PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PONTO ELETRÔNICO - SMA MANUAL PONTO ELETRÔNICO Porto Alegre, Maio de 2017.
1. Login no Ronda Ponto Clicar no atalho disponível na área de trabalho Refeitório. Controle de Ponto e Selecionar a opção PMPA e logar-se com login e senha informada pela Equipe do Ponto Eletrônico ou RH. 2. Após Logar-se Verificar a Secretaria e o mês selecionado, para selecionar ou trocar a Secretaria,basta clicar no botão Empresa, para selecionar o mês basta no botão Cálculo.
3. Efetuando os acertos. Clicar na opção Acertos Servidores, no menu Favoritos na esquerda da tela. Na tela aberta na direta, alterar o campo Ordenação para opção Nome, efetuando esta alteração habilita a pesquisa no campo Procura pelo nome do servidor. Para pesquisar um servidor, basta digitar o nome do mesmo no campo Procura e clicar no botão Pesquisa, o nome do servidor deve aparecer na lista dos servidores para ajuste, ao localizar o nome do servidor, clicar 2 vezes em seu nome.
Serão exibidos os dias conforme seleção do período, a coluna Exceções apresenta os dias que devem ser ajustados pelo gestor, os dias que estão marcados são os dias que devem ter ajuste. Para acessar um dia, basta dar 2 cliques no dia ou clicar no dia e clicar no botão Acerto. Menu Favoritos Lista dos servidores para ajuste. Relação dos dias para ajuste. Antes de efetuar os acertos, abaixo algumas dicas. Sempre observar se a escala de trabalho do servidor está correta, caso não esteja acionar o RH para o ajuste. Caso necessite inserir ou excluir algum servidor de sua visão, acione o RH de sua Secretaria. O gestor deve sempre atualizar-se em relação as normativas do ponto eletrônico, aqui neste link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pontoeletronico/default.php?p_secao=4 estão as legislações, sempre cuidar o ano dos Decretos. Os ajustes efetuados no sistema de efetividade são de responsabilidade do gestor. Cuidar os prazos dos ajustes, o sistema SEMPRE é fechado no dia 06 do mês subsequente, ou seja, os ajustes devem ser feitos até o dia 05 de cada mês. Caso ocorram prorrogações no fechamento, avisamos via e-mail ou via sistema. Cobrar os regramentos na efetividade é uma responsabilidade do gestor. As saídas por motivos particulares, sempre devem ser registradas. Bloqueado por lista: O sistema não reconhece as marcações, o gestor deverá justificar estas marcações. Marcação Off-Line: O sistema armazena a marcação que irá aparecer posteriormente. Não há necessidade de justificativa.
Crachá não encontrado: informar o RH da Secretaria. Negado local: informar o RH da Secretaria. Ajuste com a situação 077- Horas a Maior p/ Comp. Semanal. Regra para utilização da situação 77 deve ser utilizada se autorizado pelo gestor no limite de até 30 minutos diariamente, estas horas servem para compensar possíveis atrasos no limite de 30 minutos, dentro da semana. Sempre observar se o servidor está respeitando a mobilidade de 30 minutos nas entradas e saídas diariamente. Sempre observar se o intervalo mínimo de almoço está sendo respeitado, esta informação é apresentada com a situação 047 Intervalo Refeição, diariamente quando o servidor tem as 4 marcações, após o ajuste clicar no botão Gravar ou no botão Próxima Data. Ajuste com a situação 037 Compensação Semanal C.H. Regra para utilização da situação 37 deve ser utilizada se autorizado pelo gestor no limite de até 30 minutos diariamente e se o servidor possui horas a maior para compensação na semana, situação 77.
Novas Regras no Sistema de Efetividade Faltas e Meia-Faltas. Servidores com previsão de 4 marcações na escala. 1 marcação = falta. 2 marcações sem completar a jornada = meia falta no que faltar no dia. 2 marcações e completou a jornada = apura normalmente o dia, mesmo faltando horas, vai gerar horas a menor ou a maior. 3 marcações, o sistema vai pegar a 2 marcação menos a 1 marcação e inserir as horas com a situação 006 - Trabalho, se: Não completou a jornada = meia falta no que faltar no dia. Completou a jornada fica com horas a maior ou somente horas trabalhadas. 4 marcações, apura normalmente, mesmo faltando horas, vai gerar horas a menor ou a maior. Acima de 4 marcações apura normalmente, com marcações invalidas ou horas a menor e maior. Servidores com previsão de 2 marcações na escala. 1 marcação = falta 2 marcações, apura normalmente, mesmo faltando horas, vai gerar horas a menor ou a maior. Marcações Invalidas e utilização da Calculadora. O sistema está preparado para contabilizar a jornada diária, quando ocorrem marcações pares (2, 4, 6, 8, etc), quando ocorrem marcações impares o sistema aplica a regra de Faltas e Meia Faltas acima. Em situações que gera marcações invalidas o sistema não contabiliza nada, logo o gestor terá que efetuar manualmente o cálculo, com base na informação do servidor.
Neste caso, após verificar a marcação que faltou, usar a calculadora para o cálculo da quantidade de horas que o servidor realizou no dia. Usando a calculadora Clicar no botão direito do mouse em qualquer parte da tela de acertos, ira aparecer um menu com várias opções. Clicar agora com o botão esquerdo na opção calculadora. Quando a calculadora aparecer, primeiramente clicar no botão Hora, realizar o cálculo necessário. Deve-se utilizar o botão para seprar as horas dos minutos, utilizando o exemplo acima e considerando que o servidor informou que saiu às 18:00 neste dia.
Devemos efetuar o cálculo por turnos, tanto faz o turno para iniciar o calculo o importante é pegar o horário da saída do turno menos a entrada do turno. Ficaria assim, 12:02 08:05 = 03:57, isto foi o tempo da manhã. Turno da tarde, 18:00 13:05 = 04:55, este foi o tempo da tarde. Somando a tarde com a manhã, 03:57 + 04:55 = 08:52, este é o tempo total de trabalho do servidor neste dia.
Como ficaria o ajuste, até o momento só identificamos o tempo que foi feito no dia. Regra após o cálculo na calculadora. 1 Após a soma dos turnos, se o resultado na calculadora for MAIOR ou IGUAL do que 08:00, na tela de acertos o campo Qtde deve ficar 08:00, o que sobrou das 08:00 deve ser inserido em uma nova linha (para inserção de nova linha, basta digitar ENTER até a criação da linha, para remoção da linha basta clicar na linha e clicar Control + Delete ou ESC). 2 - Após a soma dos turnos, se o resultado na calculadora for MENOR do que 08:00, na tela de acertos o campo Qtde deve ficar com o valor que foi apresentado na calculadora, o que faltou para completar a jornada de 08:00 deve ser inserido em uma nova linha (para inserção de nova linha, basta digitar ENTER até a criação da linha, para remoção da linha basta clicar na linha e clicar Control + Delete ou ESC). No exemplo acima a jornada de trabalho após o cálculo foi de 08:52, logo o ajuste ficaria, com 08:00 no campo Qtde onde consta 998 Marcações Invalidas, no campo da situação colocar o código 15 e no motivo 51- Ausência de marcação. No campo observações colocar a hora que o servidor informou que não foi registrado pelo sistema.
OBS.: Existem diversos motivos cadastrados no sistema, sempre escolha um que se encaixe com a situação do dia. Ainda restam 00:52 minutos no dia, este tempo se for autorizado pelo gestor e com a intenção de manter os minutos a maior para compensação na semana, deve ser inserido com a situação 77, caso não seja autorizado pode ser utilizada a situação 008 horas a maior não autorizada. Ajuste com a situação 008 Horas a maior não autorizadas. Com intervalo mínimo de almoço inferior à 1 hora. Criar uma linha e colocar a quantidade que faltou para completar 1 hora de intervalo. Neste caso, 0:01 e no campo situação o código 008 e no motivo 047. Na linha que constava 00:12 diminuir 00:01, ficando 00:11, e no campo situação o código 077, se autorizado. Ajuste com a situação 13 Lib. p/ Assistir Aulas Obrigatórias. Não se altera a carga horária do servidor, apenas se usa o código referente a redução no período em que o servidor esta em gozo deste beneficio. Sempre deve ser respeitado o limite de horas que foi liberado do processo. Obs.: O servidor terá direito ao beneficio após lançamento no ERGON. Ajuste com a situação 201 Assistência ao Filho Excepcional (art. 94). Não se altera a carga horária do servidor, apenas se usa o código referente a redução no período em que o servidor esta em gozo deste beneficio. Sempre deve ser respeitado o limite de horas que foi liberado do processo.
Obs.: O servidor terá direito ao beneficio após lançamento no ERGON. Ajuste com a situação 020 Saída para Médico. Deve ser utilizada quando o servidor for a consultas médicas, tratamentos médicos, fisioterapias, etc., sempre deve ter um comprovante da ausência. Ajuste com a situação 014 Atestado. Por medida administrativa orientamos que o gestor pode aceitar o atestado por ausência ao trabalho por motivo de doença de ATÉ 1 (um) dia, ou seja, atestados de mais de 1 (um) dia consecutivos o servidor tem que comparecer na unidade de Biometria da PMPA portando o laudo emitido pelo RH da Secretária. Ajuste com a situação 800 Crédito de Banco de Horas. Para o ajuste com crédito de banco de horas, deve haver autorização do titular da pasta, e o tempo para crédito deve ser superior a 30 minutos. Até 30 minutos de horas a maior diariamente deve ser utilizada a situação 77, que serve para compensação dentro da semana. Ler Instrução Normativa 05/2017 da SMPG. Ajuste com a situação 801 Débito de Banco de Horas. Para o ajuste com débito de banco de horas, deve haver autorização do titular da pasta. Ler Instrução Normativa 05/2017 da SMPG. 4. Ajuste de Estagiário. Estagiários não devem realizar mais de 6 horas diariamente. Não devem ultrapassar o total mensal de: Estagiário de 4 horas- 88 horas mensais Estagiário de 6 horas- 132 horas mensais O período de trabalho do estagiário deve ser verificado com a equipe de estágios de sua Secretaria. Quando o estagiário realiza horas a maior e se o gestor quer considerar como hora trabalhada, deve inserir na coluna situação o código 15 e o motivo 50. Quando o estagiário realiza horas a maior e a chefia não quer que considere como hora trabalhada, não precisa realizar ajuste algum. Quando o estagiário realiza horas a menor, não precisa realizar ajuste algum, pois o estagiário vai receber pelas horas trabalhadas no dia.
5. Relatórios mais Utilizados. Relatório do Cartão Ponto. Relatório de Cartão Ponto, pode ser gerado o modelo 100, 101 ou 200. MENU RELATÓRIO PMPA CARTÃO PONTO Abaixo um exempl o de preench imento dos valores de entrada.
Selecionar data de inicio e fim. Inserir a matricula do servidor. Se desejar visualizar todos os servidores não precisa digitar matricula alguma. Este relatório mostra o total de horas que foram atribuídos ao servidor por dia. Totalizadores do Relatório Cartão Ponto. Totalizadores de horas de trabalho quebrado. Se a quantidade de horas trabalhadas estiver quebrada ao final do período (mês), verificar os ajustes, pois provavelmente em algum dia houve um ajuste que não está correto. Nenhum servidor pode encerrar o mês com saldo de banco de horas negativas.
Relatório de Apuração. Relatório de Apuração, pode ser gerado o modelo 100 ou 110. MENU RELATORIOS PMPA APURAÇÃO Abaixo um exemplo de preenchimento dos valores de entrada. OBS.: Este relatório serve para apurar qualquer situação do servidor, basta inserir no item situação de apuração o código desejado e o selecionar o período (data inicial e final).
Relatório de Apuração Situação X Motivo X Observação, pode ser gerado o modelo 110. MENU RELATORIOS PMPA APURAÇÃO Abaixo um exemplo de preenchimento dos valores de entrada. Este relatório gera os dados que foram registrados na tela de acertos, usuário que fez o ajuste, observação e ainda pode ser listado uma situação especifica. Exemplo: Identificar quantos servidores foram ajustados com a situação 15 Horas Justificadas.