DIREITO CIVIL. Prof. Cristano Chaves de Farias Promotor de Justça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS (

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CIVIL. Prof. Cristano Chaves de Farias Promotor de Justça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS (www.cers.com."

Transcrição

1 DIREITO CIVIL

2 ESTÁCIO-CERS DIREITO CIVIL Prof. Cristano Chaves de Farias Promotor de Justça do Estado da Bahia Professor de Direito Civil do CERS ( Facebook: cristanochavesfarias

3 ESTÁCIO-CERS A prescrição e a decadência correlacionadas aos direitos potestativos e subjetivos e aos tipos de ações.

4 Parte 1. O tempo e o Direito O passar do tempo como elemento de produção de efeitos jurídicos. Os efeitos do tempo nos diferentes campos do Direito: Penal, Civil, Processual... (o novo CPC e o art. 313: imediata suspensão) 1.2. O fenômeno extntvo e o fenômeno aquisitvo 1.3. A aplicação das regras da prescrição extntva à prescrição aquisitva (usucapião). Ex: interrupção e suspensão de prazos. A curiosa situação do USUCAPIÃO FAMILIAR (conjugal) CC A.

5 Art A, CC: Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou excompanheiro que abandonou o lar, utlizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. 1o O direito previsto no caput não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

6 Parte 2. A correlação entre a prescrição e a decadência e as diferentes origens dos Direitos (direito subjetvo e direito potestatvo). Conceituação dos direitos subjetvos e dos direitos potestatvos. Distnções e característcas de cada uma das categorias. Direitos subjetvos Conferem ao t tular a prerrogatva de exigir de alguém um comportamento Pretensão de exigir judicialmente o comportamento Direitos potestatvos Conferem ao t tular um poder de fazer produzir efeitos pela simples manifestação de vontade Não podem ser violados porque só dependem do ttular

7 Prescrição é a perda da pretensão de exigir de alguém (pessoa certa e determinada) um determinado comportamento (correlação com os direitos subjetvos patrimoniais e relatvos). Decadência é a perda de um direito que não foi exercido no tempo previsto na norma jurídica (correlação com os direitos potestatvos com prazos na norma). Superação do equívoco do CC/16 de que prescrição seria a perda do direito de ação. Art. 810, CPC: O indeferimento da medida não obsta a que a parte intente a ação, nem infui no julgamento desta, salvo se o juiz, no procedimento cautelar, acolher a alegação de decadência ou de prescrição do direito do autor.

8 Prescrição Perda de uma pretensão relatvos Parte 3. A prescrição e a sua estrutura. Decadência ou caducidade que não foi potestatvos com subjacente 3.1. Noções conceituais: exercido no tempo correlação prazo previsto para com os direitos previsto o seu exercício subjetivos patrimoniais e disponíveis Característcas Perda de um direito Direitos subjetvos patrimoniais e Direitos Interesse meramente partcular Interesse público Admissibilidade de renúncia à prescrição. Limites à renúncia: a) impossibilidade de prejuízo de credores; b) capacidade; c) inadmissibilidade de renúncia antecipada. Possibilidade de renúncia expressa ou tácita (judicial ou extrajudicial). Enunciado 295, Jornada: a possibilidade de reconhecer prescrição de ofcio não afeta a possibilidade de renúncia.

9 Art. 191, CC: A renúncia da prescrição pode ser expressa ou tácita, e só valerá, sendo feita, sem prejuízo de terceiro, depois que a prescrição se consumar; tácita é a renúncia quando se presume de fatos do interessado, incompatíveis com a prescrição. b. Prazos de ordem pública (impossibilidade de modifcação dos prazos prescricionais). A questão da acto nata e a contagem do início dos prazos. Enunciado 14, Jornada X STJ 278/229. O CDC 27. Art. 189, CC: Violado o direito, nasce para o ttular a pretensão, a qual se extngue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206.

10 Mário da Silva) STJ 229: O pedido do pagamento de indenização à seguradora suspende o prazo de prescrição até que o segurado tenha ciência da decisão. Art. 192, CC: Os prazos de prescrição não podem ser alterados por acordo das partes. c. Alegação a qualquer tempo ou grau de jurisdição. A questão do efeito translatvo. Admitndo efeito translatvo nos recursos: STJ, AgRg no REsp /PR, Contra, inadmitndo efeito translatvo: STJ, AgRg nos EREsp /SP

11 d) Suspensão e interrupção prazal. Distnção entre suspensão e interrupção de prescrição. Causas suspensivas (não judiciais) e causas interruptvas (judiciais). Aplicação na união estável (Jornada 296). As exceções previstas no CC 202. A regra contra non valentem agere non currit praescripto (possibilidade de suspensão/interrupção da prescrição por caso fortuito ou força maior, quando o ttular não pode atuar, ex: AVC e coma).

12 CAUSAS SUSPENSIVAS DE PRESCRIÇÃO Art. 197, CC: Não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. Art. 198, CC: Também não corre a prescrição: I - contra os incapazes de que trata o art. 3º; II - contra os ausentes do País em serviço público da União, dos Estados ou dos Municípios; III - contra os que se acharem servindo nas Forças Armadas, em tempo de guerra. Art. 199, CC: Não corre igualmente a prescrição: I - pendendo condição suspensiva; II - não estando vencido o prazo; III - pendendo ação de evicção.

13 CAUSAS INTERRUPTIVAS DA PRESCRIÇÃO Art. 202, CC: A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condições do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentação do Título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. A interrupção ocorre mesmo que a decisão extntva não aprecie o mérito da causa (TST 268 e STJ 106).

14 STJ 106: Proposta a ação no prazo fixado para o seu exercício, a demora na citação, por motivos inerentes ao mecanismo da Justiça, não justifica o acolhimento da arguição de prescrição ou decadência. TST 268: A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relação aos pedidos idênticos.

15 A questão da retomada da contagem do prazo suspenso ou interrompido. Causas suspensivas Causas interruptvas judiciais Causas interruptvas não judiciais (protesto cambial e confssão de dívida) Retomada da contagem a partr da data em que cessar a causa que originou Retomada da contagem da prátca do últmo ato do processo (coisa julgada) Retomada da contagem a partr do dia seguinte à prátca do ato A prescrição da pretensão executva no mesmo prazo (STF 150). A matéria tratada no novo CPC e as regras do cumprimento de sentença.

16 STF 150: Prescreve a execução no mesmo prazo de prescrição da ação.. A regra da interrupção única e a sua harmonização com o Direito Processual. A questão da excepcional admissibilidade da prescrição intercorrente (Lei de Execuções Fiscais, art. 40 e STJ, REsp /SP). Inaplicabilidade na Justça do Trabalho (TST 114).

17 TST 114: É inaplicável na Justiça do Trabalho a prescrição intercorrente. Conhecimento de ofcio pelo juiz (CPC 219, 5º e novo CPC 487, II). Somente para direitos indisponíveis? A questão no novo CPC, art. 10 (proibição de decisões surpresa e violação da boa-fé objetva).

18 Exigência do STJ de prévia intmação das partes (STJ, REsp /RJ). Inadmissibilidade na Justça do Trabalho. CPC/73 219, 5º: 5º - O juiz pronunciará, de ofício, a prescrição. Novo CPC 487, II: Art Haverá resolução de mérito quando o juiz: II decidir, de ofcio ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição; 3.4. Prescrição e exceção substancial (CC 190). A prescrição como espada e a exceção substancial como escudo.

19 CC 190: A exceção prescreve no mesmo prazo em que a pretensão. 4. A decadência e a sua estrutura 4.1. Noções conceituais. Correlação com os direitos potestatvos Característcas a) Impossibilidade de renúncia b) Prazos de ordem pública. Impossibilidade de modifcação dos prazos decadenciais. c) Momento de alegação. A qualquer tempo ou grau de jurisdição. d) Impossibilidade de suspensão e interrupção. Exceções: CC 208 e CDC 26 e 27. e) Conhecimento de ofcio pelo juiz

20 4.3. Espécies de decadência no Código Civil de 2002 (a decadência legal e a convencional). Decadência convencional e a impossibilidade de conhecimento de ofcio e a possibilidade de renúncia. Não fuência do prazo de decadência legal enquanto pendente uma decadência convencional (CC 446). CC 211: Se a decadência for convencional, a parte a quem aproveita pode alegá-la em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação. CC 446: Não correrão os prazos do artigo antecedente na constância de cláusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadência.

21 Prescrição Decadência condenatória). Ações Possibilidade declaratórias: de renúncia imprescritíveis Impossibilidade de renúncia Ações Prazos constitutivas: de ordem prazos decadenciais, pública, Prazos quando previstos de ordem pública, Ações insuscetveis condenatórias: prazos alteração prescricionais pelas insuscetveis de alteração pelas partes partes, exceto quando se tratar de decadência convencional Alegação nas vias ordinárias Alegação nas vias ordinárias (qualquer grau de jurisdição), salvo (qualquer grau de jurisdição), salvo no caso de efeito translatvo no caso de efeito translatvo Admissibilidade de suspensão e de interrupção Possibilidade de conhecimento de ofcio pelo juiz Inadmissibilidade de suspensão e de interrupção (exceção: CC 208 e CDC 26 e 27), salvo quando se tratar de decadência convencional Obrigatoriedade de conhecimento de ofcio pelo juiz, exceto quando se tratar de decadência convencional

22 5. Prescrição e decadência e os diferentes tpos de ação (declaratória, consttutva e condenatória). Ações declaratórias: imprescritveis Ações consttutvas: prazos decadenciais, quando previstos Ações condenatórias: prazos prescricionais Ações meramente declaratórias Ações consttutvas Não se extnguem (sem decadência ou prescrição) Prazos decadenciais, se existrem. Não havendo prazo, não se extnguem Exs: investgação de paternidade (STF 150) e usucapião Exs: anulação de negócio jurídico (CC 178) e divórcio Ações condenatórias Prazos prescricionais Exs: cobrança, indenizatórias e execução de alimentos

23 CC 179: Quando a lei dispuser que determinado ato é anulável, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação, será este de dois anos, a contar da data da conclusão do ato. CC 496: É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido. CC 205: A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

24 PRAZOS PRESCRICIONAIS (AÇÕES CONDENATÓRIAS) Prazo de 1 ano Prazo de 2 anos Prazo de 3 anos Prazo de 4 anos Prazo de 5 anos Prazo de 10 anos Ex: cobrança de seguro Ex: execução de alimentos Ex: ações indenizatórias, por danos morais ou materiais Ex: ações de prestações de contas contra tutor ou curador Ex: ações de cobrança, em geral Ex: ações de petção de herança ou de sonegados CC 745: Em caso de informação inexata ou falsa descrição no documento a que se refere o artigo antecedente, será o transportador indenizado pelo prejuízo que sofrer, devendo a ação respectiva ser ajuizada no prazo de cento e vinte dias, a contar daquele ato, sob pena de decadência.

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado:

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado: Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 14 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (continuação) (5) Quanto

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde Súmula 278 do STJ - O termo inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laboral.

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Generalidades sobre a Prescrição Extintiva Regulada pelo Código Civil Carmen Ferreira Saraiva* Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos/MG; Especialista em Direito Tributário

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Prescrição Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NOÇÕES GERAIS SOBRE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA O decurso de tempo é fato natural capaz de criar

Leia mais

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1- Conceito: texto 2 - Fundamentos: 3 - Espécies: 3.1. Extintiva (especial ou liberatória): 3.2. Intercorrente: 3.3. Aquisitiva: 3.4. Ordinária: texto 4 - Causas de Impedimento

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA a e a decadência são institutos fundados na pacificação social, na certeza e na segurança

Leia mais

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Sumário Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Capítulo II Da Prescrição 3. A prescrição como extinção da pretensão

Leia mais

Continuação de elementos acidentais:

Continuação de elementos acidentais: Continuação de elementos acidentais: b. TERMO: é a cláusula que subordina o efeito do negócio jurídico a um evento futuro e certo. É a característica que difere do elemento condição. Termo inicial/suspensivo/dies

Leia mais

Prescrição e decadência

Prescrição e decadência DIREITO CIVIL Professor Dicler A prescrição representa a perda da ação e da exceção (defesa) em razão do decurso de tempo. Tem como fundamento a paz social e a segurança jurídica que ficariam comprometidos

Leia mais

Ponto 09 Prescrição Intercorrente:

Ponto 09 Prescrição Intercorrente: Curso/Disciplina: Direito Civil (parte geral) Prescrição e Decadência / 2017 Aula: Parte Geral (Fatos Jurídicos - Prescrição e Decadência) / Aula 04 Professor: Rafael da Mota Monitora: Kelly Silva Aula

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Aula 14 Da Prescrição e Decadência: Por Marcelo Câmara

Aula 14 Da Prescrição e Decadência: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Introdução: O Grande objetivo do estabelecimento dos institutos da prescrição e da decadência diz respeito `a pacificação social. Pois, inexistentes, as pretensões, e por assim dizer

Leia mais

- PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) -

- PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 15 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Prescrição e Decadência - PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) - Art. 206. Prescreve: 1

Leia mais

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA No Código Civil de 1916, as regras não eram claras. A lei não fazia uma distinção perfeita do que era prescrição e do que era decadência. Houve também algumas mudanças no Código

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Definição a) Prescrição perda da exigibilidade judicial de um direito (pretensão), em consequência de não ter sido exigido pelo credor ao devedor durante certo lapso de tempo art.

Leia mais

Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/ Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6. Impedimento e Suspensão da Prescrição...

Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/ Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6. Impedimento e Suspensão da Prescrição... SUMÁRIO Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/15...6 Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6 Impedimento e Suspensão da Prescrição...7 Interrupção da Prescrição (Zerar Cronômetro)...8

Leia mais

MINI-CURSO: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NA ESFERA CÍVEL I JORNADA INTEGRADA: CULTURA EMPRESARIAL

MINI-CURSO: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NA ESFERA CÍVEL I JORNADA INTEGRADA: CULTURA EMPRESARIAL MINI-CURSO: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NA ESFERA CÍVEL I JORNADA INTEGRADA: CULTURA EMPRESARIAL Prof. Me. Eduardo Hoffmann 1ª QUESTÃO O que é a prescrição e a decadência? PRELÚDIO A prescrição e a decadência

Leia mais

Direito Civil. Prof. Christiano Cassettari. Negócio Jurídico, Prescrição e Decadência

Direito Civil. Prof. Christiano Cassettari. Negócio Jurídico, Prescrição e Decadência Plano da Eficácia (efeitos): Negócio Jurídico, Prescrição e Decadência Artigo 2035 do CC/2002 1 : deve-se levar em consideração sempre a lei vigente do tempo pra produção dos efeitos do negócio jurídico.

Leia mais

Prescrição e Decadência Aula 01

Prescrição e Decadência Aula 01 Curso/Disciplina: Direito Civil (Parte Geral) Aula: e 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Ítalo Albanês Oliveira Bernardo e Aula 01 1. Introdução e O tema e gera bastantes discussões no meio acadêmico.

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO

ASPECTOS RELEVANTES DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO ASPECTOS RELEVANTES DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO Autora: Sandra Cristina Floriano Pereira de Oliveira Sanches, a autora é procuradora do município de Diadema, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo

Leia mais

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei.

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. 24 - PRESCRIÇÃO Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. Não põe fim a ação, pois o termo ação tem sentido amplo.

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS Prescription and decay of the laws Carolina Ricetti Bonat¹ Claynice Andrea Rodrigues Lima² Fernando do Rego Barros Filho³ RESUMO: Este artigo apresenta o trabalho de pesquisa

Leia mais

DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL 1. DO CONCEITO E JUSTIFICATIVA DA PRESCRIÇÃO 2. DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL

DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL 1. DO CONCEITO E JUSTIFICATIVA DA PRESCRIÇÃO 2. DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL José da Silva Pacheco SUMÁRIO: 1. Do conceito e justificativa da prescrição. 2. Da prescrição em face do novo Código Civil. 3. Da renúncia da prescrição. 4. Da

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL 1. Introdução O exercício de um direito não pode ficar pendente de forma indefinida no tempo. O titular deve exercê-lo dentro de um determinado prazo, pois o direito

Leia mais

Direito Civil. Bens, Prescrição e Decadência

Direito Civil. Bens, Prescrição e Decadência Direito Civil Bens, Prescrição e Decadência Bens Conceito Tudo aquilo que é desejado pelo homem com intuito de atender seus interesses. Classificação a) Bens imóveis: são os que não podem ser transportados

Leia mais

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei.

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. 24 - PRESCRIÇÃO Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. Não põe fim a ação, pois o termo ação tem sentido amplo.

Leia mais

Direito Civil. Conceito Decadência. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Conceito Decadência. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Conceito Decadência Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) PRESCRIÇÃO Prescrição era na teoria antiga, prescrição da ação, até

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 3. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 3. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 3 Profª. Eliane Conde - NORMAS ESPECÍFICAS DO DIREITO DO TRABALHO: EMPREGADOS URBANOS E RURAIS, conforme previsto no inciso XXIX do art. 7 da Constituição Federal, o prazo de

Leia mais

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Introdução: A origem da palavra decadência vem do verbo latino cadere, que significa cair. A decadência atinge diretamente o direito em razão também da desídia do titular durante certo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Profª. Eliane Conde Conceito: A prescrição e a decadência são institutos que decorrem da projeção de efeitos jurídicos pelo decurso do tempo. A prescrição e a decadência surgem pela

Leia mais

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes:

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes: 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO A prescrição foi inserida na legislação brasileira no código comercial de 1950. Hoje não há mais distinção

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Prescrição e decadência: noções gerais Existem várias formas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 PRESCRIÇÃO CONTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Parte IV Interrupção da prescrição Prof. Marcello Leal 1 Interrupção da CTN, Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DECADÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO DECADÊNCIA A decadência é uma causa extintiva de direito pelo seu não exercício no prazo estipulado por lei. É a perda de um direito potestativo

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência. Tópicos Especiais em Direito Civil

5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência. Tópicos Especiais em Direito Civil 5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência Tópicos Especiais em Direito Civil Prescrição e Decadência Para compreender realmente a distinção entre a prescrição e decadência é preciso uma noção prévia

Leia mais

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES www.masterjuris.com.br Art. 7º, XXIX DA CF. ART. 11 DA CLT. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA Prof. Antero Arantes Martins Prescrição A prescrição é instituto de interesse social, na medida que o direito tem como finalidade a paz social, e a

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Casamento Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Variedade do regime de Bens: - Comunhão Parcial

Leia mais

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO 2015 EDITORA S UMÁRIO Introdução... 13 CAPÍTULO 1 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL 1.1. Da Prescrição... 17 1.2. Do Instituto da prescrição... 18 1.3. Dos Requisitos

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DIREITO DO TRABALHO II. Aula 7 Prescrição e decadência

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DIREITO DO TRABALHO II. Aula 7 Prescrição e decadência Aula 7 Prescrição e decadência Conteúdo Programático desta aula Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras especiais: anotação da carteira de trabalho, menor,

Leia mais

USUCAPIÃO. Prof. Douglas Phillips Freitas

USUCAPIÃO. Prof. Douglas Phillips Freitas USUCAPIÃO CONJUGAL Prof. Douglas Phillips Freitas www.douglasfreitas.adv.br NOVA MODALIDADE Art. 1240-A (CC). Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 Prescrição e Decadência DECADÊNCIA Prazo para formalizar

Leia mais

Novo Código de Processo Civil: alterações para a Prescrição e a Decadência

Novo Código de Processo Civil: alterações para a Prescrição e a Decadência O novo CPC e o Direito Civil: diálogos e repercussões Gabriele Tusa Advogado militante; Mestre e Doutor em Direito Civil pela USP; Professor convidado de pósgraduação da GV-LAW, PUC/COGEAE e EPD; Coordenador

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade Usucapião É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada Tem como fundamento a função social da propriedade!1 Requisitos da posse ad usucapionem Posse com intenção de dono (animus

Leia mais

PÓS GRAUDUAÇÃO CIVIL. USUCAPIÃO Prof. Sang Duk Kim

PÓS GRAUDUAÇÃO CIVIL. USUCAPIÃO Prof. Sang Duk Kim PÓS GRAUDUAÇÃO CIVIL USUCAPIÃO Prof. Sang Duk Kim Introdução Transforma uma situação de fato (posse) em uma situação de direito (propriedade) É também conhecido por prescrição aquisitiva (Pontes de Miranda)

Leia mais

T E O R I A GERAL DO DIREITO CIVIL

T E O R I A GERAL DO DIREITO CIVIL ROTEIRO DE AULA Ponto 09 Fatos Jurídicos e Prescrição/Decadência 1. Fatos Jurídicos Fato Comum É toda ação humana ou fato da natureza que não gera reflexos no Direito. Fato Jurídico É todo fato ao qual

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Me. Adeilson Freitas

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Me. Adeilson Freitas PRESCRIÇÃO TRABALHISTA Prof. Me. Adeilson Freitas contato@adeilsonfreitas@adv.br www.adeilsonfreitas.adv.br OBJETIVO DA PRESCRIÇÃO Determinar um lapso temporal para que o detentor do direito possa exercê-lo

Leia mais

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15 SUMÁRIO Finalidade da ação de prestação de contas...... 1 Finalidade. Acerto de negócio jurídico. Saldo... 1 Pretensão do autor com tal ação... 2 Medida cautelar de guarda e educação dos filhos, regulado

Leia mais

O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários

O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários FLÁVIO TARTUCE Advogado, consultor jurídico e parecerista; Doutor em Direito Civil e graduado pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Civil

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL PESSOA NATURAL Capacidade Jurídica 1 Conceito de pessoa natural Conceito de personalidade (jurídica ou civil) (patrimonial) (existencial) Conceito de capacidade 2 COMPREENDENDO A SISTEMÁTICA DO CÓDIGO

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Atualizada com a Lei 13.467/2017 INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Responsabilidade Objetiva e Subjetiva / Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Aspectos materiais Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho Twitter @ralphomonteiro Instagram @ralphobarrosmonteiro Facebook: Ralpho de Barros Monteiro Filho Canal no You Tube: Detona

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Há possibilidade de redação de duas peças processuais: Opção 1: mandado de segurança contra ato do agente fiscal estadual, perante a Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Opção

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Citação Parte 3 Prof(a). Bethania Senra 5. Local da citação: CPC, art. 243. A citação poderá ser feita em qualquer lugar em que se encontre o réu, o executado ou o interessado.

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Nulidades dos Atos Processuais Tatiana Leite Guerra Dominoni* NOÇÕES GERAIS Art. 794 da CLT: Nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidade quando

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Lei 13.467/2017 INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.419.386 - PR (2013/0385176-5) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO S/A ADVOGADO : ÂNGELA MARIA SANCHEZ E SILVA E OUTRO(S) - PR013907 RECORRIDO

Leia mais

Direito do Trabalho. Prescrição e Decadência

Direito do Trabalho. Prescrição e Decadência Direito do Trabalho Prescrição e Decadência Prescrição Prescrição é a perda do direito de pleitear em juízo um determinado direito, em virtude do transcurso de um período de tempo previsto em lei. Prescrição

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

Formação, suspensão e extinção do processo

Formação, suspensão e extinção do processo Formação, suspensão e extinção do processo Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios norteadores da formação do processo Art. 2 o O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 04/10/2017. Pacto antenupcial para o regime da comunhão parcial de bens. No que tange o regime de comunhão

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO DO CONCEITO DE USUCAPIÃO Conceito: Usucapião é modo de aquisição da propriedade (ou outro direito real), que se dá pela posse continuada, durante lapso temporal, atendidos os requisitos de lei. LOCALIZAÇÃO

Leia mais

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos DIREITO CIVIL IV AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião Prof. Ms. Luane Lemos Modos de aquisição da propriedade imobiliária Registro de título Acessões imobiliárias Usucapião 3.1 Conceito e natureza

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Indaga-se: qual o prazo extintivo para a constituição do crédito tributário, na hipótese de a Fazenda Pública estar

Leia mais

Ações de locação e o novo CPC

Ações de locação e o novo CPC Ações de locação e o novo CPC ANSELMO PRIETO ALVAREZ Procurador do Estado de São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da (PUC/SP); Pós-doutor pela Universidade de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR TUTELA CAUTELAR Artigo 305 ao 310 do Código de Processo Civil 1 1. Conceito de tutela cautelar Espécies de tutela provisória cautelar 1. Tutela provisória cautelar em caráter antecedente (Artigos 303,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Sumário ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CAPÍTULO I Da jurisdição arts. 1º e 2º CAPÍTULO II Da ação arts. 3º a 6º CAPÍTULO I Da capacidade processual arts. 7º a 13 LIVRO I DO PROCESSO DE

Leia mais

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA VOLUNTÁRIA

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA VOLUNTÁRIA DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA VOLUNTÁRIA A disciplina de Direito Processual Civil não era, antigamente, muito habitual nos editais, mas, hoje em dia, ela está sendo muito utilizada

Leia mais

Aula 81. Citação (Parte II):

Aula 81. Citação (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Citação (Parte II): Pessoalidade. Local. Impedimentos. Efeitos / 81 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 81 Citação

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Competência Ação anulatória e a ação de embargos A ação anulatória, para o STJ, poderá ser utilizada antes, durante a execução fiscal e

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

Conteúdo Programático desta aula. Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras

Conteúdo Programático desta aula. Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras Aula 10: Prescrição e decadência: Conteúdo Programático desta aula Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras especiais: anotação da carteira de trabalho,

Leia mais

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro Direito Civil DICAS PARA A PROVA TJ-SC LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB) 1ª Lei geral, aplicável a todas as normas. (Dto

Leia mais

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência.

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Ponto 13 do plano de ensino Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Efeitos da Condenação Art. 91/92 Condenação 1 Efeitos da Condenação

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 27 Prescrição e Decadência Continuação da aula 26... - Prescrição

Leia mais

Aluno: Esta atividade de fixação possui 20 (vinte e duas) questões de múltipla escolha e do estilo CERTO ou ERRADO, cada qual com apenas uma assertiva a ser assinalada como resposta (a, b, c d, e; ou CERTO

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais