SEMIPRESENCIAL SÃO PAULO/SP NA Escola da Vila - unidade Butantã

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMIPRESENCIAL SÃO PAULO/SP NA Escola da Vila - unidade Butantã"

Transcrição

1 SEMIPRESENCIAL SÃO PAULO/SP NA Escola da Vila - unidade Butantã Conhecer e ensinar os conteúdos matemáticos: do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Módulos 1 e 2 Formadoras: Laís Pereira de Oliveira e Maria Clara de Almeida Prado Galvão Objetivos As investigações na área da Didática da Matemática apontam alguns caminhos para organização das situações ensino/aprendizagem. Esse curso favorecerá momentos de reflexão sobre essas contribuições, visando os seguintes objetivos: Identificar os princípios didáticos que norteiam uma concepção construtivista de ensino-aprendizagem nas aulas de matemática. Analisar as intervenções docentes que potencializam uma aprendizagem significativa do conhecimento. Criar novas observáveis para o professor sobre a concepção didática que sustentará um olhar construtivista sobre o ensino e a aprendizagem da matemática. Refletir sobre o valor das discussões, da argumentação e da elaboração de justificativas na aprendizagem da matemática. Ampliar as reflexões sobre os sentidos e significados da resolução de problemas sob perspectiva da Didática da Matemática. Estratégias metodológicas Análise de sequências didáticas. Análise de produções de alunos. Análise e discussão das intervenções do professor por meio de vídeo. Leitura e discussão de textos teóricos. Conteúdos por módulo: MÓDULO 1: 1º SEMESTRE 17/3, 14/4, 19/5, 16/6 (5 HORAS POR ENCONTRO) Os princípios da Didática da Matemática. A construção do Sistema de Numeração. O trabalho com cálculo no Fundamental de março: 1) Expectativas, dúvidas e certezas. Quais são suas expectativas em relação ao curso? Dúvidas e certezas sobre o ensino da matemática. Socialização das expectativas, dúvidas e certezas. 2) Os diferentes enfoques da matemática. 3) Trabalho com resolução de problemas considerando as contribuições da Didática da Matemática. Diferentes estratégias de resolução - estratégias pessoais. 4) Teoria das situações. Online: Leitura de texto e discussão: Os jogos podem ser uma situação problema? Em que condições?

2 14 de abril 1) Proposta de trabalho 1: Ditado de números: alunos do 2º ano (analisar o ditado e registrar o que é possível identificar do que as crianças já sabem sobre SND). 2) Slide teórico sobre SND. 3) Vídeo 1 o ano: Retomar o que as participantes disseram na proposta de trabalho 1. Encaminhamentos da professora que ajudaram os alunos a avançarem. O que está em jogo nessa aula. 4) Tabulação do ditado de números do 4º ano: Tabular e planejar uma atividade a partir desse resultado. Mostrar exemplos de atividades desse tipo. Como trabalhar a partir dos saberes/erros dos alunos. Qual a progressão em relação ao ditado de números do 1º ano (além da grandeza dos números, que é uma variável didática, o foco está em outra perspectiva: classes e ordem. Aprendizagem em espiral (os alunos retomam coisas que sabiam...). Online: Leitura de texto sobre discussão coletiva e análise de vídeo. 19 de maio 1) Jogo dos dados: análise de produções dos alunos. 2) Análise de um conjunto de problemas sequência de 5º ano resolver e responder: a) Qual o conteúdo envolvido? b) Qual o papel da calculadora? Discussão sobre as respostas das participantes. c) slide: o uso da calculadora 3) Vídeo 1º ano: o uso da calculadora na sequência do 2º ano. Retomar os benefícios do uso da calculadora. Qual o foco da discussão. O que chamou a atenção das participantes nesse vídeo. 4) Retomar as sequências apresentadas no curso e identificar quais estão a favor das quatro operações: operar, ordenar, produzir e interpretar. 5) Registro sobre o que foi visto a respeito do trabalho com o SND no Fundamental 1. Online: leitura do texto O material concreto e o sistema de numeração, seguido de proposta de atividade no AVA. 19 de maio 1) Exercite seu cálculo mental. Discussão sobre as diferentes estratégias, relação com as propriedades e regularidades do sistema, relação com cálculo escrito e algorítmico. Pedir que resolvam os cálculos, registrando suas estratégias. Discussão sobre as estratégias usadas pelas participantes. 2) Slide cálculo mental. 3) Quadro de conteúdos cálculo mental: análise. 4) Analisar sequência do 3º ano (problemas e pontos do jogo) e as estratégias usadas pelos alunos para completar o quadro. a) Proposta de trabalho: como encaminhariam o trabalho a partir das estratégias? (cada grupo receberá um conjunto de produção dos alunos com diferentes estratégias de resolução).

3 b) A ideia é que elas pensem no conteúdo, nos encaminhamentos, na seleção da estratégia a ser discutida, intervenções (discussão/propor outra atividade). c) Exposição para grupo. d) Retomar a questão: encaminhamentos do professor x objetivo da aula, pois o que está em jogo não é a estratégia em si, mas o conteúdo matemático que está por trás de cada estratégia. Online: leitura e discussão de texto sobre cálculo mental e produção de uma sequência didática que trate do conteúdo. 16 de junho 1) Análise de estratégias de alunos em situações de problemas do campo aditivo com a ideia de adição: foco caminho para algoritmo. 2) Análise da sequência de antecipação do 3º ano: O que está em jogo? Como esse conteúdo ajuda os alunos a pensarem na subtração? 3) Em grupo: analisar as da sequências do algoritmos de subtração do 3º ano e multiplicação do 4º ano: Quais são os princípios que coincidem? Quais os encaminhamentos que favorecem uma aprendizagem significativa? 4) Divisão: Do algoritmo americano ao convencional analisar esse percurso relacionando as propostas e estratégias dos alunos com os princípios da Didática da Matemática e uma aprendizagem significativa desse conteúdo. Online: assistir ao vídeo do 3º ano (estratégias de divisão) e elencar os conhecimentos matemáticos que se apoiam nas estratégias usadas pelos alunos. MÓDULO 2: 2º SEMESTRE 4/8, 1/9, 29/9, 10/11 (5 HORAS POR ENCONTRO) Os princípios da Didática da Matemática (quem fez o módulo 1 pode ser dispensado dessa aula). Os problemas do campo aditivo. Os problemas do campo multiplicativo. 4 de agosto 1) Expectativas, dúvidas e certezas. Quais são suas expectativas em relação ao curso? Dúvidas e certezas sobre o ensino da matemática. Socialização das expectativas, dúvidas e certezas. 2) Os diferentes enfoques da matemática. 3) Trabalho com resolução de problemas considerando as contribuições da Didática da Matemática. Diferentes estratégias de resolução - estratégias pessoais. 4) Teoria das situações. Online: Leitura de texto e discussão: Os jogos podem ser uma situação problema? Em que condições? 1º de setembro 1) A resolução de problemas como ferramenta de controle: a) Proposta para os participantes b) vídeo

4 c) discussão 2) Em grupo: analisar e classificar um conjunto de problemas. 3) Os campos conceituais na teoria de Vergnaud situar rapidamente a teoria e o autor. 4) Campo aditivo. a) Ler um texto (Délia Lerner) em grupo e apresentar aos colegas a parte selecionada para seu grupo. Ler em grupo e pensar na apresentação. Todos os grupos: introdução e finalzinho. Composição de medidas. Estado Transformação - Estado. Relação entre duas medidas. Composição de transformações. Estado relativo. b) Apresentação e discussão coletiva do texto. 5) Discussão em grupo. Foco: diferentes classificações/diferentes graus de desafio e estratégias usadas de resolução (romper com a ideia de que campo aditivo é algo a ser trabalhado só com os pequenos); dentro de uma mesma sequência temos diferentes tipos de problemas, não é necessário ter uma sequência para cada tipo; diferentes contextos para trabalho com campo aditivo (medidas, sistema monetário, números naturais, decimais, fração...): trabalho integrado e diferentes graus de dificuldade; outras propostas além da resolução: agrupar, fazer problemas parecidos, procurar problemas parecidos em atividades realizadas anteriormente. Online: proposta de criação e análise de problemas dos diferentes campos conceituais. 29 de setembro: Observação: as análises serão intercaladas com o ppt teórico. 1) Sequência 1: Proporcionalidade (1º ano_ 1º trimestre). Análise a sequência. a) O que esses problemas têm em comum? Por que você acha que todos fazem parte de uma mesma sequência? b) Considerando que essa é uma sequência do 1º ano, pense em duas estratégias diferentes para resolver cada problema que alunos dessa etapa da escolaridade poderiam lançar mão? Discussão: semelhança na ideia de proporcionalidade ainda que alguns tenham a ideia da divisão e outros da multiplicação. Importante destacar que a semelhança não se dá necessariamente pelas estratégias utilizadas na resolução, mas na ideia do problema. Socializar as estratégias que anteciparam. Conversar sobre a importância da antecipação por parte do professor (certas e erradas). 2) vídeo da Larissa de proporcionalidade (1º ano). 3) O trabalho com a tabuada: Análise da sequência dos jogos no parque. Vídeo Clara 3º ano. 4) Jogo aflições. 5) Sequência 2: problemas de análise combinatória do 4º ano. Analise a sequência e responda: a) Quais as semelhanças e diferenças e diferenças entre os problemas dessa sequência e da anterior?

5 b) Como as ideias da multiplicação e da divisão aparecem nesses problemas? Discutir. Foco: retomar a questão do trabalho concomitante da divisão e multiplicação e o fato de também fazerem parte desse campo conceitual, embora isso nem sempre seja evidente para todos os alunos. 6) PPT- Análise das estratégias. Discussão sobre o princípio da exaustividade e as diferentes estratégias. Online: criação de sequência didática sobre um dos campos conceituais, compartilhamento entre os participantes e análise delas. 10 de novembro 1 - Sequência 3: Configuração retangular (caderno 2º trimestre 3º ano). Pedir que analisem inicialmente a sequência e depois discutir com elas as possíveis problematizações de cada questão. 2 - Vídeo Laís -5º ano. - Pedir que analisem: o tipo de problemas discutidos de acordo com a teoria dos campos conceituais; as relações multiplicativas que aparecem na fala das crianças (saberes que se apoiam); intervenção da professora que favoreceu a explicitação desses saberes. 3 PPT - Algumas especificidades do trabalho com a divisão (está no final da apostila!): - partir e repartir; - divisão não equitativa; - resto. 4 - Vídeo: divisão não equitativa! 5 - O resto é um problema? Pedir que analisem as consignas dos problemas e que pensem o que têm em comum antecipem que se trata dos mesmos dados. Pedir que deem a resposta de cada problema. Depois de socializar, coletivamente preencher as lacunas!

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO A aula de hoje: as rotinas Procedimentos de sondagem nas séries iniciais sobre: Os conhecimentos que os alunos têm a respeito da

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

Segmento: Ensino Fundamental

Segmento: Ensino Fundamental Segmento: Ensino Fundamental 2º Trimestre/2018 Unidade de Estudo Disciplina: Matemática Professoras: Ana Paula, Camila, Lúcia e Thays. Série: 2º ano 1 - Conteúdos: CADERNO 2 Módulo 12 O jogo nunca 5. Págs.

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Oper ações Ao realizar operações com números naturais, os alunos ampliam seu conhecimento sobre os números e o sistema de numeração decimal. Por isso, operar com o sistema de numeração decimal a partir

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Formação PNAIC 2017/2018. Formadores Regionais 1º ao 3º ano

Formação PNAIC 2017/2018. Formadores Regionais 1º ao 3º ano Formação PNAIC 2017/2018 Formadores Regionais 1º ao 3º ano Objetivos Promover a interação e favorecer articulações entre formadores regionais e estaduais; Consolidar saberes referentes aos Direitos de

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2: Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas, desenvolvendo

Leia mais

1- Geometria 1.1- Espaço:

1- Geometria 1.1- Espaço: 2ª Matemática 3º Ano Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Identificar posição/localização de objeto/pessoa em uma representação gráfica (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Matemática Professor: Eveline, Glória, Caroline, Maria, Flávia, Curricular: Juliany, Ayanne, Daniela. Segmento: Ensino Fundamental I Ano/Série: 4º ano Apresentação da disciplina A Matemática

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Matemática

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Matemática Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Matemática A proposta Para a elaboração do Material Didático de Matemática, da Primeira Fase do Ensino Fundamental, partimos do pressuposto

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. B 07. B 13. D 19. D 02. D 08. D 14. C 20. D 03. A 09. C 15. D 21. D 04. C 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. C 00 06. D 12. A

Leia mais

Matem tica INTRODU ÌO

Matem tica INTRODU ÌO Programação 1º- ao5º-ano INTRODU ÌO O material de Matemática parte do pressuposto de que a aprendizagem ocorre num processo de elaboração e reelaboração contínua de signifcados e não por meio de repetição

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OPERAÇÕES

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OPERAÇÕES Formação Continuada - Matemática RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OPERAÇÕES Professores - 5º ano 11/09/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Defasagens ou dificuldades em quais conteúdos você acha

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS 1 Dirigente Regional de Ensino de Diadema Profª Liane de Oliveira Bayer Supervisora do Núcleo Pedagógico e dos Anos Iniciais Profª

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Curricular: Matemática Professor: Ayanne, Andréia, Maria Do Carmo, Cleidy, Juliany e Flávia. Segmento: Ensino Fundamental I Ano/Série: 5º Ano Apresentação da disciplina A disciplina de Matemática

Leia mais

Resoluções Prova Anglo

Resoluções Prova Anglo Resoluções Prova Anglo TIPO F P-2 tipo D-3 Matemática (P-2) Ensino Fundamental 3º ano DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 3

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE 1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de

Leia mais

Introdução. 1 Licenciada em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo bolsista CAPES.

Introdução. 1 Licenciada em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo bolsista CAPES. 1 PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO: O USO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávia de Andrade Niemann 1 Resumo: A proposta deste texto é

Leia mais

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados:

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Descrição Nível V Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Neste curso trabalharemos dentro dos

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO

Leia mais

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. O que é? Por meio deste

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Emerson Rolkouski Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná rolkouski@uol.com.br Para início

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESPAÇO E FORMA Identificar a localização/movimentação de objeto ou pessoa em mapa, croqui e outras representações gráficas. Identificar propriedades comuns e diferenças entre

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 110 - Grupo 1.ºCiclo Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER CEAI PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO Capitulo 1: Sistema numeração cimal. Sequencia numérica: Sucessor e antecessor, orns crescente e crescente. Reta numérica. Uso dos símbolos maior

Leia mais

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA Legenda Números e operações Grandezas e medidas Espaço e forma Tratamento da informação - ao longo dos capítulos UNIDADE 1 1º ANO 1. Noções e conceitos Noções de

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais PLANO DE TRABALHO ANUAL -2017 ESCOLA: Escola Estadual Prof. Calixto de Souza Aranha ANO: 5º PROFESSORAS: Francisca, Marluce, Milena, Neide, Roseli DICIPLINA: Matemática CONTEÚDO EXPECTATIVA HABILIDADE

Leia mais

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. Matemática 2ª 2º Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. COMPETÊNCIA

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado.

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. METODOLOGIA As estratégias utilizadas no processo de formação, apoiadas fundamentalmente

Leia mais

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. 01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018 Componente MATEMÁTICA Professor: Lillian Maria Fernandes, Thaynnã Soares, Sérgio Curricular: Peres, Verônica Sales Segmento: Ensino Fundamental Ano/Série: 7º ano Apresentação da disciplina A Matemática

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

1.º Bimestre / Matemática. Descritores

1.º Bimestre / Matemática. Descritores 1.º Bimestre / 2017 Matemática Descritores 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Estimar a medida de grandeza, utilizando unidades de medida convencionais ou

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 1 Números Naturais e Operações

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 1 Números Naturais e Operações PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 1 Números Naturais e Operações Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um planejamento das aulas de

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019 Matemática 1º Trimestre Tempo Calendários e horários. Números naturais Números pares

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA MATEMÁTICA

ORIENTAÇÃO TÉCNICA MATEMÁTICA ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 28-03-2017 Objetivos do encontro; Plataforma Foco Aprendizagem; Mapa de Habilidades; Números Racionais; PCN Matemática; Oficina; Exercícios; Plano de Ação e Sequência

Leia mais

Matem tica INTRODU ÌO

Matem tica INTRODU ÌO Programação 1º- ao5º-ano INTRODU ÌO O material de Matemática parte do pressuposto de que a aprendizagem ocorre num processo de elaboração e reelaboração contínua de signifcados e não por meio de repetição

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 2º Mês: setembro/outubro NÚMEROS E OPERAÇÕES Números até 200 GEOMETRIA Figuras no

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS.

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP BRIZOLÃO 175 JOSE LINS DO REGO PROFESSOR: CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SÃO PEDRO MATRÍCULA: 09433194 SÉRIE: 1º

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Números naturais Noção de número natural Números ordinais e cardinais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo».

Leia mais

COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1

COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1 COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1 Fernanda Lopes Sá Barreto Universidade Federal de Pernambuco fernandasabarreto@gmail.com Rute Elizabete de Souza

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos de Avaliação Números e Operações Números Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até mil Reconhecer a paridade Descodificar o sistema de numeração

Leia mais

Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino

Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino Ana Paula Bezerra da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Brasil paullabezerr@yahoo.com.br Resumo Este trabalho fundamentado na Teoria

Leia mais

Matemática DER SVI Orientação Técnica para Professores de Matemática e Diretores

Matemática DER SVI Orientação Técnica para Professores de Matemática e Diretores Matemática DER SVI Orientação Técnica para Professores de Matemática e Diretores Junho/2018 Plano de Melhoria DER SVI: Desempenho em Matemática Realizar formação que contemple a metodologia curricular

Leia mais

01. C 07. C 13. D 19. C 02. D 08. C 14. C 20. A 03. B 09. B 15. A 21. D 04. B 10. B 16. B 22. C 05. D 11. B 17. D A 12. C 18.

01. C 07. C 13. D 19. C 02. D 08. C 14. C 20. A 03. B 09. B 15. A 21. D 04. B 10. B 16. B 22. C 05. D 11. B 17. D A 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-5-05/2012 01. C 07. C 13. D 19. C 02. D 08. C 14. C 20. A 03. B 09. B 15. A 21. D 04. B 10. B 16. B 22. C 05. D 11. B 17. D 00 06. A 12. C

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade Domínio/ Subdomínio Números naturais Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade - 2016-2017 Metas Programa Objetivos Gerais Descritores Conteúdos

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM GRNDEZS E MEDDS ESPÇO E FORM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTC 4º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Numerais até 9.999 Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até 9.999 ( em algarismos

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014 II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Desafios Adivinhando números a) Tem três algarismos pares, não nulos, escritos em ordem decrescente. Além disso, dois

Leia mais

CONTEÚDOS ESCOLARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PESSOAIS DE CÁLCULO UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES

CONTEÚDOS ESCOLARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PESSOAIS DE CÁLCULO UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES CONTEÚDOS ESCOLARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PESSOAIS DE CÁLCULO UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES Flávia de Andrade Niemann Neiva Ignês Grando flavia.niemann@terra.com.br neiva@upf.br

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO fd15 id6 id10 id11 id12 id13 id18 id19 id20 id24 id28 im32 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida. Estimar a medida de grandezas, utilizando unidades

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática CURSO: Ensino Básico ANO: 3º ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: A Grande Aventura Unidade Didática/Domínio Geometria e Medida

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF Barras de Napier Aula Multimídia MT - Interface 4 - Pág. 20 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 Compreender a aplicabilidade e função dos números naturais e racionais no contexto diário. ÁREA

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Números, problemas e soluções Sistema de numeração - Uso e função dos números grandes; - Os milhões e os bilhões; - Classes e ordens;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professores: Décio e Leandro Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO)

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) Sala 1 Matemática EF I E. E. CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO Professor(es) Apresentador(es): MARCIA CRISTINA ALMEIDA DE FREITAS Realização: Justificativas Os jogos funcionam

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Unidade 2 -outubro Unidade 1 - setembro PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores Conteúdos Organização e Tratamento de Dados Organização e

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica 1990 1ª aplicação Alunos de 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries de uma amostra de escolas públicas da rede urbana do Ensino Fundamental foram avaliados em Língua Portuguesa,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Podcast Área Segmento Duração Significados e cálculo mental de adição e subtração SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Matemática Ensino Fundamental Programa de Alfabetização de Jovens

Leia mais

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DE MATEMÁTICA PROVA - 3º BIMESTRE 2011 2º ANO Reconhecer e utilizar

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017 Números e Operações NO2 ANUAL 168 dias letivos Números naturais 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo». - Numerais ordinais até vigésimo; - Números

Leia mais

5º módulo: diferentes formas de resolver problemas de multiplicação e divisão

5º módulo: diferentes formas de resolver problemas de multiplicação e divisão Matemática; Formação continuada 5º módulo: diferentes formas de resolver problemas de multiplicação e divisão Como trabalhar operações do campo multiplicativo e intervir para que os alunos tenham maior

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos Objetivos / Descritores de desempenho Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo; Números

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) 3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,

Leia mais

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESCOLARIDADE 2º/3º ANO

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESCOLARIDADE 2º/3º ANO Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESCOLARIDADE 2º/3º ANO Área: Matemática 1º Trimestre Blocos/Conteúdos Objectivos Avaliação Escrever e ler números inteiros até 100

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Representação conjuntos de Reunião e interseção de

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

Planificação anual matemática

Planificação anual matemática Planificação anual matemática 1º e 2º anos Tópicos Objetivos específicos Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA/ GEOMETRIA COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Matemática 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período Geometria Medida naturais Adição e subtração Ler e interpretar

Leia mais

1º Período De 16 setembro a 18 de dezembro

1º Período De 16 setembro a 18 de dezembro Domínio (Unidade/ tema) Geometria e Medida Subdomínio/ Conteúdos Localização e orientação no espaço Meta de aprendizagem geral -Situar-se e situar objetos no espaço Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

Leia mais

Matematicando com materiais recicláveis e sistema monetário EE Raul Humaitá Villa Nova Cel.

Matematicando com materiais recicláveis e sistema monetário EE Raul Humaitá Villa Nova Cel. Matematicando com materiais recicláveis e sistema monetário EE Raul Humaitá Villa Nova Cel. Professor(es) Apresentador(es): Eliane Nogueira Pereira Realização: Foco do Projeto Aluno Protagonismo Previstas

Leia mais