EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração"

Transcrição

1 EFD Contribuições Alterações no leiaute e regras de escrituração Novembro de 2018

2 Cronologia do RE nº /PR DATA ATOS PROCESSUAIS RELACIONADOS AO RE /PR 13/12/2007 Recurso protocolado no STF 03/01/2007 Recurso distribuído para a Ministra Cármem Lucia (relatora) 25/04/2008 STF reconhece a repercussão geral da matéria (Tema 69) 15/03/2017 Julgamento finalizado dando provimento ao RE, fixando a seguinte tese: "O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins" 17/03/2017 Publicação da ata de julgamento no Dje 05/07/2017 Petição da PGFN para sobrestamento de todos os processos relacionados ao tema 02/10/2017 Publicação do Acórdão do julgamento no Dje 19/10/2017 Apresentação de Embargos de Declaração pela PGFN? Apreciação dos Embargos de Declaração pelo STF? Edição de Nota Explicativa pela PGFN (Lei nº , de 2002)

3 Efeitos das Decisões Judiciais e Administrativas Lei nº , de 2002

4 Apuração do PIS/COFINS: Exclusão do ICMS ICMS Previsto na Legislação ICMS Destacado na NF de Vendas ICMS Apurado no Mês (Débito - Crédito) ICMS Pago no Mês???? RE /PR

5 SCI Cosit nº 13, de 18 de outubro de 2018

6 Acórdão do Julgamento do RE nº /PR Voto do Ministro Luiz Fux (Pag. 83) Por outro lado, Senhora Presidente, impressionou-me muitíssimo, no voto de Vossa Excelência, essa última conclusão, porque ela é absolutamente irrefutável e acaba por aniquilar qualquer possibilidade de se afirmar que o tributo pago compõe o faturamento da empresa, quando Vossa Excelência diz o seguinte:

7 Acórdão do Julgamento do RE nº /PR Voto do Ministro Luiz Fux (Pag. 84) Para fechar o meu raciocínio e firmar meu convencimento..., destaco o seguinte trecho da doutrina do caso julgado e erigida pelo nosso Decano, Ministro Celso de Mello.... A parcela correspondente ao ICMS pago não tem, pois, natureza de faturamento (e nem mesmo de receita), mas de simples ingresso de caixa(na acepção supra ), não podendo, em razão disso, comporta a base de cálculo que do PIS, quer da COFINS.

8 Acórdão do Julgamento do RE nº /PR Voto do Ministro Ricardo Lewandowski (Pag. 101) Portanto, Senhora Presidente, louvando mais uma vez o voto de Vossa Excelência, o cuidado que Vossa Excelência teve em estudar uma matéria intrincada, difícil, eu acompanho integralmente o seu voto, dando provimento ao recurso e acolhendo a tese proposta por Vossa Excelência.

9 Acórdão do Julgamento do RE nº /PR Voto do Ministro Marco Aurélio (Pag. 107) Digo não ser o ICMS fato gerador do tributo, da contribuição. Digo também, reportando-me ao voto, que, seja qual for a modalidade utilizada para recolhimento do ICMS, o valor respectivo não se transforma em faturamento, em receita bruta da empresa, porque é devido ao Estado. E muito menos é possível pensar, uma vez que não se tem a relação tributária Estado-União, em transferir, numa ficção jurídica, o que decorrente do ICMS para o contribuinte e vir a onerá-lo. Acompanho Vossa Excelência, portanto, provendo o recurso, que é do contribuinte.

10 Acórdão do Julgamento do RE nº /PR Voto do Ministro Celso de Mello (Pag. 185) Irrecusável, Senhora Presidente, tal como assinalado por Vossa Excelência, que o valor pertinente ao ICMS é repassado ao Estado-membro (ou ao Distrito Federal), dele não sendo titular a empresa, pelo fato, juridicamente relevante, de tal ingresso não se qualificar como receita que pertença, por direito próprio, à empresa contribuinte.

11 Acórdão do Julgamento do RE nº /PR Voto do Ministro Dias Toffoli (Divergente da tese vencedora) (Pag.95) Ora, se o ICMS recolhido pelo contribuinte compõe o valor das operações de vendas que serve de base de cálculo do imposto estadual, com mais razão deve integrar a receita bruta da pessoa jurídica, base de cálculo do PIS/Cofins. Comentário: Porém, referida inclusão do ICMS na própria base de cálculo está disposta na Constituição Federal e na LC 114/2002, que dispõe: Integra a base de cálculo do imposto,...: I - o montante do próprio imposto, constituindo o respectivo destaque mera indicação para fins de controle;

12 Lei Complementar nº 87/96 (Lei Kandir) Art. 13. A base de cálculo do imposto é: I - na saída de mercadoria prevista nos incisos I, III e IV do art. 12, o valor da operação;... 1 o Integra a base de cálculo do imposto, inclusive na hipótese do inciso V do caput deste artigo: I - o montante do próprio imposto, constituindo o respectivo destaque mera indicação para fins de controle; II - o valor correspondente a: a) seguros, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição; b) frete, caso o transporte seja efetuado pelo próprio remetente ou por sua conta e ordem e seja cobrado em separado.

13 Ementa do Acórdão do Julgamento do RE /PR 1. Inviável a apuração do ICMS tomando-se cada mercadoria ou serviço e a correspondente cadeia, adota-se o sistema de apuração contábil. O montante de ICMS a recolher é apurado mês a mês, considerando-se o total de créditos decorrentes de aquisições e o total de débitos gerados nas saídas de mercadorias ou serviços: análise contábil ou escritural do ICMS.

14 RE /PR: Exclusão do ICMS na Base de Cálculo do PIS e da Cofins ESPECIFICAÇÃO PESSOA JURÍDICA Total da Cadeia INDUSTRIAL ATACADISTA VAREJISTA de Comercialização Valor das Saídas (NF de vendas) , , , ,00 Alíquota do ICMS (operações Internas) 18% 18% 18% ICMS DESTACADO (débitos s/ vendas) 1.800, , , ,00 Fornecedor da Industria ICMS A COMPENSAR (créditos s/ compras) 1.200, , , ,00 ICMS APURADO (débitos - créditos) 600,00 900,00 540, ,00 ICMS A RECOLHER 150,00 (*) 900,00 540, ,00 (*) Caso a indústria goze de benefício fiscal de redução equivalente a 75% do ICMS apurado.

15 RAÇÃO DO ICMS A RECOLHER: Escrituração Fiscal Digital do ICMS (SPED)

16 Proporcionalização do ICMS a Recolher entre as diversas BC do PIS e da Cofins Referência: Itens 65 a 67 dos Embargos de Declaração opostos pela PGFN Critério Proposto: Proporcionalizar o valor do ICMS a Recolher com base na Receita Bruta integrante das diversas bases de cálculo de PIS e de Cofins (tributável, alíquota zero, suspensão, isenção, exportação, ST)

17 PIS/COFINS: Códigos de Situação Tributária (CST) Código Descrição 01 OperaçãoTributável comalíquotabásica 02 OperaçãoTributável comalíquotadiferenciada 03 OperaçãoTributável comalíquotaporunidadedeproduto 04 OperaçãoTributável Monofásica- RevendaaAlíquotaZero 05 OperaçãoTributável porsubstituiçãotributária 06 OperaçãoTributável aalíquotazero 07 OperaçãoIsentadaContribuição 08 OperaçãosemIncidênciadaContribuição 09 OperaçãocomSuspensãodaContribuição 49 Outras Operações desaída 99 Outras Operações

18 RE /PR: Exclusão do ICMS na Base de Cálculo do PIS e da Cofins ICMS Operações Próprias (Exclusão na Base de Cálculo pelo emitente da NF ) ICMS Substituição Tributária (Não integra a receita do vendedor ou do adquirente do bem) ICMS Diferencial de Alíquota (Não integra a receita do vendedor ou do adquirente do bem)

19 EFD - CONTRIBUIÇÕES Até Versão 3.0.1

20 PIS/COFINS: Apuração das Contribuições Receitas Não Sujeitas ao ICMS Receitas Sujeitas ao ICMS Bloco M Parcela referente à Receita Nâo Tributada de PIS/Cofins BC RNT PIS/COFINS Registros M400/M800 ICMS a Recolher Parcela referente à Receita Tributada de PIS/Cofins Bloco M BC RT PIS/COFINS Registros M200/M600

21 Após Versão Até Versão 3.0.1

22 Após Versão Até Versão 3.0.1

23 Após Versão Até Versão 3.0.1

24 Após Versão Até Versão 3.0.1

25 EFD - CONTRIBUIÇÕES Após Versão 3.0.1

26 Nova versão da EFD-Contribuições: Registro M215/M615 Detalhamento dos ajustes de Base de Cálculo

27 Nova versão da EFD-Contribuições: Registro M215/M615 Detalhamento dos ajustes de Base de Cálculo Tabela (Código do Ajuste)

28 Nova versão da EFD-Contribuições: Registro 1050 Detalhamento de Ajustes de Base de Cálculo Valores Extra Escrituração

29 Nova Versão da EFD-Contribuições: Relatório de Consolidação das Operações por CST, Alíquotas e Blocos da Escrituração

30 Equipe da EFD-Contribuições

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Base de cálculo PIS/COFINS - CF/88 Redação original do art.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE )

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE ) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE 11.02.2010) Adota Tabelas de Códigos a serem utilizadas na formalização da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e nas emissões da Nota Fiscal

Leia mais

ANEXO 3 A NOTA TÉCNICA: OPERAÇÕES COM PRODUTOS ORIGINADOS DE ESTADOS SEM ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROCEDIMENTO PARA ESCRITURAÇÃO.

ANEXO 3 A NOTA TÉCNICA: OPERAÇÕES COM PRODUTOS ORIGINADOS DE ESTADOS SEM ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROCEDIMENTO PARA ESCRITURAÇÃO. ANEXO 3 A NOTA TÉCNICA: OPERAÇÕES COM PRODUTOS ORIGINADOS DE ESTADOS SEM ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROCEDIMENTO PARA ESCRITURAÇÃO. Abrangência: contribuintes varejistas. Conteúdo: procedimentos

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

Código de Situação Tributária

Código de Situação Tributária Código de Situação O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1 dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS,

Leia mais

Operação Tributável (base de cálculo = quantidade vendida x alíquota por unidade de produto)

Operação Tributável (base de cálculo = quantidade vendida x alíquota por unidade de produto) 1. Finalidade do CST Para a elaboração dos arquivos digitais da Escrituração Fiscal Digital (EFD), bem como para a geração do conteúdo das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), foram instituídos através da

Leia mais

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP RECURSO EXTRAORDINÁRIO 574.706-15/03/17 Decisão: O Tribunal, por maioria e nos termos do voto da Relatora,

Leia mais

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. A Solução de Consulta Interna COSIT 13/2018.

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. A Solução de Consulta Interna COSIT 13/2018. A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. A Solução de Consulta Interna COSIT 13/2018. Painel 7: PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

Contabilidade: A estratégia para o sucesso.

Contabilidade: A estratégia para o sucesso. ASPECTOS DA EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO PIS/COFINS CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES FISCO- CONTÁBEIS DEZEMBRO 2018 Julgado em 24 de abril de 2008, a repercussão geral da questão constitucional relativa à inclusão

Leia mais

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST 18 de dezembro de 2018 Ernany Müller PREVISÃO DA RESTITUIÇÃO DO ICMS ST NA CF E NA LEI 8.820/89 Art. 150... 7º A lei poderá atribuir a sujeito

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins Sistema Público de Escrituração Digital ARRECADAÇÃO FEDERAL 2008 Imposto de Renda Pessoa Jurídica (SPED - ECD): 72 Bilhões PJ Não Financeiras 12 Bilhões

Leia mais

SCI nº 13 Cosit, de Exclusão do ICMS da base de cálculo. do PIS e da Cofins

SCI nº 13 Cosit, de Exclusão do ICMS da base de cálculo. do PIS e da Cofins SCI nº 13 Cosit, de 18.10.2018 Exclusão do ICMS da base de cálculo 1 do PIS e da Cofins Assunto: Solução de Consulta Interna nº 13 Cosit, de 18.10.2018 (D.O.U de 23.10.2018) Cumprimento de decisões judiciais

Leia mais

Aspectos Gerais do Complemento/Restituição de Substituição Tributária Decreto /18 e I.N 48/18

Aspectos Gerais do Complemento/Restituição de Substituição Tributária Decreto /18 e I.N 48/18 Aspectos Gerais do Complemento/Restituição de Substituição Tributária Decreto 54.308/18 e I.N 48/18 Aspectos Gerais do Complemento/Restituição de Substituição Tributária no RS!! Decreto 54.308/18 e I.N

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Passo Fundo (RS), 12jul19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Fabio Rodrigues Advogado. Mestre em Ciências Contábeis. Professor do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG. Coordenador,

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Santa Maria-RS, 14jun19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais ICMS-ST

Leia mais

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República 22316 - OBF - PGR RE 1.034.004 - SC Relator: Ministro Ricardo Lewandowski Recorrente: Bouton Ind. e Com. de Artigos de Cama e Banho Ltda Recorrida:

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fl. 41 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 13 - Data 18 de outubro de 2018 Origem COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL (COCAJ) ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

TABELA DE CST Simples Nacional

TABELA DE CST Simples Nacional TABELA DE CST Simples Nacional 101 Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito Classificam-se neste código as operações que permitem a indicação da alíquota do ICMS devido no Simples Nacional

Leia mais

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED OUT/2010 REGIME NÃO-CUMULATIVO REGIME CUMULATIVO TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDAS COM SUSPENSÃO VENDAS A ALÍQUOTA ZERO VENDAS COM ISENÇÃO

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / RS

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / RS Procuradoria Geral da República Nº 8969 RJMB / pc RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 744.449 / RS RELATOR : Ministro CELSO DE MELLO RECORRENTE : ABIH/RS Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande

Leia mais

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Josefina do Nascimento Pinto 23 de outubro de 2018 Conteúdo programático 1 Tributação Monofásica de PIS e Cofins 2 Lei

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 177 - Data 31 de maio de 2019 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS EXCLUSÃO

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 195 Conteúdo - Atos publicados em junho de 2016 Divulgação em julho de 2016

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 195 Conteúdo - Atos publicados em junho de 2016 Divulgação em julho de 2016 www.pwc.com.br Clipping Legis IOF/Câmbio e títulos ou valores mobiliários - Esclarecimentos - IN RFB nº 1.649/2016 Consolidação de débitos objetos da reabertura dos parcelamentos da Lei nº 11.941/2009

Leia mais

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Silvério das Neves Graduado em Contabilidade e Administração pela Universidade Mackenzie. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo INPG. Participou da

Leia mais

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

09/04/2011

09/04/2011 Tabelas - Códigos da Situação Tributária referentes às contribuições para o PIS-Pasep e a Cofins (CST-PIS e CST-COFINS) 9 de Abril de 2011 Este procedimento foi elaborado com base na Instrução Normativa

Leia mais

Impactos da decisão judicial proferida pelo STF sobre a não inclusão do ICMS nas bases de cálculo do PIS e da Cofins

Impactos da decisão judicial proferida pelo STF sobre a não inclusão do ICMS nas bases de cálculo do PIS e da Cofins Impactos da decisão judicial proferida pelo STF sobre a não inclusão do ICMS nas bases de cálculo do PIS e da Cofins Reunião Técnica Tributos ANEFAC Novembro, 2017 Sobre a ANEFAC Entidade com quase 50

Leia mais

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS Bruce Bastos Martins bruce@lzadv.com.br Direito e Linguagem O intérprete autêntico kelseniano (...), através

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Valor Unitário na Nota Fiscal de Transferência de Crédito do ICMS

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Valor Unitário na Nota Fiscal de Transferência de Crédito do ICMS Parecer Consultoria Tributária Segmentos Valor Unitário na Nota Fiscal de Transferência de Crédito do ICMS 03/03/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente...

Leia mais

Procedimento. Levantamento de Estoque e recolhimento do imposto. Contribuintes sujeitos ao Regime Periódico de Apuração - RPA

Procedimento. Levantamento de Estoque e recolhimento do imposto. Contribuintes sujeitos ao Regime Periódico de Apuração - RPA Procedimento Levantamento de Estoque e recolhimento do imposto Contribuintes sujeitos ao Regime Periódico de Apuração - RPA O contribuinte substituído, sujeito ao Regime Periódico de Apuração - RPA que,

Leia mais

Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF

Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF Seção Judiciária do Distrito Federal 16ª Vara Federal Cível da SJDF PROCESSO: 1015923-39.2018.4.01.3400 CLASSE: MANDADO DE SEGURANÇA (120) IMPETRANTE: GABINETE DE CRIAÇÃO PROPAGANDA E MARKETING LTDA -

Leia mais

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP...

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 1.1 O PIS/PASEP no Sistema Tributário Nacional... 1 1.2 Perspectivas para o futuro do PIS/PASEP... 5 1.3 Arrecadação e relevância de PIS e COFINS

Leia mais

ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15

ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15 ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15 Palestrante: Márcio Schuch Silveira, Contador, Mestre em Ciências Contábeis, Empresário Contábil, Vice Presidente Técnico do CRCRS e professor

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Cadastros de Produtos Um ponto muito importante para que a geração e validação de um arquivo SPED EFD Contribuições são os cadastros

Leia mais

Palestra. Ressarcimento ICMS - Portaria CAT 158/15 - Novos procedimentos obrigatórios a partir de 01/2017 JANEIRO/ Março/2017.

Palestra. Ressarcimento ICMS - Portaria CAT 158/15 - Novos procedimentos obrigatórios a partir de 01/2017 JANEIRO/ Março/2017. Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Advogada especializada em legislação tributário-fiscal e instrutora em cursos há mais de 15 anos. Pós graduada em Direito Tributário e autora do livro ICMS de

Leia mais

LEI Nº /2014. Convergência Tributária Às Normas Internacionais de Contabilidade. Edson Pimentel

LEI Nº /2014. Convergência Tributária Às Normas Internacionais de Contabilidade. Edson Pimentel LEI Nº 12.973/2014 Convergência Tributária Às Normas Internacionais de Contabilidade Edson Pimentel 1 SUMÁRIO Contexto e Breve Histórico Distribuição de Dividendos e JCP Adoção Inicial Conceito de Receita

Leia mais

DECRETO N.º , DE 19 DE JUNHO DE 2017

DECRETO N.º , DE 19 DE JUNHO DE 2017 DECRETO N.º 32.259, DE 19 DE JUNHO DE 2017 *Publicado no DOE em 20/06/2017. ALTERA DISPOSITIVOS DO DECRETO Nº 31.109, DE 25 DE JANEIRO DE 2013, QUE DISPÕE SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS

Leia mais

S E N T E N Ç A. Com a inicial, juntou procuração e documentos, acompanhados do recolhimento das custas processuais.

S E N T E N Ç A. Com a inicial, juntou procuração e documentos, acompanhados do recolhimento das custas processuais. MANDADO DE SEGURANÇA (120) Nº 5000368-62.2019.4.03.6102 / 4ª Vara Federal de Ribeirão Preto IMPETRANTE: XXXXXXXXXXXXXXXXXXX Advogados do(a) IMPETRANTE: FERNANDA CRISTINA VELOSO - SP390571, CARLOS EDUARDO

Leia mais

Insumo é um gênero que engloba a matéria prima, material intermediário e o material de embalagem.

Insumo é um gênero que engloba a matéria prima, material intermediário e o material de embalagem. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Profa. Jackeline F. Fares AULA 45 06/09/2017 Direito TRIBUTÁRIO ICMS parte 2 Dúvidas da aula anterior CONCEITO DE INSUMO Insumo é um gênero que engloba a matéria

Leia mais

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS Competência:Estados e DF Observando a LC 87/96 (Lei Kandir) Observando os convênios entre os Estados (CONFAZ) CONTRIBUINTE E FATO

Leia mais

Unidade II $

Unidade II $ CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Unidade II 4 CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES COM MERCADORIAS COM TRIBUTAÇÃO 4.1 Compra de mercadorias com incidência de ICMS / PIS / COFINS recuperáveis Exemplo Vamos considerar uma

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 97 96 Fl. 97 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3302 006.687 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária Sessão de 27

Leia mais

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS/PREVIDENCIÁRIAS E TRATAMENTOS CONTÁBEIS PARA 2018 1. SIMPLES NACIONAL 2. DIFAL 3. ISS E SUAS MUDANÇAS 4. ICMS ST: SUSPENSÃO PARCIAL DO CONVÊNIO 52/2017 5.

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta

Orientações Consultoria de Segmentos EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta 02/08/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão...

Leia mais

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Decreto 54.308 de 06/11/2018 Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Alteração: Através do Decreto n. 54.308/18, DOE de 07/11/18, foi regulamentada a Lei n. 15.056/17,

Leia mais

Substituição Tributária, Tributação Monofásica

Substituição Tributária, Tributação Monofásica Receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas NÃO SUJEITAS a substituição tributária, a tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e, com relação ao ICMS, a antecipação tributária

Leia mais

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Prof. Gustavo Gonçalves Vettori BASE DE CÁLCULO 1 Base de Cálculo Nas saídas de mercadorias: Valor da operação Fornecimento de alimentos em restaurantes e bares Valor

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11 ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11 21/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Análise da Consultoria... 3 2.1. ImpostoRetidoSt... 5 (Imposto Retido por ST)...

Leia mais

www.celulaquattro.com.br PIS E COFINS INCIDÊNCIA CUMULATIVA A BC é a Receita Bruta da PJ. Exclui da Receita Bruta: (art. 3º. Lei 9718/98) 1. As vendas canceladas, os descontos incondicionais concedidos,

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

A incidência do PIS e da COFINS sobre descontos condicionados e incondicionados. Rafael Marchetti Marcondes Mestre e doutor PUC/SP

A incidência do PIS e da COFINS sobre descontos condicionados e incondicionados. Rafael Marchetti Marcondes Mestre e doutor PUC/SP A incidência do PIS e da COFINS sobre descontos condicionados e incondicionados Rafael Marchetti Marcondes Mestre e doutor PUC/SP Desconto ou bonificação é uma concessão que o vendedor faz ao comprador,

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Estorno de crédito PIS/COFINS na suspensão da exigibilidade da contribuição

Orientações Consultoria De Segmentos Estorno de crédito PIS/COFINS na suspensão da exigibilidade da contribuição 28/06/2018 Título do documento Sumário 1.Questão... 3 2.Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3.Análise da Consultoria... 5 4.Conclusão... 10 5.Informações Complementares... 11 6.Referências... 11 7.Histórico

Leia mais

ANDREI PITTEN VELLOSO DOUTOR EM DIREITOS E GARANTIAS DO CONTRIBUINTE PELA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA (ESPANHA);

ANDREI PITTEN VELLOSO DOUTOR EM DIREITOS E GARANTIAS DO CONTRIBUINTE PELA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA (ESPANHA); ANDREI PITTEN VELLOSO JUIZ AUXILIAR DO STF; DOUTOR EM DIREITOS E GARANTIAS DO CONTRIBUINTE PELA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA (ESPANHA); MESTRE EM DIREITO TRIBUTÁRIO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DO PIS e COFINS DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS E PERSPECTIVAS DE ALTERAÇÃO LEGISLATIVA Dorly Dickel

TRIBUTAÇÃO DO PIS e COFINS DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS E PERSPECTIVAS DE ALTERAÇÃO LEGISLATIVA Dorly Dickel TRIBUTAÇÃO DO PIS e COFINS DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS E PERSPECTIVAS DE ALTERAÇÃO LEGISLATIVA Dorly Dickel REGIMES TRIBUTÁRIOS PIS/COFINS: 1. Não cumulativo Cooperativas do Ramo Agro e Consumo 2. Cumulativo

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2016 ANO XXVII - 2016 2ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2016 TRIBUTOS FEDERAIS BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS NÃO CUMULATIVO... Pág. 241 ICMS - RS ICMS NA IMPORTAÇÃO E NA ARREMATAÇÃO DE MERCADORIA

Leia mais

Simples. Nacional. análises e cruzamentos que você não pode deixar de fazer. Data de produção deste conteúdo: setembro/2018

Simples. Nacional. análises e cruzamentos que você não pode deixar de fazer. Data de produção deste conteúdo: setembro/2018 Simples Nacional análises e cruzamentos que você não pode deixar de fazer Data de produção deste conteúdo: setembro/2018 ÍNDICE 1 2 3 Conheça o seu próprio negócio Quais penalidades sua empresa está sujeita

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14 21/07/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Perguntas RFB... 3 2.2. Artigo Portal Tributário... 4 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Manual SPED...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Base de cálculo do ICMS retido por Substituição Tributária na venda pelo substituído

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Base de cálculo do ICMS retido por Substituição Tributária na venda pelo substituído Base de pelo substituído 13/05/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 7 5. Informações Complementares...

Leia mais

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO

NEWSLETTER TRIBUTÁRIO Nº 02/2019 28 de janeiro de 2019 NEWSLETTER 1. ITCMD TJ-SP ENTENDE QUE PERDÃO DE DÍVIDA É EQUIVALENTE À DOAÇÃO PARA FINS DE ITCMD Recentes decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo indicam posicionamento

Leia mais

Consultoria Tributária - SFI

Consultoria Tributária - SFI Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/Cofins Prestação de Serviços Para cumprimento das determinações impostas pela IN RFB nº 1.052/2010 (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2010/in10522010.htm),

Leia mais

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. ASPECTOS CONCEITUAIS, OBRIGAÇÕES, PRAZOS E PENALIDADES aula 1 e 2. Walison de Paula Silva

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. ASPECTOS CONCEITUAIS, OBRIGAÇÕES, PRAZOS E PENALIDADES aula 1 e 2. Walison de Paula Silva ASPECTOS CONCEITUAIS, OBRIGAÇÕES, PRAZOS E PENALIDADES aula 1 e 2 Walison de Paula Silva Agenda Aspectos Conceituais Programa Validador e Assinador Penalidades Aspectos Conceituais EFD-Contribuições é

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 19/12/2011 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 29/11/2011 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 785.459 RIO GRANDE DO SUL RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

TRF4 MANTÉM EXCLUSÃO DO ICMS (DESTACADO NAS NOTAS FISCAIS DE SAÍDA) DAS BASES DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

TRF4 MANTÉM EXCLUSÃO DO ICMS (DESTACADO NAS NOTAS FISCAIS DE SAÍDA) DAS BASES DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS TRF4 MANTÉM EXCLUSÃO DO ICMS (DESTACADO NAS NOTAS FISCAIS DE SAÍDA) DAS BASES DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS Após o julgamento do Incidente de Arguição de Inconstitucionalidade n.º 5051557-64.2015.404.0000

Leia mais

PORTARIA CAT N 158, DE 28 DE DEZEMBRO DE (DOE de )

PORTARIA CAT N 158, DE 28 DE DEZEMBRO DE (DOE de ) PORTARIA CAT N 158, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 (DOE de 29.12.2015) Estabelece disciplina para o ressarcimento do imposto retido por sujeição passiva por substituição e dispõe sobre procedimentos correlatos

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Nota Fiscal de devolução com ICMS por ST no papel de Substituído Tributário - PR

Orientações Consultoria de Segmentos. Nota Fiscal de devolução com ICMS por ST no papel de Substituído Tributário - PR Nota Fiscal 30/11/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1 Contribuinte Substituto... 5 3.2 Contribuinte Substituído... 5 4 Conclusão... 6 5

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Roteiro Operacional... 1 Processo Apuração... 1 Contribuição Retida na Fonte F600... 1 Receitas Isentas M400/M800...

Leia mais

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS I SUSPENSO O PAGAMENTO DE PIS/COFINS SOBRE A VENDA DE PRODUTOS SUÍNOS E AVICULÁRIOS E DE DETERMINADOS INSUMOS RELACIONADOS E CONCEDE CRÉDITO PRESUMIDO EM DETERMINADAS OPERAÇÕES

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 786 785 Fl. 786 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3302 006.453 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária Sessão de

Leia mais

Geração Arquivo Sped Fiscal

Geração Arquivo Sped Fiscal Luciane D. Velasques 09/11/2016 1/17 Geração Arquivo Sped Fiscal Sumário 1. Introdução:... 2 2. Importação das notas para os Livros Fiscais:... 2 3. Apuração do ICMS... 4 4. Geração do Arquivo Sped...

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Registros 1300 e 1700 da EFD Contribuições.docx

Orientações Consultoria de Segmentos Registros 1300 e 1700 da EFD Contribuições.docx Registros.docx 04/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1. Parecer da Receita Federal... 6 4. Conclusão... 7 5. Informações

Leia mais

Manual de uso Apuração da EFD Contribuições

Manual de uso Apuração da EFD Contribuições Manual de uso Apuração da EFD Contribuições Versão 1.0 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Sobre as contribuições... 5 2.1. Regimes de incidência de PIS e COFINS... 5 3. CST de PIS e COFINS... 6 3.1. CST para

Leia mais

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO 01) ESAF Auditor-Fiscal da Receita Estadual do CE 2006 - ADAPTADA A indústria náutica A, em janeiro de 2014,, situada no RS, vendeu um jet ski para

Leia mais

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO Matéria Elaborada com base na legislação vigente em 02.08.2010. SUMÁRIO:

Leia mais

Lei nº /14 e a base de cálculo do PIS e da COFINS nos diferentes regimes

Lei nº /14 e a base de cálculo do PIS e da COFINS nos diferentes regimes Lei nº 12.973/14 e a base de cálculo do PIS e da COFINS nos diferentes regimes Fabiana Del Padre Tomé Doutora pela PUC/SP Professora na PUC/SP e IBET CF/88: autorizava a tributação do faturamento Lei nº

Leia mais

STF: ICMS NÃO INTEGRA A BASE DO PIS/COFINS. contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o

STF: ICMS NÃO INTEGRA A BASE DO PIS/COFINS. contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o NÚMERO 99, ANO IX MARÇO DE 2017 I STF: ICMS NÃO INTEGRA A BASE DO PIS/COFINS Citado por diversos tributaristas e contadores como o julgado da década, na tarde do último dia 15/03/17, o Supremo Tribunal

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP Segmentos mercadoria proveniente de outra UF - SP 11/05/2016 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Antecipação Tributária...

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 25/10/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 25/09/2012 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 596.429 RIO GRANDE DO SUL RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo

Orientações Consultoria de Segmentos Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo 29/05/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 RCTE Anexo XII... 4 3.2 Direito

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO CST e CSOSN Sumário Introdução... 3 Como saber se preciso utilizar CST ou CSOSN?... 3 Onde encontrar mais informações a respeito de CST e CSOSN?... 3 Tabelas sugeridas

Leia mais

ICMS Presumido x ICMS Efetivo

ICMS Presumido x ICMS Efetivo ICMS Presumido x ICMS Efetivo Giovanni Dias Ciliato 19/12/18 1 CRISE ECONÔMICA: OPORTUNIDADES NAS DIFICULDADES Objetivo: Apresentar as novidades na EFD ICMS/IPI (e na GIA) relacionadas com o cálculo do

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Operações envolvendo Tributos Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Operações envolvendo Tributos Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Operações envolvendo Tributos Parte 1 Prof. Cláudio Alves O Código Tributário Nacional Brasileiro, em seu artigo 3º conceitua tributo como sendo toda prestação pecuniária

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL RELATOR APELANTE ADVOGADO APELANTE ADVOGADO APELADO ORIGEM : JUIZ FEDERAL CONVOCADO JOSÉ ANTONIO LISBOA NEIVA : COOK ELECTRIC TELECOMUNICACOES S/A : MARIA DE LOURDES JORGE ESTEVES : CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Leia mais

CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18

CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18 CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18 A função de Analista Fiscal é uma das mais nobres na área fiscal de um estabelecimento, tendo em vista sua importância na verificação do processamento de todo

Leia mais