MACROECONOMIA. 19/07/2012 Quinta-Feira HORÁRIO: 08:00h às 10:15h

SIMULADO PROVA DE MACROECONOMIA. 19/07/2012 Quinta-Feira HORÁRIO: 08:00h às 10:15h SIMULADO PROVA DE MACROECONOMIA 19/07/2012 Quinta-Feira HORÁRIO: 08:00h às 10:15h QUESTÃO 01 Sobre as contas nacionais, avalie as proposições: (0) A remessa de dinheiro de brasileiros que residem no exterior

Leia mais

Exercícios de Macro III

Exercícios de Macro III Acadêmico(a): Disciplina: Macroeconomia III Semestre: 5º Professor: Felipe Ferraz Vazquez Exercícios de Macro III Lista 01: Blanchard (Cap. 10 e 11) e Jones (até o item 2.2) Atenção: Esta lista foi montada

Leia mais

TESTE INTERMÉDIO DE MACROECONOMIA

TESTE INTERMÉDIO DE MACROECONOMIA José A. Ferreira Machado Inácia Pimentel Duração: 90 minutos Versão A (Responda no enunciado.) TESTE INTERMÉDIO DE MACROECONOMIA 2013-04-11 1. Ao longo das últimas décadas, os cidadãos dos países desenvolvidos

Leia mais

Macroeconomia I. Notas de Aula. Rubens Penha Cysne. Janeiro de 2010 FGV. FGV (EPGE) Aula 1 Janeiro de / 25

Macroeconomia I. Notas de Aula. Rubens Penha Cysne. Janeiro de 2010 FGV. FGV (EPGE) Aula 1 Janeiro de / 25 Macroeconomia I Notas de Aula Rubens Penha Cysne FGV Janeiro de 2010 FGV (EPGE) Aula 1 Janeiro de 2010 1 / 25 Comparação de Renda entre 1950 e 2007: Valores em Dólares Internacionais de 2005 (PPP) 8 7

Leia mais

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio Versão corrigida

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio Versão corrigida NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio Versão corrigida Ana Balcão Reis 5 de Abril de 20 Erica Marujo Guilherme Oliveira João Almeida Marques Margarida Rodrigues

Leia mais

Macroeconomia II Gabarito Lista II - Parte 2

Macroeconomia II Gabarito Lista II - Parte 2 Macroeconomia II Gabarito Lista II - Parte 2 Professor: Samuel Abreu Pessoa Monitor: Artur Bezerra de Carvalho EPGE/Getulio Vargas Foundation 27 de Julho de 2009 Resoluções Exercício 2. Considere o modelo

Leia mais

LEC206 - MACROECONOMIA II

LEC206 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2007-08) LEC206 - MACROECONOMIA II Exame Normal (23 de Junho de 2008) Duração: 60 minutos (escolha múltipla) + 120 minutos (exercícios). A classificação final é calculada como

Leia mais

Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de h30) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste.

Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de h30) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste. LICENCIATURA EM ECONOMIA MACROECONOMIA II LEC 206 (2006-2007) Avaliação Distribuída 1º Mini-Teste (2 de Abril de 2007 13h30) Duração: 60 minutos Não é permitida qualquer forma de consulta. Os telemóveis

Leia mais

OS FATOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

OS FATOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO 1 OS FATOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO Prof. Salomão Franco Neves Bibliografia 2 JONES, Charles. Introdução à teoria do crescimento econômico. Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2000. Ler capítulo 1 Introdução:

Leia mais

Macroeconomia. 5. O Mercado de Bens e Serviços. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. 5. O Mercado de Bens e Serviços. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia 5. O Mercado de Bens e Serviços Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Oferta Agregada Nível de preços e custos Produto potencial Capital,

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2008-09) 1E207 - MACROECONOMIA II Exame 1ª época (7 de Julho de 2009) Duração: 1 hora (escolha múltipla) + 1 hora e 45 minutos (exercícios). A classificação final é calculada

Leia mais

Economia. Modelo Keynesiano. Professor Jacó Braatz.

Economia. Modelo Keynesiano. Professor Jacó Braatz. Economia Modelo Keynesiano Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Economia MODELO KENESIANO Modelo Keynesiano Básico Curva de Demanda Agregada de Bens e Serviços (DA): composta pela demanda

Leia mais

Economia. Prof. Responsável: Wilson Mendes do Valle

Economia. Prof. Responsável: Wilson Mendes do Valle Economia Prof. Responsável: Wilson Mendes do Valle Conteúdo da Unidade 2.1 O estudo da Economia e seu funcionamento na visão agregada John Maynard Keynes (1883-1946) Modelo Keynesiano básico de Determinação

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 1 Prof: Danilo Igliori Questão 1 Qual das seguintes manchetes de jornal é mais estreitamente relacionado com o que microeconomistas estudam (e menos relacionado

Leia mais

CAPÍTULO 5. Revisão. Mercado de bens e mercados financeiros: o modelo IS-LM. Olivier Blanchard. Pearson Education

CAPÍTULO 5. Revisão. Mercado de bens e mercados financeiros: o modelo IS-LM. Olivier Blanchard. Pearson Education CAPÍTULO 5 Mercado de bens e mercados financeiros: o modelo IS-LM Olivier Blanchard Revisão Pearson Education 5.1 O mercado de bens e a relação IS Existe equilíbrio no mercado de bens quando a produção

Leia mais

Renda e produto de equilíbrio

Renda e produto de equilíbrio Modelo Keynesiano 1 Modelo Keynesiano Básico Curva de Demanda Agregada de Bens e Serviços (DA): composta pela demanda de quatroagentesmacroeconômicos: DA = C + I + G + (X M) onde: C = consumo (famílias

Leia mais

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Exame de 1ª época

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Exame de 1ª época NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Exame de 1ª época Ana Balcão Reis 2 de Junho de 2012 Inácia Pimentel João Miguel Silva Duração Total: 2h15m I ( 9 val) Nos exercícios seguintes

Leia mais

Aluno: George Albert Wogel Cambraia Orientadora: Andrea FelippeCabello INVESTIMENTO PÚBLICO EM INFRAESTRUTURA E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL

Aluno: George Albert Wogel Cambraia Orientadora: Andrea FelippeCabello INVESTIMENTO PÚBLICO EM INFRAESTRUTURA E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL Aluno: George Albert Wogel Cambraia Orientadora: Andrea FelippeCabello INVESTIMENTO PÚBLICO EM INFRAESTRUTURA E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL Brasília, 2014 Introdução Nas últimas décadas o Brasil tem

Leia mais

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Segunda Prova Dia 01 de julho (quinta-feira) - 19:00 hs. Dúvidas 01/06 à tarde. Dia 24 e 25 de junho não haverá aula. Prova para os que faltaram

Leia mais

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação?

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2009-0) E207 - MACROECONOMIA II Exame de Recurso (2 de Julho de 200) Duração: h (escolha múltipla) + h30 (exercícios). As respostas às questões de escolha múltipla serão recolhidas

Leia mais

Bibliografia. Bibliografia 27/11/17 OS FATOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

Bibliografia. Bibliografia 27/11/17 OS FATOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO 1 OS FATOS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO Prof. Salomão Franco Neves Bibliografia 2 JONES, Charles. Introdução à teoria do crescimento econômico. Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2000. Ler capítulo 1 Introdução:

Leia mais