CENTRO NACIONAL EUROPASS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO NACIONAL EUROPASS"

Transcrição

1 CENTRO NACIONAL EUROPASS

2 Realize de seguida o seu diagnóstico e saiba qual é a sua Competência Empreendedora:

3 O empreendedorismo é uma atitude! Engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo para identificar uma oportunidade e para a concretizar com o objetivo de produzir um determinado valor. O Empreendedor transforma a situação mais banal numa oportunidade excecional. Vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente. Empreendedores são aqueles que: Têm iniciativa, não ficam à espera; Acreditam em si mesmos; Aceitam novos desafios; São otimistas e persistentes É a arte de ver mais longe e evoluir com os erros.

4 Evita erros? Gosta de aceitar novos desafios? Quais são os seus projetos empreendedores?

5 A finalidade deste questionário é identificar as suas competências empreendedoras na fase denominada por Pré Arranque, ou seja, antes da formalização e criação de um negócio. Instruções Não existem respostas certas nem erradas, pelo que lhe pedimos que procure responder às perguntas tão honestamente quanto possível. Para responder a cada um dos próximos 45 itens, pedimos-lhe que não pense na opinião que tem de si próprio/a mas sim na opinião que as pessoas têm de si, e atribua uma pontuação de 1 a 5 a cada afirmação, utilizando a escala que se segue: Exemplo: Para a frase Gosto de novos desafios, se a sua resposta é Aplica-se totalmente então deverá colocar um círculo no número 5. Contudo, se a mesma frase explica metade daquilo que acontece consigo então deverá colocar um círculo no número 3.

6 Não se aplica nada a mim Aplica-se totalmente a mim 1.Duvido sempre da minha capacidade para dar a volta a situações complicadas e resolver os problemas por mim próprio/a. 2.Tenho sempre tendência para guiar as minhas ações pelos resultados que obtive no passado. 3.Consigo lidar bem com muitos tipos de pessoas muito diferentes entre si. 4.Consigo esconder os meus sentimentos quando me convém. 5.Consigo convencer facilmente as pessoas com os meus argumentos. 6.Sou sempre capaz de me adaptar a diferentes situações. 7.Arrisco muitas vezes quando acredito que algo vai dar certo, mesmo que não consiga prever totalmente as consequências das minhas ações. 8.Consigo identificar algum produto ou serviço com potencialidades para ser o melhor do mercado. 9.Tenho gosto em criar os meus próprios projetos. 10.Conheço-me a mim próprio/a e sei o que me faz sentir bem.

7 Não se aplica nada a mim Aplica-se totalmente a mim 11.Não tenho muita imaginação. 12.Penso que tudo o que me acontece na vida é apenas resultado das minhas ações. 13.Sei que, por muitos obstáculos que surjam na minha vida, de uma forma ou de outra, consigo sempre ultrapassá-los. 14.Sei que sou capaz de utilizar as minhas capacidades para realizar uma tarefa com sucesso. 15.Deixo sempre que as minhas experiências passadas influenciem as decisões que tomo. 16.Gosto de falar com pessoas que não conheço. 17.Consigo perceber quando as pessoas se sentem incomodadas com a minha presença e mudar de atitude/comportamento para me tornar mais agradável. 18.Raramente consigo mudar a opinião das pessoas em relação a determinados assuntos, mesmo que me esforce muito por isso. 19.Geralmente encaro uma mudança como algo positivo. 20.Gosto de desafios que tenham algum risco associado.

8 Não se aplica nada a mim Aplica-se totalmente a mim 21.Consigo detetar frequentemente a existência de uma necessidade, em termos de produtos ou serviços, que não está a ser satisfeita. 22.Deveria criar o meu próprio negócio. 23.Coloco o máximo de empenho naquilo que faço quando sei que os resultados me vão deixar satisfeito/a. 24.Sou uma pessoa bastante curiosa. 25.Considero que a sorte, e outros factores externos a mim, determinam muitas vezes os acontecimentos que fazem parte da minha vida. 26.Reajo sempre, mesmo quando as coisas correm mal. 27.Acredito que posso vir a ser bem sucedido/a. 28.Tenho sempre certeza do resultado que vou obter quando tomo as minhas decisões. 29.Consigo conhecer mais de 10 pessoas novas por ano e manter-me em contacto com elas. 30.Sou uma pessoa transparente em relação ao que sinto.

9 Não se aplica nada a mim Aplica-se totalmente a mim 31.Geralmente consigo influenciar as pessoas ao ponto de fazerem aquilo que eu quero. 32.Tenho sempre preferência por coisas que me são familiares e que conheço bem. 33.Não evito determinadas situações apenas porque que não as consigo controlar completamente. 34.Consigo perceber quando um determinado produto ou serviço necessita ser melhorado para satisfazer o cliente. 35.Poderia transformar as minhas ideias num negócio rentável. 36.Tenho necessidade de me sentir realizado/a nos diferentes domínios da minha vida. 37.Tenho aptidão artística. 38.Penso que, quando algo corre mal, certamente não foi culpa minha. 39.Quando me empenho consigo levar as coisas até ao fim mesmo enfrentando algumas dificuldades.

10 Se já respondeu a todas as frases, transfira agora as suas respostas para a próxima tabela. Some os números de cada coluna e divida o valor obtido por três (número de itens em cada coluna). AC PC CS GI CP CA PR OP IE NAR AE LCI R 1. * 2. * * * * * * 39. Total Total Total Total Total Total Total Total Total Total Total Total Total ATENÇÃO: Nos itens 1, 2, 11, 15, 18, 25, 32 e 38 (assinalados com *) terá que inverter os pontos atribuídos. Tratam-se de itens formulados na negativa e por isso se colocou 5 terá que agora colocar 1, se colocou 4, coloque 2, se colocou 3, mantém-se o 3.

11 Nos slides seguintes apresentamos os significados das 13 dimensões de forma a conseguirmos ajudá-lo/a a compreender se o resultado por si obtido é bom ou se ainda é pouco ambicioso.

12 AC Auto-Confiança A auto-confiança traduz uma convicção nas próprias capacidades para concretizar, de forma efetiva, os objetivos que se propõe. A criação de um novo negócio implica confiar nas suas próprias capacidades para, de forma autónoma, enfrentar desafios e superá-los com êxito. Ter auto-confiança significa aceitar novos desafios e acreditar nas suas capacidades para os superar, procurar assumir novas responsabilidades, mesmo perante situações adversas. Desistir rapidamente é algo que vai contra um sentimento de auto-confiança. PC Pensamento Contrafactual Com que frequência guia as suas ações pelos resultados que obteve no passado? Esta dimensão pretende avaliar até que ponto as suas experiências passadas influenciam as decisões que toma e até que ponto se prende à certeza de que sabe os resultados das suas ações por ter vivido algo semelhante no passado. CS Competências Sociais As competências sociais dizem respeito à habilidade de estabelecer contactos, de compreender o comportamento de outras pessoas. Trata-se da capacidade de lidar com pessoas muito diferentes entre si e manter o contacto com elas.

13 GI Gestão de Impressões A gestão de impressões diz respeito à sua capacidade para perceber, por um lado, os sentimentos e as motivações das outras pessoas e, por outro lado, as suas próprias emoções de forma a conseguir adaptar-se à situação da melhor forma possível. CP Capacidade Persuasiva Persuadir é influenciar, levar alguém a crer, a aceitar ou decidir (fazer algo), sem que daí decorra, necessariamente, uma intenção de o iludir ou prejudicar. Pelo contrário, o ato de persuadir pressupõe um destinatário que compreenda e saiba avaliar os respetivos argumentos. Tendo em conta o empreendedorismo, esta capacidade é muito útil para atrair outros contactos ao seu negócio. CA Capacidade de adaptação Esta dimensão procura avaliar a sua capacidade para se adaptar a diferentes situações ou se, pelo contrário, prefere acomodar-se a realidades que já lhe são familiares. No fundo trata-se da sua flexibilidade para reconhecer a situação em que se encontra e perceber o que é necessário para se conseguir adaptar.

14 PR Propensão para o risco calculado Os empreendedores denotam uma elevada propensão para o risco calculado, no sentido em que persistem na prossecução dos objetivos, mesmo quando a probabilidade de sucesso não é certa. Empreender implica criar algo novo, um projeto novo, cuja probabilidade de êxito, na maior parte das vezes, não está garantida. OP Orientação para a identificação de oportunidades Tem a mente aberta para novas oportunidades? Novos desafios? Esta dimensão pretende por uma lado, avaliar até que ponto procura novas oportunidades, e por outro lado a sua capacidade para identificar a existência de novas necessidades e novas oportunidades de negócio. IE Intenção empreendedora A análise da intenção empreendedora avalia a motivação de um indivíduo para fundar a sua própria empresa. A intenção empreendedora diz respeito ao desejo de se criarem negócios próprios, de se inovar. R Resiliência Persistir rumo ao alcance do objetivo traçado, mesmo perante obstáculos ou dificuldades. Na criação de um novo negócio, nem sempre os acontecimentos se desenrolam de acordo com o esperado. É preciso enfrentar e resolver as dificuldades.

15 NAR Necessidade de Auto-Realização A necessidade de auto-realização diz respeito à sua motivação para alcançar os seus objetivos. Para isso, é necessário que conheça muito bem as suas competências e se estas se adequam aos objetivos que pretende alcançar. Alcançar esses mesmos objetivos será essencial para que se possa sentir realizado. AE Abertura à Experiência A abertura à experiência diz respeito à sua propensão para viver novos desafios e apostar em novas oportunidades de negócio. Esta dimensão é caracterizada por traços como: ser imaginativo e apresentar uma curiosidade intelectual. LCI Locus de Controlo Interno O locus de controlo é uma variável da personalidade que exprime as expectativas do indivíduo de que o controlo de sua vida é determinado por ele próprio ou por fontes externas. Ou seja, quando algo acontece culpabiliza-se a si próprio ou coloca as culpas nos outros? Pessoas com locus de controlo interno tendem a atribuir a si mesmas a responsabilidade do que lhes acontece e acreditam que podem interferir nos resultados das suas ações. Tendo em conta o empreendedorismo, o locus de controlo interno representa a motivação e a propensão do indivíduo para aceitar a atividade empreendedora e para se responsabilizar pelas consequências.

16 Com a capacidade empreendedora poderá criar o seu próprio negócio que sempre desejou ou focar-se na melhoria contínua do seu posto de trabalho ou mesmo da organização onde trabalha. De seguida mostramos-lhe o que é o empreendedorismo e como poderá começar a desenvolvê-lo. Agora DESENVOLVA a sua competência de empreendedorismo: 1.O que é o Empreendedorismo 2.As suas vantagens 3.Fases do processo 4.Competências necessárias 5.Intraempreendedorismo

17 Se tem espírito empreendedor tem duas opções de investimento: Criar o seu negócio ou empresa: empreendedorismo Criar negócio para a empresa onde trabalha: intraempreendedorismo Iremos começar pela temática do Empreendedorismo e depois passaremos para a temática do intraempreendedorismo

18 O que é o Empreendedorismo? É um fenómeno multifacetado que se refere à criação de novas empresas promovendo a inovação no mercado que origina novos postos de trabalho. É um processo que implica também a identificação de oportunidades e a capacidade de criar algo novo. 99% das empresas Europeias são PMEs (pequenas e médias empresas) Europa: Origina 2/3 do emprego Portugal: 75% do volume de emprego

19 Com a crise económica Mundial, o empreendedorismo é já considerado como uma prioridade para a criação de novos empregos; ATENÇÃO: Criar a sua própria empresa trará grandes mais valias, no entanto, os estudos mostram que GRANDE PARTE DAS NOVAS ORGANIZAÇÕES MORRE NOS PRIMEIROS ANOS. De seguida, iremos dar-lhe algumas luzes para que crie o seu emprego da melhor forma desenvolvendo as competências necessárias.

20 Antes de começar é importante que tenha sempre em conta que a construção de um negócio: Envolve mais que uma ideia e a sua pessoa; É um processo complexo e demorado; Envolve um grande investimento; Envolve ideias novas e inovadoras;

21 REFLITA:

22 Mas afinal o que é um EMPREENDEDOR?! É uma pessoa que: Tem a capacidade de identificar e gerir novas oportunidades; Tem a capacidade de reflexão, inovação e gestão de negócio; Possui maiores níveis de auto-confiança e de tolerância à ambiguidade; Tem maior necessidade de auto-realização e autonomia; É mais propensa ao risco; Tem Locus de controlo interno;

23 É uma pessoa que: Possui Intenção empreendedora: persistência e coragem; Mostra interesse e motivação para empreender; Possui a Capacidade de planear e organizar; Resiste ao stress e entrega-se ao projeto; Possuí Grande rede de contactos networking; Tem a capacidade de criar ideias.

24 O empreendedorismo é constituído por três fases: Pré-arranque Arranque Pós-arranque Decisão de criar um negócio próprio conceção da ideia Criação do novo negócio : entre os 12 e os 24 meses Gestão e crescimento do negócio: após os 2 anos

25 Existem as diferentes fases que tem de percorrer para conseguir de facto criar o seu negócio, no entanto, ao longo destas fases terá de desenvolver dois tipos de competências: Técnicas Comportamentais De seguida mostramos-lhe o que são cada uma das competências, no entanto, iremos desenvolver mais as competências comportamentais.

26 Quais as principais competências necessárias? Técnicas 1.Constituídas pelo conhecimento e o saberfazer específico de uma dada área e são desenvolvidas ao longo do percurso profissional a partir de experiências; Comportamentais 1. Constituídas pelo saber-ser: determinadas capacidades que a pessoa pode ir desenvolvendo ao longo do seu percurso pessoal e profissional. - Estudos mostram que pessoas que tenham experiência na área onde pretende abrir o negócio têm maior probabilidade de êxito. Visto que possuem o conhecimento necessário, evitando erros.

27 Exemplos de competências: Técnicas 1.Gestão Financeira e Noções de Contabilidade e Fiscalidade 2.Direito na empresa e ética nos negócios 3.Marketing e Estudos de Mercado 4.Plataforma de Incentivos ao Empreendedorismo 5.Organização e Gestão de Recursos 6.Análise de Investimentos e financiamento 7.Como elaborar um Plano de Negócio 1.Auto-confiança e a autoestima 2. Autonomia e capacidade de lidar com o risco 3.Técnicas de criatividade 4. Proatividade Comportamentais 5. Gestão da frustração e ultrapassar obstáculos 6.Construir e desenvolver a sua rede social 7.Liderar e motivar uma equipa

28 De seguida, exemplos de competências comportamentais que deverá desenvolver para criar a sua empresa Auto-confiança Capacidade de acreditar nas próprias capacidades para realizar os objetivos a que se propõe com sucesso. (veja sobre este assunto a temática Capital Psicológico Positivo auto-confiança) Propensão ao risco Capacidade de persistir na continuação dos objetivos mesmo quando o sucesso é incerto. Autonomia Necessidade de trabalhar de forma independente, capaz de assumir a responsabilidade de atingir os objetivos que estabelece.

29 Entrega Dedicar a sua própria vida ao seu negócio para que o mesmo cresça e se desenvolva. Flexibilidade (adaptabilidade) Capacidade de se adaptar à mudança, a novas situações e pessoas, mudando o seu comportamento. Orientação para o cliente Capacidade de antecipar e concretizar as necessidades do cliente.

30 Liderança Muito importante na gestão de pequenos negócios, determina o empenho da equipa no alcance dos objetivos. Esta deve ser adaptada á equipa, à tarefa e ao contexto do negócio. (Reveja a temática Liderança) Networking Capacidade de organizar e coordenar uma rede de contactos entre indivíduos e organizações de modo a conseguir alcançar os seus objetivos. (Reveja a temática Networking) Motivação Componente chave no processo empreendedor, significa o quanto a pessoa pretende fundar e fazer crescer o seu próprio negócio.

31 Iniciativa ou proatividade Significa a orientação para a ação, para a identificação de oportunidades de modo a alcançar os seus objetivos. Resistência à frustração ou persistência ou resiliência Capacidade de persistir de modo a alcançar os objetivos propostos mesmo que existam dificuldades e obstáculos, ultrapassando-os. (veja sobre este assunto a temática Capital Psicológico Positivo - resiliência) Visão estratégica Capacidade de estabelecer uma visão orientadora para o negócio, definindo claramente os objetivos estratégicos, tendo em conta o conhecimento do negócio e do mercado onde o negócio se insere.

32 Planeamento e organização Capacidade para traçar um plano de atividades e ter em conta os recursos necessários à sua realização de modo a alcançar o objetivo. Resistência ao stress Capacidade de ver os acontecimentos negativos como desafios e criar planos para os superar. (veja sobre este assunto a temática Gestão do stress) Auto-realização Capacidade de investir naquilo que sabe que lhe trará resultados que o vão deixar satisfeito, leva à realização de modo a alcançar objetivos para conseguir criar e concretizar o seu projeto.

33 Orientação para a identificação de oportunidades Capacidade de identificação de algo com potencialidades para se distinguir no mercado; de detetar uma necessidade; de melhorar um produto de modo a satisfazer o mercado. Orientação social Capacidade de lidar com muitos e diferentes tipos de pessoas. Gestão de impressões Capacidade de gerir os próprios sentimentos e emoções perante qualquer situação.

34 Capacidade persuasiva Capacidade de convencer e influenciar as outras pessoas com os seus argumentos. Capacidade de adaptação Capacidade de se adaptar a diferentes situações, encarando a mudança como algo positivo. Intenção empreendedora Capacidade e vontade de criar os seus próprios projetos, transformando as suas ideias num negócio rentável.

35 Abertura à mudança Capacidade de conhecer e estar atento ao que é novo. Locus de controlo interno Capacidade de pensar que tudo o que lhe acontece é apenas resultado das suas ações.

36 Para ser bem sucedido no seu negócio deve ser capaz de atrair RECURSOS financeiros, materiais, humanos e temporais - Essenciais para a criação de um negócio. Tenha em conta a sua rede de contactos, estes podem ajudar bastante na concretização dos seus objetivos e fundação da sua empresa

37 É importante que tenha em conta alguns aspetos para que evite erros na criação do seu negócio: 1. Calcule bem o mercado não crie produtos de que este não necessita, porque poderá correr o risco de o seu negócio não resistir; 2. Não invista tudo numa fase inicial, vá investindo aos poucos; 3. Tenha em conta os prazos, não os ignore; 4. Avalie bem a rentabilidade previsível, não espere por um retorno que não é real; 5. Não desenvolva o seu negócio num setor que não conhece: legislação, concorrência, caso queira implementar um negócio num setor que não conhece, peça ajuda a partir dos seus contactos a alguém de confiança que o possa ajudar; 6. Tenha cuidado com a Lei em vigor num dado setor;

38 7. Tenha em conta que as competências técnicas são muito importantes, no entanto as comportamentais garantem que consegue lidar bem com o seu negócio; 8. Utilize as competências comportamentais, como a motivação para criar e gerir o seu negócio, a sua rede de conhecimento (networking), entre outros, porque sem estes dificilmente conseguirá criar o seu próprio negócio. Acima de tudo: NÃO TEMA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO; NÃO TENHA RECEIO DE PERDER O CONTROLO DO FUNCIONAMENTO DO SEU NEGÓCIO.

39 Depois de tudo o que lhe transmitimos e não esquecendo que o êxito do seu negócio depende: - Da criação de ideias novas e inovadoras Reflita sobre: Lacunas e necessidades dos mercados Identificação das suas competências e mais-valias como empreendedor.

40 Agora, tendo em conta: As lacunas e necessidades dos mercados A identificação das suas competências e mais-valias como empreendedor Reflita e faça uma breve descrição das potenciais ideias que poderá implementar:

41 Se não tem interesse em abrir um negócio ou empresa, se deseja apenas colaborar com a empresa onde trabalha de modo a ter bons salários e a elevar o seu nome dentro da organização: É um intraempreendedor. Mas afinal o que é o intraempreendedorismo? É uma modalidade de empreendedorismo praticada por funcionários dentro da empresa onde trabalham. Este funcionários têm a capacidade de analisar cenários, inovar e criar novas ideias para a própria empresa.

42 Com o crescente aparecimento de novas empresas com ideias inovadoras e com dinheiro para investir, existe um aumento a grande velocidade da concorrência no mercado Este contexto torna-se muito perigoso para empresas que se deixam estagnar com burocracias e que não estão abertas a novas ideias!!

43 A melhor solução é: Investir no potencial que se tem dentro da própria organização: - Criar condições para que os intraempreendedores se desenvolvam naturalmente; - Não ter uma empresa rígida nem conservadora nas tomadas de decisão: dando abertura aos colaboradores para sugerirem melhorias; -Os intraempreendedores são o melhor para a sua organização

44 Quais as características de um intraempreendedor? Não se conforma com as situações actuais Proativo e inovador Descobre oportunidades, procura da novidade Focado na melhoria contínua do trabalho, departamento e de toda a empresa; Persistente e dedicado Paixão pelo que faz Criativo Tem Espírito empreendedor Auto confiante Atento a novas ideias Simula erros e riscos Não tem medo dos riscos que possam ocorrer por gerar uma nova ideia e partilhá-la com os superiores;

45 Os 10 Mandamentos do Intraempreendedor de Grifford Pinchot: 1.Esta não é uma atividade solitária, deverá formar a sua equipa; 2.Compartilhe o mais amplamente possível as recompensas; 3.Solicite aconselhamento antes de pedir recursos; 4.É melhor prometer pouco e realizar em excesso; 5.Faça o trabalho necessário para atingir o seu sonho; 6.Lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão; 7.Tenha sempre em mente os interesses da sua empresa e dos clientes, especialmente quando tiver que quebrar alguma regra ou evitar a burocracia; 8.Vá para o trabalho todos os dias disposto a ser demitido; 9.Seja leal à suas metas, mas realista quanto às maneiras de atingi-las; 10. Honre e eduque seus patrocinadores.

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego B- Criação do próprio emprego pag. 57 Para quem deseja ter uma actividade independente, por conta própria, a criação do seu próprio emprego é uma via alternativa para ingressar no mundo do trabalho. Criar

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Rekreum Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.rekreum.com

Rekreum Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.rekreum.com Licenciada em Psicologia e com uma vasta experiência em formação e investigação na área do desenvolvimento de capacidades infantis, Adriana Támez é hoje gestora da. Professora da Universidad Autonoma del

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS D O S S I E R D O E M P R E E N D E D O R AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PROJECTO PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO IMIGRANTE P E I AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS Competências

Leia mais

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo.

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. Nesta aula veremos o resumo de: O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. 1 VÍDEO 2 O INTRA-EMPREENDEDORISMO

Leia mais

Levantamento do Perfil Empreendedor

Levantamento do Perfil Empreendedor Levantamento do Perfil Empreendedor Questionário Padrão Informações - O objetivo deste questionário é auxiliar a definir o seu perfil e direcioná-lo para desenvolver suas características empreendedoras.

Leia mais

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO DEFINIÇÕES OPERACIONAIS E INDICADORES COMPORTAMENTAIS Pag. 1 Elaborada por Central Business Abril 2006 para o ABRIL/2006 2 COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

Leia mais

DE ESTAGIÁRIO A CEO. 12 dicas de Marco Costa, CEO da Critical Software

DE ESTAGIÁRIO A CEO. 12 dicas de Marco Costa, CEO da Critical Software DE ESTAGIÁRIO A CEO 12 dicas de Marco Costa, CEO da Critical Software 1. Sê escrupulosamente leal: à tua empresa, ao teu chefe e aos teus colegas por esta ordem. Defende, acima de tudo, os interesses da

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes 1 Em análise de qualquer empreendimento encontram-se dois tipos de empreendedor: o que empreende em relação à oportunidade

Leia mais

BEST WORK PORQUE O MELHOR TRABALHO É SÓ UM. O SEU!

BEST WORK PORQUE O MELHOR TRABALHO É SÓ UM. O SEU! BEST WORK PORQUE O MELHOR TRABALHO É SÓ UM. O SEU! ENQUANTO UNS ESTÃO CONFUSOS, VOCÊ DEMONSTRA CLAREZA ENQUANTO UNS ESTÃO CONSTRANGIDOS, VOCÊ É FLEXÍVEL ENQUANTO UNS VEEM ADVERSIDADE, VOCÊ DESCOBRE OPORTUNIDADES

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE MUITOS DOS PROBLEMAS MAIS CRÍTICOS NÃO ESTÃO NO MUNDO DAS COISAS, MAS NO MUNDO DAS PESSOAS. DESENVOLVIMENTO: APTIDÕES TÉCNICAS >>> HABILIDADES SOCIAIS CIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS X CIÊNCIAS MAL SUCEDIDAS. -

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

Iniciar com qualidade

Iniciar com qualidade Iniciar com qualidade Depois de ver as dicas da Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Glória Mayfield lembre se de compartilhar com suas Consultoras que na Mary Kay elas nunca começam sozinhas.

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza EMPREENDEDORISMO Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza ORGANIZAÇÃO CONCEITO: A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades

Leia mais

Tipo de perguntas mais frequentes

Tipo de perguntas mais frequentes Tipo de perguntas mais frequentes Para facilitar a preparação de uma entrevista apresentamos questões que frequentemente são colocadas nesta situação. Com base nestas, os candidatos poderão praticar as

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Qual a história do empreendedorismo? O CAMINHO PARA O SUCESSO! Profº.. Luiz Henrique Casaretti. Profº. Luiz Henrique Casaretti

EMPREENDEDORISMO. Qual a história do empreendedorismo? O CAMINHO PARA O SUCESSO! Profº.. Luiz Henrique Casaretti. Profº. Luiz Henrique Casaretti EMPREENDEDORISMO O CAMINHO PARA O SUCESSO! Qual a história do empreendedorismo? Há aproximadamente 80 anos atrás, o mundo dependia, para gerar empregos, exclusivamente das grandes empresas e dos governos.

Leia mais

Empreendedorismo na prática

Empreendedorismo na prática Empreendedorismo na prática Autor: José Carlos Assis Dornelas Aluno: Douglas Gonzaga; Diana Lorenzoni; Paul Vogt; Rubens Andreoli; Silvia Ribeiro. Turma: 1º Administração Venda Nova do Imigrante, Maio

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST

Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST EMPREENDEDORISMO Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST Empreendedorismo É o processo de criar algo novo com valor dedicando

Leia mais

http://www.empreend.pt empreend@empreend.pt Data 15 Março 2012 Mestre Luis Paisana

http://www.empreend.pt empreend@empreend.pt Data 15 Março 2012 Mestre Luis Paisana http://www.empreend.pt empreend@empreend.pt Data 15 Março 2012 Mestre Luis Paisana Índice Definições de Empreendedorismo e características do Empreendedor de sucesso Leis do Empreendedorismo Passos para

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

Como superar o medo e a vergonha de vender

Como superar o medo e a vergonha de vender Como superar o medo e a vergonha de vender Mizuji Kajii http://mizuji.com Parte 2 Os significados Fatos, coisas e comportamentos não têm significado por si só Nós atribuímos os significados Agimos de acordo

Leia mais

Os 7 Mandamentos da Destroika

Os 7 Mandamentos da Destroika Os 7 Mandamentos da Destroika 1 Intitula-se DESTROIKA. Trata-se de um Programa de Gestão de Mudança inovador. Afirma-se positivo e centrado nas pessoas e tem como objetivo salvar empresas e empregos. Este

Leia mais

EMPREENDEDORISMO INTRAEMPREENDEDORISMO. Prof. Nilo Otani 25/08/2013

EMPREENDEDORISMO INTRAEMPREENDEDORISMO. Prof. Nilo Otani 25/08/2013 MPRNDDORISMO e INTRAMPRNDDORISMO Prof. Nilo Otani OS TRÊS PROBLMAS SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕS Baixo nível de lealdade com as organizações; nfraquecimento do conhecimento organizacional; A diminuição do emprego

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde 1) A nossa Vida é composta por diversas vivências, nas quais avaliamos a nossa percepção de Felicidade. De zero a dez, que nota você dá para a sua SATISFAÇÃO ATUAL em cada uma das vivências da tabela abaixo?

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

COACHING. Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo

COACHING. Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo COACHING Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo www.teoremaconsult.com.br teorema@teoremaconsult.com.br Coach É o papel que você assume

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

10 Maneiras de encantar seu cliente

10 Maneiras de encantar seu cliente 10 Maneiras de encantar seu cliente E-book para auxílio de vendas Edson Izidoro www.imagemfolheados.com.br 10 MANEIRAS DE ENCANTAR SEU CLIENTE E-BOOK CRIADO POR EDSON IZIDORO IMAGEM FOLHEADOS Página 1

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

Coaching: um novo olhar. Maria José Tenreiro

Coaching: um novo olhar. Maria José Tenreiro Coaching: um novo olhar Maria José Tenreiro Ampliar a visão Desenvolver aptidões Abrir perspetivas O que é o Coaching? Expandir recursos Alterar rotinas de pensamento Descobrir que somos capazes mudando

Leia mais

COREMA Consultoria em Registro de Marca

COREMA Consultoria em Registro de Marca Quando você decidiu abrir um empreendimento, além de pensar em como desenvolver seu trabalho de forma única e exemplar provavelmente surgiu também a dúvida em relação ao nome de sua empresa: Tenho que

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso!

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Tanto para Desfrutar Este é o seu momento para explorar o que é importante para si. Tem tudo a ver com

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Parceria Santa Dorotéia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Resultados 2013... 4 3. Resultados Pesquisas...

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Um Desafio Atual. Enfa. Andrea Lopes

Um Desafio Atual. Enfa. Andrea Lopes Um Desafio Atual Enfa. Andrea Lopes Competência Agregar Conhecimentos + Habilidades + Atitudes Social / Organização Indivíduo Saber agir Integrar saberes Mobilizar recursos Responsabilizar Fazer com propriedade

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Marketing Pessoal. aumentem de valor.

Marketing Pessoal. aumentem de valor. P U B L I C A Ç Ã O N º 3 2 3 D E Z E M B R O 2 0 0 9 Marketing Pessoal PONTOS DE INTERESSE: Conceito Na Prática Definir Objectivos Marca Pessoal Marketing Pessoal pode ser definido como o processo de

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo 2 ÍNDICE EMPREENDEDORISMO... 3 OBJECTIVOS... 3 DESTINATÁRIOS... 4 CONDIÇÕES DE ACESSO E SELECÇÃO DOS CANDIDATOS...

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe)

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe) PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA: FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS: (CONDIÇÕES DE BOA FORMULAÇÃO) / / 1-DETERMINAÇAO DO OBJETIVO (RESULTADO DESEJADO): a) O que quero para mim? Colocação positiva (sem

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional Em março de 2014, o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da Escola Secundária de Felgueiras iniciou a sua missão de informar,

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Análise Histórica. Análise Histórica

Análise Histórica. Análise Histórica Análise Histórica A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo. Século XVII: Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Motivar pessoas para o foco da organização

Motivar pessoas para o foco da organização PORTWAY Motivar pessoas para o foco da organização Série 4 pilares da liderança Volume 3 4 pilares da liderança Motivar pessoas para o foco da organização E m Julho de 2014, fui procurado por algumas diretoras

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

Curso Empreendedorismo Corporativo

Curso Empreendedorismo Corporativo Curso Empreendedorismo Corporativo Todos os fatores relevantes atuais mostram que a estamos em um ambiente cada vez mais competitivo, assim as pessoas e principalmente as organizações devem descobrir maneiras

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO Gestão do tempo como gestão das energias Ninguém gere o tempo. Não conseguimos colocar as 17 horas antes das 15. 2004 só chega depois de 2003. Gerimos energias,

Leia mais