EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA Cristhiane da Silva Cavalcanti 1 cristhianecavalcanti@hotmail..com Orientadora: Profª. Drª. Maria Adailza Martins de Albuquerque 2 dadamartins@ig.com.br RESUMO A problemática ambiental nos remete a uma maior conscientização sobre as práticas sociais, em uma realidade cujo fator observado é o descaso, a banalidade com que grande parte das sociedades se relaciona com o meio ambiente. O presente estudo apresenta a importância da Educação Ambiental para formação de novos sujeitos, além de dialogar com a Agenda 21 e a COM-VIDA. Diante do quadro exposto se faz necessário analisar as interrelações do social, com o meio ambiente incluindo a escola, a comunidade, os grupos sociais e ainda os atores envolvidos neste processo, entre outros para que a partir de uma perspectiva maior se tenha uma educação enfaticamente, comprometida com as questões socioambientais. O campo empírico foi uma escola da rede pública do município de João Pessoa PB, além de mais dez escolas, uma creche e uma ONG. A metodologia utilizada foi fruto de vivências relativas a práticas em educação ambiental que fez uso de oficinas pedagógicas com uma abordagem socioambiental. Por fim, concluímos que a educação ambiental é algo que vem ocorrendo de maneira superficial e sem um suporte pedagógico coerente dentro do âmbito escolar, merecendo assim um realce maior nos currículos escolares. Palavras-chave: Educação Ambiental. Escola. Meio Ambiente.Socioambiental. Agenda 21. RÉSUMÉ Les problèmes d'environnement nous conduire à une plus grande prise de conscience des pratiques sociales, une réalité qui est le facteur observé abstraction du truisme de dire que la plupart des sociétés est liée à l'environnement. Cette étude montre l'importance de l'éducation à l'environnement pour la formation des nouveaux sujets et de dialoguer avec le programme Action 21 et COM- VIDA. Compte tenu du cadre cidessus est nécessaire d'analyser les interrelations entre le social, l'environnement, notamment l'école, la communauté, groupes sociaux et même les acteurs impliqués dans ce processus, entre autres, que dans une perspective plus vaste d'éducation a été 1 Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e aluna do curso de especialização em Educação Ambiental pela FAP. 2 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Adjunto II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

2 2 fortement commis aux questions environnementales. Le champ empirique a été une école publique dans la ville de João Pessoa - PB, et dix écoles, une crèche et une ONG. La méthodologie utilisée a été le résultat d'expériences sur les pratiques en éducation environnementale qui fait usage d'ateliers éducatifs avec une approche environnementale. Enfin, nous concluons que l'éducation environnementale est quelque chose qui se produit de manière superficielle et sans un soutien pédagogique cohérente au sein de l'école, elles méritent une attention plus grande dans les programmes scolaires. Mots-clés: l'éducation environnementale. École. Environnement. Socioenvironnemental.

3 1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA Cristhiane da Silva Cavalcanti 3 cristhianecavalcanti@hotmail..com Orientadora: Profª. Drª. Maria Adailza Martins de Albuquerque 4 dadamartins@ig.com.br INTRODUÇÃO Este trabalho pressupõe uma análise acerca de como nos últimos tempos temos nos comportado com relação às ações antrópicas na sociedade, tais relações possuem uma gama de consequências que atingem a todas as instâncias e a estas temos fatores associados: os direitos humanos; os deveres dos membros sociais; a qualidade de vida; as relações de poder; os fatores sociais; culturais, políticos e econômicos. A problemática ambiental nos remete a uma maior reflexão sobre as práticas sociais, em uma realidade cujo fator observado é o descaso, a banalidade com que grande parte das sociedades se relaciona com o meio ambiente. Diante do quadro exposto se faz necessário analisar as inter-relações do social, com o meio ambiente incluindo a escola, a comunidade, os grupos sociais e ainda os atores envolvidos neste processo a exemplo dos professores, pedagogos, alunos, líderes comunitários, entre outros para que a partir de uma perspectiva maior se tenha uma educação enfaticamente, comprometida com as questões socioambientais. Não podemos compreender essa situação aqui retratada sem considerar um fator primordial: a educação, esta que perpassa por todas as relações humanas tida a priori como a maneira de formar o homem, diante disso não podemos pensar que tal fato nada tenha haver com o que acontece nas relações sociedade e ambiente, pois pensar assim é negligenciar nossos direitos e mais especificamente é negligenciar uma qualidade de vida saudável, uma educação contextualizada e além de tudo nosso direito e dever de cidadão. A partir de experiências voltadas a Educação Ambiental observamos que as mesmas ocorrem na maioria das vezes de forma 3 Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e aluna do curso de especialização em Educação Ambiental pela FAP. 4 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Adjunto II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

4 2 superficial dentro do âmbito escolar e sem uma maior interação com a comunidade, com isso temos por objetivo compreender como vem ocorrendo a abordagem ambiental no contexto escolar e de como o profissional em Pedagogia tem atuado diante desta situação. A partir de experiências com alunos da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa, através de um programa sócio educativo de parceria da prefeitura junto ao governo federal foram desenvolvidas oficinas sobre o meio ambiente, além de vivências com comunidades carentes também relacionadas ao fator socioambiental. Portanto, ao longo deste estudo discutiremos como a educação ambiental vem sendo aplicada dentro de algumas escolas, e como esta vem contribuindo para a formação dos indivíduos no qual discutiremos a importância da educação para a formação de uma educação ambiental comprometida com a realidade vivenciada, entendendo ainda sua contribuição no processo socioambiental. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Primeiramente ao fazermos o resgate histórico da Educação Ambiental compreendamos alguns pontos históricos acerca da história da humanidade. Ao discutimos o contexto histórico da Educação Ambiental, uma analise de todo percurso que envolve as relações do homem com seu lócus natural, se faz necessária ser compreendida, abordamos aqui, portanto, uma leitura de passagens do tempo em que observamos como tal relação têm significado e influenciado na formação das sociedades ao longo dos séculos. Ao analisarmos a conjuntura histórica da humanidade observamos a influência do capitalismo atrelado ao desenvolvimento do mundo e suas intrínsecas relações, ou seja, com a expansão capitalista ao longo dos anos percebemos as consequências da ação humana impulsionada pelo apogeu do capitalismo o que fortemente encontra-se atrelado as relações com o meio ambiente. Conceito de Educação Ambiental Mas hoje em dia o que podemos entender por Educação Ambiental? Para melhor compreender o que é a Educação Ambiental, vejamos o que nos diz a Lei 5 Art. 1o da Lei no de abril de 1999; 5 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,1999. Art. 1o da Lei no abril de 1999.

5 3 Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolvese num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. O termo Educação Ambiental surgiu então pela primeira vez na década de 1970, destinada a qualificar iniciativas educacionais, voltadas especificamente para o conhecimento e a preservação do meio ambiente. A Educação Ambiental deve ocorrer de maneira relacionada com a ação do homem e suas causas, podemos compreendê-la ainda como uma mudança de valores no âmbito social. De acordo com a conceituação de Educação Ambiental Branco (2003) nos afirma que seria a educação ambiental um conjuntos de iniciativas educacionais de todos os setores da sociedade, na busca de uma consciência ambiental. Em 1994 é aprovado por Fernando Henrique Cardoso 6 atual presidente da época o Programa Nacional de Educação Ambiental PRONEA que tem como objetivo inserir politicamente a Educação Ambiental no Brasil. Um ano seguinte, em 1995 é criado pela Portaria 482 do MEC o Curso Técnico em Meio Ambiente como habilitações em nível de 2 grau. Em 1996, são elaborados os novos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais a temática ambiental aparece como preocupação do novo currículo, os PCN s tratam a Educação Ambiental como tema transversal a respeito de tal realidade Branco menciona que; Com o advento dos temas transversais dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) preocupação da esfera nacional -, a educação formal é contemplada, hoje, com a possibilidade de ultrapassar o caráter informativo e, mais do que isso, passar a ter um caráter formativo: formando hábitos, atitudes e comportamentos, capazes de sustentar a nova consciência ambiental. (BRANCO, 2003, P.3) 6 Fernando Henrique Cardoso (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931) sociólogo, professor universitário e político brasileiro.foi o trigésimo quarto presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos, de 1 de janeiro de 1995 a 1 de janeiro de Foi também o primeiro presidente reeleito da História do país.

6 4 Mas é apenas em 1997 que a dimensão ambiental disposta nos PCN s é incorporada nos currículos de ensino fundamental, retirando as grades do currículo antes tido como conteudista e reducionista, característica da educação brasileira de tempos atrás que perdura em algumas instâncias até hoje. Como foi discutido o histórico da educação ambiental no Brasil temos constatado nos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 1970 a adoção do termo Educação Ambiental, para designar práticas voltadas para ações educativas voltadas para a preservação do meio ambiente, mas é na Constituição de 1988 que temos a Educação Ambiental como uma exigência para a sociedade e em 1996 com a valorização dos temas transversais os PCN s passam a adotar a preocupação com a problemática ambiental no currículo escolar. Ao nos remetermos ao tema proposto em nosso trabalho, sentimos a necessidade em discutirmos um pouco do que entendemos por meio ambiente. Antes de realmente conceituarmos o que vem a ser meio ambiente, salientamos que a expressão meio ambiente possui várias vertentes, tais como do ponto de vista cultural, natural, regional, urbano entre outros. Em termos mais substanciais entendemos que a nossa legislação traz o meio ambiente exposto no inciso I do artigo 3 da Lei 6.938/81, Política Nacional do Meio Ambiente, o qual conceitua meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física,química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. A definição sobre meio ambiente é algo recente, assim também como a preocupação da sociedade brasileira. Como nos relata Leff (2001), afirma que tal preocupação só surgiu diante de sérios agravantes ambientais como a chuva ácida, as mudanças climáticas, desertificação e poluição, entre outros problemas, e o aumento excessivo da população. Desta forma compreendemos em nossa analise neste presente trabalho que a falta de conhecimento a cerca da noção do que é meio ambiente vem nos mostrando que algo na formação, na educação vem ficando a margem do saber, e é essa falta de educação que contribui para a má interpretação do conceito sobre meio ambiente, tendo por consequência a degradação, a poluição, a falta de reconhecimento dos indivíduos como parte do meio ambiente.

7 5 Antes de tudo, podemos repensar como e porque a educação se torna tão fundamental para este estudo, uma que a relação que o homem estabelece com o meio ambiente perpassa pela via educativa. Com tudo isso educação se apresenta como plano de fundo para a construção da formação socioambiental que pode ser definida como sendo um conjunto de influências que sobre as nossas inteligências, independentemente de nossas vontades, exercem os outros. (Durkheim, 1978.) Notamos então que a educação é ao longo dos tempos algo que vem sendo analisado teoricamente ao longo da civilização humana. Para o Estado a educação tem a finalidade de formar o cidadão, ou seja, dotar os mais jovens de condições básicas para desenvolver a cidadania. (Ferreira, 1993, pg. 22). Assim compreendemos a importância da educação para a vida, para as relações humanas, para o desenvolvimento dos indivíduos lhes proporcionado a capacidade de transformar, de modificar as reais situações encontradas nas variadas sociedades humanas. Identificamos, portanto, a escola e a comunidade como protagonistas de mudanças ambientais. Nessa perspectiva compreendemos que é por meio da educação que podemos construir uma sociedade justa e sustentável, além de buscar valorizar os aspectos culturais, éticos, ecológicos e sociais. Positivamente vemos certa preocupação em se associar a realidade dos alunos com o aprendizado escolar, essa realidade se concretiza ao analisarmos os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN s, elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura MEC e atendendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Enfim, as orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, possuem toda uma de gama de recomendações pedagógicas, das mais variadas disciplinas, apresentando um enfoque criterioso carregado de enfoques históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos contribuindo desta forma, para que a escola seja formadora de cidadania. Seguindo esta mesma linha de raciocínio não podemos deixar de relacionar a escola com a questão socioambiental, é a maneira de contextualizarmos o ensino com prática, tal preocupação é explicita através dos Parâmetros Curriculares Nacionais 7 que nos diz: 7 Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente,

8 6 A preocupação em relacionar a educação com a vida do aluno seu meio, sua comunidade não é novidade. Ela vinha crescendo especialmente desde a década de 60 no Brasil. Exemplo disso são atividades como os estudos do meio. ( 1997, p.26 ) Em meio a este fato observamos o importante papel e responsabilidade da escola perante e através da realidade dos indivíduos se fazer um importante aparelho ideológico capaz de formar cidadãos. É, portanto que observamos o Meio Ambiente como sendo um dos Temas Transversais a ser trabalhado e discutido dentro do âmbito escolar apresentando uma visão de reestruturação da qualidade de vida associada aos aspectos socioambientais. Com isso, notamos a justificativa em se trabalhar a temática ambiental explicita nos PCN s da seguinte forma: Nesse contexto, fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro; como participantes do governo ou da sociedade civil, saibam cumprir suas obrigações, exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade, tanto local como internacional; e, como pessoas, encontrem acolhida para ampliar a qualidade de suas relações intra e interpessoais com o ambiente tanto físico quanto social. (1998, pg. 23) Vejamos, portanto, a transdisciplinaridade como um elo com a finalidade de aliar os conteúdos fragmentados do currículo escolar, em que se é permitido a abertura para uma discussão a cerca da problemática, aqui no caso retratado o meio ambiente propiciando a disciplina trabalhada um estudo didático desta problemática. Com isso, podemos dizer que a educação ambiental deve circular na esfera curricular, como um amplo tema transversal, já que permeia todos os espaços educacionais por se encaixar em todos os assuntos escolares. Observamos o que a este respeito nos diz Freire: Por que não aproveitar a experiências que têm os alunos de viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos e dos córregos e os baixos níveis de bem-estar das populações, os lixões e os riscos que oferecem à saúde das gentes (1997, p. 30). Saúde / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília

9 7 Notamos que a educação ambiental se intensifica e colhe bons frutos quando se possui uma ampla visão e troca de informações a respeito dos processos que as circundam e esse fator traduz bem o caráter interdisciplinar desta na qual o educador tem importante papel neste processo: o de engajar os alunos e a comunidade em prol do meio ambiente. Durante nosso estudo pudemos identificar que a Agenda 21 na escola é algo que não é vivenciado, em algumas escolas públicas da cidade de João Pessoa a Agenda 21 trata-se de uma oficina pedagógica inserida no âmbito escolar através de um projeto sócio-educativo através de uma parceira entre a prefeitura e o governo federal. De acordo com essa realidade temos a Agenda 21 inserida apenas a escolas que optam ou não em terem através do programa essa oficina de Agenda 21 e ainda podemos destacar que não são todos que participam do projeto. A seleção dos alunos envolvidos no projeto teve como princípios, casos de alunos vítimas de violência, drogadição, portadores de necessidades especiais, depredadores do patrimônio público, os que estão dentro da distorção idade/série, que tenham casos de reprovação ou evasão escolar, além de pertencer a famílias de baixa renda e que geralmente fiquem sozinhos em casa no horário posterior ao da escola. Com isso observamos que a Agenda 21 vem sido tratada de maneira equivocada quando deveria ser trabalhada de forma homogênea dentro da escola e não um projeto para poucos. De acordo com Novaes 8, 2003, existe um fator-chave no processo de construção da Agenda 21, que seria participação decidida de todos os setores e atores capazes de explicitar os conflitos e pactuar soluções se chegará à sustentabilidade. O ponto de partida deste estudo é analisar como foi abordar conceitos e subsídios para a práxis da Educação Ambiental através da Agenda 21 e da Com Vida. Sendo assim pode-se acompanhar a Educação Ambiental na escola e na comunidade desenvolvendo uma formação, uma sensibilização frente à banalidade dos recursos naturais para então poder se formar uma nova postura/mentalidade frente à realidade que se tem e se pretende modificar. 8 Texto originalmente publicado no livro Meio Ambiente no Século especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Coordenação de André Trigueiro e prefácio da Ministra Marina Silva. Editora Sextante

10 8 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A metodologia utilizada nesse estudo foi fruto de práticas relativas a práticas em educação ambiental dentro de escolas públicas e em uma comunidade carente ambas em João Pessoa. Durantes estas práticas, utilizamos o uso de oficinas pedagógicas com uma abordagem socioambiental. O Programa Mais Educação tem como proposta pedagógica o uso metodológico de oficinas específicas voltadas para temáticas escolhidas para cada escola. Entendemos as oficinas como um recurso didático capaz de promover a construção do conhecimento através de práticas vivenciadas que possibilitam uma maior reflexão a cerca do contexto trabalhado. Segundo Mutschele e Gonsales (1998), as oficinas pedagógicas têm função de propagar um espaço de debate através da prática, fomentando a compreensão acerca de um determinado assunto para que os alunos possam refletir sobre as atividades experimentadas, atividades estas que devem apresentar um caráter lúdico. Pudemos reconhecer que os usos das oficinas proporcionaram a troca de experiência através de uma reflexão crítica, em que a prática e a teoria se apresentaram de forma homogênea, tendo ainda como destaque a descoberta de novas formas de interação do saber. Em Ferreira (2001) podemos identificar que a metodologia das oficinas pedagógicas permite ao aluno e ao professor a troca de experiências, ou seja é trazido para a sala de aula as concepções dos alunos a cerca de determinado assunto, no nosso caso especificamente foi as noções prévias de meio ambiente que os alunos traziam a cada oficina,permitindo a interação social e contribuindo significativamente para a realização das oficinas de meio ambiente. Em Andrade (1996), observamos que as questões voltadas ao meio ambiente, podem fazer uso segundo o mesmo de oficinas ecológicas, as quais têm como objetivo proporcionar de forma prática a vivência atrelada ao meio natural, a aspectos relacionados a natureza e a interação do homem. Um aspecto fundamental sobre a metodologia aplicada às oficinas de Meio Ambiente foi o aspecto lúdico, uma vez que a falta de estímulo e de motivação era uma característica dos alunos, acreditamos que isto tenha alguma relação com a sua condição social, entendendo que maioria deles é oriunda da periferia próxima a escola e se encontram em muitos casos em situações de violência, drogas e prostituição. O contexto lúdico foi trabalhado de forma dinâmica envolvendo as crianças e os adolescentes, desenvolvendo também maior harmonia nas relações dentro do grupo.

11 9 Outro fator importante foi a interação com a oficina e o tema trabalhado. Sendo assim eles puderam aprender a conhecer a si próprios, e aos demais. O aspecto lúdico do projeto foi baseado no uso de dinâmicas geralmente desenvolvidas no inicio de cada oficina, servindo como base metodológica para a realização das demais atividades sugeridas. Nestes momentos pudemos perceber que a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilitou a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, além de ter facilitado os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento o que foi fator preponderante para o desempenho dos alunos durante as oficinas. RESULTADOS As experiências descritas neste trabalho tiveram como suporte científico o uso de questionários destinados a professores e coordenadores pedagógicos com o intuito de se fazer um levantamento a cerca da realidade da Educação Ambiental nas escolas. Como ponto de partida analisamos, ao todo onze instituições de ensino, das quais nove foram escolas do município de João Pessoa, uma escola da rede estadual, e uma creche escola. Ao longo de nossa analise, objetivamos conhecer um pouco da realidade da Educação Ambiental e como suas práticas vem sendo realizadas, com isso a pesquisa realizada com professores com formação em Pedagogia, procuramos fazer um levantamento do perfil ambiental das escolas e como acima demonstramos nos gráficos, notamos que a maioria dos profissionais pouco trabalham esse tema transversal em nosso currículo e que as práticas em Educação Ambiental que vem ocorrendo tem se demonstrado de forma superficial, sem surtir um efeito significativo. Assim compreendemos que a pesquisa nos demonstrou que existe uma lacuna entre a prática e a teoria e que o que deveria ser realmente trabalhado nas escolas relativos a Educação Ambiental, mas enfatizamos através da pesquisa que atualmente não se pode mas pensar em meio ambiente sem pensar em Educação Ambiental. É notável que este estudo poderia se apresentar de uma forma mais completa e a problemática assim exige, mas o tempo apresentou ilimitado para a realização de um estudo mais profundo, o que eu não significa que não podemos reconhecer a falha que vem ocorrendo relacionada as práticas em Educação Ambiental.

12 10 Realizar práticas relacionadas a Educação Ambiental, pode ir além dos muros da escola, ou seja, a educação ambiental pode ocorrer de forma formal ou informal. Entendemos por educação ambiental formal aquela que ocorre dentro da escola, do espaço de formação obrigatória para os indivíduos. De acordo com a Lei 9795/99 artigo a Educação ambiental formal ou no ensino formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, como prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Enquanto a educação ambiental não formal é aquela educação que ocorre no bairro, na comunidade, em um grupo de pessoas,etc. e podemos considerar o Coletivo Jovem como um ativo precursor da Educação Ambiental Informal, informal pois é aquela educação ambiental que não está nos bancos escolares. A Educação ambiental não-formal é aquela definida pela Lei 9795/99 artigo 13 como aquela educação que realiza ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao longo desde estudo, fruto da inquietude de como temos observado como a educação vem sido falha na maioria das vezes sendo essa realidade mais negativa quando nos deparamos com o contexto da Educação Ambiental, procuramos através deste relato trazer a tona para conhecimento dos futuros profissionais da educação como esta lacuna vem significando que a educação tem deixado falhas em nosso sistema. Este trabalho teve como início de analise a prática de oficinas pedagógicas através de um projeto do governo federal junto com a prefeitura municipal, o qual traz em sua essência uma oficina intitulada Agenda 21, e com o decorrer de nossa pesquisa nos aprofundando na temática e conhecendo a Agenda 21 nos seus detalhes identificamos, portanto que o projeto na verdade apresenta-se de maneira equivocada por incluir a Agenda 21 como um mero projeto ou simplesmente como uma oficina de educação ambiental, quando como aqui já citado um projeto ainda voltado apenas para alguns alunos que selecionados por sua conduta escolar, ou por sua situação de

13 11 risco social são inseridos no programa para participarem da oficina relacionada ao meio ambiente. Esta discussão sobre Educação Ambiental, portanto é vista aqui como uma simples analise sobre algumas práticas relacionadas a área, a qual buscamos compreender um pouco acerca do processo pedagógico da mesma, como palco para maiores reflexões para àqueles que almejam de alguma forma contribuir para uma melhoria da educação de um modo geral. Buscamos, desta forma em suma que este trabalho possa contribuir para a valorização de uma educação de qualidade, para que os professores e os pedagogos e estes como professores, coordenadores, orientadores atentem para a importância em se trabalhar a problemática ambiental, não como um fardo e nem tão pouco assumindo uma visão romântica das relações com o meio ambiente, mas que reconheçam a necessidade de transformar os problemas ambientais em desafios a serem encarados, tendo como ferramenta de transformação a educação em suas mais variadas formas.

14 12 REFERÊNCIAS ARAGÃO. W.. Mercado de Trabalho: Novos Espaços para a atuação do profissional de Pedagogia. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, Sal da Terra, BRANCO. S. Educação Ambiental: metodologias e prática de ensino. Rio de Janeiro: Dunya, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, G.F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2 ed. São Paulo: Gaia, FERREIRA, N. T. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1993. FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo. Cortez, Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1997. LEFF, E. Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes, E. Epistemologia Ambiental. Cortez: São Paulo, LOUREIRO, P. P. L.; CASTRO, R.S. Pensamento complexo, dialética e Educação Ambiental. Cortez: São Paulo, MORAES.A.C.Meio Ambiente e Ciências Humanas.São Paulo,Ed. Hucitec,1994. PONTUSCHKA, N.N. (org.). Um Projeto... Tantas Visões Educação Ambiental na Escola Pública. São Paulo: Copy Set, 1996.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL Danilo Coutinho da Silva Bacharel e Licenciado em Geografia - UFPB danilogeog@hotmail.com INTRODUÇÃO A Educação Ambiental (EA) deve

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE INTRODUÇÃO José Izael Fernandes da Paz UEPB joseizaelpb@hotmail.com Esse trabalho tem um propósito particular pertinente de abrir

Leia mais

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR FABIA GRAVINA VIEIRA ROCHA Colégio e Faculdade Modelo do Paraná- Curitiba/PR fabiagravina@hotmail.com RESUMO Sensível à necessidade de reflexão sobre as relações dos seres

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL Ana Maria G. D. MENDONÇA 1, Darling L. PEREIRA 2,,José J. MENDONÇA 3, Aluska M. C. RAMOS 4 Maria S. B. DUARTE

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL: AÇÃO TRANSFORMADORA IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública Belo Horizonte Março de 2013 Quem sou eu? A que grupos pertenço? Marcia Faria Westphal Faculdade

Leia mais

Resumo. Introdução. Grupo de pesquisadores da rede municipal de ensino da cidade do Recife PE.

Resumo. Introdução. Grupo de pesquisadores da rede municipal de ensino da cidade do Recife PE. TRABALHO DOCENTE: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA OLIVEIRA, Marinalva Luiz de Prefeitura da Cidade do Recife GT-22: Educação Ambiental Resumo Este trabalho tem o objetivo

Leia mais

TRANSVERSALIDADE. 1 Educação Ambiental

TRANSVERSALIDADE. 1 Educação Ambiental TRANSVERSALIDADE Os temas transversais contribuem para formação humanística, compreensão das relações sociais, através de situações de aprendizagens que envolvem a experiência do/a estudante, temas da

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde Nas séries iniciais do ensino fundamental, o currículo enfatiza a assimilação de conceitos e busca desenvolver as estruturas cognitivas. Ele procura fornecer aos alunos condições necessárias para aprendizagens

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental Mostra de Projetos 2011 Mostra de Educação Ambiental Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa: FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Jonas da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia UNEB DEDC XV jonasnhsilva@hotmail.com jonas.ss@inec.org.br

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Educando gerações para repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar EDSON MANOEL DA SILVA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Educando gerações para repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar EDSON MANOEL DA SILVA 1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Educando gerações para repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar Introdução EDSON MANOEL DA SILVA O projeto de Educação Ambiental realizado na Escola Antônio Firmino, rede municipal

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Introdução As ações educativas de promoção da saúde nas escolas remontam ao século passado,

Leia mais

Ambientes Não Formais de Aprendizagem

Ambientes Não Formais de Aprendizagem Ambientes Não Formais de Aprendizagem Os Ambientes formais de aprendizagem desenvolvem-se em espaços próprios (escolas) com conteúdos e avaliação previamente determinados; Os Ambientes não formais de aprendizagem

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO JUSTIFICATIVA Nós humanos temos a habilidade de criar, transformar e modificar de forma criativa a nós e a tudo que nos rodeia. Possuímos em nós todas as ferramentas

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA 1.0 INTRODUÇÃO JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA (UEPB) VIVIANA DE SOUZA RAMOS (UEPB) PROFESSOR ORIENTADOR: EDUARDO

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Geyza Pedrisch de Castro Joana Darc Macedo Passos Sandra Lima Karantino A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Guajará Mirim RO. 2012. 1. JUSTIFICATIVA O presente Projeto

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS Daniela Luz Almeida Santos (PIBIC/ARAUCÁRIA), Silvia Christina Madrid Finck (Orientadora),

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Thais Tolentino 1 Valdeniza Maria Lopes da Barra 2 RESUMO: Este trabalho pretende mostrar os apontamentos

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS

ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS 1 ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS INTRODUÇÃO Marilda Coelho da Silva marildagabriela@yahoo.com.br Mestrado Profissional Formação de Professores UEPB As

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS Adrielle Cristine Mendello Lopes UEPA drika.mendello@gmail.com Ana Paula Belém Cardoso UEPA pittypaula@hotmail.com RESUMO

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Introdução O Programa Municipal de Educação Ambiental estabelece diretrizes, objetivos, potenciais participantes, linhas

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER?

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? NATAL/RN 2005 DEODORO AMILCAR CAVALCANTE DE ARAÚJO O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão TEIXEIRA, Carolina Terribile; CASTRO, Maira Marchi de; SILVA, Ivete Souza da Universidade Federal de Santa Maria Departamento

Leia mais

O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM UMA ABORDAGEM CTS 1. Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11

O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM UMA ABORDAGEM CTS 1. Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11 O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM UMA ABORDAGEM CTS 1 Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11 Ana Luiza Araujo COSTA anaepietro26@gmail.com Maria Simone

Leia mais

FIC SEM LIXO - Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti em Natal/RN

FIC SEM LIXO - Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti em Natal/RN FIC SEM LIXO - Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti em Natal/RN Brenda Luíza Patriota Lima e Silva¹ André Elias Nóbrega² João Batista dos Santos³

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Deneusa Luzia Rodrigues - UNIVILLE Elizabete Tamanini UNIVILLE Programa de Mestrado em Educação - UNIVILLE Resumo:

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ivone Aparecida Borges (1) Coordenadora de projetos, professora de Biologia e Educadora Ambiental no Centro Operacional de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO Projeto do Curso de Extensão ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu)

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) O Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) é fruto de uma Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação

Leia mais