Nome: N o Turma: 8º ano A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome: N o Turma: 8º ano A"

Transcrição

1 TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º BIMESTRE Nome: N o Turma: 8º ano A Prof.(ª): Marcos Data: / / A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes é caracterizada por utilizar os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos e elementos ginástico-acrobáticos. Diante disto as possibilidades do corpo na capoeira são: (A) Elevar e impulsionar. (B) Flexionar e contrair. (C) Alongar e dobrar (D) Todas as alternativas 02- Na Grécia Antiga, a ginástica era praticada nas chamadas palestras e nos ginásios. Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. Diante disto as principais ginásticas praticadas na Grécia antiga e nos jogos de Olímpia era o pentatlo que reunia 5 modalidades esportivas. Tais modalidades eram: (A) Lançamento de dardo, salto em distância, luta, corrida e ciclismo (B) Lançamento de disco, dardo, ciclismo, luta e corrida (C) Lançamento de disco, dardo, salto em distância, luta e corrida (D) Lançamento de disco, dardo, salto em distância, esgrima e hipismo 03-Nas situações de jogo, ocorrem movimentações de ataque e defesa, onde o contato físico é extremo, podendo ocorrer um comportamento considerado inadmissível. Articula-se hoje em dia, sobre um jogo amigo e respeitoso; A mídia brasileira utiliza o termo na Língua Inglesa, FAIR PLAY, para dar nome a esse jogo; O que significa esse termo? A) Vencer a qualquer custo. B) Jogo limpo. C) Deixar que o adversário vença. D) Jogo sujo. 04- Um casal está sentado assistindo a uma partida de futebol, entre os times: Bons de Bola X Bola Cheia. Aos 15 minutos do 2º tempo um jogador do time Bons de Bola derrubou um jogador do time Bola Cheia na grande área. A penalidade sofrida pelo time Bons de Bola foi:

2 (A) Tiro livre direto (B) Escanteio (C) Tiro livre indireto (D) Pênalti 05- Toda modalidade esportiva cria uma consciência de grupo muito boa para convívio com o resto da sociedade. O Vôlei é um ótimo esporte, especialmente para as crianças por estimular o crescimento da estrutura óssea. Responda V ou F e assinale a alternativa correta. ( ) Diminui a agilidade. ( ) Trabalha a coordenação motora. ( ) Diminui a massa muscular, principalmente nas pernas. ( ) Melhora o condicionamento físico (A) F, V, V, F (B) F, V, F, V (C) V, V, F, V (D) V, V, V, F 06- Analise as afirmativas abaixo: I Em um jogo oficial, as regras são flexíveis e podem ser definidas pelos participantes. II Nos esportes de competição ou de rendimento, o tempo da partida não é definido, varia de acordo com o interesse dos jogadores. III- No esporte praticado como lazer, os participantes jogam a sério, seguindo regras, mas geralmente sem árbitros. As diferenças são decididas entre os próprios participantes. IV- Nos esportes de alto rendimento como as Olimpíadas só podem participar pessoas com nível social elevado e pessoas sem nenhuma deficiência física. Destas afirmativas estão corretas: ( A ) I, II e III apenas. ( B ) II, III e IV apenas. ( C ) I, II, III e IV ( D ) III apenas. 07- Durante uma atividade física intensa, a alta temperatura pode ocasionar a perda hídrica pela sudorese. O vôlei de areia é um exemplo de esporte que o atleta deve ter atenção, pois a temperatura do ambiente pode chegar a níveis altíssimos elevando a temperatura corporal. Durante a prática de atividade física intensa o atleta deve: A) Não hidratar-se, pois ao ingerir água o atleta estará prejudicando a qualidade se sua atividade física. B) Não é preciso hidratar-se durante a atividade, somente ao final da prática esportiva. C) Hidratar-se a cada 20 minutos em pequenas quantidades para realizar uma hidratação lenta e contínua.

3 D) Hidratar-se a cada 5 minutos em grandes quantidades para realizar uma hidratação rápida do organismo. 08- Cada tipo de esporte exige capacidades diferentes de seu praticante, portanto, cada qual costuma ter um tipo de vestuário mais adequado, que possibilite ao praticante realizar tudo o que dele é exigido pela modalidade esportiva. Identifique cada vestuário esportivo de acordo com a sua modalidade. I- III- ( ) Vôlei ( ) Natação ( ) Esgrima ( ) Hipismo II- IV- Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta: A) III, I, IV, II B) I, III, IV, II C) IV, I, II, III D) II, I, IV, III 09- No ano de 2011 foram realizados os Jogos Parapan-Americanos na cidade de Guadalajara no México: um evento multidesportivo para pessoas com deficiência. Um dos brasileiros participantes no último dia de competição conseguiu, na piscina, ganhar de atletas que apresentavam um grau de deficiência menor que a dele, liderando a prova de ponta a ponta, André Dias acabou sobressaindo entre os demais, conquistando, sozinho, 11 medalhas de ouro na natação. A importância maior para o atleta André Dias foi: (A) Superar as limitações através do esporte. (B) Viajar para o México e conhecer o mundo. (C) Ganhar de atletas com grau de deficiência menor. (D) Conhecer pessoas diferentes.

4 10- Um dos eventos promovidos no ano de 2011 na cidade de Ituiutaba-MG foi o Futebol Solidário, no qual personalidades do meio artístico e esportivo realizaram um jogo de futebol. Lucas jogador do São Paulo e da Seleção Brasileira, participou do evento, contribuindo com esta ação solidária. Para assistir o evento era necessário contribuir com um kit de alimentos não perecível que seriam distribuídos posteriormente para as entidades carentes. Os jogadores vieram a Ituiutaba e participaram deste evento para: (A) Promover a cidade de Ituiutaba, com a participação de artistas e jogadores famosos (B) Promover o futebol na cidade de Ituiutaba já que o Brasil irá sediar a copa de (C) Promover uma tarde de lazer para a comunidade já que o futebol é o esporte preferido da população. (D) Utilizar o potencial do futebol, desenvolvendo uma ação solidária. 11- Para poder participar dos Jogos estudantis de Ituiutaba os alunos devem ser divididos em 03 categorias ilustradas na tabela ao lado. Depois de um erro de digitação, os nomes de três alunos colegas de sala que estavam na categoria Módulo II, com idades de 16 anos, foram para a categoria Módulo I, diante disto o que os alunos devem fazer neste caso é: Categoria Nascido ate o ano: Idade Iniciantes anos Módulo I 1998 e e 13 anos Módulo II 1995 e , 15 e 16 anos (A) Ignorar o erro e não contar nada a ninguém para poder jogar com alunos mais novos que eles. (B) Contar para os colegas de sala e ao término dos Jogos avisarem aos responsáveis sobre o erro. (C) Avisar aos responsáveis sobre o erro para que faça a correção, jogando assim na categoria certa. (D) Não participar dos Jogos Estudantis, e não avisar a ninguém sobre o erro ocorrido. 12- Os jogos tradicionais são muito antigos, praticados há muitos anos por nossos avôs, e transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações os adaptam à sua maneira de ser e de viver. Diante disto são jogos e brincadeiras típicas da nossa região: (A) Quente e frio e rabo de cavalo (B) Corrida do caranguejo e chicote queimado (C) Morto vivo e queimada (D) Mãe da rua e bola ao ar 13- A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. Isso se deve basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma disfarçavam a

5 prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e os capitães-do-mato Diante disto são instrumentos musicais utilizados pelos capoeiristas: (A) Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e reco-reco (B) Berimbau, violão, pandeiro, agogô e reco-reco (C) Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e tamborim (D) Berimbau, atabaque, pandeiro, reco-reco e tamborim 14- O pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se por cinco modalidades diferentes. Tais modalidades são: (A) hipismo, natação, luta, tiro esportivo e corrida (B) hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. (C) hipismo, esgrima, luta, tiro esportivo e corrida (D) hipismo, corrida, luta, tiro esportivo e natação. 15- O professor, o orientador, o personal training e/ou o técnico, tem condições de mensurar o grau, a quantidade, a forma do exercício físico. A principal conseqüência de uma atividade física mal orientada é o surgimento de sintomas relacionados ao overtraining. O significado para a palavra em destaque é: (A) É um estágio atingido após uma seqüência de exercícios realizados de forma ininterrupta ou exagerado, podendo apresentar lesões osteomusculares. (B) Doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário toxitraining gondii, em algumas vezes pode levar até a morte. (C) Perda de líquidos por parte do corpo, normalmente esta perda dá-se em media de 2.5 litros de água por dia, por isso deve-se ingerir muita água. (D) É uma inflamação no fígado provocada por vários tipos de vírus. O sintoma é parecido com a da gripe, mas é muito importante o cuidado médico. 16- Quando a postura não é das melhores, as dores nas costas parecem não ter fim. Porém existe um remédio que na maioria das vezes combate essas dores, fortalecendo os músculos lombares, evitando as dores nas costas. Diante do texto acima responda V ou F e assinale a alternativa correta. ( ) Com os exercícios próprios e regulares, os músculos do abdômen ficam fortalecidos ajudando suas costas a entrarem na linha, além de manter uma boa postura no dia-a-dia. ( ) Com os músculos da barriga fortalecidos, há formação de uma espécie de barreira de proteção para coluna, que não se curva buscando compensar a falta de sustentação. ( ) Para o alívio da dor nas costas, o mais indicado é a ingestão de qualquer remédio, fortalecendo assim os músculos abdominais e consequentemente os músculos posteriores. ( ) A realização do alongamento próprio para as costas, e o fortalecimento do abdômen, é um dos melhores remédios para evitar as dores na lombar, melhorar a flexibilidade, e fortalecer abdômen e lombar. (A) V, F, F, V (B) V, F, V, V (C) V, V, F, F (D) V, V, F, V

6

7

Nome: N o Turma: 9º ano A

Nome: N o Turma: 9º ano A TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º BIMESTRE Nome: N o Turma: 9º ano A Prof.(ª): Marcos Data: / /2016 01- Durante um jogo de Handebol um jogador tem a clara chance de fazer um gol, mas antes disso ele sofre

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

2 os Jogos Desportivos Populares de Macau. Regulamento

2 os Jogos Desportivos Populares de Macau. Regulamento 2 os Jogos Desportivos Populares de Macau Regulamento Organização: Instituto do Desporto do Governo da RAEM Co-organização: Associação Geral de Atletismo de Macau, Associação Geral de Natação de Macau,

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.1 Conteúdo

Leia mais

ALUNO (A): Nº. 2- Quantos jogadores de handebol ficam na reserva? A. 5jogadores. B. 6jogadores. C. 7jogadores. D. 8jogadores. E. 9jogadores.

ALUNO (A): Nº. 2- Quantos jogadores de handebol ficam na reserva? A. 5jogadores. B. 6jogadores. C. 7jogadores. D. 8jogadores. E. 9jogadores. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 6º A, B, C DISCIPLINA:

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 108020 Com relação aos modelos qualitativos de avaliação nas aulas de educação física escolar, assinale a opção correta. 1) Avaliações do tipo somativa são mais genéricas, abrangem pequenas partes

Leia mais

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Setembro de 2011 Agenda Contexto e metodologia da pesquisa Perfil dos respondentes Principais conclusões Panorama dos esportes no Brasil Percepções

Leia mais

atletas servidores modalidades esportivas 8 V TORNEIO integração instituições de fiscalização e controle

atletas servidores modalidades esportivas 8 V TORNEIO integração instituições de fiscalização e controle V TORNEIO integração 300 atletas servidores 8 modalidades esportivas 8 instituições de fiscalização e controle Apresentação O Torneio Integração é uma competição com oito modalidades esportivas e reúne

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1. A modalidade do FUTSAL obedecerá às regras básicas oficiais da CBFS- Confederação Brasileira de FUTSAL; 2. A quantidade máxima de jogadores titulares de uma equipe

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público Esportes Futsal, Futebol 7, Handebol, Vôlei e Basquete O que desenvolvem? Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em

Leia mais

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino NO ATLETISMO Cristiano Frota de Souza de Laurino INTRODUÇÃO ATLETISMO Esporte Olímpico Ampla variedade de modalidades Características biomecânicas diversas Lesões Intrínsecas predominantes Elevada prevalência

Leia mais

Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês

Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de

Leia mais

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL).

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Modalidade: Futsal masculino e feminino (para alunos de todos os cursos de graduação, pós graduação e servidores).

Leia mais

CARGO: GARI. Questões de Língua Portuguesa

CARGO: GARI. Questões de Língua Portuguesa Questões de Língua Portuguesa Leia o texto abaixo e responda às questões: Os Jogos Olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.c., e o principal motivo desse evento era

Leia mais

Questões dos 6º anos

Questões dos 6º anos 2012 - AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 4ª BIMESTRE Questões dos 6º anos 1- Lembrando que tanto o futebol como o handebol são esportes coletivos, quais comportamentos podemos observar com relação a forma

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

transmitidas crenças, costumes e religiões.

transmitidas crenças, costumes e religiões. A diversidade cultural do Brasil está fortemente ligada à cultura africana e foram transmitidas crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente. Será que vocês conhecem e já vivenciaram???

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE EDILTON JUNIOR SILVA JOÃO PEDRO MARQUES JULIANA NÓBREGA JATOBÁ JOGOS OLÍMPICOS 2016 Patrocínio e Lei de Incentivo ao Esporte Orientadora: Profª. Drª. Rosângela M.

Leia mais

Profissional-Atleta:

Profissional-Atleta: OLIMPÍADAS NACIONAIS DA JUSTIÇA DO TRABALHO - ONJT Profissional-Atleta: MAIO/2013 O que são as ONJT? ONJT significa Olimpíadas Nacional da Justiça do Trabalho. Realizada todos os anos em diferentes cidades

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais

Em novembro, o Museu do Futebol conta com atividades educativas nos três feriados

Em novembro, o Museu do Futebol conta com atividades educativas nos três feriados Em novembro, o Museu do Futebol conta com atividades educativas nos três feriados O mês de novembro já se inicia com feriado (02/11) e conta com mais outros dois (15/11 e 20/11) e o Museu do Futebol, Instituição

Leia mais

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando.

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. Uma alta dose de espírito de equipe, habilidade, estratégia e garra

Leia mais

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber O Sonho Olímpico Rio 2016 Por Juliana Bargas Huber Este livro tem como objetivo conclusão da disciplina Diretrizes do Ensino de Geografia e História, do 6º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E ESTÁGIO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DE TRABALHADORES PRATICANTES DE GINÁSTICA LABORAL JORNALISMO ESPORTIVO E A COBERTURA DOS MEGAEVENTOS:

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANO DE AULA Nº: 03 Data: 01/08/2017 Hora: 14:15. Escola: Antonio Rockenbach Turma: 2º Local da aula: Pátio (Pedrinhas) Conteúdo estruturante:

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA > PARTICIPANTES: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental 1ª a 2ª Séries do Ensino Médio > COMISSÃO ORGANIZADORA: Departamento de Educação Física > SUB TEMA: Olimpíada no Brasil > OBJETIVOS: Promover a integração

Leia mais

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano A atividade física ao longo dos tempos Desde os tempos pré-históricos, o ser humano, a fim de garantir a preservação da espécie, teve de confrontar-se com o meio para satisfazer

Leia mais

V COPA HÍPICA BALL FUT ESCOLINHA 2018 REGULAMENTO GERAL

V COPA HÍPICA BALL FUT ESCOLINHA 2018 REGULAMENTO GERAL V COPA HÍPICA BALL FUT ESCOLINHA 2018 REGULAMENTO GERAL A COPA HÍPICA BALL será regida pelas regras oficiais da Confederação de Futebol 7 Brasil, e pelo que dispuser este Regulamento, ficando, deste modo,

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA

HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA Prof. Drd. Daniel Bocchini HISTÓRIA DA GINÁSTICA Compreender a ginástica nos dias atuais é uma tarefa muito

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA 1.º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Identificar as partes do seu próprio corpo, GINÁSTICA - Identifica as partes de seu próprio corpo? bem como as possibilidades de Ginástica

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ºCICLO PATINAGEM:

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ºCICLO PATINAGEM: (Currículo Regional do Ensino 5,8,9,10 e 14 - Compreender e valorizar a prática da patinagem como factor de desenvolvimento pessoal e de melhor qualidade de vida; - Conhecer as características da Patinagem

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. 1 Promoção/Realização: 2 Objetivos: 3 Categorias e Divisões: 4 Datas: 5 Local dos Jogos:

REGULAMENTO GERAL. 1 Promoção/Realização: 2 Objetivos: 3 Categorias e Divisões: 4 Datas: 5 Local dos Jogos: WWW.LIGABSF7.COM.BR REGULAMENTO GERAL A COPA BARREIRO será regida pelas regras oficiais da Confederação de Futebol 7 Brasil, e pelo que dispuser este Regulamento, ficando, deste modo, sujeitas a toda disposições

Leia mais

IV Convívio de Benjamins da ADAL

IV Convívio de Benjamins da ADAL IV Convívio de Benjamins da ADAL A Associação de Atletismo de Leiria irá organizar com o apoio da Câmara Municipal da Batalha no dia 3 de Junho de 2017, entre as 10h00 e as 12h00, no Complexo Desportivo

Leia mais

OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016

OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016 OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016 Fonte: : https://1.bp.blogspot.com/-fabad23toia/vuwn2ulzgii/aaaa AAAAAvM/8CEgQcUKnYE9Cq8pdefEYu9edCGRsZghg/s1600/ interna-esportes-olimpicos.jpg JOGOS OLÍMPICOS Os jogos olímpicos

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida)

Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida) Almanaque Olímpico Sumário Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 5 - Natação - (Julia Ultz) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida)

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS Jogos Desportivos Coletivos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS A Educação Física está pedagogicamente orientada para promover o desenvolvimento eclético e multilateral do aluno

Leia mais

Mulheres de Ouro dentro e fora do esporte!

Mulheres de Ouro dentro e fora do esporte! Mulheres de Ouro dentro e fora do esporte! Ellen Dastry ( a direita) abraça a amiga Silvia Securato A proposta foi feita por Silvia Securato, escritora e amiga e, ela aceitou. Os dias eram tensos: ir atrás

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esporte e deficiência. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Esportes adaptados aula II 3

Leia mais

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 15 e 16 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 5 Instalações: Exterior. Data: 27-10-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

TOQUES DE CAPOEIRA. Angola

TOQUES DE CAPOEIRA. Angola TOQUES DE CAPOEIRA Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques. Estes são alguns dos toques mais comumente utilizados: - Angola - São Bento Grande

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 1. JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS - Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo: - Relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel

Leia mais

Olimpíada º, 4º e 5º Anos Ensino Fundamental I

Olimpíada º, 4º e 5º Anos Ensino Fundamental I Olimpíada 2016 3º, 4º e 5º Anos Ensino Fundamental I Regulamento Geral Caros Alunos! Um dos grandes momentos da nossa escola está chegando. A Olimpíada será uma oportunidade de manifestarmos nossa alegria

Leia mais

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS 2018-2020 Rio de Janeiro, 24 outubro 2017 PRINCIPAIS CONCEITOS 1 2 3 4 5 6 7 Reavaliação e AJUSTES nos CRITÉRIOS utilizados

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019

Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019 Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019 Planeta Terra, a Nossa Casa Temos estado a pesquisar sobre as modalidades desportivas que se podem realizar nas áreas envolventes das dunas. Com a ajuda do Dr. Joaquim

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

A RESILIÊNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Um diálogo entre a corrida e a docência

A RESILIÊNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Um diálogo entre a corrida e a docência Título do artigo: A RESILIÊNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Um diálogo entre a corrida e a docência Disciplina: Educação Física Selecionador: Marcos Santos Mourão (Marcola) 16ª Edição do Prêmio Victor

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057. ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular, AFD (atividade física

Leia mais

Este documento foi produzido por: Gabriel Bernardes Diretor Vice-Presidente Diretor de Esporte e Arbitragem Diretor de Relações Internacionais

Este documento foi produzido por: Gabriel Bernardes Diretor Vice-Presidente Diretor de Esporte e Arbitragem Diretor de Relações Internacionais Este documento foi produzido por: Gabriel Bernardes Diretor Vice-Presidente Diretor de Esporte e Arbitragem Diretor de Relações Internacionais Foto da capa por: Van Klaveren Quidditch Photography 1 ÍNDICE

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7491/o-corpo-e-a-cultura Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Educação Física Reportagens O corpo e a cultura Cabe ao professor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Identificar e adquirir sua consciência corporal. Conhecer e vivenciar as diversas possibilidades de práticas corporais, aprendendo

Leia mais

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019.

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019. REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

13º COPA DE FUTSAL IMED

13º COPA DE FUTSAL IMED REGULAMENTO GERAL 13º COPA DE FUTSAL IMED PASSO FUNDO, 2017. DA ORGANIZAÇÃO TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE QUANTO A INSCRIÇÃO E CUMPRIMENTO DO REGULAMENTO FICAM A CARGO DAS EQUIPES. ART. 1º - ESTE REGULAMENTO

Leia mais

D) V, VII, X, I, II, IX E) I, III, IV, II, VIII, IX PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

D) V, VII, X, I, II, IX E) I, III, IV, II, VIII, IX PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 21. (Concurso Milagres/2018) São considerados alguns fatores importantes que ajudaram no desenvolvimento do futebol de salão exceto: A) Esporte com características e objetivos

Leia mais

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

Capítulo II. As inscrições e o número de atletas participantes em cada equipe devem seguir as seguintes regras:

Capítulo II. As inscrições e o número de atletas participantes em cada equipe devem seguir as seguintes regras: REGULAMENTO Capítulo I DA PROMOÇÃO, REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO - A gincana CONTEC será realizada no dia 11/08/2012 no clube Pousada Camping Barra do Jucu, situado em Vila Velha na barra do Jucu, sendo realizada

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE SETÚBAL

ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE SETÚBAL ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE SETÚBAL ------------------------------- REGULAMENTOS APROVADOS PARA A ÉPOCA 2011/2012 -------------------------------- CONVÍVIO BENJAMINS A TROFÉU REGIONAL DE BENJAMINS B CAMPEONATO

Leia mais

Graciosa Country Club. & Amanda Netto Simeão. Projeto Esgrima. Tóquio 2020

Graciosa Country Club. & Amanda Netto Simeão. Projeto Esgrima. Tóquio 2020 Graciosa Country Club & Amanda Netto Simeão Projeto Esgrima Tóquio 2020 1. O Projeto Preparação Tóquio 2020 Atleta Amanda Simeão Ano I 1. O Projeto PROCESSO: 58000.011535/2016-61 LOCAL DE EXECUÇÃO: Cidade

Leia mais

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP O objetivo da disciplina é promover a atividade física no âmbito universitário, diversificar a formação acadêmicoprofissional dos alunos

Leia mais

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA 11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA Estudo Prévio Definição de Objetivos Calendário de Competições Periodização Escolha dos meios de treinamento Distribuição das cargas de treinamento

Leia mais

5.8 Estrutura Curricular

5.8 Estrutura Curricular 5.8 Estrutura Curricular Sem. Eixo Disciplinas a/t a/p h/a Matérias Comuns aos Cursos do ISE 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I 1. Anatomia Geral 2. Citologia e Genética

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

Matéria Especial para a RECORD Além do Peso

Matéria Especial para a RECORD Além do Peso RELATÓRIO FUTEBOL DE 5 Matéria Especial para a RECORD Além do Peso Link: http://entretenimento.r7.com/programa-da-tarde/videos/alem-do-peso-vendadosparticipantes-jogam-partida-de-futebol-com-deficientes-visuais-12052015

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 5º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO MODALIDADES ESPORTIVAS

REGULAMENTO ESPECÍFICO MODALIDADES ESPORTIVAS REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS 2018 ADAMANTINA-SP SUMÁRIO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS... 2 Biribol:...... 2 Futsal:... 3 Futebol Society:... 3 Vôlei de

Leia mais

PROJETO BIRIBOL FUTURO. O projeto

PROJETO BIRIBOL FUTURO. O projeto O projeto O Projeto Biribol Futuro visa apoiar a prática dessa categoria esportiva oferecendo maior contato do público com o esporte, oferecendo atividades para idosos, portadores de necessidades especiais,

Leia mais

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA: Educação Física ANO: 2016 PROFESSORES: Anderson, Abel e Thiago

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA: Educação Física ANO: 2016 PROFESSORES: Anderson, Abel e Thiago Escola Estadual Virgínio Perillo venida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata.MG Fone: (37) 3261-3222 E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLNO DE URSO DSPLN: Educação Física NO: 16 PROFESSORES:

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: Educação Física CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Gestão ANO: 2.º- ANO LETIVO:2018/19 MANUAL: Fair

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

COPA DEDE DE BASE 2018 REGULAMENTO GERAL

COPA DEDE DE BASE 2018 REGULAMENTO GERAL COPA DEDE DE BASE 2018 REGULAMENTO GERAL A COPA DEDE de BASE será regida pelas regras oficiais da CF7B Confederação de Futebol 7 Brasil, e pelo que dispuser este Regulamento, ficando, deste modo, sujeitas

Leia mais