EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II Adriana Gomes da Silva RESUMO Este artigo pretende tratar e discutir questões como: Geografia e a Educação Ambiental e o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental II. Tal artigo diz respeito ao um texto do 1º capítulo de uma proposta de trabalho de TCC que ainda está em andamento, onde esse trabalho tem como temática: Educação Ambiental nos Livros Didáticos de Geografia no Ensino Fundamental II, no qual tal texto terá como menção estudos bibliográfico a luz de referências como Lana de Souza Cavalcanti, Helena Copetti Callai, algumas dissertações e teses de mestrado, entre outros, tendo em vista a possíveis articulações entre a área de Geografia e a Educação Ambiental no âmbito da educação, apresentado, assim, reflexões com o intuito de proceder a um trabalho de pesquisa visando o enriquecimento dos conhecimentos relacionados às questões propostas. Palavras-chave: Geografia e Educação Ambiental, Ensino de Geografia no Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Este texto aqui apresentado pretende discutir sobre a Geografia e a Educação Ambiental e o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental II, buscando tratar essas questões considerando que, tais assuntos são de fundamental importância, onde procura estabelecer no campo geográfico possíveis relações entre a área de Geografia e a Educação Ambiental no âmbito educacional, visando saber como os conteúdos de Educação Ambiental estão explícitos na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II. Assim pensar o papel da geografia no ensino básico torna-se significativo identificar as possíveis correlações entre o meio natural e o social.

2 Dessa forma este artigo trará também conceitos importantes relacionados tanto a questões ambientais, como também ao ensino de geografia. Para o aprofundamento das questões aqui apresentas, permitindo, assim, a inter-relações entre tais assuntos, com o intuito de dar maior sustentação a esse estudo e ao que ele propõe. GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL O texto pretende trazer e debater questões voltadas para a Geografia e a Educação Ambiental, onde se pode dizer que existe uma forte união entre ambas as áreas, pois as mesmas apresentam certo domínio em comum, no que se diz respeito à relação sociedade e meio natural. Pode-se dizer que a Geografia é um dos conhecimentos mais antigos que existem desde os povos primitivos já se fazia Geografia (RODRIGUES, 2008, P.13). Pois, só é com o crescimento da população que a mesma passa a ser designada como conhecimento científico, mas no que se diz respeito à ciência moderna, somente ocorreu no século XIX, com a colaboração de dois pesadores, Alexander Von Humboldt ( ) e Karl Ritter ( ), no qual tiveram grandes contribuições na área da Geografia. Para entender melhor como surgiu o movimento de transformação da leitura geográfica acerca do meio ambiente, pode-se destacar a contribuição de dois importantes estudiosos, Alexander Von Humboldt ( ) e Karl Ritter ( ), pois ambos pensadores fundaram a Geografia Moderna, no qual já mostrava suas preocupações no que se refere ao meio ambiente. Ainda sobre a dimensão da questão ambiental, outro pensador importante foi Paul Vidal de La Blache ( ) que também deu sua contribuição, para ele o objeto da Geografia era a região, pois o mesmo acreditava que nela estavam presentes os aspectos naturais. Nesse sentido segundo Mendonça (2001, 22-23) apud Ribeiro (2006, p. 35) pode-se dizer que:

3 Os princípios básicos e os objetivos principais, assim como o objeto de estudo da geografia, desde a sua origem como ciência, são de caráter eminentemente ambientalista. A geografia é, sem sombra de dúvida, a única ciência que desde a sua formação se propôs o estudo da relação entre os homens e o meio natural do planeta o meio ambiente atualmente em voga é propalado na perspectiva que engloba o meio natural e social. Observando-se a história da evolução da ciência moderna percebe-se que a geografia é a única ciência de cunho ambientalista lato sensu desde sua origem, sendo que as outras são mais específicas no tratamento da referida temática. (...) Contudo, não se pretende dizer que a geografia é a única que sozinha consegue dar conta de toda a problemática que envolve o conhecimento do meio ambiente. MENDONÇA (2001, p ) Desta forma, a Geografia trouxe importantes contribuições para estudos empíricos, tais estudos eram marcados por um forte viés naturalizante. Não se pode dizer que a geografia é uma área única que consegue dar conta da questão que envolve o conhecimento do meio ambiente, ou seja, a geografia é uma disciplina que pode desenvolver temas transversais através de um estudo contextualizado voltado para uma educação ambiental, que permite ao aluno ter uma visão mais crítica e preocupada com conservação da natureza, tornando assim indivíduos mais cientes do seu papel na sociedade. Nesse sentido, a contribuição da Geografia à educação ultrapassa o mero repasse de informações, pois assume, em parceria com outras disciplinas, a responsabilidade de educar para a sustentabilidade o socioambiental. Pois, segundo BRASIL (1999) apud Lima (2007, p. 29): [...] a geografia abrange as preocupações fundamentais apresentados nos temas transversais... Pois o estudo da geografia proporciona aos alunos a possibilidade de compreender sua própria posição no conjunto de interações entre sociedade e natureza. (BRASIL, 1999).

4 As questões ambientais são de suma importância no processo de formação dos educandos, onde permite os mesmos um aprendizado de forma reflexiva, dinâmica que propicie uma compreensão da realidade social. Assim quando tratamos da área da educação ambiental podemos dizer que é um campo muito amplo que aborda várias questões voltadas para a conservação do meio ambiente a mesma apresenta-se de forma diversificadas que proporciona em sua prática uma maneira diferente de discutir e agir dentro do ambiente educacional. Pois segundo Farenzena (1999, p. 22) apud Meier e Foleto (2009, p. 05) pode-se dizer que: A educação ambiental inserida na disciplina de geografia em outras disciplinas poderá dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, pois hoje os problemas ecológicos e as transformações ambientais não ocorrem de forma isolada em um único lugar, mas sim e lamentavelmente de forma generalizada e próximo a realidade do aluno. (FARENZENA, 1999, p. 22) Nesse sentido, o ensino da geografia e a educação ambiental no contexto escolar devem estar voltados para um aprendizado com relação ao educando. Tal enfoque surge do debate de ambas as áreas acerca de um potencial de contribuição das mesmas enquanto conhecimento, colaborando, assim, no processo de formação do aluno. Para CAVALCANTI (2012, p.58), o tema da educação ambiental, no sentido da formação para a vida no ambiente, está cada vez mais presente nas formulações teóricas e nas indicações para o ensino de geografia (2012, p.58). Pois, pode-se entender que, estudar o meio não se refere somente ao meio natural, mas sim as interações entre a natureza e o meio social. Dessa maneira segundo BRASIL (1997, p.122) apud Marques (2008, p. 210) O estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho. (BRASIL, 1997, p.122)

5 O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II Pensar o papel da geografia no ensino fundamental II é de suma importância no ambiente escolar, pois o ensino de geografia passa a ser importante para quem quer pensar, entender e propor a geografia como um componente curricular significativo (Callai, 2005, p. 229). Na qual, possibilite o aluno a desenvolver suas capacidades de pensar, observar tendo em vista sua transformação. Pois ensinar geografia é abrir espaço na sala de aula para diferentes saberes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Dessa maneira Cavalcanti diz que: A escola é, nessa linha de entendimento, um lugar de encontro de Culturas, de saberes, saberes científicos e de saberes cotidianos, ainda que o seu trabalho tenha como referência básica os saberes científicos. A escola lida com culturas, seja no interior da sala de aula, seja nos demais espaços escolares, e a geografia escolar é uma das mediações pelas quais o encontro entre culturas acontecem. (CAVALCANTI, 2012, p. 45). Nesse sentido, pode-se dizer que a escola é um ambiente de culturas e saberes diferentes, onde permite ao educando interagir e construir seu próprio conhecimento. Através do Ensino de Geografia, o aluno poderá formar consciência espacial, isto é, um raciocínio geográfico que compreende as práticas sociais. Dessa forma BRASIL diz que: O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreender de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. Para tanto, porém, é preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo que possam não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: o conhecimento geográfico. (BRASIL, 1998, p. 25)

6 Assim, no que se refere à análise e o estudo dos conteúdos na área de geografia voltados tanto para meio natural, como social, tais assuntos é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, no que se diz respeito à formação do mesmo. Dessa forma o estudo de categorias como: paisagem, território, lugar, entre outros, são conteúdos que o aluno vai ver no decorre de sua vida escolar, Pois, O estudo de Geografia permite que os alunos desenvolvam hábitos e construam valores significativos para a vida em sociedade (Brasil, 1998, p. 39). Portanto o professor de geografia tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno, onde o mesmo pode criar situações que permita ao educando a desenvolver seus conhecimentos. Desse modo BRASIL (1998, p. 30) apud CAVLACANTI (2012, p. 50), pode dizer que: É fundamental que o professor crie e planeje situações de aprendizagem em que os alunos possam conhecer e utilizar procedimentos de estudos geográficos. A observação, descrição, analogia e síntese são procedimentos importantes e podem ser praticados para que os alunos possam aprender e explicar, compreender e representar os processos de construção de diferentes tipos de paisagens, territórios e lugares. (Brasil, 1998, p. 30) Segundo BRASIL (1998, p. 51), o ensino e a aprendizagem da Geografia no ensino fundamental representam um processo de continuidade, onde possibilita que o aluno possa construir seus próprios conhecimentos. Neste sentido, no que diz respeito ao Ensino fundamental, espera-se que, ao longo dos oito anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, (Brasil, 1998, p.34). Conforme nos coloca CAVALCANTI (2012, p. 59), ao cumprimento de tarefas que a escola e a geografia escolar têm atualmente que visam à formação de indivíduos capacitados a viver em uma sociedade comunicacional, informatizada e globalizada. Compreende-se que tanto a escola, como a geografia escolar tem um papel importante que precisa desenvolver para formar alunos com aptidão de pensar cientificamente e adotar atitudes e valores humanos essenciais. Onde leva o mesmo a entender o lugar que vive, como também para ajudá-lo a mudar e compreender o mundo globalizado.

7 Para CAVALCANTI (2012, p. 73), a mesma considera que a geografia escolar é o conhecimento construído pelos os professores da área a respeito dessa matéria de ensino e se constitui no fundamento principal para a formação do trabalho docente. Desse modo pode-se entender a geografia escolar esta voltada para o ensino da educação básica, a fim de que o aluno venha desenvolver e formar o pensamento geográfico. Pois, segundo CALLAI (2011, p. 130) Falar da geografia escolar nos remete a toda a produção científica da Geografia ao longo de seus tempos. E, mais recentemente a discussão sobre educação geográfica leva a refletir sobre a geografia como campo do conhecimento e seu significado como conteúdo escolar. Por outro lado há que se considerar que o currículo e o conteúdo escolar são uma produção, e um conhecimento específicos, considerados a partir de várias vertentes e que se concretizam na fronteira do conhecimento disciplinar da ciência, na estrutura e cotidiano da escola e na vivência dos sujeitos envolvidos na escola. Portanto, a geografia escolar é um conhecimento diferente da geografia acadêmica, ela é pois, uma criação particular e original da escola, que responde às finalidades sociais que lhe são próprias. (CALLAI, 2011, p. 130) O Ensino de Geografia procura desenvolver nos educando a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente, tendo em vista a transformação do mesmo, onde ela proporciona ao aluno a possibilidade de entender sua posição e interação entre sociedade e natureza. Desse modo, é de suma importância que o professor domine mais que os conteúdos das várias disciplinas, pois, é indispensável que o mesmo apresente um vasto e profundo conhecimento na área de geografia para aquisição da matéria. Nesse sentido CAVALCANTI (2012, p. 156), diz que: A concepção de que a geografia é um campo de conhecimento que sintetiza e sistematiza formulações históricas e sociais, tendo como referência a definição da perspectiva espacial, sendo, portanto, ela mesma uma construção social, coloca requisitos para a formação de seus professores, [...]. Postula-se a formação de um profissional que domine o campo da geografia, suas finalidades sociopolíticas e o modo de constituição desse campo, resultantes da perspectiva espacial de análise e de métodos e de conceitos-chave para a construção da disciplina geográfica. CAVALCANTI (2012, p. 156)

8 Nesse sentido, segundo BRASIL (1998, P. 40), É imprescindível que o professor tenha uma boa formação para que, ao trabalhar seus temas e conteúdos, garanta ao aluno perceber a identidade da Geografia como área. Assim, a formação dos professores precisa apresentar condições suficientes para que o mesmo venha a desenvolver o seu trabalho. No que se diz respeito, tanto a formação básica quanto a formação continuada são etapas importantes na trajetória profissional do professor. Pois O professor ao conhecer a sua disciplina de ensino e a historia da mesma, assim como a história da ciência que lhe dá o nome, no caso a Geografia, tem os elementos para desenvolver a sua tarefa. Exige-se, pois do professor intimidade com a sua disciplina, [...] (Callai, 2011, p. 132). CONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto, este texto é parte integrante da pesquisa do trabalho de conclusão de curso que ainda está em andamento, onde teve o intuito de apresentar e discutir assuntos relacionados a questões como: Geografia e a Educação Ambiental e o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental II, visando compreender como os conteúdos de Educação Ambiental estão explícitos na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II. Nesse sentido, pensar o papel da Geografia é de fundamental importância no campo educacional. Uma vez que proporciona ao aluno a possibilidade de compreender a problemática da questão ambiental e social. REFERÊNCIAS: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares: geografia/secretaria de Educação Fundamental. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: apresentação dos temas transversais- Brasília: MEC/SEF, p. CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e os Conteúdos da Geografia. Revista Virtual. Geografía, Cultura y Educación, 2011.

9 CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p , maio/ago CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas, SP: Papirus, LIMA, Fernanda Chaves. As Contribuições da Educação Ambiental para a Geografia no Ensino Fundamental: Possíveis Correlações. Duque de Caxias, MEIER, Mara Aline; FOLETO, Eliane Maria. Agenda 21: Contribuição do Ensino de Geografia a discussão ambiental, com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores em Santa Maria/R. Disponível: 4%20(23).pdf. MARQUES, Valéria. Reflexões sobre o Ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 1º SIMPGEO/SP, Rio Claro, RIBEIRO, MÁRCIO WILLYANS. Márcio Willyans. Os Conteúdos em Livros Didáticos de Geografia de 1º. e 2º. Ciclos no Ensino Fundamental. Curitiba RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: Introdução à Ciência Geográfica. São Paulo: Avercamp, 2008.

O ENSINO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA GEOGRAFIA DO ESTADO NO ENSINO BÁSICO.

O ENSINO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA GEOGRAFIA DO ESTADO NO ENSINO BÁSICO. O ENSINO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA GEOGRAFIA DO ESTADO NO ENSINO BÁSICO. INTRODUÇÃO: Autor: Ana Paula Machado Gomes Instituição: UFCG E-mail: Paula.mg2010@hotmail.com

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA Autora: Alcione Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão Alcione.1980@hotmail.com.br Co-autora: Aldaene Ferreira Silva Universidade Federal

Leia mais

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 1 LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 INTRODUÇÃO Vera Luci Lisboa 2 O presente artigo relata as experiências vivenciadas no projeto de ensino cujo objetivo foi intervir por meio da aplicação

Leia mais

REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL E IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL E IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Maria Elizangela Reis Da Silva Universidade Federal do Pará elizangela.r.silva13@gmail.com REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL E IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS Bruna Camila Dotto 1 Letícia Ramires Corrêa 2 Resumo: O uso inadequado dos recursos naturais

Leia mais

A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO José Ijaelson do Nascimento Júnior; Catalyne Maria de Jesus Lins; Cynthia Maria de Jesus Lins; Ana Paula Freitas da Silva.

Leia mais

O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DA FEIRA DO ACARI EM QUEIMADAS-PB: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DA FEIRA DO ACARI EM QUEIMADAS-PB: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO DE GEOGRAFIA O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DA FEIRA DO ACARI EM QUEIMADAS-PB: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO DE GEOGRAFIA Maria José Peres do Nascimento - UEPB mjnascimento09@gmail.com

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: IV CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Geografia:

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES SANTOS, Luciana Souza - UNINOVE lucianasouza_16@hotmail.com.br MELLO, Márcia Natália Motta UNINOVE

Leia mais

A GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS EM ANÁPOLIS

A GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS EM ANÁPOLIS A GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS EM ANÁPOLIS Eugênia Rodrigues Cunha* (IC) 1 ; Loçandra Borges de Moraes (PQ) 2 1 Acadêmica do Curso de Geografia, bolsista PBIC/UEG - Câmpus

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Componente exclusivo de curso ( X ) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Nome do Componente ENSINO DA MATEMÁTICA: ESPECIFICIDADES DIDÁTICAS Discussão sobre a elaboração de registros matemáticos por crianças

Leia mais

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica Fernanda S. Seger 1 Érika Lucatelli 2 RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados e discussões

Leia mais

NADAL, BEATRIZ GOMES. POR VÁRIOS

NADAL, BEATRIZ GOMES. POR VÁRIOS NADAL, BEATRIZ GOMES. POR VÁRIOS AUTORES. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÃO E AÇÃO. SLIDES Prof. Amarildo Vieira PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA

Leia mais

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA TEMÁTICA RELEVANTE NOS CURSOS DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE Zuzy dos Reis Pereira 1 Flavia Maria Assis de Paula 2 1 Acadêmica do Curso de Geografia da UnUCSEH-UEG. E-mail: zuzyreis@hotmail.com

Leia mais

O DESPERTAR DA SUSTENTABILIDADE NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O DESPERTAR DA SUSTENTABILIDADE NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Categoria Exposição de Painel O DESPERTAR DA SUSTENTABILIDADE NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Vieira Leão (UEG); Taynara Martins dos Santos (UEG); Wania Chagas Faria da Cunha (UEG) Introdução

Leia mais

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO DO PROCESSO EDUCATIVO Conceito de Educação O conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidades, atitudes, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive.

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente.

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente. 1 A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO. Acadêmica Pedagogia Franciele Sanmartin Kasper Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul francielesanmartin@hotmail.com RESUMO Este trabalho tem a finalidade

Leia mais

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Maria Verônica de Sales Barbosa (1); Valdecléia Gomes da Silva (1); Mariza Fernandes de Morais (2); Girlene dos Santos da

Leia mais

O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS.

O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS. O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS. Elvis Márcio Barbosa (FCT/Unesp); Raquel Gomes de Oliveira (FCT/UNESP). Eixo- Temático: 10 - Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC no Processo

Leia mais

ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1

ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1 1 TRABALHANDO A QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1 RESUMO Atualmente consumimos uma enorme quantidade de produtos derivados de

Leia mais

Palavras-chave: Didática de ensino de leitura; Leitura; Interdisciplinaridade;

Palavras-chave: Didática de ensino de leitura; Leitura; Interdisciplinaridade; 00177 A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE LEITURA DO CIRCUITO DO LIVRO : UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR Autora: Maria Aparecida de Castro - Instituto Federal de Goiás; NEPEINTER. Coautora: Letícia Maria Damaceno

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.751 DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 Aprova o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Bacharelado

Leia mais

BEM VINDOS A DISCIPLINA: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider

BEM VINDOS A DISCIPLINA: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena BEM VINDOS A DISCIPLINA: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores REFLEXÕES SOBRE O CONTEÚDO E A PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES PARA

Leia mais

A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINAR GEOGRAFIA.

A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINAR GEOGRAFIA. A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINAR GEOGRAFIA. Francisco Gabriel da Silva; Anderson Monteiro Araújo; Maria Nazaré da Silva Oliveira; Francisco Alves da Costa

Leia mais

O ESTUDO DO LUGAR NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

O ESTUDO DO LUGAR NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA O ESTUDO DO LUGAR NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Nome dos autores: Ana Cláudia Ferreira Lima¹; Dra. Carolina Machado Rocha Busch Pereira² 1 Aluno do Curso de Geografia;

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibotirama publica:

Prefeitura Municipal de Ibotirama publica: Prefeitura Municipal de Ibotirama 1 Quarta-feira Ano Nº 2587 Prefeitura Municipal de Ibotirama publica: Resolução CME nº 003/2017 -Aprovar a Matriz Curricular do Ensino Fundamental II, integrando-a a estrutura

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE 1

A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE 1 A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE 1 Tatiane Cristina Possel Greter 2, Maria Cristina Pansera De Araújo 3. 1 Pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí 2 Tatiane

Leia mais

O USO DE VÍDEOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DE VÍDEOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DE VÍDEOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL Silvani Gomes Messias¹. Wânia Chagas Faria Cunha². 1 Graduanda do Curso de Geografia do Campus Anápolis de CCSEH/UEG. E-mail:

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCENDGEOCPLIC02 DA PAISAGEM CULTURAL A GEOGRAFIA REGIONAL DA PARAÍBA: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ATRAVÉS DE UM PORTAL E DE TUTORIAIS Jefferson José Gonçalves Sales ( 1 ), José Yure Gomes

Leia mais

REDESCOBRINDO O LUGAR A PARTIR DE MAPAS MENTAIS

REDESCOBRINDO O LUGAR A PARTIR DE MAPAS MENTAIS REDESCOBRINDO O LUGAR A PARTIR DE MAPAS MENTAIS Letícia Ramires Corrêa 1 Tuane Telles Rodrigues 2 Resumo: O referente projeto tem por objetivo, problematizar o reconhecimento do lugar a partir da construção

Leia mais

A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro

A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro Miguel Filipe da Costa Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro Bolsista PIBID/CAPES mgf.renascer@gmail.com INTRODUÇÃO A Secretaria

Leia mais

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN:

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: EnEPA II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: 978-85-7764-083-6 TIPO RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL Fábio César Martins Thiago José de Oliveira Profa. Dra. Márcia C. Oliveira Mello Geografia Espaço Paisagem Conteúdos escolares

Leia mais

Projeto: Sala ambiente e Grafite. Cajado Temático

Projeto: Sala ambiente e Grafite. Cajado Temático Projeto: Sala ambiente e Grafite Cajado Temático Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção.( Paulo Freire) JUSTIFICATIVA: A ideia das salas ambiente

Leia mais

Formação de PROFESSOR

Formação de PROFESSOR Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro faz uma abordagem sobre a vida e o nome em seu momento. Na relação entre a identificação e o tempo,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO RESUMO Marcos Antônio dos Santos Alves - Graduando em Geografia-UEPB marcos-santos44@hotmail.com Maria José Guerra

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA História:

Leia mais

ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA

ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA RESUMO: Maria Patrícia Moura de Lima m.mouradelima@hotmail.com Universidade Federal do Ceará A didática enquanto disciplina e campo de conhecimento está

Leia mais

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA Carliene Alves Gomes Universidade Estadual da Paraíba Carliene.leninha@hotmail.com Gessimara Carneiro Ferreira Universidade Estadual da Paraíba gessimaracarneiro@hotmail.com

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais.

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Maria Adélia Rodrigues da Palma 1 2º Ano de Pedagogia Profª Elisa Maria A. L. Soares Orientadora Resumo O artigo aborda

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM IPORÁ-GO¹

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM IPORÁ-GO¹ CONSIDERAÇÕES SOBRE O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM IPORÁ-GO¹ INTRODUÇÃO GALDINO, Gizelle dos Santos¹. Universidade Estadual de Goiás Câmpus Iporá gizellegaldino_2@yahoo.com

Leia mais

Apresentação do Professor. Metodologia do Ensino de Geografia. Ementa. Organização da Disciplina. Teleaula 1. Pedagogia

Apresentação do Professor. Metodologia do Ensino de Geografia. Ementa. Organização da Disciplina. Teleaula 1. Pedagogia Metodologia do Ensino de Geografia Teleaula 1 Prof. Me. Laercio de Mello tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Pedagogia Apresentação do Professor Formado em Geografia bacharel e licenciatura pela UFPR

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 6º Disciplina: F.T. do Ensino de Geografia Aulas Teóricas: 72 h / aula Aulas Práticas: Carga Horária: 72h / aula Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Apresenta

Leia mais

Dossiê Educar e Brincar. Apresentação. O brincar não é um escape à vida: é uma parte integral da vida (Friedrich Schiller)

Dossiê Educar e Brincar. Apresentação. O brincar não é um escape à vida: é uma parte integral da vida (Friedrich Schiller) Dossiê Educar e Brincar O brincar não é um escape à vida: é uma parte integral da vida (Friedrich Schiller) Educar e brincar, ou brincar e educar? Para nós, não importa a ordem das palavras, pois vemos

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 1 CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 2 BIOINFORMÁTICA É a junção da ciência computacional e da biologia molecular. Para tal associação utiliza conhecimentos: Da física; Biologia; Química;

Leia mais

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA (MG)

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA (MG) EIXO TEMÁTICO: ( ) Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos ( ) Biodiversidade e Unidades de Conservação ( ) Campo, Agronegócio e as Práticas Sustentáveis ( ) Cidade, Arquitetura

Leia mais

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID 2 ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID BORGES Maria Jesus da Cunha 1 MORAES Adriana

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Marta Rejane Reis Rodrigues; Ana Lúcia Gonçalves de Andrade Silva; Lucília Batista

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE Darlene Marques Da Silva Massaranduba darlene_msm@hotmail.com Universidade de

Leia mais

Conhecendo nossa vizinhança

Conhecendo nossa vizinhança Conhecendo nossa vizinhança De acordo com os PCNs o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente

Leia mais

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico 1º Ciclo Ao longo do 1º ciclo do Ensino Básico, todos os alunos devem desenvolver as competências gerais do Ensino Básico. Competências Gerais do Ensino Básico 1. Mobilizar saberes culturais, científicos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE EM ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA. Marli Silva Almeida 1 Ricardo Jucá Chagas 2 INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE EM ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA. Marli Silva Almeida 1 Ricardo Jucá Chagas 2 INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE EM ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA Marli Silva Almeida 1 Ricardo Jucá Chagas 2 INTRODUÇÃO A presente discussão sobre a formação de professores considerando o foco

Leia mais

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano.

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano. A FOTOGRAFIA AÉREA NO AUXÍLIO AO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR NAPOLEÃO SALLES: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA MICHELE FERNANDA MARCELINO RENZO Aluna e Bolsista

Leia mais

A Orientação Educacional no novo milênio

A Orientação Educacional no novo milênio 15 1 A Orientação Educacional no novo milênio O presente estudo consiste na descrição e análise da experiência do Curso de Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, realizado na Faculdade

Leia mais

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente.

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente. ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1 RESUMO Letícia Ramos da Silva 2 Trata-se de um estudo que apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas

Leia mais

BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB MELO, Josandra Araújo Barreto de - UEPB Subprojeto: Geografia

BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB MELO, Josandra Araújo Barreto de - UEPB Subprojeto: Geografia O SIGNIFICADO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PIBID NA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE, PB BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB

Leia mais

Metas Curriculares de Geografia. Documento de apoio

Metas Curriculares de Geografia. Documento de apoio Metas Curriculares de Geografia Ensino Básico: 3.º Ciclo Documento de apoio Adélia Nunes António Campar de Almeida Cristina Castela Nolasco 1. Âmbito do documento As Metas Curriculares de Geografia para

Leia mais

temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas

temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas Conexões pedagógicas A importância de abordar temas transversais que dialoguem com os conteúdos aplicados em aula Língua Portuguesa, Ciências ou

Leia mais

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA Elizabethe Gomes Pinheiro Secretaria Municipal de Educação- Cabo Frio - RJ bethematica@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar um pouco

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação Estado do Rio Grande do Sul RELATÓRIO CIRANDAS PELA EDUCAÇÃO Na tarde de quinta-feira dia 01 de junho os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Anastasie juntamente com CME do

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG RESUMO

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG RESUMO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG Luciana Paula PELICANO 1 ; Sueli Machado Pereira de OLIVEIRA 2 RESUMO Este projeto tem por objetivo compreender

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jéssica Targino Muniz, IFRN/Campus Santa Cruz, jessica.tar@hotmail.com Josefa Cristiane Pontes da Cruz, IFRN/Campus

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira 1 CURRÍCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL Gisele Bastos Tavares Duque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Adriana Barbosa Santos Adriana Barbosa Santos Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II Código da Disciplina: EDU 325 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO GEOGRAFIA 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO GEOGRAFIA 2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO GEOGRAFIA 2017 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I Profª Sonia M. Vanzella Castellar OBJETIVOS - Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos

Leia mais

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 NASCIMENTO, Letícia 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; PIESZAK, Greice Machado 4 ; POTRICH, Tassiana

Leia mais

Subprojeto: Geografia

Subprojeto: Geografia A PRODUÇÃO DE MAQUETES ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DESENVOLVIDA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE, PB Nathália Rocha Morais; Daniela Santana

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 2 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO 2 REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: JOSEMERI ARAUJO SILVA INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 2 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO 2 REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: JOSEMERI ARAUJO SILVA INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 2 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO 2 REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: JOSEMERI ARAUJO SILVA INTRODUÇÃO A maioria dos alunos está sempre buscando uma matemática atraente

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

O(A) PROFESSOR(A) MEDIADOR(A) DE LEITURAS

O(A) PROFESSOR(A) MEDIADOR(A) DE LEITURAS 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA O(A) PROFESSOR(A)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS

A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS Autora: Maria Karolina Regis da Silva Universidade Federal da Paraíba UFPB karolina0715@hotmail.com Resumo: A ideia de apresentar diversos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E A SEXUALIDADE: O OLHAR DO PROFESSOR

EDUCAÇÃO INFANTIL E A SEXUALIDADE: O OLHAR DO PROFESSOR 1 EDUCAÇÃO INFANTIL E A SEXUALIDADE: O OLHAR DO PROFESSOR Laísa Mayda Santos Ferreira Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia Universidade Federal da Paraíba UFPB Campus IV, laisa_mayda_rb@hotmail.com

Leia mais

OS DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

OS DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA OS DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA Antonia Claudiana de Lucena de Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Campus Pau dos Ferros/RN. claudianaportalegre@hotmail.com

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

GEOGRAFIA. História da Geografia. Profa. Ana Cátia

GEOGRAFIA. História da Geografia. Profa. Ana Cátia GEOGRAFIA Profa. Ana Cátia - A palavra geografia vem do grego antigo: geo = terra e graphia = estudo. - Conceito em destaque: A geografia é uma ciência social dinâmica que busca conhecer o nível social,

Leia mais

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Iª JORNADAS IGOT DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Maria Helena Esteves 7 de Setembro de 2013 Apresentação O que é a Educação para a Cidadania Educação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DESENVOLVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DESENVOLVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO Universidade Estadual da Paraíba EGAL XVI Encontro de geógrafos da AMÉRICA LATINA Geografia viva desde el corazón de América Latina TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DESENVOLVENDO

Leia mais

DIDÁTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOES: INTERFACE NECESSÁRIA E SIGNIFICATIVA À PRÁTICA DOCENTE

DIDÁTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOES: INTERFACE NECESSÁRIA E SIGNIFICATIVA À PRÁTICA DOCENTE DIDÁTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOES: INTERFACE NECESSÁRIA E SIGNIFICATIVA À PRÁTICA DOCENTE Mateus de Souza Coelho Filho - Universidade do Estado do Amazonas UEA RESUMO O presente estudo objetiva

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS ITAITUBA 2015 1. RESUMO Este projeto caracteriza-se por um trabalho bibliográfico com o objetivo de conhecer e preservar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS Edson Severino Campos da Silva (edsoncampos2010@hotmail.com) Clenilson dos

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias Ano Lectivo 2007/08 Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias FR: Luísa Chedas Competências De acordo com os princípios do Decreto lei 6/2001, o Ministério da Educação define um conjunto de competências que

Leia mais