DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Antero Arantes Martins

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Antero Arantes Martins"

Transcrição

1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA Prof. Antero Arantes Martins

2 Prescrição A prescrição é instituto de interesse social, na medida que o direito tem como finalidade a paz social, e a certeza das relações jurídicas, não sendo interessante se manter indefinidamente as relações jurídicas do passado. Não houvesse a prescrição, qualquer pessoa que participasse de uma relação jurídica deveria manter-se em constante vigilância, mantendo documentos sob sua guarda, etc... A incerteza também adviria da longínqua prova que pereceria, e da própria falta de

3 Prescrição Segundo Camara Leal, prescrição é a extinção de uma ação ajuizável, em virtude da inércia de seu titular durante um certo lapso de tempo, na ausência de causas preclusivas de seu curso.

4 Prescrição Uma ação exercitável: isto porque a ação é o objeto da prescrição. Não havendo ação, não há que se falar em prescrição; Inércia do seu titular: é a causa eficiente da prescrição. Continuidade da inércia por certo lapso de tempo (prazo): é o fator operante da prescrição. O que o ordenamento jurídico quer afastar é a inércia prolongada e não a passageira. Inexistência de fato ou ato que impeça, interrompa ou suspenda o curso do prazo prescricional.

5 Prescrição Regras Gerais. A contagem dos prazos se faz pelas regras do prazo processual, ou seja, despreza-se o dia do fato e inclui-se o último. O início da contagem se dá com a actio nata, ou seja, a partir do momento em que nasceu o direito de ação.

6 Prescrição No direito do trabalho, os prazos prescricionais estão previstos no art. 7º, inciso XXIX da Constituição Federal. Prescrevem em 5 anos os direitos do contrato de trabalho em exercendo-se o direito de ação no prazo de 02 anos. São cumulativos e não independentes, ou seja, os dois prazos correm simultaneamente.

7 Prescrição O prazo prescricional foi aumentado pelo art. 7º, inciso XXIX da Constituição Federal, mas não retroage para alcançar direitos já prescritos sob a égide do art. 11 consolidado (Súmula 308 do C. TST). Não prescreve a ação reclamar de ausência de anotação na CTPS (Art. 11, 1º, CLT), para fins de prova junto a previdência social; Prazo para soma dos contratos de trabalho se inicia quando do término do último (Súmula 156 do C. TST).

8 Prescrição Prescrição: Sentença normativa, ainda que sem efeito devolutivo ao RO conta-se do trânsito em julgado (Súmula 350 do C. TST). Complementação de aposentadoria: Parcela nunca paga prescreve em 02 anos e a prescrição é total. (Súmula 326 do C. TST). Complementação de aposentadoria: diferenças de parcelas pagas prescreve em 02 anos e é parcial. (Súmula 327 do C. TST).

9 Prescrição Alteração contratual. Ainda que versem sobre parcelas sucessivas, em se tratando de ato único do empregador (supressão) de direito não amparado em Lei, a violação é única e a prescrição é total (Súmula 294 do C. TST). Se a parcela é também garantida em Lei, então a prescrição é parcial. Este entendimento foi incorporado no parágrafo segundo do art. 11 da CLT pela Lei /2017 (Reforma Trabalhista).

10 Prescrição Empregados domésticos: a norma específica nada prescreve. O art. 7º, parágrafo único não estendeu expressamente o inciso XXIX aos domésticos. O art. 11 da CLT não é aplicável por força do art. 7º, alínea a consolidado. A doutrina entende, por analogia aplicável o prazo constitucional, havendo controvérsias. (Alguns sustentam a permanência do art. 11 da CLT e outros ao prazo de cinco anos do Código Civil

11 Prescrição FGTS. Enquanto Verba Principal. A prescrição era trintenária, respeitados os dois anos do término do contrato. Súmula nº 362 do C. TST. Entretanto, o STF declarou a inconstitucionalidade deste prazo, firmando a prescrição de 05 anos, a contar, entretanto, da data da decisão. Modulação a partir de 14/11/ anos ou 05 anos, o que ocorrer primeiro. A partir de 14/11/2019, portanto, será sempre de 05 anos. FGTS.Enquanto verba acessória A prescrição é qüinqüenal, acompanhando a prescrição da verba principal. Súmula 206 do C. TST.

12 Prescrição. C. TST pacificou entendimento no sentido de que: Para as ações propostas antes de 31/12/2004 aplica-se a prescrição civil, com a regra de transição do art do Código Civil. Para as ações propostas após 01/01/2005, aplica-se a prescrição trabalhista de cinco anos com dois anos da extinção do contrato de trabalho: No curso do contrato 05 anos; Extinto o contrato 02 anos. Não há prazo bienal com o contrato vigente. Atenção especial à aposentadoria por invalidez que SUSPENDE o contrato de trabalho e não extingue.

13 Prescrição. Início da contagem É praticamente unânime o entendimento na Justiça do Trabalho pela aplicabilidade da Súmula 278 do C. STJ: O termo inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laboral. Vamos atualizar para ciência inequívoca do dano, posto que nem sempre o dano é a perda da capacidade laborativa.

14 Prescrição. Início da contagem Se é praticamente certo que o termo a quo da contagem do prazo é a ciência inequívoca do dano, existe muita controvérsia a respeito de quando esta ciência inequívoca acontece. Data do acidente; Data da emissão da CAT; Data da concessão do auxílio-doença acidentário; Data da concessão do auxílio acidente ou aposentadoria por invalidez; Data da propositura de ação na Justiça Comum para postular auxílio acidente ou aposentadoria por invalidez; Data do laudo na ação supra; Data do trânsito em julgado da ação supra; Outros.

15 Prescrição. Início da contagem O prazo pode ser diferente para os diversos tipos de danos. Exemplo: Data do acidente para o dano estético. Data da concessão do auxílio acidente ou aposentadoria por invalidez para o dano material.

16 Prescrição. Causas interruptivas Causas interruptivas: São fatos que inutilizam a prescrição iniciada, não permitem o curso desta enquanto perdurarem (se for ato complexo) e fazem com que o prazo se reinicie do zero quando cessarem seus efeitos. Algumas causas interruptivas da prescrição: Cessação da violação do direito; Reconhecimento da dívida pelo devedor; Qualquer ato do titular do direito reclamando o seu direito (art. 172, I a V); Interpelações, notificações judiciais; Atos, ainda que extrajudiciais, que inequivocamente demonstrem reconhecimento do direito. (exemplo: pagamento parcial; pedido de mais prazo, etc).

17 Prescrição. Causas interruptivas Legitimidade: Pode interromper a prescrição, ordinariamente, o credor. Podem ainda interromper a prescrição o seu representante legal (exceto dos absolutamente incapazes) e o terceiro com interesse legítimo. Este interesse pode ser jurídico, econômico ou moral. (Exemplo: o credor do credor; o fiador do credor, etc). Efeitos: Em regra geral, a interrupção somente aproveita ao credor que lhe promove e somente afeta o devedor contra a qual o ato foi dirigido. Nas obrigações solidárias, ativas ou passivas, entretanto, a interrupção por um dos co-credores aproveita aos demais e aquela dirigida a um dos co-devedores afeta a todos os demais. Entretanto, não sendo indivisível a obrigação, a interrupção operada contra um dos herdeiros do devedor solidário não alcança os demais herdeiros nem os demais devedores.

18 Prescrição TRT02: Súmula 35 - Prescrição bienal e quinquenal - Interrupção. Ação arquivada ou extinta. (Res. TP nº 04/ DOEletrônico 04/08/ Republicada por erro material) A ação ajuizada anteriormente, extinta ou arquivada, interrompe os prazos prescricionais de dois anos e de cinco anos, quanto aos pedidos idênticos. Conta-se o prazo quinquenal pretérito, a partir do ajuizamento da primeira ação e o novo prazo bienal futuro, a partir de seu arquivamento ou trânsito em julgado da decisão que TST: Súmula Prescrição. Interrupção. Ação trabalhista arquivada (Res. 1/1988, DJ Nova redação - Res. nº 121/2003, DJ ) A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relação aos pedidos idênticos.

19 Prescrição. Causas interruptivas Art. 202 DO CÓDIGO CIVIL: A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á: (...) LOGO: A segunda reclamação trabalhista arquivada não interrompe a prescrição para interposição da terceira?

20 Prescrição. Causas interruptivas Art. 11, 3 o A interrupção da prescrição somente ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, mesmo que em juízo incompetente, ainda que venha a ser extinta sem resolução do mérito, produzindo efeitos apenas em relação aos pedidos idênticos Questão para o somente. E as demais hipóteses de interrupção da prescrição do art. 202 do Código Civil. Parece aplicável supletivamente. Discutir aplicação supletiva de subsidiária

21 Prescrição. Causas impeditivas. São circunstâncias que impedem o início do curso do prazo prescricional. Tem fundamento em circunstâncias ligadas ao Estado da pessoa, à sua condição familiar ou à razões de confiança, amizade e motivos de ordem moral. Algumas causas impeditivas da prescrição: Contra o absolutamente incapaz; Entre cônjuges; Entre ascendente e descendente, na vigência do pátrio poder; Entre tutor e tutelado, curador e curatelado;

22 Prescrição. Causas Suspensivas. São circunstâncias que paralisam, temporariamente, o curso do prazo prescricional. Superado o fato suspensivo, a contagem do prazo recomeça, aproveitandose a contagem anterior. Tem como fundamento circunstâncias especiais e objetivas vivenciadas pelo titular do direito.

23 Prescrição. Causas Suspensivas. Algumas causas suspensivas da prescrição: Estar ausente do Brasil, no exterior, a serviço União, Estado ou Município; Servindo a armada nos tempos de guerra; Em regra, a prescrição iniciada contra uma pessoa continua a contar contra seu herdeiro. Entretanto, se o herdeiro for absolutamente incapaz (menor), esta suspenso o prazo.

24 Prescrição. Causas Suspensivas Auxílio-doença. Aposentadoria por invalidez. Suspensão do contrato de trabalho. Prescrição. Contagem. (Divulgada em 19/04/2010 e publicada DeJT ) A suspensão do contrato de trabalho, em virtude da percepção do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez, não impede a fluência da prescrição quinquenal, ressalvada a hipótese de absoluta impossibilidade de acesso ao Judiciário.

25 Prescrição. Intercorrente. CLT: Art. 884, 1º - A matéria de defesa será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da divida. STF: SÚMULA Nº 327: O DIREITO TRABALHISTA ADMITE A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. TST: SÚMULA Nº 114 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e É inaplicável na Justiça do Trabalho a prescrição intercorrente.

26 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. INEXISTENTE X Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. INEXISTENTE X 1 o A fluência do prazo prescricional intercorrente iniciase quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução. INEXISTENTE X 2 o A declaração da prescrição intercorrente pode ser requerida ou declarada de ofício em qualquer grau de jurisdição.

27 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. Fim da discussão entre a Súmula 327 do E. STF e a 114 do C. TST. Aplica-se a prescrição intercorrente. Harmonia com o art. 884, 1º da CLT. 1 o A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução. Caberá ao advogado atenção para não deixar cumprir determinação. Ausência de

28 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. Ausência de bens? Combinar com o art. 774, V do CPC. Art Considera-se atentatória à dignidade da justiça a conduta comissiva ou omissiva do executado que: [...] V - intimado, não indica ao juiz quais são e onde estão os bens sujeitos à penhora e os respectivos valores, nem exibe prova de sua propriedade e, se for o caso, certidão negativa de ônus. É dever do devedor indicar quais são e onde estão os bens sujeitos à penhora e não do credor. Logo, não se pode falar que o exequente deixou de cumprir determinação judicial 2 o A declaração da prescrição intercorrente pode ser requerida ou declarada de ofício em qualquer grau de jurisdição. Fim de outra discussão. É possível a declaração de prescrição de ofício no processo do trabalho. Vale também para as outras ou só para a intercorrente? Em qualquer grau de jurisdição? Inclusive TST e STF? Penso que não. Prescrição é matéria de fato.

29 Prescrição Sendo, portanto, a prescrição, instituto de interesse público, podemos dizer que: As partes não podem declarar imprescritíveis quaisquer direitos; os prazos prescricionais não podem ser aumentados pelas partes; antes de consumada, a parte não pode renunciar à prescrição. Ainda assim, somente poderá fazê-lo se não houver prejuízo a terceiros. A prescrição poderá ser alegada em qualquer instância ou fase do processo. Não pode, entretanto, ser alegada nos chamados recursos extraordinários (recurso de revista, recurso especial e recurso extraordinário) porque é matéria de fato. Não pode igualmente ser alegada em execução, exceto se superveniente à sentença transitada em julgado. Não alegando ocorre a renúncia tácita. O TST entende que a prescrição não pode ser declarada de ofício. Jurisprudência e IN 39, salvo se for a intercorrente.

30 Decadência. DECADÊNCIA é a perda da oportunidade de implementar um direito, pelo transcurso do prazo dentro do qual poderia ter sido exercitado. DECADÊNCIA afeta os direitos potestativos ou formativos = faculdade de criar, modificar ou extinguir uma relação jurídica unilateralmente, sem a colaboração ou concorrrência da outra parte, que sofre os efeitos decorrentes desse exercício. Há o perecimento de um direito potestativo: o direito potestativo perde sua eficácia, pelo transcurso do tempo em que poderia ter sido exercitado. OS DIREITOS POTESTATIVOS são direitos sem pretensão, pois são insuscetíveis de violação, já que a eles não se opõe um dever de quem quer que seja, mas uma simples SUJEIÇÃO (José Carlos Barbosa Moreira)

31 Decadência. Pode ser declarada pelo Juízo ex officio e em qualquer grau de jurisdição. Sendo de ordem pública é irrenunciável. O prazo decadencial não se interrompe ou suspende e corre contra todos, inclusive contra aqueles que a prescrição não corre. O prazo decadencial só é impedido pelo efetivo uso da ação, antes de seu termo.

32 Decadência. No Processo do Trabalho os prazos decadenciais mais importantes são: Inquérito Judicial para apuração da falta grave: 30 dias da suspensão; Mandado de Segurança: 120 dias da ciência do ato atacado art. 18 da Lei 1.533/51; Ação rescisória: 02 anos contados do trânsito em julgado da última decisão proferida nos autos, seja ela de mérito ou não.

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Responsabilidade Objetiva e Subjetiva / Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES www.masterjuris.com.br Art. 7º, XXIX DA CF. ART. 11 DA CLT. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde Súmula 278 do STJ - O termo inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laboral.

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Definição a) Prescrição perda da exigibilidade judicial de um direito (pretensão), em consequência de não ter sido exigido pelo credor ao devedor durante certo lapso de tempo art.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) PRESCRIÇÃO Prescrição era na teoria antiga, prescrição da ação, até

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 3. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 3. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 3 Profª. Eliane Conde - NORMAS ESPECÍFICAS DO DIREITO DO TRABALHO: EMPREGADOS URBANOS E RURAIS, conforme previsto no inciso XXIX do art. 7 da Constituição Federal, o prazo de

Leia mais

Aula Prática de Prescrição

Aula Prática de Prescrição LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Aula Prática de Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante

Leia mais

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Me. Adeilson Freitas

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Me. Adeilson Freitas PRESCRIÇÃO TRABALHISTA Prof. Me. Adeilson Freitas contato@adeilsonfreitas@adv.br www.adeilsonfreitas.adv.br OBJETIVO DA PRESCRIÇÃO Determinar um lapso temporal para que o detentor do direito possa exercê-lo

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DECADÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO DECADÊNCIA A decadência é uma causa extintiva de direito pelo seu não exercício no prazo estipulado por lei. É a perda de um direito potestativo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Profª. Eliane Conde Conceito: A prescrição e a decadência são institutos que decorrem da projeção de efeitos jurídicos pelo decurso do tempo. A prescrição e a decadência surgem pela

Leia mais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais

Direito do Trabalho. Prescrição e Decadência

Direito do Trabalho. Prescrição e Decadência Direito do Trabalho Prescrição e Decadência Prescrição Prescrição é a perda do direito de pleitear em juízo um determinado direito, em virtude do transcurso de um período de tempo previsto em lei. Prescrição

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Atualizada com a Lei 13.467/2017 INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Lei 13.467/2017 INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO. PARTES. INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. LITISCONSÓRCIO Prof. Antero Arantes Martins AULA 4 PRESCRIÇÃO PARTE 1 Prescrição. Introdução. A prescrição é um fato jurídico,

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO. PARTES. INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. LITISCONSÓRCIO Prof. Antero Arantes Martins AULA 4 PRESCRIÇÃO PARTE 1 Prescrição. Introdução. A prescrição é um fato jurídico,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof. Antero Arantes Martins (Aulas 38 20/02/2019)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof. Antero Arantes Martins (Aulas 38 20/02/2019) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof. Antero Arantes Martins (Aulas 38 20/02/2019) PRESCRIÇÃO Prescrição é a perda do direito de ação ocasionada

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Prescrição Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NOÇÕES GERAIS SOBRE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA O decurso de tempo é fato natural capaz de criar

Leia mais

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Sumário Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Capítulo II Da Prescrição 3. A prescrição como extinção da pretensão

Leia mais

Conteúdo Programático desta aula. Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras

Conteúdo Programático desta aula. Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras Aula 10: Prescrição e decadência: Conteúdo Programático desta aula Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras especiais: anotação da carteira de trabalho,

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA a e a decadência são institutos fundados na pacificação social, na certeza e na segurança

Leia mais

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado:

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado: Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 14 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (continuação) (5) Quanto

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento Prof ª. Eliane Conde Ação de cumprimento É o meio processual adequado para a defesa dos interesses ou direitos

Leia mais

5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência. Tópicos Especiais em Direito Civil

5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência. Tópicos Especiais em Direito Civil 5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência Tópicos Especiais em Direito Civil Prescrição e Decadência Para compreender realmente a distinção entre a prescrição e decadência é preciso uma noção prévia

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Prescrição e decadência: noções gerais Existem várias formas

Leia mais

Ponto 09 Prescrição Intercorrente:

Ponto 09 Prescrição Intercorrente: Curso/Disciplina: Direito Civil (parte geral) Prescrição e Decadência / 2017 Aula: Parte Geral (Fatos Jurídicos - Prescrição e Decadência) / Aula 04 Professor: Rafael da Mota Monitora: Kelly Silva Aula

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

ACIDENTE DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:... XXIX ação, quanto aos créditos

Leia mais

VERBO JURÍDICO CURSO REGULAR DE DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: RODRIGO GALIA

VERBO JURÍDICO CURSO REGULAR DE DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: RODRIGO GALIA VERBO JURÍDICO CURSO REGULAR DE DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: RODRIGO GALIA EXERCÍCIOS SOBRE DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO I) Marque um X na alternativa correta: 01) Faz um ano que Tício teve rescindido o seu

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Atualizada com a Lei 13.467/2017 CONCEITO PRESCRIÇÃO NATUREZA JURÍDICA PRAZOS INÍCIO e TÉRMINO DO PRAZO TOTAL E PARCIAL ATO ÚNICO PRESCRIÇÃO : CONCEITO

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DIREITO DO TRABALHO II. Aula 7 Prescrição e decadência

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DIREITO DO TRABALHO II. Aula 7 Prescrição e decadência Aula 7 Prescrição e decadência Conteúdo Programático desta aula Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras especiais: anotação da carteira de trabalho, menor,

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS Prescription and decay of the laws Carolina Ricetti Bonat¹ Claynice Andrea Rodrigues Lima² Fernando do Rego Barros Filho³ RESUMO: Este artigo apresenta o trabalho de pesquisa

Leia mais

T E O R I A GERAL DO DIREITO CIVIL

T E O R I A GERAL DO DIREITO CIVIL ROTEIRO DE AULA Ponto 09 Fatos Jurídicos e Prescrição/Decadência 1. Fatos Jurídicos Fato Comum É toda ação humana ou fato da natureza que não gera reflexos no Direito. Fato Jurídico É todo fato ao qual

Leia mais

Prescrição e Decadência Aula 01

Prescrição e Decadência Aula 01 Curso/Disciplina: Direito Civil (Parte Geral) Aula: e 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Ítalo Albanês Oliveira Bernardo e Aula 01 1. Introdução e O tema e gera bastantes discussões no meio acadêmico.

Leia mais

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1- Conceito: texto 2 - Fundamentos: 3 - Espécies: 3.1. Extintiva (especial ou liberatória): 3.2. Intercorrente: 3.3. Aquisitiva: 3.4. Ordinária: texto 4 - Causas de Impedimento

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho.

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. O artigo 114 da Constituição Federal traz que o Poder Judiciário Trabalhista também deve julgar...outras controvérsias

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II material 09

DIREITO DO TRABALHO II material 09 DIREITO DO TRABALHO II material 09 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 9. PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Dormientibus non sucurrit jus 9.1. Conceito: a prescrição é a perda da exigibilidade judicial de um

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

PODER JUDICIÁRIO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS PODER JUDICIÁRIO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS PROCESSO Nº 2007.71.50.004198-1. ORIGEM: RS - TURMA RECURSAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO GRANDE

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Generalidades sobre a Prescrição Extintiva Regulada pelo Código Civil Carmen Ferreira Saraiva* Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos/MG; Especialista em Direito Tributário

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONTESTAÇÃO:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONTESTAÇÃO: 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO PROFESSORA EVELIN POYARES Respostas do Reclamado CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONTESTAÇÃO: 2.1. MODALIDADES DE RESPOSTAS DO RÉU São respostas do réu: CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO; 2.2. CONTESTAÇÃO

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

A DEMORA ADMINISTRATIVA E A SUSPENSÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL DE PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

A DEMORA ADMINISTRATIVA E A SUSPENSÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL DE PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS A DEMORA ADMINISTRATIVA E A SUSPENSÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL DE PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS Elaborado em 07.2008 Rogério Camargo Gonçalves de Abreu Advogado (Graduação PUC-CAMPINAS) e Cientista Político

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PRESCRIÇÃO DE AÇÕES CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Art. 1º As dívidas passivas da União,

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/MG/

PROCESSO Nº TST-RR C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/MG/ C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/MG/ RECURSO DE REVISTA. INÍCIO DO PRAZO PRESCRICIONAL. MORTE DO EMPREGADO. DATA DA BAIXA DA CTPS. RENÚNCIA À PRESCRIÇÃO. ARTIGOS 191 DO CÓDIGO CIVIL E 7º, XXIX, DA CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Aula 14 Da Prescrição e Decadência: Por Marcelo Câmara

Aula 14 Da Prescrição e Decadência: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Introdução: O Grande objetivo do estabelecimento dos institutos da prescrição e da decadência diz respeito `a pacificação social. Pois, inexistentes, as pretensões, e por assim dizer

Leia mais

Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/ Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6. Impedimento e Suspensão da Prescrição...

Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/ Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6. Impedimento e Suspensão da Prescrição... SUMÁRIO Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/15...6 Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6 Impedimento e Suspensão da Prescrição...7 Interrupção da Prescrição (Zerar Cronômetro)...8

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Sentença Normativa Poder normativo (função atípica) Competência: extensão territorial do conflito TRT=

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio individual e procedimentos aplicáveis Prof. Cláudio Freitas - Procedimentos (i) Ordinário: artigos 843 e seguintes da CLT

Leia mais

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos... 3 1.1. Rito Ordinário... 3 1.2. Rito Sumaríssimo... 6 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada )... 9 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa...

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

- PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) -

- PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 15 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Prescrição e Decadência - PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) - Art. 206. Prescreve: 1

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 PRESCRIÇÃO CONTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

Prescrição e decadência

Prescrição e decadência DIREITO CIVIL Professor Dicler A prescrição representa a perda da ação e da exceção (defesa) em razão do decurso de tempo. Tem como fundamento a paz social e a segurança jurídica que ficariam comprometidos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA No Código Civil de 1916, as regras não eram claras. A lei não fazia uma distinção perfeita do que era prescrição e do que era decadência. Houve também algumas mudanças no Código

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

Prescrição intercorrente e o redirecionamento da execução fiscal. Maria Rita Ferragut Doutora PUC/SP e Livre-docente USP

Prescrição intercorrente e o redirecionamento da execução fiscal. Maria Rita Ferragut Doutora PUC/SP e Livre-docente USP Prescrição intercorrente e o redirecionamento da execução fiscal Maria Rita Ferragut Doutora PUC/SP e Livre-docente USP Redirecionamento da execução fiscal Inclusão do terceiro (administrador ou PJ) no

Leia mais

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes:

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes: 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO A prescrição foi inserida na legislação brasileira no código comercial de 1950. Hoje não há mais distinção

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Liquidação Prof ª. Eliane Conde Conceito Constitui-se numa fase preparatória da execução. A liquidação para a cobrança de crédito fundar-se-á sempre

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTOS Como um dos princípios do Direito do Trabalho, a continuidade da relação de emprego reflete-se no ordenamento jurídico, entre outros, por meio

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Súmulas e OJ s Material Complementar Atualização Prof. Rogério Renzetti Súmulas e OJ s ATUALIZAÇÃO Súmula nº 124 do TST I o divisor aplicável para o cálculo das

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor

Leia mais

Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta. DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2016.2 24.07.2016 Questão 70 Joana é empregada da sociedade empresária XYZ Ltda., que possui diversas filiais em sua cidade. Como

Leia mais

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art.

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art. Sumário Capítulo 1 Procedimentos 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada ) 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa Capítulo 2 Ajuizamento da Reclamação Trabalhista 2.1.

Leia mais

Advogados : Renata Alice Pessôa Ribeiro de Castro Stutz (OAB/RO 1.112) e outros

Advogados : Renata Alice Pessôa Ribeiro de Castro Stutz (OAB/RO 1.112) e outros TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA 2ª Câmara Cível Data de distribuição :28/07/2008 Data de julgamento :17/09/2008 100.005.2007.006353-8 Apelação Cível Origem : 00520070063538 Ji-Paraná/RO (2ª Vara Cível)

Leia mais

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Procedimentos especiais SUMÁRIO Ações especiais no processo do trabalho Ações especiais e nova competência trabalhista Procedimentos aplicáveis Tipos de ações

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Conceito e Finalidade e Natureza Jurídica A ação de inquérito para a apuração de falta grave é uma ação constitutiva

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Parte IV Interrupção da prescrição Prof. Marcello Leal 1 Interrupção da CTN, Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

Contestação: É a principal modalidade de defesa do réu. A CLT faz menção à defesa do réu nos arts. 847 e 848 da CLT.

Contestação: É a principal modalidade de defesa do réu. A CLT faz menção à defesa do réu nos arts. 847 e 848 da CLT. RESPOSTA DO RÉU CPC: contestação, exceção e reconvenção. São modalidades de defesa do réu de acordo com o 1- CONTESTAÇÃO Contestação: É a principal modalidade de defesa do réu. A CLT faz menção à defesa

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo

Leia mais

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC Lei 13.467/2017 FLORIANÓPOLIS DESTAQUES CPC 2015 CRÍTICA JUIZ PRESIDENTE - JUNTAS APLICAÇÃO DIREITO PROCESSUAL Art. 792 - Os maiores de 18 (dezoito) e menores de 21 (vinte

Leia mais

RELATÓRIO VOTO. Conhecimento. Presentes os pressupostos de admissibilidade, conheço do recurso. Fundamentação

RELATÓRIO VOTO. Conhecimento. Presentes os pressupostos de admissibilidade, conheço do recurso. Fundamentação PROCESSO TRT/SP Nº0007100-96.2009.5.02.0361 10ª TURMA Fls. 1 RECURSO ORDINÁRIO RECORRENTE: RECORRIDOS: ORIGEM: MARIA HELENA BARBOSA FERRAZ SCHIMIT IND COM IMP E EXPORTAÇÃO LTDA. E OUTRO 1ª Vara do Trabalho

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Conceito A prescrição é a perda do direito de pleitear judicialmente o reconhecimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 27 Prescrição e Decadência Continuação da aula 26... - Prescrição

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 Prescrição e Decadência DECADÊNCIA Prazo para formalizar

Leia mais

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei.

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. 24 - PRESCRIÇÃO Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. Não põe fim a ação, pois o termo ação tem sentido amplo.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE sábado. Prof. Eraldo.

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE sábado. Prof. Eraldo. PÓS GRADUAÇÃO LEGALE 1 18-08-18 sábado Prof. Eraldo prof-eraldo@uol.com.br ESTABILIDADE OU GARANTIA NO EMPREGO 2 Estabilidade: é a situação que torna o emprego definitivo, salvo se o trabalhador cometer

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO Geandre Bucair Santos 1 A Constituição Federal/88, em seu artigo 7º, inciso XXIX, determina o prazo prescricional para que o empregado

Leia mais

DIREITO INTERTEMPORAL E ART DO CPC

DIREITO INTERTEMPORAL E ART DO CPC DIREITO INTERTEMPORAL E ART. 1.056 DO CPC RECURSO ESPECIAL Nº 1.604.412 - SC (2016/0125154-1) 1) EFICÁCIA DAS NORMAS PROCESSUAIS: - ESPAÇO: Princípio da territorialidade - TEMPO: Princípio da irretroatividade.

Leia mais