USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais"

Transcrição

1 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho Facebook: Ralpho de Barros Monteiro Filho Canal no You Tube: Detona Ralpho

2 1- DESJUDICIALIZAÇÃO DESJUDICIALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS: transferência de atribuições antes tratadas exclusivamente no âmbito jurisdicional, i. e., processadas perante um Juiz de Direito por meio de ação ou, ainda, pedido de providências (de natureza administrativa mas ainda assim na esfera do Poder Judiciário). Ex: Emancipação, separações, divórcios, inventários e partilhas.

3 1.1 DESJUDICIALIZAÇÃO DA USUCAPIÃO Usucapião: o art. 214, 5º, da LRP (inserido pela Lei nº /2004), evita o cancelamento do registro por vício de procedimento quando presentes os requisitos da usucapião. Usucapião Administrativa: Lei nº /2009, primeira a regulamentar a usucapião administrativa, restrita, entretanto, às situações de regularização fundiária de interesse social. Código de Processo Civil de 2015 (art ), inserção do art. 216-A à Lei de Registros Públicos que dá origem a usucapião administrativa geral (qualquer direito imobiliário usucapível).

4 Código de Processo Civil de 2015 (art ): diploma que, inegavelmente, ao inserir o art. 216-A à Lei de Registros Públicos, fez nascer em nosso ordenamento tal como já acontece em sistemas jurídicos estrangeiros a usucapião administrativa geral (e geral porque aplicável para a aquisição de qualquer direito imobiliário usucapível). Legalidade, constitucionalidade e conveniência: a desjudicialização da usucapião é reconhecidamente constitucional, posto não se tratar daquelas questões resguardadas pela chamada reserva de jurisdição. Ademais não se excluirá, em qualquer hipótese, a possibilidade de judicialização da questão. * 9º do art. 216-A da LRP: a rejeição do pedido extrajudicial não impede o ajuizamento de ação de usucapião.

5 2- USUCAPIÃO: PRESSUPOSTOS GERAIS CONCEITO: usucapião é forma originária de aquisição da propriedade móvel (art do CC) ou imóvel (art do CC) por meio do exercício da posse, em obediência aos pressupostos legais, conforme sua modalidade. CLASSIFICAÇÃO: tradicionalmente, divide-se em ordinária e extraordinária; mais recentemente, surgiram tipos especiais (urbana, rural, coletiva, familiar); todas as modalidades de usucapião, em tese, poderão ser reconhecidas pela via extrajudicial, se preenchidos os respectivos requisitos.

6 2.1 REQUISITOS PESSOAIS, REAIS E FORMAIS: REQUISITOS PESSOAIS: são questões subjetivas que devem ser observadas quando do pedido de usucapião e que dizem respeito à pessoa do possuidor e do proprietário. Não se trata - e é bom distinguir de analisar a capacidade da pessoa do possuidor para pleitear a usucapião e sim a sua legitimação para prática do exercício do direito reclamado. Capacidade Legitimação Art do Código Civil: as causas suspensivas e interruptivas da prescrição são extensivas aos possuidores, ou seja, apresentadas nos art. 197 ao 201 do CC (não há simetria perfeita) interferem na fruição do prazo de exercício de posse, impedindo, em alguns casos, que ele se inicie ou, em outros, que prossiga

7 Art Não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. Art Também não corre a prescrição: I - contra os incapazes de que trata o art. 3o; II - contra os ausentes do País em serviço público da União, dos Estados ou dos Municípios; III - contra os que se acharem servindo nas Forças Armadas, em tempo de guerra. Art Não corre igualmente a prescrição: I - pendendo condição suspensiva; II - não estando vencido o prazo; III - pendendo ação de evicção.

8 REQUISITOS REAIS: a análise recai sobre o objeto da usucapião, uma vez que somente direitos reais sobre bens usucapíveis podem ser adquiridos por essa via. A importância dessa análise reside no fato de que alguns bens não estão sujeitos a usucapião, tais como os bens públicos, de acordo com o art. 102 do Código Civil (critério é a titularidade do bem art. 98). Entretanto, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal já sinalizou no sentido de se distinguir a propriedade pública da particular não apenas por meio da titularidade do bem, mas pela afetação de sua finalidades ou seja, se a finalidade é pública, os bens receberão proteção como se submetidos ao regime de Direito Público e, portanto, não sujeitos a usucapião (RE , Rel. Min. Maurício Corrêa, DJ ).

9 Outros exemplos de bens que frequentemente são objeto de dúvidas nas ações de usucapião são: Terrenos de marinha (que não podem ser usucapidos, mas deve-se analisar os limites do imóvel, caso a caso); Terras devolutas (indisponíveis segundo art. 225 CF, mas deve se analisar caso a caso); A ausência de transcrição no Ofício Imobiliário não induz a presunção de que o imóvel se inclui no rol das terras devolutas; o Estado deve provar essa alegação. (STJ - REsp: MT 1996/ , Relator: Ministro ARI PARGENDLER, TERCEIRA TURMA, Data de Publicação: DJ p. 89) Bens sobre os quais pendam cláusula de inalienabilidade - com exceção da usucapião ordinária porque a cláusula de inalienabilidade atingiria o próprio título (que deixaria de ser justo) - tais bens podem ser usucapidos, uma vez que se trata de aquisição originária e, por isso, qualquer limitação que por ventura o proprietário antecessor tenha sofrido no direito de dispor da coisa é extinta pela usucapião.

10 REQUISITOS FORMAIS: se subdividem em dois grupos, quais sejam, os requisitos essenciais (GERAIS) e os suplementares (ESPECÍFICOS). 1- Requisitos essenciais: são assim denominados porque devem estar presentes em toda e qualquer modalidade de usucapião. São eles: o tempo, a posse mansa e pacífica e o animus domini. Tempo: o transcurso do tempo é fundamental para a usucapião em geral, havendo diferenças apenas a depender da modalidade de usucapião. Posse mansa e pacífica: pacificidade significa aqui sem oposição judicial de alguém que pretenda retomá-la.

11 Animus domini: que consiste no comportamento do usucapiente de possuir a coisa como se sua fosse. Vale dizer que o Código Civil não faz menção a intenção de ser dono muito utilizada na doutrina. O que se exige é que o possuidor tenha a coisa como se sua fosse, ou seja, o requisito é o comportamento de dono. 2- Requisitos suplementares: exigidos apenas em algumas determinadas modalidades de usucapião, a exemplo da exigência de justo título e boa-fé na usucapião ordinária.

12 3- USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL: MODALIDADES E RESPECTIVOS REQUISITOS MATERIAIS. A Usucapião pode ser classificada em ordinária, extraordinária e especial. Todas estas modalidades de usucapião poderão ser reconhecidos pela via extrajudicial, se preenchidos os respectivos USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA: Adquirirá a propriedade do imóvel aquele que possuir como seu um imóvel, pelo prazo de 15 anos, independentemente de justo título ou boa-fé. Nesse caso, o prazo poderá ser reduzido para 10 anos se o possuidor tiver estabelecido no imóvel sua moradia habitual ou nele tiver realizado obras de caráter produtivo.

13 Nessa modalidade de usucapião, a lei subdivide a posse em dois tipos, para, a depender de qual tipo for exercida, reduzir o prazo para a usucapião. Posse simples: aquela que se satisfaz com o mero exercício, pelo possuidor, de algum dos poderes inerentes a propriedade, exteriorizando seu poder sobre o bem. Posse qualificada: é aquela que atribui ao imóvel função social que, nesta modalidade, trata-se do estabelecimento de moradia no imóvel ou a realização de obras de caráter produtivo. Conforme se verifica, o exercício de posse qualificada reduz de 15 para 10 anos o prazo do exercício de posse para a usucapião extraordinária.

14 3.2 - USUCAPIÃO ORDINÁRIA: Adquirirá a propriedade do imóvel aquele que, por 10 anos contínuos e ininterruptos, com justo título e boa-fé, possuir bem imóvel como seu. Será, porém, de cinco anos o prazo, se o imóvel tiver sido adquirido onerosamente, e cujo registro tenha sido cancelado, desde que o possuidor tenha nele sua morada, ou nele tenha realizado investimentos de interesse social ou econômico. Verifica-se, portanto, que para propor a usucapião ordinária será necessária - além dos requisitos essenciais - a presença de dois requisitos suplementares: justo título e boa-fé. Referido prazo de posse será reduzido se o justo título representar negócio oneroso (ou seja, não pode ser título representativo de uma doação ou formal de partilha) e se houver posse qualificada. Mas o que se entende por justo título e boa-fé?

15 Justo título: considera-se justo título todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro. Enunciado 303 CJF. Considera-se justo título, para a presunção relativa da boa-fé do possuidor, o justo motivo que lhe autoriza a aquisição derivada da posse, esteja ou não materializado em instrumento público ou particular. Compreensão na perspectiva da função social da posse. Tem-se que justo título é o instrumento que na sua forma é apto a transferir a propriedade, ainda que ele apresente algum vício de natureza formal ou substancial. A bem da verdade, o que normalmente se vê é que o título apresentado para fins de usucapião possui algum vício que o inabilita ao registro e/ou para efetivar a transferência da propriedade, até mesmo porque, se assim não fosse, a usucapião seria desnecessária, uma vez que bastaria registrar o título.

16 Justo título, portanto, pode ser uma escritura de compra e venda, formal de partilha, carta de arrematação, assim como, segundo ampla jurisprudência, a promessa de compra e venda ou a cessão de direitos, mesmo sem registro. OBS: Inciso IV do art. 216 LRP - Justo título como documento essencial na usucapião extrajudicial. O justo título deverá, sempre, acompanhar o pedido de usucapiao na via extrajudicial? Não. Haverá necessidade de justo título quando o pedido formulado for o de reconhecimento de usucapião ordinária. Sendo extraordinária, não se há falar em tal documento. Ainda, o dispositivo não está bem redigido porque pode passar a ideia de que o justo título pode ser substituído por outros documentos. Na verdade, tratou o inciso de coisas diferentes. Uma é a exigência do justo título quando a modalidade pleiteada for a ordinária. Outra é aquilo que se aceitará como prova dos fatos (recibos e quitações dos encargos fiscais e tributários; minutas de contratos e promessas; declarações de pessoas atestando determinada situação etc.).

17 Boa-fé: possuidor de boa-fé é, segundo o art CC, aquele que ignora vício ou obstáculo que impede a aquisição da coisa. É a incidência do estado de erro, que gera falsa percepção do possuidor ser o titular da propriedade do imóvel. A alegação de boa-fé, para fins de usucapião, está interligada e é dependente da existência de justo título, pois ele vem materializar o elemento objetivo que acarreta a convicção do possuidor de ser o proprietário da coisa USUCAPIÃO ESPECIAL: Divide-se em rural e urbana. A usucapião especial rural exige posse qualificada (moradia e produção) por cinco anos ininterruptos, independentemente de boa-fé e justo título, sendo cabível para áreas rurais com no máximo cinquenta hectares;

18 Já a usucapião especial urbana também exige cinco anos ininterruptos de posse qualificada (moradia própria ou da família), independentemente de boa-fé e justo título, sendo cabível para áreas urbanas de no máximo duzentos e cinquenta metros quadrados. Em ambas as modalidades rural ou urbana o usucapiente não pode ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural USUCAPIÃO FAMILIAR: A Lei , de 16 de junho de 2011 trouxe nova modalidade de usucapião denominada familiar ou de especial urbana por abandono do lar (ou, ainda, usucapião pró-família), prevista no artigo A do CC/2002.

19 Para o reconhecimento do direito a essa modalidade de usucapião, o cônjuge que permaneceu no imóvel (que deve ser urbano, de propriedade comum do casal e ter até 250m2) deve exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse qualificada (exclusiva, direta e para moradia própria ou de sua família) e, também, não ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Alcançados os requisitos acima apontados, o cônjuge que permaneceu no imóvel poderá requerer a extinção da compropriedade, usucapindo a parte do imóvel que não lhe pertencia. * semelhança com à usucapião urbana, já prevista no artigo do CC/2002 e art. 183 da CF/1988.

20 3.5 - USUCAPIÃO COLETIVO: É consenso de que a usucapião coletiva é modalidade especial da usucapião urbana (e, assim, da usucapião constitucional). Como característica marcante, a usucapião assim reconhecida instituirá o que a lei chama de condomínio especial porque todos os ocupantes, independentemente da extensão de sua posse, serão senhores de igual fração ideal no registro imobiliário, salvo acordo escrito entre todos os possuidores envolvidos ( 3o do art. 10 do Estatuto da Cidade). Requisitos: Com a nova redação do art. 10, dada pela Lei nº /2017, não mais se fala em áreas urbanas com mais de duzentos e cinquenta metros quadrados. Também não há menção à população de baixa renda e para os casos em que não é possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor. Com a nova redação, cogita-se de núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos.

21 Primeira discussão diz respeito à abolição dos requisitos da baixa renda e da impossibilidade de demarcação das posses. Entendimento mais afinado com a realidade - e a mens legis - vai no sentido de que estes dois requisitos fazem parte do conceito de núcleos urbanos informais. A lei modificou o requisito referente à extensão da área: exigia-se áreas urbanas com mais de 250 metros quadrados. Agora será necessário realizar cálculo: a área total deverá ser dividida pelo número de possuidores e o resultado tem que ser inferior a 250 metros quadrados por possuidor. A regra é problemática: primeiro, como conseguir, na prática, quantificar com exatidão o número de possuidores? Segundo, o que são possuidores: o número total de moradores ou cada núcleo familiar?

22 Por exemplo: área de 3000m, com 70 pessoas = 42,85 m por pessoa; Essa deve ser a adotada, até para não se inviabilizar a usucapião e para dar aplicação à função social à expressão possuidores. Já a mesma área de 3000m, com 11 famílias (70 pessoas) = 272 m por família, o que inviabilizaria a usucapião. Participação do MP. Nesta modalidade, é obrigatória por dizer respeito à interesse social coletivo. Há determinação da Procuradoria Geral da Justiça que dispensa a manifestação da promotoria de registros somente nos casos de usucapiões individuais.

23 TEXTO REVOGADO: Art. 10. As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural. REDAÇÃO DADA PELA LEI Nº , DE 2017: Art. 10. Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados por possuidor são suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural. 1o O possuidor pode, para o fim de contar o prazo exigido por este artigo, acrescentar sua posse à de seu antecessor, contanto que ambas sejam contínuas. 2o A usucapião especial coletiva de imóvel urbano será declarada pelo juiz, mediante sentença, a qual servirá de título para registro no cartório de registro de imóveis. 3o Na sentença, o juiz atribuirá igual fração ideal de terreno a cada possuidor, independentemente da dimensão do terreno que cada um ocupe, salvo hipótese de acordo escrito entre os condôminos, estabelecendo frações ideais diferenciadas 4o O condomínio especial constituído é indivisível, não sendo passível de extinção, salvo deliberação favorável tomada por, no mínimo, dois terços dos condôminos, no caso de execução de urbanização posterior à constituição do condomínio. 5o As deliberações relativas à administração do condomínio especial serão tomadas por maioria de votos dos condôminos presentes, obrigando também os demais, discordantes ou ausentes.

24 EXTRAORDINÁRIA ORDINÁRIA ESPECIAL FAMILIAR COLETIVO URBANA RURAL - posse pelo prazo de 15 anos; - redução para 10 anos, se houver posse qualificada (moradia ou obras de caráter produtivo); - posse pelo prazo de 10 ano; - existência justo título e boa-fé; - redução do prazo para 5 anos se o justo título que represente negócio oneroso e; - posse qualificada (moradia ou investimentos de interesse social e econômico). - posse pelo prazo de 5 anos; - posse qualificada; (moradia própria ou da família) - imóvel de até 250 m2; - não ser proprietário de outro imóvel; - posse pelo prazo de 5 anos; - posse qualificada (moradia e produção) - imóvel de até 50 hectares; - não ser proprietário de outro imóvel - posse pelo prazo de 2 anos ininterruptos; - imóvel urbano de até 250m2; - propriedade comum com excônjuge ou excompanheiro que abandonou o lar; - posse qualificada, direta - utilização para moradia; - não ser proprietário de outro imóvel rural ou urbano; - posse, sem oposição, há mais de 5 anos; - áreas urbanas - mais de duzentos e cinquenta m2 - ocupados por núcleos urbanos informais;

25 Obrigado! Facebook: Ralpho de Barros Monteiro Filho You Tube: Detona Ralpho

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho @ralphomonteiro @ralphobarrosmonteiro Ralpho de Barros Monteiro Filho Detona Ralpho Patrocínio: 1- DESJUDICIALIZAÇÃO DESJUDICIALIZAÇÃO

Leia mais

ENTENDENDO A USUCAPIÃO DE BENS IMÓVEIS URBANOS

ENTENDENDO A USUCAPIÃO DE BENS IMÓVEIS URBANOS 1 ENTENDENDO A USUCAPIÃO DE BENS IMÓVEIS URBANOS Antes de desenvolver a conceituação das diversas modalidades de usucapião de imóveis urbanos, devemos entender a ideia principal do instituto, que é a proteção

Leia mais

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO DO CONCEITO DE USUCAPIÃO Conceito: Usucapião é modo de aquisição da propriedade (ou outro direito real), que se dá pela posse continuada, durante lapso temporal, atendidos os requisitos de lei. LOCALIZAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Modalidades da Propriedade: a) Plena = quando se encontram reunidos na pessoa do proprietário todas as bases

Leia mais

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Bianca Castellar de Faria Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Vigência 18/03/2016 Inclusão do artigo 216-A na Lei 6.015/73 Usucapião

Leia mais

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem

Leia mais

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos DIREITO CIVIL IV AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião Prof. Ms. Luane Lemos Modos de aquisição da propriedade imobiliária Registro de título Acessões imobiliárias Usucapião 3.1 Conceito e natureza

Leia mais

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião.

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 18 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Obs: Imissão na

Leia mais

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo DIREITO CIVIL V DA PROPRIEDADE 1. Direitos do proprietário: art. 1228 2. Aquisição da propriedade se dá de forma originária ou derivada Originária usucapião Derivada transferência - imóvel / entrega da

Leia mais

PÓS GRAUDUAÇÃO CIVIL. USUCAPIÃO Prof. Sang Duk Kim

PÓS GRAUDUAÇÃO CIVIL. USUCAPIÃO Prof. Sang Duk Kim PÓS GRAUDUAÇÃO CIVIL USUCAPIÃO Prof. Sang Duk Kim Introdução Transforma uma situação de fato (posse) em uma situação de direito (propriedade) É também conhecido por prescrição aquisitiva (Pontes de Miranda)

Leia mais

USUCAPIÃO. Prof. Douglas Phillips Freitas

USUCAPIÃO. Prof. Douglas Phillips Freitas USUCAPIÃO CONJUGAL Prof. Douglas Phillips Freitas www.douglasfreitas.adv.br NOVA MODALIDADE Art. 1240-A (CC). Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade,

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde Súmula 278 do STJ - O termo inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laboral.

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 49, DE 2009

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 49, DE 2009 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 49, DE 2009 Estabelece a legitimidade do Ministério Público para propor a ação de usucapião especial urbana referida no art. 10 da Lei nº 10.257, de 10 de julho

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

XVXFDSLmR. 5(1$72$)2162*21d$/9(6 especial para a )ROKD2QOLQH

XVXFDSLmR. 5(1$72$)2162*21d$/9(6 especial para a )ROKD2QOLQH K $UWLJR2QRYR&yGLJR&LYLOHD XVXFDSLmR 5(1$72$)2162*21d$/9(6 especial para a )ROKD2QOLQH A Lei Federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, introduziu importantes

Leia mais

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito de Propriedade Prof. Marcio Pereira São formas de aquisição da propriedade derivada: sucessão (por causa mortis) e registro (por ato inter vivos) FORMAS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL AULA NACIONALIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira Twitter: @profmateuss Canal

Leia mais

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado:

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado: Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 14 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (continuação) (5) Quanto

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Casamento Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Variedade do regime de Bens: - Comunhão Parcial

Leia mais

Aula 3: Usucapião. Requisitos... 2 Introdução... 2

Aula 3: Usucapião. Requisitos... 2 Introdução... 2 Aula 3: Usucapião. Requisitos.... 2 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Usucapião... 3 Fundamentos da usucapião... 4 Pressupostos da aquisição da propriedade pela usucapião... 4 Dos requisitos... 5 Conflito

Leia mais

Seminário 04 Usucapião. Prof. Dr. Antônio Carlos Morato Anita Pissolito Campos

Seminário 04 Usucapião. Prof. Dr. Antônio Carlos Morato Anita Pissolito Campos Seminário 04 Usucapião Prof. Dr. Antônio Carlos Morato Anita Pissolito Campos Respostas ao Seminário 03 1) Marcos emprestou uma casa de praia de sua propriedade a Fábio seu amigo de infância, para ele

Leia mais

DOAÇÃO à luz do Direito Notarial e Registral

DOAÇÃO à luz do Direito Notarial e Registral LEGALE EDUCACIONAL DOAÇÃO à luz do Direito Notarial e Registral 27/09/2018 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1- Conceito: texto 2 - Fundamentos: 3 - Espécies: 3.1. Extintiva (especial ou liberatória): 3.2. Intercorrente: 3.3. Aquisitiva: 3.4. Ordinária: texto 4 - Causas de Impedimento

Leia mais

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC CURSO: Magistratura e MP 2017.1 MATÉRIA: DIREITO CIVIL PROFESSOR:MARCELO DE JESUS DATA:07.04.2017 Este resumo foi elaborado por monitores a partir da aula ministrada em sala ;) Ementa da Aula: DIREITOS

Leia mais

1 Considerações Iniciais:

1 Considerações Iniciais: DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL E DO CASAMENTO: Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Considerações Iniciais: CC/16: indissolubilidade do vínculo matrimonial. - desquite: fim dever de fidelidade e

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO Disciplina - Função Socioambiental da Propriedade Pública e Privada - 2016 Professor: Doutor Wallace Paiva Martins Júnior Seminário 25/08/2016 Usucapião individual

Leia mais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2017.0000759183 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0014695-40.2007.8.26.0510, da Comarca de Rio Claro, em que são apelantes JOSÉ FILIER (E OUTROS(AS)) e IVONE PASCON

Leia mais

AULA 16 DIREITO AGRÁRIO. Usucapião: Conceito. Modalidades. Distinções. Usucapião agrária. Requisitos específicos.

AULA 16 DIREITO AGRÁRIO. Usucapião: Conceito. Modalidades. Distinções. Usucapião agrária. Requisitos específicos. Usucapião: Conceito. Modalidades. Distinções. Usucapião agrária. Requisitos específicos. 1. USUCAPIÃO: CONCEITO No direito clássico, o conceito de Usucapião se resume a aquisição do domínio pela posse

Leia mais

Usucapião Administrativo

Usucapião Administrativo Usucapião Administrativo Yeda Cunha de Medeiros Pereira Natal/RN, 21 de novembro de 2013 XV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro Usucapião Administrativo no âmbito da União COMO A SPU

Leia mais

DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE

DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE DIREITO CIVIL baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI www.kultivi.com Direitos Reais: Propriedade Direito Civil Os ebooks interativos da Kultivi são uma boa ferramenta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

CONVIVENTE: A PERSPECTIVA DE UM NOVO ESTADO CIVIL E SEUS REFLEXOS PARA O RCPN

CONVIVENTE: A PERSPECTIVA DE UM NOVO ESTADO CIVIL E SEUS REFLEXOS PARA O RCPN CONVIVENTE: A PERSPECTIVA DE UM NOVO ESTADO CIVIL E SEUS REFLEXOS PARA O RCPN RODRIGO TOSCANO DE BRITO Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Professor de Direito Civil da UFPB e da Escola da Magistratura.

Leia mais

Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO. Posse agrária

Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO. Posse agrária 1 Prof. Vilmar A. Silva DIREITO AGRÁRIO Posse agrária Posse CIVIL A posse civil = caráter mais individual e estático, relacionado ao exercício de algum dos poderes inerentes ao domínio (art. 1.196 CC).

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL. O que é? De onde vem? Como funciona? Hoje, aqui no nosso encontro!!

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL. O que é? De onde vem? Como funciona? Hoje, aqui no nosso encontro!! USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL O que é? De onde vem? Como funciona? Hoje, aqui no nosso encontro!! O que é a Usucapião? A usucapião é a possibilidade de regularização de imóveis que, não possuindo o registro

Leia mais

SAIBA COMO REGULARIZAR A PROPRIEDADE DE SEU IMÓVEL

SAIBA COMO REGULARIZAR A PROPRIEDADE DE SEU IMÓVEL MORADIA LEGAL NO ENTORNO DA UFJF SAIBA COMO REGULARIZAR A PROPRIEDADE DE SEU IMÓVEL Professoras coordenadoras: Raquel Bellini de Oliveira Salles e Aline Araújo Passos Alunos extensionistas: Victor Marangon

Leia mais

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018.

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. Dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis localizados no Município de Caravelas, Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAVELAS,

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade Usucapião É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada Tem como fundamento a função social da propriedade!1 Requisitos da posse ad usucapionem Posse com intenção de dono (animus

Leia mais

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 05. Prof. Cláudio Santos

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 05. Prof. Cláudio Santos DIREITO CIVIL Direito de Família Casamento Parte 05 Prof. Cláudio Santos 1. Causas suspensivas matrimoniais 1.1 Conceito - Caio Mário da Silva Pereira: Cogita-se, assim, das causas suspensivas, que não

Leia mais

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Alexandre Junqueira Gomide alexandre@junqueiragomide.com.br www.civileimobiliario.com.br MP 759/2016 Relevância

Leia mais

DO SISTEMA REGISTRAL. Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação Suj.

DO SISTEMA REGISTRAL. Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação Suj. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 10/05/2018 DO SISTEMA REGISTRAL. Necessário relembrar do DIREITO REAL: Direito Pessoal Direito Real Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Conceito: por este contrato alguém que tenha os poderes de uso e frutificação de bens não fungíveis, vai ceder esses poderes

Leia mais

DIREITO CIVIL MARATONA OAB SUPER REVISÃO PARA O XX EXAME DE ORDEM PROFESSORA RAQUEL BUENO DIREITO CIVIL

DIREITO CIVIL MARATONA OAB SUPER REVISÃO PARA O XX EXAME DE ORDEM PROFESSORA RAQUEL BUENO DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL MARATONA OAB SUPER REVISÃO PARA O XX EXAME DE ORDEM PROFESSORA RAQUEL BUENO DIREITO CIVIL 1 2 O DIÁRIO DE LAURA LEDA E ADÃO LANCE ALIMENTOS GRAVÍDICOS LEI 11.804/2008 LAURINHA REGISTRO CIVIL

Leia mais

Ponto 09 Prescrição Intercorrente:

Ponto 09 Prescrição Intercorrente: Curso/Disciplina: Direito Civil (parte geral) Prescrição e Decadência / 2017 Aula: Parte Geral (Fatos Jurídicos - Prescrição e Decadência) / Aula 04 Professor: Rafael da Mota Monitora: Kelly Silva Aula

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/10/2017. Variedade do regime de bens. Comunhão parcial de bens. Bens que não se comunicam na comunhão

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (II) Posse (6) Classificação

Leia mais

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93

Agora vamos analisar qual caminho que o Estado tem que percorrer para alienar um bem público, esse caminho está no art 17 da Lei 8666/93 Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 8 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Vamos dar sequência ao estudo dos bens públicos. Ficamos de analisar os requisitos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA AGRAVANTE : EMANOEL FERREIRA E OUTRO ADVOGADO : SÉRGIO RICARDO SOUSA BEZERRA AGRAVADO : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ADVOGADOS : BIANCO SOUZA MORELLI PAULO MELO

Leia mais

AÇÕES POSSESSÓRIAS. USUCAPIÃO. Nada mais é do que tomar o imóvel de outrem pelo uso, todavia, atendendo a alguns requisitos.

AÇÕES POSSESSÓRIAS. USUCAPIÃO. Nada mais é do que tomar o imóvel de outrem pelo uso, todavia, atendendo a alguns requisitos. Prof. Sang Duk Kim TURMAS 14 e 04 (on-line) 03/05/2018 AÇÕES POSSESSÓRIAS. USUCAPIÃO. Nada mais é do que tomar o imóvel de outrem pelo uso, todavia, atendendo a alguns requisitos. Temos várias espécies

Leia mais

DIREITO CIVIL. Prof. Cristano Chaves de Farias Promotor de Justça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS (www.cers.com.

DIREITO CIVIL. Prof. Cristano Chaves de Farias Promotor de Justça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS (www.cers.com. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS DIREITO CIVIL Prof. Cristano Chaves de Farias Promotor de Justça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS (www.cers.com.br) Facebook: cristanochavesfarias Twiter:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Transmissão da Posse: a) Causa mortis: Neste caso, a posse é transferida no cos junto da universalidade

Leia mais

Tem como característica a aquisição e constituição da personalidade jurídica das sociedades de natureza simples.

Tem como característica a aquisição e constituição da personalidade jurídica das sociedades de natureza simples. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 29/03/2018 Espécies de serventia (continuação). Registral 1. Registro Civil de Pessoas Naturais; 2. Registro das Pessoas Jurídicas; 3. Registro de

Leia mais

A nacionalidade pode ser adquirida de dois modos: Originária e Derivada.

A nacionalidade pode ser adquirida de dois modos: Originária e Derivada. NACIONALIDADE A nacionalidade pode ser adquirida de dois modos: Originária e Derivada. Originária: Adquirida com o nascimento Derivada ou Secundária: Adquirida por vontade posterior Nacionalidade originária

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Caso de usufruto que não se extingue por morte no direito brasileiro Sandro Alexander Ferreira* INTRODUÇÃO É assente, na doutrina e jurisprudência brasileira, que o usufruto é direito

Leia mais

INOVAÇÕES* NORMATIVAS* *! Marcelo!de!Rezende!C.!M.!Couto!

INOVAÇÕES* NORMATIVAS* *! Marcelo!de!Rezende!C.!M.!Couto! INOVAÇÕES* NORMATIVAS* * MarcelodeRezendeC.M.Couto 1 2 A* era* dos* direitos * não* pode* ser* confundida* com*a* era*das*leis.** O* Direito* é* um* fenômeno* muito* mais* abrangente* do* que* a* literalidade.*

Leia mais

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Regularização Fundiária Regulamentação Normativa Lei nº 11.977/2009 à Lei nº 13.465/2017 Altera-se o objeto núcleo urbano

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 04/10/2017. Pacto antenupcial para o regime da comunhão parcial de bens. No que tange o regime de comunhão

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador INÁCIO ARRUDA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador INÁCIO ARRUDA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 49, de 2009, do Senador Demóstenes Torres, que estabelece a legitimidade

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS... 1 1.1 Conceito de Direito das Coisas. A questão terminológica... 1 1.2 Conceito de direitos reais. Teorias justificadoras e caracteres. Análise preliminar

Leia mais

PROVA ICMS/RS Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do ICMS RS.

PROVA ICMS/RS Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do ICMS RS. PROVA ICMS/RS 2014. Olá amigos do Estratégia! Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do ICMS RS. A prova de civil, deste concurso, não foi difícil, mas o candidato precisava estar bastante

Leia mais

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais.

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. DIREITO DAS COISAS É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. Posse Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de

Leia mais

DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE

DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE DIREITO AGRÁRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE LEGITIMAÇÃO DE POSSE ORIGEM LEI DE TERRAS MUNDO JURÍDICO LEGALIZANDO SITUAÇÕES DE POSSE LEGITIMAÇÃO DE POSSES MANSAS E PACÍFICAS EM TERRAS CULTIVÁVEIS POSSEIRO, OCUPANTE

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO DAS COISAS PROPRIEDADE E SUA DEFESA. Prof. Diogo de Calasans Melo Andrade

DIREITO DAS COISAS PROPRIEDADE E SUA DEFESA. Prof. Diogo de Calasans Melo Andrade 1 DIREITO DAS COISAS PROPRIEDADE E SUA DEFESA Prof. Diogo de Calasans Melo Andrade 2 Poder de senhoria: Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Direito de Construir: Direito de construir do possuidor ou proprietário de promover em seu prédio a incorporação

Leia mais

Módulo 19 Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis por ato oneroso ITBI. Incidência e imunidade na integralização de capital social das empresas.

Módulo 19 Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis por ato oneroso ITBI. Incidência e imunidade na integralização de capital social das empresas. Módulo 19 Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis por ato oneroso ITBI. Incidência e imunidade na integralização de capital social das empresas. Incidência na meação (divórcio). Incidência na arrematação

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

FERNANDA DE MELLO QUEIROZ

FERNANDA DE MELLO QUEIROZ Centro Universitário de Brasília UniCEUB Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais FAJS Curso de Direito FERNANDA DE MELLO QUEIROZ A NOVA MODALIDADE DE USUCAPIÃO URBANO Brasília 2016 FERNANDA DE MELLO

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E SEUS PRINCÍPIOS NORTEADORES

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E SEUS PRINCÍPIOS NORTEADORES USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E SEUS PRINCÍPIOS NORTEADORES Vitor Hugo Nunes LOURENÇO 1 RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo explicitar sobre a denominada usucapião e suas modalidades que são previstas

Leia mais

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade Direito Civil Existência, Personalidade e Capacidade Código Civil A parte geral do Código Civil subdivide-se em três livros: Pessoas: trata dos sujeitos da relação jurídica. Bens: trata dos objetos da

Leia mais

A Usucapião Extrajudicial no CPC de 2015 Lei

A Usucapião Extrajudicial no CPC de 2015 Lei A Usucapião Extrajudicial no CPC de 2015 Lei 13.105 Marcelo Guimarães Rodrigues Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais O fenômeno da desjudicialização A desopressão do Judiciário

Leia mais

S E N T E N Ç A. Advogada: DRA. FABIANA KARLLA BANDEIRA CASTRO OAB/GO Nº Utilizo da faculdade contida no artigo 38 da Lei nº 9.

S E N T E N Ç A. Advogada: DRA. FABIANA KARLLA BANDEIRA CASTRO OAB/GO Nº Utilizo da faculdade contida no artigo 38 da Lei nº 9. Estado de Estado de Goiás Poder Judiciário Comarca de PIRACANJUBA Piracanjuba - Juizado Especial Cível e Criminal Av. Drº Amym José Daher,, Qd. 38-A, Lt. 01, SETOR NORTE, PIRACANJUBA-, 75640000 Autos nº:

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 6.416, DE 2005. Altera as Leis nºs 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Código Civil, e 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS REAIS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS REAIS Aula 3: Usucapião. Requisitos.... 2 Introdução...2 Conteúdo... 3 Usucapião... 3 Fundamentos da usucapião... 4 Pressupostos da aquisição da propriedade pela usucapião... 4 Dos requisitos... 5 Conflito intertemporal

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

Aula 48. Gratuidade de Justiça

Aula 48. Gratuidade de Justiça Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Gratuidade de Justiça (Parte I) / 48 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 48 Gratuidade de Justiça Tem previsão nos

Leia mais

CASAMENTO E REGIMES DE BENS

CASAMENTO E REGIMES DE BENS CASAMENTO E REGIMES DE BENS Curso de Pós-Graduação Prof. Dr. Jorge Shiguemitsu Fujita 2017 CASAMENTO E REGIMES DE BENS 1 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS CC, arts. 1.639 a 1.688. 1.1. PACTO ANTENUPCIAL (CC, arts.

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA a e a decadência são institutos fundados na pacificação social, na certeza e na segurança

Leia mais

ASPECTOS CONTROVERTIDOS

ASPECTOS CONTROVERTIDOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Andersson Alan Dallagnol 1. Conceito 2. Espécies 3. Legislação 4. Questões Destacadas 4.1. Postura ativa do Tabelião 4.2. Imóvel não matriculado O direito

Leia mais

COMPETÊNCIA FUNCIONAL

COMPETÊNCIA FUNCIONAL Critérios de determinação da competência COMPETÊNCIA INTERNA (Nacional) Competência funcional Competência em razão da matéria (natureza demanda) Competência em razão do valor da causa Competência territorial

Leia mais

Sumário 1. Introdução; 2. Falecimento de sócio; 3. Casamento; 4. União Estável; 5. Credores de Sócio; 6. Conclusão.

Sumário 1. Introdução; 2. Falecimento de sócio; 3. Casamento; 4. União Estável; 5. Credores de Sócio; 6. Conclusão. A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NAS SOCIEDADES LIMITADAS José Gabriel Assis de Almeida Sumário 1. Introdução; 2. Falecimento de sócio; 3. Casamento; 4. União Estável; 5. Credores de Sócio; 6. Conclusão. 1.

Leia mais

1 Panorama Geral. Dispõe o art. 9º da referida lei, acrescentando o art A no Código Civil:

1 Panorama Geral. Dispõe o art. 9º da referida lei, acrescentando o art A no Código Civil: Usucapião conjugal: requisitos e críticas da nova modalidade de usucapião Roberto Rosio Figueredo Procurador da Fundação CASA/SP, Professor de Direito Civil e Processual Civil do Complexo Jurídico Damásio

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 31 de maio de Silvério da Silva Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 31 de maio de Silvério da Silva Relator Assinatura Eletrônica fls. 18 Registro: 2016.0000365808 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0077543-25.2013.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ARLEY ANTONIO DIAS (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA VOLUNTÁRIA

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA VOLUNTÁRIA DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA VOLUNTÁRIA A disciplina de Direito Processual Civil não era, antigamente, muito habitual nos editais, mas, hoje em dia, ela está sendo muito utilizada

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL -- INSTRUÇÕES PARA INGRESSO NO OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS -- 1. PREVISÃO LEGAL: a) Código de Processo Civil 2015: 1. Art. 1.071, Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015; b) Lei

Leia mais

Câmara Municipal de São Sebastião Litoral Norte São Paulo

Câmara Municipal de São Sebastião Litoral Norte São Paulo Mensagem n 063/2017. São Sebastião, 14 de setembro de 2017. Exmo. Sr. Vereador Reinaldo Alves Moreira Filho DD. Presidente da Câmara de Vereadores de São Sebastião-SP. Senhor Presidente, Sirvo-me do presente

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE Art. 1.225. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel;

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Generalidades sobre a Prescrição Extintiva Regulada pelo Código Civil Carmen Ferreira Saraiva* Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos/MG; Especialista em Direito Tributário

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente) e AUGUSTO REZENDE. São Paulo, 3 de maio de 2016.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente) e AUGUSTO REZENDE. São Paulo, 3 de maio de 2016. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000294835 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0011202-14.2014.8.26.0024, da Comarca de Andradina, em que é apelante URBANIZADORA CONTINENTAL S/A EMPREENDIMENTOS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 04 Apresentação e Conceito de Tributo. 1 A cobrança é um tributo?

Leia mais