5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência. Tópicos Especiais em Direito Civil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência. Tópicos Especiais em Direito Civil"

Transcrição

1 5. Tópicos Especiais em Prescrição e Decadência Tópicos Especiais em Direito Civil

2 Prescrição e Decadência Para compreender realmente a distinção entre a prescrição e decadência é preciso uma noção prévia sobre as duas categorias em que se dividem os direitos subjetivos. A primeira engloba aqueles direitos de exigir uma prestação; A segunda compreende o poder de submeter a vontade alheia à própria.

3 Prescrição e Decadência Para compreender realmente a distinção entre a prescrição e decadência é preciso uma noção prévia sobre as duas categorias em que se dividem os direitos subjetivos. A primeira engloba aqueles direitos de exigir uma prestação; A segunda compreende o poder de submeter a vontade alheia à própria. Direito Subjetivo de Prestação: é o poder que o ordenamento jurídico reconhece a alguém de ter, fazer ou exigir de outrem determinado comportamento. A infração desse comportamento resulta, nas relações jurídicas patrimoniais, um dano para o titular do direito subjetivo. A pretensão revela-se, portanto, como um poder de exigir de outrem uma ação ou omissão.

4 Prescrição e Decadência Para compreender realmente a distinção entre a prescrição e decadência é preciso uma noção prévia sobre as duas categorias em que se dividem os direitos subjetivos. A primeira engloba aqueles direitos de exigir uma prestação; A segunda compreende o poder de submeter a vontade alheia à própria. Direito potestativo ou formativo: diferente do que ocorre no direito subjetivo de prestação, aqui não se exige que uma pessoa faça ou deixe de fazer algo. O titular do direito simplesmente emite uma declaração e, com ela, submete vontade alheia. Como exemplo de direito potestativo: o poder de um dos cônjuges em promover a separação judicial (divórcio), situação na qual afetará a vida do outro, independente de sua vontade.

5 Da prescrição

6 Da prescrição Prescrição é a perda da pretensão em virtude da inércia do seu titular no prazo fixado em lei. Se o lesado pelo descumprimento do direito subjetivo (de prestação) não agir no período legal, invocando a tutela jurisdicional do estado, extingue-se sua pretensão de exigibilidade quanto ao seu direito subjetivo. A prescrição aplica-se apenas aos diretos subjetivos patrimoniais, especificamente às obrigações em sentido técnico.

7 Da prescrição Prescrição é a perda da pretensão em virtude da inércia do seu titular no prazo fixado em lei. Se o lesado pelo descumprimento do direito subjetivo (de prestação) não agir no período legal, invocando a tutela jurisdicional do A obrigação prescrita estado, transforma-se extingue-se em sua pretensão de obrigação natural, exigibilidade que é aquela quanto em ao seu direito subjetivo. que o credor não dispõe de ação judicial para exigir do credor o pagamento, mas no caso deste ter feito, pode retê-lo. A prescrição aplica-se apenas aos diretos subjetivos patrimoniais, especificamente às obrigações em sentido técnico.

8 Da prescrição A prescrição não opera de pleno direito, devendo ser alegada pela parte interessada como exceção (meio de defesa) Para a configuração da prescrição são necessários três elementos, a saber: Um direito subjetivo de prestação lesado, do que necessariamente nasce uma pretensão de ressarcimento; A não-exigência do cumprimento do respectivo dever, ou ressarcimento do dano; O decurso do prazo que a lei prefixa.

9 Da prescrição A prescrição não opera de pleno direito, devendo ser alegada pela parte interessada como exceção (meio de defesa) A utilidade da prescrição se dá pela necessidade Para a de configuração paz, ordem, segurança da prescrição e certeza são jurídica, do contrário, a qualquer momento poder-se-ia necessários voltar três as superadas elementos, pretensões a saber: e a antigos litígios. O que se protege é o interesse público, embora de modo particular. Em verdade, com a prescrição, pune-se a negligência do Um titular direito do subjetivo direito subjetivo de prestação lesado. lesado, do que necessariamente nasce uma pretensão de ressarcimento; A não-exigência do cumprimento do respectivo dever, ou ressarcimento do dano; O decurso do prazo que a lei prefixa.

10 Da prescrição A prescrição não opera de pleno direito, devendo ser alegada pela parte interessada como exceção (meio de defesa) A utilidade da prescrição se dá pela necessidade Para a de configuração paz, ordem, segurança da prescrição e certeza são jurídica, do contrário, a qualquer momento poder-se-ia necessários voltar três as superadas elementos, pretensões a saber: e a antigos litígios. O que se protege é o interesse público, embora de modo particular. Em verdade, com a prescrição, pune-se a negligência do Um titular direito do subjetivo direito subjetivo de prestação lesado. lesado, do que necessariamente nasce uma pretensão de ressarcimento; A não-exigência do cumprimento do respectivo dever, ou ressarcimento do dano; O decurso do prazo que a lei prefixa. A prescrição tem por objeto direitos subjetivos patrimoniais, não afetando os direitos de estado e de família, que são irrenunciáveis e indisponíveis.

11 Da prescrição Particularidades da prescrição: A prescrição não opera de pleno a) direito, A prescrição devendo pode ser alegada ser alegada pela por qualquer interessado, pessoa natural ou jurídica, parte em interessada qualquer como grau exceção de jurisdição; b) Prescrito (meio o direito de defesa) principal, prescritos seus acessórios. Assim, prescrita a pretensão de cobrar a dívida, prescritos os juros e os direitos reais que a garantiam (penhor ou hipoteca); A utilidade c) Os relativamente da prescrição incapazes se dá pela e necessidade as pessoas Para a de jurídicas configuração paz, ordem, têm segurança ação da contra prescrição e certeza os seus são jurídica, do assistentes contrário, ou a representantes qualquer momento legais, poder-se-ia que necessários deram voltar causa três as à superadas elementos, prescrição; pretensões a saber: e a antigos litígios. d) Entre O que as se normas protege gerais é o interesse da prescrição, público, incluem-se embora de ainda modo as particular. que dizem Em respeito verdade, à com a renuncia. prescrição, (O devedor pune-se pode alegar a negligência a prescrição do Um titular que direito o do beneficia, subjetivo direito subjetivo a de ela prestação renunciando) lesado. lesado, É preciso que a prescrição esteja consumada do e que não necessariamente prejudique terceiros. nasce Sendo uma instituto de ordem pública as partes não podem pretensão convencionar de ressarcimento; a renuncia antes de decorrido o prazo legal. A não-exigência do cumprimento do respectivo dever, ou ressarcimento do dano; O decurso do prazo que a lei prefixa. A prescrição tem por objeto direitos subjetivos patrimoniais, não afetando os direitos de estado e de família, que são irrenunciáveis e indisponíveis.

12 Da prescrição Causas que impedem a contagem do prazo de prescrição: constitui-se em um fato que não permite que comece o prazo prescricional a correr. A lei estabelece as hipoteses de impedimento do curso prescricional nos arts. 197 a 199 do CC. Causas que suspendem a contagem do prazo de prescrição: é a cessação temporária do curso do prazo prescricional sem prejuízo do tempo já decorrido. Cessando as causas suspensivas, a prescrição continua a correr, aproveitando-se o tempo anteriormente decorrido. Em relação à terceiros, a suspensão beneficia os credores solidários, desde que a obrigação seja indivisível. Se não for, beneficia apenas um. Interrupção da prescrição: é o fato que impede o fluxo normal do prazo, inutilizando o já decorrido. Qualquer ato de exercício ou proteção de determinado direito tem, por consequência a interrupção do prazo, que volta a correr por inteiro. Nesse aspecto a interrupção se difere da suspensão da prescrição.

13 Da prescrição Causas que impedem a contagem do prazo de prescrição: constitui-se em um fato que não permite que comece o prazo prescricional a correr. A lei estabelece as hipoteses de impedimento do curso prescricional nos arts. 197 a 199 do CC. Causas que suspendem a contagem do prazo de prescrição: é a cessação temporária do curso do prazo prescricional sem prejuízo do tempo já decorrido. Cessando as causas suspensivas, a prescrição continua a correr, aproveitando-se o tempo anteriormente decorrido. Em relação à terceiros, a suspensão beneficia os credores solidários, desde que a obrigação seja indivisível. Se não for, beneficia apenas um. Interrupção da prescrição: é o fato que impede o fluxo normal do prazo, inutilizando o já decorrido. Qualquer ato de exercício ou proteção de determinado direito tem, por consequência a interrupção do prazo, que volta a correr por inteiro. Nesse aspecto a interrupção se difere da suspensão da prescrição. No impedimento e na suspensão, os fatos são objetivos e não dependem da vontade humana; na interrupção os fatos são subjetivos e dependentes da vontade do agente.

14 Da prescrição Causas que impedem a contagem do prazo de prescrição: constitui-se em um fato que não permite que comece o prazo prescricional a correr. A lei estabelece as hipoteses de impedimento do curso prescricional nos arts. 197 a 199 do CC. Causas que suspendem A interrupção a contagem da prescrição do prazo somente de prescrição: poderá é a cessação temporária do curso do prazo ocorrer prescricional uma única sem vez, e prejuízo recomeça do a tempo correr já do decorrido. Cessando as causas suspensivas, ato a prescrição que a interrompeu continua ou a do correr, último aproveitando-se processo o tempo anteriormente decorrido. Em relação à para terceiros, interrompê-la. a suspensão beneficia os credores solidários, desde que a obrigação seja indivisível Se não for, beneficia apenas um. A prescrição não se interrompe com a citação Interrupção nula da prescrição: por vício de é forma o fato (a que que impede não estabelece o fluxo normal os do prazo, inutilizando o já decorrido. Qualquer requisitos ato da lei) de exercício comparecendo ou proteção o réu para de determinado direito tem, por consequência alegar a interrupção a nulidade do e prazo, sendo que esta volta decretada, a correr por inteiro. Nesse aspecto a interrupção se considerar-se-á difere da suspensão feita da na prescrição. data em que seu advogado for intimado da decisão. No impedimento e na suspensão, os fatos são objetivos e não dependem da vontade humana; na interrupção os fatos são subjetivos e dependentes da vontade do agente.

15 Da prescrição Causas que impedem a contagem do prazo de prescrição: constitui-se em um fato que não permite que comece o prazo prescricional Segundo a correr. o A professor lei estabelece Teixeira as hipoteses Filho foi de a impedimento do curso prescricional nos arts. 197 redação a 199 dada do CC. pela Lei ao parágrafo 5º do artigo 219 do CPC, que estabeleceu o Causas que suspendem A interrupção a contagem da prescrição do prazo somente dever prescrição: poderá do juiz de é pronunciar a cessação temporária a prescrição do - a curso do prazo ocorrer prescricional uma única sem vez, e prejuízo recomeça do perda a tempo correr do já direito do decorrido. à ação Cessando por inércia as do causas titular suspensivas, ato a prescrição que a interrompeu continua ou a do correr, último do aproveitando-se processo direito - independente o tempo de anteriormente iniciativa do decorrido. Em relação à para terceiros, interrompê-la. a suspensão interessado. beneficia Com os credores a nova regra, solidários, a prescrição desde que a obrigação seja indivisível Se não for, beneficia foi elevada apenas à categoria um. de norma de ordem A prescrição não se interrompe com pública, a citação de natureza impositiva, revogandose o expressamente fluxo normal os do o prazo, artigo inutilizando 194 Código o já Interrupção nula da prescrição: por vício de é forma o fato (a que que impede não estabelece decorrido. Qualquer requisitos ato da lei) de exercício comparecendo ou proteção Civil, o réu que para de proibia determinado o juiz direito de pronunciar tem, por a consequência alegar a interrupção a nulidade do e prazo, sendo que esta volta decretada, prescrição a correr de ofício. por inteiro. Nesse aspecto a interrupção se considerar-se-á difere da suspensão feita da na prescrição. data em que seu advogado for intimado da decisão. Código de Processo Civil art. 219, 5o O juiz pronunciará, de ofício, a prescrição. No impedimento e na (Redação suspensão, dada os fatos pela Lei são nº objetivos , e de não 2006) dependem da vontade humana; na interrupção os fatos são subjetivos e dependentes da vontade do agente.

16 Da prescrição Causas que impedem a contagem do prazo de prescrição: constitui-se em um fato que não permite que comece o prazo prescricional Segundo a correr. o A professor lei estabelece Teixeira as hipoteses Filho foi de a impedimento do curso prescricional nos arts. 197 redação a 199 dada do CC. pela Lei ao parágrafo 5º do artigo 219 do CPC, que estabeleceu o Causas que suspendem A interrupção a contagem da prescrição do prazo somente dever prescrição: poderá do juiz de é pronunciar a cessação temporária a prescrição do - a curso do prazo ocorrer prescricional uma única sem vez, e prejuízo recomeça do perda a tempo correr do já direito do decorrido. à ação Cessando por inércia as do causas titular suspensivas, ato a prescrição que a interrompeu continua ou a do correr, último do aproveitando-se processo direito - independente o tempo de anteriormente iniciativa do decorrido. A Em polêmica relação quanto à para terceiros, à interrompê-la. utilização a suspensão dessa interessado. beneficia Com os credores a nova regra, solidários, a prescrição desde que a obrigação norma seja no processo indivisível refere-se Se não for, também beneficia foi elevada apenas à categoria um. de norma de ordem A ao prescrição fato de que não ela se não interrompe implicou com a pública, a citação de natureza impositiva, revogandose o expressamente fluxo normal os do o prazo, artigo inutilizando 194 Código o já Interrupção nula revogação da prescrição: por vício do de artigo é forma o fato 191 (a que do que Código impede não estabelece decorrido. Civil Qualquer requisitos, prevê ato da lei) de a possibilidade exercício comparecendo ou de proteção Civil, o o réu que para de proibia determinado o juiz direito de pronunciar tem, por a consequência alegar a réu interrupção renunciar a nulidade do à prescrição. e prazo, sendo que esta volta decretada, prescrição a correr de ofício. por inteiro. Nesse aspecto a interrupção se considerar-se-á difere da suspensão feita da na prescrição. data em que seu advogado for intimado da decisão. Código de Processo Civil art. 219, 5o O juiz pronunciará, de ofício, a prescrição. No impedimento e na (Redação suspensão, dada os fatos pela Lei são nº objetivos , e de não 2006) dependem da vontade humana; na interrupção os fatos são subjetivos e dependentes da vontade do agente.

17 Do direito intemporal na prescrição

18 Do direito intemporal na prescrição O artigo 6º da Lei de Introdução ao Código Civil LICC dispõe sobre a matéria, estabelecendo que a lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitando o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Consagram-se assim dois princípios teóricos sobre a matéria: o do efeito imediato da lei, no sentido em que a lei nova se aplica imediatamente, isto é, no momento em que se torna obrigatória; o da irretroatividade, segundo a qual os fatos ocorridos na vigência da lei antiga continuam por ela regidos, em nome da segurança jurídica.

19 Do direito intemporal na prescrição Quanto uma lei nova entra em vigor, configuram-se três espécies de situação jurídica: as pretéritas, iniciadas e findas antes da vigência da lei nova; as pendentes, iniciadas antes da vigência da lei e ainda não extintas e; as futuras, iniciadas após a vigência da lei nova e ainda não concluidas. No que diz respeito aos prazos prescricionais, o problema surge nas situações jurídicas pendentes (jacta pendentia), quando a lei nova incide sobre um prazo em curso. As situações pretéritas, já consolidadas, estão a salvo da lei nova.

20 Do direito intemporal na prescrição Disciplinando a matéria, o artigo 2.028: serão o da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Código e se, na data de sua entrada em vigor, já houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada 1) O novo código reduz o prazo de prescrição: A) Já decorreu mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada, como pode ser o caso da revogada prescrição máxima de 20 anos, art. 205 CC com previsão de 10 anos Neste caso aplica-se o prazo da lei anterior. B) Decorreu menos da metade do tempo estabelecido na lei revogada aplica-se o prazo integral do novo código, desprezando o prazo já decorrido na vigência da lei antiga.

21 Do direito intemporal na prescrição Disciplinando a matéria, o artigo 2.028: serão o da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Código e se, na data de sua entrada em vigor, já houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada 2) O novo código aumenta o prazo de prescrição: é o caso, por exemplo, do art º, aumentando o novo código o prazo de prescrição, aplica-se o novo prazo, computando-se o tempo decorrido na vigência do anterior.

22 Decadência

23 Decadência É a perda do direito potestativo pela inércia do seu titular no período determinado em lei ou contrato. Seu objeto são os direitos potestativos ou formativos, de qualquer espécie, disponíveis e indisponíveis, que conferem ao titular o poder de influir ou determinar mudanças na esfera jurídica de outrem, por ato unilateral.

24 Decadência É a perda do direito potestativo pela inércia do seu titular no período determinado em lei ou contrato. A decadência é uma limitação para o exercício de um direito, extinguindo-o e pondo termo ao estado de sujeição existente. Seu objeto são os direitos potestativos ou formativos, de qualquer espécie, Salvo disponíveis disposição e ao indisponíveis, contrário, não que se conferem ao titular aplicam o poder à decadência influir ou as determinar normas que mudanças na esfera impedem, jurídica suspendem outrem, interrompem por ato a unilateral. prescrição: com exceção o art. 26 2º que estabelece os casos de interrupção de prazo decadencial.

25 Decadência É a perda do direito potestativo pela inércia do seu titular no período determinado em lei ou contrato. Sendo matéria de ordem pública, é nula A a decadência é fixada uma limitação em lei, para o sendo de admitir-se ser válida a renuncia exercício á decadência um estabelecida direito, extinguindo-o em e negócio jurídico fixado entre as partes: no pondo caso de termo decadência ao estado legal de o sujeição juiz deve conhecê-la de ofício, mas no caso de convencional existente. somente o interessado que a aproveita que pode alegá-la em qualquer grau de jurisdição. Seu objeto são os direitos potestativos ou formativos, de qualquer espécie, Salvo disponíveis disposição e ao indisponíveis, contrário, não que se conferem ao titular aplicam o poder à decadência influir ou as determinar normas que mudanças na esfera impedem, jurídica suspendem outrem, interrompem por ato a unilateral. prescrição: com exceção o art. 26 2º que estabelece os casos de interrupção de prazo decadencial.

26 Decadência É a perda do direito potestativo pela inércia do seu titular no período Exemplo de decadência contratual (convencional): as partes que fixam determinado em lei ou contrato. um prazo decadencial para o exercício de determinado direito A decadência é uma limitação para o Uma concessionária estabelece um prazo de 2 anos de garantia para o exercício de um direito, extinguindo-o e veículo comprado, no entanto caso o veículo venha a estragar 2 anos e pondo termo ao estado de sujeição 30 dias após a compra o comprador não poderá usufruir da garantia, existente. pois o prazo decaiu Seu objeto são os direitos potestativos em uma loja de eletrodomésticos tem máquinas de lavar roupas formativos, de de qualquer espécie, Salvo disponíveis disposição e ao indisponíveis, contrário, não que se uma marca qualquer em uma promoção pela metade do preço durante conferem ao titular aplicam o poder à decadência influir ou as determinar normas que 24 horas, depois das 24 horas chega um cliente exigindo desconto mudanças na esfera impedem, jurídica suspendem outrem, interrompem por ato a como dizia o anuncio, mas como o prazo era só de 24 horas o cliente unilateral. prescrição: com exceção o art. 26 2º que não poderá participar da promoção. estabelece os casos de interrupção de prazo decadencial.

27 @fabianorabaneda

28 V Fabiano Rabaneda, Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução desta obra sem autorização do autor. Distribuição gratuita permitida para fins acadêmicos.

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Prescrição e decadência: noções gerais Existem várias formas

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Prescrição Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NOÇÕES GERAIS SOBRE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA O decurso de tempo é fato natural capaz de criar

Leia mais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA No Código Civil de 1916, as regras não eram claras. A lei não fazia uma distinção perfeita do que era prescrição e do que era decadência. Houve também algumas mudanças no Código

Leia mais

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência

Sumário. Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Sumário Capítulo I Da Prescrição e da Decadência 1. O efeito do decurso do tempo sobre os direitos subjetivos 2. Prescrição e decadência Capítulo II Da Prescrição 3. A prescrição como extinção da pretensão

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Profª. Eliane Conde Conceito: A prescrição e a decadência são institutos que decorrem da projeção de efeitos jurídicos pelo decurso do tempo. A prescrição e a decadência surgem pela

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA A INFLUÊNCIA DO DECURSO DO TEMPO NA AQUISIÇÃO E EXTINÇÃO DE DIREITOS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA a e a decadência são institutos fundados na pacificação social, na certeza e na segurança

Leia mais

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado:

(5) Quanto ao reconhecimento de ofício pelo magistrado: Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 14 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (continuação) (5) Quanto

Leia mais

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei.

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. 24 - PRESCRIÇÃO Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. Não põe fim a ação, pois o termo ação tem sentido amplo.

Leia mais

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da Prescrição: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1- Conceito: texto 2 - Fundamentos: 3 - Espécies: 3.1. Extintiva (especial ou liberatória): 3.2. Intercorrente: 3.3. Aquisitiva: 3.4. Ordinária: texto 4 - Causas de Impedimento

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Generalidades sobre a Prescrição Extintiva Regulada pelo Código Civil Carmen Ferreira Saraiva* Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos/MG; Especialista em Direito Tributário

Leia mais

Direito Civil. Conceito Decadência. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Conceito Decadência. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Conceito Decadência Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei.

Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. 24 - PRESCRIÇÃO Prescrição é a perda da pretensão de reparação do direito violado em virtude da inércia de seu titular no prazo previsto em lei. Não põe fim a ação, pois o termo ação tem sentido amplo.

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Aula 14 Da Prescrição e Decadência: Por Marcelo Câmara

Aula 14 Da Prescrição e Decadência: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Introdução: O Grande objetivo do estabelecimento dos institutos da prescrição e da decadência diz respeito `a pacificação social. Pois, inexistentes, as pretensões, e por assim dizer

Leia mais

DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL 1. DO CONCEITO E JUSTIFICATIVA DA PRESCRIÇÃO 2. DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL

DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL 1. DO CONCEITO E JUSTIFICATIVA DA PRESCRIÇÃO 2. DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL DA PRESCRIÇÃO EM FACE DO NOVO CÓDIGO CIVIL José da Silva Pacheco SUMÁRIO: 1. Do conceito e justificativa da prescrição. 2. Da prescrição em face do novo Código Civil. 3. Da renúncia da prescrição. 4. Da

Leia mais

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Introdução: A origem da palavra decadência vem do verbo latino cadere, que significa cair. A decadência atinge diretamente o direito em razão também da desídia do titular durante certo

Leia mais

DIREITO INTERTEMPORAL E ART DO CPC

DIREITO INTERTEMPORAL E ART DO CPC DIREITO INTERTEMPORAL E ART. 1.056 DO CPC RECURSO ESPECIAL Nº 1.604.412 - SC (2016/0125154-1) 1) EFICÁCIA DAS NORMAS PROCESSUAIS: - ESPAÇO: Princípio da territorialidade - TEMPO: Princípio da irretroatividade.

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

Prescrição e Decadência Aula 01

Prescrição e Decadência Aula 01 Curso/Disciplina: Direito Civil (Parte Geral) Aula: e 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Ítalo Albanês Oliveira Bernardo e Aula 01 1. Introdução e O tema e gera bastantes discussões no meio acadêmico.

Leia mais

Continuação de elementos acidentais:

Continuação de elementos acidentais: Continuação de elementos acidentais: b. TERMO: é a cláusula que subordina o efeito do negócio jurídico a um evento futuro e certo. É a característica que difere do elemento condição. Termo inicial/suspensivo/dies

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL 1. Introdução O exercício de um direito não pode ficar pendente de forma indefinida no tempo. O titular deve exercê-lo dentro de um determinado prazo, pois o direito

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA (FCC TRT/20ª Região/SE

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde Súmula 278 do STJ - O termo inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laboral.

Leia mais

Formação, suspensão e extinção do processo

Formação, suspensão e extinção do processo Formação, suspensão e extinção do processo Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios norteadores da formação do processo Art. 2 o O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA Prof. Antero Arantes Martins Prescrição A prescrição é instituto de interesse social, na medida que o direito tem como finalidade a paz social, e a

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

MINI-CURSO: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NA ESFERA CÍVEL I JORNADA INTEGRADA: CULTURA EMPRESARIAL

MINI-CURSO: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NA ESFERA CÍVEL I JORNADA INTEGRADA: CULTURA EMPRESARIAL MINI-CURSO: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NA ESFERA CÍVEL I JORNADA INTEGRADA: CULTURA EMPRESARIAL Prof. Me. Eduardo Hoffmann 1ª QUESTÃO O que é a prescrição e a decadência? PRELÚDIO A prescrição e a decadência

Leia mais

T E O R I A GERAL DO DIREITO CIVIL

T E O R I A GERAL DO DIREITO CIVIL ROTEIRO DE AULA Ponto 09 Fatos Jurídicos e Prescrição/Decadência 1. Fatos Jurídicos Fato Comum É toda ação humana ou fato da natureza que não gera reflexos no Direito. Fato Jurídico É todo fato ao qual

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

FESUDEPERJ ESTUDO DIRIGIDO EM CASA

FESUDEPERJ ESTUDO DIRIGIDO EM CASA LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO: LINDB DECRETO-LEI 4657 (04/09/42) 1.Natureza jurídica:? Decreto lei formalmente recepcionado como lei ordinária. 2. Nomenclatura modificada pela Lei 12.376,

Leia mais

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO

ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO ULISSES VIEIRA MOREIRA PEIXOTO 2015 EDITORA S UMÁRIO Introdução... 13 CAPÍTULO 1 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO CÓDIGO CIVIL 1.1. Da Prescrição... 17 1.2. Do Instituto da prescrição... 18 1.3. Dos Requisitos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As dívidas contraídas entre os cônjuges antes do casamento e a aplicação da confusão como forma de extinção da obrigação Tatiana Aparecida Clementino de Brito* 1. Introdução O campo

Leia mais

Direito Civil. Bens, Prescrição e Decadência

Direito Civil. Bens, Prescrição e Decadência Direito Civil Bens, Prescrição e Decadência Bens Conceito Tudo aquilo que é desejado pelo homem com intuito de atender seus interesses. Classificação a) Bens imóveis: são os que não podem ser transportados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 27 Prescrição e Decadência Continuação da aula 26... - Prescrição

Leia mais

Prescrição e decadência

Prescrição e decadência DIREITO CIVIL Professor Dicler A prescrição representa a perda da ação e da exceção (defesa) em razão do decurso de tempo. Tem como fundamento a paz social e a segurança jurídica que ficariam comprometidos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei /2017) PRINCIPAIS ASPECTOS. Prof. Antero Arantes Martins

REFORMA TRABALHISTA (Lei /2017) PRINCIPAIS ASPECTOS. Prof. Antero Arantes Martins REFORMA TRABALHISTA (Lei 13.467/2017) PRINCIPAIS ASPECTOS Prof. Antero Arantes Martins APLICAÇÃO DA LEI NO TEMPO Grande dúvida que está afligindo os operadores do direito refere-se à aplicação da Lei no

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 Prescrição e Decadência DECADÊNCIA Prazo para formalizar

Leia mais

DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO Formação do processo ETAPAS DA ESTABILIZAÇÃO DO PROCESSO DA FORMAÇÃO DO PROCESSO Art. 262. O processo civil começa por

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DAS LEIS Prescription and decay of the laws Carolina Ricetti Bonat¹ Claynice Andrea Rodrigues Lima² Fernando do Rego Barros Filho³ RESUMO: Este artigo apresenta o trabalho de pesquisa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

Novo Código de Processo Civil: alterações para a Prescrição e a Decadência

Novo Código de Processo Civil: alterações para a Prescrição e a Decadência O novo CPC e o Direito Civil: diálogos e repercussões Gabriele Tusa Advogado militante; Mestre e Doutor em Direito Civil pela USP; Professor convidado de pósgraduação da GV-LAW, PUC/COGEAE e EPD; Coordenador

Leia mais

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias Prof. Marcio Pereira DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS (art. 1225 CC) São classificados em: Direitos reais de gozo e fruição :superfície, servidão,

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Responsabilidade Objetiva e Subjetiva / Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/ Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6. Impedimento e Suspensão da Prescrição...

Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/ Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6. Impedimento e Suspensão da Prescrição... SUMÁRIO Prescrição Intercorrente Artigo 921 do CPC/15...6 Reconhecimento da Prescrição de Ofício pelo Juiz...6 Impedimento e Suspensão da Prescrição...7 Interrupção da Prescrição (Zerar Cronômetro)...8

Leia mais

06/02/2017 AÇÃO DISTRIBUIÇÃO DESPACHO CITAÇÃO CONTESTAÇÃO

06/02/2017 AÇÃO DISTRIBUIÇÃO DESPACHO CITAÇÃO CONTESTAÇÃO Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PROCESSO AÇÃO DISTRIBUIÇÃO DESPACHO CITAÇÃO CONTESTAÇÃO

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO

ASPECTOS RELEVANTES DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO ASPECTOS RELEVANTES DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO Autora: Sandra Cristina Floriano Pereira de Oliveira Sanches, a autora é procuradora do município de Diadema, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DECADÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO DECADÊNCIA A decadência é uma causa extintiva de direito pelo seu não exercício no prazo estipulado por lei. É a perda de um direito potestativo

Leia mais

Prescrição Decadência Case jurídico. Pós-Graduação em Direito do Consumidor

Prescrição Decadência Case jurídico. Pós-Graduação em Direito do Consumidor AULA 09 Prescrição Decadência Case jurídico Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Considerações preliminares A violação do direito subjetivo cria para o seu titular a pretensão, ou seja, o poder de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) PRESCRIÇÃO Prescrição era na teoria antiga, prescrição da ação, até

Leia mais

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES www.masterjuris.com.br Art. 7º, XXIX DA CF. ART. 11 DA CLT. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência.

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Ponto 13 do plano de ensino Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Efeitos da Condenação Art. 91/92 Condenação 1 Efeitos da Condenação

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Abreviaturas utilizadas Considerações gerais... 15

ÍNDICE GERAL. Abreviaturas utilizadas Considerações gerais... 15 Abreviaturas utilizadas........................................... 11 1. Considerações gerais.......................................... 15 1.1. Conceitos de caducidade e prescrição.........................

Leia mais

Tribunal de Contas. Sumário

Tribunal de Contas. Sumário Acórdão 6/2008-3ª Secção (vd. Acórdão nº 2/2006 3ª S de 30 de Janeiro, Acórdão nº 5/2007 3ª S de 21 de Novembro, Acórdão nº 4/2008 3ª S e Acórdão nº 6/2008 de 15 de Julho) Sumário 1. Só ocorre omissão

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR TUTELA CAUTELAR Artigo 305 ao 310 do Código de Processo Civil 1 1. Conceito de tutela cautelar Espécies de tutela provisória cautelar 1. Tutela provisória cautelar em caráter antecedente (Artigos 303,

Leia mais

Direito Civil. Prof. Christiano Cassettari. Negócio Jurídico, Prescrição e Decadência

Direito Civil. Prof. Christiano Cassettari. Negócio Jurídico, Prescrição e Decadência Plano da Eficácia (efeitos): Negócio Jurídico, Prescrição e Decadência Artigo 2035 do CC/2002 1 : deve-se levar em consideração sempre a lei vigente do tempo pra produção dos efeitos do negócio jurídico.

Leia mais

- PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) -

- PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 15 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Prescrição e Decadência - PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (cont.) - Art. 206. Prescreve: 1

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Decadência e Prescrição Como Forma de Extinção da Obrigação Tributária Bruna Maggi de Sousa* INTRODUÇÃO A certeza e a segurança do direito não se compadecem com a permanência, no

Leia mais

Direito Penal. Extinção da Punibilidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Penal. Extinção da Punibilidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Penal Extinção da Punibilidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE TÍTULO VIII Da Extinção da Punibilidade Causas extintivas Art. 123.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. Moratória (parcial) Cláusula penal Compensatória (total) Cláusula

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 18/10/2017). Obrigação de fazer e não fazer. Requerer que o próprio devedor faça, sob pena de multa diária + P.D

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Decadência e Prescrição Decadência: extinção da pretensão (não pode mais pleitear o direito em juízo) Prescrição: extinção do direito em si Macete: Vício Decai

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 PRESCRIÇÃO CONTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

S E N T E N Ç A Tipo A

S E N T E N Ç A Tipo A S E N T E N Ç A Tipo A I-RELATÓRIO Cuida-se de ação sob o rito ordinário proposta por EDNILSON JOSÉ DE SANTANA contra o INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, objetivando

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Da Prescrição E Da Decadência Mauro Roberto Alves de Oliveira * Da Prescrição e da Decadência 1.0 Introdução Neste trabalho objetivo focalizar os institutos da prescrição e da decadência,

Leia mais

Ponto dos Concursos. Direito Processual Civil. Professor: Karol Durço

Ponto dos Concursos. Direito Processual Civil. Professor: Karol Durço Ponto dos Concursos Direito Processual Civil Professor: Karol Durço O CONCURSO Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF 1 Escolaridade: Ensino Superior e Ensino Médio Cargos: Analista Judiciário e Técnico

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. Amicus Curiae. Amicus Curiae amigo da corte, amigo da causa, trata-se na realidade

Leia mais

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Indaga-se: qual o prazo extintivo para a constituição do crédito tributário, na hipótese de a Fazenda Pública estar

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Definição a) Prescrição perda da exigibilidade judicial de um direito (pretensão), em consequência de não ter sido exigido pelo credor ao devedor durante certo lapso de tempo art.

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 19 a 21

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 19 a 21 MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA Aulas 19 a 21 EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PUNIBILIDADE É Exclusiva do Estado? CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Situações expressamente previstas em lei Rol

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

LINDB (Decreto Lei 4.657/1942) Noções Introdutórias

LINDB (Decreto Lei 4.657/1942) Noções Introdutórias LINDB (Decreto Lei 4.657/1942) Noções Introdutórias LINDB Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto Lei 4.657/1942) Direito Civil: Noções Introdutórias Lei ou Decreto-lei? Apesar de ser

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores)

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) ORDEM DOS ADVOGADOS Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) 30 de

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas:

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas: Turma e Ano: Master A (2015) 30/03/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 07 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 07 CONTEÚDO DA AULA: Competência: Conexão, Continência,

Leia mais

SENTENÇA. Às fls. 1541/1543, consta ata da assembleia realizada, com declaração de voto de ITAÚ UNIBANCO (fls. 1558/1559).

SENTENÇA. Às fls. 1541/1543, consta ata da assembleia realizada, com declaração de voto de ITAÚ UNIBANCO (fls. 1558/1559). fls. 1630 SENTENÇA Processo Digital nº: 1012862-14.2017.8.26.0576 Classe - Assunto Recuperação Judicial - Concurso de Credores Requerente: Unicas Confeccoes Rio Preto Ltda Me Tipo Completo da Parte Nome

Leia mais

Direito Civil. Transação. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Transação. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Transação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Previsão legal e conceito! No CPC/73 art. 890/900! No NCPC art. 539/549 Tivemos pequenas e pontuais mudanças sobre o tema.! E citado no CC no art. 334 Trata-se do depósito

Leia mais

Direito Processual Civil. Resolução de Questões FGV

Direito Processual Civil. Resolução de Questões FGV Direito Processual Civil Resolução de Questões FGV (FGV, 2016/MPE-RJ) Pedro, proprietário de um bem imóvel situado na Comarca de Niterói, ao saber que o mesmo foi ocupado, sem a sua autorização, por Luiz,

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro Direito Civil DICAS PARA A PROVA TJ-SC LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB) 1ª Lei geral, aplicável a todas as normas. (Dto

Leia mais

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42)

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42) Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 02 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

Reavaliação dos atos praticados pelo INSS, observando prescrição e decadência.

Reavaliação dos atos praticados pelo INSS, observando prescrição e decadência. RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 48 03 DE DEZEMBRO DE 2018 PROF. SERGIO GEROMES CÁLCULOS DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NA PRÁTICA - REVISÕES Prazo decadencial: Artigo 559 da IN 77/2015 isso para a esfera

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

Ponto 09 Prescrição Intercorrente:

Ponto 09 Prescrição Intercorrente: Curso/Disciplina: Direito Civil (parte geral) Prescrição e Decadência / 2017 Aula: Parte Geral (Fatos Jurídicos - Prescrição e Decadência) / Aula 04 Professor: Rafael da Mota Monitora: Kelly Silva Aula

Leia mais

Introdução ao Direito

Introdução ao Direito Introdução ao Direito PARTE II A relação jurídica O conceito de relação jurídica pode ser definido consoante dois sentidos: em sentido amplo e em sentido restrito. Em sentido amplo, a relação jurídica

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE TEORIA GERAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Noções gerais Contraditório Partes Litisconsórcio Titulo executivo Procedimento A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do

Leia mais

DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO

DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO Noções de decadência e prescrição Decadência e prescrição são conceitos do direito positivo Distinção no plano normativo das figuras preclusivas nos âmbitos civil (art.

Leia mais

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 7 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Leia mais