HQ, INFORMÁTICA E DESENHO: INFORMANDO E DIVERTINDO. Escola Estadual Antônio Ablas Filho Sala 4 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Cibele Vale de Souza Branquinho Maria do Céu Leal Realização:
Foco Relacionar as linguagens verbal e não verbal; Identificar os diferentes balões utilizados na linguagem HQ; Expressar-se através da linguagem do desenho; Diferenciar cartuns, charges e fanzines; Interpretar textos diversos.
Contexto de Aplicação Escola Estadual de Ensino Médio de período Integral, onde são ministradas aulas com disciplinas do Currículo e diversificadas como: Eletiva, Projeto de Vida, Orientação de Estudo e Preparação Acadêmica. Diariamente os discentes têm nove aulas com disciplinas mescladas entre currículo e diversificadas, oportunidade em que todas as atividades visam desenvolver o protagonismo e autonomia do aluno.
Contexto de Aplicação A E.E. Antônio Ablas Filho possui 175 alunos, na faixa etária entre 15 e 18 anos; Nove classes com alunos de 1º, 2º e 3º anos, ; 1 sala de leitura, 2 laboratórios de experimentos, 1 sala de informática, 1 amplo refeitório e uma quadra coberta de esporte; Bairro de classe média; O projeto foi desenvolvido no ano de 2015, durante o primeiro semestre.
Justificativa Tem-se notado, principalmente nos resultados das avaliações internas e externas, que os alunos apresentam uma defasagem quanto à aprendizagem de interpretação de textos da linguagem não verbal e linguagem mista; em consequência faz-se necessário o desenvolvimento de um projeto HQ Historia em Quadrinhos, informática e desenho: informando e divertindo.
Objetivo Promover no aluno o desenvolvimento das habilidades e competências leitora e escritora nas diversas linguagens: desenho, informática, charge, cartum e HQ.
Desenvolvimento/ Metodologia Realização de pesquisas nos nets sobre os diferentes gêneros textuais das linguagens não verbais e mistas; Divisão dos assuntos por habilidade, para cada grupo realizar uma função; Socialização sobre os diferentes temas, com a mediação dos docentes; Palestra com o Professor Dr. Gazy Andraus, em Comunicações; Produção de diferentes atividades, de acordo com as habilidades e gostos dos alunos. (Gibi, HQ, fanzine, charge, cartum, ampliação de desenho, pintura, construção de enredo, descrição de personagens, aplicativos, ferramentas on lines e softwares.)
Visita à exposição Ovelha Negra, na Pinacoteca Benectido Calixto em Santos; Habilidades: interpretar, relacionar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, argumentar e identificar. Conteúdos: Origem das Histórias em Quadrinhos e dos Fanzines, as diferentes linguagens utilizadas nas HQs, cartuns e charges, produção de textos e desenhos. Intersemiótica; Organização da coletânea dos trabalhos realizados, juntamente com o lançamento do gibi e seu elenco caracterizado, para a concretização e exposição do projeto a toda a comunidade escolar.
Recursos Utilizados Computadores com internet; Vídeos; Jornais; Revistas; Palestras com profissionais; Visita à Pinacoteca de Santos; Folhas de sulfite; Lápis de cor, giz de cera; Cartolinas.
Registros
Resultados Processual, a partir da observação direta da assiduidade, interesse, participação e envolvimento nas atividades realizadas ao longo do semestre; Os objetivos foram alcançados e comprovados por meio de indicadores de resultados obtidos nas avaliações da eletiva e do próprio currículo de Língua Portuguesa; Não enfrentamos obstáculos, uma vez que a escola e os parceiros ofereceram os recursos necessários.
Conclusões Concluiu-se que um novo olhar ao Ensino da Língua Portuguesa apresenta melhores resultados; Alunos mais atentos e interessados nas aulas, uma vez que passaram a gostar delas; Precisamos continuar estudando para o aperfeiçoamento do aprendizado de nossos alunos.