Ponto dos Concursos. Direito Processual Civil. Professor: Karol Durço

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ponto dos Concursos. Direito Processual Civil. Professor: Karol Durço"

Transcrição

1

2 Ponto dos Concursos Direito Processual Civil Professor: Karol Durço

3 O CONCURSO Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF 1 Escolaridade: Ensino Superior e Ensino Médio Cargos: Analista Judiciário e Técnico Judiciário Banca: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) Remuneração: R$ ,00 (Analista); R$ 6.709,00 (Técnico) Data da Prova: 26 de novembro de 2017.

4 DIREITO PROCESSUAL CIVIL Novo Código de Processo Civil (Lei Federal n /2015) Da jurisdição e da ação Sujeitos do processo: das partes e dos procuradores Do litisconsórcio Da intervenção de terceiros: Da assistência; Da denunciação da Lide; Do chamamento ao Processo; Do incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica; Do Amicus Curiae Dos limites da jurisdição nacional; Da cooperação internacional; Da competência; Da cooperação nacional. Dos poderes deveres e da responsabilidade dos Juízes Dos impedimentos e da suspeição Do Ministério Público Da advocacia Pública Da Defensoria Pública Dos atos processuais

5 DIREITO PROCESSUAL CIVIL Novo Código de Processo Civil (Lei Federal n /2015) Dos prazos processuais Das comunicações dos atos processuais Da tutela provisória Da formação, da suspensão e da extinção do processo Do procedimento comum Do cumprimento de sentença Procedimentos Especiais Procedimentos de jurisdição voluntária Do processo de execução Processos nos tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais. Livro Complementar. Disposições finais e transitórias Mandado de segurança; Ação popular; Ação civil pública; Ação de improbidade administrativa.

6 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 DEFINIÇÃO DE PRAZO Prazos são os lapsos temporais outorgados para a realização dos atos processuais. Humberto Theodoro Jr É o espaço de tempo em que o ato processual da parte pode ser validamente praticado. O processo é presidido pelo sistema da oficialidade, ou seja, o impulso do processo rumo ao fim, rumo provimento jurisdicional, ocorrerá com ou sem a participação das partes, pelo mecanismo dos prazos. Art Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei.

7 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 DIES A QUO E DIES AD QUEM O prazo é delimitado por dois termos: INICIAL - dies a quo : nasce a oportunidade da parte praticar/promover o ato. FINAL - dies ad quem : extingue-se a faculdade, tenha ou não sido levado a efeito o ato. O termo inicial é marcado pela intimação das partes e o final com o lapso previsto pela lei.

8 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 CONTAGEM DOS PRAZOS Em geral os prazos são contados com EXCLUSÃO do dia do começo e com INCLUSÃO do de vencimento. TERMO INICIAL: A INTIMAÇÃO (art. 224, caput) é o marco inicial dos prazos, então o dia de começo se dá realmente a partir do dia seguinte a intimação - mas este dia tem que ser útil. TERMO FINAL esse não recairá em dia não útil, ou que não houver expediente normal do juízo (art. 224, 1º). Opera-se a preclusão, em decorrência da qual extingue-se o direito de praticar o ato processual (art. 223). QUEM PERDE PRAZO PERDE PROCESSO

9 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO DESCUMPRIMENTO PRAZOS PRÓPRIOS são os fixados às partes e intervenientes ao não cumprimento opera a preclusão. PRAZOS IMPRÓPRIOS fixados aos juízes e auxiliares a não observância não decorre efeito processual. (Possibilidade de penalidade administrativa arts. 233 e 235) CLASSIFICAÇÃO QUANTO À EXCLUSIVIDADE PRAZO COMUM É o que pertence a ambos os litigantes, a um só tempo. Exemplo: prazo para recurso, quando há sucumbência recíproca. PRAZO PARTICULAR É o que interessa ou pertence apenas a uma das partes, como o de contestar.

10 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À ORIGEM LEGAIS são os fixados pela própria lei. Ex.: prazo para recurso. JUDICIAIS são os definidos pelo juiz. Ex: designação da data da audiência, prazo para o rol de testemunhas (art. 334 e 357 4º do CPC) CONVENCIONAIS são os ajustados pelas partes de comum acordo. Ex.: prazo de suspensão do processo (art. 313, II e 4º)

11 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 PRAZO DILATÓRIO E PEREMPTÓRIO DILATÓRIO- embora fixado pela lei, admite ampliação pelo juiz ou por convenção das partes, pode ser reduzido ou ampliado. Ex: arrolar testemunhas. PEREMPTÓRIO não admite alteração, nem pelo juiz nem pelas partes. Ex.: prazo para contestar, para oferecer reconvenção, para recorrer. (art. 222, 1º) Ao juiz é vedado reduzir prazos peremptórios sem anuência das partes. Essa classificação não se aplica mais ao Código de Processo Civil atual vez que TODOS OS PRAZOS LEGAIS SÃO SUSCETÍVEIS DE ALTERAÇÃO NO NOVO CÓDIGO restrição apenas para redução de prazo peremptório.

12 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 PRECLUSÃO É a perda da faculdade de praticar validamente um ato processual. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declaração judicial, o direito de praticar o ato. (art. 223) Possibilidade de alegar justa causa = evento alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatário Provoca/garante o fechamento definitivo de cada etapa do processual marcha processual para frente. A preclusão pode ser: TEMPORAL: referente ao tempo; perda do direito de praticar um ato por encerramento do prazo. CONSUMATIVA: ou repeti-lo. quando o ato já se consumou, não podendo corrigi-lo, melhorá-lo LÓGICA: quando se pratica determinado ato que o impeça de fazê-lo de outra forma. (Ex.: parte oferece carro a penhora e depois pede invalidação dessa mesma penhora)

13 PRAZOS PROCESSUAIS arts. 218 a 235 CURSO DOS PRAZOS CPC 1973 CURSO CONTÍNUO uma vez iniciado não sofre interrupção em seu curso pela interveniência de feriado ou dia não útil (art; 178). Conta-se dias corridos. CPC 2015 CURSO NÃO CONTÍNUO - a contagem do prazo não mais se fará por dias corridos, e sim por dias úteis (art. 219, caput NCPC)

14 Questões Concursos Aplicada em: 2017 Banca: FCC A respeito dos prazos processuais, é correto afirmar que: a) inexistindo preceito legal ou determinação judicial, será de 3 dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte. b) na contagem de prazo em dias computar-se-ão os dias úteis, os domingos e feriados. c) ao juiz é vedado reduzir prazos peremptórios sem anuência das partes. d) se considera como data de publicação o dia da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico. e) salvo disposição em contrário, os prazos serão contados incluindo o dia do começo e excluindo o dia do vencimento.

15 Questões Concursos Aplicada em: 2017 Banca: FCC A respeito dos prazos processuais, é correto afirmar que: a) inexistindo preceito legal ou determinação judicial, será de 3 dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte. (art º) b) na contagem de prazo em dias computar-se-ão os dias úteis, os domingos e feriados. (art. 219) c) ao juiz é vedado reduzir prazos peremptórios sem anuência das partes. (art. 222, 1º) d) se considera como data de publicação o dia da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico. (art. 224, 2º) e) salvo disposição em contrário, os prazos serão contados incluindo o dia do começo e excluindo o dia do vencimento. (art. 224, caput)

16 Questões Concursos Aplicada em: 2017 Banca: VUNESP Quanto aos prazos processuais, é correto afirmar que: a) a Defensoria Pública terá prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais. b) as fundações de direito público terão prazo em quádruplo para contestar as ações. c) a União terá prazo quádruplo para contestar e em dobro para recorrer. d) os Estados terão prazo em dobro para recorrer e simples para responder a recursos. e) o beneficiário da justiça gratuita terá prazo em dobro para contestar e recorrer.

17 Questões Concursos Aplicada em: 2017 Banca: VUNESP Quanto aos prazos processuais, é correto afirmar que: a) a Defensoria Pública terá prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais. (art. 186) b) as fundações de direito público terão prazo em quádruplo para contestar as ações. (art. 183) c) a União terá prazo quádruplo para contestar e em dobro para recorrer. (art. 183) d) os Estados terão prazo em dobro para recorrer e simples para responder a recursos. (art. 183) e) o beneficiário da justiça gratuita terá prazo em dobro para contestar e recorrer. (não existe essa regra no CPC)

18 Questões Concursos Aplicada em: 2016 Banca: FCC Quanto aos prazos processuais, é correto afirmar que: a) a parte não poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. b) os prazos contados em dias serão contínuos, não se interrompendo nos feriados. c) a contagem do prazo terá início no dia da publicação no Diário da Justiça eletrônico. d) o juiz poderá reduzir os prazos peremptórios com a anuência das partes. e) não será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo.

19 Questões Concursos Aplicada em: 2016 Banca: FCC Quanto aos prazos processuais, é correto afirmar que: a) a parte não poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. (art. 225) b) os prazos contados em dias serão contínuos, não se interrompendo nos feriados. (art. 219) c) a contagem do prazo terá início no dia da publicação no Diário da Justiça eletrônico. (art. 224, 3º) d) o juiz poderá reduzir os prazos peremptórios com a anuência das partes. (art. 222, 1º) e) não será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo. (218, 4º)

20 Questões Concursos Aplicada em: 2016 Banca: VUNESP Com relação aos prazos no atual Código de Processo Civil, é correto afirmar que: a) inexistindo prazo legal ou judicial para a prática dos atos processuais, esses deverão ser praticados em 15 (quinze) dias. b) a contagem de prazos será feita em dias úteis, mesmo que tais interregnos tenham caráter de direito material. c) será considerado intempestivo o prazo cumprido antes do termo inicial de sua contagem. d) na seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até dois meses. e) por se tratar o processo de direito indisponível, as partes não poderão renunciar aos prazos processuais.

21 Questões Concursos Aplicada em: 2016 Banca: VUNESP Com relação aos prazos no atual Código de Processo Civil, é correto afirmar que: a) inexistindo prazo legal ou judicial para a prática dos atos processuais, esses deverão ser praticados em 15 (quinze) dias. (art. 218, 3º) b) a contagem de prazos será feita em dias úteis, mesmo que tais interregnos tenham caráter de direito material. (art. 219, pú) c) será considerado intempestivo o prazo cumprido antes do termo inicial de sua contagem. (art. 218, 4º) d) na seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até dois meses. (art. 222, caput) e) por se tratar o processo de direito indisponível, as partes não poderão renunciar aos prazos processuais. (art. 225)

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Prazos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PRAZOS Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 218. Os atos processuais serão realizados

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil... Introdução... Lei , de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil...

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil... Introdução... Lei , de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil... Introdução... XV XXI Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 1 ÍNDICE SISTEMÁTICO LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS. Art. 188 a 283 CPC/2015

ATOS PROCESSUAIS. Art. 188 a 283 CPC/2015 ATOS PROCESSUAIS Art. 188 a 283 CPC/2015 Atos e Fatos processuais A relação processual é estabelecida entre partes e juiz. Se desenvolve por sucessivos ATOS dos sujeitos (partes, juiz, auxiliares da justiça)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

Noções de Direito Processual Civil

Noções de Direito Processual Civil Noções de Direito Processual Civil CONTATOS PROF. RICARDO TORQUES PÁGINA FACEBOOK: www.facebook.com/dpcparaconcursos/ EMAIL: rst.estrategia@gmail.com EMENTA Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Atos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Atos processuais Dos prazos Parte 6 Prof(a). Bethania Senra 1o Considera-se justa causa o evento alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatário.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 03-04-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Intervenção de Terceiros Conti.: a) Assistência: Para ingressar na lide tem que demonstrar interesse

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Atos processuais Dos prazos Parte 2 Prof(a). Bethania Senra - Exemplos de prazos peremptórios: os prazos para contestar, para oferecer reconvenção, para recorrer etc. - Exemplos

Leia mais

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL 1. (VUNESP/2017/ TJM-SP/Escrevente Técnico Judiciário) Assinale a alternativa correta no que diz respeito à mudança de lei que rege prazos e formas recursais no curso de

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 - VUNESP - Prefeitura de Marília - SP - Procurador Jurídico) Sobre os requisitos da petição inicial, assinale a alternativa correta. a) Em caso de determinação

Leia mais

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho.

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. Prazos no processo do trabalho Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. A finalidade do processo é a prestação jurisdicional, que

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23 SUMÁRIO 1 DIREITO, LIDE E PROCESSO... 1 1.1. Direito, convivência social e conflito... 1 1.2. Conflito de interesses e o conceito de lide... 3 1.3. Direito, conflito, lide e processo... 5 2 FORMAS DE SOLUÇÃO

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS: art. 154 do CPC

ATOS PROCESSUAIS: art. 154 do CPC ATOS PROCESSUAIS: art. 154 do CPC FÁTIMA NANCY ANDRIGHI* Desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios São aqueles atos, praticados no processo, que têm por efeito a constituição,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais... 3 Capítulo I Das Normas Fundamentais

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211 Curso Escrevente SP Atos processuais Código de Processo Civil - dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação dos Atos Processuais (Título

Leia mais

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 23 1.1. As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO PROCESSO... 29 2.1. Notas introdutórias...

Leia mais

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil. [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil.   [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Descomplicando o Novo Código de Processo Civil www.carreiradoadvogado.com.br www.carreiradoadvogado.com.br [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Página 1 Página 2 Sobre a Autora Flávia Teixeira Ortega

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais Atos processuais são aqueles praticados no bojo do processo ou

Leia mais

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 21 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS...

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina Fone: (048) 3721-9815

Leia mais

PROCESSO CIVIL Técnico TRF

PROCESSO CIVIL Técnico TRF PRAZOS O prazo pode ser caracterizado como o lapso temporal com termo inicial e termo final estabelecido pela lei ou pelo juiz para a realização válida e eficaz do ato processual. Estabelecido no CPC do

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL VUNESP 2015 ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO 1. Incumbe ao escrivão a) estar presente às audiências e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem. b) efetuar avaliações e

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR...

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO... 11 NOTA À 3.ª EDIÇÃO... 13 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO... 15 AGRADECIMENTOS... 17 SOBRE O AUTOR... 21 LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 PARTE GERAL Livro I

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 5.ª edição... Apresentação à 1ª edição...

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 5.ª edição... Apresentação à 1ª edição... ÍNDICE SISTEMÁTICO Nota à 5.ª edição... Apresentação à 1ª edição... Capítulo I Paradigmas da Justiça Contemporânea e Acesso à Justiça... 1.1. Distinção entre os sistemas da civil law e da common law...

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE TABELAS DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO ÍNDICE GERAL Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 19 Referências bibliográficas... 1853 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)... 1877 ÍNDICE

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PROCESSO DE CONHECIMENTO (CÓD. ENEX 60123) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

Dos Atos, Termos e Prazos Processuais

Dos Atos, Termos e Prazos Processuais Direito Processual do Trabalho Dos Atos, Termos e Prazos Processuais Atos Processuais O processo é composto por atos processuais das partes, do juiz e de impulso processual. Atos Processuais Para ter validade,

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. Amicus Curiae. Amicus Curiae amigo da corte, amigo da causa, trata-se na realidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prazos Processuais Prof ª. Eliane Conde Prazo processual é o período de tempo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS. CONTAGEM DOS PRAZOS.

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS. CONTAGEM DOS PRAZOS. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS. CONTAGEM DOS PRAZOS. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal!

Leia mais

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO SUMARIO CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO I. Noções de processo civil. Diferença entre o processo de conhecimento e o processo de execução..................... 15 2. As divisões do processo

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

Direito Processual Civil. Resolução de Questões FGV

Direito Processual Civil. Resolução de Questões FGV Direito Processual Civil Resolução de Questões FGV (FGV, 2016/MPE-RJ) Pedro, proprietário de um bem imóvel situado na Comarca de Niterói, ao saber que o mesmo foi ocupado, sem a sua autorização, por Luiz,

Leia mais

PRAZOS NO PROCESSO DO TRABALHO. Profa. Ariovânia

PRAZOS NO PROCESSO DO TRABALHO. Profa. Ariovânia PRAZOS NO PROCESSO DO TRABALHO Profa. Ariovânia Sano @direitocomariovaniasano 1 CLASSIFICAÇÃO DOS PRAZOS PROCESSUAIS Os prazos se classificam quanto a ORIGEM, quanto a NATUREZA e quanto ao DESTINATÁRIO.

Leia mais

Aula Da tempestividade do recurso interposto pelo Ministério Público.

Aula Da tempestividade do recurso interposto pelo Ministério Público. Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula:Tempestividade, beneficiários da contagem de prazos em dobro. Professor (a):edward Carlyle Monitor (a):tathyana Lopes Aula 161. 1. Da tempestividade

Leia mais

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER 01 Com referência ao processo, ao procedimento comum e à intervenção de terceiros, assinale a opção correta de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

STJ ALEXANDRE FREITAS CÂMARA. o Novo PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. 3. a Edição. Revista, atualizada e ampliada *** ~ "1-1,,,.. \",1 '" I \",1.

STJ ALEXANDRE FREITAS CÂMARA. o Novo PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. 3. a Edição. Revista, atualizada e ampliada *** ~ 1-1,,,.. \,1 ' I \,1. ALEXANDRE FREITAS CÂMARA o Novo PROCESSO CIVIL BRASILEIRO 3. a Edição Revista, atualizada e ampliada *** ~ "1-1,,,.. \",1 '" I \",1.;:) A EDITORA ATLAS se responsabiliza pelos vícios do produto no que

Leia mais

Instituições de Processo Civil - Vol. 1-4ª Edição Índice do Livro

Instituições de Processo Civil - Vol. 1-4ª Edição Índice do Livro Instituições de Processo Civil - Vol. 1-4ª Edição - 2013 Índice do Livro Apresentação Capítulo I - Paradigmas da Justiça Contemporânea e Acesso à Justiça 1.1. Distinção entre os sistemas da civil law e

Leia mais

Partes: deveres e direitos. Art. 70 a 96 CPC/2015

Partes: deveres e direitos. Art. 70 a 96 CPC/2015 Partes: deveres e direitos Art. 70 a 96 CPC/2015 Deveres Condução da parte > lealdade hábito de quem é honesto. > probidade é próprio de quem atua com retidão. > traduz em obediência a um padrão de conduta

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 09

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 09 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 09 DATA 06/7/2016 DISCIPLINA Atos de Ofícios Cíveis PROFESSOR Ival Heckert Jr. MONITOR Gabriela Mendes AULA 09/11 PRAZOS CONTINUAÇÃO Ementa:

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

EMENTA DIREITO PROCESSUAL CIVIL

EMENTA DIREITO PROCESSUAL CIVIL Disciplina: Direito Processual Civil I Período: 2º EMENTA DIREITO PROCESSUAL 1) DIREITO PROCESSUAL: Conceito; fases civilista, autonomista e finalista; fontes Constituição Federal, Lei Federal e Ordinária,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013 21. Acerca do litisconsórcio e da assistência, assinale a alternativa correta. a) O litisconsórcio necessário pode ocorrer somente no polo ativo da relação jurídica processual.

Leia mais

Atos processuais. Direito Processual Civil I. Prof. Leandro Gobbo 1

Atos processuais. Direito Processual Civil I. Prof. Leandro Gobbo 1 Atos processuais Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Conceito Atos processuais fatos processuais. Atos pressupõem atividade comissiva, mas as omissões podem ser relevantes. O direito processual

Leia mais

Dos Sujeitos do Processo

Dos Sujeitos do Processo Direito Processual Civil Dos Sujeitos do Processo Da Capacidade Processual - Pessoa: capacidade para estar em juízo. - Incapaz: representado ou assistido. - Curador Especial Defensoria Pública: a) Incapazes

Leia mais

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES...23 1.1 As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO PROCESSO... 29 2.1. Notas introdutórias...

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 - (2018 CESPE - DPE-PE - Defensor Público) A prática eletrônica de ato processual poderá ocorrer até as vinte e quatro horas do último dia do prazo. 2 - (2017

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PRINCÍPIOS DIRETORES CONTRADITÓRIO - OITIVA NECESSÁRIA DAS PARTES BOA-FÉ OU LEALDADE PROCESSUAL ISONOMIA (PARIDADE DE ARMAS) PUBLICIDADE DISPOSITIVO ORALIDADE INAFASTABILIDADE DO

Leia mais

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil Maiores esclarecimentos... 25

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil Maiores esclarecimentos... 25 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES...23 1.1. As reformas do Código de Processo Civil Maiores esclarecimentos... 25 2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO PROCESSO... 29 2.1. Notas introdutórias...

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista IDOBOEC CNPJ / Rua Mandaguaris, 1010 centro (14) Tupã/SP

Faculdade de Direito da Alta Paulista IDOBOEC CNPJ / Rua Mandaguaris, 1010 centro (14) Tupã/SP Plano de Ensino Disciplina: Direito processual Civil I Curso: DIREITO Período Letivo: 2017 Série: 3º ANO Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: CH Total: I - Objetivos Gerais: Propiciar

Leia mais

Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6

Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6 Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. 1 Dos Prazos Processuais

Leia mais

DO SERVENTUÁRIO E DO OFICIAL DE JUSTIÇA

DO SERVENTUÁRIO E DO OFICIAL DE JUSTIÇA DIREITO PROCESSO CIVIL Do serventuário e do oficial de justiça Dos atos processuais: Dos prazos processuais: Glauka Archangelo DO SERVENTUÁRIO E DO OFICIAL DE JUSTIÇA Código de Processo Civil Artigos 140

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

Contextualização. Ementa

Contextualização. Ementa DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035 DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (15/02/2017) Perfil Docente Docente com graduação em Direito e especialização na área de Direito Processual. Desejável que tenha também curso

Leia mais

Tribunais e MPU -Fernando Gajardoni-Camilo Zufelato-Proc Civil-5ed.indb 9 24/03/ :20:57

Tribunais e MPU -Fernando Gajardoni-Camilo Zufelato-Proc Civil-5ed.indb 9 24/03/ :20:57 Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 17 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 17 2. JURISDIÇÃO... 22 2.1. Generalidades e conceito... 22 2.2. Características... 23 2.3. Divisão... 24 3. AÇÃO E PROCESSO...

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna...3 Semântica:

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL Analista Judiciário Área Oficial de Justiça Avaliador VOLUME 1 Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário

Leia mais

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 21 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 21 2. JURISDIÇÃO... 26 2.1. Generalidades e conceito... 26 2.2. Características... 27

Leia mais

VOLUME 1. Português. Raciocínio Lógico-Matemático. Direito Administrativo

VOLUME 1. Português. Raciocínio Lógico-Matemático. Direito Administrativo TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) Analista Judiciário - Área Judiciária Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal (Bacharel em Direito)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Intervenção de terceiros Prof. Luiz Dellore 1. Conceito: figura processual que possibilita ao terceiro participar do processo. Pode ocorrer de duas formas: a) Espontânea: terceiro

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO ANALISTA JUDICIÁRIO-OFICIAL DE JUSTIÇA TJ/AL 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO D R I LEI R II

EDITAL SISTEMATIZADO ANALISTA JUDICIÁRIO-OFICIAL DE JUSTIÇA TJ/AL 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO D R I LEI R II EDITAL SISTEMATIZADO ANALISTA JUDICIÁRIO-OFICIAL DE JUSTIÇA TJ/AL 2017 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja,

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 O processo do trabalho As principais características do processo do trabalho são: Informalismo O Direito Processual do trabalho tem caráter eminentemente social, uma vez que objetiva

Leia mais

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973 SUMÁRIO Exposição de Motivos do Novo Código de Processo Civil Índice Sistemático do Código de Processo Civil de 1973 Código de Processo Civil 1973/2015 Índice Remissivo do Código de Processo Civil 1973

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS JURISDIÇÃO Generalidades e conceito

Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS JURISDIÇÃO Generalidades e conceito Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 21 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 21 2. JURISDIÇÃO... 26 2.1. Generalidades e conceito... 26 2.2. Características... 27 2.3. Divisão... 28 3. AÇÃO E PROCESSO...

Leia mais

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7 DIREITO CONSTITUCIONAL...7 1. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990... 69 2. LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992... 84 3. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993... 86 4. LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO

Leia mais

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989)

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989) Sumário LISTA DE ABREVIATURAS 1. BREVE HISTÓRICO 1.1. Países da família da civil law 1.2. Países da família da common law 1.3. Evolução do processo coletivo no Brasil 2. TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA 2.1.

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

-Quadro nº II que se refere aos Cargos e Especificações das Vagas; -Itens nº 3.2.1/4.1/4.7/4.8/5.4/6.1.2/6.6/7.2.2/8.12/9.8/9.11.1/12.

-Quadro nº II que se refere aos Cargos e Especificações das Vagas; -Itens nº 3.2.1/4.1/4.7/4.8/5.4/6.1.2/6.6/7.2.2/8.12/9.8/9.11.1/12. RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 02 DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE GOIÁS SEBASTIÃO LÁZARO PEREIRA, Reitor da Universidade de Rio Verde, Estado de Goiás, no uso de suas atribuições

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Conceito - Fórum de discussões Classificação LITISCONSÓRCIO a) Quanto ao caráter processual b) Quanto ao caráter cronológico c) Quanto à facultatividade LITISCONSÓRCIO Intervenção

Leia mais

VOLUME-1. Português. Raciocínio Lógico-Matemático. Direito Administrativo

VOLUME-1. Português. Raciocínio Lógico-Matemático. Direito Administrativo TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) Analista Judiciário - Área Judiciária Sem Especialidade (Bacharel em Direito) VOLUME-1 Português Interpretação

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Módulo 1 Parte Geral 1

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Módulo 1 Parte Geral 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1 Parte Geral 1 FUNÇÃO JURISDICIONAL 1.1 Princípios Constitucionais 1.2 Jurisdição 1.2.1 Princípios da jurisdição 1.2.2 Espécies de jurisdição 1.3 Ação 1.3.1 Teorias 1.3.2

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Decisões Judiciais / Trânsito em Julgado Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015.

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. PROFESSORA JULIANA VIEIRA PEREIRA 37. Incumbe ao escrivão (A) efetuar avaliações e executar as ordens do juiz a que estiver subordinado. (B) estar presente às audiências

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 08

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 08 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 08 DATA 04/7/2016 DISCIPLINA Atos de Ofícios Cíveis PROFESSOR Ival Heckert Jr. MONITOR Gabriela Mendes AULA 08/11 Ementa: atos processuais.

Leia mais