COACHING: POR UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COACHING: POR UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA"

Transcrição

1 COACHING: POR UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA Augusto César Luitgards MOURA FILHO UnB Universidade de Brasília Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo. Paulo Freire RESUMO Este texto, de forma específica, sugere como alternativa aos papéis historicamente desempenhados pelos docentes a possibilidade de ampliar o espectro de atuação desses profissionais no sentido de que eles ajam como coach dos aprendizes ou coachees. Essa mudança envolve tornar viável a parceria coach/coachee na coconstrução da aprendizagem. Palavras-chave: Aprendizagem; Coaching; Autonomia ABSTRACT This text specifically suggests as an alternative to the roles historically played by teachers the possibility to broaden the sphere of operation of these professionals in order for them to act as coaches for learners or coachees. This change involves to make the coach-coachee partnership feasible in co-constructing learning. Key words: Learning; Coaching; Autonomy Introdução Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

2 Busco apresentar neste texto um dos desdobramentos de investigação iniciada quando de minha pesquisa para o doutoramento em Linguística Aplicada (MOURA FILHO, 2005), quando me propus a salientar e discutir os fatores envolvidos na aprendizagem autônoma da língua inglesa. O recorte ora apresentado enfoca, de forma específica, o papel dos professores nessa modalidade de aprendizagem que, desde os anos 70 (HOLEC, 1979; LITTLE, 1991 e BENSON e VOLLER, 1997, dentre outros), tem sido alvo das atenções dos interessados nos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, sugere uma transformação nos papéis desempenhados historicamente por professores de idiomas, apresenta os intervenientes no processo de coaching e defende esse processo na interação entre professores e aprendizes de línguas. A autonomia A aprendizagem autônoma tem sido definida de forma diversa por tantos que a investigam. Holec (1979, p.3) teoriza que a autonomia envolve a ação direta do aprendiz na determinação de objetivos, na definição de conteúdos, na seleção dos métodos e técnicas a serem empregados, no monitoramento da própria produção linguística e na avaliação do processo de aprendizagem. Little (1991, p.4) vê a autonomia como uma capacidade para o distanciamento, a reflexão, a tomada de decisões e a busca de ações independentes, enquanto Macaro (1997, p.169) propõe uma definição funcional que a vê como sendo o desenvolvimento de potenciais no aprendiz que o capacitam a operar mais efetivamente e não como reação às dificuldades. A identificação da autonomia como aprendizagem isolada é, segundo Esch (1997,p. 165), uma concepção errônea e que, por isso mesmo, deve ser desconsiderada. Para os propósitos deste texto, a autonomia é vista segundo a ótica de Little e Dam (1998), que a veem não como sinônimo de isolamento, mas como algo que leva em conta a condição de ser social do aprendiz, que o torna dependente do estímulo e conforto proporcionados pela interação social. A adoção da ótica de Little e Dam (ibid.) oportuniza e demanda uma avaliação dos papéis desempenhados convencionalmente pelos envolvidos na aprendizagem autônoma. Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

3 Professor: um papel em mutação As grandes transformações sociais que ocorrem na modernidade e que, como não poderia deixar de acontecer, refletem na Educação, exigem uma revisão dos papéis desempenhados historicamente por aprendizes e professores. Nessa revisão, fica evidente a necessidade de o professor romper com o modelo definido, em 1968, por Freire (1983), como educação bancária. Tal modelo pressupõe o educador como depositante de conteúdos nos educandos, que, supostamente, são meros recipientes vazios. De acordo com essa concepção, quanto mais conteúdos depositar em seus alunos, mais eficiente será o professor. A superação desse modelo dá-se quando os professores se transformam em instigadores, provocadores de busca, incentivadores dos alunos para a produção e apropriação do conhecimento e parceiros dos alunos na coconstrução da aprendizagem. No caso específico da aprendizagem de uma língua estrangeira, a emergência da abordagem comunicativa nos anos 70 desviou o foco, até então voltado para a apreensão de conteúdos, no sentido do desenvolvimento de competências e habilidades promotoras de comunicação, e realçou a necessidade de revisão do papel do professor. A revisão dos papéis de professores e alunos, mencionada anteriormente, é de grande importância na promoção da aprendizagem autônoma. Segundo Benson e Voller (1997, p.93), essa revisão é complexa e, por isso, não pode ser reduzida a uma simples expectativa em torno de comportamento ou de distribuição de poder. Os autores prosseguem afirmando que, para que seja viabilizada a aprendizagem autônoma, é necessário que professores e alunos se conheçam, saibam as expectativas que uns têm em relação aos outros e que ambos estejam cientes de suas atitudes nos contextos institucional e social da aprendizagem. Segundo Voller (1997, p.109), o papel do professor na aprendizagem autônoma caracteriza-se pelo poder de negociação, tanto com os aprendizes quanto com as instituições sociais nas quais o processo de aprendizagem está inserido, pela forma como ele lida com o programa do curso e pela sua postura, tanto como participante quanto como facilitador do processo de aprendizagem, na sala de aula e nas atividades de auto-aprendizagem. Dam (1990, p.23) afirma que, em situações de aprendizagem autônoma de uma língua estrangeira, cabe ao professor atuar como: Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

4 a) informante dos vários elementos do processo de aprendizagem (objetivos, atividades, materiais didáticos e avaliação); b) debatedor e consultor no processo de aprendizagem; c) observador, analista; d) participante no processo de aprendizagem; e) mapeador do progresso do aluno em parceria com ele; f) co-responsável pelo processo de aprendizagem. A propósito do perfil desejado do aprendiz autônomo, Dickinson (1994, p.5-6) salientou que a qualidade essencial que o aprendiz autônomo deve ter é um envolvimento ativo e independente com a língua-alvo. Esse envolvimento demanda dele cinco habilidades: a) facilidade de identificar o que está sendo ensinado, ou seja, ele deve estar consciente dos objetivos do professor; b) capacidade de estabelecer seus objetivos e conciliá-los com os do professor. O aprendiz deve ser capaz de formular seus próprios objetivos de aprendizagem; c) habilidade de selecionar e implementar estratégias de aprendizagem adequadas; d) capacidade de monitorar e avaliar o uso que faz das estratégias de aprendizagem; e) conhecimento suficiente para monitorar a própria aprendizagem. Apesar de não haver na Linguística Aplicada, conforme explicam Benson e Voller (ibid, p. 2), um cânon para o conceito de autonomia, podese observar, pelos conceitos elaborados ao longo dos anos, que caminhamos para a compreensão de que a autonomia implica co-construção da aprendizagem por professores e aprendizes. Ao revisar a base de conhecimentos relativa ao papel do professor na aprendizagem autônoma de línguas detecto (MOURA FILHO, 2005) a potencialidade do trabalho desse profissional no apoio aos aprendizes e percebo que o professor predisposto a estabelecer parcerias mais simétricas com seus alunos jamais será dispensável, por mais autônomo que seja esse processo. No caso específico de aprendizagem autônoma de línguas, a aprendizagem será mais adequada se o professor assumir o papel de coach de seus aprendizes e com eles estabelecer um plano de desenvolvimento do idioma. Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

5 Coaching, coach e coachee Neste texto, a autonomia é vista segundo a ótica de Little e Dam (1998), que a vêem não como sinônimo de isolamento, mas como algo que leva em conta a condição de ser social do aprendiz, que o torna dependente do estímulo e conforto proporcionados pela interação social. Entendemos que, em contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, a interação social mencionada por Little e Dam pode ser contemplada, além das tradicionais interações professor-aluno e aluno-aluno, que acontecem frequentemente nos contextos convencionais de ensino e aprendizagem, pela participação colaborativa da figura do coach. Sobre o termo coach, Araújo (1999, p.25) afirma que ele é proveniente do inglês, tem origem no mundo dos esportes e designa o papel do professor, treinador, preparador, o técnico, como conhecemos. Araújo (ibid., p ) prossegue afirmando que coach é o papel assumido por quem se compromete a apoiar alguém para o alcance de determinado resultado. A ação do coach (coaching) é mais do que treinar, ele permanece com a pessoa até ela atingir o objetivo a que se propõe, oferecendo-lhe suporte para que ela supere suas limitações e suas intenções se transformem em ações. O trabalho do coach é, tipicamente, uma atividade de empoderamento do aprendiz, que no contexto de coaching é denominado coachee. Magno e Silva (2012, p. 215) esclarece o papel do conselheiro linguageiro, que acredito guardar identidade com o do coach. Segundo a autora: Basicamente o conselheiro linguageiro situa-se em uma área entre o professor e o monitor de centros de autoacesso nas instituições que os têm. Ele é mais do que o professor porque atende a um aluno ou a um pequeno grupo de alunos de cada vez, no máximo três alunos. Ele também é mais do que um monitor porque estes podem se restringir a ajudar os alunos a encontrar materiais ou utilizar equipamentos. O conselheiro linguageiro precisa de características de ambos, mas é mais do que a soma dos dois juntos. Ele também é capaz de gerar empatia com os aprendentes e precisa dominar conhecimentos de estilos e estratégias de aprendizagem. Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

6 Por sua vez, Mozzon-McPherson (2007, p. 76) afirma que os coaches devem orientar os coachees no sentido de que eles se conscientizem do processo de aprendizagem de línguas e: a) oferecer orientações claras e adequadas e suporte para que os coachees trabalhem autonomamente; b) auxiliar a instituição escolar na seleção de oportunidades apropriadas de aprendizagem de línguas; c) monitorar os padrões linguísticos dos coachees e fornecer feedbacks relevantes e efetivos; d) adequar os recursos às necessidades dos coachees; e) estimular os coachees no sentido de que eles se tornem mais proficientes por meio de um melhor entendimento dos seus processos de aprendizagem; f) escutar as necessidades dos coachees e estimulá-los a conversarem mais sobre língua e aprendizagem. Com relação ao papel do coach, Weaver e Cohen (1998, p.66) assim se expressam: No papel de coach, os professores trabalham individualmente com os aprendizes para desenvolver neles estratégias de aprendizagem de línguas. Nesse caso, ao invés de treiná-los, os professores praticam o coaching em áreas nas quais eles já foram treinados ou em áreas onde só o coaching pode acentuar a consciência de estratégias possivelmente úteis para a solução da tarefa dada ou a eficiência deles na utilização dessas estratégias. Das pesquisas realizadas por Nogueira (2011), Moura Filho (2005) e Mozzon-McPherson (2007), derivo as seguintes perguntas básicas para um coach fazer aos coachees com vistas a melhorias no desempenho deles: a) que objetivos você busca alcançar?; b) na sua opinião, quais são as razões para você ainda não ter alcançado esses objetivos?; c) o que você identifica como sucesso na sua trajetória de aprendiz de uma língua estrangeira? Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

7 d) você tem alguma rotina para estudar essa língua? Qual? e) que tempo você tem para alcançar sua meta? f) você está disposto a assumir as responsabilidades inerentes ao coachee? g) você tem histórico (certificações internacionais, por exemplo) de monitoração de seu progresso na aprendizagem da língua estrangeira? h) você tem familiaridade com os recursos da web voltados para o ensino e aprendizagem de línguas? Se tem, os utiliza? A propósito dessas perguntas, esclareço que elas não são exaustivas e que o coach deve analisá-las criticamente, verificando a pertinência de cada uma delas e a necessidade de excluir algumas delas ou acrescentar novas, segundo as especificidades de cada processo de coaching. O mais significativo é que os coachees percebam que o coach está empenhado em proporcionar condições para que eles aumentem suas competências, superem seus pontos fracos e tornem-se protagonistas do processo de aprendizagem. Hagen (1998, p.4) entende que o coach pode promover, por exemplo, o desenvolvimento de competências e do nível de desempenho do coachee ao: a) fornecer direções e sugestões; b) criar um sentido de desafio; c) dar-lhe feedback a respeito de suas reações; d) mostrar-lhe como fazer; e) pedir-lhe que sugira soluções; f) ajudá-lo a obter novas idéias; g) sugerir outros enfoques; h) pedir que faça. Segundo Riley (1997, p.115), nos últimos cinquenta anos, vários termos têm sido utilizados para descrever a pessoa que atua junto aos aprendizes cujos objetivos e ações diferem daqueles inerentes aos professores tradicionais em vários pontos: ao invés de ser a única fonte de conhecimento, responsável por todas as decisões envolvidas na elaboração e implantação de um programa de estudos (por exemplo, escolha de horário, local, materiais, atividades, ritmo, avaliação de procedimentos de avaliação etc.) essa pessoa ajuda os aprendizes a tomarem decisões por si. Os Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

8 seguintes termos têm sido utilizados para nomear as pessoas que exercem essa função diferenciada dos professores tradicionais: a) consultor; b) ajudante; c) facilitador; d) conhecedor; e) mentor; f) conselheiro. Neste contexto, estou chamando esse profissional de coach e a atividade desenvolvida por ele de coaching. O beneficiário da atividade de coaching é denominado coachee, conforme informei anteriormente. A atividade de coaching atua na Zona de Desenvolvimento Proximal e identifica-se com o Scaffolding (andaimagem). O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal foi proposto por Vygotsky (1978) para nomear a diferença entre o que um aprendiz faz por conta própria e o que ele realiza com o apoio de um auxiliar mais competente. O scaffolding, segundo Bruner (apud CAZDEN, 1988, p.2), pressupõe a aprendizagem e a cognição dependentes de interações sociais menos assimétricas que permitam, por exemplo, que o indivíduo mais competente ofereça, ao menos competente, a oportunidade de compartilhar a construção do conhecimento produzido em situações de ensino e aprendizagem. Esse amparo oferecido pelo indivíduo mais competente começa a ser retirado à medida que o noviço começa a alcançar os mesmos níveis de competência do interactante que era mais competente no início da interação, o que o torna autônomo. Em essência, a atividade de coaching representa a possibilidade de supressão do hiato entre o conhecimento que se tem e o que se pretende ter e a função do coach é identificar esse hiato, investigar porque ele ocorre e estimular o surgimento de vontade e de habilidade para suprimi-lo. Mais ainda: a atividade de coaching é a oportunidade que coaches e coachees dispõem para a construção colaborativa de uma comunidade de aprendizagem dinâmica. Essa construção será tão sólida quanto mais aprofundada for a revisão das relações de poder no contexto de aprendizagem. O quadro a seguir ilustra bem a diferença dos papéis de professor e coach: Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

9 Professor 1. estabelece objetivos 2. determina conteúdos do curso 3. seleciona materiais 4. decide sobre tempo, lugar e ritmo 5. decide sobre as tarefas de aprendizagem 6. administra a interação em sala de aula, iniciando-a 7. monitora as situações de apredizagem 8. mantém registros e estabelece as tarefas 9. apresenta o vocabulário e a gramática 10. explica 11. responde perguntas 12. estabelece metas e as avalia 13. avalia 14. motiva 15. recompensa, pune Fonte: Riley, 1997, p. 122 Coach 1. levanta informações sobre objetivos, necessidades e desejos 2. por que, para que, como, em quanto tempo: dá informações e clarifica 3. sugere materiais, indica outras fontes 4. sugere organização de procedimentos 5. sugere metodologia 6. ouve, responde 7. interpreta informações 8. sugere a realização de registros e planeja procedimentos 9. apresenta materiais 10. analisa técnicas 11. oferece procedimentos alternativos 12. sugere instrumentos e técnicas de auto-avaliação 13. fornece feedback na autoavaliação 14. é positivo 15. dá apoio A propósito desse quadro proposto por Riley (ibid.), cabe esclarecer que os papeis atribuídos, tanto ao professor quanto ao coach, não são exaustivos nem refletem um padrão único de atuação dos dois profissionais. Muito da discordância em relação ao que, realmente, seja aconselhamento linguístico é devido, segundo Riley (1997, p. 9), ao fato de o termo ser empregado para designar uma atividade simples e uniforme, enquanto qualquer exame superficial mostra-o como uma atividade complexa e variável em que estão envolvidas funções que se sobrepõem a outros tipos de situações de ensino e aprendizagem. Riley (ibid.) identificou os seguintes momentos nas sessões de aconselhamento, ou coaching, como adotamos neste texto: informação, diagnóstico, avaliação, ajuda e consulta, Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

10 e percebeu que esses tópicos podem ser abordados isoladamente em sessões específicas ou vários deles podem ser desenvolvidos em uma sessão única. No caso específico do processo de aprendizagem em língua inglesa como língua estrangeira, o coach pode participar do processo de aprendizagem por meio da construção e percurso solidário das trilhas de aprendizagem. Ao se propor a participar desse processo, o coach deve oferecer apoio individualizado ao coachee, levar em consideração dados tais como idade, processos educativos prévios, estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem mais produtivas, inteligências múltiplas predominantes, personalidade, disponibilidade para aprender a nova língua e estabelecer pontos de verificação da aprendizagem de comum acordo com o coachee. Igualmente importante é que o coach e o coachee celebrem um contrato pedagógico que esclareça os papéis e as expectativas de ambos no processo. De forma sucinta, o papel do coach é apoiar os coachees na definição das metas deles, oferecer-lhes alternativas para o alcance dessas metas e conscientizá-los de suas responsabilidades pelo êxito da aprendizagem. As pesquisas têm indicado que a implementação da prática de coaching tem sido exitosa tanto no desenvolvimento de aprendizes de línguas quanto na formação continuada de professores. Mozzon-McPherson (2006, p. 82), por exemplo, relata-nos que, na pesquisa realizada por ela, foi analisado o perfil dos coachees, as necessidades deles e as atitudes que tinham no processo de coaching. Segundo a pesquisadora, o papel desempenhado pelo coach contribuiu para a abertura das portas da universidade de Hull, no Reino Unido, para um novo tipo de aprendiz de línguas, que passou a experienciar maneiras diferenciadas de aprender uma língua estrangeira. Nogueira (2011, passim) relata investigação realizada envolvendo os processos de coaching e mentoring com os professores de inglês ingressantes em um prestigioso centro binacional, em Brasília. A investigação explicitou que, no contexto de coaching e mentoring, houve considerável oportunidade para que os coachees/mentees refletissem sobre seus fazeres, realizassem debates e discussões que fizeram aflorar aspectos marcadamente significativos para a prática profissional deles. A propósito dos termos mentoring e coaching, Gornall e Burn (2013, p.12) esclarecem que os mesmos se referem a processos diferentes. No primeiro, o mentor guia e aconselha o mentee. No segundo, o coach desempenha o papel de ajudar o coachee a compreender melhor seus processos cognitivos e a configurar suas próprias soluções. Outra diferença entre as duas práticas é que, no processo de coaching, o coachee é provido de recursos e oportunidades para apropriar-se de novos Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

11 conhecimentos. Os coaches não desenvolvem os coachees, apenas dão condições para que eles avancem na aprendizagem. No processo de mentoring, o mentor é, marcadamente, mais experiente que o mentee e o papel dele é promover a evolução e o desenvolvimento acadêmico/escolar do mentee, influenciando-o em seu processo de aprendizagem, motivando-o a avançar na aprendizagem e transmitindo-lhe habilidades. Apesar de compartilharem algumas estratégias de atuação, a atividade de coaching é mais breve do que a de mentoring. Entendo que as atividades de coaching, além de beneficiarem alunos e professores de línguas estrangeiras, são capazes de trazer benefícios aos membros da direção das instituições educacionais. Gornall e Burn (ibid., p ), por exemplo, relatam que as atividades de coaching envolvendo esses membros os impactaram nos seguintes aspectos: a) alcançaram maior clareza, foco e habilidade para elegerem prioridades; b) tornaram-se mais confiantes e mais seguros; c) adquiriram melhor compreensão quanto às características de um líder; d) adotaram uma postura de maior realismo quanto às expectativas em relação a eles mesmos e aos outros; e) capacitaram-se a identificar estratégias para melhor administrarem o tempo, o stress, o volume de trabalho, a si mesmos e aos outros; f) tornaram-se mais competentes em conferir poder aos membros de suas equipes; g) tornaram-se mais calmos, felizes, tranquilos e menos preocupados. Um olhar sobre o novo aprendiz Pouco ou nada valeria a atitude do docente de assumir as funções de coach se não houvesse uma reavaliação do papel dos aprendizes de línguas a serem inseridos em processos de coaching. Coach e coachee são, ou deveriam ser, parceiros solidários nas diversas instâncias do coaching. É do grau de afinidade desses parceiros que depende o alcance de objetivos de aprendizagem, o cumprimento de metas e a superação de desafios pelo coachee. Do construto sobre coaching (WEAVER e COHEN, 1998; GORNALL e BURN, 2003) e dos estudos que realizei sobre aprendizagem cooperativa (MOURA FILHO, 2000) e autonomia na aprendizagem de línguas Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

12 (MOURA FILHO, 2005), extraí os requisitos desejáveis ao coachee inserido em processos de ensino e aprendizagem de língua(s): a) consciência de sua responsabilidade no processo de aprendizagem da nova língua; b) perfil de facilitador nos mais diversos (e, às vezes, adversos) momentos do processo de coaching; c) capacidade de alinhar suas ações com seus objetivos; d) abertura para receber feedback do coach; e) habilidade para lidar com seus próprios erros; f) motivação intrínseca; g) abertura para novas ideias; h) facilidade de entender e superar os obstáculos que o distanciam de seus objetivos; i) competência para bem administrar o tempo; j) foco em solução e não em problemas, k) protagonismo; l) habilidade para encarar os desafios como oportunidades de auto-superação; m) capacidade de reflexão sobre o papel de suas crenças em relação aos processos de ensino e aprendizagem de língua(s) e disposição para ressignificá-las, quando necessário; n) conhecimento sobre os processos envolvidos na aprendizagem autônoma de língua(s); o) habilidade na identificação das estratégias de aprendizagem que lhe são mais produtivas; p) familiaridade com os diversos estilos de aprendizagem; q) determinação para buscar letramento tecnológico permanente. Trata-se de um elenco de requisitos que não se pretende exaustivo nem universal e cuja gradação de importância de cada um deles é umbilicalmente dependente das diferenças individuais, tanto do ponto de vista cognitivo quanto social. Não se trata de algo prescritivo. É, antes de tudo, uma tentativa de dar alguma sistematização a algo que ainda está, em muitos aspectos, sendo constituído. Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

13 O contrato pedagógico Após as entrevistas iniciais nas quais o coach levanta as expectativas do coachee e apresenta-lhe alternativas de estudo com vistas ao alcance de metas do coaching, o próximo passo é o estabelecimento de um contrato pedagógico entre as duas partes. É esse instrumento que explicita as reais expectativas de um em relação ao outro. É necessário que se tenha em mente que o contrato pedagógico é decorrente da anuência das partes que o assinam e não de imposições unilaterais, que podem culminar em tensões contínuas. Adaptei de Paiva, Mancilha e Richards (2012, p. 131), que propõem sugestões para contrato de coaching institucional, cláusulas para contratos acadêmicos/educacionais, listadas a seguir: a) finalidade; b) abrangência do coaching; c) resultados mensuráveis; d) duração do compromisso do coaching; e) regras básicas; f) limitações; g) expectativas; h) frequência. Entendo que as avaliações de conhecimentos deverão acontecer no início do coaching, ao longo dele e ao seu término. Convém mencionar, ainda, que, na elaboração desse contrato, não se deve colocar cláusulas ideais, algo que coach e coachee venham a perseguir sem jamais alcançar. Portanto, é indispensável que constem dele apenas metas factíveis. Igualmente relevante é que sejam acordadas, entre coach e coachee, possibilidades de aditivos ao contrato com a finalidade de incrementar a atividade de coaching. Após o estabelecimento das condições da parceria, coach e coachee passam a percorrer, solidariamente, a trilha metafórica da aprendizagem. As trilhas de aprendizagem Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

14 As trilhas de aprendizagem (WALKER, 2007) são ações de aprendizagem, estruturadas em recursos disponíveis ou com possibilidades de acesso, organizadas de maneira lógica, porém flexível, e identificadas com as necessidades educacionais dos aprendizes. Entendo que as trilhas devem: a) viabilizar, para os atores sociais que nela atuarão, uma visão sistêmica dos processos de ensino e aprendizagem; b) conferir a validade das expectativas dos atores sociais em relação às metas e qualificação e ao desempenho acadêmico; c) ser flexíveis o suficiente para permitirem correção de percurso, sem traumas; d) sugerir meios alternativos de aprimoramento acadêmico e pessoal; e) promover o desenvolvimento integral do coachee; f) integrar a aprendizagem ao ambiente social no qual estão inseridos coaches e coachees. O conceito de Trilhas de Aprendizagem é decorrente da constatação de que, cada vez mais, a Sociedade do Conhecimento (JARVIS et al., 2001) 1 demanda a autonomia das pessoas na busca de aprendizagens necessárias à transformação dos contextos sociais nos quais estão inseridas. Segundo Walker (ibid., p.2), as trilhas de aprendizagem podem, além de ser desenvolvidas por coaches para coachees, ser criadas por coachees para outros coachees. A criação dessas trilhas pode beneficiar tanto seus criadores quanto os usuários delas. Para esse autor (ibid.), estabelecer as conexões entre os vários objetos que integram as trilhas assemelha-se à realização de conexões mentais. Portanto, o valor de uma trilha não é apenas o de um esquema a ser percorrido. Trata-se de uma ferramenta cognitiva capaz de conferir significados à aprendizagem. Entendo que, por essa característica, a elaboração de trilhas se insere numa perspectiva construtivista da aprendizagem, pois nesse processo podem ser 1 Sociedade onde a criação, o compartilhamento e o uso do conhecimento são fatores indispensáveis à prosperidade e ao bem-estar das pessoas. Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

15 desencadeados o pensamento crítico, o envolvimento ativo de coaches e coachees e, consequentemente, a aprendizagem significativa. Igualmente digna de destaque é a pesquisa realizada por Peterson e Levene (2003), segundo a qual as experiências de elaboração e de percurso de trilhas de aprendizagem podem, também, dar suporte à formação continuada que venha a ocorrer após ambos. Diante de um cenário mundial que, de um lado, demanda posturas proativas em busca de desenvolvimento pessoal e profissional e, de outro, exibe possibilidades de aprendizagem que se multiplicam de forma vertiginosa, o novo ator social deverá, segundo Faure (apud DELEON, 1996, p.13), ser livre para escolher os caminhos de aprendizagem mais bem adaptados a suas necessidades, expectativas e aptidões. Tal liberdade de escolha está vinculada à concepção de que a Educação é um processo contínuo e permanente, o que, segundo Faure (apud DELORS, 1996, p.8), é extremamente vital para o cidadão do século XXI. Nesse sentido, as trilhas de aprendizagem configuram-se como altamente adequadas às necessidades educacionais desse novo tempo. Tais trilhas guardam forte identificação com os quatro pilares mencionados por Delors et al. (1998, p ), no relatório, para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, como essenciais à educação do futuro: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. Aprender a conhecer demanda dos aprendizes a conciliação da cultura geral com a necessidade de aprofundamento em uma área específica de atuação. Sob essa ótica, a cultura geral é o passaporte para a educação permanente e o domínio dos instrumentos do conhecimento passa a ser a meta das pessoas. A competência de aprender a fazer será indispensável ao trabalho, que é, e será com mais frequência, menos prescritivo e mais desafiador às competências do profissional. O novo profissional deverá desenvolver a capacidade de enfrentar situações que demandam, na maioria das vezes, o trabalho coletivo e capacitar-se para que suas ações sejam significativas para o contexto no qual está inserido. O conhecimento de como aprender a viver junto passa pela necessidade de familiarizar-se com o outro, com sua história, tradição e cultura. É essa familiaridade que permite a percepção da crescente interdependência dos seres humanos e os capacita a realizar projetos comuns e a gerir, pacífica e inteligentemente, os conflitos latentes. A dimensão aprender a ser implica desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade profissional e social. Ao lidar com essa dimensão, o cidadão se qualifica para tratar, com sucesso, das situações complexas que Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

16 surgem ao longo de sua carreira profissional. Esse pilar integra os três precedentes. Garcia (2003, p.79-88) refere-se às trilhas de aprendizagem como mapas de percurso. Tendo como referência esse autor, entendo que a persistência, o comprometimento, o planejamento de ações e a capacidade de criar trilhas ou a elas se adequar podem contribuir positivamente com a aprendizagem de línguas estrangeiras. Para ratificar sua afirmação, Garcia (ibid. p. 79) reporta-se a uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, segundo a qual as pessoas que conseguiram escrever seus mapas de percurso durante a vida alcançaram os objetivos almejados em até 60% do prazo estipulado para isso. Quando se refere ao planejamento, Garcia (ibid. p. 81) o associa à elaboração de mapas de percurso construídos com o suporte de planos de ação. Para o autor (ibid. p. 80), construir mapas de percurso é inibir a improvisação. Nesse sentido, a elaboração de planos de ação sistematizados aumenta a chance de alcançar-se o resultado intencionado. Garcia (ibid. p. 86) ressalva que a existência de planos de ação não deve implicar rigidez e que é possível manter-se o foco inicial apesar das flexibilizações. As trilhas de aprendizagem de línguas estrangeiras serão mais significativas se construídas solidariamente por coaches e coachees e se integrarem, de forma significativa, as atividades de aprendizagem em torno dos interesses do aprendiz. O processo de construção de trilhas e a implementação delas podem até demandar mais disponibilidade dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, mas, provavelmente, contribuirão para otimizar os esforços de coaches e coachees na busca de resultados. Ao longo das trilhas metafóricas de aprendizagem, estarão dispostos os objetos de aprendizagem, que ali são colocados, segundo negociação entre o coach e o coachee, de acordo com o que pretendem trabalhar na parceria que estabelecerem. Os objetos de aprendizagem A primeira referência a objetos de aprendizagem como módulos de aprendizagem foi feita por Gerard (1967). Para serem completos, eles devem servir a um objetivo instrucional. Objetivos instrucionais são descrições de metas de aprendizagem em termos de conhecimentos, habilidades ou desempenhos esperados dos Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

17 aprendizes envolvidos em uma atividade de ensino e aprendizagem. Na elaboração desses objetivos é indispensável que seja considerada a necessidade de eles responderem às seguintes perguntas, que foram formuladas tendo como referência Bloom et al. (1979, p.23): a) qual a tarefa a ser realizada? b) como essa tarefa será realizada? c) quando essa tarefa será concluída? d) que recursos serão utilizados para avaliar o progresso do aprendiz? Em situações de aprendizagem envolvendo a figura do coach, é muito significativo que ele e o coachee co-construam, antes do início do percurso das trilhas de aprendizagem, os objetivos instrucionais. Essa co-construção poderá criar um senso de responsabilidade compartilhada a respeito da consecução dos objetivos. É durante a construção das trilhas que são identificados e escolhidos os objetos de aprendizagem que viabilizarão os objetivos de aprendizagem desenhados pelo coach e pelo coachee. Sosteric e Hesemeier (2002, p. 13) propõem a seguinte definição de objeto de aprendizagem: Objeto de aprendizagem é um arquivo digital (imagem, filme etc) que é utilizado com propósitos pedagógicos e possui, internamente ou por meio de associações, sugestões sobre o contexto apropriado para sua utilização. Hill (1997, s.p.), por sua vez, define objetos de aprendizagem como: uma subclasse de objetos da Internet utilizados para construir qualquer programa interativo [...] Esses objetos são alinhavados por ferramentas de autoria para criar caminhos que permitam ao usuário familiarizar-se com conteúdos instrucionais. Recolhi, no texto What are learning objects? (s.d.), as principais características dos objetos de aprendizagem: Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

18 a) duração reduzida: os objetos de aprendizagem são as menores unidades de aprendizagem. Duram de 2 a 15 minutos; b) independência: um objeto pode ser utilizado, em todo ou em parte, independentemente de estar associado a outros objetos; c) possibilidade de reutilização: um único objeto de aprendizagem pode ser utilizado várias vezes, em diversos contextos e com os mais variados propósitos instrucionais; d) compatibilidade: os objetos de aprendizagem podem ser agrupados em estruturas mais complexas de conteúdo, incluindo cursos convencionais; e) customização: os objetos de aprendizagem favorecem a adequação de cursos aos interesses tanto de uma organização quanto de uma única pessoa; f) fácil localização: cada objeto de aprendizagem tem uma informação descritiva (identificação com metadados) que facilita o encontro dele em uma pesquisa. Há, na atualidade, a tendência de considerar-se como objetos de aprendizagem apenas aqueles que são digitais, pois algumas das especificidades que se busca neles não são encontráveis fora do mundo virtual. Segundo Leffa (2013, s.p), a literatura da área cita quatro traços principais que caracterizam um objeto de aprendizagem: a) Granularidade: segundo esse traço, os objetos de aprendizagem se apresentam em módulos, que podem ser maiores ou menores, sendo que quanto maior a granularidade menor o objeto e viceversa; b) Reusabilidade: é a capacidade que tem o objeto de ser reaproveitado de uma situação de ensino para outra; c) Interoperabilidade: é a capacidade de o objeto rodar em diferentes computadores e sistemas operacionais; d) Recuperabilidade: é a facilidade com que o objeto pode ser encontrado quando armazenado em um acervo ou repositório. Leffa (ibid.), ao analisar vários objetos de aprendizagem, sugere que os mesmos sejam divididos em três grandes grupos: Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

19 a) Expositivos: são aqueles em que os recursos funcionam meramente como suportes para expor textos, imagens, áudio e vídeo para os alunos. Tais objetos são essencialmente estáticos, no sentido em que não podem ser modificados pelos alunos, que ficam relegados à condição de receptores. Eles podem ser assistidos, porém não aceitam modificação pelos aprendizes; b) Interativos: tais objetos surgiram com os computadores. Neles, o aprendiz não só experiencia o objeto passivamente, mas atua sobre ele, de modo ativo, produzindo uma opção que gera outra ação; c) Integrativos: são objetos que permitem a fusão da interatividade, que é uma característica da máquina, com a interação, que é uma característica essencialmente humana. Como qualquer outro recurso pedagógico, os objetos de aprendizagem serão mais eficientes quanto mais os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem buscarem familiarizar-se com as peculiaridades a eles inerentes. Entendo que um curso pode ter alguns objetos de aprendizagem ou ser todo composto pela integração de vários deles. Nos contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, a exemplo do que há algum tempo vem acontecendo em outras áreas do conhecimento, a integração sistêmica dos conhecimentos relativos ao processo de coaching, às trilhas de aprendizagem e aos objetos de aprendizagem pode viabilizar o processo de ensino e aprendizagem dessas línguas. Um exemplo que bem ilustra essa integração sistêmica são os cursos corporativos de línguas estrangeiras. Tais cursos podem envolver todos ou apenas alguns dos intervenientes aqui mencionados. Considerações finais Entendo que os construtos aqui apresentados podem contribuir efetivamente com os processos de ensinar e aprender uma língua estrangeira por conferir voz ao aprendiz (no novo papel de coachee), considerar suas peculiaridades e interesses e possibilitar-lhe o protagonismo nas ações de autodesenvolvimento. O professor (com a funão de coach), por sua vez, compartilha com o coachee a responsabilidade da aprendizagem e libera-se da exigência de presença constante no processo de aprendizagem para investir mais tempo em planejamento de atividades potencializadoras dele. Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

20 Reconheço que nem sempre será fácil fazer a implantação das sugestões aqui apresentadas, pois isso implica, entre outras coisas, a disponibilidade dos docentes para enfrentar o conservadorismo presente em muitas instituições, abandonar a zona de conforto estabelecida em anos de práticas convencionais, envolver aprendizes em práticas pedagógicas que pouca ou nenhuma semelhança guardam com as que estão acostumados e acumular as funções de coach com as de pesquisa de sua própria prática. Por outro lado, as recompensas para aqueles que se proponham a refletir sobre novas abordagens educacionais e a implementá-las superarão em muito eventuais dificuldades enfrentadas anteriormente. Finalmente, afirmo que o atual estado da arte sobre coaching sugere fortemente que estamos diante de uma alternativa com grande potencial na ajuda nos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Referências ARAÚJO, Ane. Coach: um parceiro para o seu sucesso. São Paulo: Gente, BENSON, Phil.; VOLLER, Peter. (eds.). Autonomy and independence in language learning. Essex: Pearson Educational Limited, Autonomy and independence in language learning. Essex: Pearson Educational Limited, BLOOM, Benjamin Samuel. Taxionomia dos objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo, v.1: Domínio cognitivo. CAZDEN, Courtney B. Classroom discourse: the language of teaching and learning. Portsmouth, NH: Heinemann Educational Books, DELEON, Acher. Um quarto de século depois. O Correio da UNESCO, 6:12-16, DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO, DELORS, Jacques. Educar para o futuro. O Correio da UNESCO, 6:6-11, Revista Contexturas, n. 22, p , ISSN:

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS QUEM SOMOS NOSSO OLHAR NOSSA ATUAÇÃO NOSSA ABORDAGEM RESULTADOS OBTIDOS CLIENTES E PARCEIROS APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS O trabalho daassssssso consiste em atuar no desenvolvimento de grupos e indivíduos,

Leia mais

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única.

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única. Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial Avaliação, Monitoramento e Impacto no Programa de Voluntariado Empresarial: Teoria e Prática 25/11/14 Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE *

PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE * PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE * Hudson Henrique de Souza LOPES 1 ; Wellington Garcia PEREIRA 2 ; Getúlio Antero de DEUS JÚNIOR 3. 1 Bolsista do PET EEEC/UFG hudsonhsl@hotmail.com.

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Qual carreira profissional você quer trilhar?

Qual carreira profissional você quer trilhar? Qual carreira profissional você quer trilhar? programa de coaching de carreira Trilhas Profissionais Desde pequenos nos perguntam o que você quer ser quando crescer?. O que não nos damos conta é que temos

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo Ministério da Educação Primavera 2014 Atualização do Redesenho do Currículo Em 2010, o Ministério da Educação começou a transformar o sistema educacional de British Columbia, Canadá, Ensino Infantil Médio

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING. Certificado Europeu. Formadora: Cris Carvalho

Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING. Certificado Europeu. Formadora: Cris Carvalho Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING Certificado Europeu Formadora: Cris Carvalho Apresentação Este curso foi desenvolvido através da experiência

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação LEARNING MENTOR Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219 Perfil do Learning Mentor Módulos da acção de formação 0. Pré-requisitos para um Learning Mentor 1. O papel e a função que um Learning Mentor

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O C L E O W O L F F O que é Action Learning? Um processo que envolve um pequeno grupo/equipe refletindo e trabalhando em problemas reais, agindo e aprendendo enquanto atuam. FUN D A MEN T OS D O ACTION LEARNING

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD se diversifica e assume modelos de aprendizagem que atendem a necessidades específicas do mundo corporativo Quem conhece pouco sobre Educação a Distância tem a sensação de que estudar de maneira não

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

O curso de italiano on-line: apresentação

O curso de italiano on-line: apresentação O curso de italiano on-line: apresentação Índice Porque um curso de língua on-line 1. Os cursos de língua italiana ICoNLingua 2. Como é organizado o curso 2.1. Estrutura geral do curso 2.2. Andamento e

Leia mais

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID Victor Silva de ARAÚJO Universidade Estadual da Paraiba sr.victorsa@gmail.com INTRODUÇÃO A monitoria é uma modalidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida;

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida; AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Administração Escolar DISCIPLINA: Gestão de Políticas Participativas ALUNO(A):Mª da Conceição V. da MATRÍCULA: Silva NÚCLEO REGIONAL:Recife DATA:17/09/2013 QUESTÃO

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Como agregar valor durante o processo de auditoria

Como agregar valor durante o processo de auditoria QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem?

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem? Rui Trindade Universidade do Porto Portugal trindade@fpce.up.pt I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA UNDIME/MG Belo Horizonte 11 de Abril de 2012 O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Catálogo de treinamentos

Catálogo de treinamentos Catálogo de treinamentos 11 3892-9572 www.institutonobile.com.br Desenvolvendo seus Talentos O Instituto Nobile desenvolve as mais modernas soluções em treinamento e desenvolvimento. Oferecemos programas

Leia mais

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL Bomfin & Hastenreiter A Clínica de Coaching Empresarial é conduzida por: David Bomfin e Flávio Hastenreiter Rua dos Goitacazes, 375, sala 1004, Belo Horizonte, MG, Centro.

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

Disciplinas Liderança Organizacional Inteligência de Execução Produtividade em Gestão

Disciplinas Liderança Organizacional Inteligência de Execução Produtividade em Gestão Disciplinas Liderança Organizacional O processo de formação e desenvolvimento de líderes. Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos da liderança. Liderança compartilhada.

Leia mais

PORTFÓLIO, AVALIAÇÃO E TRABALHO SITUANDO O PORTIFÓLIO PEDAGÓGICO BENIGNA MARIA DE FREITAS VILAS BOAS

PORTFÓLIO, AVALIAÇÃO E TRABALHO SITUANDO O PORTIFÓLIO PEDAGÓGICO BENIGNA MARIA DE FREITAS VILAS BOAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROFESSOR: DANIEL ABUD SEABRA MATOS PORTFÓLIO, AVALIAÇÃO E TRABALHO PEDAGÓGICO SITUANDO O PORTIFÓLIO BENIGNA MARIA DE FREITAS VILAS BOAS Mariana 2013 O que é um portfólio?

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais